GRI - Manual das diretrizes G4 em português (Parte 2)

Page 91

91

SEÇÃO 4

Indicadores G4-EN3 CONSUMO DE ENERGIA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO a. Relate o consumo total de combustíveis oriundos de fontes não renováveis em joules ou seus múltiplos, inclusive os tipos de combustíveis usados. b. Relate o consumo total de combustíveis oriundos de fontes renováveis em joules ou seus múltiplos, inclusive os tipos de combustíveis usados. c. Relate, em joules, watts-horas ou múltiplos, o total do seguinte: Consumo de eletricidade Consumo de aquecimento Consumo de refrigeração Consumo de vapor d. Relate, em joules, watts-horas ou múltiplos, o total do seguinte: Energia elétrica vendida Aquecimento vendido Refrigeração vendida Vapor vendido e. Relate o consumo total de energia em joules ou seus múltiplos. f. Relate as normas, metodologias e premissas adotadas. g. Relate a fonte dos fatores de conversão usados.

ORIENTAÇÃO Relevância O consumo de energia tem efeito direto nos custos operacionais e pode aumentar a exposição a flutuações de abastecimento e preços de energia. A pegada ambiental da organização é moldada, em parte, por sua escolha de fontes de energia. Mudanças no equilíbrio dessas fontes podem indicar os esforços da organização no sentido de minimizar seus impactos ambientais.

Compilação Identifique os tipos de energia (combustível, eletricidade, aquecimento, refrigeração e vapor) consumidos dentro da organização.

Para algumas organizações, a eletricidade é a única forma significativa de energia consumida. Para outras organizações, outras fontes de energia também podem ser importantes, como, por exemplo, vapor ou água fornecidos por uma usina local de aquecimento ou resfriamento de água.

Ao relatar o consumo de energia autogerada, as organizações não devem contabilizar duas vezes o consumo de combustíveis. Por exemplo, se a organização gera eletricidade a partir do carvão e consome essa eletricidade gerada, o consumo de energia deve ser contabilizado somente uma vez no quesito consumo de combustíveis.

De um modo geral, o consumo de combustíveis não renováveis é o fator que mais contribui para emissões diretas de gases de efeito estufa (Escopo 1), que são relatadas no Indicador G4-EN15. O consumo de energia elétrica, aquecimento, refrigeração e vapor adquiridos contribui para as emissões indiretas de GEE da organização relacionadas à energia (Escopo 2), que são relatadas no Indicador G4-EN16.

Identifique a quantidade de energia (combustível, eletricidade, aquecimento, refrigeração e vapor) consumida dentro da organização, expressa em joules ou seus múltiplos.

A energia pode ser comprada de fontes externas à organização ou produzida pela própria organização (autogerada). Apenas a energia consumida por entidades pertencentes ou controladas pela organização deve ser relatada nesse indicador.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.