Issuu on Google+

Guia introdut贸rio de Inform谩tica


Índice pág.1 Ligar o computador pág.2 Ambiente de Trabalho pág.3 Menu Iniciar pág.4 Utilizador pág.5 Documentos pág.6 Imagens pág.7 Música pág.8 Jogos pág.9 Computador pág.10 Painel de Controlo pág.11 Acessórios pág.12 Microsoft Office pág.13 Internet pág.14 Navegadores de Internet pág.15 Motores de pesquisa pág.16 Redes Sociais pág.17 Dispositivos USB pág.18 Reiniciar pág.19 Suspender pág.20 Encerrar


pĂĄg.1

Ligar o computador

Pressionar o botĂŁo uns segundos


pág.2

Ambiente de Trabalho Ambiente de Trabalho é a área de entrada para as aplicações. Ou seja, é onde o utilizador irá aceder aos programas. Sendo o primeiro recurso a surgir após a iniciação do computador, permite uma centralização organizada do mesmo.


pág.3

Menu Iniciar O Menu Iniciar permite um acesso rápido às aplicações mais comuns assim como aos programas recentemente utilizados. Para isso, contém atalhos de fácil acesso e uma opção de procura que permite a localização de aplicativos.


pág.4

Utilizador O lado direito do Menu Iniciar contem vários atalhos a pastas. Essas pastas têm uma importância enorme no ponto de vista da óptica do utilizador. A primeira, usualmente reconhecida pelo nome do utilizador, é onde pode aceder a todos os documentos e dados da sua conta. É, portanto, a sua pasta pessoal.


pág.5

Documentos Os «Documentos» é onde se encontram as cartas, relatórios, notas, ficheiros Word e outros tipos de documentos que eventualmente irá guardar. Assim, é onde pode aceder, guardar e organizar todos os documentos escritos de importância maior.


pág.6

Imagens Nesta pasta, o utilizador pode ver e organizar todas as suas imagens digitais. As pesquisas de imagens que futuramente irá fazer ou as fotografias que poderá extrair da sua máquina fotográfica poderá guardar e organizar nesta pasta.


pág.7

Música Para todos os amantes de música esta é uma pasta especial. Aqui pode guardar todos os ficheiros de audio para depois os reproduzir. Pode, e deve, guardar e organizar toda a sua música preferida são os principais passos para poder usufruir desta biblioteca de música.


pĂĄg.8

Jogos Se gosta de jogos nĂŁo perca a utilidade e lazer que esta pasta lhe pode dar.


pág.9

Computador No «meu computador» o utilizador vê e gere todas as unidades presentes no disco do computador assim como a hardwares ligados ao computador. Então, o utilizador pode aceder à parte do processamento e memória do computador (ex: pen).


pág.10

Painel de Controlo O utilizador, no Painel de Controlo, pode alterar as definições do computador e personalizar a funcionalidade do computador. Aqui pode configurar o computador a seu gosto para que a sua utilização seja mais fácil.


pág.11

Acessórios Acessórios, é uma pasta que permite o acesso rápido e organizado de várias aplicações do computador. Aqui, pode descobrir acessórios que são úteis para si. Como por exemplo, a calculadora, bloco de notas ou o gravador.


pág.12

Microsoft Office Microsoft Office é um conjunto de aplicações que permite ao utilizador um trabalho de escritório organizado. Para isso, encontra programas como processador de texto, folha de cálculo e banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contactos.


pág.13

Internet A «Internet» é o maior conglomerado de redes de comunicação em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados por uma rede mundial e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP (conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede).


pág.14

Navegadores de Internet Um navegador, também conhecido como «browser», é um programa de computador que surge como auxílio ao uso da Internet. Para utilizarmos todos os recursos disponíveis nesta imensa ferramenta de informação, necessitamos de um software que possibilite a busca pela informação e para isso temos o Navegador. Os mais conhecidos são: Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox.


pág.15

Motores de pesquisa Os motores de pesquisa surgiram logo após o aparecimento da «Internet» com a intenção de tornar as pesquisas de «Internet» rápidas. Basta apenas colocar o «site» do motor de pesquisa, escrever o que queremos procurar e já está! Somos rapidamente direccionados para o que procuramos. O motor de pesquisa mais conhecido é o seguinte: www.google.com


pág.17

Dispositivos USB O «USB» é uma tecnologia que torna mais fácil a conexão de vários aparelhos ao seu computador. Um grande exemplo disso são as «pen’s», que são dispositivos de memória. Qualquer que seja o dispositivo que queira ligar, se encontrar o seguinte símbolo abaixo representado, estará o autocolante a indicar onde deverá colocar o cabo e/ou pen.


pág.16

Redes Sociais Redes sociais são uma estrutura social composta por pessoas ou organizações. Um ponto em comum entre as diversas redes sociais é o compartilhar de informações, conhecimentos, interesses e fotografias. As mais comuns são as redes de relacionamento (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter e Badoo) e rede profissional (Linkedln).


pág.18

Reiniciar A opção «Reiniciar» é o processo que fecha todos os programas abertos, encerra o computador e, em seguida, inicia novamente o computador. Esta função é normalmente utilizada a seguir e algumas actualizações. Para o fazer basta clicar no Menu Iniciar e depois, no canto inferior direito clicar onde diz «Reiniciar».


pág.18

Suspender A opção «Suspender» é o processo que mantém o computador ligado mas num estado de baixo consumo para poder retomar o trabalho rapidamente e, quando quiser. Para o fazer, basta ir ao Menu Iniciar e clicar nas opções do «Encerrar».


pág.19

Desligar A opção «Encerrar» é o processo que fecha todos os programas abertos e encerra o computador por completo. Para o fazer basta abrir o menu iniciar e clicar no canto inferior direito, onde diz «Encerrar».


Este guia tem como finalidade auxiliar quem estรก a iniciar a sua aprendizagem ao utilizar o computador. Para isso, utiliza textos de linguagem simples e imagens dos processos. Agora que jรก aprendeu as vรกrias componentes do computador e Internet, escreva este site no seu navegador de internet: www.neuzaaraquel.wix.com/informaticapap


Guia introdutório de informática