Page 1

Introdução:

Este projeto, tem a finalidade de organizar uma nova estrutura para o Site de Turismo do Mato Grosso do Sul. Através de muitos testes executados, elaboramos uma estrutura sintetizada com o intuito de aperfeiçoá-lo melhor. Com o novo sistema e estrutura enquadrada, tentamos destacar as regiões turísticas, assim como toda a cultura da região citada. Fazendo com que, facilite o acesso dos usuários para navegar e encontrar o conteúdo desajado, de uma forma rápida sem casuar conflitos de navegação. Aprimorando não só conceitos de arquitetura da informação, como também conceitos de usabilidade.


Briefing: 1- Feira Livre Possui diversas etnias, destacando japoneses e pessoas do sul do Estado. 2- A capital se destaca pelos seus parques, teatros, museus, entre outros. 3- Fronteiras: Ponta Porã, Bela Vista, Porto Murtinho e Corumbá 4- Pantanal - A região do pantanal sul mato-grossense atrai visitantes do resto do país e do mundo, interessados em conhecer a beleza natural na região. 5- Serra da Bodoquena 6- Cone Sul - Importante região situada ao sul de MS em que se destaca as cidades de Dourados e Naviraí. 7- Flora e Fauna 8- Biodiversidade

Qual o objetivo do projeto? O projeto tem o objetivo de sintetizar um novo site de turismo para o Mato Grosso do Sul, demonstrando nele os melhores locais do Estado.

Quais as áreas de atuação da sua empresa? Turismo com o intuito de promover esta região do país.

Qual o público alvo da sua empresa? Turistas, (Emigrantes e Imigrantes) não importando a idade ou classe social.

Qual o seu posicionamento mercadológico? Ele atrai turista, devido à grande biodiversidade do local, onde nem todos os Estados podem competir com isso.

Qual o tipo de conceito a ser passado aos seus públicos? Ambiental, Cultural e Étnico


Brainstorm: 1- Biodiversidade, O Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidade, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. 2- Cultura, 3- Pantanal, pois é o maior ecossistema do Estado. 4- Bonito, Um local bem destacado e que atraí os turistas. 5- Vegetação, Os cerrados recobrem a maior parte do estado, mas também se destaca a Floresta Estacional Semi-decidual. 6- Corredor bioceânico, As saídas para o Pacífico e Atlântico possuem uma característica única, que as diferenciam das demais. 7- Clima, é subtropical. 8- Rios Paraná, os 4 principais deles: Sucuriú, Verde , Pardo e Ivinhema. 9- Ferrovia Faz ligação entre as cidades de MS, SP, MG e Goiais. 10- Parques 11- Centros Culturais 12- Museus 13- Rodovias, Seu sistema rodoviário contribui em boa medida para o escoamento da produção agropecuária. 14- Dourados, que é a parte agropecuária e a maior cidade do interior de lá, segunda depois de Campo Grande. 15- Animais 16- Indústria Rural 17- Economia: Bacia do Paraná. 18- Artesanato 19- Pesca 20- Três Lagoas, é conhecida pelo turismo do rio paraná e hidrelétrica Jupiá. 21- Paranaíba, É a região responsável pela integração entre as economias do Brasil. 22- Soja 23- Produção extrativista vegetal 24- Produtos agrícolas 25- Madeira 26- Minério 27- Culinária 28- Crenças 29- Arte 30- Folclore 31- Geladinho, Teretetê - bebidas típicas podemos colocar Caribeu. 32- Habitantes ameríndios, ou seja de todas as etnias. 33- Índios Guaranis 34- Aeroportos 35- Saúde


Benchmark: Amostra turística da região

Apresentação de Arquivos

Apresentação Inicial

Login a direita do site

Menu de acessibilidade para pessoas Portadoras de necessidades especiais.

Menu de acesso e informações rápido


Lista de telas e elementos: Elementos:

Elementos Específicos:

Página da Categoria:

-

Página Inicial: Cabeçalho – default Rodapé – default

Cabeçalho – default Rodapé - default

Cabeçalho Logo Mudar idioma Busca

Página Inicial: -

Notícias Dicas de Viagens Previsão do tempo Login

Principal: Busca, menu default Destaque de fotos tipo slide show Destaque de dicas de viagens Destaque de Notícias

Principal: Busca, menu default Menu com a aba selecionada da categoria Menu específico - informações, curiosidades e fotos Publicidade - Banner patrocinado default

- Menu com 4 categorias: Conheça a região, Onde ir, Viagens e Contato, Contendo 22 abas ao total: Cultura, Gastronomia, Eventos, Esportes, Artesanato, Biodiversidade, Campo Grande , Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana, Nova Andradina, Sindrolândia, Paranaíba, Hospedagem, Pontos Turísticos, Dicas de Viagens, Como chegar, Fale Conosco, Serviços turísticos.

Rodapé: - Informações de contato: Endereço do local


Diagrama de navegação: Home

Onde ir

Viagens

Contato

Cultura

Campo Grande

Hospedagem

Atendimento ao Cliente

Banner

Hotéis Dourados

Previsao do Tempo

Busca

Turismo

Gastronomia

Corumbá

Eventos

Três Lagoas

Esportes

Ponta Porã Três Lagoas

Cadastro Dicas de Viagem

Artesanato

Naviraí

Biodiversidade

Aquidauana

História

Nova Andradina

Galeria

Sindrolândia

Paranaíba

Como Chegar


Análise do questionário: Introdução: “Este questionário foi realizado, com a finalidade de obter uma opinião geral do público questionado de várias faixas etárias, de ambos os sexos, e com diferentes graus de instrução, abordando o tema de ecoturismo do estado do Mato Grosso do Sul . Nesta enquete, foram questionadas 37 pessoas e na sua maioria, a faixa etária de todos está entre 18 e 30 anos de idade.” 1°Pergunta: O que você tem de costume de procurar ao entrar na página principal do site? Como podemos visualizar no gráfico, a maioria dos usuários que responderam ao questionário tiveram preferência pela opção: “ Ler conteúdo da página Inicial”, ou seja, isto nos informa que é essencial na página inicial do nosso site disponibilizarmos notícias atrativas que chamem a atenção destas pessoas, e que com isso alcancemos o objetivo de mantê-las interadas no site.

2°Pergunta: Você procura por páginas relacionadas ao turismo brasileiro? De acordo com o gráfico, podemos perceber que a maioria de pessoas não procuram por sites de turismo, então temos de convencê-las: 1- Por meio de anúncios nas redes sociais, pois é onde as pessoas ficam o maior período de tempo. 2- Colocaríamos notícias que atrairiam os usuários e clientes a fazer uma viagem de ecoturismo.


Inventário de conteúdo:


Análise do Card Sorting: - Categorias elaboradas pelos idealizadores do projeto: Cidades Home Serviços

- Categorias adicionadas pelos participantes: Cultura Cultural Diversão Serviços turísticos Sobre Sobre a cidade O que fazer Variedades Turismo Conhecendo a região Área do Viajante Fale Conosco Contato

Como podemos analisar o gráfico, ele nos remete informações essenciais para aperfeiçoar as categorias do nosso site. De acordo com a numeração visualizada, tivemos uma porcentagem de respostas balanceadas e outras desfavoráveis ao que esperávamos, ou seja, com toda essas informações adquiridas modificaremos o nome e os ítens de algumas categorias, para facilitar a navegação dos usuários.

- Categorias Principais: Home: Nesta categoria, a quantidade de pessoas que adicionaram algum item foi mínima, portanto, muitos usuários se sentiriam perdidos no nosso site para procurar qualquer assunto sobre a região, com isto, percebemos que devemos titular esta categoria com outro nome, para que o entendimento seja perspicaz e não confunda o usuário. E com isto, podemos ter como exemplo a categoria “Área do Viajante”, que segundo o gráfico foi bem aceita pelos usuários, e de acordo com numeração o público não teve dificuldade para direcionar os itens a ela.

Cidades: Nesta categoria, a maioria dos participantes adicionaram corretamente os itens com os respectivos nomes das cidades do MS sem nenhuma dificuldade, ou seja, isto facilitou nosso trabalho pelo simples fato de termos obtido o resultado que esperávamos, além de não termos que fazer modificação alguma no nome desta categoria.

Serviços: Conforme os resultados transmitidos pelo gráfico, esta categoria foi bem aceita pelos usuários e com isto não precisaremos modificar nada, e até mesmo se quiséssimos modificar daria certo, pelo fato de ter duas categorias que foram sugeridas e bem ressaltadas pelos usuários e não os confundi.


Wireframe (Pรกgina Principal):


Wireframe (Pรกginas Internas):


Descrição Funcional:


Descrição Funcional:


Conclusão:

Por meio dos testes realizados, podemos concluir que todo sistema funciona de uma forma eficaz e sem empencilhos para os usuários, ressaltando também a facilidade de acesso aos itens e categorias adequadas a estrutura do sistema. Fazendo com que, o usuário não tenha dificuldades na navegação do sistema.


Card Sorting:


Análise do Card Sorting: - Categorias Sugeridas pelos Participantes: Área do viajante - Conhecendo a região - Contato - Cultura - Cultural - Diversão - Fale conosco Home - Página Inicial - O que fazer - Pontos turísticos - Serviços turísticos - Sobre - Sobre a Cidade Turismo - Variedades: Conforme o gráfico nos mostra, estas categorias adicionadas pelos participantes nos auxiliaram bastante. Algumas destas categorias sugeridas, serão colocadas no lugar de outras que trouxeram dificuldades aos usuários, para que todos os participantes não se confundam ou se sintam perdidos com a estrutura do site, e possam ter uma navegação sem empecilhos.


Análise do questionário: 3°Pergunta: Que tipo de conteúdo em um site de turismo mais te interessa? Podemos visualizar no gráfico, que o conteúdo que mais interessa e agrada aos usuários seria a visualização de “fotos”. Portanto, com a informação obtida pela enquete, percebemos que é o tipo de conteúdo que todo usuário gostaria de ver antes de ir conhecer o local, ou seja, é um dos artifícios fundamentais para o nosso site. Não só para atraí-los, mais sim, para conhecerem mais sobre cultura, os pontos turísticos e a biodiversidade do Mato Grosso do Sul. Sendo, pouco reconhecida.

4°Pergunta: Você procura fotos dos pontos turísticos do destino a ser visitado antes de viajar? Podemos analisar no gráfico que a maioria dos usuários tem preferência por visualização de fotos, ou seja, este recurso não poderá faltar no site. Com estes resultados, percebemos que os pontos turísticos devem ser bem destacados; Pelos resultados obtidos para solucionar o problema, faremos uma página só com dicas de viagens e isso ajudará bastante o nosso público na hora de procurar sobre os pontos turísticos do Mato Grosso do Sul pois, terá toda informação sobre cada local sugerido pelo site, e com isso, faremos com que nossos usuários tenham a curiosidade de visitar o Mato Grosso do Sul, e por fim querer saber mais sobre sua cultura e biodiversidade.

5°Pergunta: Acha interessante saber sobre a previsão do tempo do MS, através do site? Como visualizamos em nosso gráfico, a porcentagem de pessoas que acham interessante ter a previsão do tempo é muito maior do que as pessoas que não acham. Com isso, chegamos a conclusão de que é importante termos um espaço na página inicial do site, demonstrando a previsão do tempo do Mato Grosso do Sul. Para quem realmente deseja viajar e conhecer o local, possam usufruir das informações meteorológicas. (Pois, quem gostaria de usufruir da biodiversidade do local com um mal tempo?)


Análise do questionário: 6°Pergunta: A quanto tempo você utiliza computador? A maioria dos usuários escolheu a opção de 5 a 10 anos , ou seja, o nosso público alvo se torna muito maior , fazendo com que também possamos demonstrar para os clientes que venham oferecer pacotes turísticos, possam visualizar consumidores em potenciais destes pacotes. E isto, influencia as pessoas que acessam o site de turismo do Mato Grosso do Sul pela oferta maior de anunciantes oferecendo pacotes turísticos voltados para as áreas do Mato Grosso do Sul, criem uma concorrência maior, fazendo com que as pessoas se cotizem em grupos, possibilitando assim a redução de custos e todos possam usufruir de preços mais convidativos, ao turismo na região do MS.

7°Pergunta: Quantas vezes por semana você acessa a internet? Como podemos analisar o gráfico, o percentual de pessoas que acessam a internet todo o dia é maior do que os outros, tendo isto como informação, nós faríamos propagandas em redes sociais e utilizaremos o marketing em promoções de viagens com alguma atividade atrativa relacionada para chamar a atenção dos usuários, fazendo com que todos eles acessassem o site de turismo.


Benchmark: Patrocinadores

Mapa do site

Barra de acesso rรกpido

Menu de imagens

Menu lateral

Guia de sites do governo


Análise do questionário: 8° Pergunta: Você usa o computador para: A enquete feita, nos demonstrou que a maioria do público utiliza a internet todo dia, ou seja, esta resposta nos ajudou bastante, pelo seguinte fato : Atrairíamos nossos usuários por meio de promoções, de brindes e entretenimento no site do Mato Grosso do Sul, pois com isso conseguiríamos voltar totalmente a atenção do usuário para tudo que há dentro do site. Poderíamos, por exemplo fazer um manifesto a preservação da biodiversidade no planeta, pois isso com certeza atingiria um certo público, no caso, aqueles que defendem o meio ambiente e induziria- os a visualizarem todo conteúdo do site.

9° Pergunta: Você utilizaria o site da Secretaria de Turismo do MS para realizar uma viagem? Pela enquete realizada a porcentagem de pessoas que utilizaria o site é bem maior, com isto temos dados suficientes de que o site, precisaria ter um pouco de cada conteúdo para agradar qualquer usuário que fosse visitá-lo. Por exemplo: Fotos, vídeos, notícias e entretenimentos.


Questionรกrio:


Questionรกrio:


Questionรกrio:


Questionรกrio:


Questionรกrio:


Questionรกrio:


Briefing: Qual o tipo de conceito a ser passado aos seus públicos? Ambiental, Cultural e Étnico

Qual o tamanho do negócio? (faturamento, número de funcionários opcional). Está associado a algum grupo? Isso deverá ficar explícito no projeto? Ampla devida à diversidade étnica do local. Sim, principalmente os grupos de proteção ambiental e valorização da cultura indígena.

Qual a sua posição correlação a concorrência hoje? Posição bem avantajada devido a diversidade cultural, seus atrativos, como escalada, pesca... Dentre outros.

Quais os itens nos quais a identidade visual irá se manifestar? Chaveiro, bolsas, camisas,...

O que você espera da marca de sua empresa? Promover o turismo no Estado do Mato Grosso do Sul.

Você conhece as marcas dos seus concorrentes? Sim.

Existe alguma que sirva como parâmetro para o projeto que vamos desenvolver? Dê – nos exemplos. Sim, a do próprio Estado.


Apresentação : Projeto Integrador Alunos: Nathane Rodrigues e Jhonathan D’ávila

Apresentação - Site Secretaria de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul  

Este protótipo foi realizado para o projeto final do 2º período da Faculdade de Design Gráfico na Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Realiza...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you