Page 1

impulsionou a criatividade

referência em processos e custos

para conciliar as coisas é importante ter disciplina

espero crescer, me desenvolver

queremos aprender

as notícias são muito animadoras

colaborar com o bem-estar

estou orgulhoso e feliz

maior interação

é importante a participação de todos

EMPRESAS NOVAMÉRICA | AGOSTO DE 2013 • ANO XIII • Nº 3

NAÍNTEGRA

aproveitei tudo que cada etapa me ofereceu


PROGRAMA MENTORING

INTERAÇÃO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

impulsionou a criatividade

ACREDITAR E AGIR

FAZ A DIFERENÇA NO CAMPO O ano agrícola 2013/2014 está semelhante ao ano anterior nas duas unidades de negócios da NovAmérica, porém com a diferença significativa da geada, que foi o fato novo. Em Caarapó/MS o fenômeno natural foi muito severo e em Tarumã/SP podemos dizer que teve uma intensidade mediana, refletindo imediatamente em nossa colheita. Esses reflexos impactaram o planejamento, a logística, houve perda de produtividade e necessidade de reposicionamento dos tratos culturais nas duas unidades. Associado a isso, o mês de junho – com o alto índice de chuvas – provocou atrasos, e por isso a colheita de Caarapó poderá seguir até o início de dezembro e em Tarumã até o dia 20 do mesmo mês, o que não estava previsto neste ano orçamentário.

Posto esse cenário, somado aos preços desfavoráveis (situação enfrentada em passado recente), acreditamos que com o comprometimento de toda a equipe será possível realizarmos uma boa safra, agindo de acordo com o momento, considerado preocupante, e com total atenção às metas. Assim enfrentaremos e venceremos juntos mais um momento desafiador.

comprometimento de toda a equipe

A geada e seus reflexos também interferirão no planejamento do plantio do próximo ano, comprometendo alguns viveiros de mudas que seriam usados no plantio. As brotações de soqueira também foram afetadas, e isso mudará a idade fisiológica do canavial, havendo uma perda de produtividade e, consequentemente, um atraso no início da safra 2014/2015.

NAÍNTEGRA O JORNAL NA ÍNTEGRA É UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DAS EMPRESAS NOVAMÉRICA AGRÍCOLA LTDA., NOVAMÉRICA AGRÍCOLA CAARAPÓ LTDA. E RRB EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES.

Projeto editorial Base__ Redação Jaqueline Bueno Duda Siqueira Revisão Sandra Leite Jornalista responsável Jaqueline Bueno • MTB 59.942

Mario Donisete Chiarinelli Diretor Executivo 30 anos de NovAmérica

Fazenda NovAmérica, s/nº • Bairro Água da Aldeia Tarumã • SP • CEP 19820-000 comunicacao@novamerica.com.br

/Grupo.Novamerica www.novamerica.com.br

Transferir conhecimento por meio de orientação para melhorar a atuação dos colaboradores, preservar as informações da empresa e facilitar a integração com a cultura e os valores da NovAmérica é o foco do Programa Mentoring, iniciado no final do ano passado na unidade de Tarumã/SP, com 12 meses de duração. Mentoring é um processo de tutoria em que os jovens profissionais passam por um acompanhamento dos mais experientes, havendo assim o compartilhamento e a troca de informações, tornando-os mais qualificados e aptos a enfrentar as diversas situações que possam ocorrer ao longo de sua carreira. “Meu papel é apresentar o caminho, as melhores maneiras de se fazer algo, explicar, analisar e trocar experiências. Quando fui convidado para participar desse programa como mentor, vi mais uma chance na minha vida de transferir o meu conhecimento, porque acredito que essa atitude colabora com a busca por novas oportunidades, tanto para a empresa como para o funcionário. Fico muito feliz e satisfeito por terem me convidado. É sempre um grande prazer colaborar com o desenvolvimento do próximo”, explicou Edison Andrade, consultor financeiro, há 37 anos na NovAmérica. “O Programa Mentoring está sendo uma oportunidade ímpar de desenvolver de maneira mais focada as habilidades e soluções para o dia a dia, através do conhecimento e da afinidade com o sr. Edison Andrade”, afirmou Danilo Viana, analista de Planejamento Econômico e Financeiro da NovAmérica.

A implantação do programa na empresa se deu a partir de uma necessidade apresentada pela gerência financeira, e os assuntos tratados são questões contábeis, societárias e tributárias, tesouraria, avaliação de negócios e mercado financeiro, sempre aliadas à utilização do potencial existente dentro da empresa. Para o gerente financeiro Germano Trevisan, essa experiência impulsionou a criatividade, a integração, a inovação e o alcance do objetivo proposto. “Posso afirmar que a utilização do mentoring como ferramenta de desenvolvimento foi válida e contribuiu profissional e pessoalmente com os mentorandos, além de equipar a empresa com recursos capacitados para o crescimento e desafios corporativos.”

Foto: Equipe de Comunicação


CIPATR

E OS NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO 2013/2015 Com 12 membros, sendo 6 titulares e 6 suplentes, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPATR – gestão 2013/2015) de cada unidade da NovAmérica foi composta por colaboradores que, pelos próximos dois anos, serão responsáveis pela orientação e prevenção de acidentes dentro da empresa.

AÇÕES Os cipeiros têm como obrigação participar das reuniões mensais apresentando problemas e soluções, opinando sobre assuntos discutidos e solicitando medidas corretivas, quando necessário.

colaborar com o bem-estar

“Por ter muitos jovens na minha área, senti a necessidade de me tornar cipeiro para poder ajudá-los. Talvez por eu ser mais velho e ter experiência na empresa, eles me ouviam e assim pude contribuir durante as duas gestões seguidas em que fui membro. É preciso que todos tenham a consciência de que a própria segurança não depende exclusivamente de você e eu acredito que tenha passado essa mensagem”, afirmou o ex-cipeiro e auxiliar de controle de pragas da Agro Tarumã/SP, José Lourival de Oliveira.

Fotos: Duda Siqueira // Marcos Gonçalves

CONHEÇA OS MEMBROS DA AGRO TARUMÃ/SP E AGRO CAARAPÓ/MS.

NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO A partir da segunda quinzena de agosto serão instalados aparelhos de rádio e alto-falantes em alguns ônibus e áreas das duas unidades da NovAmérica para veiculação do nosso programa de rádio “Conexão Rural”.

UNIDADE TARUMÃ/SP MEMBROS TITULARES

MEMBROS SUPLENTES

Almir Rogério Xicarelli

Pedro Dias dos Santos

Almir Lemes de Souza

Benedito Claudio dos Santos

Leolino Vieira Santana

Ronaldo Matheus Vieira Junior

Ademir Carlos

Sergio Aparecido Barbosa

Diego Silva Lima

João Carlos dos Santos

José do Carmo Oliveira

Fernando Pereira Stefano

Este novo canal é um trabalho desenvolvido pelo grupo de Mobilização e Motivação, do Planejamento Estratégico da empresa, em parceria com a área de Comunicação, e ficará em fase de testes durante todo o mês.

é importante a participação de todos

Os programas serão gravados e terão duração de 20 minutos. Haverá um responsável para colocar o pen drive nos ônibus e nas áreas com os conteúdos para os colaboradores ouvirem de duas as três vezes por semana, nos três turnos.

ENVIE SEUS PEDIDOS E SUGESTÕES

“Estamos preparados para colaborar com o bem-estar dos funcionários. Garantir a segurança do trabalhador gera economia para a empresa, qualidade de vida no trabalho e maior eficiência nos serviços prestados. Acreditamos sempre que todos são capazes de aprender”, garantiu um dos membros da nova gestão, a analista administrativa da Agro Caarapó/MS, Graziela Longo.

PROGRAMA CONEXÃO RURAL

UNIDADE CAARAPÓ/MS MEMBROS TITULARES

MEMBROS SUPLENTES

Graziela Longo

Fabio Aparecido Coelho

Daniel da Silva Matos

Alexandro Mendonça Lopes

Daniel Vital Jacinto

Ramão Gomes

Wanderley J. dos Santos

Telmo Obal Sanches Junior

Tiago Augusto Neves Bueno

Wilson Esteche

Reginaldo Cabral Gonçalves

Rafael Arevalo dos Santos

Nome: Área:

Para nós é muito importante a participação de todos por meio de pedidos, músicas e conteúdos.

RECORTE ESTE CUPOM E ENTREGUE NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO OU PARA SEU SUPERVISOR/COORDENADOR.


TARUMÃ/SP

AFR

SAFRA 2013/2014

As entregas de cana da safra 2013/2014 em Tarumã/SP estão praticamente com os mesmos números se comparados com a safra passada, sendo que a moagem está com 3,8% a mais. O ATR (Açúcar Total Recuperável) está abaixo do planejado para este ano, mas acima do número da safra 2012/2013 com 6,1%. Com relação à massa de cana, estamos com expectativa de fechar com 2,33% a mais em relação à estimativa inicial. Os desafios são grandes para atingirmos um pouco mais de quatro milhões, e a safra deverá entrar no mês de dezembro devido ao excesso de chuva nos primeiros meses do ano (abril, maio e junho). Com esse atraso, precisamos nos empenhar ainda mais, porém será possível obter sucesso nas operações e na entrega determinada inicialmente.

CAARAPÓ/MS

Tivemos nestes três primeiros meses de safra um atraso de 120 mil toneladas de cana que, pela média, representa 12 dias de colheita e acréscimo significativo nos custos. Por outro lado, as chuvas acima da média proporcionaram um acréscimo de produção de massa de cana, gerando uma boa expectativa de aumento de TCH (Tonelada de Cana por Hectare) para os canaviais que ainda serão colhidos. A brotação das soqueiras e a germinação dos plantios estão excelentes e poderemos dar continuidade às operações de preparo de solo, plantio e tratos culturais. Para cumprirmos nosso planejamento de colheita com qualidade e baixarmos nossos custos acumulados, precisamos buscar o máximo de eficiência de nossos equipamentos. Para o período de julho a agosto, as previsões de chuvas estão sinalizando que ficarão dentro da normalidade, o que nos proporciona um maior número de dias disponíveis para realizar nossa colheita, e com o comprometimento de toda a equipe, sabemos que vamos superar mais esse desafio.

Ações com os parceiros são realizadas todos os anos pela NovAmérica com a intenção de fortalecer o relacionamento. Neste ano, as reuniões técnicas com os fornecedores de cana já foram realizadas com a participação de aproximadamente 200 pessoas, e no mês de julho, o II Dia de Campo ganhou uma forma diferenciada, no estilo de feira, para melhor aproveitamento dos participantes.

PARCERIA E RESULTADOS

José Francisco Fogaça Gerente Planejamento e Desenvolvimento Agronômico Unidade de Tarumã/SP 30 anos de NovAmérica

“A troca de informações com os parceiros é o que buscamos primordialmente e também a abertura para eles opinarem, pois todos queremos alcançar produtividade e rentabilidade”, comentou Carlos Flauzino, gerente de Relacionamento com Fornecedor. “Foi a primeira vez que participei da palestra junto com fornecedores parceiros. Foi interessante para ficar sabendo das novidades da nossa atividade agrícola. Além disso, gostei da explanação sobre o mercado futuro e achei que as notícias são muito animadoras. Essa integração entre a NovAmérica e seus parceiros poderia acontecer mais vezes”, comentou Rodrigo Fernandes, representante de um dos parceiros.

as notícias são muito animadoras Foto: Equipe de Comunicação

“Com este trabalho conseguimos uma melhor sincronia das partes envolvidas, empresa e parceiro, otimizando tempo, ganhando eficiência e produtividade na busca de um melhor resultado”, afirmou Fábio de Rezende Barbosa, diretor superintendente da NovAmérica. Soluede Tonon Gerente Operações Agrícolas Unidade de Caarapó/MS 21 anos de NovAmérica

Fotos: Equipe de Comunicação

CONHECENDO A NOVAMÉRICA Outra ação foi o evento Conhecendo a NovAmérica realizado em junho pelas áreas Financeira e de Relacionamento com o Fornecedor com convidados da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Assis. A iniciativa surgiu devido a necessidade de estreitar o relacionamento entre as empresas durante o processo de emissão da Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária, documento exigido para contratação de operações de financiamentos para o plantio da cana-de-açúcar.


DESENVOLVIMENTO SOCIAL Por entender como o desenvolvimento dos colaboradores e da comunidade interfere diretamente nos negócios da empresa, a área de Responsabilidade Social da NovAmérica iniciou neste ano projetos voltados aos mais diferentes públicos.

queremos aprender JOVENS DE ATITUDE

O projeto prevê orientações de profissionais de diversas áreas aos colaboradores de até 24 anos. Esses colaboradores foram selecionados por seus gestores, e o primeiro tema discutido foi “Resgate das Experiências e Competências Individuais”, com foco na expectativa de vida e na realização de cada um.“Fomos surpreendidos porque nós não esperávamos que tivesse algo na empresa voltado para os jovens. O jeito de passar as orientações em meio a um bate-papo tornou tudo muito produtivo, e o pessoal participou bastante, isso só ajuda no meu objetivo, que é crescer na empresa”, contou o mecânico Ângelo Nalia, de 22 anos.

PROGRAMA PRÉ-APOSENTADORIA

Os colaboradores que participam desse programa recebem orientações sobre saúde, finanças e leis com as quais irão se defrontar durante a aposentadoria. Ainda são preparados para aspectos como redução de rendimentos, novos papéis que podem ser desempenhados junto à família e à comunidade, rompimento das relações funcionais, prestação de serviços como autônomo e/ou outras atividades produtivas.

COMPARTILHAR

Voltado para as esposas dos colaboradores. Elas têm a oportunidade de se desenvolver por meio de palestras, orientações e atividades voltadas à qualidade de vida, ao orçamento familiar e ao empreendedorismo.“Gostei muito dessa iniciativa da NovAmérica, porque tem muitas coisas que nós – esposas – não sabemos, mas queremos aprender. É um incentivo, e acredito que deveria ter mais encontros sobre outros cuidados com as mulheres, porque depois da palestra sobre nutrição já mudei meus hábitos e perdi cinco quilos em um mês”, contou Cleonice Ferreira da Cruz Batistella, de 46 anos.

Fotos: Equipe de Comunicação


LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO Para contemplar as ações de fortalecimento do conceito de liderança e seus aspectos, o Programa Germina começou a ser desenvolvido na unidade de Caarapó/MS em 2012. E, em 2013, os coordenadores da Agro Tarumã/SP estão participando dos treinamentos sobre comportamento do líder, boas práticas de gestão, plano de autodesenvolvimento e orientação de carreira. O programa é dividido em quatro módulos e sua programação se estenderá até abril de 2014.

Com os novos modelos de gestão, as mudanças de atitudes dos líderes e das equipes, assim como novas competências, precisam ser desenvolvidas para proporcionar maior habilidade de lidar com pessoas e manter o foco no resultado.

maior interação com os demais coordenadores

Há seis anos trabalhando na NovAmérica, Jose Roberto de Almeida desempenha a função de coordenador na área de Resíduos. Para ele, o programa tem somado em sua vida profissional por meio de reciclagem e novos aprendizados e também tem proporcionado maior interação com os demais coordenadores. Este programa nos ensina a lidar com a principal ferramenta da empresa, as pessoas. Muitas coisas passadas nos treinamentos eu já estava colocando em prática, mas com a correria do dia a dia deixava de realizar algumas ações importantes como líder. Depois do início do Germina, comecei a pensar em como lidar e agir de forma correta com a minha equipe e já tenho recebido elogios por parte dos colaboradores.

Depois do início do Germina, comecei a pensar em como lidar e agir de forma correta com a minha equipe.

Jose Roberto de Almeida Coordenador Resíduos Unidade de Tarumã/SP 6 anos de NovAmérica

Foto: Equipe de Comunicação


Nesta edição tivemos a oportunidade de conhecer uma dupla sertaneja de Caarapó/MS que vem se despontando na região. Um dos cantores é colaborador da NovAmérica. Fotos: Arquivo Pessoal

O SUCESSO ESTÁ LOGO ALI NOMES COMPLETOS Cristiano Jeronimo Borges Djalma Fogaça Junior

PROFISSÃO Cristiano: Coordenador de Operações Agrícola na empresa Fogaça: Trabalha exclusivamente nesse projeto musical

CASADOS Não

FILHOS? Não

OS DOIS RESIDEM EM CAARAPÓ? Sim.

COMO A DUPLA COMEÇOU? Cristiano e Fogaça - Começamos há aproximadamente três anos, e tocávamos com mais dois colegas em pequenas festas, bares, lanchonetes

e restaurantes em Caarapó, mas com o passar do tempo esses colegas foram desistindo e decidimos formar a dupla.

QUANDO COMEÇARAM A FICAR CONHECIDOS NA REGIÃO? Cristiano e Fogaça - Começamos aos poucos. Formamos uma banda e fomos tocar em algumas festas maiores dentro da cidade e na região, como rodeios, feiras agropecuárias (exposições) e algumas festas universitárias. Em fevereiro deste ano gravamos nosso primeiro CD, que é a realização do nosso sonho. Nele temos dez faixas de autoria de compositores nacionais e uma de autoria do Fogaça, que agradam não só ao público que gosta do sertanejo universitário, mas a outros públicos, porque fizemos uma mescla de alguns ritmos e estilos dentro do sertanejo universitário.

COMO CONCILIAM O TRABALHO COM A CARREIRA PROMISSORA DE CANTORES? Cristiano - Sempre trabalhei além de cantar e houve épocas também que eu estudava, então

www.fogacaecristiano.com.br

para conciliar as coisas é importante ter disciplina

aprendi que para conciliar as coisas é importante ter disciplina com horários, ou seja, ter uma gestão do tempo e dedicação em tudo, além de força de vontade. Hoje desempenho minha função na NovAmérica que é muito importante, além de estar desenvolvendo nosso projeto musical. É importante destacar os apoios que nós recebemos de pessoas importantes como nossa família, namorada e amigos que nos motivam ainda mais.

agora do que plantamos de bom tempos atrás. Pode ser que encontremos diversas dificuldades que nos façam pensar em desistir mas, apesar disso, estamos motivados para continuar. Pode ser que o sucesso demore, mas é importante não perder o foco.

COMO SE SENTEM SABENDO QUE O TRABALHO COMO CANTOR ESTÁ COMEÇANDO A SER RECONHECIDO?

Cristiano e Fogaça - Estamos começando a compor, temos em nosso CD uma música de autoria do Fogaça, com parceria com um outro compositor, o nome é Corta-Cachaça.

Cristiano e Fogaça - É bastante gratificante, pois mostra que estamos no caminho certo, rumo ao sucesso.

JÁ GANHARAM ALGUM CONCURSO DE MÚSICA? COMO FOI? COMO SE SENTIRAM?

O QUE ACHAM QUE O SUCESSO PROPORCIONA? Cristiano e Fogaça - Acreditamos que quando atingimos o sucesso em todas as áreas de nossa vida significa que todo o esforço e todo o trabalho passa a atingir um certo objetivo que é recompensado. Obter o sucesso é estar colhendo frutos

POSSUEM MÚSICAS DE PRÓPRIA AUTORIA?

Cristiano e Fogaça - Sim. No ano passado ganhamos o festival Canta Caarapó, na categoria Sertanejo, onde pudemos ter uma dimensão de como estava nosso trabalho, pois fomos avaliados em diversos quesitos como afinação, presença de palco, dentre outros. E saber que estávamos no caminho certo foi muito gratificante.

ESTÃO FAZENDO MUITOS SHOWS? COM QUE FREQUÊNCIA? Cristiano e Fogaça - Estamos em processo de divulgação do nosso CD, que acabou de ficar pronto, em contrapartida estamos trabalhando com uma banda recém-formada, ou seja, estamos fazendo alguns shows e acertando algumas coisas para melhorar a qualidade. Recentemente fizemos um show em uma festa cultural de Caarapó e podemos perceber o quanto nosso trabalho está se tornando conhecido pelo público e já estamos com algumas projeções de outros shows em outras cidades no estado do Mato Grosso do Sul.

QUAL O SONHO DE VOCÊS COMO CANTORES? Cristiano e Fogaça - É que possamos crescer a cada dia mais como pessoas e profissionais, pois acreditamos que apenas com o crescimento diário podemos alcançar nossos objetivos, seja nesse projeto musical, seja em tudo o que buscamos. E que, como músicos, Deus nos dê muitas oportunidades de levar alegria e sempre passar algo de bom ao público.

CONTATO Quem quiser conhecer mais sobre a dupla, o novo CD e shows pode acessar os canais no YouTube e Facebook digitando Fogaça e Cristiano.

@fogacEcristiano

Cristiano J. Borges Coordenador Operações Agrícolas Unidade de Caarapó/MS 4 anos de NovAmérica


OPERAÇÕES AGRÍCOLAS

SOB O MEU OLHAR

Alan Douglas dos Santos Auxiliar de Controle de Pragas Operações Agrícolas Unidade de Tarumã/SP 2 anos e 3 meses de NovAmérica

Fotos: Alan Douglas dos Santos


FORÇA

JOVEM

No texto da jornalista Eliane Brum, publicado na revista Época, ela trata sobre como os pais fazem os filhos verem o mundo e sua vida nele. Estes sete jovens recém-contratados na unidade de Caarapó/MS por meio do Programa Aprendiz nos mostram que, como diria a jornalista, “crescer é compreender que o fato de a vida ser falta não a torna menor. Sim, a vida é insuficiente. Mas é o que temos. E é melhor não perder tempo se sentindo injustiçado porque um dia ela acaba”. O programa na Agro Caarapó/MS foi iniciado em junho e terá duração de 16 meses, possibilitando conhecimentos teórico e prático aos jovens contratados pela vivência no ambiente empresarial. “Investir no ser humano é a base fundamental para o sucesso de uma empresa, por isso a NovAmérica busca proporcionar aos jovens com idades entre 14 e 24 anos um processo de aprendizagem, fornecendo possibilidades de desenvolverem competências para a sua inserção no mercado de trabalho”, explicou Janaina de Souza Guerreiro, analista de treinamento e seleção. Vinícius é um dos aprendizes que não têm familiares na empresa. Viu a oportunidade de ganhar experiência e se inscreveu. “Eu já tinha um pouquinho de conhecimento na área em que entrei, mas o bom é que vou aprimorando-o. Minha família ficou muito feliz quando soube da minha contratação, e por isso espero crescer, me desenvolver e futuramente ser efetivado aqui”, disse Vinícius Claudino Lima, 16 anos, aprendiz na área de Controle, 1º emprego de carteira assinada.

Vim para a NovAmérica em busca de ter uma oportunidade de crescimento e aqui eu sei que posso ser um bom profissional e estou agarrando essa chance.

Lucas Carvalho Moreno 17 anos Aprendiz Manutenção Automotiva Unidade de Caarapó/MS

espero crescer, me desenvolver “Eu trabalhava no açougue de um mercado, e quando soube que tinha passado no Programa Aprendiz fiquei muito feliz. Vim para a NovAmérica em busca de ter uma oportunidade e estou agarrando essa chance. As pessoas com quem eu trabalho são muito legais e me ajudam, e ainda ter o meu pai trabalhando na mesma empresa é muito bom, porque uso ele como inspiração pessoal e profissional”, comentou Lucas Carvalho Moreno, 17 anos, aprendiz na Manutenção Automotiva. Criar oportunidades de pais e filhos trabalharem na mesma empresa possibilita ao pai acompanhar o crescimento profissional do filho mais de perto, incentivando o processo de desenvolvimento. “Quando soube que ele tinha passado na seleção, fiquei muito feliz e orgulhoso. Acredito que agora ele tem chance de ter um futuro importante, é um novo começo”, vibrou Adiel Camargo Moreno, Lubrificador da Manutenção Automotiva, seis anos e meio de NovAmérica e pai de Lucas.

Minha família ficou muito feliz quando soube que eu havia passado na seleção, porque as avaliações foram muito difíceis.

Vinícius Claudino Lima 16 anos Aprendiz Custos Unidade de Caarapó/MS


II DIA DE CAMPO PARA OS PARCEIROS NOVAMÉRICA Com um novo formato, o II Dia de Campo foi realizado pelas equipes de Relacionamento com Fornecedor, Planejamento e Desenvolvimento Agronômico, Operações Agrícolas e Comunicação da unidade de Tarumã/SP. Foram mais de 200 participantes entre parceiros, familiares, representantes de outras empresas, universitários e colaboradores da NovAmérica que puderam obter mais informações sobre o processo produtivo da cana-de-açúcar. Na programação, o australiano John Pearce discutiu sobre tratos culturais e agricultura de precisão e Cristiano Geller, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, tratou sobre agricultura familiar. Para Edson Roncon, parceiro da NovAmérica há 12 anos, o evento atendeu às expectativas. “Foi excelente, além de encontrarmos os outros produtores de cana e trocarmos informações, as atividades foram muito produtivas e com muito foco”, elogiou.

“Estou orgulhoso e feliz por ter tido o privilégio de participar da organização desta segunda edição junto com todos os demais colaboradores. As atitudes de toda a equipe, desde o planejamento, organização até a realização do evento, demonstrando muita vontade em servir e com objetivo claro, contribuíram para o grande sucesso do nosso evento”, afirmou Carlos Flauzino, gerente de Relacionamento com o Parceiro.

Fotos: Eric Clayton

estou orgulhoso e feliz

Foi excelente, além de encontrarmos os outros produtores de cana e trocarmos informações, as atividades foram muito produtivas e com muito foco.


AS OPORTUNIDADES ACONTECEM aproveitei tudo o que cada etapa me ofereceu

UMA LIÇÃO DIÁRIA

Me pego mais uma vez pensando no próximo passo, já que por tempo de serviço e idade eu poderia me aposentar no ano que vem, mas essa não é a minha vontade. Com o passar dos anos muitas coisas mudam, e o corpo já não é o mesmo para acompanhar a rapidez da mente, mas enquanto puder e me permitirem quero continuar fazendo o que gosto, trabalhando. Dos meus 53 anos de vida, 32 foram dedicados à NovAmérica, motivo de muito orgulho e certeza de que fiz a escolha certa. Minha trajetória teve início em 1982 com o cargo de fiscal de trabalhador rural e, desde então, fui tomado pelo espírito da motivação, buscando sempre progredir e crescer como ser humano e profissional. Mudei inúmeras vezes de cargo e nunca vi isso como um problema, pelo contrário, sempre encarei cada fase como um desafio a ser vencido, porque, para descobrirmos do que gostamos, nós precisamos fazer o que não gostamos, faz parte da nossa vida. Hoje percebo o quanto cada experiência foi válida e agregou ao que sou hoje, e é notável a diferença de comportamento e perfil daqueles que entram na empresa sem ter passado por alguma etapa. Ao olhar para trás, vejo que fiz a escolha certa optando por permanecer na mesma empresa por tantos anos. Aqui as oportunidades acontecem, e cabe a você não se acomodar, se adaptar às mudanças, conquistar o seu espaço e descobrir suas afinidades e aptidões.

Cheguei aqui com vontade de crescer. Dando um passo de cada vez, aproveitei tudo o que cada etapa me ofereceu. Agora é chegada a hora de desacelerar, e a NovAmérica está comigo mais uma vez. O PPA (Programa de Pré-Aposentadoria) ajudará a mim e a muitos outros colaboradores a entender essa nova realidade e a nos preparar psicologicamente para mais essa fase da vida.

INFORME-SE

PARA SER REFERÊNCIA É NECESSÁRIO DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO E CONTROLE As ações na área de Controle da NovAmérica continuam conforme o planejado. Na última edição deste jornal abordamos o assunto “Um novo desafio, tomada de decisões por meio de indicadores”, com enfoque na reestruturação da área de Controle para alcançar esse conceito.

Para isso, a área identificou a necessidade de avaliação de uma das principais ferramentas utilizadas pela empresa no controle de suas operações, o Sistema PIMS (Process Information Management System), que em português significa Sistema de Gerenciamento de Informações de Processos.

Desta vez, a abordagem será sistêmica, ou seja, ações necessárias para atingir os objetivos propostos à área de Controle e Suporte ao Negócio, com foco na meta da empresa, que é “Ser referência em processos e custos”.

Esta avaliação ocorreu durante três semanas e foi realizada por profissionais da área de Controle, Planejamento e Operações da NovAmérica e técnicos da TOTVS para um diagnóstico da utilização do PIMS e sua aderência ao processo NovAmérica.

Entendo que os jovens se esquecem que a idade chega para todos e que planejar o futuro é importante. Quando se dão conta, percebem que não possuem os documentos exigidos para iniciarem o processo de aposentadoria e não sabem a quem recorrer.

“Vale ressaltar que este diagnóstico buscou identificar também quais informações para a tomada de decisão são extraídas do sistema e quais outras podemos extrair por meio da utilização dos módulos ainda não explorados

referência em processos e custos

A falta de informação não deve ser mais desculpa e sim motivação para a busca por orientações. Minha dica é para acessarem o site http://www.mpas.gov.br/ e saberem como contribuir com a Previdência Social – estando trabalhando ou não – garantindo assim a segurança dos seus direitos.

Valdemir Donizeti Nunes Gonçalves Téc. de Desenvolvimento Operacional Recursos Humanos Unidade de Tarumã/SP 32 anos de NovAmérica

Foto: Equipe de Comunicação

pela empresa. Essas lacunas foram apresentadas ao término de cada semana para um prévio diagnóstico”, comentou Júlio Coutinho, supervisor de Controle. Além disso, ao longo destas semanas de trabalho foram observados alguns benefícios pontuais da utilização e ajustes no sistema, no entanto, um relatório final foi apresentado no dia primeiro de agosto, apresentando o que o sistema agrega ao negócio, qual o potencial ainda não utilizado e o que a sua utilização trará de benefícios à empresa, em informações dentro do prazo e com qualidade, considerando que esse diagnóstico apresentou uma utilização muito baixa do PIMS em relação ao potencial apresentado. “Vamos apresentar a recomendação de utilização de todos os módulos disponíveis no sistema, buscando o mapeamento do processo e sua aderência ao PIMS, o que contribuirá com o nosso intento, e principalmente para que possamos extrair do PIMS o máximo do potencial que ele pode nos oferecer”, finalizou Coutinho.


AGORA TEMOS NOSSA

MASCOTE

TCH

(TONELADA DE CANA POR HECTARE)

A COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO MASCOTE NOVAMÉRICA DEFINIU OS DOIS GANHADORES. FORAM 29 INSCRITOS, COM AS MAIS VARIADAS IDEIAS. Os desenhos passaram por três etapas de seleção e foram avaliados a partir dos critérios de criatividade, originalidade, relação com o negócio NovAmérica e relação com o Planejamento Estratégico. Agora, as ideias vencedoras serão enviadas para uma agência, que dará mais vida e forma às mascotes.

Para entendermos, vamos seguir as perguntas e respostas:

2º LUGAR Anderson Carlos da Silva Auxiliar de Almoxarifado Unidade de Tarumã/SP 1 ano e 3 meses de NovAmérica

Agradecemos a participação de todos. Abaixo estão os nomes de todos os participantes que entregaram seus desenhos até a data-limite. Anderson Carlos da Silva – Auxiliar de Almoxarifado – Tarumã/SP Alexandro Mendonça Lopes – Auxiliar de Aplicação de Insumos – Caarapó/MS Alexandre Chaves do Carmo – Analista Administrativo – Tarumã/SP Alexandre R. Alves – Mecânico – Tarumã/SP Antonio Carlos Moraes Gonçalves – Coordenador – Caarapó/MS Bruno Cesar Dias – Mecânico de Implementos/Soldador – Tarumã/SP César Henrique S. Delfino – Tratorista – Tarumã/SP Felipe Antonio Tavares de Ramos – Aprendiz – Tarumã/SP Éderson Ferreira Cardoso – Motorista – Tarumã/SP Graziela Longo – Analista Administrativo – Caarapó/MS Haliky Wilgner Samuel dos Santos – Mecânico – Caarapó/MS Jean Carlos Rios – Coordenador – Tarumã/SP João Eduardo Lino – Auxiliar – Caarapó/MS Kazuochi Ota Junior – Engenheiro – Tarumã/SP Leda Maria de Souza – Assistente Administrativo – Tarumã/SP Lenice Pereira de Oliveira – Auxiliar de Serviços Gerais – Tarumã/SP Pedro Luis de Moraes – Motorista – Caarapó/MS Pedro Paulo Gomes – Desenhista Topográfico – Caarapó/MS Roger Pereira dos Santos – Auxiliar de Almoxarifado – Tarumã/SP Rafael Lucas de Oliveira – Tratorista Reboque – Tarumã/SP Rafael Santana Carvalho – Auxiliar de Controle de Pragas – Tarumã/SP Sérgio Luis Herrera – Auxiliar – Tarumã/SP Valdomiro L. de Paula Junior – Auxiliar – Tarumã/SP Vitor Cruz Fazano – Assistente de Controle Manutenção – Tarumã/SP Olessandro Donnangelo – Supervisor Administrativo e de Remuneração – Tarumã/SP Victor Hugo S. Midena – Aprendiz – Caarapó/MS Marcio Gomes – Colhedor – Caarapó/MS Andreia Cavanha Dai – Secretária – Caarapó/MS Marcos Antonio de Oliveira Silva – Eletricista Automotivo – Caarapó/MS

O que é produção de uma zona (porção de terra)? E como é apurada?

VOCA BULÁ RIO

É o volume total de cana produzido. É apurada com a pesagem de todas as viagens de cana-de-açúcar e acompanhada do boletim de apontamento que contempla, dentre outras informações, qual a origem da cana (zona). O que é produtividade ou TCH? Produtividade é toda produção de cana dividida pela área da zona (porção de terra). Ou seja, o TCH (Tonelada de Cana por Hectare) é a produção total apurada, dividida pela área colhida.

ATR

(AÇÚCAR TOTAL RECUPERÁVEL) É um indicador que representa a quantidade total de açúcares contidos na cana (glicose, frutose e sacarose) e está diretamente ligado à sua qualidade. O ATR é expresso em quilogramas de açúcar por tonelada e é utilizado como referência no pagamento da cana entregue na indústria.

COMPARTILHANDO PALAVRAS

1º LUGAR Haliky Wilgner Samuel dos Santos Mecânico de Manutenção Unidade de Caarapó/MS 10 meses de NovAmérica

Fábio Caprioli

Thiago Silva de Souza

Engenheiro-Agrônomo (Supervisor) Relacionamento com Fornecedor Unidade de Tarumã/SP 2 anos de NovAmérica

Engenheiro-Agrônomo Operações Agrícolas Unidade de Caarapó/MS 2 anos e 3 meses de NovAmérica


NOSSAS PRÓXIMAS PÁGINAS AINDA ESTÃO EM BRANCO compartilhe com a gente suas histórias, dicas e demais conteúdos que tenham valor para você

Jornal NA Íntegra Envie um e-mail para comunicacao@novamerica.com.br ou procure a Área de Comunicação.

Edição N6  

Jornal NAÍntegra Edição N6

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you