Page 1

MEMÓRIAS DA MINHA CIDADE

HISTÓRIA DA MINHA VIDA

Carlos Pinho da Silva 2012 1


“Gosto de conviver, de tocar viola, de cantar, participar em peças de teatro, de frequentar festas e dar passeios.”

2


Meu nome é Carlos Pinho da Silva. Nasci no seio de uma família humilde, mas honesta. Éramos 14 filhos, o meu pai era chapeleiro e acabou por adoecer com um problema pulmonar. Ainda foi para o Sanatório de Coimbra, ajudado pelo patrão – António Henriques - que era muito seu amigo. Vivi uma infância muito pobre. Frequentei a escola de Arrifana e quando andava na escola passei da 1ª para a 3ª classe porque era muito esperto. Depois viemos morar para a Devesa-a-Velha em S. João da Madeira e como a escola ficava muito distante, não fui mais para a escola. Os meus pais foram falar com o Sr. Mota para ir para a escola de Quintã, mas a resposta foi negativa porque já iam a meio do ano lectivo e teria que aguardar pelas matrículas do ano seguinte. Comecei a trabalhar com 8 anos e fui fazer o exame da 4ª classe à noite. Passei muita fome e cheguei a pedir pão nas padarias para matar a fome.

3


A minha namorada com 15 anos

Tinha 20 anos e a minha mulher 17 quando casamos. Mas apesar de sermos muito novos, soubemos ser muito bons pais. Quando a minha mulher fez 18 anos nasceu o nosso primeiro filho. Passei muita fome, trabalhei muito, assim como a minha mulher para nĂŁo faltar nada aos nossos filhos.

Somos uma famĂ­lia feliz, tivemos 4 filhos - 3 rapazes e 1 rapariga - e entretanto todos casaram e jĂĄ me deram 6 netos. Sinto orgulho da famĂ­lia que ajudei a constituir.

4


O meu filho Dito jogou no Sporting Clube de Portugal

5


Eu, a minha mulher e os meus quatro filhos

6


No dia do casamento do meu filho Dito

7


Com os meus netos

Quando tinha 43 anos abri uma pequena indústria de calçado, que só vim a deixar quando me reformei, pois já me sentia muito cansado. Mas não enriqueci. Os meus pais faleceram muito novos, o meu pai com 60 anos e a minha mãe com 65.

8


Casamento do Tito com a sua esposa Sara

9


No dia da Comunh達o da minha neta Anita

10


O neto Gonรงalo disfarรงado de rei

11


Fruto desse casamento, o meu neto mais novo, Gonรงalo

12


Tenho 73 anos, continuo casado e feliz. Gosto de conviver, de tocar viola, de cantar, participar em peรงas de teatro, de frequentar festas e dar passeios.

Durante um passeio na Praia da Rocha (Algarve)

13


Participando numa peรงa de teatro do Grupo Espaรงo 16

14


Com a minha esposa Lucília

No dia em que comemorei o 50º aniversário de casamento

15

História da minha cidade - Sr Carlos Silva  

Projeto Local, HEFORE