Issuu on Google+


Rede de Bibliotecas Municipais Mercado da Poesia

18 a 31 de março

Bibliotecas Municipais de Alverca do Ribatejo, Póvoa de Sta. Iria e Vila Franca de Xira Venda de livros de Poesia com desconto oferecido pelas editoras convidadas.

Exposição “O Poeta Telúrico”

21 de março

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Mostra dedicada à vida e obra do poeta Miguel Torga. Patente até 31 de maio

Recital de Poesia de Miguel Torga

21 de março, 18h30

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Por Paulo Renato Rodrigues e Fernando Marques (viola)

Flores de Poesia

21 de março

Bibliomóvel (Praça Afonso de Albuquerque, Vila Franca de Xira) e Bibliotecas Municipais de Alverca do Ribatejo, Póvoa de Sta. Iria e Vila Franca de Xira Distribuição flores e marcadores com poemas de Miguel Torga

“Rimarrir”

22 de março

Biblioteca Municipal de Alverca do Ribatejo Atividade de animação baseada nas seguintes obras: “Poemas para brincalhar”, de João Manuel Ribeiro; “O livro das letras”, de António Mota; “Se tu visses o que eu vi”, de António Mota; “Poemas pequeninos para meninas e meninos”, de Luís Infante e Carl Pott; “A Cavalo no Tempo”, de Luísa Ducla Soares; “Poemas da mentira e da verdade”, de Luísa Ducla Soares. Sessão às 14h30. Dirigido a pais e filhos dos 7 aos 10 anos.

VII Encontro de Poetas do Concelho de Vila Franca de Xira

22 de março, 15h

Biblioteca Municipal da Póvoa de Sta. Iria Poetas convidados: Maria Gomes, Isabel Lucas Simões, Artur Santos e Ricardo Bragança Silva. Participação do grupo de poetas da Póvoa de Sta. Iria e de Vialonga, “Magos da Poesia” da Póvoa de Sta. Iria, “Gente Viva” e “Palavra Cantada” de Vila Franca de Xira. Encerramento pelo Coro Ares Novos.

Atividades dirigidas a Alunos

“Poesia para os mais novos” . 17 de março

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Leitura de poemas recolhidos dos livros da escritora Luísa Ducla Soares, com o objetivo de despertar e estimular o gosto pela poesia. Sessões às 10h e 14h. Dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos (utentes das IPSS, Resposta Social ATL).

“Ritmar” . 21 de março

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Atividade de animação da leitura a partir do livro “Rap do Mar e outros contos de rimar”, de Lurdes Breda. O “RITMAR…” consiste no conto das histórias com os títulos “O mar que sabia rimar” e “O tubarão rufião” de Lurdes Breda. Cada história será contada com um ritmo diferente, por exemplo a história “O mar que sabia rimar” será contada com o ritmo do rap. Depois das histórias será lançado o desafio às crianças que quiserem experimentar contar as histórias, ou parte delas, em rap, ou com outro ritmo diferente. Será ainda, proposto a realização de um exercício, em que predomina a rima, as crianças terão que completar uma quadra com palavras que rimem. Sessões às 10h e 14h. Dirigido a alunos do 1.º ciclo de escolaridade (3.º e 4.º ano).

“Rimarrir” . 21 de março

Biblioteca Municipal de Alverca do Ribatejo Atividade de animação baseada nas seguintes obras: “Poemas para brincalhar”, de João Manuel Ribeiro; “O livro das letras”, de António Mota; “Se tu visses o que eu vi”, de António Mota; “Poemas pequeninos para meninas e meninos”, de Luís Infante e Carl Pott; “A Cavalo no Tempo”, de Luísa Ducla Soares; “Poemas da mentira e da verdade”, de Luísa Ducla Soares. Sessões às 10h30 e 14h30. Dirigido a alunos do 1.º ciclo de escolaridade (2.º, 3.º e 4.º ano).

As ações são de participação gratuita, mediante inscrição prévia, na respetiva Biblioteca Municipal Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Tel: 263 271 200 | Email: secretaria@cm-vfxira.pt Biblioteca Municipal de Alverca do Ribatejo Tel: 219 573 344 | Email: info.alv@cm-vfxira.pt Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria Tel: 219 533 050 | Email: info.qp@cm-vfxira.pt


Museu do Neo-Realismo Poesia no Estendal 21 de março

Praça Afonso de Albuquerque (Largo da CMVFX), Vila Franca de Xira Numa corda tradicional de estender roupa (em sisal), vamos colocar poemas de autores neorrealistas, presos com molas. Aí estarão expostos, rolinhos de papel de várias cores (com poesia no interior), passarinhos e borboletas, também com poemas, sendo o público convidado a “levar e a ler … com quem gostar “. As árvores ficarão mais coloridas com as casas dos passarinhos, em cujos telhados se aludirá à poesia. Não poderia faltar a música ambiente, portuguesa (de intervenção) e infantil, para alegrar e aquecer os corações…Sessões às 10h20, 10h45, 14h e 15h30. Dirigido ao público em geral, utentes da APATI (idosos) e alunos do Jardim de Infância João de Deus e da EB1 do Cabo de Vialonga

Oficina Construção de Casas para Passarinhos . Visitas Guiadas

21 de março

Museu do Neo – Realismo, Vila Franca de Xira Oficina de execução de casas para os passarinhos, a partir de pacotes de leite, forrados com tecidos de várias cores, fitas …Visitas guiadas às diversas exposições, relevando-se a do poeta e escritor Carlos de Oliveira. Também aqui não pode faltar a música ambiente. Sessões às 10h, 11h30, 14h20. Dirigido ao público em geral, utentes da APATI (idosos) e alunos do Jardim de Infância João de Deus e da EB1 do Cabo de Vialonga

Leitura de Poesia Sessão de Encerramento das Comemorações do Dia Mundial da Poesia 21 de março

Auditório do Museu do Neo – Realismo, Vila Franca de Xira Leitura de poesia, acompanhada à guitarra, e interpretação (instrumental e voz) de várias peças musicais, pelo Grupo Cinco Caminhos, de modo intercalar. O encerramento culmina com três peças musicais. Grupos Participantes na leitura da Poesia coletivos (Academia de Cultura; Gente Viva; Grémio Dramático Povoense; Palavra Cantada; Universidade Sénior) e individuais (Ana Gomes; António Silva). Acompanhamento Musical: Grupo Cinco Caminhos (com a sopranoJoana Tristão, intérprete das peças musicais). Poetas selecionados: Armindo Rodrigues, Arquimedes da Silva Santos, Carlos de Oliveira, Eugénio de Andrade, José Carlos Ary dos Santos, José Ferreira Monte, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, Mário Dionísio, Maria Teresa Horta, Sophia de Mello Breyner Andresen. Sessão às 17h, com duração prevista de 1h30. Dirigido ao público em geral.

As ações são de participação gratuita

Museu do Neo-Realismo Tel.: 263 285 626 | Email: neorealismo@cm-vfxira.pt


Mais informação em:

http://bmvfx.cm-vfxira.pt/

http://www.museudoneorealismo.pt/


Programa dia mundial da poesia 2014