A transpariencia impossivel: lirica e hermetismo na poesia brasileira atual

Page 100

99 denominou “isomorfismo” em poesia (“o conflito de fundo e forma em busca de identificação”) (...)

Chyrino de Magalhães (Manoel Quirino de Magalhães, ), é outro poeta que empresta à palavra hermético um significado mais exato. Participando também do construtivismo geometrizante de Mallarmé, submerso no sertão da Paraíba, na cidade Patos, este obscuro homem resgatado por um ensaio de Álvaro Cardoso Gomes171, dedicou à sua escassa, porém singular, obra, toda sua breve vida de poeta maldito. Não se deve entretanto à sua vida desastrosa, digna de qualquer decadentista do período, a possibilidade de inscrevê-lo não só numa concepção ampla de poética como a nossa idéia de hermetismo, como também numa linha criativa e sincrônica da modernidade literária. Restou-nos pouco desse trabalho vertiginoso com a palavra que se, por um lado, carece de volume e de quantidade, por outro, está carregado de significado moderno muito específico. Iniciando sua obra com um livro totalmente adequado a padrões simbolistas, onde a forte presença de Cruz e Sousa se revela, muitas vezes reproduzindo clichês da “escola”, Edênicas, suaves lactescências... Vagam fluidas, em ondas, sobre aras... Respira perfumes meu ser, essências De veludos, escrínios, jóias raras... Músicas outonais de estrelas, luares... Os ares atravessam, brancas mágoas, Luzes frouxas, suspiros estrelares... Vozes sumidas, vagas, vozes d’água... (Prelúdio)

Aos poucos o poeta direciona-se para uma crítica do código estético simbolista que o levará, juntamente com a leitura de Mallarmé, a adentrar, como se verifica em sua poesia e em suas anotações, numa crise do verso e da linguagem em suas limitações e para qual o próprio código simbolista não tem eficácia:

171

Revisão de Quirino de Maglhães, In: CARDOSO GOMES, Álvaro. O Poético: Magia e Iluminação. São Paulo: Perspectiva, 1990.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.