Page 1


Entrevista do mês VALDOMIRO DANIEL

em entrevista a revista eco ação o consultor de empresas sustentáveis, *antônio carlos porto araújo, fala do iSe. criado pela FGv, Fundação Getúlio vargas, e administrado pela bm&F bovespa. eco ação - O que é iSe? araújo - Índice de Sustentabilidade Empresarial. eco ação - Qual a sua finalidade? araújo - É um identificador que classifica empresas, que na prática tem atitudes sustentáveis, como empresa sustentável. eco ação - e qual é o seu objetivo? araújo -Auxiliar um público de consumidores e investidores preocupados com a sustentabilidade do planeta. eco ação - Há investidores com essa preocupação?

FOTO: www.leiTuracOrpOraTiva.cOm.br

araújo - Sim, com a pressão social sobre o cuidado com o meio ambiente levou pessoas, que vivem de investimentos, no caso os investidores, a preocupar-se com o futuro da empresa, se ela vai sobreviver e se vai manter-se no mercado com tantas cobranças sociais e leis que estão sendo criadas para a proteção do planeta. Essa nova tendência vem crescendo a cada ano, na economia mundial, obrigando empresas a repensar seu modo de produção. eco ação - e como é feita essa classificação? araújo - A empresa precisa atender vários requisitos que compõem o índice, no modo de produção e prestação de serviços precisa haver práticas sustentáveis como: reutilização, reciclagem, reaproveitamento, fornecedores com práticas também sustentáveis, entre outras e programas de educação ambiental. Depois de avaliado item a item pelo ISE a empresa recebe a certificação e é incluída na lista de empresa sustentável que fica disponibilizada no site do BM&F Bovespa. Eco Ação, Junho de 2010

* Antonio Carlos Porto Araujo (antonio.araujo@trevisanconsul Ø advogado, ambientalista, consultor da Trevisan Consult e editor da Trevisan Editora UniversitÆria.

13


GIRO ECOLÓGICO

C U R I O S I DA D E S 2 0 1 0 JAQUELINE ROSA

Em Copenhague hotel paga aos hóspedes para pedalarem e gerar energia FOTO: DIVULGAÇÃO

As bicicletas do Hotel Crowne Plaza estão conectadas a vários geradores que fornecem eletricidade para o prédio. Os hóspedes podem ganhar um vale-refeição de US$36 se produzirem 10 watthora, são cerca de 15 minutos pedalando. iPhones, anexados ao guidão das bicicletas, mostram a geração de energia enquanto ela ocorre. Executivos do hotel esperam que a oferta diminua as emissões de carbono do hotel e incentive os hóspedes a praticarem exercícios.A quantidade de energia gerada pelas bicicletas pode ser pouca, mas a ideia é ótima. Imagine esse sistema presente em academias, centros esportivos e de ensino, a quantidade de energia limpa gerada poderia ser muito maior.

Suíça lança avião movido a energia solar

Protótipo de aeronave não usa combustível, apenas raios solares que batem em sua superfície. Na cidade de Payerne, na Suíça, um avião fez uma estréia que lembrou os vôos dos primeiros aviões lançados pelo ser humano. Isso porque nunca alguém tinha viajado tanto com tão pouco combustível! Foram 90 minutos, em uma velocidade estimada de 45 km/h e 300 metros de altura. O projeto custou 94 milhões de dólares, mas provou que é possível viajarmos em um futuro próximo sem toda a violência ambiental que os jumbos de hoje representam. Esta nave tentará dar a volta ao mundo em 2012. 40

Eco Ação, Junho de 2010


Revista Eco Ação  

Projeto desenvolvido por alunos no ultimo ano de jornalismo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you