Page 1

Externato de Apresentação de Maria Tecnologias de Informação e Comunicação Prof. Miguel Ângelo

Alicia Camacho, 6º3, n.º 40 Laura Freitas, 6º3, n.º 49


Índice

Introdução

Desenvolvimento – “ O Uso do Computador como Meio” – “ A comunicação”

Conclusão

Bibliografia / Links


1. Introdução

Neste trabalho esperamos enriquecer as nossas ideias sobre a comunidade e o computador. Basicamente este trabalho é essencial para o nosso futuro, num trabalho próximo. Este trabalho explica o que é o computador e o desenvolvimento da comunidade. É muito importante. A comunidade é essencial para o nosso futuro. Neste trabalho vamos aprender muitas coisas necessárias, como: o computador serve para fazer pesquisas importantes para o trabalho e escola. A comunidade também evoluiu e com ela muitas coisas, por exemplo: o telefone, o computador, com ele a Internet, a televisão, a rádio etc.


2. A Comunidade e o Computador

2.1 O uso do computador como meio de comunicação Muito se tem falado sobre o uso do computador na educação, porém ainda há muito para se desenvolver e se pensar neste campo. “ As velozes transformações tecnológicas da actualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender. É preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo.” Penso que a educação, deve acompanhar as transformações, as mudanças que tem acontecido, principalmente nestes últimos anos, onde as mudanças tecnológicas têm sido bem visíveis e marcantes. O uso do computador como um grande aliado do processo educacional, e analisando a velocidade com que esta média


tem se desenvolvido, penso que em pouco tempo será praticamente impossível acompanhar o desenvolvimento da sociedade e das relações humanas sem o seu uso. Actualmente várias escolas têm utilizado o computador como um meio de proporcionar aprendizagens, fazendo uso das diversas possibilidades que este oferece. Infelizmente, isto ainda tem acontecido em poucas escolas do ensino público, ficando o uso de novas tecnologias practicamente “exclusivas” das instituições privadas.


É sabido que muitos professores que utilizam os computadores nas suas aulas tem se restringido ao simples facto de usarem os equipamentos apenas como um meio diferente. Vejo que utilizar o computador apenas como uma média diferente, é reduzir, é simplificar o seu uso, as suas capacidades. Com a Internet, pode se ter acesso a um mundo de informações e possibilidades que até pouco tempo atrás seria bem mais trabalho de se obter. Talvez o uso “reducionista” do computador na sala de aula ocorre por desconhecimento por parte dos professores, ou por despreparo dos mesmos para lidar com as crescentes transformações tecnológicas.


Sabendo do grande interesse dos estudantes em utilizar o computador para desenvolverem diversas actividades, a escola - privada ou não -pode fazer uso das possibilidades oferecidas por esta ferramenta, principalmente pela internet para potencializar a aprendizagem dos seus alunos e ao mesmo tempo levá-los a um conhecimento mais amplo das disciplinas oferecidas na escola. Actualmente pode-se fazer uso de sites, blogs, fotologs, páginas pessoais e sites de relacionamento para tornar mais interessantes e mais completas as informações passadas nas salas de aula.


Existem várias possibilidades que vão desde o uso de um sistema de busca para pesquisa de um determinado assunto, até a construção colectiva através de chats de páginas na internet, que podem conter os mais variados assuntos, imagens, vídeos etc. Se pensarmos, por exemplo, em artes plásticas, pode-se desenvolver objectos de artes virtuais que vão -se modificando com o acesso dos internautas, ou museus que podem ser visitados virtualmente, ou simplesmente blogs com as obras e textos construídos pelos alunos. Acompanhando portanto estas mudanças, o CDE tem


oferecido às crianças e aos adolescentes a oportunidade de criarem e se expressarem através do computador. Na proposta de proporcionar o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes através da arte, o computador tem sido um grande aliado, pois possibilita além de uma maior interecção e conhecimento de uma nova tecnologia, também potencializa as várias habilidades que são trabalhadas nas aulas de atelier. Entre elas podemos citar o desenvolvimento do desenho, da motricidade, da percepção visual e espacial entre outros.


2.2 A Comunicação

Sabemos que quando se fala no uso do computador para fins educacionais, deve-se lembrar que muitos ainda não dispõem deste equipamento em casa, mas temos que ter a consciência de que o chamado “analfabetismo digital” não é o melhor termo para se usar neste caso, pois muitos fazem uso .Sendo assim, podemos pensar que grande parte dos estudantes de redes públicas e privadas conhece muito bem o computador e principalmente a internet e as muitas facilidades e possibilidade que ela oferece. Resta-nos então saber como adequar as diversas áreas do ensino, às inúmeras possibilidades que actualmente dispomos através da utilização dos computadores, e como tornar este ensino interessante aos educandos, sem deixar de primar pelo desenvolvimento de uma maior autonomia intelectual e cognitiva dos mesmos.


3. Conclusão

Basicamente este trabalho é essencial para o nosso futuro, num trabalho próximo. Este trabalho explica o que é o computador e o desenvolvimento da comunidade. É muito importante. Este trabalho ajudou – nos a compreender realmente o nosso tema – A Comunidade e o Computador.


Resta-nos então saber como adequar as diversas áreas do ensino, às inúmeras possibilidades que actualmente dispomos através da utilização dos computadores, e como tornar este ensino interessante aos educandos, sem deixar de primar pelo desenvolvimento de uma maior autonomia intelectual e cognitiva dos mesmos.


4.Bibliografia / Links

Google http://www.Google.com

a comunidade e o computador  

A comunidade e um conjunto de pessoas .O computador e um meio de comunicação onde se pode falar com pessoas, e saber mais soubre ficheiros

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you