Issuu on Google+

RELATÓRIO FINAL de Naming, Marca, Identidade Visual, Manual de Aplicação, Papelaria e Uniforme. FEVEREIRO/2017


SUMÁRIO.


3 5 7 9

NAMING Análise de similares Processo Brainstorming

11 MARCA 15 17 17 19 21 23 25

IDENTIDADE VISUAL Malha de construção Área de proteção Tipografia Paleta de cor Redução da marca Negativo

27 29 31 33 35 37

MANUAL DE APLICAÇÃO Reprodução da marca Responsividade Utilizando a área de proteção Aplicação em cores Redimensionamento

39 41 43 45

PAPELARIA Cartão de visita Papel timbrado Envelope

47 UNIFORME 49 Crachá e cordão 51 Camisa e boné


NAMING.

3


Para a criação do nome da marca, foram feitas duas etapas de brainstorming de palavras que fazem parte do conceito de trabalho com manejo florestal, com a preocupação de remeter a algo sustentável e ecológico. Assim como os princípios do Manejo Florestal, que deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. A partir desse brainstorming, surgiu a palavra EXCELSA, que vem do latim excelsus e tem como adjetivos, excelente, sublime, ilustre e magnificente. E essa palavra faz parte do nome científico da árvore da castanheira, a Bertholletia Excelsa, uma espécie rara e protegida da flora, árvore de grande porte, abundante no norte do Brasil. Excelsa Land, tem em seu significado: Terra Sublime. Que se apresenta ao mercado como uma empresa sustentável e amante da natureza. EXCELSA LAND, TERRA SUBLIME.

4


NAMING.

anรกlise de similares

5


ANÁLISE FEITA A PARTIR DO BRIEFING PASSADO, INFORMANDO QUE SE TRATAVA DE UMA EMPRESA NA AMAZÔNIA, PROPRIETÁRIA DE TERRAS E AS ARRENDA PARA ATIVIDADES ECOLOGICAMENTE SUSTENTADAS. Foram estudadas empresas que trabalham com ecologia e sustentabilidade, com seus logos representados abaixo, junto de imagens que auxiliaram na composição de um nome para a marca.

6


NAMING. processo

7


INFORMAÇÕES E CONCEITOS UTILIZADOS PARA A GERAÇÃO DE BRAINSTORMING Localizada na Amazônia, proprietária das terras. Nome da Castanheira: Bertholletia excelsa Excelsa significado: (excelso) alto, elevado; sublime; excelente; admirável; ilustre Arvore em alemão: Baum Natureza em alemão: Natur Ecologia do latim: Aplidium Terra firme do latim: Solidis Proprietária do latim: Copona Racional do latim: Ratio Consciente do latim: Conscious Natureza do latim: Naturae Verdadeiro do latim: Verum Terra em inglês: Land Do Tupi-Guarani: bu (ibi) = terra Do Tupi-Guarani: Tiba = lugar Do Tupi-Guarani: Ybyrá = árvoré Castanha em ingles: Nut Uso consciente, menor impacto, sustentável.

8


NAMING.

brainstorming

9


APÓS O PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO NOME, FOI FEITO O BRAINSTORMING, COM JUNÇÃO DE PALAVRAS QUE FIZESSEM PARTE DO CONCEITO ANALISADO. Ecostavel, EcoTerra, Ecosolidis, Econst, Verdalta, Ibira, Protegido, Consciente, Sustentável, Correto, EcoExcelsa, Verum, Baumtur, tibazon, tiba, ecotiba, altoibira, altiba, Cascas, Econut, ibiranut, nutibira, coponut, Terra da Castanheira - TECAS, nuterra,

10


MARCA.

11


12


Excelsa Land é uma empresa proprietária de terras, localizada na Amazônia e seu objetivo é proteger as terras, realizando apenas exploração sustentável. Para representar graficamente Excelsa Land utilizamos, como símbolo, uma forma estilizada da Bertholletia Excelsa, nome científico da Castanheira, árvore da mundialmente famosa Castanha do Pará ou Brazil Nut. A castanheira é uma árvore alta e bela, ela chega a média de 30 a 50 metros de altura, é nativa da Amazônia e foi umas das primeiras espécies florestais a serem fortemente protegidas por lei. A Excelsa Land elabora um trabalho de manejo florestal sustentável, que permite a exploração racional, com técnicas de mínimo impacto ambiental, promovendo assim a continuidade das riquezas da floresta amazônica.

13


Castanheira

Nome

14


ID VISUAL.

15


MALHA DE CONSTRUÇÃO ÁREA DE PROTEÇÃO TIPOGRAFIA PALETA DE COR REDUÇÃO DA MARCA NEGATIVO

16


IDENTIDADE VISUAL MALHA DE CONSTRUÇÃO & ÁREA DE PROTEÇÃO

A grid determina as proporções dos elementos da marca. A unidade de medida “x” equivale em largura e altura a letra A do logo. A área de proteção da marca está representada pelo grid vermelho, essa área determina até que parte algum outro elemento visual possa estar próximo a marca sem que danifique a percepção correta e a legibilidade da marca. A proteção tem como base a malha de construção, aumentando-se 1x para altura e largura.

Malha de construção Área de proteção Medida x

17


18


IDENTIDADE VISUAL TIPOGRAFIA

A tipografia tem papel essencial na construção de identidade visual. Junto aos demais elementos que a compõem, ela ajuda na impressão dos conceitos e valores da marca, auxiliando em seu posicionamento. A tipografia utilizada no logotipo é a Aller. Como tipografia de apoio, para materiais institucionais, exemplo, este manual, é utilizada a DIN Next LT Pro.

19


Aller Tipografia utilizada apenas no Logotipo

DIN Next LT Pro Ultra Light DIN Next LT Pro Light DIN Next LT Pro Regular DIN Next LT Pro Italic DIN Next LT Pro Medium DIN Next LT Pro Bold DIN Next LT Pro Heavy Tipografia utilizada em texto de apoio

20


IDENTIDADE VISUAL PALETA DE COR

A cor atribuída ao logo, veio através da imagem das folhas da árvore Castanheira, com aplicação no photoshop da ferramenta de desfoque, foi possível encontrar uma cor que melhor representasse o todo da Castanheira. Representado ao lado a forma em que a cor foi formulada. O verde nas seguintes ordens: PANTONE P 156-15 C RGB 82 118 60 HEX/HTML 52763C CMYK 55 0 88 53

21


22


IDENTIDADE VISUAL REDUÇÃO DA MARCA

Para a integridade da marca, recomenda-se que o seu tamanho no meio físico não seja inferior aos valores representados ao lado.

23


1,5cm 1,33cm

Redução máxima de altura de 1,5cm e largura de 1,33cm

24


IDENTIDADE VISUAL NEGATIVO

Há situações em que é solicitado uma versão preto e branco e do logo.

25


26


MANUAL DE APLICAÇÃO.

27


REPRODUÇÃO DA MARCA RESPONSIVIDADE UTILIZANDO A ÁREA DE PROTEÇÃO APLICAÇÃO EM CORES REDIMENSIONAMENTO

28


MANUAL DE APLICAÇÃO REPRODUÇÃO DA MARCA

A representatividade da marca, requer sempre o uso correto de todos os seus elementos. Para a aplicação da marca Excelsa Land, em qualquer meio, forneça o arquivo eletrônico, podendo ser em .psd, .ai, .pdf e/ou .png, para que quem estiver utilizando a marca, para que não tente recriá-la, podendo assim arriscar a qualidade e integridade da marca.

29


30


MANUAL DE APLICAÇÃO RESPONSIVIDADE

É possível utilizar a marca de diferentes formas, para que ela se adapte a diferentes meios e superfícies. Desde banners horizontais, a etiqueta de camisas, sem que ela perca a sua identidade. A responsividade é essencial para que a marca seja reconhecida, mesmo que não tenha todos os elementos ao mesmo tempo.

31


32


MANUAL DE APLICAÇÃO UTILIZANDO A ÁREA DE PROTEÇÃO

No tópico anterior, vemos que a marca pode ser utilizada de 4 formas diferentes, a seguir é representado como ela se comporta no tipo 1, porém sua área de proteção é a mesma para os 4 tipos de utilização da marca. É necessário que se respeite a margem superior a 1,5cm em todas as suas aplicações, para que a marca não seja cortada ou esteja em limites do meio físico ou digital.

33


1,5cm

1,5cm

1,5cm

1,5cm

34


MANUAL DE APLICAÇÃO APLICAÇÃO EM CORES

A marca pode ser utilizada nas seguintes cores: O verde Pantone P 156-15 C e nos negativos Branco e Preto. O verde não deve ser aplicado em fundos de cor vermelha ou verde, pois poderá sumir, nesses casos, o ideal é utilizar Branco ou Preto, ou o próprio verde, com um fundo branco por trás, com a margem de 0,5cm, exemplificada ao lado. Na parte superior, a marca com o fundo branco e embaixo, a marca somente na cor verde, aplicada em cima da folhagem, ilegível. Sempre que esses casos ocorrerem, utilize a base branca ou teste o branco/preto.

35


x

36


MANUAL DE APLICAÇÃO REDIMENSIONAMENTO

A marca não pode ser esticada, pois perde o seu desenho original, quando for necessária a aplicação em locais em que a marca não cabe, opte por utilizar um dos 4 modelos possíveis para a marca. Aumente-a sempre respeitando sua forma, sem esticá-a, como exemplificado ao lado.

37


x

x

38


PA P E L A R I A .

39


CARTÃO DE VISITA PAPEL TIMBRADO ENVELOPE

40


PAPELARIA CARTÃO DE VISITA

ESPECIFICAÇÕES Formato: 91x50mm Impressão: Frente e verso Frente: Português Verso: Inglês Papel: Splendorgel 340g

41


9,1 cm

Name Last Name 5 cm

name@excelsaland.com.br ## 2468 8426 Adress,2005 ZIP CODE: 22321-000 STATE - Brazil ## 1234 5678 contato@excelsaland.com.br www.excelsaland.com.br

Nome Sobrenome nome@excelsaland.com.br ## 2468 8426 Endreรงo,2005 CEP: 22321-000 ESTADO - Brasil ## 1234 5678 contato@excelsaland.com.br www.excelsaland.com.br

Din Next LT Pro Light 11pt Din Next LT Pro Regular 7pt Din Next LT Pro Regular 6pt

42


PAPELARIA PAPEL TIMBRADO

ESPECIFICAÇÕES Formato: A4 Papel: 90g Opções: Nas cores verde da marca Excelsa Land e negativos preto e branco.

43


44


PAPELARIA ENVELOPE

ESPECIFICAÇÕES Formato: 260x360mm Tamanho do logo: 5,40cmx5cm Acabamento: Faca de corte especial, dobra e colagem

45


26cm

5,40cm

36cm

5cm

46


UNIFORME.

47


CRACHÁ E CORDÃO CAMISA E BONÉ

48


UNIFORME CRACHÁ E CORDÃO

ESPECIFICAÇÕES (CRACHÁ) Formato: 85x44mm Foto: 3x4cm Qualidade do material: Cartão em PVC Processo de impressão: termotransferência e sublimação de cores

49


NOME SOBRENOME

50


UNIFORME CAMISA E BONÉ

O modelo a seguir é meramente ilustrativo, sendo uma opção para o uniforme básico da empresa, com as localizações exatas da marca na roupa. ESPECIFICAÇÕES (CAMISA) Formato: T shirt Branca Processo de impressão: silkscreen ESPECIFICAÇÕES (BONÉ) Formato: Clássico verde Processo de impressão: silkscreen

51


FRENTE

COSTAS

LADO

52



Relatorio manual land leve