Issuu on Google+


Sumário > > > > > > > > > > > > > > >

Proposta Mudanças Padrão Cromático Tipografia Logo Ilustrações Faces da Embalagem Planificação Dimensionamento Elementos da embalagem Grid Layout sabão neutro Layout sabão azul Layout sabão coco Layout sabão verde

03 04 05 06 07 09 10 13 14 16 17 18 19 20 21


03

Proposta O sabão em barra se mantem há tempos no mercado brasileiro e já faz parte dos hábitos de consumo da população, consagrado pelo seu poder de limpeza e rendimento, porém a fórmula e embalagem se mantem sem grandes mudanças significativas. A produção altamente pulverizada gera uma grande concorrência nesse ramo. Esse é um dos principais entraves ao crescimento dos próprios negócios informais e do mercado de produtos de limpeza, em geral. O aumento da eficiência da inspeção sanitária, seu fortalecimento e aparelhamento certamente contribuirão para a redução do índice de clandestinidade no setor e, consequentemente, para sua expansão. A inovação nesse ramo se dá com a criação de novos tipos de produtos, mas as tradicionais embalagens de plástico continuam inalteradas. Em um mercado tão acirrado, onde todos produtos são muito semelhantes, qualquer mudança que traga valor e diferenciação, sem aumento significativo de custos, é bem vinda dentro de um mercado tão tradicional. A criação de uma nova embalagem para o sabão em barra parte da solução dos antigos problemas de ordem estrutural, mercadológica e usabilidade. E a geração de valores e utilidades para um produto que está desatualizado no mercado.


04

Mudanças A partir da percepção a cerca da utilização do sabão em barra criamos uma nova proposta que busca trazer um grande diferencial para as embalagens da categoria e fortalecer a posição do sabão Geo no mercado. A embalagem além da sua função básica de proteger o produto vem ganhando destaque como uma forte ferramenta de marketing, com o apelo ecológico do sabão Geo, nada mais que natural que reforçar esse atributo e criar uma embalagem com essa preocupação. A antiga embalagem de plástico além de apresentar problemas na utilização, é de difícil decomposição no meio ambiente. Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Embalagem, quando a embalagem é atraente, a mesa representa o diferencial do produto, o consumidor se mostra interessado em adquirir o produto mesmo quando esse é desconhecido. Buscando trazer mudanças significativas na utilização do sabão em barra, a nova embalagem será confeccionada em material semelhante às atuais caixas de sabão em pó, acondicionará os sabões na vertical, permitindo que mais caixas sejam acomodadas em um menor espaço e traz na parte frontal um picote que permitirá que usuário retire facilmente uma barra.


05

Padrão Cromático Assim como a marca da empresa, as cores das embalagens permaciam sem mudanças. Nossa proposta cria um combinação diferente de cores para cada um dos quatro tipos de sabão da linha. Através de um painel de referências visuais do maior grupo de usúarios de sabão em barra, definimos as seguintes harmonias cromáticas:

Neutro

Azul

Limão

Coco


06

Tipografia A partir da percepção a cerca da utilização do sabãoNa pesquisa referencial dos concorrentes, percebemos a forte presença das tipografias no estilo pósmoderno, que apresentam várias características de diferentes estilos e épocas: traço modulado, serifas ausentes; abertura variável. Escolhemos para compor o layout das embalagens a fonte Raspoutine Classic que se encaixa nas características descritas acima.

Raspoutine classic italic qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm ,.;/]~[´-1234567890 Raspoutine demi bold italic qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm ,.;/]~[´-1234567890

Raspoutine medium italic qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm ,.;/]~[´-1234567890


07

Logo A logo permanece inalterada desde o começo da empresa, variando em entre uma versão chapada e uma versão com efeito de iluminação. Propomos também uma atualização na logo atual e que venha agregar ao layout do projeto atual.


08

Logo A nova logo da GEO é mais limpa e moderna, adequado-se ao novo projeto da empresa que buscando novos públicos e fidelizar clientes. A marca vem com um novo formato, remetendo a uma bolha que representa leveza e limpeza, visto que a empresa trabalha com higiene do lar. A tipografia é mais leve e moderna. Foi usada em caixa baixa para transmitir essa leveza. O azul foi usado como marca, por ser índice da marca existente e pela sua reprentatividade cromatica, confiança e limpeza.


09

Ilustração Utilizamos ilustrações de flores que são comumente utilizadas em embalagens para criar alusão de feminilidade, natureza e limpeza e facilmente assimiladas pelo público-alvo. Os hibiscos particularmente são conhecidos como “Mimos de Vênus” e possuem uma forma original e harmoniosa.


10

Faces da Embalagens A embalagem foi desenvolvida para ser o grande diferencial da empresa, ela apresenta uma continuidade na gondula, criando uma unidade visual do produto no local de venda. como funciona nossa embalagem

1. Destaque a aba na lateral e puxe para romper o picotado e abrir a embalagem

2. Segure o sab達o nas extremidades, levante e retire o produto

DESTAQUE AQUI

DESTAQUE AQUI

3. Retorne a aba para o forma origina para fechar a embalagem

Faces laterais


11

Faces da Embalagens sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

EMBALAGEM

Antes de usar leia as instruções do rótulo. Composição: sabão base óleo de coco, soda, glicerina, sais inorgânicos, aditivos, corante, essência, sequestrante e água. Finalidade: lavagem de roupas e louças em geral. Modo de usar: lavagem de roupa: aplicar diretamente o produto sobre o tecido molhado e depois enxaguar com água em abundância. Lavagem de louças: aplicar diretamente o produto na louça ou utensílio com auxílio de esponja ou lã de aço, em seguida enxaguar com água em abundância. Em caso de contato com os olhos lavar imediatamente com água em abundância. Em caso de ingestão, não provoque vômito e consulte imediatamente o centro de intoxicações ou o médico, levando o rótulo do produto. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Telefone de emergência ceatox - hospital das clínicas 0800 014 81 10 ou (11) 3096-8571. Manter em local seco, ventilado e longe de raios solares.

Fabricado por: Goiás Produtos de Higiene e Limpeza Ltda. Rod. GO-326, Km 22, S/Nº - Anicuns - GO. CEP: 76 170-000. CNPJ: 05.346.154/0001-53. Produto notificado na Anvisa/MS. Téc Resp.: Edmar Antônio Mota - CRO: 123000-58 - 12º Região, Márcio de Sousa Brito, CRF: 1718 - 5ª Região. Atenção: Conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Autorização/MS 3.02879.6. Válido por 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. MARCA REGISTRADA • INDÚSTRIA BRASILEIRA ABRA AQUI

sis t

abre & seu

s

ab

ão

ão aç

a de conserv em

fecha

G E O p r o t e gi d

contém 5 unidades de 200g

Face da frente

0800 62 7979 sa c @ sa b a og e o.c om .b r

o

1 kg peso líquido

Face de trás


12

Faces da Embalagens

sab茫o glicerinado com 贸leo de coco natural

Face de cima

Face debaixo


13

Planificação A planificação mostra a embalagem aberta. A parte branca na face da frente corresponde a janela, onde o produto ficará visível, mas protegido por um plástico

sabão glicerinado com óleo de coco natural

como funciona nossa embalagem

sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

EMBALAGEM

Antes de usar leia as instruções do rótulo. Composição: sabão base óleo de coco, soda, glicerina, sais inorgânicos, aditivos, corante, essência, sequestrante e água.

1. Destaque a aba na lateral e puxe para romper o picotado e abrir a embalagem

Finalidade: lavagem de roupas e louças em geral. Modo de usar: lavagem de roupa: aplicar diretamente o produto sobre o tecido molhado e depois enxaguar com água em abundância. Lavagem de louças: aplicar diretamente o produto na louça ou utensílio com auxílio de esponja ou lã de aço, em seguida enxaguar com água em abundância. Em caso de contato com os olhos lavar imediatamente com água em abundância. Em caso de ingestão, não provoque vômito e consulte imediatamente o centro de intoxicações ou o médico, levando o rótulo do produto. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Telefone de emergência ceatox - hospital das clínicas 0800 014 81 10 ou (11) 3096-8571. Manter em local seco, ventilado e longe de raios solares.

2. Segure o sabão nas extremidades, levante e retire o produto

Fabricado por: Goiás Produtos de Higiene e Limpeza Ltda. Rod. GO-326, Km 22, S/Nº - Anicuns - GO. CEP: 76 170-000. CNPJ: 05.346.154/0001-53. Produto notificado na Anvisa/MS. Téc Resp.: Edmar Antônio Mota - CRO: 123000-58 - 12º Região, Márcio de Sousa Brito, CRF: 1718 - 5ª Região. Atenção: Conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Autorização/MS 3.02879.6. Válido por 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. MARCA REGISTRADA • INDÚSTRIA BRASILEIRA ABRA AQUI

a de conserv em

abre & seu

DESTAQUE AQUI

s

ab

contém 5 unidades de 200g

ão

ão aç

sis t

DESTAQUE AQUI

3. Retorne a aba para o forma origina para fechar a embalagem

fecha

G E O pr ot

do e gi

1 kg peso líquido

0800 62 7979 sac@sabaogeo.com .br


14

Dimensionamento A nova embalagem do sabão GEO será confeccionada em papelão. O dimensinamento a seguir demonstra suas medidas. As áreas continuas em preto indica corte, já as pontilhadas dobra. As partes em rosa indicam um recorte para a janela, onde o produto ficará visível ao consumidor, mas protegido por um plástico, a fim de conservar o produto. As áreas em laranja indicam onde será a abertura da embalagem. A parte pontilhada indica onde será feito o picote. Já a parte continua mostra um papel sobressalente que será grudado na embalagem e após sua abertura encaixará em um furo na embalagem.


15

Dimensionamento 55 mm

95 mm

55 mm

95 mm

50 mm

55 mm

230 mm

25 mm

55 mm

27.5 mm

55 mm

corte

15 mm

corte

120 mm

Janela 18 mm

17 mm

5 mm

80 mm

10 mm

Abertura da embalagem


16

Elementos da embalagem

NOVA

EMBALAGEM


17

Grid Buscando uma maior organização e orientação dos elementos gráficos da embalagem foi construída uma grid quadrada de módulo 3x3 mm. A escolha do módulo quadrado foi pela adequação às peças. Além das possíveis combinações entre os módulos, tornando possível diagramações diferentes e integrantes de um mesmo projeto. A altura e comprimento do módulo, 3cm, foi escolhido, pois em pesquisas feitas revelou-se que esse formato possibilita mais combinações dos módulos em diversos formatos.


18

Layout sabão neutro sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

NOVA

EMBALAGEM

ABRA AQUI

ABRA AQUI

sis t

sis t

contém 5 unidades de 200g

do t e gi

1 kg peso líquido

contém 5 unidades de 200g

ão

ão aç

peso líquido

G E O pro

ab

s

1 kg

ão

abre &

fecha

seu

ab

do t e gi

a de conserv em

ão aç

G E O pro

abre &

fecha

s

s

ão

ABRA AQUI

seu

seu

ab

EMBALAGEM

a de conserv em

ão aç

abre &

NOVA

EMBALAGEM

a de conserv em

contém 5 unidades de 200g

sabão glicerinado com óleo de coco natural

sis t

sabão glicerinado com óleo de coco natural

fecha

G E O p r o t e gid

o

1 kg peso líquido


19

Layout sabão azul sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

NOVA

EMBALAGEM

ABRA AQUI

ABRA AQUI

sis t

sis t

contém 5 unidades de 200g

G E O pro

do t e gi

1 kg peso líquido

ab

Azul contém 5 unidades de 200g

ão

ão aç

peso líquido

Azul

ão

s

1 kg

ab

abre &

fecha

seu

do t e gi

a de conserv em

ão aç

G E O pro

abre &

fecha

s

s

contém 5 unidades de 200g

ão

ABRA AQUI

seu

seu

ab

EMBALAGEM

a de conserv em

ão aç

abre &

NOVA

EMBALAGEM

a de conserv em

Azul

sabão glicerinado com óleo de coco natural

sis t

sabão glicerinado com óleo de coco natural

fecha

G E O p r o t e gid

o

1 kg peso líquido


20

Layout sabão coco sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

NOVA

EMBALAGEM

ABRA AQUI

ABRA AQUI

sis t

sis t

contém 5 unidades de 200g

G E O pro

do t e gi

1 kg peso líquido

ab

Coco contém 5 unidades de 200g

ão

ão aç

peso líquido

Coco

ão

s

1 kg

ab

abre &

fecha

seu

do t e gi

a de conserv em

ão aç

G E O pro

abre &

fecha

s

s

contém 5 unidades de 200g

ão

ABRA AQUI

seu

seu

ab

EMBALAGEM

a de conserv em

ão aç

abre &

NOVA

EMBALAGEM

a de conserv em

Coco

sabão glicerinado com óleo de coco natural

sis t

sabão glicerinado com óleo de coco natural

fecha

G E O p r o t e gid

o

1 kg peso líquido


21

Layout sabão verde sabão glicerinado com óleo de coco natural NOVA

NOVA

EMBALAGEM

ABRA AQUI

ABRA AQUI

sis t

sis t

contém 5 unidades de 200g

G E O pro

do t e gi

1 kg peso líquido

ab

Verde contém 5 unidades de 200g

ão

ão aç

peso líquido

Verde

ão

s

1 kg

ab

abre &

fecha

seu

do t e gi

a de conserv em

ão aç

G E O pro

abre &

fecha

s

s

contém 5 unidades de 200g

ão

ABRA AQUI

seu

seu

ab

EMBALAGEM

a de conserv em

ão aç

abre &

NOVA

EMBALAGEM

a de conserv em

Verde

sabão glicerinado com óleo de coco natural

sis t

sabão glicerinado com óleo de coco natural

fecha

G E O p r o t e gid

o

1 kg peso líquido


EQUIPE:

Carolina Pasquali Lucas Alfaix Natha Felipe ORIENTADORA:

Andreia Bordini

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Design de embalagens 7º período


Redesenho Embalagem Sabão em Barra Geo.