Page 1

Regulamento da ESSUA CUP


ARTIGO 1º OBJETO 1. A ESSUA CUP 2019 será realizada no Pavilhão da Escola Secundária Mário Sacramento no dia 28 de abril, com início às 14h e término às 19h. 2. A meta principal deste torneio é o convívio entre os alunos da Universidade de Aveiro, de agora em diante designada por UA, mas sobretudo dos alunos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, doravante denominada por ESSUA, isto porque a competição é restringida aos alunos da ESSUA, porém a assistência ao torneio não terá nenhuma restrição. 3. Esta edição é composta por três modalidades (futsal, voleibol e basquetebol), sendo que todas as equipas inscritas estão automaticamente selecionadas para todas as mesmas.

ARTIGO 2º EQUIPAS ABRANGIDAS 1. Só será permitida a participação de 9 equipas na ESSUA CUP, consoante a ordem de receção das inscrições. 2. As equipas serão constituídas no mínimo por 5 jogadores e no máximo por 7 jogadores. 3. Todas as equipas devem ser mistas, havendo obrigatoriamente, no mínimo, duas raparigas por cada.

ARTIGO 3º INSCRIÇÕES 1. As inscrições têm início no dia 14 de abril e término no dia 24 de abril. 2. O preçário das inscrições, por equipa, será atribuído conforme o número de atletas na equipa.

2


a. Caso a equipa seja constituída pelo número mínimo de atletas o preço é de 6€. b. Caso a equipa seja constituída pelo número máximo de atletas o preço é de 5€. 3. A inscrição pode ser feita pelas seguintes formas: a. Preenchimento de um formulário online, que só será completado com o carregamento do comprovativo relativo à transferência do valor da inscrição. b. Preenchimento de uma ficha de inscrição disponível na sala do NAEESSUA. O valor da inscrição será pago em simultâneo.

ARTIGO 4º DIREITOS E DEVERES DAS EQUIPAS E ATLETAS 1. As equipas e os atletas têm direito a: a. Inscrever-se na ESSUA CUP, de acordo com a regulamentação geral do torneio; b. Ser protegidos na sua integridade física e moral em todas as atividades. 2. As equipas e os atletas têm como deveres: a. Respeitar os princípios, nome, símbolos e todos os colaboradores do NAE-ESSUA envolvidos; b. Respeitar os árbitros, adversários, espetadores da ESSUA CUP, promovendo um ambiente de fair-play; c. Fornecer todos os dados necessários ao NAE-ESSUA e autorizar a sua utilização no âmbito das atividades desenvolvidas.

3


ARTIGO 5º IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS/EQUIPA OU EQUIPAMENTOS 1. Mediante o número de equipas inscritas, a identificação das mesmas será realizada através da utilização de coletes de cores diferentes, fornecidos pelo NAE-ESSUA, permitindo assim a diferenciação dos atletas de cada equipa enquanto se defrontam entre si.

ARTIGO 6º MODALIDADES E ESPECIFICIDADES 1. As modalidades inseridas neste torneio são futsal (4 vs. 4), voleibol (5 vs. 5) e basquetebol (4 vs. 4). a. No futsal e basquetebol é imperativo haver sempre pelo menos uma rapariga e um rapaz em jogo. b. No voleibol é imperativo haver pelo menos duas raparigas e um rapaz em jogo.

ARTIGO 7º REGRAS DAS MODALIDADES 1. As regras nas modalidades deste torneio seguem certos critérios base, critérios esses essenciais para a boa prática desportiva, existindo algumas divergências das regras oficiais de cada modalidade adotadas aos moldes do torneio, visto que cada modalidade terá um tempo regulamentar de 15 minutos sem interrupções: a. Para a modalidade de basquetebol, as regras adotadas serão as mesmas que as oficiais em termos do regulamento do jogo, exceto a existência dos 4 períodos de jogo;

4


b. Para a modalidade de futsal, o campo será confinado a um terço do campo total, exigindo assim a utilização de balizas reduzidas, tirando este ponto as regras serão as mesmas que as estipuladas oficialmente; c. Para modalidade de voleibol, as regras empregues serão as mesmas que as adotadas oficialmente.

ARTIGO 8º MODELO COMPETITIVO 1. O modelo competitivo deste torneio será constituído por 3 grupos de 3 equipas em que a primeira fase será a fase de grupos. 2. As meias-finais serão constituídas pelo primeiro classificado de cada grupo e o segundo classificado que tiver maior pontuação. 3. A fase final decorrerá entre os vencedores das meias-finais.

ARTIGO 9º TEMPO 1. Neste torneio haverá um único cronómetro central que estará na mesa da organização, juntamente com um apito que marcará início e final de todos os jogos em simultâneo. Destacamos que em nenhum jogo haverá tempo complementar derivado de comportamentos ou situações particulares de cada jogo. 2. Os jogos serão de 15 minutos, com intervalo entre eles de 5 minutos. Seja esclarecido o intervalo como tempo compreendido entre o final de cada jogo numa modalidade e o início de outro jogo numa modalidade diferente, com o confronto das mesmas equipas. a. Haverá um tempo inicial de 5 minutos, para aquecimento. 3. Não haverá qualquer paragem de tempo no decorrer de cada jogo, incentivando ao bom senso e desportivismo dos participantes. Qualquer situação anómala

5


será resolvida no tempo destinado ao intervalo junto do árbitro respetivo e mesa da organização, se necessário.

ARTIGO 10º ROTAÇÃO DE MODALIDADES 1. Dentro do pavilhão onde decorrerá o torneio, haverá três campos, destinados às três modalidades. 2. Os três campos deverão estar a ser utilizados em simultâneo, tendo sendo um grupo em cada modalidade. 3. O sistema de rotação funcionará de modo a que cada equipa defronte as outras equipas do mesmo grupo, nas três modalidades.

ARTIGO 11º ATRIBUIÇÃO DE PONTOS 1. A atribuição de pontos será baseada em vitórias, derrotas e empates. a. A cada vitória serão atribuídos 3 pontos. b. A cada empate serão atribuídos 2 pontos. c. A cada derrota será atribuído 1 ponto.

ARTIGO 12º ATRIBUIÇÃO DE TÍTULOS E PRÉMIOS 1. A equipa vencedora será aquela que vencer na fase final do torneio, consagrando-se, assim, como campeã do torneio. 2. O segundo classificado será a equipa que defrontará a equipa vencedora na final. 3. O terceiro classificado será a equipa que tiver obtido maior pontuação nas meias finais, exceto as equipas que se apuraram para a final.

6


4. O NAE-ESSUA atribuirá prémios aos 3 primeiros classificados, sendo estes prémios divulgados à posteriori.

ARTIGO 13º DESISTÊNCIAS E FALTAS DE COMPARÊNCIA 1. As equipas que comuniquem desistência após fecho de inscrições ou não compareçam não serão ressarcidos da taxa de inscrição. 2. Considera-se falta de comparência caso a equipa não se apresente no recinto do jogo até 5 minutos após hora marcada ou não se apresentar com o número mínimo de participantes.

ARTIGO 14º DESCLASSIFICAÇÕES 1. As equipas serão desclassificadas em situações como: a. Falta de comparência; b. Comportamentos antidesportivos; c. Desrespeito às regras deste regulamento.

ARTIGO 15º SEGURO DESPORTIVO 1. Todos os estudantes devidamente inscritos possuem um seguro escolar que cobre acidentes, que decorram na prática desportiva, enquadrada na Universidade de Aveiro. 2. Em caso de acidente ou lesão no decorrer da competição o atleta/aluno tem 5 dias úteis para se dirigir à Reitoria e acionar o seguro escolar.

7

Profile for NAE-ESSUA

Regulamento - ESSUA CUP - 2019  

Regulamento integral relativo ao evento "ESSUA CUP", dinamizado pelo Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Univers...

Regulamento - ESSUA CUP - 2019  

Regulamento integral relativo ao evento "ESSUA CUP", dinamizado pelo Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Univers...

Profile for nae.essua
Advertisement