Issuu on Google+


Ozana, 40 anos . Assitida pela Capec desde 2010.


Sobre Nós A Casa de Apoio às Pessoas com Câncer - CAPEC, é uma organização sem fins lucrativos dedicada em fazer o bem. Sediada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais assiste centenas de pessoas e suas famílias. O principal objetivo da CAPEC é ajudar o paciente com câncer a viver melhor. Também trabalhamos para difundir a informação na sociedade, abor­dando temas diversos sobre direito à saúde, cidadania e prevenção do câncer. Conheça adiante porque a CAPEC defende avidamente o valor da vida e o direito do desejo individual e coletivo pela esperança.


Publicação em prol da vida

Na luta contra o câncer, informados somos todos vencedores.


Sobre o Publivida Uma das nossas visões é a busca pela multiplicação do conhecimento, por isso, acreditamos que com informação e educação é possível construir uma sociedade mais justa e mais saudável. O Publivida é um site de publicações digitais voltado para educadores, estudantes, voluntários e interessados em contribuir para a disseminação de conhecimento sobre o câncer e de outras doenças. A intenção com o Publivida é que ele se torne referência em informações sobre o câncer e porque não sobre outras doenças e/ou outros assuntos que nos ajudem a ter uma vida melhor, mais saudável, além disso, o Publivida é um ótimo local para você que é estudante e precisa publicar um trabalho, seja na conclusão do curso e/ou em qualquer etapa do mesmo, entre em contato conosco pelo publivida@capec.org.br e obtenha mais informações.

www.publivida.org.br


A CAPEC mantém e desenvolve programas e ações para garantir melhorias duradouras na qualidade de vida das pessoas portadoras de câncer. Com a ajuda de todas as pessoas envolvidas na luta contra o câncer, realizamos muitas conquistas em favor da vida. Conheça a seguir:


NUTRIÇÃO PARA A VIDA

O serviço “Nutrição para a vida” tem como objetivo básico favorecer o tratamento oncológico a partir de uma nutrição adequada. Sabe-se que os tratamentos envolvendo quimio e radioterapia são muito agressivos, provocando falta de apetite e perda de peso, o que exige que o paciente tenha uma alimentação de qualidade e rica em nutrientes. Em grande parte dos casos suplementos alimentares são receitados pelos médicos como complementação da dieta do paciente. Devido a situação de vulnerabilidade social, muitas pessoas não tem condições de arcar com os gastos que tal dieta exige, neste sentido este serviço visa proporcionar estes recursos alimentares indispensáveis para a boa recuperação do paciente.

VALE GÁS O serviço “Vale Gás” é integrado ao serviço supracitado “Nutrição para a Vida”, e visa assegurar às famílias dos assistidos a condição de preparar a sua alimentação. Este serviço surgiu a partir do diagnóstico feito pelo Serviço Social detectando a dificuldade da compra mensal do gás para o cozimento dos alimentos.


VALE SACOLÃO Integrado ao programa Nutrição Complementar, o Vale Sacolão ,desde 2010 assegura as famílias dos assistidos a condição de aplicarem em suas refeições uma dieta saudável e equilibrada, rica em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, vitaminas A,C,E e selênio, aumentando satisfatoriamente suas possibilidades de recuperação e de cura da doença. A dieta é considerada um fator importante para a recuperação entre 20 e 50% dos casos de câncer. Pesquisas comprovam que é possível evitar 35% dos casos de câncer apenas com uma dieta rica em frutas e legumes.

SORRISO SAÚDE Para o paciente com câncer, a quimioterapia e a radioterapia causam inúmeros comprometimentos à cavidade bucal. Por essa razão a Capec criou o serviço “Sorriso Saúde”, visando uma melhoria na qualidade de vida do paciente e a redução dos sofrimentos físicos e psíquicos. A odontologia tem papel fundamental na vida do paciente com câncer no que toca a preservação da saúde bucal e também é relevante na prevenção dos efeitos colaterais bucais decorrentes do tratamento. Assim, este serviço oferece aos seus assistidos orientação sobre higiene bucal, tratamentos odontológicos clínicos e também, quando necessário, próteses dentárias.


TRANSPORTE SOLIDÁRIO O serviço “Transporte Solidário” é fundamental para que o paciente com câncer em tratamento e seu familiar “cuidador”, possam cumprir com a rotina de consultas, exames, e tratamento de radioterapia ou quimioterapia, assegurando seu trajeto casa / hospital / casa, como também casa / instituição /casa, sem se preocupar em como manter seu transporte diário, semanal ou periódico. E sabe-se que muitas das ausências dos pacientes às consultas, exames e tratamento decorrem da falta de condições financeiras de arcar com o valor do transporte. Por essa razão este serviço visa proporcionar o recurso para que os seus assistidos possam receber, até quando necessário, os vales transporte para comparecer à sua consulta ou tratamento.

MAIS SAÚDE, MAIS VIDA Neste serviço o público é acompanhado através do fornecimento de itens necessários ao tratamento do paciente oncológico, os quais incluem: medicamentos curativos, bolsas de colostomia, kit higiênico (sabonete, pasta de dente, e sabão em barra), fraldas geriátricas, fraldas infantis, sondas; próteses; cadeiras de roda e banho para pacientes com a mobilidade comprometida e concessão de exames clínicos de valor consideravelmente alto.


APPO – APOIO PSICOLÓGICO AO PACIENTE ONCOLÓGICO Este projeto visa, através de escuta individual e atendimentos grupais, oferecer suporte emocional a pacientes, cuidadores e familiares cujo adoecimento pelo câncer trouxe desestabilização emocional, contribuindo para um melhor enfrentamento e elaboração psíquica do momento de adoecimento. Também faz parte do serviço desenvolvido pelo APPO criar juntamente com o as Assistentes Sociais eventos pontuais de intervenção psicossocial, de acordo com a escuta de necessidades que é realizada pelos profissionais. Quando necessário é realizado atendimento psicológico domiciliar e hospitalar.

OFICINA DE ARTESANATO Durante o tratamento oncológico o paciente fica a maior parte de seu tempo envolvido com toda a rotina do mesmo. O projeto de “Oficinas de artesanato” viabiliza uma ocupação para além da rotina médica e traz consigo grandes benefícios para o paciente e seus familiares. Nas oficinas os participantes aprendem e ensinam diversas técnicas de artesanato e assim desenvolvem uma nova forma de se ocuparem e até uma possiblidade de gerarem uma renda pessoal.


O processo de aprendizagem influencia diretamente na autoestima dos participantes, possibilitando a transição de uma posição de incapazes e passivos para a postura de capazes e ativos diante de suas vidas. Para além de tal benefício as aulas são momentos de relaxamento, descontração e diversão onde eles podem deixar de fora as preocupações do dia-a-dia.


OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA “ENTRANDO NA LINHA” Este projeto foi criado a partir da demanda dos assistidos referente a necessidade de uma renda pessoal. Tendo em vista viabilizar um espaço de geração de renda foi criado um grupo de confecção de panos de prato feitos na técnica de patchwork. A criação de vínculos sociais, a troca de vivências, a autonomia financeira e pessoal são fatores de inclusão e acompanhamento do público na ação socioassistencial. Proporcionar momentos lúdicos, desenvolver a criatividade, atenção e interação social, também são objetivos deste projeto. Para a primeira remessa de produtos confeccionados a Instituição doou os materiais necessários. A partir da venda dos primeiros produtos o próprio grupo passou a arcar com a compra dos novos materiais. O lucro da venda é dividido entre todos os participantes do grupo. A confecção dos produtos, a compra e a venda são feitos pelos próprios participantes.


Natal Solidário Ao longo do ano, apoiamos e valorizamos a vida! Demonstramos isso em um evento denominado Natal Solidário CAPEC, realizado anualmente, onde, além da vida, celebramos também a esperança e a dignidade humana, compartilhamos as alegrias das realizações alcançadas ao longo do ano, e, porque não, já vislumbrarmos um mundo melhor no próximo ano. Neste evento os convidados tem a oportunidade de mostrar o amor que tem por seus semelhantes, e, nós da CAPEC temos grande alegria em poder, de alguma forma, proporcionar momentos de confraternização, compartilhar sentimentos e demonstrarmos com atitudes que vale a pena apoiar o próximo e valorizar a vida, e que fazemos isso com alegria e satisfação. Participe conosco deste evento, será um prazer ter sua presença!


PESSOAS ATENDIDAS DIRETAMENTE

Precisamos da sua ajuda para realizar este sonho ! Conheça nosso trabalho e faça parte da realização deste sonho com sua doação!

www.capec.org.br


Construindo um sonho: Em meados de 2011, demos início à concretização de um sonho que começou a ser idealizado dois anos antes com a compra de um terreno, e é onde desde 2011, temos lutado muito para construir nossa sede própria. A construção desta sede será um marco para nós, uma vez que, com apenas seis anos de existência o fato de já termos um terreno próprio cuja construção temos levado adiante com recursos proveniente unicamente de doações da sociedade civil é motivo de alegria para nós. É importante deixar registrado aqui, que com pouco tempo de atuação, temos empenhado muito para mostrar a sociedade que (ainda) é possível fazer um trabalho sério com dinheiro de doações de pessoas, que, assim como nós, apóiam e valorizam a vida. Quando a construção deste sonho estiver concluída e em pleno funcionamento, atenderemos por mês, aproximadamente, 600 pessoas diretamente e cerca de 2.400 indiretamente.


Doações Para as pessoas portadoras de câncer assistidas por nós, sua doação representa a garantia de recursos que geram esperança e vida.


Se não fosse a dedicação e a solidariedade ofertada pelos amigos, parceiros e contribuintes, jamais poderíamos exercer nosso papel social, exprimirmos nossos ideais e realizarmos tantas conquistas em favor da vida. As doações que recebemos possui um imenso valor e significado para nós, pois elas são revertidas da maneira mais adequada para garantir melhorias duradouras na qualidade de vida de nossos assistidos, seja através das doações físicas, e/ou através dos serviços oferecidos por nós. É por este motivo que agradecemos e, ao mesmo tempo, solicitamos a sua doação, pois é com ela que realizamos o nosso trabalho, conforme apresentado neste livreto. Continue nos ajudando a es-

crever historias de vitória na luta contra o câncer.

Contribua para a vida você também! Como contribuir: Caixa Econômica Federal Ag.: 2983 - Op.: 003 C/C: 422-2

www.capec.org.br


IMPORTANTE É com tristeza que utilizamos esse espaço para alertar nossos contribuintes (e possíveis contribuintes) que existem instituições, que, infelizmente, tem usado nosso nome para conseguir doações, ou seja, uma contribuição que uma pessoa doa pensando que chegará para a Casa de Apoio às Pessoas com Câncer - CAPEC, muitas vezes não chega. Acreditamos que é um direito do doador ter a certeza para onde está doando, sendo assim, seguem algumas formas de saber se a doação é para nós: - o mensageiro/motociclista tem que estar sempre com o crachá de identificação onde consta o nosso telefone (31) 3459 - 3000 para sanar possíveis duvidas; - o mensageiro/motociclista SEMPRE entregará ao doador, ou a quem o receber, um recibo impresso juntamente com um folder explicando sobre nosso trabalho; - o recibo citado acima, SEMPRE será todo impresso, já com o valor combinado com a operadora do telemarketing, ou seja, nós, em nenhuma hipótese, mandamos recibo para serem preenchidos na hora; - caso haja alguma parte escrita à mão/caneta no recibo, não efetue a doação, pois esta, com certeza, não chegará até nós. - Em caso de dúvida, solicite o recibo ao mensageiro/motociclista, e ligue para nós no telefone que consta no recibo, que é sempre um numero fixo, informe o nº do recibo e a atendente lhe informará se a doação em questão procede do nosso sistema ou não. Dica : • Procure sempre conhecer o local para onde está efetuando a doação. Visitar pessoalmente é o mais indicado, não sendo possível, peça informações a um amigo/conhecido e pesquise na internet se há alguma informação/fato que desabone tal instituição.


R

www.capec.org.br

facebook.com\ong.capec www.publivida.org.br


Livreto.