Page 48

descodificação do genoma desenvolveu uma versão recombinante desta proteína, o medicamento atingiu imediatamente vendas recorde e revolucionou o tratamento da anemia. Mas, apesar de todo o investimento por parte da indústria farmacêutica, que pensava que iam aparecer novos produtos geradores de lucros ao virar da esquina, o ritmo das descobertas manteve-se lento. Esse ritmo melhorou subitamente nos princípios da década de 1990, graças a uma nova técnica de rastreio de genes inventada por Craig Venter, um surfista californiano e estudante tardio de biologia, área a que se dedicou depois de prestar serviço como auxiliar hospitalar no Vietname. Craig Venter compreendeu que ao sequenciar pequenas porções do ADN que se sabe serem copiadas para o mensageiro ARN, o sinalizador químico que sintetiza proteínas, era possível criar «marcadores sequenciais expressos» com que se podia detectar todos os genes do ADN cromossómico. Com este método, o laboratório de Craig Venter em breve viria a descobrir até cerca de 60 novos genes por dia. O genoma começava a revelar os seus segredos.

O primeiro projecto de sequenciação do genoma humano: ADN mitocondrial O genoma humano tem três mil milhões de bases de comprimento e descodificá-lo não estava ao alcance das ferramentas de sequenciação acessíveis a Sanger, nos finais da década de 70. Contudo, isso não o impediu de iniciar um projecto mais restrito de sequenciação do genoma humano. A maioria do ADN humano está contido nos cromossomas do núcleo celular, mas existe uma quantidade ínfima nas estruturas produtoras de energia denominadas mitocôndrias. A equipa de colaboradores de Sanger começou a fazer a sequenciação desta porção mais manejável do código

genético da nossa espécie e, em 1981, divulgou informação acerca das suas 16 569 bases e 37 genes. As mitocôndrias podiam ser pequenas, mas eram extremamente importantes. Os defeitos nos genes mitocondriais podem provocar doenças e os cientistas estudam agora o modo de os transplantar de óvulo para óvulo para impedir que estas perturbações sejam herdadas. Como as mitocôndrias são transmitidas pela linha feminina de forma relativamente intacta, o ADN que contêm serve também para estudar a evolução e a genealogia.

a ideia resumida Os genes podem ser isolados e descodificados

47

50 ideias genética que precisa mesmo de saber mark hernderson  
50 ideias genética que precisa mesmo de saber mark hernderson  
Advertisement