Page 1

MATARACA PAISAGEM

URBANA

MÜLLAN FREITAS


PARA MINHA CIDADE


O QUE É PAISAGEM URBANA? PAISAGEM URBANA É AQUELA PAISAGEM PRESENTE NAS CIDADES DEVIDO ÀS ALTERAÇÕES DO HOMEM NA NATUREZA, COM A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS, VIAS PÚBLICAS, EDIFÍCIOS E AFINS.


O NOME DA CIDADE: ETIMOLOGICAMENTE, O TERMO PROVÉM DA LÍNGUA TUPI E PARA SEU SIGNIFICADO HÁ DUAS VERSÕES DIFERENTES: SEGUNDO O HISTORIADOR CORIOLANO DE MEDEIROS O TERMO "MATARACA" SE ORIGINARIA DE MÖ TARÖGUI, QUE SIGNIFICARIA "MONTE DE FORMIGA". JÁ O TAMBÉM HISTORIADOR HORÁCIO DE ALMEIDA ACREDITA SIGNIFICAR "O LUGAR ONDE FOI A FLORESTA”.


MATARACA: HISTÓRIA, TURISMO ETC MATARACA TEVE SUA HISTÓRIA SEMPRE LIGADA A MAMANGUAPE, DA QUAL FAZIA PARTE. PARTICIPOU DESSA LIGAÇÃO DESTA QUANDO MAMANGUAPE ERA O CENTRO DO COMÉRCIO DO ESTADO. TUDO COMEÇA COM O ENTÃO CONHECIDO "SÍTIO MATARACA", QUE ERA GRANDE PRODUTOR DE CANA-DE-AÇÚCAR E ALGODÃO. A PRIMEIRA CAPELA FOI CONSTRUÍDA COM DINHEIRO ARRECADADO POR UMA FREIRA MISSIONÁRIA, QUE SE INSTALOU NO MESMO LOCAL ONDE HOJE SE ENCONTRA A IGREJA MATRIZ. DENTRE AS FESTIVIDADES POPULARES ESTÃO A "FESTA DO PADROEIRO BOM JESUS", QUE É COMEMORADO COM NOVE NOITES FESTIVAS, A PARTIR DO DIA 23 A 31 DE DEZEMBRO, LEVANDO INÚMEROS FIEIS AS RUAS, E A TRADICIONAL "FESTA DE SÃO SEBASTIÃO", QUE ACONTECE DURANTE O MÊS DE JANEIRO. NO DIA 17 DE JUNHO É COMEMORADO A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO. MATARACA PASSOU A SER MUNICÍPIO EM 17 DE JUNHO DE 1963.


SÃO ATRAÇÕES TURÍSTICAS A IGREJA MATRIZ DO BOM JESUS, UM PASSEIO PELO RIO CAMARATUBA, UM BANHO NA LAGOA ENCANTADA (UM ESPELHO DE ÁGUA CRISTALINA CERCADO DE MANGABEIRAS) E O PARQUE ECOLÓGICO DO CARANGUEJO-UÇÁ (PROJETO DO MUNICÍPIO EM PARCERIA COM OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E INICIATIVA PRIVADA). A PRAIA DE BARRA DE CAMARATUBA, A APROXIMADAMENTE 12 KM DA CIDADE, É MUITO BUSCADA NO VERÃO. EM 2014, O GOVERNO DO ESTADO INVESTIU 3,8 MILHÕES DE REAIS NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA PB-065/61, TRECHO QUE LIGA O MUNICÍPIO MATARACA AO DISTRITO DE BARRA DE CAMARATUBA, COM UMA EXTENSÃO DE 11 QUILÔMETROS. O MUNICÍPIO POSSUI UM CAMPO EÓLICO DENOMINADO "VALE DOS VENTOS", O QUAL TEM CAPACIDADE DE GERAR 48MW DE ENERGIA E APRESENTA 60 AEROGERADORES. ESSE TIPO DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA É CONSIDERADA LIMPA E RENOVÁVEL, POIS É GERADA PELO VENTO.


RUAS


GINASIOS


PREFEITURAS


MENOR

CADEIA

PÚBLICA

DA

PARAÍBA


PRAÇAS

PÚBLICAS


CEMITÉRIOS MUNICIPAIS


IGREJA E

CASA

CATÓLICA PAROQUIAL


IGREJA ASSEMBLEIA DE

DEUS


O QUE VEM A SUA CABEÇA AO PARAR PRA OBSERVAR A SUA CIDADE? QUANTAS MEMÓRIAS (BOAS OU RUINS) VOCÊ TEM AO FAZER ISSO?


A CIDADE É MINÚSCULA. SEGUNDO A ÚLTIMA PESQUISA FEITA PELO IBGE EM 2016, A CIDADE POSSUI CERCA DE OITO MIL E TREZENTOS HABITANTES. O “SER PEQUENA” NÃO TORNA ELA UMA CIDADE RUIM, AS VEZES É BOM A CALMARIA, O SILÊNCIO (QUE NÃO É SEMPRE, MAS NA MAIORIA DO TEMPO). AO ANDAR PELAS RUAS DA PARTE BAIXA DA CIDADE EU TIVE ÓTIMAS LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA E, PERCEBI A DIFERENTE ENTRE MORAR NA PARTE BAIXA E MORAR NA PARTE ALTA. EU NÃO SENTIA ISSO HÁ MUITO TEMPO, POIS NÃO VOU ATÉ O CENTRO DA CIDADE HÁ MESES. A PARTE DE CIMA, ONDE É CONCENTRADO O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, MORADIAS E COMÉRCIOS, É MAIS MOVIMENTADA E BARULHENTA, A PARTE BAIXA MAL SE VÊ MOVIMENTO.


APESAR DE GOSTAR DA MINHA CIDADE, TER UM APREÇO GRANDE POR ELA, EU SINTO QUE PRECISO EXPANDIR OS HORIZONTES, COMO UMA ÁRVORE CRESCENDO SUAS RAIZES NA TERRA, OU PRÉDIOS SENDO CONSTRUÍDOS PARA FORMAR UM GRANDE CONDOMÍNIO. NA CIDADE EU ME SINTO COMO UMA FÊNIX NUMA CAIXINHA DE FÓSFORO. APESAR DE SEMPRE RENASCER DAS CINZAS, UMA FÊNIX PRECISA VOAR.


Profile for Mvllan13

Mataraca  

Mataraca  

Profile for mvllan13
Advertisement