Page 54

/joana vasconcelos

viagem com obras soltas

viagem por sara quaresma capitão e joão pedro rato

Estás aí? Apetece-me viajar nas obras da Joana Vasconcelos com palavras soltas. Estou a jogar uns “War Games”, mas alinho na “Contaminação” do meu jogo pela arte.

Sabes que a Joana Vasconcelos começou, há 17 anos, a viajar na arte e pela arte? Atenção! Ainda não tem a maioridade na arte, mas é maior. Em 1994 começa por criar “Bunis” e sonhava viajar longe, com certeza. Se calhar não tão cedo… Aconteceu. Era uma vez uma “Noiva” que se casou com a arte... Sim, “Step by Step” a Joana tem levado a sua arte a muitos espaços. Em noites mal dormidas, com dragões nos sonhos, deve ter desejado ter uma “Cama Valium”, para dormir melhor! No entanto, viajar com as suas criações só pode ser “Wash and Go”, isto é, sem stress!

54

ART /

Sem stress, mas carregada de fantasia, leia-se “Ouro sobre Azul”. Em viagem e entre viagens, pergunto-me: Onde será o seu “Ponto de Encontro”? Onde é que a Joana se encontra e é arte no estado puro? Casa, só pode ser a casa. Não há nada como voltar ao ninho. Um-dó-li-tá “Pires”, “Watson”, “Mago”, “Dimitri” e “Silvestre”. Os gatos da Joana não têm botas nem me parece que tenham sete vidas, mas tal como a Joana, voltam sempre a casa. Creio que as viagens de Joana Vasconcelos na arte não têm “Una Dirección” definida. Seguem com o seu “Nécessaire”, de “Janelas” em “Janelas”, à procura de inspirações diversas.

Mutante 13  

Chegámos a 2012, com 5 anos de vida, 12 números editados, um blogue e uma página de facebook bastante ativas. Um momento para olhar e analis...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you