Page 63

CAPÍTULO 6

6

GESTÃO DO AMANHÃ

Gestão do Amanhã Gestão Responsável Com a missão de “desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio das artes e da cultura”, o IDG buscou fazer do Museu do Amanhã um exemplo de gestão por meio de parceria público e privado de um espaço cultural, de forma eficiente e responsável.

Visitantes do Museu do Amanhã

Um modelo de gestão transparente ajudou a solidificar ainda mais a imagem do Museu do Amanhã, atraindo novos parceiros e investidores. Em 2016, investimos na sustentabilidade financeira, complementando o repasse público efetuado pela Prefeitura do Rio de Janeiro com recursos oriundos de diversas fontes, como a bilheteria, eventos corporativos, patrocínios e outros tipos de apoio. Por trás da face visível do sucesso alcançado pelo Museu do Amanhã está uma sólida operação de gestão capitaneada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG. Aos patrocinadores iniciais – Santander e BG Brasil (hoje Shell) – acordados ainda pela Fundação Roberto Marinho no período de construção do Museu, vieram se juntar outras grandes empresas como Engie, IBM, GloboSat, Cisco, CCR, Deloitte e JCDecaux ampliando

o equilíbrio de receitas em favor da sustentabilidade financeira. A reputação que se constrói a cada dia de atuação do Museu do Amanhã contribuiu, também, para atrair instituições de grande interesse social, levando a assinatura de importantes parcerias e acordos de cooperação científica em 2016. Instituições de renome como Google, British Council, DutchCulture, Fundação Dom Cabral, Science Museum Group, C40 Cities, Columbia Global Centers e Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) enriquecem o rol de novos parceiros. Foi criada uma área de compliance para o desenvolvimento de políticas sobre os mais diversos aspectos, como viagens, compras, recebimento de presentes, código de ética, entre outros. Também estão sendo formalizados e registrados os procedimentos a serem adotados em cada setor do Museu e para diversas situações. O IDG segue cada vez mais motivado em reproduzir na operação do Museu do Amanhã o que já descreve os seus valores: “alegria, criatividade e respeito”, para que tenhamos muito mais “pessoas maravilhadas pela cultura.”

63

O Amanhã é Hoje  

Um giro pelos primeiros 365 dias.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you