Page 1

estamos

todos

conectados

NAíntegra

empresas NovAmérica | setembro de 2016 • Nº 14


a internet somos nós comparti nelhamento cti da vi Ainda não estamos na imersão total da tecnologia, mas a coisa está evoluindo rápido. E ela faz parte do nosso cotidiano e nos leva ter o seguinte questionamento: será que a tecnologia molda

nossas vidas ou é a nossa vida que molda a tecnologia?

ressignificar a nossa forma de ver

Nos últimos anos acompanhamos um rápido desenvolvimento tecnológico. Com ele, surgem mudanças no nosso dia a dia e na nossa visão de futuro, resgatando valores éticos do passado e de nossa criação: os fatos de vinte anos atrás, hoje se transformam a cada dia. Estamos vivendo a era da informação e interatividade digital, e isso nos remete a um futuro onde tudo é feito de telas interativas, inteligência artificial, compartilhamento e claro, conectividade. A complexidade com todas as multimídias nos faz ressignificar nossa forma de ver televisão, falar com os amigos e familiares, ter acesso aos mais diversos conteúdos em primeira mão e estarmos interligados. Tudo isso é fruto de uma grande e poderosa“ferramenta” que temos acesso hoje: a internet.

A internet surgiu nos anos 1980, com o surgimento dos computadores, para uma melhor e maior comunicação entre as grandes empresas e para efetivar a organização de dados e processos. Porém, atualmente, ela está completamente dentro do nosso cotidiano, para, realmente, efetivar os nossos processos diários, como falar com alguém que está longe, encontrar uma receita, assistir a um filme, buscar um conteúdo sem precisar procurar um livro na biblioteca e aprender. As crianças desta era são naturalmente informadas daquilo que elas gostam, alguem já se perguntou porque? Como aprendíamos antes? Qual a diferença? Dentro do cenário de telecomunicações, nos deparamos com o surgimento de uma onipresença constante por estar online e se submeter a respostas instantâneas, tornando, assim, o “online” um segundo elemento da vida real. O mundo está cada vez mais conectado e vamos ficar atrasados se não nos conectarmos com essas novas possibilidades que o mundo hoje nos apresenta. A integração nos permite acesso, que nos permite o compartilhamento e que nos deixa feliz! Pois, cá entre nós, ninguém é feliz sozinho.

Compartilhe informação de qualidade. o futuro está em nossas mãos : )

compartilhar


Pedrina Gabriel

Maria Jose da Silva

Motorista Canavieiro Unidade Caarapó/MS 1 ano e 6 meses de NovAmérica

o novo posicionamento profissional da mulher

O VALOR DA MULHER Ninguém é Igual a Ninguém…

...somos o que fazemos, não o que parecemos.

É certo que vivemos em um mundo repleto de pessoas diferentes e são todas essas diferenças que fazem de cada um de nós seres únicos. Em um planeta cada vez mais conectado, estamos cada vez mais próximos um dos outros, por isso é necessário entender e valorizar essas diversidades em qualquer ambiente em que participamos. Não podemos querer ser aquilo que o outro é e nem que o outro seja aquilo que queremos, pois ninguém é igual a ninguém...Ainda Bem! Todos temos diferenças desde que nascemos: no que a gente é, no que a gente faz, no que a gente pensa, diferença na maneira de enxergar as coisas, diferença em tudo. Viva a diversidade! No mercado de trabalho essa diferença é essencial. As empresas que não buscam esse equilíbrio da diversidade de gênero ficarão fora do mercado de trabalho. Formar grupos de trabalho com pessoas que pensam e agem de forma diferente é essencial para ampliar o campo de visão. A máxima de que “duas cabeças pensam melhor que uma” só é válida se elas tiverem ideias diferentes. Do contrário, como também se diz, uma delas é dispensável. Muitos ainda não entendem que são essas diferenças entre os membros de uma equipe que possibilitam uma importante mistura de visões de mundo, o que contribui para a construção de estratégias inovadoras e formas diferenciadas de atuação. Mas, para isso, é importante vencer um grande e já enraizado inimigo: o preconceito.

O novo posicionamento profissional das mulheres é um bom exemplo de que essa mudança de paradigmas é possível e extremamente positiva. Nos últimos anos, observamos um grande crescimento no número de mulheres que ocupam cargos de grande responsabilidade e que antigamente eram destinados somente aos homens. Essas profissionais trouxeram pensamentos capazes de definir o sucesso de muitas empresas. As oportunidades são iguais para todos e para chegar em cargos mais elevados é preciso colocar em prática nossos melhores valores, competência profissional, independentemente de ser homem ou mulher. Somos o que fazemos não o que parecemos! É preciso colocar em prática os melhores valores a fim de alcançar os resultados – competência profissional, independentemente das diferenças de gênero, raça ou religião.

Tratorista Colhedora Cana Unidade Caarapó/MS 3 anos e 5 meses de NovAmérica

Antes de ser motorista eu fui cabeleireira por nove anos, mas sempre achei bonito quando via as mulheres nos caminhões na estrada. Em 2013 mudei minha CNH para dirigir caminhão e logo depois mudei para carreta também. Entrei como Motorista Caçamba na NovAmérica e, quando surgiu a vaga de Motorista Canavieira, passei para a área de Logística. No começo tive medo ao me deparar com o tamanho do Canavieiro, mas não desisti antes de tentar e consegui. Hoje adoro o que faço! Na minha casa, meu esposo e meu filho seguem a mesma profissão que eu, somos todos motoristas. Muitos ainda têm resistência pela minha profissão, mas gosto de mostrar que não há diferença entre mulher ou homem no trabalho, o que faz a diferença é a competência e responsabilidade do profissional. Não quero parar de trabalhar, não saberia ficar em casa... trabalho desde os 15 anos. Se outras empresas divulgassem as vagas e contratassem mais mulheres, como a NovAmérica faz, seria muito bom, pois quando procurei emprego de motorista, só encontrava para trabalhar como atendente e doméstica, não acreditavam no meu potencial…Mas eu sou capaz.

Comecei na Novamérica como auxiliar de catação e depois de amostra de cana, mas entrei na empresa já com o objetivo de crescer e conquistar meu lugar. Quando eu estava de auxiliar de amostra eu via o pessoal passando de trator, dirigindo uma colhedora e eu pensava: um dia eu vou estar ali, eu também vou ser tratorista e depois colhedora de cana, para isso eu me dediquei. Fiz escolinha e aproveitei todas as oportunidades que me davam. Assim que surgiu a oportunidade passei para tratorista; abriu a escolinha para colhedora e eu também participei e depois de um ano no trator passei para Colhedora. Não foi fácil no começo, principalmente por ser mulher em um ambiente em que a maioria são homens, teve alguns que torciam o nariz, mas com dedicação e força, lutei e consegui. Acredito que estamos abrindo as portas para outras mulheres, espero abraçar todas as oportunidades que aparecerem. Tenho muito orgulho de participar da equipe da Novamérica e estou muito feliz na empresa.

Eu sempre quis ser tratorista, trabalhar na roça, mas aqui na cidade não tinha empresas que contratassem mulheres para esse cargo. Foi quando a NovAmérica se instalou aqui em Caarapó e logo pensei que era nela que iria trabalhar e realizar meu sonho. Na época só tinha vaga para a área da limpeza de prédios e fui concorrer à vaga, pois essa era a chance que eu tinha para entrar na empresa. Logo na entrevista já disse que quando aceitassem mulheres no campo eu estaria ali pronta para encarar o desafio. Me lembro até hoje que estava varrendo a calçada quando o supervisor Fabrício passou e me perguntou: “Marines, a senhora não quer ir trabalhar no campo na minha área?” E de pronto, eu disse que sim. Esperei por dois anos para que a empresa abrisse essa oportunidade e durante esse tempo me preparei para esse meu sonho. Sempre corri atrás para chegar onde queria e não foi fácil, porque durante a trajetória recebi muitas críticas das outras pessoas por sonhar em trabalhar no campo.

Tive que passar no teste para ter minha carteira de motorista(comprei na época até uma Brasília velha para praticar), mas eu cheguei onde queria e tenho muito orgulho disso. Não tem serviço que não tenha problemas, mas eles são superados e basta você ter responsabilidade e determinação no que quer. Eu gosto do que faço, sou apaixonada pelo meu serviço. Meus filhos sentem orgulho de mim, com meu trabalho consegui ajudar meus filhos, dar para eles o que eu nunca tive e hoje temos uma vida bem melhor, tudo com o resultado do meu trabalho.

muito orgulho em participar da equipe NovAmérica

Marines do Carmo Tratorista Aplicação Resíduos Unidade Caarapó/MS 6 anos e 1 mês de NovAmérica


bom, vamos por partes!

Um assunto que tem nos rodeado quase que diariamente são os danos que nós mesmos causamos ao meio ambiente. A todo instante, temos comerciais em rede nacional sobre o assunto, vemos personalidades importantes falando sobre esse tema, milhares de páginas falando sobre a degradação do meio ambiente nas mídias sociais e por aí vai. Mas você já se perguntou o que pode fazer para amenizar esses efeitos? O que você pode fazer para deixar um mundo melhor para seus filhos, netos e seus bisnetos?

Se começarmos hoje a usar tudo que a natureza nos oferece de maneira sustentável podemos garantir que esses recursos não fiquem escassos no futuro. Mas o que é utilizar os recursos de maneira sustentável, o que é ser ambientalmente sustentável?? Falando de maneira simples, ser ambientalmente sustentável é a capacidade que nós, humanos, temos de nos manter em um ambiente sem causar danos a ele, ou seja, é o ato de utilizarmos os recursos naturais de maneira inteligente, de uma forma que não prejudique as gerações futuras. Será que estamos fazendo isso? Será que estamos pensando nas gerações futuras? A falta de conhecimento é um fato que agrava ainda mais essa situação. A preservação do nosso meio ambiente é uma meta que precisa ser buscada por todos nas diferentes situações do dia a dia, como jogar o lixo na lixeira ou gastar menos tempo no banho. São medidas simples como essas que têm efeitos grandiosos. Outras medidas podem ser tomadas em busca da conservação do meio ambiente, por exemplo, a reciclagem que tem papel muito importante, ainda mais se colocarmos a nossa criatividade para funcionar, podemos criar coisas incríveis! Basta uma rápida pesquinos mantermos sa na internet e você pode conferir miem um ambiente lhares de ideias sensacionais para decosem causar danos rar a sua casa ou ganhar uma renda extra ao mesmo e ainda ajudar na preservação do meio ambiente. Atitudes como essas garantem a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras!

João de Jesus Tonelo Supervisor de Resíduos Unidade Tarumã/SP 22 anos e 11 meses de NovAmérica

Silvia Aparecida Honório Analista de Recursos Humanos Senior Unidade Tarumã/SP

9 anos e 3 meses de NovAmérica

cientes sobre o impacto que suas ações causam no meio ambiente,

Será que elas pensam nos nossos filhos, netos e bisnetos? O aumento dos problemas ambientais e a importância da preservação do meio ambiente têm preocupado a sociedade. Os consumidores procuram cada vez mais por empresas conscientes e que buscam medidas para que suas ações não prejudiquem o meio ambiente, ações como: uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, uso racional da água e da energia elétrica, reciclagem do lixo sólido, reutilização de sobras de matéria-prima, criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente, não descartando esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.

Supervisor Operações Agrícolas

Unidade Caarapó/MS 7 anos e 2 meses de NovAmérica

Antônio Massoli Neto Planejamento Agronômico Supervisor Unidade Tarumã/SP 9 anos e 6 meses de NovAmérica

A indústria da cana, gera 3 tipos de resíduos que podem ser utilizados na lavoura: vinhaça, torta de filtro e cinza da caldeira. Esses 3 resíduos são muito ricos em nutrientes, e se usados da maneira consciente, ajudam a reduzir o uso de fertilizantes minerais, e ainda melhoram as características físico-químicas do solo. No caso da torta e da cinza, ainda podemos fazer um composto, e reduzindo a umidade, podemos levá-lo para os ambientes mais fracos que ficam mais distantes da indústria, o que promove um aumento na produtividade. O uso consciente desses resíduos faz parte da política de sustentabilidade da NovAmérica. Antônio Massoli Neto Com ações inovadoras, a NovAmérica busca conscientizar e inspirar seus colaboradores para as mais diversas questões através de ações sustentáveis, contribuindo, dessa forma, para um mundo melhor. Um bom exemplo está na escolha do uniforme, que hoje, na NovAmérica, são feitos de material reciclável e que nos chama à atenção para uma questão tão importante: o que eu estou fazendo para deixar um mundo melhor para as gerações futuras? Em quais outras ações eu posso melhorar ainda mais? Quando pensamos no coletivo, como pessoas e como empresa, nos unimos por uma causa nobre, causa esta que se pauta na colaboração, na união e, principalmente, somos capazes de formar uma corrente do bem, e essa corrente, é muito forte. Silvia Aparecida Honório

As grandes empresas já estão cons-

Fabrício Mariano de Paula

Até 2007 nós aplicávamos a vinhaça em 4.000 hectares. A partir desse ano, após o surgimento do PAV (Plano de Aplicação de Vinhaça), a NovAmérica investiu cerca de dez milhões de reais para se adequar às normas estabelecidas pelo plano. Com essas alterações passamos a aplicar a vinhaça de maneira consciente e regularizada em 12.800 hectares, isso causou uma redução muito grande no uso do adubo mineral, que é bem mais prejudicial ao meio ambiente. A não utilização desses resíduos como fertilizantes e o descarte desses subprodutos de maneira irresponsável podem causar um prejuízo enorme ao meio ambiente. João de Jesus Tonelo

Renato Ravazini dos Santos Mecânico Operações Agrícolas Unidade Caarapó/MS 5 anos de NovAmérica

Manoel Alves Escavane Mecânico Operações Agrícolas Unidade Caarapó/MS 9 anos de NovAmérica

Alguns anos atrás, na década de 70, os resíduos da moagem de cana eram descartados no meio ambiente, hoje eles são reaproveitados como um adubo orgânico para adubação dos canaviais, com isso economizamos, damos a eles uma destinação ambientalmente correta e utilizamos eles como fornecedores de água e nutrientes para os canaviais, agindo como recuperadores da fertilidade do solo. Cada tonelada de cana gera em torno de 65 litros de álcool, cada litro de álcool gera de 15 a 16 litros de vinhaça, gerando um total de 650 litros de vinhaça por tonelada de cana, a torta de filtro gera 30 quilos e a fuligem 24 quilos por tonelada, é muito resíduo que sai da indústria diariamente. E a gente tem que dar conta de aplicar de uma forma correta que dê retorno para o canavial e também para a empresa, todos os resultados obtidos desde o início da empresa aqui em Caarapó com a matéria orgânica e com os resíduos, não são só por causa dos resíduos em si, mas sim por causa da boa aplicação que a equipe faz. Se a equipe não fizer uma aplicação de qualidade e bem feita, com planejamento e controle, nenhum dos resultados que a gente busca hoje, que são a alta produtividade e longevidade dos canaviais, seriam possíveis. Fabrício Mariano de Paula

Conversando tivemos a ideia de fazer um cesto de lixo reaproveitando os filtros que iriam ser descartados. A princípio o objetivo era ajudar na limpeza e na organização da manutenção. Fizemos 2 para o escritório e 2 colocamos na oficina, isso facilitou a retirada do lixo e a oficina ficou mais bonita e limpa. Já temos até mais encomendas. O cestinho de filtro está fazendo sucesso.

Desta forma, a preocupação com o meio ambiente é uma ação que está ligada diretamente ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, através dela que os nossos recursos são utilizados de forma inteligente e preservados para as gerações futuras. Quando usamos a nossa criatividade e nos engajamos em busca de soluções, conseguimos resultados fantásticos e, para isso, é preciso educar e conscientizar a população de que toda ação tomada hoje, seja ela positiva ou negativa, gerará um impacto no meio ambiente atingindo as gerações futuras, os nossos filhos, netos e bisnetos. Sejamos então positivos, tomemos ações positivas. O mundo precisa de pessoas que o façam!

Manoel Alves Escavane Renato Ravazini dos Santos


Estar bem e feliz não é sorte e sim uma questão de escolha. É a forma que cada um escolhe para viver bem e para isso precisamos saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, usando nosso bom senso e também nossa sensibilidade de encontrarmos em nós um ponto de equilíbrio.

ânimo para o colaborador trabalhar despertar do seu corpo

bem estar

A Ginástica Laboral é uma das estratégias implantadas na NovAmérica que oferece a possibilidade da prática voluntária de atividade física pelos trabalhadores, feita coletivamente no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária. O progarama visa melhorar a condição física e prevenir lesões que podem trazer risco à saúde dos colaboradores. Além desta, outras estratégias foram colocadas em prática, como a mudança de logística para os funcionários de Juti, que ficaram com os blocos de colheita mais próximos de suas casas, dessa forma, otimiza seu trabalho, podendo passar mais tempo com a família e até melhorar seu relacionamento interpessoal.

Eu sempre quis buscar uma profissão que me trouxesse algum valor maior, algo que ajudasse o próximo. A decisão pela área de segurança no trabalho foi por isso! Como técnica de segurança no trabalho eu posso colaborar para que os demais colaboradores voltem para suas casas íntegros. A essência do nosso trabalho é essa, é devolver o pai de família, o filho, o irmão, a mãe em perfeita integridade física para suas famílias. Aqui na NovAmérica, nós da área de segurança vivenciamos o dia a dia dos colaboradores de todas as áreas e essa vivência faz com que as ações, as decisões que tomamos sejam mais eficientes. Nós conseguimos reduzir Não precisamos ser radicais a ponto de abrirmos mão das coisas que muito os índices de acidentes e ocorrências nos últimos anos, e, mais do que isso, gostamos de fazer e comer para sermos saudáveis, podemos apenas através dessas ações, hoje os colaboradores exercem as suas funções diárias, com mais atenção, mais confiança e também com mais conforto. Isso se reflete adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes, como fazer atividade fína vida pessoal deles, dos familiares e da sociedade. Isso é qualisica de forma regular e nos alimentarmos com qualidade e critério. Por isso, muitas dade de vida! empresas, inclusive a nossa, vêm se preocupando cada dia mais com a qualidade de vida de seus profissionais no ambiente de trabalho. O bem-estar do colaborador vai muito além da ausência de doença e sempre mais a empresa tem se preocupado em oferecer os recursos e equipamentos necessários para que ele consiga exercer bem a sua função. Um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida e não apenas de uma relação contratual de obrigações e direitos entre particulares. Desta forma, a empresa tem buscado estratégias que levam os colaboradores a desenvolverem atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atividades, implantando preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do seu bem-estar.

Eu fiz educação física por hobby, eu gosto muito de praticar qualquer tipo de atividade física... uma caminhada de manhã, uma pedalada, qualquer coisa mesmo! Então, a ginástica laboral que eu faço todas as manhãs, já faz com que eu me sinta muito melhor, me sinta mais disposta. Eu acho que no momento da laboral, além de trazer benefícios para a nossa saúde, acontece uma interação entre os colegas, sempre conversamos e damos boas risadas, é um momento de descontração que a empresa nos proporciona todos os dias, então precisamos aproveitar.

A qualidade de vida é essencial na vida do ser humano, é ela que vai nos deixar sempre dispostos a qualquer coisa. Quando você busca uma vida mais saudável, alimentação regrada e hidratação, isso vai fazendo com que seu corpo responda muito melhor às necessidades que ele tem no dia a dia. Isso faz muito Gibem, tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. A ginástica nástica Laboral laboral, a boa alimentação são complementos que fazem com que você é bom para todos, é bom tenha melhor qualidade de vida. A laboral é essencial, principalmente para o colaborador e também é no início da jornada de trabalho, porque você acabou de despertar, a sua bom para a empresa. A Ginástica musculatura ainda está adormecida, então a ginástica faz esse despertar Laboral traz alegria, ânimo, alivia as do seu corpo, dos vasos sanguíneos, normaliza a sua circulação, seus dores, cansaço e estresse. Ela é boa para músculos ficam irrigados, suas articulações precisam desses movimenempresa porque evita o excesso de atestados e tos para se lubrificarem e isso vai evitar lesões e consequentemente também traz ânimo para o colaborador trabalhar. vai gerar resultados em nosso trabalho. Mais do que uma Eu gosto de ginástica laboral, primeiro porque ela maneira de prevenir lesões, a laboral é uma atividade te destrava, se você não tem o hábito de fazer exercício que socializa e faz com que os colaboradores físico seu corpo e seus músculos travam, a ginástica lainterajam uns com os outros. boral ajuda a acabar com este incômodo. A cada alongamento que fazemos, vamos destravando. Eu não consigo e não posso ficar sem ela não! Hoje na empresa temos alguns colaboradores que, se não fazem a ginástica Vagner de O. Pedro laboral, se sentem mal.Seja no campo, manutenção Técnico Enfermagem do Trabalho ou escritório ela faz toda a diferença. Não dá Unidade Tarumã/SP para trabalhar sem ela. 8 anos e 6 meses de NovAmérica

Maristela G. Novaga Analista Contábil Senior Unidade Tarumã/SP 6 anos e 5 meses de NovAmérica

Fabiana B. Santos Técnica em Segurança do Trabalho Unidade Tarumã/SP 7 anos e 2 meses de NovAmérica

Ezequiel de Jesus Técnico Enfermagem do Trabalho Unidade Caarapó/MS 3 anos de NovAmérica


RESGATE DE

VALORES

o mundo precisa de mais pessoas assim

Às vezes não é preciso falar nada, o que realmente elas precisam e esperam é somente de um abraço amigo...

aproveitar cada oportunidade

você também se liberta

Tudo o que te faz bem.. . Os dias passam cada vez mais depressa e é comum ouvir a frase: “não tenho tempo”. Não tenho tempo para estar com a minha família, não tenho tempo para cuidar da minha saúde, não tenho tempo para os meus amigos e, com o passar dos dias, frases como essas se tornam um hábito em nossas vidas.

Renato R. dos Santos Mecânico Operações Agrícolas Unidade Caarapó/MS 8 anos e 6 meses de NovAmérica

Com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado aquilo que realmente importa e passamos a focar naquilo que muitas vezes poderia ficar em segundo plano. Infelizmente temos presenciado uma inversão de valores, onde coisas têm mais valor do que pessoas. O ser humano tem buscado e se preocupado com coisas que um dia vão passar... a moda passa, a tecnologia evolui, carros que hoje eram de última geração amanhã perdem o seu valor.

Eu participo de um grupo da minha igreja Importar-se com os outros é conviver com o próximo melhorando cada local, em que o objetivo é ajudar pessoas aspecto de sua vida. Quando você ajuda o próximo, você também se e levar até elas o amor, a alegria e a liberta. É tempo de sermos transformados e de aproveitar cada oportunipaz. Nós visitamos o hospital e o lar dos dade para ajudarmos o outro. idosos da cidade, procurando levar uma Doe tempo, doe roupas, visite o doente, alegre-se com os que se alegram, mensagem de motivação, fé e esperança. chore com os que choram, ajude o necessitado, seja amigo, ouça as pessoas, Às vezes não é preciso falar nada, gere nelas liberdade, paz e vida. o que realmente as pessoas precisam e esperam é somente de um abraço A vida é curta demais para perder tempo com coisas passageiras. Ame, perdoe, amigo naquele momento. faça o bem, invista tempo em pessoas, sirva o próximo, faça novos amigos enUm abraço que não custa nada... quanto há tempo.


seja essa mudança Você quer mudar sua vida? Seja essa mudança. Comece agora, porque só tem uma coisa que pode mudar o rumo da sua vida, em um instante, é a ação! Em um Universo infinito nada é impossível. Por isso, não deixe que lhe digam que seu sonho é grande demais. Nenhum sonho é grande demais para aqueles que decidem seguir em frente. É no momento de decisão que seu destino é traçado. São as suas decisões que vão fazer você definir como quer ficar, como se sente hoje, e como vai se tornar nos anos seguintes. O poder da sua decisão. O poder de ser você!

Cristiano J. Borges Coordenador de Operações Agrícolas Área: Herbicida Unidade Caarapó/MS 7 anos e 2 meses de NovAmérica

Cristiano Jeronimo Borges, com sua história de luta, demonstra que sempre acreditou no poder das escolhas que tomamos. Poder esse que nos dá força e capacidade de superar obstáculos. Ele iniciou em 2010 na NovAmérica trabalhando como Auxiliar de Aplicação de Insumos. Persistiu nos estudos e na busca de melhor qualificação profissional. Hoje, já na sua segunda graduação ( curso de Economia na Universidade Federal da Grande Dourados) ele ocupa o cargo de Coordenador de Operação Agrícola ,na área de Herbicida. Segundo ele:

“o profissional deve sempre buscar o aprimoramento de seus conhecimentos, bem como a melhoria da sua vida pessoal e profissional”.

Tharles Junior Simões da Rocha mudou sua vida para melhor. Ele começou a trabalhar na Novaméria em 2010, como auxiliar de controle de pragas, enquanto cursava Tecnologia em Produção Agrícola. Ele não perdeu tempo e foi logo atrás das oportunidades que a empresa oferecia aos seus colaboradores. Uma delas foi o programa da bolsa de estudos que lhe possibilitou terminar sua faculdade em 2012. Neste mesmo ano a empresa passou por uma reestruturação da área, ocorreu a mudança de supervisores e ele foi transferido para a área de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico. Como ele sempre desejou fazer o curso de agronomia, foi nessa transição que ele enxergou a oportunidade de ingressar no curso através da eliminação de disciplinas, já que sua formação como tecnólogo em produção agrícola lhe proporcionava isso. “Não foi fácil tomar a iniciativa de ingressar novamente na Universidade, afinal são dias difíceis, de estudos e dedicação, é uma luta diária contra o cansaço”, relatou Tharles. Ele contou com o incentivo dos colegas de trabalho e de sua família que o motivaram a retomar os estudos mudando, assim, toda sua rotina, a começar na empresa, onde teve que concorrer à vaga de tratorista de preparo de solo para conseguir trabalhar no turno da tarde, pois seu curso era no período matutino. No decorrer dessa caminhada ele encontrou vários obstáculos, mas cada minuto de seu tempo era bem aproveitado para estudar. A recompensa veio no final de 2014, quando foi chamado para trabalhar como técnico na área de pesquisa e desenvolvimento do projeto piloto automático da empresa e teve a oportunidade de colocar em prática e aprimorar a teoria que aprendeu em sala de aula. Hoje, graduado em agronomia, Tharles viu seu sonho se realizar: “ Agradeço a Deus e me orgulho por trabalhar em uma empresa que possibilita o cresci-

mento profissional de seus colaboradores, sou grato à Novamérica por acreditar no meu potencial.”

Conhecer histórias de superação e coragem vale a pena como inspiração. Sempre que ficamos sabendo, escutamos ou presenciamos um caso de sucesso pessoal ou profissional, logo dizemos ou pensamos: “Nossa! que sorte essa pessoa tem”. Todos nós queremos nos sentir realizados, alcançar êxito no trabalho, ser reconhecido e contar a vitória para todos, mas, na maioria das vezes, esse sucesso não vem fácil. Na maior parte das vezes, ele só dá “as caras” depois de muito esforço e dedicação. A verdade é que você tem o poder de chegar até lá e pode conseguir isto através de uma única atitude: a escolha. Somos o resultado de nossas escolhas, cada escolha que fazemos vai moldando a pessoa que somos e criando nossa realidade. É necessário ter foco naquilo que se deseja conquistar, pois só assim é possível planejar onde desejamos chegar. Nós não percebemos que temos o poder e que gerenciar a vida é uma questão de escolha. Não se pode perder tempo escolhendo reclamar, culpar as outras pessoas por aquilo que não deu certo na vida, amaldiçoar a sorte, ao invés de encarar o presente e enxergar todas as novas oportunidades que aparecem.

Tharles Junior S. da Rocha

colocar em prática e aprimorar a teoria

Técnico Agricultura de Precisão Desenvolvimento Agrícola Unidade de Caarapó/MS 6 anos de NovAmérica

“...você tem o poder de chegar até lá e pode conseguir isto através de uma única atitude: a escolha”


nunca é tarde demais

para o saber

a oportunidade está aí

Mas será que realmente estamos velhos demais para um simples jogo de dominó? Será que é tarde para aprendermos um novo idioma? Para aprender a tocar violão? Será que devemos nos impor mais esse limite, dos tantos que a vida e a sociedade nos impõem? Por que não facilitarmos as coisas para nós mesmos, porque não tornarmos as coisas mais simples, afinal, não dizem por aí que a beleza está nas coisas simples da vida?

Valores é uma palavra muito forte quando se fala em vida. Vida é uma palavra muito forte quando se fala em aprendizado. Aprendizado é uma palavra muito forte quando se fala em idade. Idade é uma palavra muito forte quando se fala em conquista e conquista é uma palavra muito forte quando falamos de pessoas.

A sociedade impõe diversas regras em nossas vidas. Regras básicas, mas que podem ser quebradas. Será que se passarmos da idade de jogar um simples dominó, já não podemos fazê-lo mais? Será que algumas coisas que queremos fazer e tentar voltar atrás dariam certo agora? Aceitariam nossa idade? O tempo passando rápido demais e as situações inesperadas que a vida nos impõe fazem com que as pessoas priorizem outras oportunidades, deixando de lado coisas que acrescentam muito em nossas vidas e nos tornam pessoas melhores. Mas será que realmente estamos velhos demais para um simples jogo de dominó? Será que é tarde para aprendermos um novo idioma? Para aprender a tocar violão? Será que devemos nos impor mais esse limite, dos tantos que a vida e a sociedade já nos impõem? Por que não facilitarmos as coisas para nós mesmos, porque não tornarmos as coisas mais simples? Afinal, não dizem por aí que a beleza está nas coisas simples da vida? Coloquemos uma certeza em nossas cabeças: nunca é tarde demais para corrermos atrás dos nossos sonhos! Nós somos os únicos representantes dos nossos sonhos no universo, mais do que isso, somos os representantes e temos a responsabilidade de fazer com que eles aconteçam. Nós também somos os responsáveis pelos limites que nós mesmos nos colocamos ou que as pessoas nos colocam. É também nossa responsabilidade e dever quebrarmos, passarmos por cima desses limites. Basta querermos...nós somos capazes de fazer coisas grandiosas! Então aproveite, corra atrás do seu sonho, ainda há tempo!

Entrei na NovAmérica como trabalhador rural, depois de um tempo passei a ser auxiliar e agora estou trabalhando como tratorista. Na época, o meu grau de escolaridade era até a 5ª série e decidi voltar aos estudos, porque, nas áreas em que eu queria trabalhar sempre exigiam certo grau de escolaridade. Não me falavam que eu já estava descartado por esse motivo, mas sentia isso. Aí eu falei pra mim mesmo: - “não, espera aí... vou dar um jeito nisso”. Foi quando voltei aos estudos e, concluindo todas as etapas da 5ª série até o 3º colegial, senti um alívio !!!. Muitas coisas melhoraram desde então. Por exemplo, aqui na NovAmérica eu sempre quis ser tratorista e pela escolaridade eu nunca conseguia passar pelas provas na escolinha. Depois de voltar para os estudos, fiz novamente as provas da escolinha e passei sem dificuldade nenhuma. Os estudos não ocuparam espaço algum, pelo contrário, só me ajudaram. Eu sempre recebi apoio do pessoal da NovAmérica e também do meu filho. Antes eu pensava “eu tenho 46 anos e já estou velho demais para voltar”. Meu filho sempre dizia que para os estudos não existia idade, por isso também falo para muitas pessoas que não concluíram pra que voltem aos estudos, faz muito bem. É só ter vontade, porque a oportunidade está aí. Com a escolaridade consegui um cargo melhor de tratorista e se Deus quiser já estou me preparando para outro - de motorista de caminhão.

somos os únicos representantes dos nossos sonhos

...para os estudos não existe idade. Ivo Francisco Variante Tratorista Reboque Unidade Tarumã/SP 8 anos e 6 meses de NovAmérica

Depois que eu voltei aos estudos, posso dizer que hoje, estou realizado!


Todas as manhãs, logo que abrimos os nossos olhos, já nos deparamos com uma escolha: “levantar ou permanecer no nosso aconchego?” Sempre dúvidas, opções de escolhas, algumas fáceis e outras muito difíceis. Algumas escolhas podem ou devem ser adiadas, mas existem outras que podem ser aproveitadas, uma oportunidade.. Quer queiramos ou não, a vida nos impõe escolhas que resultam em mudanças.

investidas que fazemos

GOOGLE

}

processo pelo qual um ser se ajusta a uma nova situação

Será que estamos preparados para uma nova mudança? Mudança que pode nos tirar totalmente de nosso sossego do dia a dia, nos fazer aprender tudo de novo o que já sabemos só que de uma maneira diferente, ou que não queremos aprender.

resiliência } adaptação

Acredito que todos nós temos os nossos objetivos, basta buscarmos, batermos na porta e corrermos atrás. Ailton dos Santos Mecânico de Implementos/soldador Unidade Tarumã/SP 22 anos e 6 meses de NovAmérica

levantar ou ficar no nosso aconchego

Normalmente as mudanças, as situações novas nos trazem desconforto, medo, insegurança e, eventualmente, estresse. No entanto, se tivermos uma postura positiva, uma atitude de enfrentamento pró ativo, poderemos enxergar nas mudanças, nas situações novas, não um obstáculo às nossas aspirações e sim, uma motivação especial para melhor alcançá-las. A capacidade adaptativa do ser humano é imensa. Diante de situações adversas, cabe a cada um de nós buscar forças em nós mesmos para transformar a dificuldade em oportunidade. O nome disso é resiliência.

a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas... WIKIPEDIA

Além de acreditar em mim mesmo era sempre um prazer saber que tinham outras pessoas e elas foram essenciais nesse processo.

1994

1999

2003

2004

“Entrei na NovAmérica em 1994, como trabalhador rural, passei para auxiliar de“catar bituca” como dizia antigamente, e logo para tratorista reboque onde tive um acidente de trabalho que foi em 1999.

Fiquei afastado por três anos, nesse período tive um apoio muito grande da assistente social da NovAmérica e do gerente Pedro Dorizotto que me incentivou muito. Nesses três anos meu sonho era voltar a trabalhar.

Em meados 2003 retornei ao trabalho como auxiliar na fila de cana, um lugar que não tinha contato com o pessoal, pois era uma área nova para mim, a adaptação foi bem rápida e simples, inclusive pela aceitação dos meus novos colegas de trabalho.

Após um ano surgiu uma outra vaga para auxiliar no pátio da manutenção. Prestei e consegui.

Mais tarde recebi uma oportunidade que veio direto do supervisor Claudinei Mariano para ser mecânico de implementos/soldador que é onde estou até hoje. Atualmente meu supervisor é o Francisco Junqueira que me deu total autonomia com a equipe.


...é o lugar para mostrar para todos onde nós queremos chegar. Toda a gestão se reúne para avaliar o desempenho da empresa, ver onde é necessário algum alinhamento, definir as estratégias e traçar as metas a serem alcançadas a médio prazo. Esse ano o Encontro trata com profundidade de dois assuntos: a área de desenvolvimento humano e as novas tecnologias.“Vamos tratar

desses dois assuntos mais especificamente, pois, achamos que esses dois elementos serão indispensáveis e determinantes para o nosso sucesso, além de mostrar o novo alinhamento empresarial, onde estamos deixando de ser uma empresa voltada exclusivamente para a cana de açúcar, continuamos como operador agrícola, afinal, criamos excelência nisso, Marcelo Carlos mas estamos avaliando outras oportunidades voltadas a questão da Avanzi de Oliveira agricultura e da pecuária.” completou Marcelo Gerente Administrativo e RH

2016 O Encontro Anual NovAmérica acontece nos dias 21 e 22 de Setembro. Saiba mais com o seu gestor! O Encontro consolida o nosso negócio nas Unidades de Caraapó e Tarumã, para seguirmos juntos, evoluindo e olhando para as oportunidades que temos, para crescermos como pessoas e profissionais em busca de melhores resultados.

...é um momento para que todos da empresa tenham na cabeça, de maneira clara e objetiva o direcionamento operacional e estratégico da companhia... Dessa maneira o Gerente administrativo e de RH, Marcelo Avanzi definiu o encontro de gestão da NovAmérica. Evento que acontece todo ano e reúne gestores das unidades de Tarumã/SP e Caarapó/MS, um evento definido de maneira simples pelo gerente, mas que busca por resultados grandiosos.

Os encontros de gestão são considerados determinantes para o sucesso da companhia. Todos tiveram a sua importância e o seu objetivo alcançado desde o primeiro encontro, quando foram apresentados 12 projetos, onde, cada um tinha um coordenador e um gerente focado na operacionalização.

Unidade Tarumã/SP 38 anos de NovAmérica

Nós temos notado que ano após ano o encontro de gestão toma mais importância ainda, porque os objetivos estão cada vez mais complexos, é importantíssimo que a gestão e, posteriormente, toda a companhia tome conhecimento destes rumos que a empresa está buscando para consolidar seus resultados e a sua perpetuidade.

íntegra O JORNAL NA íNTEGRA é UMA PUBLICAÇão bimestral das empresas Novamérica agrícola ltdA., novamérica agrícola caarapó ltda. e rrb empreendimentos e participações

projeto editorial BASE_

redação Andréia Dai Letícia Pais Marcelo F. Ribeiro Milena Cavalcanti

Fazenda NovAmérica, s/n° • Bairro Água da Aldeia Tarumã • SP • CEP 19820-000 comunicacao@novamerica.com.br www.novamerica.com.br /Grupo.Novamerica

/comunicacaona


A forma da gente se relacionar com as pessoas e com o mundo está mudando rápido. Grande parte de nós já conta com um aparelho que nos permite ver fotos de pessoas queridas, acompanhar fatos interessantes, ouvir música, criar, compartilhar e ainda aprender, vendo um vídeo ou puxando a letra da canção que mais gosta. Conectividade. Este é só o começo. As possilidades que temos hoje para saber o que queremos e alcançar nossos objetivos está cada vez maior. Propósito. De onde vem essas informações? A rede é a conexão entre todos nós, pessoas e instituições mundo afora compartilhando conteúdo e informações dos mais diferentes assuntos. Valores. Quantas pessoas já compartilharam alguma coisa hoje? Seja um agente transformador.

Compartilhe informação de qualidade.

Edição 14  
Advertisement