Page 1

REVISTA

Panelas & Cia

Edição Especial Online Gratuita

Ano I - Edição 01

Delícias para o Natal e Ano Novo 100

+

de

receitas

Especial Vegetarianos, Decoração de Mesas, Sucos Detox e Aproveitamento das Sobras Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 - 1


2 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

3


As delícias e sonhos do Fim de Ano

E

nfim chegando o Natal e o Ano Novo, adoroooooo! Hora de ir às compras, gastar o 13º em presentes, lembranças aos amigos, confraternizações de fim de ano, liquidações, prestações a perder de vista, etc. Preparar as malas para viajar no fim de ano, (re)fazer todas promessas , emagrecer, estudar mais, ser melhor filho, marido, esposa, pai, mãe, procurar um emprego melhor, parar de fumar, economizar mais, entre tantas outras. Enfim, mas o melhor momento com certeza é fazer receitinhas ma-ra-vi-lho-sas, que vamos sugerir nas páginas a seguir, para reunir a família e saborear os pratos tradicionais e algumas novidades nas ceias, para todos os gostos e bolsos. Há desde os aperitivos, entradas, as famosas lentilhas, farofas, cuscuz, arroz, risotos, carnes, aves, suinos, peixes, frutos do mar, sobremesas, panetones, bolos, tortas, drinks. Hummm, que tentação! Ainda uma gostosa ceia para Vegetarianos e diversos sucos Detox para eliminar as gordurinhas das ceias, está sem ideia para decorar a mesa veja também nossas dicas. Afinal, esses momentos em família, quando estão comendo e, ao mesmo tempo conversando e trocando alegrias e experiencias, é simplesmente mágico e único. A Panelas & Cia é um dos nossos produtos que estamos, nesta edição, disponibilizando apenas online, gratuitamente para os leitores da Eloy Fashion. Espero que possamos compartilhar com você novas revistas, sempre produzidas com carinho, no próximo ano. Nós da Nascimento Editora desejamos a todos um excelente Natal e um próspero Ano Novo! Um beijo carinhoso e até Março de 2015 com a revista Eloy Fashion.

Nossa Capa

Panelas

REVISTA

Editorial

Edição Especial online gratuita

& Cia

Edição 01 - Numero 01

Delícias para o Natal e Ano Novo 100

+

de

receitas

Especial Vegetarianos, Decoração de Mesas, Sucos Detox e Aproveitamento das Sobras

Receita Peru recheado com farofa na pag 48

Nascimento Editora de Revistas Ltda Presidente: Rose Nascimento Vice-Presidente: Eunie Pupo Auxiliar Administrativo: Victor Braga Jornalista Responsável: Rose Nascimento - MTB: 34.985-41 Editora: Mary Braga - jornalismo@nascimentoeditora.com.br Revisora: Rosiani Rossi Arte: Equipe NER - arte@nascimentoeditora;com.br Diagramação: Equipe NER Estúdio Fotográfico Coordenador: Alexandre Jr Nesta edição: Fotos Divulgação Comercial: (11) 9.9290-2482 comercial@nascimentoeditora.com.br Panelas & Cia é uma publicação da Nascimento Editora de Revistas Ltda. R. Alberto M, da Fonseca, 71 - Pq. Eloy Chaves - Jundiaí - SP CEP: 13121-081 Tel.: (11) 4582-6208 | 9.9290-2482 www.nascimentoeditora.com.br contato@nascimentoeditora.com.br Aviso importante: A Nascimento Editora de Revistas Ltda, não se reponsabiliza pelo conteudo e pela procedência dos anúncios publicados nesta revista, de modo que não restará configurado nenhum tipo de responsabilidade civil em decorrencia de eventual não cumprimento de pactos firmados entre anunciantes e leitores.

Acompanhe as nossas revistas Rose Nascimento rose@nascimentoeditora.com.br

4 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


05 - APERITIVOS

Bolinhoss de Bacalhau Empanado, Árvore de Natal de Legumes, Guirlanda de Minidogs, Cestiha de Salpicão e Medalhão de Batata.

10 - PATÊS

Tomate Seco com Ricota, Presunto no Tomate Cereja, Peito de Peru, Cenoura, Ervas Frescas, Frango, Milho, Sardela e Ricota.

Cardápio

Cremosa de Frango e Quiche de Palmito e Peito de Peru.

62 - BOLOS E TORTAS

38 - CARNES VERMELHAS

Lagarto ao Molho Madeira, Costela ao Barbecue de Cerveja Preta, Rocambole de Filé Mignon com Espinafre, Picanha Recheada e Alcatra ao Molho de Vinho.

42 - AVES

Lentilha da Sorte, Creme deLLentilha, Lentilha ao Vinho, Lentilha Tradicional e Lentilha à Espanhola.

Peru Recheado com Farofa, Peru Assado com Maionese, Chester e Farofa de Pêssego, Chester à Brasileira, Frango Especial de Natal e Frango com Frutas e Fios de Ovos.

Bolo de Natal, Bolo Creole de Frutas, Bolo de Nozes, Charlote de Morango, Bolo de Reis, Torta de Panetone e Frutas Secas, Torta de Damasco, Tortas de Bombons e Torta de Ganache e Frutas Vermelhas.

18 - SALADAS E MUSSES

48 - SUÍNOS

68 - PANETONES

14 - LENTILHAS

Musses de Atum, Queijo, Cogumelos, Alho e Azeitonas. Salada de Batata Especial, Salada de Tabule de Peru com Frutas , Salada de Camarão e Salada Tropical.

Panetone Tradicional, Charlote de Panetone, Panetone com Brigadeiro, Pavê Trufado com Chocotone e Minipanetone Recheado com Ganache .

22 - CUSCUZ E FAROFA

Terrine de Cuscuz e Legumes, Farofa Sortida, Farofa de Laranja, Cuscuz de Salsicha e Cuscuz Maré Cheia

26 - ARROZ E RISOTO

72 - BEBIDAS Pernil ao Molho de Limão, Lombo Trançado, Pernil Recheado, Tender com Molho de Laranja e Purê de Maçã e Lombo Recheado com Azeitonas e Alcaparra

52 - PEIXES E FRUTOS DO MAR

Bacalhau Espiritual, Camarão na Moranga, Paella de Frutos do Mar, Bacalhau à Portuguesa e Moqueca de Peixe. Arroz de Forno com Lascas de Bacalhau, Arroz Colorido, Arroz ao Vinho, Risoto de Salmão e Risoto aos 4 Queijos.

56 - SOBREMESAS

Canelone de Ricota com Espinafre, Ninho com Molho Rosé, Lasanha de Bacalhau, Espaguete com Camarão e Macarrão Especial Gratinado.

Quiche de Batata, Tomate e Manjericão, Torta de Cebola Cremosa, Empadão de Legumes, Torta

76 - SOBRAS

Escondidinho de Peru, Empadão de Chester, Wrap Rápida, Fricassé de Bacalhau e Pudim de Panetone.

80 - VEGETARIANO

Coxinha de Legumes, Farofa Fria, Salada de Quinoa e Legumes, Conchiglione com Pasta de Berinjela, Torta de Banana com Morango, Arroz de Natal, Risoto de Tomate com Manjericão, Tender Vegetariano e Bacalhoada Vegetariana.

86 - SUCOS DETOX

30 - MASSAS

34 - QUICHES, TORTAS E EMPADÃO

Ponche de Natal, Love me Tender, New Year com Suco de Gengibre e Àgua Aromatizada.

Pavê de Pão de Mel, Musse de Nozes, Rabanada Recheada, Tronco de Natal, Cassata com Frutas Cristalizadas, Cheescake de Limão, Musse de Coco com Maracujá, Pavê de Bem Casado e Mil Folhas com Creme.

Cardápio De 3 Dias Seca 1 Kg, Suco Verde, Cenoura Com Beterraba, Tomate Com Limão, Cítrico Com Alface, Abacaxi Com Hortelã, Ameixa Com Água De Coco, Melancia Com Gengibre e Mamão com Limão.

90 - DECORAÇÃO

Ideias lindas para decorar sua mesa para as ceias de Natal e Ano Novo

Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

5


Aperitivos

Entradas especiais Pequenos sabores

Aproveite também ingredientes das ceias de Natal e ano novo para preparar aperitivos caprichados

Bolinho de bacalhau empanado Ingredientes: 500 gramas de bacalhau. 100 gramas de manteiga. 2 colheres de sopa de azeite. 1 cebola média ralada. 750 gramas de batatas cozidas e passadas no espremedor. 5 gemas. 7 colheres de sopa de trigo. 1 xícara de chá de leite. 2 colheres de cheir-verde picado. Sal e pimenta a gosto. Para empanar: 1 xícara de chá de trigo. 2 claras. 1 xícara de chá de farinha de rosca. Modo de Preparo: Lave o bacalhau em água corrente e deixe-o de

6 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

molho por 14 a 24 horas na geladeira trocando a água. Numa panela com água cozinhe o bacalhau por 20 minutos. Escorra, retire e pele e espinhas. Passe pelo processador para que fique bem desfiado. Aqueça o azeite juntamente com a manteiga e dore a cebola. Acrescente a batata, as gemas levemente batidas, o bacalhau desfiado e misture bem. Dissolva a farinha no leite e despeje sobre a massa misturando bem com uma colher de pau. Tempere com o sal e a pimenta e misture até que a massa se solte do fundo da panela. Adicione o cheiro-verde picado. Misture novamente e deixe esfriar. Molde os bolinhos no formato desejado e passe na farinha de trigo, nas claras batidas e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até ficar dourados.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

7


Arvore de Natal de Legumes

Guirlanda de mini dogs

Ingredientes: Cone de isopor Petisqueira de plástico descartável Pistola de cola quente Palitos ou espetos de madeira; Cortador de biscoitos em formato de estrela; Tesoura para cortar os espetos; Legumes: 3 brócolis, 1 couve-flor grande, 15 tomates cereja, 2 pimentões: um amarelo e um vermelho, 1 saco de cenourinhas, 1 frasco de cebolas em conserva (todos com consistência firme).

Ingredientes: 1 envelope de fermento biológico 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de água 2 ovos 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite 1 colher de margarina Farinha até dar o ponto de abrir a massa com o rolo. 1 1/2 kg de salsichas

Modo de Preparo: Passe a cola quente na base do cone de isopor e cole-o na bandeja. Corte os brócolis em pedaços e espete os palitos nos pequenos caules. Com a ajuda dos palitos vá fixando os vegetais no cone, começando a partir da base. Coloque os maiores embaixo e os menores em cima. Preencha todo cone com os vegetais. Corte os pimentões em fatias e a partir do topo da árvore disponha-os em espiral. Os espaços que ficaram entre os brócolis devem ser preenchidos com as cenourinhas que serão fixadas sem palitos. Para finalizar espete os tomates cerejas e as cebolas em palitos e fixe-os na árvore. Use o cortador de biscoitos para fazer a estrela de pimentão amarelo. Ela deve ser fixada no topo da árvore com um palito. A base da bandeja deve ser preenchida com couve-flor. Dica: Use outros ingredientes como frios e frutas secas.

8 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Misture o fermento, o açúcar, o sal, o leite e a água. Junte os ovos, óleo, margarina. Coloque farinha aos poucos e vá amassando até dar o ponto(mais ou menos 1 kg) Deixe a massa descansar 30 minutos. Enquanto isso, cozinhe as salsichas e depois corte-as ao meio, fazendo 2 mini salsichas. Abra a massa, corte em tirinhas e enrole a salsicha e formando um pãozinho. Leve ao forno até dourar. Em um prato coloque os mini dogs formndo um circulo, enfeite com pimentões vermelhos formando um laço. Salpique oregano


Cestinhas de Salpicão Ingredientes: 500 g de massa de pastel 1 xícara (chá) de peito de frango desfiado 2 cenouras cozidas e cortadas em cubinhos 1 xícara (chá) de salsão cortado em cubinhos 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos 1 pimentão verde cortado em cubinhos 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada 1/4 de xícara (chá) de uva passa 1 maçã verde cortada em cubinhos sal a gosto 2 colheres (sopa) de salsa picada 1 xícara (chá) de maionese Modo de Preparo: Corte a massa de pastel em quadrados de 10 cm x 10 cm. Molde os quadrados de massa em forminhas de empadinha. Coloque-as em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC até dourar. Desenforme e reserve. Em uma tigela, misture o peito de frango, a cenoura, o salsão, os pimentões coloridos, a azeitona verde, a uva passa e a maçã. Tempere com sal e a salsa. Envolva a maionese e recheie as cestinhas de massa de pastel. Sirva com salada de folhas verdes. Dica: Você pode acrescentar ao salpicão uva Itália cortada em quarto e sem sementes

Medalhões de batata Ingredientes: 8 batatas pequenas, descascadas e cozidas sal a gosto 1 ovo batido 1/2 xícara de chá de farinha de rosca 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado fino 2 colheres de chá de orégano seco 1/2 embalagem de bacon Sadia em fatias (125g) Modo de Preparo: Tempere as batatas com sal, passe-as pelo ovo e empane em uma mistura feita com a farinha de rosca, o parmesão e o orégano. Preaqueça o forno em temperatura média alta (210º C). Envolva as batatas com uma fatia de bacon no sentido do comprimento e outra na largura, formando uma cruz. Coloque as batatas em uma assadeira e doure no forno por 5 minutos ou até o bacon ficar dourado. Sirva em seguida com uma carne grelhada e uma salada verde. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

9


Patês

Os queridinhos da festa Uma boa ceia de Natal começa com uma seleção caprichada de petiscos, que ajudam a tornar a confraternização ainda mais gostosa e os patês são os seus tira-gostos preferidos

Tomate seco com ricota Ingredientes: 300 g de tomate seco em conserva 200 g de ricota 1 creme de leite pode ser de caixinha mesmo 1/2 copo de catchup 1 pitada de noz moscada ralada Sal a gosto

10 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Pique a ricota e o tomate seco em pequenas partes. Para melhor bater no liquidificador, até obter uma pasta Se necessário, acrescente um pouco de leite para facilitar. Sirva gelado como acompanhamento de torradas e canapés.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

11


Presunto no tomate cereja

Peito de Peru

Modo de Preparo: No liquidificador, bata o presunto, a margarina e o creme de leite por 5 minutos ou até ficar homogêneo. Em seguida, retire da parte de cima uma tampa um pouco maior (retirando inclusive a parte escura) e, com o auxílio de um boleador, retire a polpa (sementes) dos tomates. Recheie os tomates com o patê. Leve para a geladeira.

Modo de Preparo: Triture a cebola no mini-processador ou pique e separe. Triture o peito de peru light no mini-processador ou pique e separe. Em uma tigela, misture a cebola, o peito de peru, o requeijão e a salsinha. Acrescente sal a gosto.

Cenoura

Ervas frescas

Ingredientes: 200 g de presunto picado 1 colher sopa de margarina com sal 1/2 lata de creme de leite Salsa picada para polvilhar 20 unidades grandes de tomate-cereja

Ingredientes 1 cebola 3 cenouras cruas 3 colheres de sopa de maionese Cheiro verde Sal ou caldo de legumes em pó Modo de Preparo: Descasque a cenoura e a cebola, corte em pedaços e junte com todos os ingredientes no liquidificador. Bata tudo formando uma pasta. Está pronto depois é só servir com torradas.

12 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 1/2 cebola grande 150 g de peito de peru light com casca 1/2 copo de requeijão Salsinha a gosto Sal a gosto

Ingredientes: 1 xícara de chá de requeijão 1 xícara de chá de maionese 1 xícara de chá de ervas frescas picadas (salsa, hortelã, manjericão, cheiro-verde, orégano) Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo: Em uma tigela, misture os ingredientes Conserve em geladeira até a hora de servir Acompanhe torradas, bolachas salgadas e pães de forma.


Frango

Ingredientes: 2 peitos de frango cozidos com caldo de galinha 1 lata de creme de leite 1 vidro de maionese de 250 gramas de limão 2 cenouras médias raladas bem fina Sal a gosto Salsinha e cebolinha bem picados a gosto

Sardela

Ingredientes: 10 colheres (sopa) de azeite 3 dentes de alho amassados 150 g de filé de sardinha anchovada ou aliche 3 pimentões vermelhos cortados em rodelas

Modo de Preparo: Depois de cozido o peito de frango, coloque no processador o frango, a maionese, o creme de leite, sal e salsinha para processar tudo até ficar bem pastoso. Acrescente a cenoura e mexa bem. Pode-se consumir com torradas.

Modo de Preparo: Aquecer o azeite. Coloque o alho e deixe dourar Refogue os pimentões (al dente) Assim que os pimentões esfriarem, coloque-os no liquidificador juntando ao filé de sardinha anchovada ou aliche. Depois de batido, deixe apurar por 10 minutos em fogo baixo Espere esfriar e sirva

Milho

Ricota

Modo de Preparo: Leve ao liquidificador o milho, a margarina, o queijo parmesão e, o sal. Bata, acrescentando a quantidade de leite a gosto (isso fará o patê ficar mais consistênte ou menos). Deixe bater por 5 minutos. Sirva com biscoitos salgados

Modo de Preparo: Amasse a ricota com um garfo, quando a ricota já estiver toda triturada, coloque o creme de leite e misture com uma colher e adicione em seguida o sal. Coloque por último as azeitonas e misture. Leve a geladeira por 10 a 15 minutos.

Ingredientes: 2 latas de milho 250 a 300 ml de leite 2 colheres de sopa de margarina 35 g de queijo parmesão ralado 1/2 colher de café de sal

Ingredientes: 1/4 de ricota temperada (ou de sua preferência) 1/2 creme de leite 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroços e picadas Sal a gosto

Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

13


Lentilhas

Lentilha, o grão da sorte, da fartura e da prosperidade Comer lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Lentilha da Sorte Ingredientes: 500g de lentilha 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1/2 pimentão verde picado 1/2 pimentão vermelho picado 1/2 pimenta dedo de moça picada 3 colheres (sopa) de bacon picado 3 colheres (sopa) de linguiça calabresa picada 1 cenoura grande cortada em cubos pequenos 3 folhas de louro 6 conchas de caldo de legumes 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de aceto balsâmico sal a gosto pimenta do reino a gosto temperinho verde pra decorar 1 forma de papel de alumínio grande com tampa (dessas descartáveis) Modo de Preparo: Em uma frigideira grande, frite a cebola no

14 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

azeite de oliva, espere dourar e acrescente o alho, o bacon e a linguiça calabresa. Refogue bem e reserve. Em uma vasilha, coloque as lentilhas e todos os demais ingredientes para misturar, inclusive o refogado. Coloque tudo em uma forma de papel de alumínio – certifique-se de que o caldo de legumes cubra a lentilha e de que a forma está bem lacrada. Leve ao forno em fogo médio por cerca de 50 minutos. Depois de 50 minutos, prove e veja se a lentilha já está cozida, caso ainda esteja um pouco durinha, retorne ao forno por mais alguns minutos até que fique no ponto, sempre vendo se tem caldo de legumes pra ela não queimar. Quando prontas, decore com temperinho verde e tomates cereja ao servir (eu coloco os tomatinhos um pouco antes pra murcharem, é opcional). Essas são as lentilhas que eu sempre faço em casa, super deliciosas e com uma cor incrível.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

15


Creme de Lentilha

Lentilha ao vinho

Ingredientes: 300g de lentilha 1 cebola pequena 2 dentes de alho 1 colher (chá) de canela (é opcional) pimenta do reino moída na hora 500g queijo minas fresco ou coalho 4 folhas de couve bem picada sal e azeite a gosto

Ingredientes: 500g de lentilha 1/2 garrafa de vinho branco seco 3 tabletes de caldo de legumes 1 folha de louro 1 dente de alho amassado 1 cenoura ralada Pimenta-do-reino a gosto 2 colheres de sopa de manteiga 1 xícara de salsinha picada

Modo de Preparo: Deixe a lentilha de molho por pelo menos 2 horas. Na panela de pressão, frite o alho e a cebola picada até dourar, acrescente a lentilha, sal e água até cobri-la. Tampe e cozinhe por uns 30 minutos em fogo médio. Depois bata no liquidicador a mistura, passe pelo coador, acrescente a canela e a pimenta moída, corrija o sal se necessário e reserve. Refogue a couve picada com sal, azeite e um pouco de alho, reserve. Corte o queijo minas em fatias de mais ou menos 2cm de altura por 7cm de comprimento, grelhe rapidamente todos os lados em uma frigideira bem quente. Monte os pratos com um pouco de caldo, o queijo e por cima um pouco de couve.

Modo de Preparo: Lave a lentilha e coloque de molho por 4 horas, com 1 litro e meio de água morna. Cozinhe a lentilha em fogo brando na panela de pressão, com a água em que ficou de molho e com o vinho, após pegar pressão, cozinhe por mais 10 minutos e retire do fogo. Espere esfriar e abra a panela. Tempere com o caldo de legumes, o alho, a cenoura e a pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo baixo até que todo o caldo tenha evaporado. Retire da panela, coloque num refratário e misture a manteiga, polvilhe com a salsinha. Sirva a seguir.

16 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Lentilha Tradicional

Lentilha à Espanhola

Ingredientes 500g Lentilha 1 Linguiça Calabresa Gd. (Bem picadinha) 30g Bacon (Bem Picadinho) 5 Dentes de Alho triturados (médios) 2 Folhas de Louro 1 Tomate grande (triturado) 1 Cebola grande (triturada) 1 Pimentão verde pequeno (triturado) 1 Colher (sobremesa) Orégano 3g Glutamato Monossódico (Aji-No-Moto) Tempero misto e sal a gosto 50ml azeite 500ml de água filtrada

Ingredientes: 500 gramas de lentilhas 1/2 cebola cortada pequena 3 dentes de alho 1 folha de louro 1 tomate pequeno sem pele e semente cubinhos de presunto sal

Modo de Preparo: Deixe a lentilha de molho em água fria 1h antes do preparo. Em uma panela média adicione o azeite, o alho a cebola deixe dourar. Acrescente a linguíça e o bacon e deixe fritar bem em fogo baixo no fogão durante 5 minutos. Coloque a lentilha, mexa por 1 minuto. Adicione os outros ingredientes e a água. Mexa bem e deixe ferver em fogo baixo no fogão até cozinhar.

Modo de Preparo: Cozinhar as lentilhas numa panela de pressão com sal e a folha de louro por 20 minutos. Os minutos dependem da qualidade da lentilha e do seu fogão. Depois que as lentilhas estiverem macias, numa frigideira fritar os cubinhos de presunto, o alho a cebola e o tomate. Jogar este refogado nas lentilhas e provar o sal. Deixar ferver sem a tampa até que o caldo fique com uma consistência mais encorpada. Este prato acompanha arroz branco, ou pode-se comer as lentilhas em cumbuquinhas de cerâmica ou porcelana. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

17


Mousses e Saladas

Opções refrescantes Para impressionar os seus convidados logo de cara, invista em receitas leves e de fácil preparo.

Mousses Salgadas De atum Acho que é mais conhecida das musses salgadas e sempre fica boa. Bata no liquidificador duas latas de atum com uma xícara de maionese, uma xícara de creme de leite e duas colheres de catchup. Dissolva um envelope de gelatina sem sabor numa xícara de água morna, leve ao liquidificador e bata para misturar. Unte a forma com óleo, despeje a mistura e leve à geladeira algumas horas para firmar. Algumas receitas levam gotas de molho inglês e de pimenta, vai do gosto de cada um.

De cogumelos Refogue em azeite uma xícara e meia de cogumelos shitake com meia cebola e um dente de alho. Acrescente um pouco de caldo de legumes e cozinhe por 10 minutos. Escorra bem, reservando uma xícara do caldo, morno, para diluir um envelope de gelatina. Bata no liquidificador metade do cogumelo refogado com uma lata de creme de leite e a gelatina dissolvida. Junte o restante do refogado, misture sem bater no liquidificador, coloque na forma untada e leve ao refrigerador.

De queijo Bata no liquidificador uma caixinha de creme de leite, meio copo de iogurte natural, 150g de queijo gorgonzola, duas colheres de maionese, 150g de ricota, gotas de molho de pimenta, de molho inglês e sal quanto baste. Depois dilua em uma xícara de água morna um envelope de gelatina, misture no liquidificador, coloque na forma untada e leve à geladeira para firmar.

De alho e azeitonas Bata no liquidificador 250g de ricota com uma lata de creme de leite, três colheres de maionese, 10 azeitonas sem caroço, quatro colheres de bom azeite, três ou quatro dentes de alho, um envelope de gelatina dissolvida em uma xícara de água morna, molho de pimenta e sal quanto baste. Leve para a forma e geladeira. Não precisa untar.

18 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

19


Salada de tabule de peru com frutas

Salada de batata especial Ingredientes 1 pote de maionese grande 3 colheres (sopa) de mostarda 1 colher (sopa) de vinagre branco 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (café) de sal 3 ovos cozidos e esfarelados 1 vidro de picles de pepino em conserva 1 xícara (chá) de ervilhas 5 batatas cozidas e em pedaços 1 cebola picada 1 maçã verde picada e sem casca pimenta do reino moída a gosto Modo de preparo Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes pela ordem, misturando a cada vez que introduzir o alimento. Coloque em uma bonita travessa, decore com folhas verdes e sirva.

20 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 1 xíc. de trigo para quibe (triguilho) (140 g) 2 xíc. de água fervente 1 maçã vermelha descascada sem sementes picada ¼ de xíc. de suco de limão fresco 1 ½ xíc. de peito de peru cozido ou assado sem pele desfiadao (220 g) 1 xíc. de uva rubi sem sementes partidas ao meio 4 colheres de sopa de passas de uva sem sementes (40 g) ¼ de xíc. de salsa fresca picada fina ¼ de xíc. de hortelã fresca picada fina 4 colheres de sopa de nozes picadas (30 g) 1 colheres de sopa de maionese light ¼ de colher de chá de sal 1 pepino pequeno descascado sem sementes em cubos 18 tomates cerejas Modo de Preparo: Numa tigela, junte e misture o trigo com a água, reserve por 30 minutos. Escorra numa peneira fina. Transfira para um tabuleiro forrado com folhas de papel toalha para secar bem. Transfira o trigo para uma tigela grande. Em uma tigela pequena, misture a maçã com o suco de limão. Transfira para a tigela com o trigo. Acrescente o peito de peru e os 8 ingredientes restantes. Mexa para misturar, cubra com um plástico e refrigere por 1 hora no mínimo. Na hora de servir decore o tabule com os tomates cerejas.


Salpicão de camarão Salada tropical Ingredientes: 1 kg de camarão médio 1 pacote de kani kama desfiado 1 pimentão vermelho em cubinhos 1 pimentão amarelo em cubinhos 1 cenoura grande ralada 1/2 xícara de repolho picadinho, bem fininho Azeite Pimenta do reino a gosto Sal a gosto Alho e limão para temperar o camarão 1 cubinho de caldo de camarão Modo de Preparo: Tempere o camarão com alho e limão. Refogue no azeite juntamente com o caldo de camarão até secar bem. Deixe esfriar e reserve Quando estiver frio, misture os outros ingredientes. Mexa bem e tempere com um pouco mais de azeite, sal e pimenta do reino, se necessário. Enfeite com camarões inteiros.

Ingredientes: 2 abacates 1 Manga 1 papaia 3 tomate cereja 2 folhas de alface migadas 300 g camarões cozidos sumo de um limão hortelã fresca picada a gosto rebentos de alfafa para decorar (opcional) Modo de Preparo: Guarde as frutas no frigorífico na véspera. Esprema o limão e coloque o sumo em uma taça grande. Descasque as frutas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque-as na taça com o sumo. Descasque o tomate e pique-o. Descasque o camarão, reserve um inteiro por taça e corte o restante em pedaços. Misture os pedaços de camarão, o tomate,a alface e a hortelã com as frutas. Para servir distribua a salada pelas taças e decore o topo de cada uma com uma folha de hortelã e um camarão. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

21


Cuscuz e Farofas

Acompanhamentos que incrementam a ceia Além do prato principal é importante lembrar dessas delicias

Terrine de Cuscuz e Legumes Ingredientes: Legumes 1 abobrinha italiana 1 cenoura 1 colher (sopa) de azeite Sal a gosto Pimenta-do-reino recém-moída Recheio 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 2 colheres (sopa) de azeite 1/4 de pimentão vermelho em cubos 1/4 de pimentão amarelo em cubos 2 tomates sem pele e sementes em cubos pequenos 6 azeitonas pretas picadas grosseiramente 1/2 xícara de ervilha fresca congelada Sal a gosto 1 xícara de milherina Folhas de 4 ramos de salsa picadas Modo de Preparo: Legumes Corte a abobrinha e a cenoura, no sentido do comprimento, em fatias finas - use um fatiador de legumes. Aqueça bem uma grelha ou frigideira grande, pincele com um pouco do azeite

22 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

e grelhe os legumes, dos dois lados, até ficarem levemente dourados. Tempere com sal e pimenta e reserve. Recheio Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os pimentões e refogue por mais 2 minutos. Acrescente os tomates, as azeitonas, as ervilhas, o sal e 1 litro de água. Ferva o caldo por 5 minutos e adicione a milharina, mexendo sempre. Cozinhe esse cuscuz por cerca de 20 minutos, sem parar de mexer para não queimar o fundo da panela. Junte a salsa e mexa novamente. Reserve. Montagem Cubra o interior de uma forma de bolo inglês (10 cm x 22 cm x 6 cm) com filme-plástico. Comece a forrar o fundo e a lateral da forma com uma fatia de abobrinha. Em seguida, coloque uma fatia de cenoura, grudada à abobrinha. Repita o mesmo processo até cobrir todo o interior da forma. Despeje o cuscuz na forma e cubra-a com o filme-plástico. Pressione bem a superfície e leve à geladeira para gelar. Desenforme sobre uma travessa, retire o filme-plástico com cuidado e sirva em seguida.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

23


Farofa Sortida

Farofa de laranja

Ingredientes: 1 xícara (chá) de óleo 250 g de carne bovina moída 250 g de carne suína moída 1 cebola grande picada 4 dentes de alho picados 2 tomates picados, sem pele nem sementes 1 cenoura cortada em rodelas 1 pimenta vermelha (opcional) Suco de 1 limão 100 g de azeitona preta, sem caroço 1 lata de milho verde, escorrido 3 1/3 xícaras (chá) de farinha de mandioca (1/2 kg) 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de óleo de milho 1 cebola cortada enm cubos 1 pimentão vermelho cortado em cubos 1 cebola média ralada no ralo grosso 2 cubos de caldo de bacon 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 1 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas em lascas 2 colheres (sopa) de salsinha 2 laranjas tipo pêra descascadas e separadas em gomos cortados ao meio

Modo de preparo: Aqueça o óleo e frite a carne bovina e a suína, mexendo para desmanchá-las bem. Junte acebola e o alho e refogue por mais alguns minutos. Adicione o tomate, a cenoura e a pimenta (se for usá-la), abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe, colocando um pouco de água, se necessário, até o tomate desmanchar. Elimine a pimenta, acrescente o suco de limão, a azeitona e o milho e misture. Em seguida, agregue a farinha de mandioca, aos poucos e mexendo, até obter uma farofa úmida e saborosa. Adicione o cheiro-verde, mexa bem e tire do fogo. Sirva em seguida.

24 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Para decorar: Folhas de salsinha Modo de Preparo: Aqueça o óleo de milho, junte a cebola e o pimentão, refogue durante 2 minutos e adicione a cenoura ralada. Dissolva os cubos de caldo de bacon no suco de laranja quente e junte ao refogado. Acrescente a farinha de mandioca, mexendo sem parar, a azeitona e a salsinha. Retire do fogo e misture os gomos de laranja. Passe para uma travessa e decore com folhas de salsinha. Sirva acompanhada de carnes brancas ou vermelhas.


Cuscuz de salsicha

Cuscuz maré cheia

Ingredientes: Para o cuscuz: 8 unidades de Salsicha Hot Dog ½ xícara (chá) de azeite (100 ml) 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 1 abobrinha italiana, cortada em cubos 1 vidro de palmito picado (300 g) 1 lata de ervilha em conserva (200 g) 1 tablete de caldo de galinha 8 tomates batidos e passados na peneira 3 ovos cozidos e picados molho de pimenta vermelha, a gosto sal a gosto 2 xícaras (chá) de farinha de milho amarela, em flocos 5 ramos de salsa picados Para decorar: 4 unidades de Salsicha Hot Dog

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de óleo 1 cebola picada 1/2 pimentão vermelho 1 xícara (café) de ervilhas frescas 1 xícara (chá) de palmito picado 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas 1 lata de sardinha grande com óleo 1 xícara (chá) de molho de tomate pronto 1 xícara (chá) de leite de coco 4 xícaras (chá) de caldo de peixe ou camarão Sal e pimenta a gosto 1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha 2 xícaras (café) de farinha de milho 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca 3 colheres (sopa) de azeite de dendê 2 ovos cozidos para decorar 1 tomate em rodelas para decorar 1 xícaras (chá) de camarões limpos sem cascas e sardinhas para decorar

Modo de Preparo: Prepare o cuscuz: afervente as salsichas e corte-as em rodelas. Em uma panela grande aqueça o azeite em fogo alto, doure a cebola e o alho. Junte a abobrinha, o palmito, a ervilha e refogue. Acrescente o caldo de galinha, os tomates batidos e ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Junte as salsichas, os ovos, tempere com o molho de pimenta e o sal. Despeje a farinha e mexa bem. Misture a salsa e desligue o fogo. Despeje a massa em uma forma média de furo central untada com azeite. Aperte levemente a massa com as costas de uma colher e deixe esfriar. Enquanto isso afervente as salsichas para decorar o prato e corte-as em rodelas. Desenforme o cuscuz diretamente no prato de servir e acomode as rodelas de salsicha em toda a volta.

Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o pimentão, a ervilha, o palmito, as azeitonas, a sardinha com óleo, o molho de tomate, o leite de coco, o caldo de peixe ou camarão e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 12 minutos. Junte a salsa, a cebolinha, a farinha de milho e a farinha de mandioca. Misture bem sempre mexendo para não empelotar. Desligue e finalize com o dendê. No fundo de uma forma untada com óleo coloque os ovos cozidos fatiados, os tomates em rodelas, sardinhas e os camarões cozidos. Essa será a decoração da parte superior do cuscuz quando for desenformado. Coloque a massa cozida nessa forma cobrindo todo o fundo. Aperte com uma colher. Leve a geladeira para esfriar. Depois de frio, desenforme e sirva. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

25


Arroz e Risoto

A transformação do poderoso grão O arroz ganha ares de festa para a Ceia de Natal e Ano Novo, com a ajuda do bacalhau, uvas passa, vinho salmão e queijos

Arroz de forno com lascas de bacalhau Ingredientes: 3 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 1 1/2 xícara (chá) de arroz 4 xícaras (chá) de água 4 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picados 2 tomates sem pele e sem sementes 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes 1/2 xícara (chá) de molho de tomate 700 g de lascas de bacalhau dessalgada 1/2 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço Sal e pimenta a gosto 2 colheres (sopa) de salsa picada 100 g de mussarela fatiada 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

26 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola e o arroz. Adicione a água e cozinhe o arroz até ficar no ponto. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o tomate até começar a desmanchar. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate e deixe levantar fervura. Adicione o bacalhau, a azeitona e cozinhe no fogo brando por 5 minutos. Coloque a pimenta e, se necessário, o sal. Misture o arroz, polvilhe a salsa e coloque em um refratário. Cubra com a mussarela e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno, preaquecido a 220 ºC, até derreter os queijos e dourar. Sirva em seguida.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

27


Arroz Colorido

Arroz ao vinho

Ingredientes: 2 xícaras de arroz cru 1 pimentão vermelho 1 pimentão verde 1 pimentão amarelo 1 cenoura média 3 colheres de uva passa sem semente 150g de presunto 1 cebola 1 colher de margarina cheiro verde

Ingredientes: 1 e 1/3 de xícara de chá de água quente 1/2 tablete de caldo de carne 3 colheres de sopa de manteiga 2 colheres sopa de cebola picada 2 xícara de chá de arroz 1 xícara de chá de vinho branco seco Sal e pimenta-do-reino a gosto 1/2 xicara de chá de passas 3 colheres de sopa queijo parmesão ralado Salsa picada

Modo de Preparo: Refogue e cozinhe o arroz com tempero. Corte todos os legumes e o presunto em cubinhos bem pequeninos. Procure cortá-los sempre do mesmo tamanho. Fervente os pimentões e a cenoura por 5 minutos. Escorra e reserve. Num pirex, misture bem o arroz, os legumes ferventados, a cebola, o presunto, as passas e a manteiga. Adicione por último o cheiro verde e as uvas passas.

Modo de Preparo: Pique o tablete de caldo de carne, e derreta na água quente. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a cebola picada. Refogue, mexendo sempre, até a cebola ficar macia. Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Em uma outra panela, aqueça o vinho branco seco e o caldo de carne e despeje sobre o arroz junto com as passas. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o arroz ficar macio. Quando estiver pronto, polvilhe com o parmesão ralado. Decore com a salsa e sirva.

DICA: Você pode usar a criatividade e acrescentar o que tiver na dispensa ou geladeira: ervilha, milho, alho poró, etc…

28 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Risoto aos 4 queijos

Risoto de Salmão Ingredientes: 600 gr de salmão em cubos pequenos 2 colheres de sopa de manteigaa 50 gr de alcaparra 1 xícara de chá de parmesão ralado grosso sal pimenta-do-reino preta 1 xícara de chá de creme de leite 2 dentes de alho amassado 2 xícaras de chá de arroz arbório 5 xícaras de chá de água Modo de Preparo: Derreta 1 colher de sopa de manteiga numa frigideira e doure levemente o salmão. Adicione o sal e a pimenta e mantenha no fogo baixo para cozinhar, por uns 3 minutos. Reserve. Frite o alho. Junte o arroz, a água fervente e leve para cozinhar em fogo baixo com a panela destampada. Verifique o sal. Quando estiver quase secando a água, junte as alcaparras, o restante da manteiga, o queijo, o salmão e por último o creme de leite. Mexa bem e sirva quente. DICA: Substitua o salmão por presunto cozido e pode usar batata palha para decorar …

Ingredientes: 350g de arroz arbório 100g de queijo Gorgonzola em cubos pequenos 100g de queijo Provolone defumado em cubo pequenos 100g de queijo Edam em cubos pequenos 100g de queijo Parmesão em cubos pequenos 200ml de vinho branco seco 1 cebola pequena picada ou ralada 2 colheres de manteiga (usei manteiga caseira fresca) 2 dentes de alhos socados com sal (+- ½ colher de café de sal) 1 pitada de Curry 1 pitada de erva doce em pó 1 colher de Chimichurri (seco) 1 ½ de caldo de frango Modo de Preparo: Prepare o caldo de frango (pode ser feito com caldo em cubos ou com o cozimento do frango) e reserve-o quente. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela grande com fundo grosso no fogo médio. Adicione as cebola, doure e adicione o alho, mexendo sempre, acrescente o arroz e continue mexendo até o arroz estar envolvido com toda a manteiga e comece a ficar mais branco. Acrescente o vinho branco e deixe o arroz absorver o líquido completamente. Adicione 1 cocha do caldo e vá mexendo constantemente até o líquido ser absorvido. Continue adicionando o caldo, mexendo sempre até o arroz estar `al dente` e o caldo absorvido, adicione o curry, a erva doce e o chimicurri. Mais ou menos 18 a 20 minutos. Reserve a última concha do caldo. Adicione ao risoto a ultima concha do caldo, os 4 queijos. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

29


Massas

Aposte nas massas para surpreender Preferência nacional, as massas oferecem opções variadas para deixar as ceias ainda mais saborosas

Canelone de ricota com espinafre Ingredientes: 5 dentes de alho picados 1 cebola picada 10 tomates picados Sal e pimenta do reino a gosto 2 xícaras de chá de espinafre cozido e picado 1 xícara de chá de ricota 1 xícara de chá de requeijão cremoso 1 pacote de massa para lasanha pré cozida (pode ser a tradicional ou de espinafre) 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado para polvilhar e azeite para fritar.

30 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Em uma panela aquecida com azeite, frite o alho e a cebola, depois adicione o tomate e refogue por cinco minutos. Bata no liquidificador, tempere com sal e pimenta depois leve ao fogo médio até ferver. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota, o requeijão e tempere com sal e pimenta. Recheie cada massa de lasanha com a mistura de queijo e espinafre, enrole como rocambole e cubra com o molho. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio pré aquecido até o queijo derreter.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

31


Ninho ao Molho Rosé

Lazanha de bacalhau

Ingredientes: 1 embalagem de Massa Com Ovos Ninho queijo parmesão ralado a gosto 8 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 4 alhos poró em rodelas (utilizar somente a parte branca) 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sal, salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto 250ml de polpa de tomate 1 colher (sopa) de catchup 3 dentes de alho picados 300g de palmito em rodelas 1 litro de leite

Ingredientes: 600g de bacalhau desfiado 2 batatas médias 2 ramos de alecrim 1 cebola média 4 colheres de sopa de azeite Pimenta-do-reino a gosto 200ml de vinho branco 600ml de molho branco 400g de massa pré-cozida para lasanha

Modo de Preparo: Comece preparando o refogado de alho poró com palmito. Numa frigideira média, aqueça a 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, refogue 3 dentes de alho. Junte 4 alhos poró, 300g de palmito, deixe refogar por 5 minutos. Acerte o sal, mexa delicadamente e reserve. Faça o molho rosé. Numa panela média, aqueça a 2 colheres (sopa) de manteiga ou a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a polpa de tomate, o catchup, acerte o sal, tempere com a pimenta do reino, mexa delicadamente e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de rosé, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode o refogado de alho poro com palmito. Salpique salsinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

32 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Montagem Parmesão ralado a gosto para finalizar Modo de Preparo: Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água de duas a três vezes nesse período (o bacalhau desfiado dessalga mais rapidamente que o bacalhau em posta). Deixe-o sempre dentro da geladeira para evitar que estrague. Escorra a água e deixe o bacalhau secar. Descasque as batatas e cozinhe na água com um pouco de sal e os ramos de alecrim, até que fiquem firmes. Desligue o forno e escorra a água. Espere esfriar e corte as batatas em rodelas finas. Reserve. Refogue a cebola no azeite e acrescente o bacalhau, temperando com pimenta-do-reino. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Bata o molho branco com um punhado de alecrim no liquidificador. Incorpore o molho branco aromatizado no bacalhau refogado. Siga o passo a passo da montagem da lasanha, adicionando após o molho branco uma camada de batata.


Espaguete com camarão

Macarrão especial gratinado

Ingredientes: 300g de espaguete 300g de miolo de camarão Sal e pimenta 1 colher (sopa) de azeite 2 dentes de alho 1/2 cebola 4 colheres (sopa) de salsa picada 100ml de vinho branco 8 colheres (sopa) de polpa de tomate 1 malagueta seca

Ingredientes: 1 peito de frango grande, cozido e desfiado 500 g de macarrão tipo parafuso 1 litro de leite 1 cebola grande picada miúda 2 dentes de alho picados miúdos 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 6 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Leve o espaguete a cozinhar em água temperada de sal. Entretanto leve uma frigideira ao fogo com o azeite e doure a cebola previamente picada e os dentes de alho esmagados (em papa). Junte depois os camarões e tempere com sal, pimenta e a malagueta. Quando os camarões estiverem rosados, junte o vinho branco e a polpa de tomate e deixe ferver até reduzir o molho, cerca de 5 minutos. Assim que a massa estiver “al dente” escorra e passe-a por água fria para parar a cozinhar. Volte a colocar a massa na panela onde cozinhou e junte o molho de camarão e a salsa picada. Envolva bem para misturar e, se necessário, pode voltar a aquecer a massa em fogo brando antes de servir.

Modo de Preparo: Em uma panela, aquecer a margarina, quando a mesma estiver bem quente, adicionar o alho e fritar até que o mesmo doure. Colocar a cebola bem picada e um pouco de sal, fritando até dourar por completo. Adicionar a farinha de trigo, mexendo bem, e o leite, mexendo sempre até engrossar. Quando o molho engrossar, adicionar o frango, deixar ferver um pouquinho, corrigir o sal, adicionar a pimenta e desligar. Cozinhar o macarrão “al dente”. Em um refratário, colocar uma camada do molho, uma de macarrão, queijo mussarela e queijo parmesão. Novamente, fazer outra camada (ou quantas forem necessárias) terminando sempre com molho e queijos Levar ao forno preaquecido por 10 minutos para derreter os queijos. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

33


Quiches, Tortas e Empadões

Requinte e sabor saindo do forno Essas delicias incrementam o cardápio de todas as mesas

Quiche de batata, tomate e manjericão Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada 5 ovos 2 colheres (sopa) de água gelada 2 colheres (sopa) de azeite 5 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas de 0,5 cm Sal e pimenta-do-reino a gosto 10 minicebolas cortadas em quatro gomos 1 xícara (chá) de leite 10 tomates-cereja cortados ao meio 1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão rasgadas Modo de Preparo: Numa superfície, coloque a farinha, o sal e a manteiga. Pique a manteiga. Mexa até obter uma farofa úmida. Faça uma depressão no centro e acrescente 1 ovo e a água. Misture com um garfo e amasse até obter uma bola. Embrulhe em papel-filme e reserve na geladei-

34 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

ra por 30 minutos. Para o recheio, aqueça metade do azeite. Junte a batata e refogue até ficar macia, porém, firme. Tempere com sal e pimenta e transfira para uma tigela. Na mesma frigideira, coloque o azeite restante e aqueça. Ponha a minicebola e refogue até dourar. Tempere com sal e pimenta e reserve. Aqueça o forno a 180 ºC. Forre o fundo e a lateral de uma forma de 25 cm de diâmetro com fundo removível com a massa reservada e, com a ajuda de um garfo, faça furos no fundo da massa. Forre a massa com papel-alumínio e preencha com grãos de feijão. Leve ao forno por 15 minutos e retire o papel. Asse até dourar ligeiramente. Retire do forno e mantenha-o ligado. Numa tigela, misture o leite com os 4 ovos e bata. Adicione a batata, a minicebola, o tomate, o queijo e o manjericão e tempere com sal e pimenta. Coloque o recheio na forma e leve novamente a massa ao forno por 25 minutos ou até o recheio ficar firme na borda. Sirva.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

35


Empadão de legumes

Torta de cebola cremosa Ingredientes: 7 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de margarina 1,5 kg de cebola cortada em rodelas finas 200 g de queijo parmesão ralado Pimenta-do-reino moída a gosto 1 1/2 lata de creme de leite sem soro 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas Sal a gosto 4 ovos 5 colheres (sopa) de leite 1 colher (chá) de fermento em pó 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, derreta a margarina e refogue a cebola até murchar. Desligue o fogo, junte o queijo parmesão, a pimenta, 1 lata de creme de leite sem soro, a azeitona e o sal. Deixe esfriar. Prepare a massa: em uma tigela, misture o restante do creme de leite, 2 ovos, o restante do azeite, o leite, o fermento e a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar macia e homogênea. Abra a massa e coloque em uma forma de 24 cm de diâmetro de fundo removível, sem untar. Coloque sobre a massa o recheio e, por cima, 2 ovos batidos com o sal. Asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 40 minutos ou até dourar.

36 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 1 cebola grande picada 2 colheres (sopa) de azeite 2 xícaras (chá) de cenoura ralada grossa 2 xícaras (chá) de palmito em conserva 1 xícara (chá) de ervilha 3 xícaras (chá) e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de caldo de legumes quentes 1 batata sem casca cozida e cortada em cubinhos 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada picada 1/4 de xícara (chá) de água 1 colher (chá) de sal 2 ovos Modo de Preparo: Refogue a cebola no azeite em fogo médio. Acrescente a cenoura e refogue rapidamente. Corte o palmito em rodelas e adicione-o ao refogado. Junte a ervilha. Polvilhe 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, junte o caldo, misture bem e deixe engrossar um pouco. Adicione a batata e o creme de leite. Mexa com cuidado e retire do fogo. Deixe esfriar. Prepare a massa: numa tigela, coloque o restante da farinha e faça uma depressão no centro. Acrescente os demais ingredientes e misture bem com um garfo. Amasse até obter uma mistura homogênea. Embrulhe em um plástico e gele por 30 minutos. Forre uma forma de 25 cm com 2/3 da massa, pressionando-a com a ponta dos dedos. Apare as bordas e recheie. Com um rolo, abra a massa restante sobre uma superfície polvilhada com farinha. Cubra o empadão, pressionando as bordas para fechar bem. Decore a gosto com a massa restante, pincele a massa com a gema e asse em forno preaquecido, com temperatura média, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Desenforme e sirva.


Torta cremosa de frango Ingredientes: 500 g de massa folhada congelada 1 kg de sobrecoxas de frango sem pele e sem gordura 1/2 xícara (chá) de vinho tinto 2 folhas de louro 2 colheres (sopa) de vinagre 3 dentes de alho amassados 1 cebola média picada 2 colheres (sopa) de salsinha picada 1 colher (sopa) rasa de sal 5 colheres (sopa) de óleo 3 tomates sem pele e sem sementes picados 250 g de cogumelos frescos aferventados e fatiados 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 150 g de queijo cremoso tipo Catupiry® 1 gema para pincelar sal e pimenta-do-reino moída na hora Modo de Preparo: Misture as sobrecoxas, o vinho, o louro, o vinagre, o alho, a cebola, a salsinha, o sal e deixe descansar por 3 horas. Retire o frango e reserve. Coe a marinada e reserve separadamente os sólidos e o líquido. Aqueça o óleo e doure o frango. Junte os sólidos da marinada e os tomates e refogue por 10 minutos. Adicione o líquido da marinada e cozinhe até o frango ficar macio. Desfie o frango e devolva-o à panela. Junte os cogumelos, a farinha dissolvida no leite e o queijo cremoso. Mexa até engrossar. Corrija o sal e a pimenta e deixe esfriar. Umedeça com água uma fôrma e, com a massa folhada, forre o fundo e as laterais da fôrma, ultrapassando 3 cm das bordas. Distribua o recheio na fôrma e dobre as bordas de massa para dentro. Leve à geladeira por 15 minutos. Pincele a superfície da massa com a gema e leve a torta ao forno alto pré-aquecido. Asse até dourar.

Quiche de Palmito e Peito de Peru Ingredientes: 200 g de creme de arroz (1 caixa ) 3 colheres (sopa) de amido de milho 100 g de margarina cremosa 1 gema 1 colher (chá) de sal Recheio 1 xícara (chá) de palmito picado 2 colheres (sopa) de Salsa picada 150 gr de Peito de Peru Cobertura 2 ovos 1 xícara de creme de leite light 3 colheres de queijo parmesão ralado 1 pitada de noz moscada Modo de Preparo: Misture os ingredientes da massa e leve à geladeira por 20 minutos para ficar mais firme, antes de abrir. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível. Recheio Misture os ingredientes do recheio e coloque sobre a massa. Cobertura Bata os ingredientes da cobertura no liquidificador e coloque sobre o recheio. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos até ficar firme e dourada. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

37


Carnes vermelhas

As estrelas das Festas Em toda ceia de Natal, a carne é o prato principal, para aqueles que querem fugir das tradicionais receitas, sugerimos as carnes vermelhas saborosas e suculentas

Lagarto ao molho Madeira Ingredientes: 1 kg de lagarto 4 col. (sopa) de vinagre de vinho branco 1 col. (chá) de orégano sal e pimenta a gosto 8 col. (sopa) de oleo 2 col. (sopa) de açúcar 1 cebola média picada em cubinhos 1 dente grande de alho picadinho 1/4 xíc. (chá) de cheiro-verde picadinho 3 col. (sopa) de Extrato de Tomate 2 tabletes de caldo de carne ou legumes 1 litro de água, mais se precisar 1 folha de louro 3 col. (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1/2 xíc. (chá) de água 1 xíc. (chá) de vinho Madeira 200 g de champignon em conserva fatiado Modo de Preparo: Tempere o lagarto com vinagre, óregano e alho. Deixe tomar gosto por 1 hora, virando a carne algumas vezes. Numa panela de pressão, aqueça o óleo, adicio-

38 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

ne o açúcar, deixe escurecer e frite o lagarto, virando-o para dourar por igual. Coloque no liquidificador a cebola, o cheiro-verde, o extrato de tomate, 2 xícaras (chá) de água, os tabletes de caldo e bata até formar uma mistura homogênea. Despeje essa mistura sobre a carne na panela, acrescente mais 2 xícaras (chá) de água, a folha de louro e deixe cozinhar em fogo médio por 30 a 40 minutos. Retire a panela do fogo, deixe esfriar, retire apenas a carne e reserve. Passe o que restou do líquido do cozimento pela peneira, despreze a folha de louro. Leve o molho ao fogo novamente; se estiver muito grosso, acrescente algumas colheradas de água. Adicione a farinha dissolvida em água, mexa, ferva por 2 a 3 minutos, junte o vinho, ferva mais 2 minutos, acrescente os cogumelos, mexa suavemente e retire do fogo. Fatie a carne, coloque-a numa travessa e despeje o molho sobre ela . Sirva quente com legumes ou batatas na manteiga.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

39


Costela ao barbecue de cerveja preta

Rocambole de Filé Mignon com Espinafre

Ingredientes: Costela: 2 peças de costela de 500g cada 1 saco de vácuo que comporte as 2 peças de costela, 4 ramos de tomilho, sal e pimenta a gosto.

Ingredientes: 1 peça de 1,2 kg de filé mignon limpo, sem as pontas Sal e pimenta-do-reino a gosto 200 g de folha de espinafre 1 colher (chá) de azeite 2 maçãs do tipo gala, sem casca, em gomos finos 1/2 colher (chá) de curry em pó 1 colher (chá) de alecrim picado Ramos de alecrim para decorar

Molho: 500ml de cerveja preta 300g de molho barbecue 250ml de creme de leite 500ml de caldo de carne 30g de açúcar. Guarnição: 4 mini cenouras cozidas al dente. Modo de Preparo: Costela: coloque as costelas temperadas em um saco a vacuo, com os ramos de tomilho, e cozinhe por 24 horas, a 78 graus celsius. Reserve. Molho: coloque todos os ingredientes em uma panela e reduza, em fogo baixo, até a metade. Reserve. Guarnição: saltear as mini cenouras em azeite. Montagem:coloque a polenta no prato, fatie a costela em quatro pedaços e distribua ela sobre a polenta. Regue com 60 ml de molho em cada prato e finalize dispondo as cenouras entre as costelas.

40 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Com uma faca, abra a peça de filé até obter uma manta. Tempere com sal e pimenta. Em uma panela, leve ao fogo o espinafre e cozinhe, com tampa, por cinco minutos ou até murchar. Escorra. Em uma frigideira, aqueça o azeite. Junte a maçã e refogue por oito minutos ou até ficar macia. Tempere com sal e o curry. Sobre a carne, distribua o espinafre. Tempere com sal. Por cima, disponha os gomos de maçã e enrole pelo lado menor. Amarre o rolo com barbante. Polvilhe com o alecrim. Em uma assadeira antiaderente, leve ao forno quente (200 ºC) por 30 minutos ou até ficar macia, pincelando a carne com o caldo que se formar na assadeira. Sirva o rocambole decorado com ramos de alecrim.


Picanha recheada Ingredientes: 1 peça de picanha (aproximadamente 2 kg) 1 ovo cozido cortado em quatro 1 pimentão vermelho cortado em cubos 100 g de presunto cozido picado 1 dente de alho picado 1 cebola picada 2 tomates sem pele e sem sementes picado 1 cenoura cortada em palitos 1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca 1/2 xícara (chá) de caldo de carne 1 colher (sopa) de amido de milho 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (sopa) de azeite Sal e pimenta a gosto Modo de Preparo: Faça um corte na extremidade maior da picanha e puxe a parte menor de modo que ela fique do avesso e a gordura fique por dentro. Em um recipiente, coloque o ovo, o pimentão, o presunto, o alho, a cebola, o tomate e a cenoura. Tempere com o molho inglês, o azeite, sal, pimenta, misture a farinha de rosca e recheie a carne. Feche com barbante, coloque em uma assadeira e regue com o caldo de carne. Tampe com papel alumínio e asse no forno a 220ºC durante 50 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar. Transfira o caldo que se formou na assadeira para uma panela e dissolva o amido de milho. Leve ao fogo até engrossar. Sirva a carne fatiada com o molho.

Alcatra ao molho de vinho Ingredientes: 2 dentes de alho 2 cebolas picadas 1 xícara (chá) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 peça de alcatra de 1.400 g Sal e pimenta-do-reino moída a gosto 1/2 garrafa de vinho tinto seco Acessórios: · Frigideira média · Panela de Ferro Modo de Preparo: Na frigideira, frite o alho e a cebola em 1/2 xícara (chá) de manteiga. Acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre. Reserve. Em uma panela de ferro, doure a carne no restante da manteiga. Junte sal, pimenta, cebola e alho já fritos, adicione o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Corte a carne no sentido perpendicular às fibras, arrume em uma travessa com molho e sirva com a massa de sua preferência ou legumes salteados. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

41


Aves

A tradição na ceia de Natal Símbolo da abundância, o peru foi introduzido em terras brasileiras através dos europeus que, por sua vez, aprenderam a riqueza da ave com os astecas, no México. Já o Chester está entre nós desde a década de 70, criou uma alternativa para o peru, nos garantindo uma grande ceia.

Peru recheado com farofa Ingredientes: Para o peru 1 peru temperado 3 colheres de sopa de margarina Para a farofa 8 colheres de sopa de azeite de oliva Bacon 3 cebolas médias picadas 300g de azeitonas verdes picadas 1 ½ de ameixas preta seca picadas 1 xícara de chá de queijo parmesão picado 1 pimenta dedo-de-moça picada 4 xicaras de chá de farinha de mandioca 1 maço de cheiro-verde picado Sal a gosto Para o molho 1 xícara de chá de espumante ou vinho branco Modo de Preparo: Para o peru Descongele o peru de acordo com as instruções da embalagem e separe o saquinho com os miúdos. Pré-aqueça o forno em temperatura média alta (210 ºC). Numa panela com água e sal, cozinhe os miúdos e desfie a carne do pescoço. Corte o fígado, o coração e a moela em pedaços pequenos.

42 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Junte todos os miúdos e reserve. Numa assadeira grande, coloque o peru, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por aproximadamente por 2 horas. Retire o papel-alumínio, besunte o peru a cada 30 minutos com a margarina e continue assando até o termômetro pular (cerca de 2 horas e 20 minutos). Se a assadeira secar, acrescente 1 xícara (chá) de água. Para a farofa Numa panela, aqueça o azeite e frite o bacon até ele liberar toda a gordura. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta dedo-de-moça, a farinha de mandioca, o cheiro-verde, o sal e os miúdos. Misture bem. Transfira o peru para a travessa em que for servi-lo e retire os palitos e o barbante das asas e das coxas. Para o molho Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, acrescente o espumante e misture bem, raspando o fundo com uma espátula. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, acomode em uma molheira e sirva em seguida acompanhando o peru.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

43


Peru assado com maionese Ingredientes: 1 peru grande 1/2 xícara (chá) de vinagre 1/2 garrafa de vinho branco seco 4 colheres (sopa) de suco de limão 2 colheres (chá) de molho de pimenta 1 cebola grande ralada 3 dentes de allho amassados 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 1 folha de louro 1 e 1/2 xícara (chá) de maionese Sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo: Faça um molho com todos os temperos e a maionese, espalhe em todo o peru, por dentro e por fora e deixe reservado de um dia para o outro na geladeira coberto com papel alumínio. Coloque o peru em uma assadeira e recheie com as maçãs e as cebolas em conserva, amarrando as pernas para não vazar. Cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar, considerando 1 hora para cada quilo de peru. Regue-o constantemente com o molho da assadeira para não ressecar. Retire o papel e coloque as fatias de abacaxi na assadeira e retorno ao forno até dourar.

44 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Chester e Farofa com Pêssegos Ingredientes: 1 ave tipo Chester ou Fiesta 1 lata de pêssegos em calda (corte 2 metades em fatias finas e o restante pique em cubinhos) Manteiga ou margarina para besuntar a ave Azeitonas pretas picadas caso goste 1 gomo de liguiça calabresa picada 100 gramas de bacon picados 1 colher de (sopa) de azeite 1 pacote de farofa pronta 4 ovos cozidos picados Modo de Preparo: Descongele a ave de acordo com as orientações da sua embalagem. Retire os miudos e descarte. Doure o bacon no azeite. Junte a calabresa e deixe fritar um pouco. Acrescente aos poucos a farofa e os pêssegos picados. Regue a farofa com a calda do pêssego, mexendo bem. Recheie a ave com metade da farofa e reserve o restante para servir à mesa. Besunte a ave com a manteiga ou margarina e leve ao forno conforme as orientações da embalagem. Quando estiver pronto, enfeite a ave em uma bandeja, com as fatias de pêssego ao seu redor. Sirva o restante da farofa em uma tigela apropriada. Para melhorar o visual da ave, ao servir, coloque uma cereja (ou metade) ao lado de cada fatia do pêssego, em torno da ave.


Chester à brasileira Ingredientes: 1 chester 500 ml de vinho branco seco 6 colheres (sopa) de manteiga 1/4 de xícara (chá) e 2 colheres (sopa) de azeite 2 cebolas picadas 5 dentes de alho picados 3 xícaras (chá) de farinha de milho Sal e pimenta a gosto 2 xícaras (chá) de castanha de caju triturada Salsa picada a gosto 600 g de abóbora cortada em cubos 1/4 de xícara (chá) de caldo de legumes Óleo para fritar 150 g de castanha de caju tostada picada em pedaços grandes 1 maço de couve cortado bem fino Modo de Preparo: Coloque o chester em uma assadeira, despeje o vinho, cubra com papel-alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro, regando de vez em quando com o vinho. Prepare a farofa: em uma frigideira, aqueça a manteiga e 2 colheres (sopa) de azeite. Doure 1 cebola e 3 dentes de alho picados.

Junte a farinha de milho, o sal e a pimenta. Misture até formar uma farofa bem úmida. Desligue o fogo, misture a castanha de caju triturada e a salsa. Para montar: recheie o chester com a farofa, prenda a abertura com palitos e pincele a manteiga derretida em toda a ave. Cubra com papel-alumínio e asse de acordo com as instruções da embalagem. Prepare a guarnição: em uma assadeira, coloque a abóbora, salpique 1 cebola e o restante do alho. Regue com o caldo de legumes e o restante do azeite. Polvilhe o sal, se necessário, e a pimenta. Cubra com papel-alumínio e asse no forno, preaquecido a 200 °C, durante 40 minutos ou até a abóbora ficar bem macia. Retire o papel e deixe dourar. Em uma panela, coloque óleo suficiente para cobrir a couve, aqueça bem e frite em porções até dourar. Retire com uma escumadeira, coloque sobre papel-toalha e polvilhe o sal. Coloque o chester em uma travessa, ao lado, disponha a abóbora salpicada com a castanha de caju e a couve frita. Sirva em seguida. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

45


Frango Especial de Natal

Frango com frutas e fios de ovos

Ingredientes: 200 g de abóbora cortadas sem casca em palitos grossos 200 g de batata cortadas sem casca em palitos grossos 4 dentes de alhos 2 colheres de alecrim fresco e picado Pimenta e sal à gosto 1 frango limpo e fresco 3 colheres de sopa de margarina

Ingredientes: 1 frango inteiro grande 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 1 xícara (chá) de maionese

Modo de Preparo: Em uma tigela adicione o sal, a margarina, a pimenta, o alho o alecrim. Espalhe o tempero por todo frango. Coloque o frango já temperado em uma forma e reserve. Em uma panela cozinhe a batata, e a abóbora em água fervente com sal à gosto por 5 minutos. Escorra, e distribua ao redor do frango Asse o frango com o forno médio, pré-aquecido por 30 minutos. Diminua a temperatura do forno, e cubra a forma com papel alumínio. Asse por mais 40 minutos. Retire o papel alumínio e aumente a temperatura do forno, para dourar (aproximadamente 15 min). Depois de cozido e dourado, polvilhe o alecrim para dar mais um gosto. Se preferir pode rechear com farofa.

46 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Para decorar: Figos em calda Fatias de abacaxi em calda Ameixa preta em calda Pêssego em calda Cereja em calda Fios de ovos Papel-alumínio para cobrir Modo de Preparo: Coloque o frango em uma assadeira grande (40 x 28 cm) e faça alguns furos com o auxilio de um garfo. Reserve. Tempere dentro e fora do frango, espalhando meia xícara (chá) de maionese. Regue com o suco. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, regue com o caldo da assadeira e leve ao forno por mais 1 hora ou até dourar, regando de vez em quando. Retire o frango e reserve. Coloque o molho restante da assadeira em uma panela e misture o restante da maionese e leve ao fogo médio, mexendo sempre até ficar cremoso. Reserve. Coloque o frango em uma travessa e decore com as frutas e os fios de ovos.


facebook.com/eloyfashion

Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

47


Suinos

A prosperidade certa para o Ano Novo Os chineses acreditam que comer carne de porco na ceia de ano novo atrai prosperidade, já que é um animal que fuça para frente e a vida tende a seguir o mesmo caminho. Ao contrário da carne de ave, prato comum na ceia de Natal que, acredita-se, traria má sorte já que cisca para trás.

Pernil com molho de limão Ingredientes: 3 limões tahiti 3 limões cravo 3 limões siciliano 1 pernil desossado (cerca de 3 quilos) 3 colheres (sopa) de manteiga meia colher (chá) de pimenta-do-reino moída meia colher (chá) de louro em pó 5 dentes de alho amassados 4 tabletes de Caldo Costela de Porco 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de hortelã picada Modo de Preparo: Esprema o suco de dois limões de cada variedade. Reserve. Limpe o pernil, tirando a gordura aparente e, com uma faca, abra-o como uma manta. Em uma tigela, misture a manteiga, reservando uma colher (sopa), com a pimenta-do-reino, o louro e o alho. Besunte o pernil com a manteiga temperada. Coloque em uma assadeira grande e despeje o suco de limões reservados e o Caldo dissolvido em uma xícara (chá) de água fervente.

48 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 12 horas, virando-o na metade do tempo para tomar gosto. Retire da assadeira e enrole-o com um barbante. Retorne à assadeira e acrescente os limões restantes cortados em rodelas. Leve, coberto com papel-alumínio, ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 2 horas e meia. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por cerca de 1 hora e meia, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira. Se necessário, acrescente água no fundo da assadeira. Retire do forno e separe- o pernil do molho da assadeira. Retire o barbante cuidadosamente do pernil e conserve o aquecido no forno. Passe o molho por uma peneira e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga reservada e doure a farinha de trigo. Despeje, aos poucos, o molho peneirado e meia xícara (chá) de água, mexendo sempre, para não formar grumos, até ficar cremoso. Acrescente a hortelã picada e sirva com o pernil, decorado com as rodelas de limões.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

49


Lombo trançado

Pernil Recheado

Ingredientes: 1 ½ kg lombo de porco 3 dentes de alho 3 ramos de alecrim 5 folhas de louro Suco de 1 limão 1 xícara (chá) de vinho branco 2 colheres (sopa) de mostarda 1 xícara (chá) de bacon em fatias 1 xícara (chá) de ameixa sem caroço Sal a gosto

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picado 3 cenouras cortadas em cubos 150 g de vagem picada 1 talo de salsão cortado em cubos 250 g de carne suína moída 1 ovo 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 fatia de pão de forma esfarelada 1 colher (sopa) de leite Sal e pimenta a gosto Salsa picada a gosto Tomilho picado a gosto 1 pernil desossado de aproximadamente 2 kg 1 xícara (chá) de vinho branco 500 ml de caldo de legumes

Farofa de feijão branco: 2 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de cebola picada 1 xícara (chá) de linguiça picada ½ xícara (chá) de cenoura picada 1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio 2 xícaras (chá) de feijão branco cozido ½ xícara (chá) de farinha de milho ½ xícara (chá) de salsa picada Modo de Preparo: Lombo: corte o lombo em tiras. Tempere com o vinho, o limão, o alho, a mostarda, o alecrim, o louro e o sal. Deixe por 2 horas. Coloque 3 tiras sobre a tábua e trance. Coloque no meio das tranças uma ameixa e nas bordas, para prender, uma fatia de bacon. Asse em forno baixo, coberto no papel alumínio por 2 horas ou até ficar macio. Tire o papel alumínio e deixe dourar. Farofa: em uma frigideira coloque um pouco da manteiga e frite a cebola. Acrescente a linguiça e refogue um pouco. Adicione a cenoura, o tomate, o feijão cozido e depois a farinha. Acerte o sal e finalize com a salsa. Decore com ameixas

50 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho. Refogue a cenoura, a vagem e o salsão. Misture a carne moída, o ovo, o queijo, o pão umedecido no leite, o sal, a pimenta, a salsa e o tomilho. Misture os legumes com a carne. Recheie o pernil. Costure o pernil, coloque em uma assadeira. Regue com o vinho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido a 180 ºC, Asse por 2h30, regando sempre com o caldo de legumes. Aumente a temperatura para 220 ºC, retire o papel-alumínio e deixe dourar. Sirva com legumes salteados na manteiga. Sapique cheiro verde e orégano.


Tender com molho de laranja e purê de maçã Ingredientes: 1 tender sem osso (cerca de 1,5 kg) 2 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de vinho branco seco 2 colheres (sopa) de hortelã fresco picado 3 colheres (sopa) de açúcar 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 12 maçãs vermelhas tipo gala 1/2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo: Prepare o tender: com a ponta de uma faca, risque a superfície do tender, formando losangos. Coloque-o em uma assadeira e espalhe sobre ele a manteiga. Regue com o vinho branco misturado com o hortelã, cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido a 180 ºC, por cerca de 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue com o caldo da assadeira e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos. Reserve. Prepare o molho: leve a assadeira em que o tender foi assado à chama do fogão, acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar e deixe dourar em fogo baixo. Adicione o suco de laranja e o vinho, raspe bem o fundo da assadeira e deixe ferver até apurar o molho. Reserve. Prepare o purê de maçã: descasque as maçãs, retire as sementes, corte em pedaços pequenos e leve ao fogo para cozinhar a água. Quando estiverem macias, retire do fogo e bata-as no liquidificador. Retorne a mistura à panela, junte o restante do açúcar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, até obter consistência de purê. Sirva o tender acompanhado do purê e o molho.

Lombo recheado com azeitonas, alcaparras e cogumelos Ingredientes: 1,6 kg de lombo de porco 15 unidade(s) de azeitona verde 15 unidade(s) de azeitona preta 1 colher(es) (sopa) de alcaparra 100 gr de champignon em conserva 3 dente(s) de alho picado(s) 2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s) quanto baste de pimenta calabresa 6 colher(es) (sopa) de azeite Modo de Preparo: Pique muito bem as azeitonas, as alcaparras e os cogumelos. Coloque-os em uma vasilha e junte o alho, a salsinha, a pimenta e o azeite. Misture-os. Prove o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco. Abra o lombo para recheá-lo (em dúvida, peça ajuda ao seu açougueiro). Espalhe o recheio por cima, enrole bem e amarre com barbante. No fogo entre médio e alto, doure todos os lados do lombo no azeite. Depois leve-o ao forno, com fogo médio, para assar por dentro Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

51


Peixes e Frutos do Mar

Do mar vem a boa sorte A “querida terrinha” nos presenteou com deliciosos pratos com bacalhau e é uma das grandes influências da ceia brasileira. Mesmo o bacalhau vindo da Noruega, foi em Portugal que se especializou nessa iguaria nas ceias de Natal. Já no Ano Novo peixes e frutos do mar são vinculado à boa sorte e fecundidade.

Bacalhau Espiritual Ingredientes: 700g de bacalhau dessalgado 3 batatas grandes cozidas 2 cenouras grandes cozidas 6 fatias de pão de forma sem casca 3/4 de xícara de leite quente 2 cebolas médias picadas 2 colheres de sopa de azeite 3 colheres bem cheias de manteiga ou margarina noz-moscada a gosto sal a gosto 1 caixa de creme de leite 1 xícara de requeijão tipo catupiry queijo parmesão ralado Modo de Preparo: Cozinhe o bacalhau. Deixe esfriar e desfie em lascas grandes. Em uma vasilha pique o pão e regue com o leite. Deixe de molho por uns minutos Depois amasse o pão com o leite fazendo um

52 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

purê de pão. Reserve Passe as batatas e as cenouras no espremedor fazendo um purê. Reserve Numa vasilha misture com um garfo o creme de leite como requeijão. Reserve Ligue o forno para preaquecer. Em uma panela grande coloque a cebola com o azeite e a margarina e doure Acrescente os purês de batata e de cenoura e misture bem Coloque o purê de pão e a noz moscada e misture novamente até que fique tudo bem encorpado Acrescente metade do bacalhau e misture Desligue o fogo e acerte o sal Em um pirex coloque metade da massa de purês, cubra com o restante do bacalhau e por cima coloque o restante da massa Cubra tudo com a mistura de queijo e creme de leite e polvilhe com o parmesão ralado Leve ao forno, 200° C, até dourar (aqui em casa levou 45 minutos)


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

53


Paella de frutos do mar

Camarão na moranga Ingredientes: 1 kg de camarão médio 4 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho 1 cebola 5 tomates sem sementes Sal e pimenta do reino a gosto 1 lata de creme de leite sem soro 300 g de requeijão cremoso 1 moranga cheiro verde a gosto Modo de Preparo: Retire a tampa da moranga e a seguir, as sementes. Lave e enrole-a em papel alumínio. Leve ao forno e asse por 45 minutos. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, junte o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte os tomates picados, a pimenta, o sal e 3 colheres (sopa) de catchup (opcional). Desligue. Acrescente o creme de leite e o cheiro verde e misture bem. Por último adicione o requeijão. O requeijão pode ser espalhado dentro da moranga reservada, depois basta despejar o creme de camarão nela. Enfeite com camarões inteiros fritos.

54 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: ½ xícara (chá) de azeite virgem 1 cebola média picada 4 dentes de alho amassados 200 g de vagem macarrão cortada em pedaços de 5 centímetros ou de ervilha inteira 2 ½ xícaras (chá) de arroz próprio para paella ou parbolizado Água em quantidade indicada na embalagem do arroz 2 colheres (sopa) de açafrão 300 g de mexilhão fresco e limpo 300 g de polvo fresco, limpo e cortado em pedaços 300 g de lula fresca, limpa e cortada em anéis 300 g de camarões grandes, frescos e inteiros 300 g de camarões médios, frescos e inteiros Sal a gosto Pimenta-da-jamaica moída a gosto Modo de Preparo: Lave o arroz e deixe escorrer toda a água. Reserve. Ferva a água com os mexilhões até que se abram. No caso de mexilhões sem concha, ferver cerca de 3-5 minutos. Separe os mexilhões e o caldo e reserve. Em uma paellera de 30 centímetros ou qualquer panela de fundo raso e largo,como a wok, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho durante 3 minutos. Acrescente o arroz e o polvo e frite por cerca de três minutos. Em seguida, junte o caldo reservado e o açafrão, mexa bem até que este se dissolva e deixe cozinhar por 10 minutos. Se o arroz for o parboilizado, recomenda-se cozinhar por 20 minutos com a panela tampada e, se necessário, pôr mais água. Acrescente a lula, a vagem ou a ervilha, os camarões médios e o sal e cozinhe por 5 minutos. Por último, junte os camarões grandes, o mexilhão e cozinhe também por cinco minutos. Polvilhe com a pimenta e sirva.


Bacalhau à Portuguesa Ingredientes: 1 kg de bacalhau ling demolhado(s) 1 litro(s) de leite 4 unidade(s) de batata cozida(s) em rodela(s) 2 unidade(s) de cebola em rodelas 2 dente(s) de alho picado(s) 1 xícara(s) (chá) de azeite quanto baste de azeitona preta sem caroço quanto baste de brócolis cozido(s) 1 litro(s) de Água Modo de Preparo: Após dessalgar o bacalhau deixe-o de molho por 6 horas no leite. Retire-o do leite. Aqueça o leite até ferver. Desligue o fogo e mergulhe o bacalhau por 20 minutos. Aqueça 1 litro de água. Coloque o azeite. cozinhe as batatase a cebola por 20 minutos. Retire o bacalhau do leite e lave levemente. Coloque junto com as batatas e as cebolas cozinhe por 5 minutos. Sirva com brócolis cozidos,ovos cozidos e alho.

Moqueca de peixe Ingredientes: 4 postas de cação ou garoupa (700 gramas) Suco de 1 limão 1 cebola grande cortada em rodelas 1 pimentão vermelho cortado em rodelas 1 pimentão verde cortado em rodelas 2 tomates maduros cortados em rodelas 2 colheres (sopa) de coentro picado 200 ml de leite de coco 1 colher (sopa) de azeite-de-dendê 2 tabletes de caldo de camarão Modo de Preparo: Lave bem o peixe, regue-o com o suco de limão e deixe tomar gosto por cerca de 1 hora Numa panela grande arrume o peixe, a cebola, os pimentões e os tomates Polvilhe o coentro Esfarele os tabletes de caldo de camarão, misture-os ao leite de coco e regue o peixe Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por 20 minutos De vez em quando mexa com cuidado (para não quebrar o peixe) Junte o azeite-de-dendê, prove os temperos e adicione sal, se preciso Retire do fogo e sirva Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

55


Sobremesas

Sofisticadas e delicadas para encerrar a confraternização Para encerrar a ceia ou almoço, prepare sobremesas maravilhosas. Com aparência irresistível, é impossível não experimentar essas delicias no Natal e Ano Novo

Pavê de Pão de Mel Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 xícara (chá) de mel 250 g de manteiga 4 xícaras (chá) de farinha de trigo 4 colheres (chá) de especiarias (canela, cravo e gengibre em pó) 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 1/4 de xícara (chá) de leite 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1/4 de xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de conhaque 600 g de chocolate branco 1 lata e 1 xícara (chá) de creme de leite 300 g de chocolate ao leite picado 100 g de chocolate branco picado 1 xícara (chá) de cereja em calda escorrida e picada Modo de Preparo: Em uma panela, misture o açúcar mascavo, o mel e a manteiga. Leve ao fogo brando e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e deixe amornar. Em uma tigela, misture a farinha de trigo,

56 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

as especiarias e o chocolate em pó. Adicione a mistura de açúcar mascavo e mexa bem com uma colher, junte o leite e o fermento. Coloque em uma forma retangular de 20 x 30 cm, untada e enfarinhada. Asse no forno, preaquecido a 180 ºC, durante 35 minutos ou até que, espetando um palito, saia seco. Deixe esfriar, desenforme e corte em fatias finas. Prepare a calda: Em uma panela, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar, desligue o fogo e coloque o conhaque. Prepare o recheio: Derreta 500 g de chocolate branco em banho-maria, deixe esfriar e misture 1 lata de creme de leite. Prepare a cobertura: Derreta o chocolate ao leite em banho-maria, deixe esfriar e misture o restante do creme de leite. Em um refratário, alterne camadas de fatias de pão de mel umedecidas com a calda, o restante do chocolate branco picado e as cerejas. Cubra com o chocolate ao leite e decore com o chocolate branco derretido. Envolva com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

57


Rabanada recheada Musse de Nozes Ingredientes: 6 claras 8 colheres (sopa) de açúcar 1 vidro de leite de coco 1 xícara (chá) de coco ralado 1 xícara (chá) de nozes moídas 500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly 1 envelope de gelatina branca em pó sem sabor Nozes moídas e cerejas Modo de Preparo: Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e continue batendo até obter ponto de merengue. Misture o leite de coco, o coco e as nozes. Incorpore delicadamente o chantilly e depois a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Ponha em uma forma molhada com água e leve à geladeira até firmar. Desenforme e decore com as nozes moídas e as cerejas.

58 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 1 pão 1 litro de leite 1 1/2 de xícara (chá) de açúcar 1 colher (chá) de canela em pó 1 lata de leite condensado cozido na pressão por 30 minutos 6 ovos Açúcar e canela a gosto Modo de Preparo: Corte o pão em fatias na espessura de 1 cm. Misture o leite, o açúcar e a canela e regue as fatias de pão. Reserve por uma hora na geladeira. Esprema o pão entre as palmas das mãos e coloque no centro uma colher (sopa) do doce de leite. Cubra com outra fatia de pão. Faça o mesmo com o pão restante. Bata os ovos com um garfo e passe os pães recheados. Frite em óleo quente e escorra sobre papel-toalha. Passe no açúcar e na canela misturados e sirva.


Tronco de Natal Ingredientes: 400 g de castanhas portuguesas 2 xícaras (chá) de leite aproximadamente 1 colher (café) de essência de baunilha 2 1/3 de xícara (chá) de manteiga 100 g de açúcar de confeiteiro 3/4 de xícara (chá) de cacau em pó 100 g de nozes trituradas 1/2 cálice de licor 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 1 lata de leite condensado Modo de Preparo: Cozinhe as castanhas por 10 minutos e descasque-as ainda mornas. Ponha em uma panela e despeje o leite o suficiente para cobri-las. Junte a baunilha e deixe ferver até todo o leite ser absorvido. Amasse com um garfo até formar um purê e reserve. Bata bem 1 1/3 de xícara (chá) de manteiga com o açúcar e adicione o cacau, as nozes, o licor e o purê de castanhas. Mexa bem. Sobre uma folha de papel-alumínio úmido, espalhe a massa. Modele como um tronco e embrulhe. Leve à geladeira por quatro horas. Prepare a cobertura: Bata o restante da manteiga com o chocolate e o leite condensado até formar um creme. Retire o tronco da geladeira e espalhe a cobertura. Com uma faca, faça as ranhuras imitando madeira e sirva decorado com fios de ovos e cerejas.

Cassata com frutas cristalizadas Ingredientes: 1 litro de sorvete de coco 1 litro de sorvete de chocolate 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 2 colheres (sopa) de açúcar 100 g de frutas cristalizadas picadas Modo de Preparo: Forre uma forma retangular de 22 x 11 cm e 9 cm de altura com filme plástico, deixando sobrar nas laterais. Coloque uma camada de sorvete de coco no fundo e nas laterais da forma. Leve ao freezer até endurecer. Retire do freezer e coloque sobre a camada de sorvete de coco, uma camada de sorvete de chocolate. Volte ao freezer até endurecer. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar em ponto de chantili e misture as frutas cristalizadas. Distribua sobre o sorvete de chocolate, completando a forma. Cubra com as sobras do papel filme e leve ao freezer por 6 horas no mínimo ou até ficar bem firme. Na hora de servir, desenforme e decore com frutas cristalizadas. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

59


Cheesecake de limão Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água 1 envelope de gelatina em pó branca 200 g de biscoito de chocolate moído 60 g de manteiga derretida Óleo para untar 300 g de cream cheese em temperatura ambiente 200 g de iogurte natural 1 lata de leite condensado Casca ralada e suco de 3 limões-sicilianos 3 colheres (sopa) de gelatina de morango 1/2 xícara (chá) de amora 1/2 xícara (chá) de morango cortado em quatro com as folhas Sementes de 1 romã Modo de Preparo: Em um refratário, polvilhe 1/2 xícara (chá) de água com a gelatina e deixe descansar por 2 minutos. Leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Reserve. Em uma tigela, misture o biscoito com a manteiga. Cubra com papel-manteiga o fundo de uma forma de abrir, de 22 cm de diâmetro, com as laterais untadas com óleo. Espalhe no fundo a farofa de biscoito, pressionando-a. Na batedeira, bata o cream cheese com o iogurte e o leite condensado por 2 minutos ou até obter um creme. Aos poucos, junte a casca, o suco de limão e a gelatina, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa de biscoito e leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme. Prepare a cobertura: Em um refratário, misture a gelatina de morango com 1/2 xícara (chá) de água fervente, mexendo até dissolver. Adicione 1/2 xícara (chá) de água fria. Leve para gelar, mexendo às vezes, por 40 minutos, ou até engrossar e ficar com consistência de clara de ovo. Despeje sobre a torta e leve à geladeira por 1 hora ou até ficar firme. Desenforme, tirando o fundo da forma com a ajuda de uma espátula. Sirva decorado com as frutas

60 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Musse de coco com maracujá Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite de coco 3 xícaras (chá) de leite de vaca 10 colheres (sopa) de maisena 4 claras 8 colheres (sopa) de açúcar Calda: 2 xícaras (chá) de suco de maracujá 2 xícaras (chá) de água açúcar a gosto 4 colheres (sopa) de maisena Modo de Preparo: Musse: Misture o leite de coco, o leite de vaca e a maisena. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando para não criar película. Bata as claras em neve firme. Junte o açúcar ao poucos, até obter um suspiro firme. Misture delicadamente ao creme de coco. Coloque numa fôrma de buraco no meio de 20 cm de diâmetro, molhada com água. Leve à geladeira para endurecer. Calda: Misture bem todos os ingredientes. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Leve à geladeira. Desenforme a musse de coco e sirva com molho de maracujá.


Pavê de Bem Casado Mil folhas com creme Ingredientes: Pão-de-ló: 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite fervente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Recheio: 1 pote de doce de leite cremoso (250g) 1 pote de sorvete de creme (2 litros) Modo de Preparo: Prepare o pão-de-ló: Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e formar um creme esbranquiçado. Adicione o leite, a farinha e o fermento. Bata rapidamente apenas para incorporar todos os ingredientes. Coloque a massa em uma assadeira grande untada com manteiga. Asse no forno preaquecido a 200°C durante cerca de 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Corte o bolo em cubos. Montagem: Em um a fôrma grande de bolo inglês, alterne camadas de cubos de bolo, colheradas de doce de leite e de sorvete de creme. Bata a fôrma sobre uma superfície firme para que o sorvete de acomode. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas no mínimo. Desenforme na hora de servir.

Ingredientes: 1 pacote de massa folhada Creme de baunilha: 4 gemas 1 lata de leite condensado 4 colheres (sopa) de amido de milho 2 xícaras (chá) de leite 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 caixinha de creme de leite Recheio de chantilly: 500g de chantilly batido Para decorar: 1 pote pequeno de cerejas em calda açúcar de confeiteiro para polvilhar Modo de Preparo: Corte a massa em três discos e coloque para assar no forno preaquecido a 200ºC até dourarem. Reserve. Creme de baunilha: em uma panela, coloque as gemas, o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite. Leve ao fogo brando, sem parar de mexer até engrossar. Desligue o fogo, junte a baunilha e o creme de leite. Deixe esfriar. Em um aro com o mesmo diâmetro dos discos, coloque um disco de massa folhada, cubra com chantilly. Por cima, coloque mais um disco e cubra com o creme de baunilha. Finalize com mais um disco. Desenforme, decore com as cerejas e polvilhe o açúcar de confeiteiro. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

61


Bolos e Tortas

Tentação em fatias Arranque suspiros da sua família e amigos!

Bolo de natal Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento 2 colheres (chá) de especiarias sortidas (cravo, canela, noz-moscada, coentro em pó e cardamomo) 2 colheres (sopa) de purê de maçã (pode usar papinha para bebê) 2 colheres (sopa) de geleia de damasco 90 g de mel 30 g de melado 3/4 de xícara (chá) de óleo 3/4 de xícara (chá) de suco de laranja 2 ovos batidos 700 g de frutas cristalizadas picadas 80 g de cerejas em calda vermelhas cortadas ao meio 80 g de cerejas em calda verdes cortadas ao meio 90 g de amêndoas sem pele

62 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Forre com papel-manteiga uma forma redonda de 20 cm, unte-a e reserve. Misture as farinhas em uma tigela e junte as especiarias. Reserve. À parte, misture o purê de maçã e a geleia de damasco com o mel e o melado e incorpore-os à farinha. Acrescente o óleo, o suco de laranja, os ovos e as frutas cristalizadas. Mexa com uma colher de pau até ficar homogêneo. Despeje na forma preparada e alise a superfície com uma faca. Disponha as cerejas e as amêndoas alternadas em toda a superfície e asse em forno médio preaquecido até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme e retire o papel depois de frio. Embale com papel celofane e decore com fitas natalinas.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

63


Bolo creole de frutas Bolo de nozes

Ingredientes: Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (café) de fermento em pó 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de manteiga 4 ovos Recheio: 7 e 1/2 xícaras (chá) de uvas-passas escuras 3 xícaras (chá) de uvas-passas brancas 100 g de ameixas picadas 100 g de laranja cristalizada picada 100 g de nozes picadas 400 g de açúcar mascavo 1 colher (chá) de canela em pó 1/2 colher (café) de noz-moscada 1/2 colher (café) de cravo em pó 1 pitada de sal 1 e 1/2 xícara (chá) de conhaque 1 e 1/2 xícara (chá) de uísque gotas de baunilha a gosto Cobertura: 1 xícara (chá) de geléia de damasco 2 colheres (sopa) de água nozes pecãs e laranjinhas kinkan para decorar

Modo de Preparo: Misture os ingredientes do recheio e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 15 minutos e deixe esfriar. Leve à geladeira até o dia seguinte em uma tigela tampada. Massa: Bata a farinha, o fermento, o açúcar e a manteiga até formar um creme. Ponha os ovos, um a um, e bata bem a cada adição. Junte o recheio e mexa bem. Despeje em uma fôrma forrada com papel-manteiga untado e asse em forno baixo preaquecido. Cobertura: Aqueça a geléia misturada com a água. Com a metade da geléia pincele a superfície do bolo. Disponha as nozes e as laranjinhas no bolo e pincele com a geléia restante.

64 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 5 ovos (claras e gemas separadas) 200g de manteiga 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 e ½ xícaras (chá) de nozes picadas 1 colher (sobremesa) de raspas de casca de limão 1 colher (sopa) de fermento em pó ½ xícara (chá) de suco de laranja 1 colher (sopa) de conhaque Recheio: 2 latas de leite condensado 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 1 xícara (chá) de nozes picadas Cobertura: Chantili a gosto e frutas cristalizadas a gosto para decorar Modo de Preparo: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a manteiga, as gemas e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Continue batendo, junte aos poucos o leite e a farinha de trigo. Desligue a batedeira, misture as nozes, as raspas de limão e o fermento em pó. Delicadamente incorpore as claras em neve reservadas. Coloque em uma forma de 28cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido a 200 °C durante 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme, corte ao meio e umedeça com a mistura de suco de laranja e conhaque. Recheio: Em uma panela de pressão, coloque as duas latas de leite condensado e cubra de água. Leve ao fogo e cozinhe durante 30 minutos após o início da pressão. Espere sair a pressão, abra a panela e retire com cuidado as latas. Deixe esfriar totalmente para abri-las. Bata o creme de leite até dar ponto de chantili. Em uma tigela, misture o doce de leite com o chantili até formar um creme homogêneo e misture as nozes. Recheie o bolo, cubra com chantili e decore com as frutas cristalizadas.


Charlote de morango Ingredientes: 1 kg de morangos 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor 4 xícaras de leite 6 gemas 1 xícara de açúcar 2 colheres(sopa) de licor de laranja 1 xícara de creme de leite fresco 2 pacotes de biscoito champagne Modo de Preparo: Lave os morangos e corte-os em 4 fatias. Coloque a gelatina em um refratário, adicione1/2 xícara de água e deixe hidratar por alguns minutos. Leve ao banho-maria para dissolver. Reserve. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até o ponto de fervura. Numa tigela, acrescente as gemas com ½ xícara de açúcar e bata até virar um creme fofo e claro. Adicione o leite em ponto de fervura e misture bem. Volte a mistura para a panela do leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até que o creme engrosse e cubra as costas da colher. Cuidado para não deixar ferver e talhar. Retire do fogo, junte o licor e a gelatina hidratada e dissolva. Misture e transfira para uma tigela maior. Deixe esfriar sobre uma bacia com gelo e água. Bata o creme de leite com ¼ de xícara de açúcar até formar picos firmes. Coloque os morangos em uma tigela com o açúcar restante. Acrescente o creme de leite batido e misture delicadamente. Leve a tigela novamente para esfriar sobre a bacia com água e gelo até a mistura ficar bem grossa. Acrescente os morangos escorridos e misture. Reserve a calda que sobrou dos morangos. Forre o fundo e os lados de uma fôrma com os biscoitos cortados do tamanho da forma. Reserve as sobras de biscoitos. Coloque o creme de morangos na fôrma e termina com uma camada dos biscoitos picados que sobraram. Molhe os biscoitos laterais com a calda dos morangos. Leve para gelar por no mínimo por 4 horas.

Bolo de Reis Ingredientes: 1 xícara (chá) de uvas-passas pretas 1/2 xícara (chá) de ameixas-pretas 1/2 xícara (chá) de damascos Raspas de casca de 2 laranjas 3 colheres (sopa) de conhaque 200 g de margarina 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 4 ovos (claras e gemas separadas) 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de canela em pó 1/3 de xícara (chá) de nozes picadas 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 4 colheres (sopa) de suco de laranja Frutas cristalizadas para decorar Modo de Preparo: Coloque as uvas-passas, as ameixas, os damascos e as raspas de casca das laranjas de molho no conhaque. Na batedeira, bata a margarina até forma um creme. Continue batendo e junte o açúcar mascavo e as gemas uma a uma. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, misture a farinha de trigo, o fermento, as frutas picadas no conhaque, a canela em pó, as nozes e as claras em neve. Coloque a massa em uma forma de furo central com 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno, preaquecido a 200 ºC, durante 40 minutos ou até dourar.Deixe esfriar e desenforme. Prepare o glacê Misture o açúcar com o suco de laranja. Cubra o bolo e decore com frutas cristalizadas. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

65


Torta de damasco Torta de panetone e frutas secas Ingredientes: 2 discos de panetone de 2 cm de largura por 12 cm de diâmetro 3 embalagens de cream cheese (450 g) 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 lata de creme de leite sem soro Suco de 1 limão Raspas de casca de 1 limão 1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor 4 colheres (sopa) de geleia de morango Frutas frescas a gosto Modo de Preparo: Corte os discos de panetone em tiras e acomode-os no fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro untada com manteiga, de modo que o fundo fique totalmente coberto formando uma base. Leve ao forno, preaquecido a 200 °C, durante 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e reserve. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até formar um creme. Misture o creme de leite, o suco, as raspas de limão e a gelatina, preparada de acordo com as instruções da embalagem. Coloque sobre o panetone e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, espalhe a geleia por cima e cubra com as frutas cortadas em pedaços.

66 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: Massa 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 pitada de sal 1 pitada de açúcar ½ xícara (chá) de manteiga 1 ovo Recheio 500 g de chocolate meio amargo derretido 2 xícaras (chá) de creme de leite Calda 500 g de damasco 1 xícara (chá) de água quente 1 xícara (chá) de açúcar Modo de Preparo: Misture a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga e amasse com as mãos até obter uma farofa grossa. Acrescente o ovo batido. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível. Cubra com feijões crus e asse em forno médio preaquecido por 20 minutos. Deixe esfriar e retire os feijões. Reserve. Misture bem o chocolate e o creme de leite. Espalhe sobre a massa fria e espere esfriar. Reserve. Deixe os damascos em água quente por meia hora. Escorra e reserve a água. Ponha os damascos e um pouco da água reservada no liquidificador. Bata até formar um purê. Reserve. Coloque o açúcar misturado com ½ xícara (chá) da água reservada e leve ao fogo baixo até ferver. Adicione o purê de damascos e deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo e espere esfriar. Espalhe sobre o chocolate.


Torta de Ganache com frutas vermelhas

Torta de bombom Ingredientes: Massa: 1/2 pacote de biscoito maisena 200g de amendoim sem pele tostado 50g de manteiga 3 colheres (sopa) de leite condensado 3 colheres (sopa) de leite Recheio: 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 4 colheres (sopa) de amido de milho 3 gemas 20 bombons Calda: 3/4 de xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de achocolatado 3 xícaras (chá) de açúcar 1/2 colher (sopa) de manteiga Modo de Preparo: Massa: No liquidificador triture o biscoito e o amendoim. Transfira para uma tigela, misture a manteiga o leite condensado e o leite. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24cm de diâmetro. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 5 minutos. Deixe esfriar. Recheio: Em uma panela, misture o leite, o açúcar de confeiteiro, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar Deixe amornar. Sobre a massa, distribua os bombons e por cima coloque o creme. Cubra com filme plástico e leve a geladeira. Calda: Em uma panela, misture o leite, o achocolatado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar. Deixe esfriar. Na hora de servir, despeje a calda sobre a torta e decore com bombons picados. Sirva em seguida.

Ingredientes: 100 g de manteiga 1/2 xícara de açúcar 1 ovo 1 1/2 xícara de farinha de trigo 1 colher (sopa) de cacau em pó 1/3 de xícara de amêndoa crua, sem pele, triturada bem fino no processador 1/2 colher (chá) de essência de baunilha Para a ganache 250 ml de creme de leite fresco 180 g de chocolate meio amargo, com 60% de cacau, picado 30 g de chocolate ao leite 1/2 xícara de framboesa Frutas vermelhas variadas, hortelã e chocolate em pó para decorar Modo de Preparo: Na batedeira, junte a manteiga com o açúcar e bata até obter um creme. Acrescente o ovo e mexa. Adicione a farinha misturada com o cacau, a amêndoa e a baunilha e misture até que a massa fique grudenta. Em uma travessa forrada com filme plástico, leve para gelar por 30 minutos. Abra a massa e forre com ela uma fôrma retangular baixa, de fundo removível, de 10 x 34 cm. Fure-a com um garfo e leve ao freezer por 15 minutos. Cubra com papel-manteiga e preencha com grãos de feijão. Leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel com o feijão e reserve. Prepare a ganache: Em uma panela, aqueça o creme de leite. Em uma tigela, regue os dois tipos de chocolate com o creme de leite. Espere dois minutos e mexa com um batedor de mão fazendo movimentos circulares até obter uma mistura homogênea. Deixe amornar e despeje sobre a massa. Por cima, disponha as framboesas apertando ligeiramente para que fiquem encobertas pela ganache. Com uma espátula, alise a superfície. Leve para gelar por 30 minutos ou até ficar firme. Sirva a torta decorada com frutas vermelhas, hortelã e chocolate em pó. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

67


Panetones

Sucesso garantido em todas as ceias Uma das delicias de nossa ceia é o Panetone. Quer um panetone diferente e saboroso? Aposte nestas receitas e arranque suspiros da sua família e amigos!

Panetone tradicional Ingredientes: 1.250 g de farinha de trigo 10 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de chá de sal 4 ovos 3 gemas 150 g de margarina 5 colheres (sopa) de manteiga 80 g de fermento biológico 2 xícaras (chá) de leite ou água 400 g de frutas cristalizadas 350 g de passas 200 g de nozes (opcional) 1 colher (sobremesa) de essência de panetone 1 colher (sobremesa) de essência de laranja Raspas de laranja

68 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Faça uma esponja com uma colher (sopa) de açúcar, 1 xícara (chá) de leite morno e 1 xícara (chá) de farinha e o fermento, deixe crescer. Misture o resto dos ingredientes menos as frutas e sove bem, deixe crescer. Misture as frutas. Divida a massa em bolas de acordo com o peso desejado, corrigindo o formato e bolear, untando as mãos com óleo. Deixe crescer. Após dar uma baixada na massa corrigindo o formato e coloque em formas próprias para panetone, dê um corte em cruz. Coloque um pedacinho de margarina em cima e deixar crescer novamente. Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 40 minutos.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

69


Charlote de panetone Panetone com brigadeiro Ingredientes: 1 panetone de 500 g 250 g de chocolate ao leite ralado 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco 1 embalagem de cream cheese (150 g) 200 g de chocolate branco 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro Raspas de chocolate e cerejas em calda

Modo de Preparo: Corte a tampa do panetone. Cave o miolo, deixando uma borda de 2 cm no fundo e nas laterais. Esfarele bem a tampa e o miolo do panetone. Reserve. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas. Misture o creme de leite, o cream cheese e o farelo de panetone. Recheie o panetone. Leve à geladeira até firmar. Prepare a cobertura Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Misture o creme de leite. Cubra a charlote com a ganache branca. Leve à geladeira por 3 horas. Decore com raspas de chocolate e cerejas em calda. Dica: para a cobertura, substitua o chocolate branco por chocolate meio amargo.

70 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Ingredientes: 2 latas de leite condensado 2 colheres (sopa) de margarina 1/4 xícara (chá) de leite 3 colheres (sopa) de chocolate em pó bolinhas de chocolate ao leite e de chocolate branco 1 chocotone pronto de 500 g Modo de Preparo: Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre. Mexa até começar a aparecer o fundo da panela. Deve ficar um pouco mais mole do que o ponto de enrolar. Deixe esfriar. Corte o chocotone em cinco discos. Coloque uma camada de brigadeiro sobre cada disco. Reserve um pouco de brigadeiro. Leve o panetone recheado à geladeira até o recheio firmar. Depois de gelado, sobre a tampa espalhe o brigadeiro reservado e cubra com as bolinhas de chocolate ao leite e branco.


Minipanetone recheado com ganache

Pavê trufado com Chocotone Ingredientes: 400 g de chocolate meio amargo picado 1 lata de creme de leite sem soro 1/2 xícara (chá) de pasta de avelã (Nutella) 300 g de chocotone 1 xícara (chá) de leite 100 g de gotas de chocolate para decorar Modo de Preparo: Em banho-maria, derreta o chocolate, misture o creme de leite e a nutella. Corte o chocotone em fatias e umedeça-as no leite. Forre com filme plástico o fundo e as laterais de uma fôrma retangular. Alterne camadas de chocotone e camadas de creme de chocolate. Decore com as gotas de chocolate.

Ingredientes: 6 minipanetones 250 g de chocolate ao leite picado 1 caixa de creme de leite (220 g) 1 xícara (chá) de frutas vermelhas picadas (morango, framboesa, amora) 200 g de frutas vermelhas 1/4 de xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de açúcar Modo de Preparo: Com uma faca pequena, corte uma tampa de cada minipanetone. Retire com cuidado o miolo, deixando uma borda de 0,5 cm. Com um garfo, esfarele o miolo retirado e reserve. Prepare a ganache: derreta o chocolate em banho-maria. Misture o creme de leite, as frutas picadas e o miolo dos panetones. Com essa mistura, preencha os minipanetones e recoloque as tampas. Disponha-os em uma travessa, cubra com filme plástico e leve à geladeira até que o recheio fique firme. Prepare a calda: em uma panela, misture as frutas, a água e o açúcar. Leve ao fogo brando e, sem mexer, deixe cozinhar até formar uma calda. Deixe esfriar. Na hora de servir os panetones, regue com a calda. Se quiser, sirva acompanhado de sorvete de creme. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

71


Bebidas

Um brinde à vida nova com paz e esperança Uma seleção de coquetéis que vão deixar as comemorações de fim de ano muito mais gostosas e divertidas.

M

uitas são as opções. Servir um único vinho, a noite toda, é inclusive, uma delas. Aí nem precisa de dica, compre seu vinho preferido, aquele que você espera para apreciar nas datas mais importantes! Mas, se for oferecer diferentes opções durante a noite, estão aqui algumas sugestões! Enquanto esperamos... Que tal começar com um espumante? Um Champagne, um Cava, um Prosecco ou um espumante nacional? Qualquer um deles pode ser uma excelente pedida para o começo da noite, enquanto esperamos todos chegarem, e enquanto vamos “beliscando” e “aperitivando”. Chegou a hora da ceia! O tradicional peru de Natal pede vinhos menos tânicos. Boas escolhas são tintos produzidos à base de Pinot Noir, Grenache, Shiraz ou Zinfandel. Se seus convidados preferirem vinho branco, sirva Sauvingnon Blanc, Viognier ou Chenin Blanc. E, se quiser uma ceia mais charmosa e marcante, que tal servir vinho rosé? Mas nem só de peru vive o Natal. Se você for servir lombo de porco com batatas, os tintos podem ser os mesmos sugeridos para o peru, mas considere um branco Chardonnay como uma pedida e tanto para esse prato! Se a opção de cardápio foi bacalhau, Riesling e Pinot Grigio são boas opções de vinhos brancos. Mas a surpresa mesmo será para quem escolher um bom vinho tinto português, com uvas nativas, como Touriga Nacional, Trincadeira, Tinta Roriz... E na hora dos doces? Das tradicionais rabanadas aos moderninhos brigadeiros de colher, passando pelas frutas frescas e pela torta de nozes, o vinho do Porto fecha a noite de Natal com muita harmonia, como tem que ser. Mas certamente, a boa comida e a boa bebida dessa noite não são tudo, nem o mais importante... São somente um pedaço da felicidade de estar entre pessoas queridas, celebrando o nascimento de Jesus!

72 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

73


Ponche de Natal Ingredientes: 1/4 de xícara (chá) de laranja picada 1/4 de xícara (chá) de pêssegos picados 6 rodelas de limão 1/4 de xícara (chá) de maçã picada 15 cerejas 1/4 de xícara (chá) de conhaque 1/4 de xícara (chá) de licor de laranja 2 garrafas de espumante geladas 2 xícaras de refrigerante sabor limão 16 cubos de gelo Modo de Preparo: Coloque a laranja, o pêssego, o limão, a maçã e as cerejas em uma poncheira. Junte o conhaque e o licor de laranja. Misture bem e leve à geladeira. Quando for servir, adicione o espumante, o refrigerante e o gelo. É só misturar e servir em lindas taças para os convidados.

74 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Love Me Tender Ingredientes: 2 doses de champanhe tipo seco 2 colheres (sopa) de groselha 3 morangos fatiados Modo de Preparo: Bata na coqueteleira o champanhe e a groselha. Vire a bebida nas taças e decore com os morangos.


New year com suco de gengibre Ingredientes: 3 xícaras (chá) de morango 2 xícaras (chá) de açúcar 1 colher (chá) de suco de gengibre fresco 2 colheres (sopa) de suco de limão Vinho branco ou champanhe Modo de Preparo: Bata os morangos no liquidificador. Coloque numa panela, junte o açúcar e leve ao fogo. Cozinhe em fogo lento até engrossar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente os sucos de gengibre e de limão. Coloque 1 colher (de sopa) da mistura de morango em uma taça e preencha com vinho branco ou champanhe.

Água aromatizada Ingredientes: 1 litro de água filtrada ou mineral 10 cerejas frescas 5 morangos frescos, limpos e cortados em lâminas Galhos de hortelã a gosto Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes numa jarra grande e leve à geladeira por, no mínimo, três horas antes de servir. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

75


Sobras

Cara nova para a delícia de ontem A grande dúvida no dia seguinte é como aproveitar o que sobra de toda essa fartura. Algumas pessoas procuram instituições de caridade e levam todas as delicias, alguns congelam para serem reaproveitados em outras ocasiões com novo sabor.

Escondidinho de Peru Ingredientes: 4 mandioquinhas 3 batatas ½ xícara de leite 1 colher de manteiga 2 colheres de sopa de azeite ½ kg de sobras de peru assado 1 colher sopa de parmesão 1 dente de alho espremido 1 cebola picada 1 erva doce fresca fatiada 1 colher de chá de semente de erva doce

76 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Cozinhe a mandioquinha e a batata, esprema. Faça um purê com a mandioquinha, a batata, manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, cebola e alho no azeite. Coloque a semente de erva doce e as sobras do peru desfiado. Num refratário, alterne uma camada de purê com o refogado de peru. Cubra com o purê restante, polvilhe parmesão. Leve ao forno pré aquecido para gratinar.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

77


Empadão de Chester Ingredientes: 2 xíc.(chá) de leite 1 xíc.(chá) de óleo 1 xíc.(chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó 4 ovos 2 colheres (sopa) de margarina 1 xíc. (chá) de batata cozida e espremida. Ingredientes do Recheio: 200g de peito de chester picado em fatias finas 1/2 xíc.(chá) de salsa picada 1 xíc.(chá) de queijo cremoso 1 cebola picada sal, pimenta do reino, e orégano a gosto 50 g. de queijo parmesão ralado Modo de Preparo: Bater tosod os ingredientes da massa no liquidificador ,coloque metade em uma forma untada. Misture todos os ingredientes do recheio e coloque por cima.Cubra com o restante da massa e o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até dourar.

78 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Wrap rápida Ingredientes: Pão tipo tortilha (para wrap) Restos de uma ave (Natal ou Réveillon) desfiada 100g de mussarela de búfala Castanha de caju a gosto ( ou outra castanha/ noz) 60g de tomate seco Raspas de limão siciliano Alface crespa Sal e pimenta do reino a gosto Modo de Preparo: Pegue a tortilha e abra sobre uma tábua. Coloque a ave desfiada, o tomate seco picado, queijo, castanha, limão siciliano e alface crespa. Posicione tudo de modo que a tortilha possa ser enrolada com uma panqueca. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Frite o wrap em uma frigideira com as abas de fechamento para baixo: isso evita que os ingredientes abram no fogo. Depois de alguns minutos, sirva enquanto o queijo estiver derretido.


Fricassê de bacalhau Ingredientes: 6 batatas 300 g de bacalhau desfiado e dessalgado 2 caixinhas de creme de leite sem soro 1 lata de seleta 1 tomate picado 1 pacote de batata palha 1 cebola picada Cebolinha Modo de Preparo: Cozinhe as batatas até elas ficarem bem molinhas. Amasse-as e coloque o creme de leite e a lata de seleta, misture bem em fogo baixo e reserve Em outra panela , coloque o bacalhau, deixe fritar um pouco e acrescente o tomate, a cebola e a cebolinha, deixe fritar mais um pouco, até ficar meio seco. Desligue o fogo e acrescente a outra caixinha de creme de leite. Em uma refratária, coloque metade do purê de batatas que ficou reservado. No meio coloque o recheio de bacalhau e tampe com o restante do purê Por cima jogue batata palha e leve ao forno para gratinar Servida com arroz branco fica ótimo

Pudim de Panetone Ingredientes: 250 g de panetone esfarelado 5 ovos 1 lata de leite condensado 3 xícaras (chá) de leite 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (café) de cravo em pó 1 colher (café) de canela em pó Modo de Preparo: No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite, a manteiga, o cravo e a canela. Transfira para uma tigela e misture o panetone esfarelado. Coloque o pudim em uma fôrma de 24 cm de diâmetro, com furo central, caramelizada e asse em banho-maria no forno pré aquecido a 200°C durante cerca de 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

79


Vegetariano

Muita variedade com cor e sabor Que tal escolher seu cardápio, convidar a família e amigos e aproveitar a oportunidade para mostrar que a comida vegetariana é muito saborosa!

Coxinha de Legumes Ingredientes: Para a massa: 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de caldo de legumes 2 colheres (sopa) de azeite de oliva Sal a gosto Para empanar: 1 recipiente com farinha de trigo 1 recipiente com caldo de legumes 1 recipiente com farinha de mandioca Para o recheio: Refoquei legumes bem picadinhos: primeiro fritei cebola e alho poró, depois cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, vagem (enfim, o que vocês gostarem e tiverem disponível). Sal e pimenta para temperar. Adicionei um pouco de farinha de trigo (algumas colheres apenas), só para dar liga. Óleo vegetal (para fritar)

80 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Junte o azeite de oliva e o caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione a farinha de trigo e mexa bem enquanto seu braço permitir. Em um momento, vai parecer que não adianta mais mexer, porque aquilo nunca vai desembolar. Deixe a mistura esfriar. Quando estiver “manuseável”, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove até a massa ficar bem lisa. Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda – não funciona muito bem deixar redondo e plano. Coloque o recheio dentro da “cestinha”. Puxe as bordas unindo-as e modelando um “biquinho”. Se estiver sem paciência, dá para fazer bolinha mesmo ou no formato de um risoles. Empane as coxinhas, passando cada =uma primeiro pela farinha de trigo, depois pelo caldo de legumes e finalmente na farinha de rosca. Depois é só fritar.


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

81


Farofa fria Ingredientes: 1 cenoura grande ou 2 pequenas raladas 1 cebola grande ralada ou bem picada 1 xícara de azeitona verde picada Cheiro-verde a gosto Suco de 2 limões 1/2 xícara de azeite 2 colheres (chá) de sal Pimenta-do-reino a gosto 2 colheres (chá) de chimichurri 3 xícaras de farinha de mandioca biju (daquela mais flocada) Modo de Preparo: Essa farofa é muito simples. O mais demorado é preparar o mise en place, ou seja, picar e ralar os ingredientes. Feito isso, num recipiente grande, misture a cenoura, a cebola e a azeitona. Adicione a farinha de mandioca, cheiro-verde, o sal, a pimenta do reino, o chimichurri e misture bem. Coloque o azeite, o suco dos dois limões e experimente. Se necessário, acerte o sal e a pimenta. O ideal é a farofa ficar bem molhadinha e azedinha. Coloque na geladeira até ficar geladinha e sirva.

82 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Salada de Quinua e Legumes

Ingredientes: 4 xícaras de água 1 colher (chá) de sal 1 xícara de quinua 100 g de vagens cozidas e picadas 200 g de abóbora cozida cortada em cubos 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola média cortada em cubinhos 1/2 xícara de ketchup 1 pé de escarola pequeno cortado em tiras finas 1 colher (sopa) de gergelim preto Modo de Preparo: Em uma panela média, ferva a água com o sal. Coloque a quinua e cozinhe em fogo médio por 10 minutos. Escorra e reserve. Quando a quinua estiver fria, junte a vagem picada. a abóbora em cubos e o cheiro-verde. Prepare o molho: misture o azeite, a cebola e o ketchup em uma tigela e despeje-o sobre a quinua, misturando delicadamente. Forre o prato com a escarola e cubra com a salada. Salpique o gergelim e sirva em seguida.


Conchiglioni com Pasta de Berinjela

Torta de Banana e Morango

Ingredientes: Para a massa: 16 macarrões tipo conchiglioni 2 colheres (chá) de sal Para o recheio: 1 berinjela média 2 dentes de alho descascados 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de azeite de oliva Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Para o molho: 400 g de tomate pelado 1 cebola média picada ou ralada 4 colheres (sopa) de vinho branco Sal a gosto

Ingredientes: Para a massa: 2 xícaras de amêndoas orgânicas cruas Tâmaras hidratadas o suficiente para dar o ponto 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 pitadinha de sal Para o recheio: 1 1/2 xícara de castanhas-de-caju cruas 1/4 de xícara de agave ou melado 1/4 de xícara de óleo de coco ou creme vegetal 1/2 xícara de água filtrada Sumo de meio limão 2 bananas médias 1 caixinha de morangos ou a gosto

Modo de Preparo: Recheio: Ligue o forno à temperatura média. Lave a berinjela, retire a extremidade verde, embrulhe-a em papel-alumínio e leve para assar por 30 minutos, ou até ficar macia. Retire do forno, descasque a berinjela e coloque-a no processador. Junte o alho, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino, bata até obter uma pasta e reserve. Massa: Coloque a massa numa panela com 2 litros de água fervente e o sal. Deixe por 12 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e recheie a massa com a pasta de berinjela. Reserve. Molho: Pique os tomates e reserve com o molho. Coloque numa panela a cebola com o vinho branco e leve ao fogo até ficar macia e o vinho evaporar. Junte os tomates com o molho e o sal. Cozinhe por mais 5 minutos, acerte o sal e retire do fogo. Distribua o molho nos pratos e disponha a massa. Decore com folhas de manjericão e sirva.

Modo de Preparo: Hidrate as tâmaras (usei aproximadamente 15 unidades). Processe as amêndoas até obter uma farofa grossa. Adicione as tâmaras uma a uma e continue processando. Por último coloque a baunilha. Processe tudo até que a massa fique bem homogênea. Se for necessário, acrescente um pouco de água filtrada para dar o ponto. Em um prato de torta coloque a massa processada e ajeite bem com as mãos para formar a base da torta. Se for necessário, molhe as mãos para poder espalhar melhor a massa no prato. Cubra com filme plastico e leve ao freezer enquanto prepara o recheio. Leve as castanhas ao liquidificador. Bata bem. Acrescente o agave, o óleo de coco e o sumo de limão. Adicione a água aos poucos e bata até obter um creme bem liso. Retire a crosta da torta do freezer e espalhe o creme. Reserve. Corte as bananas em rodelas não muito finas e espalhe-as sobre o creme pressionando levemente para que elas se acomodem bem. Corte os morangos em fatias e decore a torta a seu gosto. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer por 2 horas antes de servir. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

83


Risoto de Tomates com Manjericão

Ingredientes: 1 1/2 xícara de arroz arbóreo 1 cebola grande picada 2 colheres (sopa) de alho-poró picado 2 tomates grandes bem maduros, sem sementes 1 litro de caldo de legumes (ou água fervente) Suco de 1/2 limão Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 colher (chá) de páprica em pó (opcional) 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite Folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)

Arroz de Natal Ingredientes: 1 cebola picada 1 colher (sopa) de azeite de oliva 1 xícara de arroz 1 cenoura picada 1 pimentão vermelho pequeno picado 2 xícaras de caldo de legumes 1/2 xícara de champanhe 1/2 xícara de ervilhas frescas 50 g de uvas-passas escuras sem sementes 50 g de amêndoas torradas e picadas Salsa picada a gosto Modo de Preparo: Refogue a cebola no azeite e junte o arroz, a cenoura e o pimentão. Cozinhe por 5 minutos e adicione o caldo de legumes quente. Deixe a panela semitampada e espere o líquido começar a secar. Adicione o champanhe, as ervilhas e as uvas-passas e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, misture as amêndoas e a salsa e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir.

84 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho-poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo, mexendo sempre. Aumente o fogo, deixe apurar, acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca (se não usar tomates orgânicos, remova a casca). Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos, quando necessário. Junte agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente a pimenta-do-reino moída, o suco de limão e mais folhas de manjericão a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida.


Bacalhoada Vegetariana

Tender Vegetariano Ingredientes: 2 xícaras (chá) de suco de abacaxi 3 colheres (sopa) de mostarda 2 colheres (sopa) de melado 5 colheres (sopa) de vinagre branco Alecrim a gosto Essência de baunilha Papel laminado 900g presunto defumado de soja Rodelas finas de abacaxi, cerejas, figos e cravo-da-índia para decorar. Modo de Preparo: Tire o presunto do congelador e deixe-o 1 dia na parte debaixo da geladeira. Risque a superfície do presunto com a ponta de uma faca, formando losangos. Em cada cruzamento do losango espete um cravo-da-índia. Acomode numa assadeira. Em outra tigela misture a mostarda, o melado, o vinagre e a essência de baunilha. Despeje esta mistura por cima do presunto e cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio (200ºC) por cerca de 30min. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 1 hora para dourar, sempre regando com o molho que se formou na assadeira. Retire o tender da assadeira e enfeite com as rodelas de abacaxi, os figos e as cerejas.

Ingredientes: 1ª etapa: 500g de batata 4 colheres de sopa de shoyu 2 colheres de sopa de azeite de oliva 2 dentes de alho 4 colheres de sopa de leite de coco 2ª etapa: 1 lata de carne vegetal 4 dentes de alho moídos ½ cebola ralada 2 colheres de sopa de azeite de oliva 3 colheres de algas marinhas já hidratadas em água 3ª etapa: 1 pimentão verde 1 pimentão vermelho 2 cebolas grandes 3 tomates maduros Sal à gosto Azeite de oliva à gosto Modo de Preparo: 1 ª etapa: Pique as batatas em rodelas grossas e tempere com shoyu, azeite, alho e leite de coco. Espalhe numa travessa, cubra com papel alumínio e leve ao forno para pré-assar. Quando estiver “al dente” retire do forno e reserve. 2ª etapa: Misture a carne vegetal com alho, cebola ralada e o azeite. Acrescente as algas marinhas. Reserve. 3ª etapa: Pique os pimentões, a cebola e os tomates em rodelas, tempere com sal à gosto e azeite. Montagem em camadas: Espalhe a carne vegetal na travessa onde estão as batatas, depois coloque o pimentão verde, o pimentão vermelho, a cebola e na última camada o tomate. Regue com azeite de oliva. Cubra com papel alumínio e leve ao forno até que todos os ingredientes estejam macios. Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

85


Sucos Detox

Detox para salvar seu verão Exagerou nas ceias? Sem desespero! Confira o cardápio que limpa o organismo, deixa você mais disposta e ajuda a eliminar 1kg. A funcão de um suco detox é ajudar a eliminar toxinas do organismo, melhorar o intestino, ativar o sistema imunológico e aumentar a hidratação do corpo. E ele funciona melhor se os ingredientes forem funcionais e complementares. Fim de ano é sempre uma comilança daquelas: peru, tender, farofa, pernil, rabanada... Sem contar as sobremesas das tias da família, que todos têm que experimentar pelo menos um pouquinho de cada. Em uma semana, o zíper da calça já começa a emperrar. Para limpar o organismo e eliminar os quilos extras, uma boa solução é seguir a dieta detox pós-ceia elaborada por nutricionista. Ela deve ser feita por apenas três dias, mas dá para mandar embora 1 kg e se sentir muito mais disposta. Isso pode! · Frutas da estação: figo, manga, nectarina, melancia, pêssego, ameixa, abacaxi e uva. · Verduras: alface, rúcula e escarola. · Ervas: hortelã, salsinha e cebolinha. · Sementes: chia, linhaça, quinua e gergelim. Isso não pode! · Carnes vermelhas · Açúcar · Refrigerante · Sal em excesso · Álcool · Glúten · Chá preto · Embutidos · Leite e laticínios em geral

86 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Água detoxicante Ingredientes: 2 litros de água 1 col. (chá) de gengibre ralado 1 pepino médio descascado e cortado em fatias finas 1 limão médio cortado em fatias finas 12 folhas de hortelã Modo de Preparo: Misture os ingredientes em uma jarra e deixe descansar de um dia para o outro. Consuma apenas o líquido: 1 copo em jejum e o restante ao longo do dia.


Confira o cardápio para enxugar rapidinho: OPÇÃO 1

OPÇÃO 2

OPÇÃO 3

CAFÉ DA MANHÃ 1 copo de água "detoxicante" + 1 taça de salada de fruta + 1 col. (sopa) de quinua em flocos

CAFÉ DA MANHÃ 1 copo de água "detoxicante" + ½ xíc. (chá) de granola sem açúcar + 1 xíc. (chá) de leite de amêndoa ou de castanha-do-pará + 4 uvas picadas

CAFÉ DA MANHÃ 1 copo de água "detoxicante" + 1 copo de leite de amêndoa ou de castanha-do-pará batido com 1 fatia de mamão + 1 ameixa + 1 col. (sob.) de linhaça

LANCHE DA MANHÃ 1 copo de suco de 1 fatia de abacaxi + 1 folha de couve + 150 ml de água de coco batidos no liquidificador ALMOÇO Salada de agrião, tomate e pepino temperada com 1 col. (sob.) de azeite, sal, limão e cheiro-verde + 1 prato (sob.) de brócolis refogado + 1 filé de peixe grelhado com fatias de tomate, cebola e orégano + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 laranja (com bagaço) LANCHE DA TARDE 1 copo de suco de 1 fatia grossa de melancia + folhas de agrião a gosto batidos no liquidificador JANTAR Salada de folhas verdes + 1 cenoura ralada + 2 castanhasdo-pará picadas + 1 col. (sob.) de gergelim temperada com 1 col. (sob.) de azeite, sal, limão e cheiro-verde + 1 lata de atum em água CEIA 1 pêssego

LANCHE DA MANHÃ 1 fatia de melancia ALMOÇO Salada de rúcula + 1 col. (sopa) de milho cozido + 3 tomates secos + 1 col. (sob.) de chia temperada com 1 col. (sob.) de azeite, sal, limão e cheiro-verde + 1 filé de frango grelhado com cebola e salsinha picada + 2 fatias de batata-doce cozida + ½ pêssego

LANCHE DA MANHÃ ½ manga ALMOÇO Salada de agrião + 1 figo cortado + talos de salsão temperados com 1 col. (sob.) de azeite, sal, limão e cheiro-verde + 1 posta de peixe ensopada + 1col. (servir) de arroz polvilhado com gergelim e cheiro-verde + 1 nectarina

LANCHE DA TARDE 1 taça de salada de fruta + 1 pêssego + 7 gomos de uva + 1 figo polvilhados com 1 col. (sopa) de chia

LANCHE DA TARDE 1 copo de suco de 150 ml de água de coco + 1 maçã verde + 1 ramo de salsão batidos no liquidificador

JANTAR Salada de folhas verdes + 5 tomates-cereja + 1 ramo de salsão temperados com 1 col. (sob.) de azeite de oliva, sal, limão e cheiro-verde + 1 omelete de 2 ovos + 1 cenoura ralada

JANTAR Salada de folhas verdes + 3 rabanetes + 8 uvas + 2 ovos cozidos temperados com 1 col. (sob.) de azeite, sal, limão e cheiro-verde + 1 ameixa

CEIA 1 goiaba

CEIA 1 copo de suco de maracujá + 150 ml de água + 1 folha de couve + adoçante a gosto batidos no liquidificador

Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

87


Suco Verde

Cenoura com beterraba

Ingredientes: 2 laranjas 3 folhas de couve 1 gengibre 1 litro de água

Ingredientes: 01 cenoura 01 pepino (com casca) ½ beterraba média e crua ½ xícara de chá de talos e folhas de hortelã 1 suco de limão e raspas da casca

Modo de Preparo: Descasque as laranjas.Corte-as em pedaços e tire as sementes. Coloque no liquidificador. Junte as folhas de couve bem lavadas e com talo. Acrescente um pedacinho de gengibre. Complete com o litro de água. Bata tudo. Depois, coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

Tomate com limão Ingredientes: 200 ml de suco de tomate pronto 25 ml de suco de limão 2 gotas de pimenta Tabasco (a gosto) Água com gás Modo de Preparo: Misture toos os ingredientes e sirva em copos de vidro com pedras de gelo.

88 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.

Citrico com alface Ingredientes: 1 limão pequeno - Suco de 2 laranjas-lima - 6 folhas de alface - ½ copo de águade adoçante Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.


Abacaxi com hortelã Ingredientes: 1 fatia de abacaxi; 1 colher de chá de raspas de limão; 1 copo de água de coco; 1 colher de sopa de hortelã; Cubos de gelo; Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador menos as raspas de limão e sirva no copo com as raspas de limão salpicadas.

Ameixa e água de coco Ingredientes: 1 ameixa-preta seca 2 fatias de abacaxi 3 folhas de hortelã 1 copo (200 ml) de água de coco 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada Modo de Preparo: Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Melancia com gengibre Mamão com limão Ingredientes: 3 fatias de melancia sem caroço 1 colher de chá de linhaça triturada 1 colher de chá de gengibre ralado Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador

Ingredientes: 01 fatia de mamão 01 suco de laranja 01 suco de limão 05 ameixas secas ou uva passa sem caroço Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

89


Decoração

Elegantes e charmosas são as mesas das ceias Seja rústica, tradicional, moderna ou descontraída, a mesa deve mostrar o carinho que se teve para receber a família e os amigos nas festas mais importantes do ano. O importante é arrumar a mesa com o que tem de melhor e aproveitar ao máximo o prazer de estar reunido com aqueles a quem quer bem. Atualmente existem diversos itens para montar uma mesa especial para a ocasião. Talheres, souplats, velas, castiçais, guardanapos decorados, louças surgem em diversas opções e cores. E não é preciso gastar pequenas fortunas para uma bela mesa para a ceia. Com toques de criatividade, a mesa quase ganha vida! O que não pode ficar de fora Alguns itens, porém, não podem faltar na mesa de uma boa ceia. A toalha pode ser lisa ou estampada, mas também pode usar um caminho de mesa. Os guardanapos valorizam muito uma mesa e podem ser com motivos natalinos ou lisos para a virada do Ano. As louças podem ter um detalhe dourado ou um desenho em motivo de Natal, mas se você não tiver nada parecido em casa, pode optar por peças lisas, porém delicadas e requintadas, como a ocasião merece. Os jogos de talheres podem ser em prata ou com algum detalhe bonito e colorido. Atenção à quantidade dos talheres, para que nenhum convidado fique sem. As velas são super charmosas em uma decoração, principalmente na ceia de Natal. Elas podem ser usadas no centro da mesa, boiando em água dentro de alguma taça ou em castiçais. Experimente colocar duas taças viradas para baixo na mesa, com uma flor dentro e velas redondas em cima, fica um efeito lindo. Fica chique e o custo é mais econômico do que um castiçal de cristal. Aí vale o que a imaginação mandar. Anjos, arranjos de flores ou de frutas também são convidativos em uma mesa de ceia e dão um toque de paz e harmonia à ocasião. Veja nossas sugestões e inspire-se!

90 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

91


92 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

93


94 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

95


www.nascimentoeditora.com.br

96 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014


Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014 -

97


www.evmais.com.br 98 - Especial Fim de Ano - Panela & Cia 2014

Revista Panelas & Cia ed01  
Revista Panelas & Cia ed01  

Dê adeus ao caderninho de receitas, chegou a sua nova revista de culinária em versão digital. Você vai se surpreender nesta primeira edição...

Advertisement