Page 1

Revista Municipal | n.ยบ 01 | agosto 2018


Nesta edição Informação referente a janeiro e fevereiro

Dia do Município

04

Sérgio Godinho: uma viagem por 40 anos de carreira

06

Vila do Bispo na Feira Náutica de Dusseldorf

08

Celeiro vai ser museu em 2019

10

Câmara apoia Joana Schenker

12

Carnaval: muita folia em Sagres

14

Volta ao Algarve em Bicicleta com etapa em Sagres

18

Autarquia distingue alunos do 6.º e 9.º anos

21


EDITORIAL

℮-Vila® No 356.º aniversário do concelho (26/08/2018), apresento-vos o n.º 1 do novo Projeto da Câmara Municipal de Vila do Bispo, intitulado e-Vila. Esta revista eletrónica da autarquia vem reforçar a informação que disponibilizamos aos nossos munícipes, e a todos aqueles que se interessam pela atividade municipal. A nossa atividade já era divulgada através da página eletrónica (site), bem como através das redes sociais (ex: facebook). Contudo, e num claro reforço de transparência da atividade dos serviços e dos eleitos locais, entendemos ser importante intensificar essa informação, através da compilação do que mais relevante fizemos ou apoiamos, bem como as atas do executivo camarário, apesar destas estarem disponíveis na nossa página eletrónica, no próprio dia da reunião de câmara. A Revista Eletrónica terá, normalmente, uma periodicidade bimestral, no entanto poderá adaptar-se à informação disponível ou à sua relevância. Nas próximas 6 edições iremos transmitir o que de mais relevante se passou durante o ano de 2018, podendo haver uma publicação bimensal. Posteriormente, em 2019 e anos seguintes, para além de apresentarmos a atividade dos dois últimos meses e respetiva agenda, apresentaremos, ainda, em cada número, uma notícia em retrospetiva a anos anteriores. Este Projeto contribuirá, ainda mais, para um serviço público transparente. O facto de a Revista não ser impressa, a mesma contribuirá, também, para a sustentabilidade financeira do Município e,

não menos importante, a sustentabilidade dos recursos naturais. A Câmara Municipal de Vila do Bispo é a autarquia melhor posicionada no índice de Transparência Municipal e nos Serviços Online, no universo dos 308 Municípios do País, o que é prestigiante, no entanto aumenta a nossa responsabilidade perante o cidadão. Conscientes dessa responsabilidade e querendo manter uma posição cimeira iniciamos, para si, o Projeto e-Vila.

O presidente da Câmara Municipal Adelino Augusto da Rocha Soares


04

Dia do Município teve procissão, hino tocado a flauta e Sérgio Godinho

A

22 de janeiro celebrou-se o Dia do Município e do seu Padroeiro S. Vicente, data que ficou marcada pela realização de um conjunto de cerimónias oficiais e religiosas. Entre elas, o hastear da Bandeira, a entoação do hino nacional pela flautista Maja Raciborska, a sessão solene da Assembleia Municipal no Salão Nobre e a celebração da Eucaristia, seguida da procissão em honra de S. Vicente que decorreu nas ruas de Vila do Bispo. Os festejos contaram com a participação ativa dos elementos da Escola de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.


06

Sérgio Godinho apresentou o seu mais recente projeto, que incluiu um dos pianistas nacionais mais conceituados da atualidade

N

Raposeira.

o âmbito das mesmas celebrações, o cantautor Sérgio Godinho deu um concerto a 20 de janeiro no Pavilhão Multiusos da

Um concerto em que o cantor e compositor apresentou o seu mais recente projeto, que incluiu a participação de Filipe Raposo, um dos pianistas nacionais mais conceituados da atualidade. Tratou-se de um espetáculo, de quase hora e meia, que levou as centenas de espetadores do evento a viajar pelos mais 40 anos de carreira artística do Sérgio Godinho.


07


08

Vila do Bispo mostrou-se na Feira Náutica de Dusseldorf Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vila do Bispo viajou até Düsseldorf para participar na maior feira dedicada ao mundo náutico – a BOOT 2018, entre 20 e 28 de janeiro

E

sta 3.ª campanha de promoção do Município de Vila do Bispo no centro da Europa foi, mais uma vez, um sucesso para o concelho e para as empresas locais aderentes ao projeto, designadamente a PuraVida – Divehouse, a SeaXplorer – Wildlife Boat Trips e a Wind4All – Sagres Watersports. Vila do Bispo marcou presença num espaço de divulgação com 46 metros quadrados, estrategicamente situado num dos 16 pavilhões temáticos desta gigantesca feira que ocupou uma área total de 220 mil metros quadrados.

Quanto à afluência do público ao nosso stand neste certame, os técnicos municipais das áreas de turismo e património cultural e ainda os representantes das referidas empresas registaram cerca de 2.540 contactos diretos com visitantes oriundos de 42 nacionalidades. Os dados oficiais da organização referem 247 mil visitantes, provenientes de 94 países (242 mil na edição de 2017), destacando-se a Alemanha, a Holanda, a Bélgica, a Suíça, a Itália, a Áustria, a França, os EUA, a China e a Austrália.


09

Além das já referidas nacionalidades, Vila do Bispo acolheu visitantes originários dos quatro cantos do Mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a comitiva de Vila do Bispo contou com o contributo da Joana Schenker, ‘superatleta’ da Associação de Bodyboard de Sagres (ver mais informação sobre a atleta na página 12) que, desta feita, já se apresentou enquanto campeã do Mundo de Bodyboard.


10

Celeiro da EPAC vai ser museu em 2019 Já começaram as obras de reabilitação do edifício dos antigos Celeiros em Vila do Bispo, que se passará a designar Museu de Vila do Bispo “O Celeiro da História”

A

consignação da obra foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, a 20 de janeiro, e representa um investimento de 1.406,517,23 euros.

Com um prazo de execução de 365 dias, esta intervenção, que ficará a cargo da empresa Regulconcrete, Construção Civil e Obras Públicas, S.A, visa a reabilitação e a ampliação do edifício dos antigos celeiros da EPAC num novo espaço designado como Museu de Vila do Bispo “O Celeiro da História”. Preservando a arquitetura pré-existente, este novo espaço incluirá uma narrativa expositiva/ interpretativa acerca da herança coletiva do concelho de Vila do Bispo, desde a sua fundação geológica, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelas suas personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da

biodiversidade local e, claro, pela memória etnográfica destas nossas gentes da Terra e do Mar. Além do percurso museológico, o projeto arquitetónico deste novo equipamento municipal prevê um auditório com 50 lugares, uma área de receção/loja, uma cafetaria, zonas técnicas e reservas museológicas. Para garantir os meios financeiros necessários para executar a empreitada, a autarquia apresentou uma candidatura para cofinanciamento do equipamento cultural ao Programa Operacional Regional do Algarve, para um investimento total de 1.225.092,89 euros, garantindo por esta via uma comparticipação financeira de 70%, o que corresponde a 857.565,02 euros.


11

A empreitada deverĂĄ ficar concluĂ­da no primeiro semestre de 2019


12

Câmara apoia Joana Schenker surfista campeã do mundo A atleta de bodyboard recebe ao longo de 2018 um apoio financeiro para a ajudar nas despesas com as provas desportivas em que participa.

O

contrato de patrocínio foi assinado pelo presidente da Câmara, Adelino Soares, e pela atleta, no Auditório do Centro Cultural, no passado dia 20 de janeiro, numa iniciativa inserida nas cerimónias oficiais das comemorações do Feriado Municipal. A atleta, que compete pela Associação de Bodyboard de Sagres, no ano de 2017 foi campeã mundial e, pelo quarto ano consecutivo, campeã europeia e nacional.

Conta também no seu palmarés com um 4.º lugar no Campeonato do Mundo, com um título de Campeã Europeia Júnior, três títulos de Campeã Nacional de Esperanças, dois títulos de Vice-Campeã Europeia e quatro títulos de Vice Campeã Nacional Open. Durante o ano 2018, a campeã do mundo de Bodyboard pretende revalidar os títulos conquistados nos circuitos mundial, europeu e nacional.


A nível de comunicação, a atleta pretende lançar uma série de mini-vídeos, nas redes sociais, para divulgação de Sagres e do Algarve, como destino para desportos de ondas. Participará também em eventos especiais para promoção do bodyboard e representará esta modalidade no programa MTV Talento, que reúne personalidades portuguesas de várias áreas como desporto, musica, televisão e artes.

À semelhança dos anos anteriores, a 13 atribuição daquele valor tem como objetivo apoiar a participação da atleta na modalidade bodyboard, representando um forte contributo na comparticipação das suas despesas e contribuirá para a melhoria das condições da sua participação nas provas que estão a decorrer durante o ano em curso. Este apoio à atleta, traduz-se numa mais valia para a promoção nacional e internacional do Município de Vila do Bispo.

Quem é Joana Schenker?

J

oana Schenker nasceu na Costa Vicentina, a 01 de outubro de 1987, filha de pais alemães que se tinham fixado na região.

Aos 13 anos começou a praticar bodyboard com amigos, na sua vila natal. Começou a competir nos esperanças aos catorze anos, não sendo logo reconhecida como atleta portuguesa, o que só posteriormente veio a acontecer. Em conjunto com o namorado e treinador, fundou uma escola daquela modalidade, na vila de Sagres.

Em setembro de 2017, na ilha da Madeira, Joana conseguiu o quarto título europeu consecutivo da modalidade, no European Tour of Bodyboard. A 08 de outubro de 2017, na sétima e penúltima etapa do circuito mundial de bodyboard profissional, o Nazaré Pro, realizada na Praia do Norte, Nazaré, Joana Schenker garantiu a conquista do título mundial da modalidade, sendo a primeira atleta portuguesa a conseguir esse feito.


14

Folia marca festejos de Carnaval em Sagres Vila do Bispo não vive só de

verão, surf e de visitas aos monumentos

N

os dias de corso, a Avenida Comandante Matoso, em Sagres, encheu-se para assistir ao tradicional desfile de Carnaval, iniciativa onde os foliões encheram de muita cor e alegria o corso carnavalesco organizado pelo Clube Recreativo Infante de Sagres (CRIS). Muita música, humor e sátira foram os principais ingredientes desta festa, com vários carros alegóricos e muitos foliões.

Este ano, voltou a realizar-se um concurso para os participantes no desfile, que teve como objetivo a promoção e dinamização das tradições Carnavalescas no concelho, incentivando assim a criatividade, a imaginação e o espírito de associativismo entre a comunidade. Tendo por base a avaliação


desses elementos, o primeiro classificado deste ano na categoria de grupos com carro alegórico foi “Malta VB - Emojis”, o segundo prémio foi para “Os Picassos” e o terceiro para “Carnavalescos”. A nível individual, o júri atribuiu o primeiro lugar à dupla Samuel e Hugo, com o tema “Aliens”, o segundo à Anabela, com o tema “Dentro da Caixa”, e o terceiro ao Armando, com o tema “Bomba de Gasolina”.

Além dos grupos participantes neste evento e dos colaboradores que participaram na organização do desfile, a iniciativa do CRIS contou com a participação ativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Junta de Freguesia de Sagres. No final do desfile, a animação musical esteve a cargo de Xico Barata.

Cor e fantasia marcaram também os festejos de Carnaval dos pequenotes em Budens, Sagres e Vila do Bispo

As ruas próximas das escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico foram inundadas pela animação dos foliões de palmo e

meio, que ao longo de cerca de uma hora percorreram várias artérias com trajes criativos.

15


16

Trajes de Carnaval Constituiu um êxito assinalável a exposição de trajes e fotografias de Carnaval que esteve patente ao público durante aquela quadra festiva no Centro Cultural de Vila do Bispo

A

mostra, intitulada “Malta VB”, era composta por fatos de carnaval que foram usados no desfile de Carnaval de Sagres nos anos de 2012 a 2017, por um grupo de amigos de Vila do Bispo. Super Mário, Garrafas de Cerveja, Os Minions, Toy Story, Lego e Pokémon foram os temas apresentados nesta exposição. Os fatos são elaborados à mão com um vasto leque de materiais, desde esponja, arame, cartão, tecidos, tintas e colas.

A construção dos mesmos tem a duração de cerca de dois meses de trabalho, e no final são apresentados no desfile de Carnaval de Sagres. A Malta VB de Vila do Bispo é um grupo de amigos que decidiu, há alguns anos atrás, começar a costurar os seus próprios trajes para depois participar no Carnaval de Sagres e assim incentivar os mais jovens a participar na promoção e dinamização das tradições Carnavalescas no concelho.


17

Garrafas de cerveja com gente dentro...

Dezenas de artistas do Concelho numa só exposição

O

presidente da Câmara, Adelino Soares, inaugurou em janeiro no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a 19.ª edição da Mostra de Artistas do Concelho, mostra que foi visitada durante três meses por centenas de pessoas.

Na cerimónia de inauguração, que contou com a presença de 120 pessoas, Adelino Soares enalteceu os trabalhos realizados pelos artistas e agradeceu a sua participação na iniciativa promovida pela autarquia. A mostra reuniu trabalhos realizados por 73 artistas do concelho nas áreas pintura, escultura, fotografia, decoração e linhas e pontos tradicionais.


18

Etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta partiu de Sagres Sagres recebeu este ano a segunda etapa da 44.ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta. Michal Kwiatkowski impôs-se na etapa e Geraint Thomas assumiu o comando da classificação geral.

A

partida simbólica desta etapa teve início no parque de estacionamento da Fortaleza, seguindo em direção a Burgau com destino à Foia, num percurso cuja extensão total foi de 187,9 quilómetros. Esta competição, que decorreu entre 14 e 18 de fevereiro, contou com um pelotão de 13 equipas Corretor, três continentais profissionais e pelas nove formações portuguesas. Entre os participantes estiveram vários corredores do top 80 mundial, dois deles do top 10, o polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky), oitavo do ranking, e o belga Philippe Gilbert (Quick-Step Floors), décimo.

A Volta ao Algarve teve transmissão televisiva em direto para mais de 50 países. A cobertura foi garantida pela cadeia Eurosport, que, em Portugal, partilhou a transmissão com a TVI24. Tratou-se de um acontecimento relevante para o concelho e um excelente veículo para a sua promoção, uma vez que este evento é uma prova desportiva de referência com grande impacto quer a nível nacional quer a nível internacional. A Volta ao Algarve é uma organização da Associação de Ciclismo do Algarve e da Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.


A Volta ao Algarve deste ano foi ganha pelo polaco Michał Kwiatkowski (classificação geral e por pontos), o norteamericano Benjamin King (classificação de montanha) e o holandês Sam Oomen (classificação jovem).


Entregues prémios aos melhores alunos do 6.º e 9.º anos

À

semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal entregou os prémios de mérito escolar aos melhores alunos do 6.º e 9.º ano, do ano 2016/2017, da Escola E.B. 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo. Rafael Guaré Graça (6.º ano) e Catarina Goulão Paixão (9.º ano) foram os alunos premiados. Inserida nas cerimónias oficiais das comemorações do Feriado Municipal, a cerimónia da entrega dos prémios decorreu

em janeiro no Auditório do Centro Cultural, onde o presidente Adelino Soares e o diretor do Agrupamento de Escolas do concelho, Joaquim Azevedo, procederam à entrega de cartões oferta Fnac no valor de 100 euros cada aos respetivos alunos. Foram atribuídas, também, duas entradas gratuitas por aluno no Zoomarine, uma oferta daquele parque temático.

Mais de 84 mil euros para bolsas de estudo

O

município de Vila do Bispo atribuiu 22 bolsas de estudo e uma bolsa de investigação para o ano letivo 2017/2018, no valor total de 84.107 euros.

Cada estudante recebe entre 557 e 5.570 euros, consoante o rendimento do agregado familiar. Estes montantes correspondem a 10%, 25%, 50%, 75% e 100% do ordenado mínimo nacional. As bolsas de estudo destinam-se aos alunos do concelho que frequentam o ensino médio/ superior público, particular ou cooperativo. As bolsas de investigação são concedidas a

pessoas singulares, para possibilitar a realização de estudos que tenham interesse direto para o município. Esta decisão do executivo municipal enquadrase no Regulamento de atribuição de bolsas de estudo e bolsas de investigação. O objetivo é apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de condições, se veem impossibilitados de o fazer e ainda colaborar na formação de quadros técnicos superiores, residentes no concelho de Vila do Bispo, contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do município.

21


22


23

A Câmara adquiriu uma nova viatura para transporte de crianças, num investimento superior a 42 mil euros.

O

veículo assegurará o transporte diário dos alunos para os estabelecimentos de ensino e será também usado no apoio a outros serviços, nomeadamente no setor da cultura e do desporto. Esta medida insere-se na estratégia da autarquia para modernizar os equipamentos e assim assegurar uma progressiva renovação de máquinas, viaturas e equipamentos.


24

Budens recebeu Marcha Corrida

B

udens recebeu este ano mais uma Marcha Corrida, atividade que contou com 40 marchantes.

O percurso teve início no Largo da Igreja, passou pela Boca do Rio e terminou na Praia da Salema. A iniciativa, que decorreu a 21 de janeiro, esteve inserida na programação das comemorações do Feriado Municipal de Vila do Bispo. Dinamizada pelo setor do desporto da autarquia, teve como objetivo promover a atividade de marcha e corrida por forma a conciliar a natureza com a vertente recreativa. Pretende-se assim aumentar a prática da atividade física regular dos cidadãos e contribuir para o seu bem-estar e qualidade de vida.


FICHA TÉCNICA Diretor Adelino Augusto da Rocha Soares

Presidente da Câmara Municipal Coordenação Gabinete de Comunicação Periodicidade Mensal Propriedade

Câmara Municipal de Vila do Bispo Paços do Concelho 8650 - 407 Vila do Bispo Telef: 282 630 600 Site: www.cm-viladobispo.pt email: geral@cm-viladobispo.pt


27


Revista Municipal | n.ยบ 01 | agosto 2018


e-Vila  

Revista Municipal |agosto 2018

e-Vila  

Revista Municipal |agosto 2018

Advertisement