Page 1

Brandbook 1


2


Freshen up Trabalho de Graduação Interdisciplinar do Curso de Design Gráfico Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - São Paulo - 2014 Kaian Thies Maschio e Natan Eduardo Rezende e Santos Orientador: Vitor Fernandes 3


Dedicatória

Dedicamos este trabalho a todos os professores, familiares e amigos que nos ajudaram no decorrer deste projeto com seus palpites, visões e conselhos, sem os quais não teríamos uma base para este projeto.

4


Apresentação

O ato de mascar algo remota desde a época das primeiras civilizações. As vezes por motivos de saúde, outras por algum simbolismo ou ritual. Atualmente usamos gomas artificias específicas para este ato e que há algum tempo ganhou outras funções além de refrescar nosso hálito. Neste projeto vamos propor a renovação de uma marca deste mercado que está a muito defasada: a Freshen-up. Apresentaremos novos valores e abordagens para que ela se torne relevante no mercado outra vez.

5


6


SUMÁRIO

História

8

Posicionamento da marca

10

Identidade visual

12

Logotipo

13

Versões acromáticas

15

Versões cromáticas

16

Proporções da Marca

17

Área de proteção

18

Redução mínima

19

Usos indevidos

20

Tipografia

21

Textura

22

Aplicação da textura com logo

23

Usos incorretos

24

Estilo Fotográfico

26

Slogan

28

Papelaria básica

30

Digital

40

Promocional

52

Embalagens

60 7


Hist贸ria

8


Como surgiu o chiclete? Essa é uma pergunta que ainda alimenta os curiosos de plantão. Se você sair por aí pesquisando sobre o tema, encontrará diferentes versões. Mas uma coisa é certa: muito antes do chiclete ser inventado, os seres humanos já mascavam gomas vegetais. Alguns historiadores dizem que essa foi uma descoberta dos índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore chamada chicle para estimular a produção de saliva durante suas longas caminhadas. Os maias, do sul do México, também conheciam a goma de chicle, que, ao que tudo indica, usavam para refrescar o hálito. A goma era extraída de uma árvore nativa do Yucatan. O hábito estava longe de ser uma novidade quando os espanhóis chegaram por lá em 1518. Mas, somente no final do século 19 que o fotógrafo americano chamado Thomas Adams resolveu fazer do chiclete uma fonte de lucros e teve a idéia que apresentou o chiclete ao mundo. Assim junto com a resina que os mexicanos mascavam, ele acrescentou sabores, deu ao produto o formato de bolas e o nome de Black Jack. A goma de mascar tornou-se popular nos Estados Unidos e a empresa de Adams começou a adquirir outras marcas famosas como a chiclets (1900) e Dentyne (1899). A aceitação foi tão grande, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial, que ele desenvolveu outros produtos tais como: Clorets (1952), Trindet (1962), o Bubblicious (1977) e o Bubbaloo (este sendo um novo chiclete, com formato redondo e recheio líquido). No Brasil o chiclete foi intoduzido durante a Primeira Guerra Mundial (1945) através do contato com soldados norte americanos. O primeiro chiclete lançado aqui foi o famoso Ping Pong ícone da infância de muita gente. 9


Posicionamento da marca

Construídos pela esquipe de executivos da Empresa o posicionamento da marca, busca definir um plano estratégico a ser seguido em todo tipo de situação, onde a marca se expõe ao público. 10


Objetivos Corporativos Visão, missão e valores são os princípios da marca do Freshen-up. Que busca ser uma marca descontraída e agradar ao consumidor.

VISÃO

MISSÃO

- Ser uma marca presente no dia-a-dia principalmente dos jovens, promovendo eventos que interessam a este público, além de novas experiências culturais e esportivas que remotem ao bem estar e descontração promovido pelas gomas de mascar.

- Momentos de alegria, descontração, emoção e amizade acompanhados de sabores inovadores que proporcionam o bem estar para todos.

VALORES

- Promover experiências - Bem estar do cliente - Inovação em sabores

11


Identidade visual

A identidade visual do Freshen-up possui diretrizes que devem ser seguidas para a sua correta aplicação nos materiais de comunicação. Essas orientações abrangem a marca e os elementos de apoio em aplicações como cores, tipografia, textura, etc. 12


Logotipo

Ao fechar os olhos e ouvir o nome da marca, automaticamente lembramos de seu desenho! Reduzindo o logotipo é este o resultado que se espera. Este foi o conceito principal que consideramos para criar o logo “n-up”. A redução dos elementos aconteceu atravéz da palavra “n-up”. O Complemento freshen-up irá desaparecer com o tempo, ficando apenas “n-up” e seu símbolo, estratégia adotada assim que a marca se firmar no mercado.

No que diz respeito ao símbolo, podemos ver que ele foi colocado no lugar do hífen representando a bola de chiclete e o líquido pioneiro do freshen-up. Vendo a marca, não tem como não notar a palavra “n-up” e seu símbolo, que se encontra em destaque no logotipo, sendo que logo após o olho é guiado para a palavra freshen-up que serve de base para a mesma.

13


14

Freshen up


Freshen up

Freshen up

Versões acromáticas

Versão Positiva Versão ultilizada quando o branco é o suporte para a aplicação da marca, esta é ultilizada em assinaturas de e-mail, apresentações em Power-Point, e documentos oficiais.

Versão Negativa Uma vez que a marca tem forte presença do preto em suas peças, esta versão é mais ultilizada, otimizando o conceito e criando um alto contraste buscado em sua identidade.

15


Versões cromáticas

16

# 9E1880 C:45 M:100 Y:0 K:0 Pantone 248 C

Freshen up Freshen up

Pantone 354 C C:60 M:0 Y:100 K:0 # 76B72A

# E30513 C:0 M:100 Y:100 K:0 Pantone 185 C

Pantone 1925 C C:0 M:100 Y:60 K:0 # E40045

Freshen up

Freshen up

Pantone 130 C C:10 M:40 Y:100 K:0 # F7A600

Freshen up

Estas são usadas especificamente, no relativos sabores compostos. A marca muda conforme o sabor apresentado. O seu símbolo , muda de cor com um gradiente estipulado em um ângulo de 45º.

Pantone 803 C C:0 M:0 Y:100 K:0 #FFED00

# 951B81 C:50 M:100 Y:0K:0 Pantone 254 C

#EC6607 C:0 M:70 Y:100 K:0 Pantone 152 C


Proporções da marca

Freshen up

Há uma proporção entre os elementos do logotipo n-up. Proporções criadas para sempre haver clareza, legibilidade e pregnância na marca

x

2x

x

x

17


Área de proteção

Freshen up

Outros elementos próximo da marca podem reduzir a força da marca. É criado então uma área de proteção para que isto não aconteça, conforme mostrado nesta página.

18

x

x


Redução mínima

Freshen up

Freshen up

Preservando a legibilidade da marca n-up, deve-se respeitar as medidas mostradas aqui.Estas devem ser ultilizadas em todas as versões da marca.

15 mm

Freshen up

Freshen up

15 mm

42 px

42 px

19


Usos indevidos

Distorção da marca

20

Uso de transparência

Troca de tipografia

Sem contraste com o fundo

Freshen up

Alteração no símbolo

up

Símbolo preenchido

hen Fres

Freshen up

Uso em outline

Freshen up

Freshen up

Existem vários usos indevidos onde nunca deve-se ser aplicado na marca.Alguns estão reproduzidos aqui:

Rotação da marca


Tipografia A tipografia responsável para evidenciar frases de campanhas e eventuais frases em destaque é a Sansita One Aquela de maior ultilização na identidade da n-up é a Ubuntu, ela pode ser encontrada em light, light italic, regular, italic, medium, medium italic, bold e bold italic Para os textos formais como o de especificações do produto é ultilizada a Myriad Pro Condensed, diminuindo assim o corpo da letra e criando mais espaço para o texto. Há também a Arial regular uma fonte sistema, aquela que existe em todos os sistemas operacionais. Arial Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Sansita one

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Myriad Pro Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Ubuntu light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu light italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu medium ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu medium italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Ubuntu bold italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 21


Textura A textura n-up foi construída a partir do símbolo que aparece no logotipo. O elemento foi repetido em 3 tamanhos, os quais foram dispostos de forma com que o ícone não perdesse seu formato inicial.

Regras de construção e uso

A textura n-up deve seguir as seguintes diretriz-

es: • Utilizar sempre as cores em outline das versões cromáticas seguindo a lei do gradiente. • A aplicação padrão da textura ocupa toda a largura do suporte preenchendo as extremidades do suporte. • A textura sempre está localizada na parte inferior do suporte. • Em larguras menores que 200px para meios digitais e 30mm para meios impressos a aplicação não deve ser feita. • A aplicação deve sempre seguir uma das padronagens demonstradas ao lado.

22


Aplicação da textura com o logo Quando a textura for aplicada ao lado do logo, ela deve ocupar 3/4 da largura do suporte, para que a mesma não interfira.E este portanto deve estar sempre a direita do suporte, neste caso.

2/4

3/4

Freshen up

1/4

23


Usos incorretos

• Não utilizar em fundo em branco

• Não utilizar em branco

• Não usar transparência 24

• Não rotacionar os elementos

• Não mudar as cores

• Não ultilizar em uma, duas ou três cores.


• Não diminuir até 200 pixels de largura

• Não usar preenchimento nos símbolos

• Nunca sobrepor outros elementos gráficos á textura.

• Não distorcer

A textura não deve ocupar menos que 3/4 do suporte. 1/4

2/4

3/4

4/4 25


Estilo fotográfico

26

Há uma padronização de fotos para que o material de comunicação e o material institucional sigam o conceito da marca.Para tal finalidade foi criado o estilo fotográfico do Freshen-up.


Na Freshen-up existe um padrão a se seguir quando se utilizar fotos em nossas peças de publicidade. Aqui estão descritos as diretrizes a ser seguidas. • Sempre pessoas com a faixa etária entre 18 a 35 anos, homens e mulheres. • Cores que remetem as da identidade Freshen-up (laranja, vermelho, amarelo, roxo e etc..) Fundos escuros, preferencialmente na cor preta. • Fotos da vida noturna. • Contraste: alto. • Emoções: as pessoas devem transmitir felicidade, descontração e curtição. • Relação fotográfica: sobre o retratado, ele pode estar olhando para a câmera ou não, isto é indiferente.

27


Slogan

28

Slogan é uma curta mensagem usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço. Aqui se encontram as regras para a utilização do slogan Freshen-up


Dê um #UP O slogan “Dê um #UP”, remete a idéia da marca que é a de consumir o chiclete e ter um momento de descontração, alegria e até mesmo otimismo perante as atividades pacatas.

Dê um #UP

A hashtag “UP”, é usada para que as pessoascompartilhem suas fotos e publicações online, no Instagram ou mesmo no facebook. Isto torna a marca mais popular dentro de seu mercado que está cada vez mais digital. A frase é ultilizada em preto ou em branco nas peças de propaganda, exceto nas embalagens onde elas aparecem no gradiente dos respectivos sabores. Sua tipografia é a Sansita One, usada para frases que se destacam em seus suportes

29


Papelaria básica

30

O conjunto de papelaria se refere as peças impressas que ajudam na concretização de uma marca, tendo também um uso funcional e comunicativo.


Cartão de visita Formato: 48x48 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x4 Papel: couché fosco 300g/m² ou similar Acabamento: refile com cantos arredondados Fontes dos textos: • Nome do Colaborador - Ubuntu Bold/Regular, 9pt • Cargo, endereço e telefone - Ubuntu Regular, 7 pt.

48 mm

Freshen up

48 mm

5 mm

Felipe Andrade

5 mm

Diretor, Marketing

11 2013 2030 11 9800 0756 felipean@freshen-up.com.br Av.Palista, 2356 São Paulo - SP - 03850-001 freshen-up.com.br

34 mm

31


Papel timbrado Formato: 210x297 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x0 Papel: offset Alta Alvura 90g/m² ou similar Acabamento: refile simples Fontes dos textos: • Endereço, telefone e site - Ubuntu Regular/Bold, 9 pt. • Texto: Arial, 11 pt.

30 mm

30 mm

15 mm 40 mm

37 mm 32


Envelope ofício Formato: 230x115mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x0 Papel: offset Alta Alvura 90g/m² ou similar Acabamento: corte e vinco com faca especial e colagem Fontes dos textos: • Endereço, telefone e site - Ubuntu Regular/Bold, 9 pt.

230 mm 35 mm 115 mm

20 mm

20 mm

33


Envelope saco

• Endereço, telefone e site - Ubuntu Regular/Bold, 15 pt.

34

30 mm

80 mm

30 mm 30 mm

Formato: 357x258 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x0 Papel: offset Alta Alvura 120g/m² ou similar Acabamento: corte e vinco com faca especial e colagem Fontes dos textos:


Pasta Formato aberto: 516x320 mm Formato fechado: 258x320 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x1 Papel: Duo Design 250g/m² ou similar Acabamento: laminação fosca na face externa, verniz, corte e vinco com faca especial e colagem.

258 mm

320 mm

516 mm

320 mm

35


Crachรก Formato: 75x47 mm Tipo de impressรฃo: digital Cores: 4x0 Suporte: PVC 0,5mm

75 mm

47 mm 36


23 mm

Cds e DVDs Formato: 135x135 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x0 Papel: Duo Design 250g/m² ou similar Acabamento: laminação fosca na face externa, corte e vinco com faca especial e colagem

116 mm 120 mm

Freshen up

135 mm

135 mm

freshen-up.com.br

37


38


39


Digital

40


Instagram

41


Twitter

42


Facebook

43


Site Home

44


Site Conceito

45


Site Sabores

46


Site Na mĂ­dia

47


Site Contato

48


49


50


51


Promocional

52

Para atividades promocionais, aqui estĂŁo suportes e meios de contato direto com o pĂşblico.


Stooper Formato: 210x210 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x4 Papel: Duo Design 250g ou similar Acabamento: laminação fosca.

210 mm

210 mm

53


Cartaz Formato: 210x297 mm Tipo de impressão: offset Cores: 4x0 Papel: Duo Design 250g ou similar Acabamento: laminação fosca na face externa.

297 mm

54

210 mm


55


Carro de transporte O carro de transporte é o Fiat Dobló Cargo na cor preta. Seu envelopamento consiste em utilizar a textura, o slogan e o logo. Seu uso é em específico para transporte dos produtos para os revendendores autorizados de Freshen-up.

56


Fiat Dobl贸 Cargo

57


Carro promocional Para eventos, onde a marca estará presente com há o carro promocional, que pode vir a ser um fiat 500, seu custo é compatível com a marca e seu estilo também. A cor preta prevalece como em todas as peças da marca e seus grafismos completam a identidade da marca

58


Fiat 500

59


Embalagens

60

Veja aqui as embalagens n-up, que oferecem conforto em seu manuseio e usam do conceito da marca, agregando mais forรงa visual


Medidas

VISTA SUPERIOR

4,7cm

3,2cm

3,4cm

2,8cm

2,7cm

2,0cm

0,8cm

ATENÇÃO 2,5 cm

2,3cm

VISTA LATERAL

3,3cm

2,5 cm

3,2cm

2,0 cm

0,2cm

0,4cm 0,1cm

0,1cm

2,0 cm 7,1cm

Rótulo

6 cm

2,3 cm

2,0 cm

2,5 cm

2,3cm

2,9 cm

2,85cm

Embalagem

3,4cm

2,7cm

2,5cm

0,7cm

Produto (Chiclete)

2,3cm 2,3cm

VISTA INFERIOR

61


R贸tulos

62


R贸tulos

63


64


65


Medidas 2,3 cm

Vista lateral 17,7 cm

2,0 cm

2,5 cm

2,0 cm

2,9 cm

1,0 cm

1,3cm1

,0 cm

Vista frontal/traseira

Vista superior

0,5 cm

0,8 cm

mc 8,31

mc 0,2

66


67


68


R贸tulo

R贸tulo

R贸tulo

R贸tulo

69


276 cm

16 cm

532 cm

70


71


2014 72

Brandbook n up  

Brandbook para fins acadêmicos da marca Freshen-up

Brandbook n up  

Brandbook para fins acadêmicos da marca Freshen-up

Advertisement