Page 1

Revista

POST - MIDNIGHT Revista Post - Midnight. Ano 1. Edição 1. nº 001


CONTEรšDO Do Pรณs-Punk ao Revival . pรกg 1 - 4 O Indie Rock & o Pรณs-Punk Revival . pรกg 5


1

DO PÓS-PUNK AO REVIVAL

A DIVISÃO DA “ALEGRIA”

Formada por Ian Curtis nos vocais, Peter Hook no baixo, Bernard Summer na guitarra e Stephen Morris na bateria, o Joy Division era,e é até hoje, facilmente reconhecido pelo grave timbre de voz de seu vocalista, pelo contra-baixo marcado de Hook, Summer e a guitarra que rasgava a melodia melancolica do grupo e pela bateria militar de Morris. Foi em Manchester, a grande metrópole industrial na Inglaterra, que em 1976 a banda surgiu, como a fumaça das fábricas que poluia a atmosfera cinza e portanto, depressiva do local. Influênciados por bandas como Os Sex Pistols, The Doors, Iggy Pop, Velvet Underground e David Bowie, o grupo é considerado como referência pioneira ao som New Wave da primeira metade dos anos 80. Primeiramente, a sonoridade da banda era muito mais voltada para o Punk Rock, movimento musical que teve seu auge em 1977, na terra da rainha. Somente quando Martin Hannet assumiu como produtor do conjunto fora introduzido efeitos eletrônicos às musicas, o que deu mais um diferencial perante outros conjuntos da época.

(Peter Hook, Ian Curtis, Stephen Morris e Bernard Summer / Joy Division)

O nome fora escolhido por Curtis, retirado do livro “The House of Dolls”, um romance sobre uma “divisão” criada durante a segunda guerra mundial pelos nazistas, onde oficiais abusavam sexualmente de prisioneiras judias. Que a palavra “alegria” está ironicamente anexado ao nome desta grande banda, não resta dúvidas. Tendo lançado apenas dois albuns de estúdio, Unknown Pleasures e Closer, o grupo teve fim após a morte prematura de seu vocalista e compositor Ian Curtis, que se suicidou em 18 de maio de 1980, aos seus 23 anos.

NOVA ORDEM MUSICAL Fundada pelos ex-membros do Joy Division, o espírito melancôlico de Curtis é incorporado ao New Order, porém com um ritmo muito mais eletrônico e dançante do que o anterior. Bernard Summer assume os vocais e Gillian Gilbert (atual esposa de Stephen Morris) os sintetizadores. Joy Division e o New Order influenciaram e influenciam muitas bandas, assim como ramificações do New Wave, como o Darkwave alemão e o Coldwave francês. .

(Stephen Morris, Bernard Summer, Peter Hook, Gillian Gilbert/ New Order)


2

DEPRESSÃO EUROPÉIA Os movimentos chamados de Coldwave e Darkwave, foram variações do Pós-Punk inglês que se popularizou por toda europa através de bandas de Rock como The Cure, Joy Division, Echo & The Bunnymen, Bauhaus, entre outras. No Coldwave, se tratava de bandas francesas que tocavam a mesma melodia melancôlica que esses respectivos conjuntos ingleses, mas o sotaque carregado denunciava seu lugar de origem. Letras poéticas, acordes simples e linhas de baixo marcados seguiam a mesma linha de suas influências. Bandas como Asylum Party e Coldreams são genuinos representantes do estilo.

( Asylum Party)

Na Alemanha não foi muito diferente, o sotaque nórdico também contaminava as canções interpretadas em lingua inglesa. Pink Turns Blue manteve a intensidade do genêro. Ambos movimentos, tanto o Coldwave como Darkwave deram origem ao que hoje conhecemos como Gótico.

O BRASIL NEW WAVE

(Akira S e as Garotas que Erraram)

Depois do movimento Punk ter força no Brasil com músicas gritadas e letras de protesto quanto a situação socioeconomica do país, começavam a surgir as primeiras bandas que reproduziam a sonoridade da “Nova Onda”. Pelo estilo ser mais comercial do que seu antecessor, e apesar de terem ambos surgido ao mesmo tempo na Inglaterra, aqui no Brasil havia uma certa competitividade entre os dois genêros, A segunda geração do Punk enxergava o nova cena como uma manifestação de academicismo e intelectualismo, sendo muito críticada pelos mesmos, que defendiam a valorização da classe operária. De um lado, letras de protesto, e do outro, letras poéticas que abordavam temas existencialistas e líricas em melodias gélidas e soturnas. Algumas bandas brasileiras migraram do Punk para o Pós, como foi o caso da Plebe Rude e da Legião Urbana, banda que Renato Russo formou após o fim do conjunto punk, Aborto Elétrico.


3 O berço do Pós-Punk nacional se deu, principalmente, na cena underground da cidade de São Paulo, Onde grupos como Cabine C (pioneira do estilo no país), Hojerizah cujo frontman era Tony Platão, Fellini, As Mercenárias, Smack (do guitarrista Edgar Scandurra) fizeram história na cena paulistana. Além dessas, existem ainda as que alcançaram maior sucesso como Ira!, Legião Urbana e Plebe Rude. Todas eram influenciadas pelos conjuntos musicais ingleses da época, The Smiths, Bauhaus, The Cure, Siouxies & The Banshees... O Pós-Punk fora muito inspirado pelo expressionismo alemão, no cinema filmes como O Gabinete do Dr. Calligari e Nosferatu, representavam artisticamente todos os sentimentos de desespero, isolamento, e conflitos internos que eram passados nas canções. Um exemplo bastante claro a respeito disso é a banda inglesa Bauhaus, que em sua capa do EP Bela Lugosi is Dead, utilizaram a arte original retirada do filme O Gabinete do Dr. Calligari. A canção é cheia de sarcasmo, fazendo menção ao ator de filmes B de terror, Bella Lugosi, famoso por ter interpretado o primeiro Dracula de Bram Stoker nos cinemas, sendo responsavel pela imagem do Vampiro que conhecemos hoje.

(Cabine C)

(Capa do album da banda Hojerizah, do jornalista e músico Tony Platão)

(As Mercenárias)

(Fellini, banda do jornalista e músico Cadão Volpato)


4

A RESSUREIÇÃO DO GENÊRO Com o fim dos anos 80 o genêro foi abafado pelas guitarras arrastadas e distorcidas do que viria a se tornar conhecido como Grunge, Um novo movimento musical havia surgido, coincidentemente, com suas origens enraizadas também no Punk Rock. O tempo passou e o Grunge morreu, juntamente com o icone-mor do estilo, Kurt Cobain. Os anos 2000 foram marcados pelo surgimento de outro movimento do Rock Alternativo, o que foi batizado de Pós-Punk Revival, o estilo se tornou mais eminente nos Estados Unidos e na Inglaterra, mais precisamente em Londres e Nova York. A partir do segundo milênio o termo começou a aparecer na mídia novamente, bandas como The Killers, The National, Interpol, Franz Ferdinand, The Libertines e She Wants Revenge, incorporaram a estrutura musical das bandas que os inspiraram. Misturando “Riffs” de guitarra vindos de grupos como Television e Gang Of Four, os teclados da New Wave e também música eletrônica,

(She Wants Revenge)

(Interpol)


5


6


Revista Post-Midnight  

Esta revista tem propósitos exclusivamente acadêmicos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you