50 ideias de física que precisa mesmo de saber joanne baker

Page 124

124

enigmas quânticos

31 Super-

condutividade

A temperaturas muito baixas, alguns metais e ligas conduzem electricidade sem resistência nenhuma. Nestes supercondutores, a corrente pode fluir durante milhares de milhões de anos sem que se perca qualquer energia. Como os electrões se acoplam uns aos outros e se movem como um todo, evitando desta forma as colisões que provocam a resistência eléctrica, aproximam-se de um estado de movimento perpétuo. Quando se arrefece mercúrio até ele chegar a uns poucos graus acima do zero absoluto, o metal passa a conduzir electricidade sem qualquer resistência. Isto foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike Onnes, quando ele deitou mercúrio líquido para dentro de hélio líquido, à temperatura de 4,2 K (graus acima de zero). Tinha-se descoberto o primeiro material supercondutor, sem resistência à corrente. Pouco tempo depois, observou-se um comportamento parecido noutros metais frios, incluindo o chumbo e compostos como o nitreto de nióbio. A resistência eléctrica desaparecia por completo abaixo de uma temperatura crítica, que variava de material para material.

Movimento perpétuo Uma das consequências da resistência zero é que uma corrente que se ponha a passar num supercondutor pode fluir para sempre. Já se conseguiram manter correntes em laboratório durante muitos anos, e os físicos estimam que uma tal corrente poderia durar milhares de milhões de anos antes de começar a perder energia. É o mais próximo que os cientistas chegaram do movimento perpétuo.

Cronologia 1911 D.C.

1925

1933

Anos 1940

Onnes descobre a supercondutividade

São previstos os condensados de Bose-Einstein

É demonstrado que os supercondutores repelem campos magnéticos

São descobertos compostos supercondutores


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.