Issuu on Google+

E M E B P R O F E S S O R

PROJETO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO AS ÁRES DE PORTUGUÊS, ARTE E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

N I L O C A M P O S G O M E S M A I O 2 0 1 3

PROFESSORA REGINA M.M.FERNANDES PAPE JOSIANE A.G.TAMEIRÃO 2013


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: As histórias em quadrinhos existem há muito tempo e, nem sempre sua real importância é percebida. Além de proporcionar prazer e entretenimento, as HQs constituem uma demonstração de arte e criatividade humanas por meio de expressões gráficos visuais que harmonizam texto e imagem. O presente gibi virtual foi desenvolvido com os alunos do 4º ano B com o objetivo de explorar diferentes linguagens, a verbal e a visual, ao mesmo tempo tratando do assunto diário de classe. Os personagens foram pensados e construídos a partir da realidade escolar da própria turma, de modo que as imagens utilizadas como recurso de expressão, foram tratadas por meio de recursos tecnológicas específicos de edição disponíveis no Power Point, também utilizado para apresentação do material, e Sketcher. O tema rotina escolar surgiu dos estudos do Diário de Bordo da Família Schurman, cuja estrutura textual em forma de relato foi trabalhada pelos alunos. A atividade de transposição de linguagem foi aplicada, de modo que os alunos construíssem, por meio de uma história em quadrinhos, um relato sobre a rotina escolar, respeitando a estrutura própria desse gênero textual. A construção dos textos dos balões foi feita de modo coletivo, utilizando-se o projetor multimídia e o editor de textos. A revisão, também, foi realizada coletivamente no LABI por meio dos mesmos recursos. A avaliação ocorrida durante todo o processo observou a apresentação correta das características do gênero HQ, a clareza do tema abordado, a criatividade das imagens e a sua contextualização e a utilização adequada dos recursos estruturais e tecnológicos. Os alunos refletiram sobre o que aprenderam com a proposta, tanto em relação ao uso das ferramentas, quanto à estrutura da HQ.

PAPE JOSIANE A. G. TAMEIRÃO


UM DIA, NA ESCOLA, MATHEUS OBSERVAVA UM VASO NOVO DISPOSTO NO PÁTIO E SE SURPREENDEU.

OLÁ, PESSOAL ! QUAL A NOVIDADE DO DIA?

OLÁ, VITÓRIA! A NOVIDADE SÃO AS MUDANÇAS QUE ESTÃO ACONTECENDO NA ESCOLA!

OI MATHEUS! O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AÍ, DISTRAÍDO?

OI BRENDA, TÔ AQUI, OBSERVANDO UMAS COISAS NOVAS NA ESCOLA!

COM A ESCOLA ORGANIZADA DESSE JEITO , DÁ ATÉ VONTADE DE ESTUDAR MAIS!

1


NOSSA! O MATHEUS AGORA ESTÁ FALANDO DE UMA COISA IMPORTANTE! ATÉ QUE ENFIM...

É MESMO! VOCÊS JÁ PARARAM PARA PENSAR EM QUANTO TEMPO NÓS FICAMOS AQUI DENTRO E QUANTAS ATIVIDADES NÓS DESENVOLVEMOS?

BRENDA, VOCÊ FALOU ALGO QUE EU NUNCA TINHA PENSADO. E POR FALAR NESSAS TANTAS ATIVIDADES DA ESCOLA, VOCÊS JÁ FIZERAM O TRABALHO SOBRE O DIÁRIO DE NOSSA ROTINA DE CLASSE?

2


EU COMECEI, MAS É UM TRABALHO EM GRUPO! QUE TAL CONVERSARMOS SOBRE ISSO? DEPOIS É SÓ ESCREVER.

CONVERSAR AQUI SOBRE ISSO JÁ É UMA ETAPA DA ATIVIDADE. É A PARTE MAIS LEGAL!

ENTÃO COMECE A FALAR, VITÓRIA.

EU GOSTO MUITO QUANDO CHEGAMOS NA ESCOLA E ENCONTRAMOS NOSSOS AMIGOS, CONVERSAMOS NO PÁTIO E ATÉ QUANDO CANTAMOS O HINO NACIONAL NAS SEXTAS !

3


E QUANDO VAMOS AOS ESPAÇOS E QUANDO VAMOS AOS ESPAÇOS EXTERNOS EXTERNOS DA SALA DE AULA PARA DA SALA DE AULA PARA REALIZAR ATIVIDADES REALIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMO AQUELAS QUE DIVERSIFICADAS, COMO AQUELAS REALIZAMOS NA BEI, NO LABI E NO ATELIÊ... QUE REALIZAMOS NA BEI, NO LABI E

EU PREFIRO A HORA DO LANCHE, POIS A NOSSA REFEIÇÃO É DELICIOSA. AS FUNCIONÁRIAS DA COZINHA SEGUEM AS INDICAÇÕES DA NUTRICIONISTA DA REDE E FAZEM UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E MUITO NUTRITIVA.

4


OUTRA COISA LEGAL É O RECREIO, POIS NESTE MOMENTO NÓS BRINCAMOS DE BOLA, JOGAMOS PIMBOLIM, DANÇAMOS E PULAMOS NA CAMA ELÁSTICA. É A HORA DA NOSSA ALEGRIA!

É, NEM TUDO É TÃO BOM! EU NÃO GOSTO DESSES TUMULTOS, POIS A PROFESSORA ACABA BRIGANDO COM TODOS NÓS.. E ISSO ATRASA AS NOSSAS ATIVIDADES.

É MESMO!MINHA MÃE FALA QUE NÓS DEVEMOS APROVEITAR TODOS OS INSTANTES NA ESCOLA, PARA APRENDERMOS COISAS BOAS, POIS DEPENDEREMOS DISSO NO FUTURO.

E QUANDO TEM AQUELAS BAGUNÇAS NO RECREIO, AQUELAS BRIGAS INESPERADAS E AQUELES TOMBOS E GRITARIAS ?

GENTE, E QUANDO REALIZAMOS AQUELAS LIÇÕES DOS LIVROS QUE PARECEM NÃO TER FIM E SÃO DIFÍCEIS?

5


ISSO DÁ MUITO TRABALHO!

AI! ESSE MOMENTO É BOM!

MATHEUS, ESTUDAR É O NOSSO TRABALHO, QUE É MUITO IMPORTANTE E PRAZEROSO. VOCÊS JÁ PARARAM PARA PENSAR NO QUANTO É BOM PARTICIPAR DAS AULAS DE LEITURA?

A AULA DE LEITURA AJUDANOS A MELHORAR A NOSSA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTOS E O NÍVEL DO VOCABULÁRIO.

6


EU FICO MUITO ATENTO NAS AULAS. O PROBLEMA É QUE EU GOSTO DE FALAR...

É ENGRAÇADO! MAS, A NOSSA PROFESSORA SABE AVALIAR A NOSSA SITUAÇÃO, AS NOSSAS DIFICULDADES, O QUANTO ESTAMOS APRENDENDO OU NÃO, VIU MATHEUS!

É VERDADE, BRENDA! POR ISSO, MATHEUS, NÃO ADIANTA DISFARÇAR.

DÁ UM TEMPO, VITÓRIA!

7


GENTE! NA VERDADE, AQUI TEM MUITA COISA DIVERTIDA.

É! ATÉ CONHECER O MATHEUS COMO COLEGA DE CLASSE É MUITO DIVERTIDO!

NÃO SÓ O MATHEUS, MAS COMO TODOS OS OUTROS ALUNOS DA CLASSE!

8


NOSSA! ESSE TRABALHO FOI FÁCIL. VAI SOBRAR TEMPO PARA BRINCAR COM OS JOGOS DA NOSSA SALA. COM ELES BRINCAMOS E APRENDEMOS AO MESMO TEMPO.

QUEM ANDAR FORA DA LINHA PERDE!

ENTÃO VAMOS!

AI BRENDA! VOCÊ SEMPRE COM ESSA MANIA DE ANDAR NA LINHA .

9


TCHAU! TCHAU!

FIM

10


BIBLIOGRAFIA: VASCONCELOS, Adson. “Dez Anos no Mar.” In Língua portuguesa. 5º Ano. 2013. SM edições.

PNLD

IANNONE, Leila Rentroia & IANNONE, Roberto Antonio. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Moderna, 1994. http://www.schurmann.com.br/famíliaaventura/a_10 anosdeaventuras.asp

Foto da turma no pátio da escola EMEB “Professor Nilo Campos Gomes”



Diário de Classe em Qaudrinhos - EMEB Nilo Campos Gomes