Page 1

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Porto Moniz

O Ilhéu Setembro 2007 / Março 2008

N.º 1

Editorial Este é o artigo número um do Jornal “O Ilhéu”. Todos os editores, colaboradores e dinamizadores deste jornal estão de parabéns. Considero que o jornal escolar deve ser um instrumento de informação e formação, para além disso, um espaço de encontro entre alunos, professores e restante comunidade. São através destas relações simbióticas que se estabelece a promoção da escola, a prática da escrita e de todos os objectivos nele pretendidos. Espero que o nosso jornal vá de encontro às suas expectativas, para que tenha o êxito desejado. A equipa deste, agradece e encoraja!...

A Directora da EB1/PE do Porto Moniz Arminda Cecília da Costa Valente


Ficha Técnica

Jornal Escolar O Ilhéu EB1/PE do Porto Moniz

A EB1/PE de Porto Moniz está de parabéns, pois conseguiu alcançar o 1º prémio do cortejo de Carnaval de Porto Moniz, com o seu corso, “Sopa – Festa de Legumes”. Deliciem-se com as fotografias desse dia…

Sítio da Penedia 9270-040 Porto Moniz

Tel: 291 852 054 Fax: 291 853 702

E-mail: eb1pepmoniz@netamdeira-edu.pt Página na Internet: http://escolas.madeiraedu.pt/eb1pepmoniz

Coordenação

Fernando Ferreira Costa Osório E-mail: ffcosorio@gmail.com

Participação

Alcina Cristina Arieira Carvalho Novo Alexandre Jardim Andrade Ana Amélia Guedes T. da Costa Ana Flávia dos Santos Brandão Coelho Ana Paula Carvalho Martins Dias Arminda Cecília da Costa Valente Cândida de Jesus Caseiro Dias Gouveia Carla Maria Rodrigues Marcos Osório Elisa Sofia Cardoso Almeida Iolanda Carla Oliveira Costa João Paulo Vieira Lousada Novo Maria Helena Fernandes P. Conceição Maria Isabel Nunes Abreu Marisa Isabel Martins Afonso Sandra Marlene Câmara Rodrigues Sónia Alexandra Saraiva Ribeiro Susana Maria Nóbrega M. Botas

Todos os alunos da escola

O Ilhéu

2


Pintura

Desenhos orientados sobre a Primavera

História: “O Janota recicla o lixo...” Era uma vez um menino chamado Janota que vivia com a sua família numa casa perto da cidade. Certo dia, quando ia para a escola encontrou pelo caminho muito lixo no chão. Ficou tão zangado e triste que quando chegou à escola disse à professora o que tinha visto. A professora explicou-lhe que as pessoas não sabiam muito acerca do Ecoponto e que as crianças tinham um papel importante em sensibilizar os pais a recolher, a separar e a seleccionar todo o lixo lá de casa e a colocá-lo nos respectivos contentores que existem no Ecoponto. Disse ainda, que o Ecoponto era composto por quatro contentores com cores diferentes, para que os cidadãos não se enganassem a depositar as embalagens e objectos vazios. Então, a professora fez um jogo para que os meninos compreendessem melhor como é que se recicla os resíduos que produzimos em casa. Assim sendo, no Pilhão, que é o contentor vermelho, só podemos depositar pilhas, no Embalão, que é o amarelo, só podemos depositar plástico e metal, no Papelão, que é o azul, só podemos depositar papel e caixas de cartão e no Vidrão, que é verde, só podemos deitar garrafas, frascos e boiões de vidro. O Janota, que era muito amigo do ambiente, arregaçou as mangas e pôs mãos à obra. Foi ao supermercado com a sua mãe e comprou um pacote de leite, um garrafão de água, quatro copos de

O Ilhéu

3


iogurte, uma embalagem de queijo, uma lata de atum, uma lata de salsichas, uma garrafa de vinho, um frasco de mel, um boião de fruta, uma caixa de papas, uma caixa de cereais, uma caixa de chá, um jornal, uma revista e pilhas para colocar no rádio. Quando chegou a casa, disse à mãe que tinham que separar o lixo para reciclá-lo, transformando-o em novos materiais. O Janota aprendeu a lição e aconselha todas as pessoas a reciclar o lixo, de modo a preservar a natureza que é de todos nós...

Susana Botas (2008)

Ecoponto da Sala da Arca de Noé

Placar alusivo ao Ecoponto

Jogo de concentração – recolha selectiva do lixo.

O Ilhéu

4


Calhaus decorativos para oferecer aos Pais

Cesto da PĂĄscoa

O IlhĂŠu

5


1 – Realização da cesta do Pão-por-Deus.

2 – Saída a pedir o Pão-por-Deus.

O Ilhéu

6


3 – O Corpo Humano.

4 – Realização do Corpo Humano em plasticina.

5 – Árvore de Natal realizada com rolos de papel higiénico e pinhas.

O Ilhéu

7


6 – Móbil de Pinhas, realizados pelos alunos.

7 – Presépio colectivo da sala.

O Ilhéu

8


8 – Dia da Amizade.

9 – Trabalho sobre o dia da amizade.

10 – O cortejo da escola.

O Ilhéu

9


11 – O grupo no dia do cortejo.

12 – Fomos ao circo.

13 – No circo.

O Ilhéu

10


14 – Acção de sensibilização sobre o “Bis bis”.

15 – Jogo do Ecoponto.

16 – Orquestra de instrumentos reutilizados.

O Ilhéu

11


O Ilhéu

12


O Ilhéu

13


O Ilhéu

14


O Ilhéu

15


O Ilhéu

16


O Ilhéu

17


A nossa turma foi visitar o Aquário da Madeira no Dia do Mar. Fomos visitar uma exposição dos trabalhos realizados por nós e pelos nossos colegas de escola, todos com o tema “Mar”. Vimos várias espécies de peixes, tais como, o peixe-porco, o tubarão, o ratão, entre outros.

Também tivemos a oportunidade de pintar uma bonita pedra alusiva ao mar.

O Ilhéu

18


Visita de estudo às Piscinas Naturais de Porto Moniz para uma palestra/demonstração sobre “A segurança nas Piscinas”

No Dia da Alimentação todas as nossas mães elaboraram uma ementa saudável. Nós vamos tentar segui-las à risca…

O Ilhéu

19


A festa de Natal da nossa escola foi uma festa muito divertida, onde a amizade, a partilha e a paz estiveram presentes. Cantámos várias canções de Natal, em vários idiomas. A nossa turma cantou uma canção em francês, intitulada “Vive le vent”. Recebemos um presentinho da Câmara Municipal de Porto Moniz e estivemos “verdadeiramente” com o Pai Natal.

O Ilhéu

20


No Carnaval tivemos dois dias de diversão, um na sexta-feira e outro no domingo. Vejam-nos todos mascarados…

O Ilhéu

21


O Ilhéu

22


O Ilhéu

23


O Ilhéu

24


A nossa horta…

A nossa primeira visita à horta!

A arrancarmos o que não presta!

O Ilhéu

25


O nosso Concelho…

Keanu Paul

O Ilhéu

26


A terra onde eu moro

A bandeira do nosso país…

O Ilhéu

27


O nosso trabalho de projecto…

Organização, distribuição e elaboração das tarefas.

A apresentação do trabalho.

Recriação de uma banda desenhada… por Catarina Sofia

O Ilhéu

28


O nosso Carnaval… ( Dia 1 de Fevereiro )

Na escola e prontos para desfilar pela Vila.

A realizar experiências no Centro de Ciência Viva.

Experimenta esta experiência que nós fizemos! Nome do grupo: Cientistas Experiência: Produzir energia Material: - balão; - pano de lã. Modo de proceder: 1- Enche o balão de ar; 2- Ata-o na extremidade, para não deixar fugir o ar; 3 - Esfrega o balão com o pano de lã; 4- Coloca o balão um pouco acima da cabeça. Conclusão: A electricidade produzida através da fricção atraiu o cabelo da Cecília.

O Ilhéu

29


O nosso Carnaval… ( Dia 3 de Fevereiro )

Sopa Festa de Legumes (com ervilhas, claro!)

A nossa ida ao Circo Hoje, dia 28 de Fevereiro, fomos ao circo com toda a escola e especialmente com a professora Flávia. Vimos malabaristas, duas pessoas na corda chinesa (uma no início e outra no final), os palhaços e a professora Flávia, o professor Nando, a professora Anita, o Octávio e o Armando fingiram fazer um filme de Hollywood. Nós comemos pipocas e bolachas e rimo-nos imenso dos palhaços e do filme de Hollywood. Gostei de tudo, menos de uma coisa: no início não consegui ver nada. Margarida Serralha

O Ilhéu

30


As nossas tradições No âmbito da área curricular de Estudo do Meio, os alunos da turma do 4.º Ano fizeram uma recolha de algumas das tradições da nossa terra.

A Feira do Gado A Feira do Gado é uma actividade que se realiza num fim-de-semana do mês de Julho e que já existe há cinquenta e quatro anos. É um lugar onde se encontra muita gente e onde se pode observar muitas espécies de gado. Nesta feira podemos ver muitas exposições e barracas com vários produtos (mel, carne, plantas, brinquedos, etc).

Texto de Vítor Abreu e ilustração de Nádia Açafrão Pão-por-Deus No dia 1 de Novembro festeja-se o Pão-por-Deus e por isso durante o mês de Outubro preparo o saquinho. Este saco é enfeitado com castanhas, figos e nozes, que são os frutos tradicionais desta época. No dia 31 de Outubro eu e os meus amigos saímos da escola e vamos a algumas instituições, como por exemplo a Câmara Municipal. Cantamos e em troca dão-nos doces e frutos.

Luísa Gouveia Dia de Reis Na minha terra eu gosto de participar no Dia de Reis porque é uma data de harmonia e é uma tradição que eu costumo comemorar com um grupo de amigos. Andamos de porta em porta a cantar com vários instrumentos. É muito divertido e as pessoas dão bolo, sumo e licores para os adultos. Esta tradição comemora-se na noite do dia 5 para o dia 6 de Janeiro. Texto de Margarida Delgado e Ilustração de Andreia Freitas

O Ilhéu

31


Cantinho Eco-Escolas

Dia Nacional do Mar No passado dia 16 de Novembro comemorou-se o Dia Nacional do Mar e, para assinalar esta data, os alunos da EB1/PE do Porto Moniz participaram em actividades desenvolvidas em parceria com o Aquário da Madeira e com o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz. No dia Nacional do Mar eu fui ao Aquário da Madeira com os meus colegas e vimos bastantes espécies de peixes e também vimos estrelas-do-mar. Havia no aquário uma raia-borboleta que era praticamente igual à areia. Observámos também moreias, ouriços, etc. À tarde, fomos ao Centro de Ciência Viva e ouvimos uma palestra dada pela Dr.ª Mafalda que nos falou sobre a Estação de Biologia Marinha do Funchal. Vimos um vídeo que a Dr.ª Mafalda tinha filmado debaixo de água e que mostrava o caranguejo-aranha e outras espécies que vivem perto da Estação. Rodrigo Silva (4.º Ano)

O óleo alimentar é um dos maiores poluentes das águas! Entregue nesta escola o seu óleo depois de usado para que este seja devidamente encaminhado! O Planeta agradece!

O Ilhéu

32


Cantinho Eco-Escolas Hastear da Bandeira Verde

No dia 7 de Novembro, pelas 10 horas, ao som do hino da nossa escola, hasteámos a nossa primeira Bandeira Verde. Foi um momento muito especial para todos aqueles que durante o ano lectivo 2006/2007 se empenharam na implementação do Programa Eco-Escolas neste estabelecimento de ensino. A comunidade escolar partilhou este momento com representantes de algumas instituições que deram o seu contributo para a obtenção deste galardão: Direcção Regional de Educação, Câmara Municipal do Porto Moniz, Direcção Regional do Ambiente, Direcção Regional de Florestas, Parque Natural da Madeira e Centro de Ciência Viva do Porto Moniz. Agradecemos uma vez mais a colaboração de todos e da nossa parte comprometemo-nos a continuar o trabalho em prol da defesa do ambiente!

O Ilhéu

33


4.º Ano «Na pele de um cientista» - Centro de Ciência Viva do Porto Moniz Objectivos da actividade: -Realizar experiências com material diverso; - Reconhecer as propriedades de alguns materiais; - Aperfeiçoar a capacidade de trabalhar em equipa, sentindo-se parte de um grupo de trabalho. Áreas: Estudo do Meio e Área de Projecto Os grupos de trabalho

Talco e detergente

Sabão natural

Xilofone de garrafas

Mergulhador

Copo e papel

O Ilhéu

34


Carnaval No Domingo, dia 3 de Fevereiro, participei no desfile de Carnaval com a minha turma. O tema da nossa escola foi «Sopa, festa de legumes» e a minha turma representava as cenouras. As outras turmas foram disfarçadas de milho (Pré A), abóbora (Pré B), cebola (1.º Ano), beterraba (2.º B), tomate (2.º A) e ervilhas (3.º Ano). Vestimos os disfarces na casa da Sr.ª Ester e o desfile começou às 15h30 minutos. Durante o desfile cantámos e, apesar da chuva, foi muito bonito. No fim lanchámos malassadas, vimos os palhaços e soubemos que tínhamos ficado em primeiro lugar, pela segunda vez consecutiva. Foi um dia muito divertido! Bruno Corte (Enriquecido pela turma)

Desfile de Carnaval 1/02/2008

Desfile de Carnaval 3/02/2008

O Ilhéu

35


School’s Newspaper Halloween October the 31st

Happy Halloween!!!

O Ilhéu

36


Pre-School Play – “The Little Non Scary Ghost”

The Puppets

Watching the play

1st and 2nd Grades colouring Pumpkin masks.

Colouring witches and other stuff to decorate school

O Ilhéu

37


3rd and 4th Grades went through the Village to sing and Play trick or Treat.

Leaving the Classroom…

Almost leaving school…

Arriving Polo Norte Restaurant

O Ilhéu

Our gift to the ones that gave us candies or sweets

38


2nd Grade drawing

This is our Halloween Book (with drawings from all grades)

Christmas Party – 25th December 2007 Some English Activities

Pré-school getting ready to sing “Santa Claus!”

O Ilhéu

39


1st Grade singing “The lights on the tree”

Father Christmas came to our party and had lots of fun

4th Grade dramatized “Father Christmas bad Luck - Play” and sang “Rocking around the Christmas Tree”

Christmas Note: 2nd Grade and 3rd grade also sang “Dear Santa” and “S.A.N.T.A.” but we don’t have photos only videos… S/rry!!!

O Ilhéu

40


Pre-School – Winter Theme Activity

Chubby Little Snowman

Chubby little Snowman had a carrot nose…

Along came a bunny, and what do you suppose?…

That hungry little bunny, looking for his lunch…

Ate the carrot nose, nibble nibble, crunch!!!

O Ilhéu

41


Pré B

“Ladybirds fishing our Carnival food…”

Game - “Find the half”

O Ilhéu

42


Game - “Easter Bunny Hunt”

Pré A “Noah’s Ark role playing Five Little Snowmen”

Fat…

O Ilhéu

43


Each one with a funny hat.

Out came the sun and melted one‌ What a sad thing was that

Down, Down, Down!

O IlhĂŠu

44


FRIENDSHIP DAY

All of us had fun… Our Songs….

“Love is a Circle” - 1st Grade

“Friends, Friends” - Pre-School

O Ilhéu

45


“You’re a special friend of mine” - 2nd Grade

“If you’re Friendly and you know it” - 3rd Grade

Game “Be a friend of the Earth” – 4th Grade

O Ilhéu

46


Teachers also gave their pupils a friendship present… A Story….

“Boris and the Valentine Fairy”

and….

Teachers, Head Teacher and School Workers sang for them…

O Ilhéu

47


“That’s what friends are for”

Friends Forever

O Ilhéu

48


Estes são os nossos trabalhos para ilustrar a história “Frei João Sem – Cuidados”

O Ilhéu

49


O professor Alexandre relembra as Regras da aula de Educação Física Como já terás concluído, a aula de educação física é totalmente diferente das outras, quer no seu início, meio ou fim. Terás, então, que ter um comportamento mais organizado.

Assiduidade e pontualidade  Procura ser assíduo – não faltes às aulas,

Equipamento Deves trazer sempre todo o equipamento:  Para a aula: fato de treino e sapatilhas;  Para o banho: chinelos, toalha e champô;  O equipamento deve estar limpo e ser bem conservado.

Balneários e chuveiros Quando te equipas ou tomas banho, deves:  Ser organizado no espaço que utilizas;  Ser rápido;  Ser disciplinado (evita brincar, correr e falar alto).

Objectos perigosos Nas aulas não deves usar os seguintes objectos ou guloseimas:  Relógio;  Brincos;  Pulseiras e anéis;  Chicletes e rebuçados.

Início da aula Quando entrares para o espaço da aula, deves:  Cumprimentar o professor;  Esperar calmamente pelos outros colegas;  Esperar pelas indicações do professor. Sem autorização, não deves:  Começar acorrer ou jogar;  Falar e gritar;  Utilizar o material e equipamento existente no local.

Comportamento No decorrer da aula, deves:  Estar atento às instruções e matérias dadas pelo professor;  Cumprir as tarefas propostas pelo professor;  Colaborar e ajudar os colegas.

Material Deves:  Utilizar apenas o material destinado à aula;  Utilizá-lo apenas com autorização do professor; Ajudar a organizá-lo e arrumá-lo.

Banho No final de cada aula, irás tomar banho. Deves:  Utilizar sempre os chinelos (evitas algumas doenças de pele);  Usar o champô para lavar o cabelo;

O Ilhéu

50


Adivinhas 1 - Qual é coisa, qual é ela, que

2 - Qual é coisa, qual é ela,

3 - Qual é coisa, qual é ela,

é redonda como o Sol,

que atravessa todas as portas

que tem uma perna mais

tem mais raios do que uma

sem nunca entrar

comprida que a outra

trovoada e anda sempre aos

nem por elas sair?

e noite e dia anda sem parar?

4 - Qual é coisa, qual é ela,

5 - Qual é coisa, qual é ela,

6 - Quanto mais quente,

que respira sem pulmões

que põe o mundo a dançar,

mais fresco.

e tem pés mas não anda?

tem notas e não é dinheiro?

O que é?

pares?

Rir é o melhor remédio… Explique lá como conseguiu

Como é que se reconhece

Estava um garoto todo

arrombar o cofre - diz o juiz ao

num pelotão de ciclistas, se vai

esticado a tentar chegar a uma

réu. Não vale a pena, sr. dr.

algum alentejano?

campainha. Passa um polícia e

Juiz. O senhor nunca seria capaz

É o único que se esqueceu de tirar o cadeado.

pergunta se queria ajuda. - Sim Sr. Guarda, será que

de fazer o mesmo - responder o

dava para o senhor tocar à

réu.

campainha por mim? O polícia assim fez. E berra o garoto: - Agora fuja que eles costumam atirar água...

O Ilhéu

51


Sabias que… Barbie

A boneca mais famosa do mundo foi inspirada e ganhou o nome de Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ela achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto.

Corpo Humano

Oito anos?!

Um menino brasileiro de 8 anos, que sonha ser juiz, conseguiu superar um exame de acesso a uma Faculdade de Direito, o que o encheu de orgulho e chocou os profissionais da área. A mãe, em declarações ao jornal Folha de São Paulo, contou que o filho é apenas uma criança «normal», adiantando que «é muito dedicado, gosta de ler e estudar, mas também de divertir-se e fazer amigos». A Universidade Paulista, um estabelecimento de ensino superior privado, considerou que a «prestação do estudante, atendendo à sua idade e ao nível de educação, foi boa, especialmente no teste de ensaio, onde revelou capacidade para expressar-se e manipular a linguagem». «O meu sonho é ser juiz», confessou o rapaz, citado pelo portal da televisão Globo. «Decidi pegar no teste para ver como me saía... foi fácil», contou, salientando que estudou «uma semana antes».

- A força acústica da voz de alguns cantores de ópera pode atingir 120 dB decibéis ou mais. Isso pode ser comparado ao som produzido por um motor de avião.

- Durante a vida, uma pessoa utiliza cerca de duas vezes e meia o volume de ar que poderia ser usado para encher um balão dirigível.

- Destros vivem, em média, nove anos a mais que canhotos.

- Os olhos piscam aproximadamente 25 mil vezes por dia.

Diário Digital / Lusa

Soluções das Adivinhas

O Ilhéu

52

O Ilhéu 1º e 2º Períodos  

Jornal Escolar "O Ilhéu" da EB1/PE de Porto Moniz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you