Page 1

FESTIVAL DE JAZZ QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA OS TERESENSES ? Os festivais de jazz estão se propagando no Brasil e se caracterizam pela música destinada a um público adulto e com poder de consumo maior. Também por durarem duas noites favorecem a permanência maior dos turistas nos hotéis, pousadas e restaurantes. Santa Teresa fez um benchmarking de várias cidades que tiveram êxito neste tipo de evento. Sem dúvida tem muito a ver com uma cidade como Santa Teresa onde cremos que é preferível o turismo seletivo, de minorias ao turismo de massas. É uma ação que não faz parte de nenhum planejamento estratégico de turismo de Santa Teresa. É uma ação casuística, que é tratada de maneira informal, em reuniões pessoais, diretas com alguns interessados do trade turístico de Santa Teresa. Até aí, tudo bem, mas deveria ser aberto a todos os segmentos interessados da população. Sua realização é fora de qualquer escopo estrategicamente planejado pelo governo e pela população. Não há a participação do Conselho Municipal de Turismo. Parece-nos que os segmentos da população que participam da idealização deste evento dizem respeito somente aos bares, restaurantes, hotéis e empresas de promoção de eventos de fora de Santa Teresa (iamonde e ROT), mas sem a representatividade constituída por outras entidades da sociedade teresense que também têm interesses nos resultados das ações turísticas. A gestão pública tem diferenças da gestão empresarial. O resultado esperado não é o lucro, mas os benefícios para a população. Estamos tratando do patrimônio público que exige transparência, cumprimento de leis, participação popular. Pode-se pensar que se formos tratar estes assuntos através do Conselho Municipal de Turismo as coisas irão demorar muito, etc., etc. Mas a gestão pública é assim mesmo, não podemos atropelar, é necessário dar satisfações, documentar claramente o que está sendo feito, consultar a população, ter cuidado com a transparência. A população é o “patrão”. Exatamente, por não fazer parte de um planejamento estratégico, o Nathures faz a seguinte pergunta: Quais os benefícios que a população teresense obterá com a realização deste evento?


Sim, porque tudo que diz respeito a turismo deve ter pelo menos dois grandes objetivos estratégicos: desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Certamente, os bares, restaurantes e hotéis vão merecidamente, beneficiados. Mas e o restante da população?

ser,

Certamente, maior volume de impostos deverá ser pago ao governo. Acredita-se que a arrecadação de impostos irá aumentar. O que será feito com esta arrecadação de impostos? Será revertido para a melhoria do bem estar da população? Será construída uma rua coberta como em Curitiba e Gramado? (veja aqui) Serão construídas ruas e calçadas como estas? (clique aqui) Serão comprados equipamentos de hemodiálise poupando o sofrimento de tantas pessoas que saem daqui para ir várias vezes por mês a Vitória? Ou então, um equipamento de tomografia computadorizada ? (veja aqui) Enfim, os eventos turísticos que tanto deleitam os nossos visitantes trarão benefícios paupáveis, visíveis para toda a população ou servirá apenas para melhorar (muito merecidamente) a qualidade de vida dos comerciantes e proprietários de bares, restaurantes e hotéis? Ou ainda, somente para ficarmos vaidosos com os elogios e aplausos da mídia? Ou ainda mais, aumentar o prestígio da valorosa equipe de turismo do município? Sim, que seja para tudo isto, mas também trazer benefícios para toda a população através da escolha das prioridades mais prementes do povo teresense. ________________________ Postado por: Paulo Cesar – Bacharel em Administração Pública

Festival de Jazz  

Festival de Jazz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you