Issuu on Google+

Julho de 2012

FESTA DOS SANTOS POPULARES

2.ª Edição

DESTAQUES ENTREVISTA A EX-UTENTES

Pág. 2

FESTA DA FAMÍLIA CRÓNICAS DA NATURIDADE

PÁG. 7

Pág. 3

Pág. 6

VISITA QUINTA DA PAIVA

INAUGURAÇÃO SALA ORAÇÕES

Pág. 5

Pág. 6

A AGENDA DA NATURIDADE Pág. 7

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA A PÉ

PÁG. 4


2|

“A FOLHA” ENTREVISTA… D. MARIA AUGUSTA E D. MARIA AMÉLIA A D. Maria Augusta e a D. Maria -nho e tomo banho sozinha.” Amélia são irmãs e foram utentes da Naturidade. Estiveram ambas internadas Como caraterizam a na UMDR desta Unidade, a D. Maria Augusta em 2009 e a D. Maria Amélia Unidade em poucas em 2011/2012. “A Folha” deslocou-se a palavras? casa das utentes para saber o que acharam do internamento na unidade. D. Augusta e D. Amélia: “ Os colaboradores eram muito simpáticos e atenciosos, os serviços foram bem prestados por todos e os outros utentes eram bons colegas.”

Qual a importância destas unidades para a população?

Qual o balanço que fazem do vosso internamento na Naturidade?

FICHA TÉCNICA Direção: Salim T.I.V. Ossman

Direção Executiva: Enf. João Neves Dra. Mónica Isidoro Animadora Sara Correia Animadora Sara Lopes Enf. Vera Rodrigues

Redação: Colaboradores da Naturidade

Propriedade: “Naturidade” – Gestão de Alojamentos Geriátricos, SA.

D. Augusta e D. Amélia: “Casas como estas são muito importantes para a nossa recuperação, sem elas não tínhamos hipóteses de melhorar, pois lá tínhamos fisioterapia todos os dias e foi por isso que recuperámos.”

D. Augusta e D. Amélia: “ Foi tudo Aconselham familiares ou positivo durante o nosso internamento, amigos/conhecidos, em não houve nenhum aspeto que caso de necessidade, a possamos dizer que foi menos positivo. As várias equipas, enfermagem, frequentar a Unidade? fisioterapia e auxiliares desempenharam da melhor forma o seu papel, foram D. Amélia e D. Augusta: “Sim bastante atenciosas connosco e os aconselhamos, para nós foi muito bom serviços foram sempre bem prestados.” o tempo que estivemos na Naturidade porque recuperámos muito.” Na Unidade obtiveram os D. Augusta: “Aconselho sim senhora, resultados esperados? até já falei com uma vizinha nossa, contei-lhe a nossa história e disse para ela se informar porque seria muito bom D. Amélia: “Com certeza, quando entrei para ela.” na Naturidade ia de cadeira de rodas e sai já a andar de canadianas, agora já vou Que mensagem deixam a casa de banho e ando dentro de casa com auxílio da minha sobrinha.” para os colaboradores da D. Augusta: “Sim, mas a minha situação Naturidade? foi mais complicada do que a da minha irmã porque quando andava aqui por casa dei muitas quedas e isso dificultou D. Amélia e D. Augusta: “Deixamos muito o meu andar. Quando fui para a uma mensagem de agradecimento. Correu tudo bem, gostámos de tudo. Naturidade andava de andarilho e com Um obrigado por tudo o que fizeram apoio de uma pessoa. Quando tive alta por nós, e se não fizeram mais por nós saí a andar sozinha, agora aqui por casa foi porque não puderam!” “A Folha” ando com o andarilho, vou à casa de ba-


CRÓNICAS DA NATURIDADE…

|3

EQUIPA DE ENFERMAGEM DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO Celebrou-se, internacionalmente, no passado dia 12 de Maio de 2012 o Dia Internacional do Enfermeiro. As primeiras referências à enfermagem advém dos séculos V e VIII, onde esta surgiu como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse um sacerdócio. No entanto, apenas em meados do século XVI, a Enfermagem começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, em Inglaterra surge a enfermagem moderna. Para esta mudança, destacase Florence Nightingale - enfermeira britânica que ficou célebre por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra e pelas grandes inovações ao nível da prevenção da infeção, e novos paradigmas que ainda hoje orientam esta ciência.

É, de resto, em homenagem a Florence Nightingale, que nasceu a 12 de Maio de 1820, que se instituiu o Dia Internacional do Enfermeiro nesta data. Hoje, a Enfermagem é uma ciência e uma arte. A principal atividade dos enfermeiros é a de prestar cuidados de saúde a pessoas sãs ou doentes, para que mantenham, melhorem ou recuperem a sua saúde, ajudando-as a atingir o seu máximo bem-estar físico e psíquico, e a máxima independência nas atividades quotidianas, tão rapidamente quanto possível.

Os cuidados que prestam têm em conta as necessidades físicas, emocionais e sociais das pessoas e visam um ou mais dos objetivos fundamentais desta profissão: a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento, a reabilitação e a reintegração social. De modo a dar a devida relevância aos que fazem parte desta classe profissional, este dia foi assinalado na Naturidade com a entrega de um folheto informativo a colaboradores, familiares e cuidadores dos utentes da Naturidade, onde se demonstrara de forma sucinta a história e competências da Enfermagem. Foi ainda criada uma biblioteca digital que ficara disponível nos computadores da unidade, para que todos os enfermeiros possam consultar a qualquer momento bibliografia e fundamentação teórica para o seu trabalho. Enf.ª Daniela Santos e Enf.ª Sílvia Pereira

EQUIPA DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL, PSICOLOGIA, TERAPIA DA FALA O

Projeto

“Reaviva”

trabalha  Dificuldades relacionadas com a

A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO diferentes áreas do funcionamento orientação temporal (p.e. não recordar COGNITIVA NOS IDOSOS

A memória e a idade apresentam uma estreita relação que além de biológica é também de cariz ambiental, social, emocional e comportamental. Com o avançar da idade, as falhas de memória tendem a agravar-se e constituem uma das principais queixas da população idosa, causando grande insegurança e mal-estar. O Projeto de Estimulação Cognitiva “ReaViva” que envolve as valências de Animação Sociocultural, Psicologia e Terapia da Fala, foi pensado para desenvolver hábitos, técnicas e comportamentos que promovem a manutenção desta faculdade, para além da conservação de outras funções cognitivas, como é o caso da atenção, da fluência verbal, da orientação espacial, da orientação temporal e da criatividade.

cognitivo responsáveis, no seu conjunto, pelo correto processamento, armazenamento e recuperação da informação. O programa incide sobre as queixas de memória mais frequentes na população idosa, nomeadamente:  Falhas de memória relacionadas com ações repetidas e quotidianas (p.e. dificuldade em recordar onde foram colocados objetos de uso diário);  Dificuldade no armazenamento de nova informação (p.e. dificuldade em recordar o nome de uma pessoa);  Dificuldades relacionadas com falta de fluência verbal (p. e, não recordar uma palavra que se tem “debaixo da língua”);  Distração, falta de concentração (p. e. não recordar uma informação que acabou de ouvir ou ler);

datas importantes, confusão relativamente à data actual).

O objetivo do programa é estimular as funções cognitivas do idoso recorrendo a exercícios práticos, divertidos e relacionados com atividades diárias. Pretende-se que o idoso crie hábitos diários de manutenção e estimulação cognitiva, incorporando no seu dia-a-dia as técnicas, exercícios e sugestões trabalhadas durante as sessões do programa. A Equipa Animação Sociocultural, Psicologia e Terapia da Fala


CRÓNICAS DA NATURIDADE…

4|

EQUIPA DE AUXILIARES As várias formações internas e Na Naturidade, a valência de externas, permitem-nos melhorar os auxiliares é constituída por 31 cuidados prestados e as boas práticas para o nosso elementos, entre UMDR, ULDM, contribuindo crescimento pessoal e profissional. Cozinha e Lavandaria. O nosso propósito é trabalhar em equipa com as restantes valências para que os utentes tenham a melhor recuperação possível procurando, com dedicação e empenho profissional, ajudar e apoiar os utentes.

TESTEMUNHO

Uma utente, uma vez disse-me: “Rezo 3 terços por dia e um deles é

dedicado a vós para que Deus vos dê muita paciência para connosco, porque às vezes não é fácil”. Trata-se de uma realidade! A doença e estado de espírito dos utentes fazem com que, por vezes, surjam situações difíceis de gerir, no entanto, por vezes, basta uma palavra amiga, um carinho ou apenas um sorriso para que fique tudo bem. A Equipa de Auxiliares

O QUE TEM ACONTECIDO NA NATURIDADE PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA Nos passados dias 24 e 25 de Abril de 2012, um grupo de colaboradores da Naturidade uniu-se numa caminhada desde a unidade, em Serradas da Freixiosa, até ao Santuário de Fátima.

Pelas 12h os caminhantes atravessavam a longa reta de Almoster e foi aqui o local escolhido para retemperar forças, cuidar do corpo e almoçar.

O grupo de dezasseis elementos, constituído por auxiliares, enfermeiros, fisioterapeutas e psicóloga partiu por volta das seis da manhã desbravado caminho até à vila de Ansião em poucas horas. Essencial, foi a grande e calorosa receção na localidade de Lagarteira onde as Srªs Teresa e Elisabete (auxiliares na instituição) aguardavam os caminhantes em suas casas com um magnífico pequeno-almoço! Foi um excelente reforço que deu força e ânimo para o restante caminho.

A vontade era muita e renovados de energia os caminhantes seguiram o seu caminho, já passavam das 13h30. A tarde foi longa mas constantemente pautada por alegria e boa disposição.

Aqui a equipa de Apoio ao Peregrino (Enfermeiras Daniela Santos e Vera Rodrigues e Psicóloga Mónica Isidoro) desempenhou um papel essencial, sempre prestável e presente. Fatigados mas unidos chegaram a Caxarias, terra escolhida para pernoitar até ao dia seguinte! A caminhada reiniciou-se eram 6h15. Inicialmente com algumas dificuldades, mas em pouco tempo já o grupo seguia em bom ritmo.

Foi após a passagem em Gondemaria que a chuva surgiu. Resistentes, os caminhantes seguiram. Tudo seguiu em bom ritmo provando que este grupo “Adora Caminhar”! A chegada ao Santuário de Fátima aconteceu por volta das 11h do dia 25 de Abril, como previsto.

A receber os caminhantes encontravase a Dr.ª Alexandra Gaspar e, após a foto da praxe, os caminhantes adquiriram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um terço para a futura sala de Culto da instituição. O saldo final da atividade organizada pela Ft Carla Ramos e Enfª Vera Rodrigues e apoiada pela Naturidade não poderia ser mais positivo. JUNTOS ultrapassaram-se obstáculos, reforçando-se assim o espírito de equipa e companheirismo entre colaboradores. Ft. Carla Ramos e Enfª Vera Rodrigues


AS ATIVIDADES REALIZADAS DA NATURIDADE…

|5

DIA MUNDIAL DA DANÇA No dia 29 de Abril celebrou-se o Dia Mundial da Dança e para comemorar este dia de forma diferente estabelecemos parceria com o Ginásio do Espinhal “Plena Forma” e contámos com a presença de uma professora de dança para realizar uma classe de ginástica com os utentes, familiares e colaboradores.

Todos participaram com boa disposição e muita animação e o resultado de mais esta atividade é muito positivo.

“A Folha”

VISITA À QUINTA DA PAIVA No dia 22 de Maio alguns utentes acompanhados pelos colaboradores da Naturidade fizeram uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Este parque dispõe de um Centro de Informação, Parque de Vida Selvagem, Quinta Pedagógica, Labirinto de Árvores de Fruto,

Roseiral, Centro Hípico, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato e um Restaurante. A visita proporcionou-nos uma flora apaixonante, bem preenchida com fabulosos animais que nela habitam, como as lontras, corvos, javalis, cabras, faisões, veados, entre outros.

A meio do percurso houve lugar para um lanche e para um pouco de repouso para assim continuar na exploração do espaço.

O balanço final desta atividade é muito positivo dado que todos os utentes participaram com alegria e interesse durante toda a visita. “A Folha”

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA No dia 1 de Junho comemoramos o ainda mais especial para os todos. Dia Mundial da Criança, para tal recebemos na unidade um grupo de crianças da escola da Cumeeira, pertencente ao agrupamento de escolas de Penela. O grupo, com cerca de 25 crianças, apresentou três canções e ofereceu alguns desenhos aos utentes. E como em dia de festa tem de haver movimento não podíamos deixar de realizar uma classe de ginástica. Para além da comemoração do dia da criança tínhamos também uma utente No final distribuíram-se as lembranças que foram do agrado de todos. que fazia anos o que tornou este dia

Foi uma tarde muito bem passada cheia de alegria e diversão onde crianças e utentes, independentemente das idades, se divertiram, sorriram e conviveram.

“A Folha”


AS ATIVIDADES REALIZADAS DA NATURIDADE…

6|

FESTA DA FAMÍLIA No dia 15 de Maio celebrou-se o Dia Internacional das Famílias e, como tal, dedicamos o dia 27 de Maio à comemoração deste dia, através da realização de uma Festa da Família.

Para esta comemoração foi organizada uma missa para os utentes e seus familiares celebrada pelo Sr. Padre Pedro Coelho, da paróquia de Penela, e um grupo coral de Vila Nova de Anços – “Matrucas e Companhia” que acompanhou e animou a missa.

No final, foi servido um lanche partilhado entre utentes, familiares e colaboradores. O feedback de utentes e familiares foi muito positivo e com esta comemoração conseguiu-se promover mais um momento de partilha entre todos.

“A Folha”

INAUGURAÇÃO SALA DE ORAÇÃO A ideia de transformar a Sala de Culto em Sala de Oração resultou de conversas informais com alguns colaboradores enquanto organizavam uma peregrinação a Fátima. Assim esse grupo acabou por trazer de Fátima uma imagem de Nossa Srª de Fátima e um terço para colocar num altar que acabou por dar o mote para a transformação deste espaço. Com a mudança implementada pode ser dada mais utilidade a esta sala e ser proporcionado um espaço de reflexão individual e espiritual.

Todos, utentes, familiares e colaboradores têm ficado deliciados com a apresentação da Sala de Oração.

Desta forma, no dia 27 de Maio, após a Missa celebrada pelo Sr. Padre Pedro Coelho, em comemoração da Festa da Família, o Sr. Padre procedeu à Bênção do espaço e da Santa. “A Folha”

ANIVERSÁRIOS DOS UTENTES Na Naturidade a valência de Animação Sociocultural trabalha diariamente no sentido de promover o bem-estar dos utentes através de diversas atividades, entre elas a celebração dos aniversários dos nossos utentes:

UMDR

ULDM

- 01 De Abril – Alzira Duque

- 1 De Junho – Conceição Lopes - 10 De Junho – Manuel Lopes

- 06 De Abril – Hermínia Conceição - 09 De Abril – Manuel Filipe - 18 De Abril – Alzira Pereira - 13 De Maio – Carlos - 14 De Maio – Mª Fátima - 16 De Maio – Laurinda - 22 De Junho – Júlia Lopes

“A Folha”


AS ATIVIDADES REALIZADAS DA NATURIDADE…

|7

FESTA SANTOS POPULARES No dia 24 de Junho festejámos os Santos Populares na Naturidade. Celebração que pretendeu proporcionar momentos de alegria, distração e boa disposição a utentes e familiares. A festa começou com a apresentação de duas marchas populares criadas e desenvolvidas por colaboradores e utentes, onde, com todo o empenho se demonstrou a alegria e vitalidade da Naturidade.

No final das marchas populares seguiuse a atuação de um grupo musical – “Patrick” que colocou utentes, familiares e colaboradores bastante animados “a dar um pezinho de dança”.

Após terminado o arraial, constatámos que os nossos utentes e os restantes participantes na festa gostaram imenso da iniciativa, sentindo-se entusiasmados após este momento de Para terminar, desfrutámos de um diversão e descontração, que agradável lanche com o tradicional conseguiu proporcionar “grandes caldo verde, a sardinha assada com sorrisos” no rosto de pessoas especiais. broa e deliciosas sobremesas para todos. “A Folha”

AGENDA DA NATURIDADE…

PRÓXIMAS DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO Como é tradição, a Naturidade  Dia 15: Dia da Nossa Srª da celebra os mais diversos dias Assunção; comemorativos. Assim, fica a agenda  Dia 19: Dia Mundial da Fotografia; para as próximas datas a festejar:  Dia 6: Dia do Folclore; JULHO  Dia 20: Dia Internacional da Amizade;  Dia 26: Dia Mundial dos Avós;  Dia 28: Dia Mundial da Natureza;

SETEMBRO Dia 8: Dia Mundial da Alfabetização; Dia 8: Dia Mundial da Fisioterapia; Dia 21: Dia Mundial da Doença de Alzheimer; Dia 21: Dia Internacional da Paz; Dia 26: Dia mundial do Coração; Dia 29: Comemoração do S. Miguel “A Folha”


8|

NATURIDADE GESTÃO DE ALOJAMENTOS GERIÁTRICOS, SA Tel.: 239 550 000 Fax.: 239 550 009 Email.: geral@naturidade.pt www.naturidade.pt Serradas da Freixiosa 3230-221 PENELA


Jornal 2ª edição newsletter