Issuu on Google+

Educação & Ambiente

Prefeitura Municipal de Tupãssi

Valorização dos professores, investimentos em capacitações e em cidadãos para o futuro Capacitações

30

anos

Durante o ano, professores de Tupãssi participaram de cursos de capacitação, entre eles, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, que é utilizado pelas escolas do município.

Pais pintam muro da escola Rubens Fávaro

Formando cidadãos – Os estudantes de Tupãssi puderam participar de diversas atividades extracurriculares que contribuem para a formação, entre elas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Em 2013 os estudantes de Tupãssi produziram um livro sobre empreendedorismo. A obra, intitulada “Sonhos”, foi desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Investimentos nas escolas – Este ano, além de reformas, as escolas de Tupãssi ganharam novas mesas, cadeiras, brinquedos e colchões.

Tupãssi recebe projeto internacional de desenvolvimento sustentável, implanta coleta seletiva e se torna referência no setor

Inovação – Começou este ano em Tupãssi o Projeto de Capacitação de Autoridades Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Caldes), viabilizado com recursos da União Européia. A partir dele, foi possível implantar a coleta seletiva na cidade e uma central de triagem para separar os materiais.

A administração criou uma Associação de Catadores. Hoje moradores vivem da renda obtida com a comercialização de materiais recicláveis.

Investimentos - Uma comitiva internacional do Projeto Caldes entregou em novembro um novo caminhão para coleta e destinação final dos materiais recicláveis, além de 80 contêineres para ampliar o trabalho de coleta. O investimento total foi de R$ 351 mil, com recursos do programa e contrapartida de R$ 150 mil da prefeitura.

Em 2013, Tupãssi também assinou um pacto para o desenvolvimento sustentável, junto com outros dois municípios que fazem parte do Projeto Caldes. O objetivo é continuar desenvolvendo ações voltadas à sustentabilidade, para fomentar a responsabilidade ambiental.

A administração criou uma Associação de Catadores. Hoje moradores vivem da renda obtida com a comercialização de materiais recicláveis.


08_