Page 1

Tempos Verbais Construção dos tempos verbais


Apesar dos estudos verbais serem a parte mais complexa de qualquer idioma, na língua inglesa é justamente a parte mais simples. Ao contrário do que ocorre em nosso idioma, no qual temos uma palavra diferente para cada pessoa (eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão), em inglês geralmente há uma só flexão para todas as pessoas verbais.


I will go

It will go

You will go

We will go

He will go

You will go

She will go

They will go

Conjugar os verbos na língua inglesa é muito similar a aplicar uma fórmula a um problema de física. Cada tempo verbal tem a sua própria "fórmula".


Para utilizar determinado verbo basta adaptá-los àqueles moldes pré-definidos. Para compreendermos melhor como funcionam os verbos no idioma inglês, vamos aprender um pouco sobre algumas expressões.


Infinitivo Alguns diriam que infinitivo é o nome de um verbo. Outros, que é a sua forma mais básica, de onde partiria todas as demais. O infinitivo é a combinação das duas coisas.


Em português um verbo no infinitivo tem as terminações "ar", "er", "ir" e "or", como em andar, correr, sorrir e compor, respectivamente. Em inglês essas terminações são substituídas pelo "to" que precede todos os verbos no infinitivo.


andar = to walk

sorrir = to smile

correr = to run

comer = to eat

Portanto um verbo no infinitivo ĂŠ o verbo que vem precedido de "to".


É importante frisar que nos casos em que um verbo é sucedido por outro que esteja no infinitivo, este segundo verbo que está no infinitivo pode apresentar-se de três formas diferentes, sem qualquer alteração do sentido.


to run run running

correr

Exemplos I can walk all day if I want to. I started dancing at 8 p.m. and I just stopped at 8 o'clock of the following morning. I want to know him the soonest possible.


Todos os três verbos destacados, apesar das diferentes formas significam "caminhar", "dançar" e "conhecer", ou seja, estão, de certa forma, no infinitivo. O que vai determinar o uso de uma ou outra forma é apenas o verbo utilizado.


Alguns verbos devem ser sucedidos do infinitivo, outros do "bare infinitivo", e ainda outros do ParticĂ­pio Presente.


Bare infinitive Sabemos que os infinitivos comeรงam com "to". Caso ele nรฃo venha precedido por "to", nรณs o chamamos de "bare infinitive".


Infinitive

Bare Infinitive to work (trabalhar) work (trabalhar) to dance (dançar) dance (dançar) to sing (cantar) sing (cantar) to run (correr) run (correr) to study (estudar) study (estudar)

A aparência muda, mas não há mudança de significado. O "bare infinitive" é o infinitivo sem o "to".


Verbo auxiliar Antes de entendermos o que é um verbo auxiliar, precisamos entender o que é um verbo e o que é uma locução verbal. Verbo é uma palavra que exprime ação física ou mental ou ainda uma condição.


Exemplos to run (correr) to think (pensar) to reflect (refletir) to be (ser ou estar)

Uma locução verbal é um conjunto de duas ou mais palavras que também exprimem uma ação ou condição.


I have been here for two hours. I would have studied more if I had told to. A diferença entre um verbo e uma locução verbal está no número de palavras. Um verbo tem apenas uma palavra, enquanto uma locução verbal tem duas ou mais.


Os verbos est達o divididos em dois tipos, os verbos principais e os verbos auxiliares.


Os verbos principais são, como o próprio nome diz, os verbos que carregam o significado. Por exemplo, na sentença "I am studying English now" há dois verbos, um principal, que expressa a ação que estou cometendo agora (study) e um verbo auxiliar, que está na sentença para ajudar a caracterizar o tempo e as pessoas que estão sendo utilizados e nada mais.


Verbos "Fortes" Alguns verbos podem ser simultâneamente verbos auxiliares e principais, como Ê o caso do verbo To Be e os verbos anômalos.


Estes verbos são chamados "verbos fortes" e as sentenças onde eles aparecem não necessitam de verbos auxiliares para a formação de sentenças negativas e interrogativas. Veja os exemplos:


John is a very happy man. Is John a very happy man? John isn't a very happy man. They can go to Miami in a few days. Can they go to Miami in a few days? They cannot go to Miami in a few days.


Particípio Presente É a forma utilizada para a composição dos tempos contínuos. Nada mais é do que o “bare infinitive” seguido de “ing”.


Alguns verbos compostos por uma única sílaba terminada em consoante tem essa última sílaba dobrada antes do acréscimo do sufixo.


Infinitive To To To To

dance cook split cut

Bare Infinitive dance cook split cut

Present Participle dancing cooking splitting cutting


Fonte http://www.uff.br/peteconomia


Tempos Verbais  

EBook de Inglês: Tempos Verbais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you