A Mente no Cosmos e os Pés no Chão

Page 87

A Mente no Cosmos e os Pés no Chão

Em seguida, em 1953, Stanley Miller, um estudante americano de 23 anos, em um laboratório da Universidade de Chicago, a partir da mistura de gases proposta por Urey, montou um dispositivo semelhante ao representado na Figura 6.1, página anterior. Miller simulou no dispositivo experimental algumas condições possíveis de terem existido na atmosfera primitiva terrestre, composta pela mistura de metano, amônia, vapor de água e hidrogênio, submetendo-a a descarga elétrica de alta tensão, equivalentes aos raios na Terra primitiva. A ideia básica da experiência de Miller era fornecer energia à mistura gasosa e verificar se havia a produção de moléculas orgânicas. Dito e feito! Depois de uma série de descargas elétricas, o líquido, inicialmente incolor, passou a um castanho-alaranjado, evidenciando a possível formação de novas moléculas. Miller, empregando uma técnica analítica de cromatografia em papel, analisou a composição das moléculas e verificou que havia sido produzido grande número de compostos orgânicos, entre os quais vários aminoácidos e outras moléculas básicas da vida. Até hoje, esse experimento é usado como referência de origem da vida na Terra. Entretanto, há mais de três décadas, considera-se que a atmosfera primitiva do planeta não era redutora e sim neutra. Nessas condições, o experimento de Miller produz quantidades insignificantes de aminoácidos. Mas quais seriam efetivamente as condições abióticas físicas e químicas da Terra quando se deu o surgimento dos primeiros seres vivos?

Era micro-orgânica Estudos no campo da biologia, ciência que estuda os seres vivos e as leis que os regem, bem como sua evolução e suas relações com o ambiente e entre si, indicam que a vida na Terra começou a dar seus primeiros sinais de existência há 3,5 bilhões de anos, quando a atmosfera primitiva provavelmente tinha uma constituição diferente da atual. Os fósseis mais antigos, considerados sem sombra de dúvida como resquícios de organismos vivos, são de aproximadamente 3,4 bilhões de anos atrás. Para Lynn Margulis, a vida se originou há 3,5 bilhões de anos, a partir de ciclos bioquímicos catalíticos que formaram membranas e originaram as primeiras células bacterianas autopoiéticas. De 3,5 a 1,5 bilhões de anos atrás, ocorreu a era da vida micro-orgânica, quando se registrou a origem e evolução de micro-organismos. 87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.