Issuu on Google+

#1

Leste news Informativo ABUB / regiรฃo leste

".. e Deus visitou sua filha" Relatos sobre o IPL 2012 Pรกginas 03 e 04

Um CR que vai deixar saudades Pรกgina 02

Tudo o que e bom dura para sempre! Conesul 2012 Pรกginas 03 e 04


~ Apresentacao ~

Leste news Informativo ABUB / região lest e

Para manter todos os estudantes e parceiros de nossa região atualizados com as noícias e os acontecimentos de nossa missão lançamos o Leste news, que pretende trazer de uma forma sintética um pouco de nossas atividades. Todos os textos e fotos publicados neste informativo foram produzidos pelos estudantes e participantes da Aliança Bíblica Universitária. Aproveite a leitura!

por Nathan Mello


Um CR que vai deixar saudades

Impressões sobre o Conselho Regional (2012/1) por Andréia Coutinho

Já foi-se o tempo que o Conselho Regional (CR) era considerado o encontro mais chato da ABU. Verdade! Conforme a vivência com o movimento vai aumentando, é impossível não se envolver com as burocracias que o constroem. O CR é um tempo de tomar decisões juntos, de ouvir o compartilhar dos grupos, de sofrer com o relatório financeiro e de reunir novas ideias e estratégias para o semestre. Há sempre uma surpresa ou uma nova programação. Nenhum é igual ao que passou e assim eles vão evoluindo. Nos dias 21 e 22 de abril a Região Leste realizou o primeiro CR do ano, na Praia do Canto, em Vitória. Aproximadamente 25 estudantes estiveram presentes trazendo seus relatórios, conhecendo mais das demandas da região e estreitando os laços de fé e de amizade. Para os novatos, essa coisa de “GB apoia” demora um pouco a processar. Chega o segundo dia, o cansaço começa a bater, alguns cochilam e outros se concentram mais ainda, manifestando opiniões, discordando e propondo novas pautas.

A noite de sábado foi marcada por uma surpresa para a despedida da Ivanilsa de Oliveira. Depois de quatro anos como obreira da região, ela se mudará para Belo Horizonte com seu futuro esposo e assumirá a Secretaria Nacional de Capacitação da ABUB, em julho. “O meu último CR na Leste foi especial, leve, alegre, cheio de paz, repleto de gratidão e novos sonhos! Percebi o quanto cresci e aprendi com os estudantes nesses anos. Agora a ficha caiu de fato... A hora dizer “tchau” está chegando. Sou muito grata a Deus e a todos por tudo” – finalizou ela.

Leste news Informativo ABUB / região lest e

“Imaginava que o CR era tipo um TIFS. Apesar de eu não gostar de burocracias, achei impressionante o empenho do pessoal para que o movimento funcione” – contou Thalane Soares, que foi delegada do GB Seropédica e participou do CR pela primeira vez.

Foi muito produtivo! Observei uns enfoques que não tiveram em outros CR’s, como por exemplo, ABU nas universidades particulares. Além disso, vi muita gente nova.É gratificante quando trabalhamos, nos dedicamos, saímos e vemos que outros estão chegando – disse Nathália Verly, que fez parte do GB Vitória, foi tesoureira da região por dois anos e agora está em processo de acompanhamento para assessoria auxiliar.

02


Tudo o que e´ bom dura para sempre!

Leste news Informativo ABUB / região lest e

No Uruguai, estudantes brasileiros se juntaram aos nossos ‘hermanos’ no Conesul 2012 por Thábata Lessa dos Anjos

Não é uma tarefa fácil resumir em algumas palavras tudo que se viveu em intensos 10 dias; mas de acordo com Pedro e João quando disseram “porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”, assumo o desafio de contar como foi para mim o Cone Sul 2012 no Uruguai. Éramos cerca de 70 pessoas de diversas nacionalidades: brasileiros, uruguaios, argentinos, paraguaios, chilenos, mexicanos, colombiano e até norte-americana e australiano; reunidos num lindo e espaçoso sítio e estudando juntos o livro de Atos. Uma aventura na qual valeria a pena embarcar! ‘Diferença’ era a palavra que guiava todas as conversas nos primeiros dias: a língua, os cursos, a comida, os costumes. Porém, pouco a pouco entramos numa sintonia única. O espanhol se tornou mais entendível para quase todos os brasileiros, enquanto que o portunhol era bastante eficaz para nos fazer entendidos. Com o aparente problema da comunicação resolvido, daí para frente foi só alegria!

Thábata é estudante da ABU Rio de Janeiro/coordenadora da região Leste e participou do último Conesul, evento de capacitação da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos da América Latina - na sub-região que compreende Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai.

03

Aprofundar meu conhecimento sobre a vida e o trabalho dos apóstolos na proclamação do Evangelho e na formação inicial da Igreja foi algo confrontador e animador ao mesmo tempo. Quando vi as dificuldades que eles enfrentaram por causa da fé que tinham e o simultâneo gozo com o qual viviam essas situações, senti arder em meu coração a chama do Espírito Santo que nos garante força, ousadia e consolo. Que privilégio poder servir a Deus e contribuir para o crescimento do Reino! Unir esse aprendizado individual com a companhia de amigos do Brasil e de novos amigos estrangeiros foi uma experiência que nunca havia tido.


Leste news Informativo ABUB / região lest e

Cada pergunta discutida no grupo pequeno me deixava cada vez mais impressionada com a sabedoria daquelas pessoas e com a mudança que Deus fazia em meus conceitos e ideias. Em cada dia de oficina (foram oito no total) eu ficava mais feliz por aprender ou entender melhor algum assunto, como a importância do discipulado na vida do cristão e da convicção e pleno entendimento das nossas bases de fé.

E para completar o clima de comunhão, que coisa boa foi conhecer um pouco dos países presentes nas suas respectivas noites! Deus é mesmo muito criativo! Nem preciso dizer que sempre terminava em danças e brincadeiras. A nossa noite, brasileira, teve direito a samba, forró, funk, carimbó, capoeira, baião de dois, vídeos muito engraçados e várias participações legais. Saiu tudo melhor do que imaginávamos! E como esperávamos, o momento mais triste foi o de ir embora; mas não de todo triste porque o tempo de companhia continuou para muitos que permaneceram mais alguns dias no Uruguai e também na Argentina. Esse foi o primeiro encontro internacional da CIEE que participei, e com certeza afirmo que nossos ‘hermanos’ formam a identidade dos seus movimentos nacionais, assim como nós formamos a identidade da ABUB, e todos juntos, somos parte da Igreja de Cristo, que O encontrará em breve. De fato, o Reino de Deus já veio a nós e já vivemos a vida eterna aqui na Terra. Para mim, o Cone Sul foi um aperitivo do que viveremos no Céu!

04


Leste news Informativo ABUB / região lest e

Paula é estudante da ABU Vitória/coordenadora da região Leste e participou do último IPL, Instituto de Preparação de Líderes.

05

".. e Deus visitou sua filha" testemunho sobre o IPL 2012 por Paula Peçanha

Já falamos dos nossos encontros com a Verdade. Falamos do que aprendemos sobre depender e se entregar. Já escrevemos sobre como demos de cara com Deus – aleluia! – nos rostos do outro ali do nosso lado. Escrevemos sobre como aprendemos que o silêncio cria a ocasião de rejeitar o agitar-se nosso de cada dia para estar com nosso Pai e receber o pão de que tanto necessitamos. E mesmo quem não falou nem escreveu, sorriu ao se lembrar de que esteve com Jesus. De que conheceu mais do mestre estando no lugar da mulher pecadora que lhe lavou os pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos – o grande amor que resulta de um grande perdão. De quando sentiu o Seu toque ao se perceber leproso, enfermo, rejeitado – quem mais encostaria assim em nossas doenças? De quando recebeu o seu olhar – que olhar! Seu maravilhoso olhar! – de compaixão após ser curado de um fluxo de sangue – e só Ele sabe como transformar cada estilhaço de nossas vidas estraçalhadas. E até ao vê-Lo nos acusando por sermos os fariseus, o irmão mais velho, os propagadores de uma falsa verdade – ainda assim recebidos nos braços de um pai que sempre nos espera pela porta do arrependimento. Naqueles dias de IPL Deus visitou o seu povo. Deus visitou sua filha que agora escreve e atendeu o grito de desespero de uma mulher pecadora que percebeu que não conhecia de fato aquela pessoa que é a Verdade e que esteve aqui. Antes daqueles dias o meu choro era pela dor de perceber que há 12 anos andava ouvindo histórias sobre a Verdade que esteve com outros sem aproveitar as oportunidades de ver que Ela estava também comigo. No meu muito falar, no muito agir, no muito fazer a obra – pobre Marta! – eu rejeitei a melhor parte. Meu pedido antes de ir para o IPL era só um: tem compaixão de mim, Filho de Davi, me cura da minha surdez - me faça muda se preciso! - mas deixa eu te ouvir. E Deus visitou sua filha.


Leste news Informativo ABUB / região lest e

Depois daqueles dias, já em casa, me dei conta de uma das verdades mais básicas do Cristianismo (e peço perdão se parecer muito infantil). Em um estrondoso silêncio Deus me mostrou: Jesus vive em mim. O encontro com Jesus não tem fim. Sshhh... você consegue ouvir duas pessoas andando juntas? As horas passam... sshhh... E agora? Elas continuam caminhando. Sshhh... um riso, um choro, uma conversa – silêncio... elas nunca se separaram!

Já se vão dias desde o fim do IPL fim do mundo. Logo após o retorno, ele nem parecia ter acabado. Nas leituras que fiz, nos filmes que vi, nas conversas que tive – tudo eram aqueles dias que ainda ressonavam e só podia ser Jesus guiando tudo isso – quem mais seria tão carinhoso assim? Mas duas semanas depois muito desse ar devocional já partiu para outras bandas. Nada mais previsível, infelizmente, do que a queda lenta depois de picos tão altos de dedicação à espiritualidade. Depois daqueles dias, já houve mais de um dia em que a leitura bíblica começou quase 2h da madrugada e terminou em roncos, já houve muita oração interrompida por outra atividade qualquer, já houve preguiça de acordar cedo e ir à recepção de calouros. Já houve orgulho de ser visto como alguém importante na ABU, houve egoísmo, houve insensibilidade, houve preconceito. E nesses dias de agora, com menos silêncio reflexivo e mais agitação só uma esperança me consola: Ele ainda está aqui! Sshh... ouça o vento no meio do trânsito, veja a brisa entre os prédios da faculdade, sinta os barulhos no coração – duas pessoas conversam, um pobre ansioso é consolado. Só Ele tem o jeitinho para transformar tanto pó em pequenos cristos. De Glória em Glória. Ele sempre estará aqui! Aleluia!

*A idéia desse texto surgiu depois de ouvir a canção Querer te amar, do Gerson Borges, na voz da Carol Gualberto. Ela me levou de volta ao IPL e trouxe o IPL de volta aos meus dias, que já andam tão agitados. Vale a pena parar, fazer silêncio, ouvir e refletir.”

06


Leste news Informativo ABUB / região lest e

´ "caminhada com fe" Curso de Férias CF 2012

por Morgana Neves

Caminhar com fé eu quero ir Em busca da Salvação Em cada passo uma ação, reflexo do que sou O que sou? Um rio de água parada Uma cachoeira que trasborda? Uma videira com frutos ou seca? Não lhe avisaram que seria fácil, não é? Assim como uma árvore Que inicia sua vida a partir de uma semente E brota de terra, e terra boa, bem nutrida E íntegra, quero ser Fortalecida por uma seiva de humildade Com tronco de fidelidade Cujas folhas refletem a essência divina E que seus frutos sejam de paz

Morgana é estudante da ABU Vitória, e participou do último CF, Curso de Férias, o maior treinamento regional da ABUB que acontece uma vez por ano, durante as férias de julho, que aconteceu nos dias 20 a 26 de julho, no lar batista em Niterói -RJ, e teve como tema “Andar com fé eu vou...”

07


galeria de fotos

Um pouco do semestre atravĂŠs das lentes dos estudantes Abuenses

Leste news Informativo ABUB / regiĂŁo lest e

08


Para saber mais sobre a ABUB ou sobre nossa regi達o entre http://abub.org.br/


Leste news #01