Issuu on Google+

RELATÓRIOS ANUAIS E DE SUSTENTABILIDADE NO NOVO PARADIGMA DAS MÍDIAS INTEGRADAS Por Erick Teixeira - Diretor de arte do MZ Group O Relatório Anual e/ou de Sustentabilidade é uma peça essencial de comunicação corporativa, pois, além de ser uma ferramenta estratégica de gestão econômico-socioambiental das organizações, também é uma importante fonte de informação e consulta para os diversos públicos, além de um radar dos vários indicadores de desempenho. Muitas das diretrizes e metodologias de relato são velhas conhecidas, mas hoje, a maneira de comunicar mudou, pois as empresas estão inseridas em um sistema integrado e convergente de comunicação. Não obstante, o ambiente de publicação e divulgação também mudou, e muda rapidamente, acompanhando as inovações tecnológicas. Como boa prática de mercado, as informações do relatório devem estar o mais acessível possível aos seus públicos de interesse e, para tanto, as mídias convencionais (material impresso) e aquelas consideradas novas, como os aplicativos para dispositivos móveis, devem ser exploradas, entendendo e respeitando as características e pontos fortes de cada uma, mas sempre com o objetivo de transmitir a mensagem de forma efetiva.

Conceito crossmedia A distribuição de informações e experiências por meio de variadas mídias e plataformas de comunicação existentes no universo digital e off-line é um conceito que une estes veículos em prol de uma mesma mensagem concisa. Diferentes mídias podem se complementar e se tornar aliadas, criando novas e originais maneiras de comunicação e permitindo que as empresas contem suas histórias de uma maneira mais eficaz e imersiva para seus públicos.

Mídias digitais Já muito bem aceitas pela sociedade como fonte de informação rápida e eficaz, as mídias acessadas pela Internet, em consonância com o constante aumento de acesso por meio de smartphones e tablets, oferecem diversos recursos que dinamizam a leitura e a organização do conteúdo, como o uso de infográficos interativos e vídeos. Estes recursos aplicados ao relatório anual, além da compatibilidade com dispositivos móveis, possibilitam uma experiência mais completa para o leitor no entendimento da empresa e de sua mensagem. Outra importante característica dessas mídias é sua fácil via de disseminação e compartilhamento. Hoje, é de grande importância que as redes sociais estejam vinculadas às publicações online, permitindo que seus leitores interajam, gerem conteúdo relevante e participem de discussões juntamente com as empresas. É um processo natural para consolidar a transparência das companhias com seus stakeholders. Ao publicar um relatório online, ferramentas de monitoramento são boas maneiras de medir o número de acessos ao relatório e seu compartilhamento nas redes sociais e, consequentemente, saber o quão efetiva foi sua publicação e, dependendo do resultado, traçar planos e metas de médio e longo prazo para suas próximas publicações.

Chicago

Hong Kong

New York

Rio de Janeiro

San Diego

São Paulo

Sydney

Taipei

Vancouver


Mídia impressa Muito se comenta a respeito do fim do papel e sobre o que poderia ser a extinção da indústria gráfica na próxima década. Na verdade, nunca em outro momento da história do papel, a impressão foi tão democrática, acessível e responsável. Hoje, a impressão sob demanda é um trunfo para empresas que necessitam de seu material impresso, porém em baixas quantidades e atingindo um grau de qualidade equivalente às grandes tiragens. Atualmente, é possível publicar um relatório sob medida e sem desperdício de materiais que, outrora, necessitavam de uma logística de armazenamento. Ainda existe um mito no mercado que envolve o papel como o grande vilão da sustentabilidade empresarial, mas quem acompanha ou faz parte desta indústria, sabe que essa teoria caiu há algum tempo. As grandes produtoras de papel hoje seguem normas rigorosas em toda sua cadeia de produção, que conta com papéis provenientes de florestas 100% dedicadas a esta finalidade. Selos como o FSC (Forest Stewardship Council) certificam a procedência da matéria-prima. Outro insumo gráfico que se adequou às normas ambientais foram as tintas, pois ao contrário de anos atrás, em que eram compostas por metais pesados, agressivos à saúde, atualmente são feitas, em sua maioria, com óleos vegetais. Selos como o Hubber Green atestam sua qualidade. Ambas as certificações citadas levam em consideração não somente a questão ambiental, mas também o impacto social de suas produções. Uma novidade na questão das impressões é o chamado papel sintético, 100% proveniente de plásticos reciclados, como pets e seus derivados. Ele já está disponível e tem recebido cada vez mais apoio do mercado em geral. É uma ótima alternativa para as empresas inovarem em seus relatórios, totalmente alinhados aos preceitos da sustentabilidade.

Por qual mídia optar – tendências Integrar e relacionar diferentes mídias para uma comunicação competente é um processo que requer uma estratégia de atuação definida meses antes da publicação. Deve-se analisar e entender o cenário e quais mídias são relevantes para os públicos de interesse. Mídias digitais em geral, versões resumidas impressas, aplicativos mobile, pen-drives e vídeos são alguns dos exemplos, tendências e maneiras de direcionar e dinamizar o conteúdo para cada público, tratando a divulgação do relatório como uma campanha. O mais importante é que conteúdo, design, interatividade e meio de veiculação estejam alinhados para garantir um resultado positivo e uma publicação memorável.

Erick Teixeira Diretor de arte do MZ Group erick.teixeira@mzgroup.com + 55 11 3529-3582 www.mzgroup.com

Acompanhe novidades em facebook.com/MZGroupBrasil

Chicago

Hong Kong

New York

Rio de Janeiro

San Diego

São Paulo

Sydney

Taipei

Vancouver


Artigo "Relatórios anuais e de sustentabilidade no novo paradigma das mídias integradas" (MZ Group)