Issuu on Google+

caminhos do Tietê Emi K. Santana de Parnaíba Eu tirei essa foto do Rio Tietê em Santana de Parnaíba. Em Santana, tem espuma no rio e a água é suja. Eu escolhi essa foto porque ela mostra como a espuma á. As pessoas lavam as ruas em São Paulo com água e sabão com muita frequência. Quando a água vai para o esgoto, ela vai para o rio. Quando a água se move, os produtos químicos no sabão criam espuma. Isso afeta o rio porque a espuma faz com que o rio fique muito sujo e o lixo que nós produzimos também pode poluir o rio. Eu sempre posso me lembrar sobre a poluição que o lixo pode criar e tentar não jogar fora muita coisa.

Pirapora do Bom Jesus Eu tirei essea foto em Pirapora do Bom Jesus. Eu escolhi essa foto porque ela mostra que não tem espuma no rio a cada hora do dia e as pessoas podem fazer algo sobre isso, de modo que não tem nada de espuma. Nesta foto, não tem espuma no rio. Eu pensei que era estranho, porque Pirapora é conhecida pelo rio estar cheio de espuma. Os monitores disseram que tem muita espuma no início da manhã, mas não depois disso. Acho que as pessoas em São Paulo e Pirapora devem reconhecer o que está acontecendo e tentar fazer algo sobre isso. As pessoas em Pirapora ficam doentes porque elas estão inalando pedaços da espuma sopradas pelo vento! Se eles se tornam conscientes, elas podem limpar o rio.


Chácara do Rosário  Eu tirei essa foto na Chácara do Rosário. Eu escolhi essa foto porque ela mostra as pessoas construindo a parede da casa. Na casa que nós comemos almoço, as paredes têm 70 cm de espessura. É uma fazenda muito velha, e eles faziam açúcar na fazenda. A casa foi construída pelos bandeirantes e minha parte favorita foi a pequena igreja na casa. Os homens sentavam no interior da igreja para feriados importantes, mas as mulheres tinham que olhar de fora da igreja, porque mulheres não eram importantes quanto os homens. Eu acho que as pessoas que viviam naquela época eram mais inteligentes do que as pessoas que vivem agora, porque eles não tinham tecnologia para ajudar eles a descobrir nada. Eles só pensavam nisso por eles mesmos e copiavam as coisas da natureza. Por exemplo, eles não compravam nada menos que tinha que comprar alguma coisa. Eles fizeram todos os mobiliários e toda a comida que eles precisavam. A única coisa que eles compravam foi o sal e sal era muito caro. No sótão da casa, os bandeirantes colocaram as coisas preciosas, como sal, moedas e descobertas preciosas.


Fazenda Água Sumida  Eu tirei essa foto na Fazenda Água Sumida. Eu escolhi essa foto porque ela mostra as canas de açúcar e as canas de açúcar foram a melhor parte para mim. Essas são canas de açúcar. Um homem ensinou a nós a plantar cana de açúcar de uma forma simples para que nós podemos plantar em qualquer lugar. Primeiro, você toma uma cana que tem cerca de um ano e você corta a cana em 5 peças. Então, você planta as peças em uma linha deitada horizontalmente. Depois de alguns meses, ele vai começar a crescer e em breve será uma cana totalmente crescida! Quando uma cana de açúcar tem 1 ano, o ciclo vai começar de novo e você pode cortar a cana em cinco peças novamente. Para cada cana de açúcar, você pode crescer mais de 10 canas de açúcar no ano seguinte! Eu acho que é muito legal porque se você plantar 20 canas em um ano, você vai ter 200 canas de açúcar no próximo ano!

Barra Bonita  Eu tirei esse foto na Barra Bonita. Eu escolhi essa foto porque ela mostra que a água do rio em Barra Bonita e é muito lindo. Em Barra Bonita, o Rio Tietê não tem espuma e a qualidade da água é muito boa. Tem algas no rio, então a cor do rio é verde. Nós observamos que tinha muitas plantas aquáticas nas margens e tinha a mata ciliar em torno do rio. A mata ciliar é um tipo da floresta que protege o rio de inundações. É chamada mata ciliar porque a mata ciliar age (acts) como cílios para o rio. Eu acho que é legal, porque todas as raízes das árvores seguram ( hold back) toda a sujeira que vem caindo para o rio quando tem uma inundação. Eu amei como a água estava calma e quando nós estamos em silêncio, você pode ouvir o sussurro do vento nas folhas das árvores. Essa foi a minha parte favorita sobre Barra Bonita porque era muito calmo, e nunca é silenciosa em São Paulo - sempre tem o som de carros e pessoas falando. Eu acho que seria um ótimo lugar para ler um livro em um dia ensolarado.


Porto Feliz  Eu tirei essa foto em Porto Feliz. Eu escolhi essa foto porque ela mostra que a qualidade da água do rio é boa, mas não é tão boa quanto a água na Barra Bonita. Tem algumas peças de lixo flutuante no rio, mas ainda assim, a qualidade da água era muito, muito melhor do que qualidade da água em São Paulo. Eu achei que era incrível, porque nós estamos onde os bandeirantes estavam antes de eles andarem nas suas canoas para ir em sua monção. Chamaram suas expedições pela água de monções. A água estava calma e tranquila lá também, mas só podemos ver um pouco do rio. No parque, nós vimos também uma canoa real que os bandeirantes usaram. Eu acho que os nomes de Barra Bonita e Porto Feliz são bonitas, porque eles realmente descrevem o que a cidade se parece e da água. Esses dois lugares eram meus lugares favoritos da viagem.


Salto  Eu tirei essa foto em Salto. Eu escolhi essa foto porque ela mostra que o rio é sujo em algumas partes. No rio em Salto, tem muito espuma e nós vimos garrafas de plástico nas margens do rio. O rio também tinha uma cachoeira que fazia muito barulho na época dos bandeirantes. Agora, cachoeira faz um pequeno som e cria espuma. O rio também cheira muito mal em Salto. O rio cheira melhor do que em São Paulo, mas ainda cheira mal. Acho que isso é por causa de todas as garrafas de plástico que são jogadas no rio. Nós podemos fazer algo sobre isso. Podemos ter certeza de que nós nunca jogamos lixo nas ruas, podemos reduzir a quantidade de tempo que levamos para tomar um banho e podemos reciclar as coisas. Eu acho que o rio em São Paulo e o rio em Salto são similares porque os dois são poluídos.

Lilly T. Santana de Parnaíba    Eu  tirei  a  foto  do  rio  em Santana de Parnaíba.  Eu escolhi  essa  foto  porque  ela  mostra  como  o  rio  poluído  pode  também  estar  fora  de  São  Paulo  As  pessoas  jogam  lixo  diretamente  no  rio,  mas  também  jogam  nas ruas também, 


que  termina  no  rio.  Nós  podemos  tentar  não  jogar  muito  lixo  nas  ruas  e  tentar  de  reciclar  os  produtos  nas  nossas  casas.   

   

Pirapora do Bom Jesus    Eu  tirei  essa  foto  em  Pirapora  do  Bom  Jesus,perto  do  Santana  de  Parnaíba.  Nessa  foto,  tem  o  Rio  Tietê  com  prédios  e  casas. Tem uma igreja também. Eu escolhi essa  foto  porque  mostra  que  é  uma  cidade  religiosa  como  Santana de  Parnaiba.  Eu tambem aprendi que em Pirapora  do Bom Jesus as pessoas moram muito perto do rio. 

Chácara do Rosário    Eu  tirei  esta  foto  na  Chácara  do  Rosário,  que  mais  ou  menos  tem  250  anos.  A  foto  é  uma  parte  da  Chácara  do  Rosário,  mas  tinham  uma  igreja  pequena,  quartos  e  uma  cozinha  também.  Eu  escolhi  essa  imagem  porque  ela  mostra  mais  ou  menos  como as casas eram nessa época.  Eu  também  aprendi  que  a  casa  foi  construída  pela  famila  do  Borba  Gato.  As  rochas  usadas  em  algumas  partes  da 


casa  são  muitos  velhas  e  só  pode  achar  no  Brasil  e  em  algumas partes da Austrália. 

   

Barra Bonita    Em Barra  Bonita,  nós fizemos  um teste de  água  para  ver  qual  era  o  PH.  A  agua  estava  linda  e  não  tinha  espuma, mas  a  cor  era  verde.  Eu  escolhi esta  imagen porque achei  que era  importante  saber  como  linda o Rio Tietê pode ser.  O  PH  era  7,  e  era  básico.  A  temperatura  era  88  graus  F.  Era  muito  mais  limp  e  bonita  do  que  nas  outras  cidades.  Eu  também  aprendi  que  as  pessoas  lá  plantaram  arvores  para  proteger a  terra. Quando  nós  fomos para o  barco,  eu  achei que era muito lindo o rio .   


Porto Feliz  Em  Porto  Feliz,  eu  aprendi  muito  sobre  os  bandeirantes e  como  eles  usaram  o  Rio Tietê.  O Parque  das Monções  foi fundado por  causa  dos  bandeirantes  e  as  expedições  que  eles  faziam  pel  oRio Tietê em  1693.  A cidade era chamada ARARA­ITA­GU­ABA e  as  expedições  do   rio  eram  chamada  monções  na  época.  O  Parque  das  Monções  foi  fundado  em  1920   quando  Brasil  era  muito rico por causa do café. 

Karishma Raj Santana de Parnaíba 

Nessa imagem, há um mirante em Santana de Parnaíba. O mirante é o centro de ruas e casas antigas. As casas são preservadas pelo governo. Elas são preservadas por que muitas pessoas não vivem em Santana de Parnaíba e eles não precisam remover as casas por mais espaço para mais casas. Essa imagem é importante por que elas têm arquitetura que é muito antiga.

Pirapora do Bom Jesus 


Nessa imagem, há o rio e os edifícios e casas que são muito antigas. Eu escolhi essa imagem por que aqui, o rio não é muito sujo e é mais limpo. A cidade também tem muita natureza e oxigênio no rio para a vida poder sobreviver lá. A ação do homem interfere na sobrevivência por que eles usar carros que poluem o ar e o rio. Eu posso usar o que eu aprendi imaginando como o rio teria sido como se mais pessoas vivem nesse lugar.

Chácara do Rosário 

Nessa imagem, eu estou com minhas amigas na Chácara do Rosário. Aqui, nós comemos almoço. Eu fui responsável por que eu não esqueci


nada também quando eu fui comer o almoço. Esse lugar foi uma casa de um bandeirante. Nós aprendemos sobre as fazendas de cana de açúcar. Eu escolhi essa imagem por que nós estamos na casa do bandeirante e você pode ver como as casas antigas eram por dentro, feita de feita de lama e paus de bambu.

Fazenda Água Sumida 

Nessa imagem eu estou fazendo o suco de cana de açúcar com uma máquina que eles usam e que é antiga. Eu aprendi aqui a história da cana de açúcar. Eu escolhi nessa imagem por que ele tem o máquina que os bandeirantes não usavam máquinas e as pessoas hoje não têm que usar essa máquina. Eu penso que as pessoas hoje usam máquinas mais sofisticadas.

Barra Bonita 


Nessa imagem está o rio Tietê em Barra Bonita. Aqui, o rio é muito limpo e tem oxigênio na água e para a natureza ao redor do rio. As plantas verdes crescem em cima da água. Essas plantas não têm que crescer cima de o terra. Eu aprendi que as plantas ao redor do rio deixam os escoamentos do rio. Eu também aprendi que a água é muito clara e que tem uma camada muito fina assentando a alga verde. Eu escolhi essa imagem por que o rio é muito limpo. A ação do homem interfere menos nessa parte do rio Tietê.

Porto Feliz 


Nessa imagem, esse lugar é Porto Feliz. Ele tem esse nome por que ele foi um lugar muito feliz. Os bandeirantes iam desse lugar para as expidações e retornavam. As familias eram muito felizes aqui, e por isso que eles deram o nome Porto Feliz. Nós fizemos o teste da água. A água estava muito limpa. Quando as pessoas não tinham trens, eles usavam o rio para viagem. A ação do homem não interfere muito nesse lugar por que ele não é muito poluido e é muito limpido.


Emi illyekarishma