Issuu on Google+


www.municipiosemfoco.com.br 02 www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

Azevedo Júnior Sugestões ou críticas: juniorazevedo@bol.com.br

O Carnaval de Salvador é um dos mais violentos do país. Tanto isso é real que a PM anunciou hoje que colocará 20.806 homens e mulheres para proteger os foliões, isso sem contar a PE, a Policia Civil e seguranças particulares. Por baixo, mais de 30.000 pessoas trabalham na segurança do Carnaval. Creio que, no Brasil, não existe nada assemelhado, nem no Rio de Janeiro que, na fase précarnavalesca põe 5 milhões de foliões nos blocos de rua.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Santo Amaro, após passar por reforma e ampliação no final de 2013, atende hoje mais de 300 pacientes por mês. Com a nova estrutura, os profissionais oferecem melhores condições nos tratamentos. O CAPS conta com 13 funcionários. A equipe multidisciplinar conta com psiquiatras, psicólogos, fisioterapeuta, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia, recepcionista, segurança, auxiliar de serviços gerais e oficineira.

Mudança positiva

Já não é mais nenhuma manchete que o carnaval de Salvador seja um dos mais violentos do Brasil. A prova disso é, que para a edição 2014 da festa, mais 30 mil pessoas entre polícia militar, civil e bombeiros, atuarão em todos os circuitos da festa bem como em áreas vizinhas, onde boa parte da criminalidade ocorre. Além desse efetivo disponível na capital, mais homens serão destinados a fazer a segurança pelo interior do estado, onde também ocorre eventos carnavalescos. Conforme o Governo do Estado, até mesmo em capitais maiores como o Rio de Janeiro, que conta sempre com 5 milhões de foliões em média, não haverá um efetivo de segurança tão grande para prevenção da violência no carnaval. De acordo com o coronel Adelmário Xavier, chefe do Comando da Companhia Leste, Feira de Santana irá enviar 1300 homens para colaborar com o evento, o qual esse ano, espera 2 milhões de turistas e um movimento econômico de R$ 1 bilhão entre os vários setores da economia envolvidos na festa momesca. O comando da Polícia Militar

comunicou que a estrutura para a segurança do carnaval vai envolver tecnologia também, com centenas de câmeras espalhadas nos circuitos, uso de helicópteros e avião, e uma central mais aprimorada no monitoramento. Um estudo que aponta, nos carnavais anteriores, onde ocorreram os maiores focos da violência, foram decisivos para se decidir onde ficarão mais concentrados policiais e aparatos de segurança, o que vai ser importante para

redução dos índices de criminalidade. O estudante Diego Miller disse que estar animado para festa e contando com segurança, espera apenas vivenciar toda a musicalidade da festa baiana, conhecendo gente nova e guardando na memória as boas lembranças de um carnaval que tem tudo para ser inesquecível. “Policiamento é ótimo, quanto mais melhor, mas cada um tem de ir com a cultura de paz para o carnaval. Isso também é importante”, disse.

A OAB de Saul Quadros e a OAB de Luiz Viana mudaram da água para o vinho. Hoje, está bem mais atuante e antenada com a sociedade. Agora, se ingressou com uma ADIN contra o reajuste do IPTU de Salvador, para ser coerente consigo mesma, tem que fazê-lo com Lauro de Freitas, Camaçari, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou do lançamento do site oficial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a qualidade do serviço das operadoras de telefonia móvel, fixa, TV a cabo e internet no Estado. A nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de dar mais transparência às investigações e possibilitar a participação da população baiana. Através do site, os interessados poderão acompanhar o trabalho da CPI, além de enviar denúncias e colaborar com a investigação dos parlamentares.

Foi regulamentada a Lei Complementar que reserva 30% das vagas para negros nos concursos públicos da prefeitura de Salvador, de autoria do oposicionista Gilmar Santiago (PT). A solenidade ocorreu durante a posse da nova diretoria do Conselho Municipal das Comunidades Negras, no Palácio Thomé de Souza.

Cerca de um milhão e setecentos mil jurisdicionados, em 47 municípios da região de Feira de Santana, passam a contar com um reforço importante na esfera da Justiça Federal. Foi inaugurada a nova sede da subseção judiciária e instalada a 3ª Vara Federal no município. O terreno para a construção do equipamento, localizado na Rua Turquia, no bairro Ponto Central, foi doado pela Prefeitura Municipal. O prédio, com três andares, ocupa uma área de 3.574m quadrados e conta com instalações que proporcionam conforto e funcionalidade, tanto para os magistrados, quanto para servidores e cidadãos. Presente na solenidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a

inauguração da nova sede da subseção judiciária como "um antigo sonho que se realiza". A 3ª Vara Federal de Feira de Santana terá competência geral e Juizado Especial Federal Adjunto Cível e Criminal. A responsável por conduzir os trabalhos do novo órgão é a juíza federal Danielle Farias Rabelo Leitão.

A Bahia integra a Primeira Região da Justiça Federal, sob jurisdição do TRF da 1ª Região, que abrange também o Distrito Federal e outros 12 estados. No total são 47 municípios e cerca de um milhão e setecentos mil jurisdicionados que passam a contar um reforço importante para dar mais celeridade a

Justiça. A Jurisdição da Vara abrangerá, além de Feira de Santana, os municípios de Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Araci, Baixa Grande, Barrocas, Biritinga, Cabaceiras do Paraguaçu, Candeal, Castro Alves, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Elísio Medrado, Ichu, Governador Mangabeira, Ipecaetá, Ipirá, Itaberaba, Itatim, Lamarão, Macajuba, Maragogipe, Mundo Novo, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Santanópolis, Santo Estevão, São Félix, São Gonçalo dos Campos, Sapeaçu, Serra Preta, Serrinha, Tanquinho, Tapiramutá, Teofilândia, Terra Nova e Varzedo.

empenhasse esforços no sentido de encontrar novas indústrias que possam ocupar os demais galpões deixados pela Azaleia em

outros municípios da região, como Ribeirão do Largo, Macarani, Firmino Alves e Caatiba. A Fábrica Itambé Calçados vai iniciar suas atividades no próximo dia 24 de fevereiro. Os operários que vão trabalhar nesta primeira etapa já foram selecionados e são oriundos da antiga fábrica Azaleia. No mês de março, novos operários serão incorporados à Fábrica Itambé Calçados, com previsão para a geração de aproximadamente 200 empregos durante os primeiros meses de funcionamento. Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado José Nunes (PSD)

De acordo com o petista “a legislação de combate ao racismo no mercado de trabalho é fundamental, sobretudo no setor público onde o racismo institucional é muito forte. A regulamentação da lei é um avanço importante em Salvador, onde a maior parte da população é negra”.

DIRETOR ADMINISTRATIVO Átila Azevedo atila@municipiosemfoco.com.br

JORNALISTA/DIAGRAMADOR Antonildes dos Santos - 3101 DRT-BA antonildes_santos@hotmail.com

EDITOR Azevedo Júnior juniorazevedo@bol.com.br

COLABORAÇÃO ESPECIAL Michelle de Oliveira michellonilda@hotmail.com

IMPRESSÃO Gráfica Plantão (75) 3223-4315

Av. Getúlio Vargas, 159 - Edifício Ana Müller Falcão - Sala 505 - Centro - CEP 44.001-525 Tels.: 75 3623-6020 | 3223-2065 | 8139-9222 | 8846-8573 | 9171-1315 jornal@municipiosemfoco.com.br | www.municipiosemfoco.com.br O jornal Municípios em Foco não se responsabiliza por conceitos emitidos e assinados, ficando estes sob inteira responsabilidade de seus autores.

O deputado federal José Nunes (PSD) esteve nesta segunda-feira (17) na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração para discutir com o secretário estadual James Correia o início das atividades da fábrica Itambé Calçados, instalada no município de Itambé, que passa a ocupar os galpões onde antes funcionava a fábrica da Azaléia, que encerrou suas atividades, deixando centenas de operários sem trabalho e agravando uma crise social. Na oportunidade, o secretário fez questão de elogiar o prefeito Ivan Fernandes (PSD) e o deputado federal José Nunes pelo empenho e determinação na

busca de empresas que pudessem se instalar em Itambé. O deputado aproveitou para pedir ao secretário que


www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

O distrito da Matinha está em estado de alerta contra a dengue. Somente neste ano, foram confirmados oito casos da doença e, aproximadamente, outros 100 já foram notificados. Os números já confirmam surto da doença na localidade. Prepostos da Vigilância Epidemiológica se dividiram em grupos com o objetivo de visitar os moradores nas residências, uma vez que ainda há pessoas que adoecem e não procuram os serviços de saúde. Além da investigação epidemiológica dos moradores que tiveram ou estão com a doença, as equipes também coletaram amostras de sangue para serem submetidas a exames laboratoriais e realizaram orientações para a prevenção do mosquito aedes aegypti.

O futuro do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, foi tema de uma reunião entre o prefeito José Ronaldo de Carvalho e dirigentes de empresas envolvidas com a revitalização do equipamento. O prefeito recebeu, em seu gabinete, o vice-presidente da UTC, empresa vencedora da licitação de concessão para gestão do aeroporto, João Argolo; do representante da UTCDI (responsável pela operacionalização do equipamento), Luciano Almeida; e do técnico Geraldo Luz, da Constran – construtora que realiza obras físicas no local. Durante a audiência, o

O campo do distrito de Jaíba vai ser transformado em um pequeno estádio. As obras foram autorizadas pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho. O investimento será de R$ 463.579 – emenda parlamentar do deputado federal José Nunes (PSD), com contrapartida do município. Na oportunidade o précandidato a deputado estadual Luiz Augusto (PEN) conhecido como Lulinha da Conceição, esteve presente no início das obras representando o autor da emenda parlamentar, o deputado federal José Nunes. Para Lulinha que sempre se empenhou e mostrou seu compromisso com a população de Jaíba essa obra beneficiará o distrito.

A enfermeira Maricélia Maia, referência da dengue na Secretaria Municipal de Saúde, convocou os moradores a contribuírem adotando algumas medidas. “Toda a população deve colaborar”, afirmou. Ela disse que pequenas atitudes podem evitar a dengue. “Não deixar vasilhames expostos, recolher pneus, garrafas, copos e outros objetos que podem acumular água”, informou. A orientação é que logo nos primeiros sintomas – dor de cabeça, diarréia, náusea, dor abdominal intensa, queda de pressão, dor atrás dos olhos e pelo corpo – os moradores procurem os serviços de saúde. “Dengue é uma doença que, se não for diagnosticada o quanto antes, pode evoluir e gerar complicações”, alertou.

prefeito foi atualizado sobre o andamento das medidas, incluindo as obras, que estão sendo adotadas para viabilizar o funcionamento do aeroporto

A previsão é de que as obras sejam concluídas em quatro meses. O estádio terá alambrado com quatro metros de altura, com tela galvanizada, fixada numa parede de um metro de altura. A arquibancada, em um dos lados, terá três lances e 80 metros de extensão, com capacidade para acomodar cerca de 300 torcedores. O equipamento também será dotado de vestiários para atletas e árbitros e quatro torres de iluminação, cada uma com nove refletores de 400 watts de potência. José Pinheiro destacou que o estádio há muito tempo vem sendo pedido pelos moradores de Jaíba - o distrito tem grande tradição no futebol. “Dentro de quatro meses o campo vai ser transformado em estádio”. O terreno foi doado pelo

O plano de limpeza do maior carnaval fora de época do país – a Micareta de Feira de Santana - começou a ser traçado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) desde o mês de janeiro. As equipes irão trabalhar na folia que será realizada entre os dias 24 e 27 de abril. Serão mais de 250 trabalhadores durante os dias da festa. O trabalho será dividido em equipes de turnos – com cronograma ainda a ser divulgado – que

03

com vistas ao transporte de cargas e também de passageiros. Também foram mantidos contatos com secretarias

municipais de áreas afins Planejamento, Gestão e Convênios, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – para troca de informações sobre questões legais envolvendo o investimento e o entorno do equipamento. Os dirigentes empresariais acreditam que até o mês de abril deste ano o Aeroporto Governador João Durval Carneiro estará com “alguma operação” de voo. O prefeito feirense disse que toda a sociedade local aguarda com muita expectativa pelo resultado das obras e dos compromissos que foram feitos quanto a operacionalização do aeroporto.

Com oito anos de história, o bloco Expresso do Reggae desenvolve, a duras custas, um trabalho filantrópico em Feira de Santana. O bloco que já se tornou tradicional na cidade de Feira vem com a pegada social e de inclusão das classes menos favorecidas da cidade princesa. Todo ano na festa momesca de Feira o bloco Expresso do Reggae desenvolve um trabalho voltado aos carentes da região, trocando seus abadás por alimentos não perecíveis, que são distribuídos após o evento nos bairros periféricos de Feira. Cerca de 3.500 camisas são distribuídas no período festivo, onde o colorido característico do bloco desfila pelas avenidas durante toda a festa. Apesar das dificuldades que a direção do bloco enfrenta por falta de apoio, a cada ano o crescimento é inevitável aos olhos dos foliões de toda região. “Acredito na força do trabalho e sei que com ajuda e apoio daqueles que acreditam em nós, mais um ano colocaremos nosso bloco na avenida com muita alegria para nossos foliões”, disse o diretor do bloco Expresso do Reggae, Elias Lúcio.

empresário Ângelo Calmon de Sá. Em Jaíba a Prefeitura está reformando a Escola Municipal XV de Novembro e está prevista a pavimentação de ruas. Estádios já foram construídos nos distritos de

envolvem serviços de iluminação, limpeza da avenida principal da festa e dos espaços alternativos, retirada de lixo e lavagem de algumas áreas. O planejamento foi antecipado em cerca de dois meses - geralmente era iniciado em março - para que a Sesp possa atender todas as necessidades que o tamanho da festa exige. “Estamos nos antecipando para que possamos definir o cronograma correto, recrutar o pessoal e

Maria Quitéria e Humildes. De acordo com Ivanildo Alves, diretor da Alves Peçanha Engenharia Ltda, responsável pela obra, cerca de 40 pessoas serão contratadas, com prioridade para os moradores do distrito.

fazer as licitações para adquirir os materiais que serão utilizados”, declarou o secretário da pasta, Manoel Cordeiro. “Nosso objetivo é contribuir para que a Micareta de Feira de Santana seja realizada da melhor forma possível, comprovando a cada ano a sua grandiosidade. E a Sesp também faz parte deste trabalho, garantindo a limpeza para os foliões”, enfatizou o secretário.

Estão abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Defesa Civil, que será realizada nos dias 6 e 7 de março deste ano. Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), à rua Castro Alves, 1038, Centro. O evento é uma promoção do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e será realizado das 9h às 16h, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, da Fundação Senhor dos Passos, na rua Deraldo Alves Costa, 171, bairro Braúnas. A conferência tem como coordenadores o tenente coronel Manoel Aureliano Antunes Melo, comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar; Sérgio Aras, técnico da Fenatest; capitã Laisa, do Comando de Operações de bombeiros do Interior; e o secretário Roberto Tourinho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Durante o evento serão discutidos quatro eixos temáticos, tendo como foco a proteção e a defesa civil em seus diversos aspectos, a difusão da cultura de proteção e defesa civil e outros pontos pertinentes.


www.municipiosemfoco.com.br 04 www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

O Governo do Estado inaugurou um moderno sistema de esgotamento sanitário na cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia. A obra amplia de 3% para 67% o número de casas ligadas à rede coletora. Foram construídos 30,4 quilômetros de tubulação, seis estações de bombeamento, uma estação de tratamento, com capacidade para tratar 33 litros de esgoto por segundo e um emissário final, com 603 metros de extensão, que lança o efluente tratado no rio Mucuri. Situada entre o manguezal e a praia, o município tem grande potencial turístico e recebe muitos visitantes. O governador Jaques Wagner, que participou da inauguração, destacou o valor ambiental da obra. "Estamos aqui com toda essa beleza, que é um presente de Deus e que agora não vai mais receber esgoto, garantindo a preservação. Estamos estudando a ampliação para os novos bairros para atender a cidade toda". Os moradores da cidade comemoraram a inauguração. "Mucuri precisava dessa obra, a cidade cresceu e já estava com problema de poluição no rio e no mangue. Os pescadores e quem vive do turismo agradecem", afirmou o professor Jonas Silva.

Osmando Barbosa Caldas Filho

Bacharel em Ciências Econômicas pela UEFS, Licenciatura em Matemática pela FACE, Pós graduado em Metodologia do Ensino da Matemática, Ocupação: Vice-diretor do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, Professor da FACE e FAZAG, Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática da UNEB.

De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar o corpo terreno. Preocupados com esta questão, os egípcios desenvolveram um complexo sistema de mumificação. O processo era realizado por especialistas em mumificação e seguia as seguintes etapas. Primeiro, o cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as víceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc. O coração e outros órgãos eram colocados em recipientes a parte. O cérebro também era extraído. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. Após o derretimento, retirava-se pelos mesmos orifícios os pedaços de cérebro com uma espátula de metal. Segundo, o corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias. O próximo passo era encher o corpo já desidratado com serragem, então aplicava-se alguns “perfumes” e outras substâncias para ajudar na conservação e na boa aparência do mesmo. Textos sagrados eram colocados dentro do corpo. Por fim, o corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas. Após a múmia estar finalizada, era colocada dentro de um sarcófago, que seria levado à pirâmide para ser protegido e conservado. O processo era tão eficiente que, muitas múmias, ficaram bem preservadas até os dias de hoje. Especialistas espanhóis descobriram um sarcófago com uma múmia de cerca de 3.600 anos na cidade de Luxor, a cerca de 700 quilômetros ao sul do Cairo, informou nesta quinta-feira (13) o ministro de Antiguidades egípcio, Mohammed Ibrahim. Em comunicado, o ministro destacou que o achado aconteceu na região de Zeraa Abu al Naga, na parte oeste de Luxor, e data da época da 17ª dinastia (1580-1550 a.C.), que governou o sul doEgito a partir da antiga Tebas (atual Luxor). A descoberta foi feita especificamente em escavações no setor norte da necrópole de Tebas, no pátio frontal da tumba de Yehuti, que era supervisor dos cofres da rainha Hatchepsut (1482-1502 a.C.). Ibrahim destacou que a importância do sarcófago descoberto está em que é um dos denominados 'de pluma', porque tem uma tampa decorada em forma de penas de ave. Ainda são necessários mais estudos para conhecer que títulos e postos teve em vida a pessoa à qual pertence o sarcófago, embora os exames preliminares indiquem que talvez tenha sido um alto funcionário da época, concluiu Ibrahim. O chefe do Departamento de Arqueologia do Ministério, Ali al Asfar, disse que o sarcófago tem dois metros de comprimento, 50 centímetros de largura e 42 centímetros de altura. Sua tampa é adornada com inscrições excelentes e textos de súplicas que, segundo a crença egípcia antiga, ajudavam o morto a superar as dificuldades do além, disse Asfar, destacando que as cores do caixão estão em excelente estado. O diretor da área arqueológica de Luxor, Abdel Hakim Kerar, afirmou, por sua vez, que as escavações na área da descoberta começaram em janeiro passado. Além disso, lembrou que no começo desta semana foram encontradas três fossas de sepulturas, e se confirmou que duas delas foram saqueadas por ladrões de túmulos de épocas anteriores. O terceiro sepulcro, que está em bom estado, é um poço que desce a uma profundidade de quatro metros e termina em uma câmara que permanecia fechada com blocos de tijolos. Quando estes blocos foram retirados o sarcófago, que é de madeira, foi descoberto, concluiu o responsável de Luxor. Por último, o chefe da missão de especialistas espanhóis, José Manuel Galán, lembrou na mesma nota que começaram suas escavações em Zeraa Abu al Naga há 13 anos, e destacou que no ano passado outro sarcófago de madeira pertencente a uma criança de cinco anos, que também data da 17ª dinastia, foi descoberto. Ao lado desse sarcófago foram encontrados objetos de cerâmica e estatuetas de madeira, envolvidos em panos de linho.

CONTADOR - CRC/BA 18.481

Rua Virgílio Timóteo dos Santos, 47 - Centro - CEP 44.001-720 - Feira de Santana-BA Tels.: (75) 3623-1502 - Res.: 3623-1938 - Cels.: 9989-4348 / 9962-7828 - E-mail: samuelssilva@ig.com.br

Jesus Cristo é o Senhor!

Samuel dos Santos Silva

No mês de julho deste ano, o município de Feira de Santana ganhará mais 2,5 mil vagas de empregos da espanhola Atento, uma das maiores multinacionais de call center e de terceirização de processos de negócios. Com a unidade feirense, o objetivo principal da empresa é ampliar a sua atuação na Região Nordeste. O início das obras de construção, previsto para março, foi anunciado pelo presidente da Atento, Nelson Ambrust, no gabinete do governador Jaques Wagner, às 15h30, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na construção da terceira unidade da empresa na Bahia serão investidos R$ 40 milhões em um terreno de seis mil metros quadrados, no Centro de Feira. A inauguração da nova unidade está prevista para julho. “O trabalho de atração de investimentos e de geração de empregos não para, principalmente no interior”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, enfatizando a

Mais de 20 mil gestantes baianas de 163 municípios receberam kits da Rede Cegonha, contendo itens para os cuidados básicos com o bebê. O evento que marcou a entrega dos kits foi realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, e contou com as participações do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e da primeira-dama Fátima Mendonça, que representou o governador Jaques Wagner. O programa do Governo Federal visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. “Nesse programa, facilitamos o acesso das mulheres à rede de saúde para realizar o pré-natal. É um apoio importante para todas

intenção do governo estadual de “descentralizar e interiorizar o desenvolvimento”. Segundo Correia, quem escolhe onde vai se instalar é o empresário. “Mas nós estimulamos, através de diversos incentivos, que ele vá para Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Brumado e outros municípios. E ainda por cima, estamos, com certeza, ajudando a diminuir o inchaço urbano de Salvador”. CONTATOS/DIA Presente em seis capitais e nas cidades de Campinas, São Bernardo, São Caetano, São José dos Campos, Santos e Ribeirão Preto, a Atento registra, por dia, entre ligações feitas, recebidas, chat e e-mails, cerca de oito milhões de contatos, administrando uma carteira com mais de 70 clientes nacionais e multinacionais dos mais diversos setores de atividades, como o financeiro, de serviços, de telecomunicação, indústrias de bens de consumo, operadoras de viagens e

as gestantes e seus bebês”, afirmou a primeira-dama. A assistente de saúde bucal Cleidiane Santos, 25 anos, com oito meses de gravidez, afirmou que por meio do programa ela tem recebido a assistência necessária. “Não tenho do que reclamar. Faço meu pré-natal todo mês e os exames solicitados pelo médico de forma tranqüila. Agora, recebo esse kit, que já

turismo e empresas de comunicação e entretenimento. Com sede em Madri, Espanha, possui mais de 150 mil trabalhadores – entre os quais 10 mil empregados em Salvador –, mais de 100 centrais de atendimento e atuação em 17 países. MUNICÍPIO Com o anúncio da Atento, Feira de Santana e região vive um boom econômico sem precedentes, como informa o secretário James Correia. Nada menos do que 19 empreendimentos, representando investimentos de mais de R$ 650 milhões, estão em fase de implantação em Feira, São Gonçalo, Amélia Rodrigues e Irará. Entre os principais, o Centro de Distribuição de O Boticário, em São Gonçalo, com investimentos de R$ 115 milhões, a unidade de drywall da Placo Saint-Gobain (R$ 125 milhões) e a fábrica de embalagens para a colheita de algodão da Tama (R$ 56 milhões), ambas em Feira.

ajuda”, enfatizou. PARCERIA A Rede Cegonha, iniciativa instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde, que conta com a parceria dos governos estadual e municipal, propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários,

inclusive um exame de ultrassonografia, encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto. O secretário da Saúde, Washington Couto, explica que a partir da confirmação da gestação, são garantidas às mulheres pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. O programa prevê ainda a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério, bem como a criação de estruturas de assistência, como a Casa da Gestante e a Casa do Bebê, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.


www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

05

Itamar Ribeiro www.itamarribeiro.com.br

Após uma reunião entre Prefeitura e o 15º Grupamento de Bombeiros Militares de Paulo Afonso, que discutiu a segurança de banhistas e frequentadores do Balneário Prainha, foi publicado no Diário Oficial o Decreto de nº 4534 de 30 de janeiro de 2014, que regulariza a segurança de banhistas em Paulo Afonso. "Proíbe por tempo indeterminado o comércio de boias, banana boat, caiaques, pequenas embarcações e congêneres nas margens dos rios e lagos do município" diz trecho do decreto. Na reunião, estiveram presentes o secretário de Turismo, Luiz Carlos Carvalho; o tenente Dantas, do Corpo de Bombeiros, e representantes da Defesa Civil. Após a publicação do decreto, o secretário destacou que serão realizadas ações. "A partir deste decreto começamos a intensificar ações que a principio serão informativas e educativas. Devemos dar segurança para todos aqueles que frequentam os pontos de banho do rio em

O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. Romanos 13:10

“A aprovação desta PEC (Royaltes) é para atender outros interesses que não são os dos aposentados”... serão usados para custear a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores”, do deputado Carlos Geilson (PTN)

Paulo Afonso", destacou o secretário. "Milhares de pessoas frequentam o Balneário Prainha e devemos garantir a

segurança e o bem-estar de todos", destacou o diretor de Turismo, Marlos Guerra.

O governo de Valença iniciou uma ação que tem como meta o planejamento participativo para as comunidades da zona rural do município. Parte da equipe da prefeita Jucélia Nascimento se deslocou para a comunidade do Paraná-Orobó para um dia inteiro de trabalho, que aconteceu na Igreja Assembleia de Deus. Mais ouvir do que falar, dando voz e vez as comunidades rurais, foi o objetivo da inédita iniciativa. À frente dos trabalhos o vice-prefeito, também secretário da Agricultura, Joailton de Jesus e a própria prefeita Jucélia Nascimento comandaram uma apresentação das principais ações desenvolvidas em 2013 em todo o município. O secretário de Planejamento, José Alexandre. expôs os temas e abriu o diálogo com os presentes. Sendo o primeiro dos cinco encontros do Planejamento Participativo que irão acontecer em todas as comunidades centrais da zona rural de Valença, a

receptividade, que contou com representantes de quase todas as associações da localidade, foi de cobranças, agradecimentos e principalmente de aplausos pela ação. A Secretaria da Agricultura distribuiu para as associações um questionário, onde deverão ser apontadas as suas principais demandas. A prefeita Jucélia Nascimento afirmou que “as ações do governo tem que

estar atendendo às necessidades que as comunidades entendam como prioritárias. Não adianta dar autorização para uma obra sem ouvir antes vocês”. Entre as principais reivindicações identificadas no encontro estão melhoramentos nas estradas e mais atendimento na saúde e educação. Todos foram unânimes em reconhecer os avanços que já ocorreram. A estrada do Orobó foi

totalmente reformada, estando em boas condições; o ginásio Manoel Cosme Alves foi totalmente reformado, ganhando duas novas salas de aula; também a Escola Padre Abel Gemelli foi totalmente reformada. De acordo com o secretário de Infraestrutura Jailton Azevedo, as ações de reformas terão continuidade em outros logradouros públicos. Na oportunidade o governo de Valença apresentou os novos refletores que serão instalados no campo de futebol. A diretoria de esportes, junto com a comunidade local está organizando um torneio de futebol infantil que será iniciado no próximo domingo. O próximo passo será dado com novas visitas, feitas individualmente por cada secretaria, com um cronograma para o atendimento das demandas que serão apresentadas. Estiveram ainda presentes, os vereadores Manoel Valter (Vavá do Orobó) e Antônio Heraldo (Lelo).

A Prefeitura de Guanambi entregou oficialmente à comunidade do Bairro Belo Horizonte a moderna Escola Municipal Professora Janete Alves da Rocha. Com investimentos da ordem de 1,8 milhão de reais, a nova Unidade de Ensino atende a uma antiga reivindicação da comunidade daquele bairro e regiões circunvizinhas. Com amplo espaço no pátio, quadra poliesportiva coberta e iluminada, espaço de lazer, salas de aula confortáveis, espaços administrativos bem equipados, a obra atendente os padrões do Ministério da Educação, evidenciando assim, um ambiente escolar prazeroso e que dispõe de condições estruturais para o desenvolvimento pedagógico. O ex-prefeito e assessor jurídico municipal, Dr. Vá Boa

Sorte, representando os vereadores o jovem Vitor Bonfim e o Secretário Municipal de Planejamento Jairo Magalhães, fizeram questão de registrar a satisfação de fazer parte de uma gestão moderna e que dispõe de grande preocupação com a educação no município, com muitos investimentos no setor, bem além do exigido por Lei, demonstrando assim, o compromisso com a qualidade na educação municipal. O jovem Matheus Alves, que e filho da saudosa Professora Janete Alves da Rocha, que empresta o seu nome à Unidade de Ensino. “É uma escola de primeira qualidade, umas das melhores do município, tento compartilhar e demonstrar a imensa emoção que toda a nossa família sente com a homenagem prestada, de todo coração somos

gratos, não só a minha família, mas toda a comunidade do nosso bairro”, disse visivelmente emocionado, o jovem filho da professora homenageada. O Prefeito Charles Fernandes disse: “Estamos construindo novas escolas, e além de uma infraestrutura moderna, temos grandes desafios, como foi o da nova Escola Colônia Agrícola de

Ceraíma, que aguardava uma nova Escola por mais de 30 anos, estamos agilizando o projeto de construção da nova Escola João Farias Cotrim e da Escola Anísio Cotrim Fernandes no Distrito de Morrinhos. Estamos Investindo na qualificação de nossos professores e não pouparemos esforços para a melhoria da educação em todos os sentidos”.

Aprovada em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pretende antecipar R$ 1,6 bilhão de recursos do petróleo, para incrementar o Fundo de Previdência da Bahia (Funprev). A bancada de oposição ingressou com uma ação na justiça (mandado de segurança) às 18h de quinta-feira (20) contra a tramitação da matéria na casa.

Em jantar, quarta (19), na casa do deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), líderes atacaram Dilma por tratá-los como meros “chanceladores” dos interesses do governo. A base aliada se articula em 'blocão' informal PMDB, PP, PROS, PSD, PR, PDT e PTB, para medir forças com o Planalto.

O assunto do momento na capital baiana é o carnaval e a música da estação é o Lepo Lepo. Artistas (musical) produzem ensaios com vendas de camisas e outros shows que são apresentados antes da festa de Momo. Até mesmo o Festival de Verão que abre o ciclo de festas momescas já ocorreu. No meio político a luta é para compor as chapas majoritárias. Até o momento decidido a cabeça de chapa do PT, Rui Costa e o candidato a Senado Otto Alencar (PSD). A indefinição é o nome do candidato à vice. O PP e o PDT disputam a vaga. Ao longo da semana, o governador Jaques Wagner (PT) promoveu um café da manhã, aos deputados da base governista e no encontro pediu aos parlamentares apoio para aprovação da PEC dos Royaltes, deputados do PP não compareceram registraram ausência através de mensagens e contatos telefônicos. Daí então surgiu à especulação, qual a justificativa da ausência dos deputados do Partido Progressista? Para alguns, o partido estava sendo rifado da composição da chapa majoritária, mas há quem faça outra leitura, a ausência é sinal de silêncio, para que a imprensa não provocasse o assunto (vice). A chapa de oposição, ainda não definida, dois nomes está no páreo o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o exministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB). O coordenador desse projeto é o prefeito ACM Neto e já avisou que nada está decidido e que o nome a ser colocado à disposição do eleitor só será anunciado após o Carnaval de Salvador. No mês de março será anunciado o nome do vice da chapa de Rui Costa. Qual a causa da demora da escolha do nome de um vice na chapa de Rui ? Foi o sistema democrático, republicano, ou habilidade política em ter apoio dos parlamentares da base na aprovação dos projetos do executivo (orçamento, LDO, empréstimos, antecipação dos Royaltes, etc). Ora tudo isso aprovado até meados de março é hora de anunciar o nome do vice. Qual o partido que será contemplado? PP ou PDT. Certo é, após a escolha haverá descontentamento dos parlamentares do partido não agraciado, as queixas vão surgir e talvez até arrependimento de ter apoiado o governo ao longo desses mais de sete anos. Critérios: Se o escolhido for o PP avalia-se o tempo de TV, números de deputados (federal e estadual), por essa análise, tudo bem, mas se for pelo lado aglutinador (voto) o PDT (Bahia), pode executar bem o trabalho e ter um resultado agregador nas eleições de 2014.


www.municipiosemfoco.com.br 06 www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

Instituto Mauá inicia as inscrições para os cursos da temporada 2014 promovidos pela Gerência de Fomento ao Artesanato na unidade do Pelourinho. Os cursos gratuitos são oferecidos nas modalidades de cerâmica de torno, cerâmica de modelagem, bordado a mão, bordado a máquina e tecelagem. As aulas começam no dia 17 de março - com atividades até 27 de novembro - nos turnos matutino e vespertino. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25 ou até o preenchimento das vagas. Os interessados devem se dirigir à sede do Mauá Pelourinho (Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico de Salvador), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, apresentando carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3116-6705.

O mercado de trabalho do extremo-sul da Bahia vai receber 1.062 jovens das cidades de Eunápolis (912 alunos) e Teixeira de Freitas (150 alunos), que serão certificados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia foi realizada em Eunápolis, e terá a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, e do governador Jaques Wagner. Entre os cursos oferecidos estão assistente administrativo, auxiliar financeiro, bombeiro civil, mecânico de máquinas

industriais, operador de computadores e auxiliar de cozinha. No ano passado, 67

A delegação da Suíça iniciou a visita técnica aos equipamentos que serão utilizados pela seleção durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Participaram da inspeção o diretor de comunicação da delegação, Marco von Ah, e o gerente de equipe, Philipp Ebneter. O Governo do Estado da Bahia esteve representado pelos coordenadores de Relações Internacionais e Esportivas, Marco Costa, de Marketing, Márcio Lima, e de Projetos, Liliam Pitanga, ambos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa). O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Porto Seguro foi o primeiro local vistoriado. O espaço está sendo

municípios executaram o programa, matriculando 37.636 jovens. Para este ano, 163 municípios já estão em processo

indicado para ser o centro de mídia dos jornalistas suíços, durante o mundial de futebol. Em seguida, a equipe visitou o Estádio Municipal de Porto Seguro, local de treinamento, que está sendo reformado para atender às exigências da FIFA. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas em abril. EXPECTATIVA O diretor de Comunicação da delegação, Marco von Ah, ressaltou que a expectativa da comissão durante a inspeção é a melhor possível, e que já era um desejo da seleção Suíça ficar na Costa do Descobrimento

de execução, que possibilitará a formação de 48 mil alunos neste primeiro semestre em todo o estado, sendo 788 vagas para Eunápolis e 146 para Teixeira de Freitas. Criado pelo governo federal em 2011 e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No campo do Plano Brasil Sem Miséria, o programa é parte integrante das ações de inclusão produtiva e oferece cursos de formação inicial e continuada, com duração de 160 a 400 horas.

durante a Copa do Mundo. Pela tarde, a comissão inspecionou o Hotel La Torre, que será a unidade hospitaleira da delegação durante o mundial, e participou de uma reunião com o secretário estadual da Copa, Ney Campello. De acordo com Marco von Ah, a próxima vistoria da delegação em Porto Seguro está prevista para o mês de março. Para amanhã (18) está programada uma visita ao estádio de Porto Seguro, que será o campo de treinamento da seleção suíça, do secretário geral da Federação Suíça de Futebol, Alex Miescher, do técnico, Ottamar Hitzfel, e do responsável pela segurança, Dominique Huber.

O trabalhador brasileiro poderá sacar recursos do FGTS também quando seus dependentes legais forem portadores de qualquer doença grave que o incapacite para o trabalho. A previsão está no Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Marcio Marinho, que está em tramitação no Congresso Nacional. O parlamentar justifica a necessidade de atender as necessidades do trabalhador. “Não podemos permitir que a lei seja aplicada apenas no sentido de permitir o saque do FGTS em algumas situações específicas como nos casos de neoplasia maligna, HIV e em casos de estágio terminal em razão de doença grave prevista em regulamento, pois há inúmeras doenças que incapacitam a pessoa para o trabalho, ainda que não estejam em estágio terminal”. O deputado argumenta que em inúmeros casos o trabalhador tem que demandar judicialmente para tentar conseguir o direito ao saque do FGTS em casos de doenças não previstas nessas normas e o entendimento dos tribunais têm sido no sentido de que o inciso não é taxativo ampliando assim o saque do benefício no caso de outras doenças. “O projeto visa simplificar a vida desses trabalhadores e seus dependentes permitindo o direito à retirada do benefício nos casos supracitados sem a necessidade de um processo judicial.


www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

O umbu é um importante fruto do semiárido, com um sabor peculiar de alta qualidade nutritiva e rico em vitaminas. Diante desta importância, o Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), já capacitou 14 turmas nos dois primeiros meses deste ano sobre métodos para o beneficiamento do umbu. Cerca de 20 agricultores da Comunidade Lagoa Grande, município de São Gabriel, participaram do curso sobre os derivados do umbu. Eles são os agricultores da Comunidade Morro do Gregório, município de Central, que aprendem a beneficiar o umbu. A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, foi uma iniciativa do Centrefértil, em parceria com as associações dos municípios de São Gabriel e Central. Os agricultores tiveram acesso aos dados de produção e características da planta, bem como o cultivo do umbuzeiro, preparação da área e o solo. Também aprenderam receitas

Boa notícia para Feira de Santana. A partir do mês de abril, o Aeroporto João Durval Carneiro está autorizado a realizar vôos comerciais e regulares. A informação foi dada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (20). Segundo o deputado, a liberação foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após seis meses de espera e acompanhamento das intervenções que já estão sendo realizadas a partir do projeto. A exemplo da requalificação no acesso ao Aeroporto; a reforma nos guichês e no pátio; ampliação da pista, além de melhoria na iluminação e implantação do núcleo de incêndio. A concessão do Aeroporto é de responsabilidade da UTC Participações e a SINART –

como umbuzada, geleia, pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro. De acordo com o técnico da EBDA e expositor das aulas, Arnou Dourado, o beneficiamento do umbu é uma excelente alternativa de renda para as famílias rurais que vivem no semiárido. “Nas aulas, enfatizei a importância de difundir a cultura do umbu para nossa região,

Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. Zé Neto ainda destacou o apoio e incentivo do governo do Estado em relação a viabilização de um preço reduzido da gasolina para localidades que possuem vôo regionais, a exemplo de Feira de Santana. “O governo do Estado já fez habilitação para

Buscando obter recursos para melhorar o caixa da previdência estadual que, como em todo o Brasil, enfrenta dificuldades, colocando em risco o pagamento das aposentadorias dos servidores públicos do Estado, o primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional 136/2014, mais conhecida como PEC dos Royalties, foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (20). A expectativa do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Casa, é a de que a matéria seja votada em segundo turno no próximo mês de março, assim, o Estado será autorizado a utilizar recursos provenientes dos royalties do petróleo no fundo de previdência dos servidores estaduais. O valor a ser antecipado é de R$ 2 bilhões e será utilizado para amenizar um processo de crescimento vertiginoso dos déficits com a previdência do Estado. Matéria semelhante já foi aprovada pelas

incentivando o seu replantio e direcionando os diálogos para a garantia de renda extra para os agricultores”. Dourado afirma que existem mais de 130 espécies de umbu e do seu processamento podem ser obtidos 48 subprodutos para consumo in natura ou comercialização dos derivados do fruto a baixos preços.

que haja uma redução do ICMS da gasolina, registrando um fomento e iniciativa importante no sentido de viabilizar um preço menor e incentivar aeroportos que realizam vôos regionais”. Investimentos na Avenida Sérgio Carneiro e Perimetral Norte O líder do Governo ainda

Assembleias Legislativas do Rio de Janeiro e de Pernambuco. “ A votação de hoje expressou a unidade da bancada do governo, com 41votos, sendo que tínhamos um deputado no exterior e outro havia realizado um procedimento cirúrgico, assim não compareceram à votação e já contávamos com suas ausências sem problemas. Portanto, a vitória é da unidade e, acima de tudo, dos trabalhadores do Estado. Falta apenas a aprovação em segundo turno para que tenhamos condição de fortalecer o fundo de previdência de nosso Estado que, apesar de ser um dos mais equilibrados do País, tem um déficit grande que precisa ser resolvido. Optamos por fazer o que alguns Estados já fizeram que é antecipar os royalties. Agora esperamos ter no segundo turno o mesmo êxito que conseguimos hoje”, disse Zé Neto. Inicialmente, a Constituição baiana previa que esses recursos fossem

salientou os investimentos na Avenida Sérgio Carneiro, com a recuperação da pavimentação de quase 6 Km de extensão, com ordem de serviço assinada em 24 de janeiro deste ano; e os estudos em andamento sobre a Perimetral Norte, que ligará a BR-324 à BR-116, passando pelo Aeroporto. Zé Neto comemorou as notícias. “Não tenho dúvida que o Aeroporto de Feira vai se tornar referência no Estado e em todo o Nordeste. Essas notícias que recebemos ontem foram as melhores dos últimos anos, e agora, nos resta deslanchar nessa proposta”. Na oportunidade, o deputado ainda informou que a companhia Azul Linhas Aéreas está mais a frente nas negociações sobre as operações de vôos.

utilizados apenas em educação, saúde, energia e recursos hídricos. Entretanto, como nos últimos anos o descompasso entre as receitas previdenciárias e os recursos necessários para pagar as aposentadorias e pensões se agravou, acarretando déficit previdenciário, o governo decidiu alterar a Constituição Estadual para evitar uma crise financeira. Conforme a Superintendência de Orçamento Público da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), “somente em 2013, a compensação previdenciária realizada foi de R$ 255,1 milhões. Para 2014, o valor inicialmente previsto para esta receita é de R$ 222,6 milhões, com amplas possibilidades de acréscimo”. O Projeto de Resolução 2254/2014, que extingue as Funções Comissionadas (FC) do Quadro de Pessoal da Assembleia Legislativa, também passou pelo crivo dos deputados.

07


www.municipiosemfoco.com.br 08 www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian di.vianfs@ig.com.br

Durante um mês, uma adolescente norte-americana, Tonya Kline, foi condena a ficar acorrentada à mãe, 24 horas por dia. A inusitada sentença foi dada por um juiz da Carolina do Sul, em virtude de Tonya ser muito agressiva. O juiz notificou a mãe, Débora Harter, obrigada a acompanhar a filha amarrada por um bracelete de couro, preso a um cinturão. AO LONGO da história da humanidade, foram esboçadas dezenas de teorias educacionais. Para Rousseau, era exatamente a educação que estragava as crianças. Para ele, o homem é naturalmente bom, a educação o estraga. Evidentemente, a teoria do “bom selvagem” não tem qualquer fundamento. Podemos situar dezenas de teorias entre dois extremos: liberdade total ou vigilância absoluta. Evidentemente, o meio-termo já é um começo de solução. A PESSOA traz do berço inúmeras tendências para o bem e para o mal. Deixar a criança à vontade, deixá-la fazer o que quer, quando quer, não é educação. É prepará-la para futuras frustrações. Quando os pais não castigam os filhos eles serão castigados pela vida, afirmava uma antiga teoria. DESDE CEDO, a criança precisa saber que existem limites e normas. Precisa aprender a aceitar um não. Nem tudo deve ser permitido. A criança deve saber que há horas para estudar, horas para a TV. Precisa saber que existem normas sociais. Afinal, ela não é a dona do mundo. Sua liberdade pára diante da liberdade dos outros. HOJE, a pedagogia não aceita falar de castigo. No entanto, todas as correntes pedagógicas sérias sustentam que a criança precisa aprender o que é certo e o que é errado; o que pode ou não pode; o que deve ou não deve. E se a criança insistir em passar por cima de tudo isto, os pais ou educadores devem ser severos e bons. Apenas severidade não serve, como não serve somente bondade. Severidade e bondade devem andar juntas na formação de crianças e jovens.

O prefeito Artur Silva esteve no Brejo da Cachoeira inaugurando a Unidade de Saúde da Família (USF) e o Sistema de Abastecimento de Água. São duas obras que se completam perfeitamente no que diz respeito à melhoria da saúde e qualidade de vida da população da Cachoeira e das localidades vizinhas, que também serão beneficiadas com o atendimento na USF. Mais importante que inaugurar uma Unidade de Saúde completamente equipada, pronta para funcionar, é inaugurá-la com todos os profissionais contratados, prontos para servir à comunidade.

Foi dessa forma que o prefeito Artur entregou à população a Unidade de Saúde Brejo da Cachoeira: com estrutura e equipe completas; inclusive com médica morando na comunidade para garantir atendimento diariamente. O município de Barra tem feito constantes e grandes avanços em relação à atenção básica em saúde, prova disso é o destaque de excelência que conquistou na última avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). Com a implantação do sistema de abastecimento, que distribuirá água encanada de boa qualidade para todas as

residências da Comunidade, aliado ao trabalho de prevenção que será realizado pela equipe da USF, as famílias do Brejo da Cachoeira perceberão sua saúde com melhorias significativas em um curto intervalo de tempo. A prefeitura de Barra tem implantado sistemas de abastecimento de água por diversas localidades da zona rural; além do Brejo da Cachoeira, as Comunidades de Pajeú, Caraíbas e Jacarandá já estão com seus sistemas em pleno funcionamento. Brevemente será a vez das Comunidades do Curral Novo, Paulista, Brejo de Vara, Japira, São José, Cinzeiro, Bomfim, Lagoados, entre outras.

UMA VEZ PERGUNTARAM a Napoleão: com que idade deve iniciar a educação de um filho? Ele respondeu: 20 anos antes de nascer; educando-se a mãe. Educar é tarefa feita com amor e criatividade. Sem dúvida nenhuma, a melhor herança que os pais e educadores podem deixar aos filhos e alunos é uma sólida educação.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a Audiência Pública de Combate ao Trabalho Infantil nas Praças de Pedágio da rodovia BR-324, localizadas no município e em Simões Filho. O evento teve como objetivo discutir o trabalho de risco realizado por crianças e adolescentes que trabalham nos locais. “Lugar de criança é na escola para que se tornem cidadãos de bem”disse o prefeito Toinho do PT destacando o ótimo trabalho da Secretária de Educação do município que vem sendo destaque no estado. Durante a audiência, a Concessionária Litoral Norte,

que tem a concessão da Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099), apresentou o trabalho que vem

O município de Serrinha já recebeu três profissionais de saúde através do Programa Mais Médicos, que faz parte de um extenso pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. A Prefeitura de Serrinha através da Secretaria de Saúde, visando o avanço nos atendimentos oferecidos pelo SUS, aderiu ao programa e conta atualmente com três profissionais, que atenderão nas Unidades Básicas de Saúde. Dentro de 30 dias o município receberá mais cinco médicos que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O Programa também prevê mais

desenvolvendo com sucesso na relação com as comunidades vizinhas à rodovia. “Temos 13 anos atuando junto às

investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa assegura também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. Os salários oferecidos aos profissionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que participarem do Programa Mais Médicos, será de R$10 mil e custeados pelo governo federal, mas caberá aos municípios oferecer moradia e alimentação aos médicos. As prefeituras também terão de contatar o Ministério da

comunidades, com diagnóstico socioeconômico e programas de capacitação para o trabalho e para o empreendedorismo. Com isso, não enfrentamos esse tipo de problema nos postos de pedágio”, explicou a representante do consórcio, Jussara Freire. Estiveram presentes no evento Luiz Eugênio do CMDCA, promotor de justiça do município, Thiago Lisboa Bahia, secretários e vereadores municipais, representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público do Trabalho, Conselhos Tutelares, da Concessionária Via Bahia, representantes dos municípios de Candeias, Simões Filho e Conceição do Jacuípe.

Saúde para obter recursos para reforma ou construção de unidades de saúde. A OPAS/OMS informou, no final de julho de 2013, que vê com entusiasmo o lançamento do Mais Médicos pelo governo brasileiro. Segundo o órgão, a medida guarda coerência com as resoluções e recomendações da OMS sobre a cobertura universal em saúde, o fortalecimento da atenção básica e primária no setor e a equidade na atenção à saúde da população. De acordo com o órgão, países que têm os mesmos problemas que o Brasil estão colhendo resultados da implementação de medidas semelhantes.


www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014 www.municipiosemfoco.com.br

Cursos pela internet foram autorizados pelo Ministério do Trabalho a receber dinheiro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para a qualificação de mão de obra no Programa Universidade do Trabalhador. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. A Universidade do Trabalhador é um programa vinculado ao Ministério do Trabalho e tem o objetivo de melhorar a estrutura da qualificação de mão de obra por meio da Rede Nacional de Pesquisa, entre as quais são participantes as universidades de Brasília e a Federal de Santa Catarina. “O objetivo maior é a politização do trabalhador. Devemos oferecer uma base técnica forte com vistas ao mercado, mas é preciso que o cidadão também desenvolva o debate político”, disse o ministro Manoel Dias.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai decidir sobre o pagamento de salários de servidores da Câmara dos Deputados, que ganham acima do teto. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por meio de liminar, suspender (http://agenciabrasil.ebc.com .br/politica/noticia/201402/marco-aurelio-suspendecorte-de-salario-acima-doteto-no-congresso) o corte de pagamento de salário dos servidores da Câmara e do Senado, que ganham acima do teto constitucional de R$ 29.462,25. A decisão vale até posicionamento do plenário do Supremo. "Eu vou compartilhar a decisão com a Mesa [Diretora]. Como é decisão

judicial, terá que ser cumprida", disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Nos meses de agosto e setembro, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Câmara e ao Senado o corte da parcela excedente dos servidores que ganham acima de R$

A receita do setor de serviços fechou 2013 com um crescimento nominal de 8,5%. O segmento de transportes, serviços auxiliares de transporte e correios foi o que mais cresceu no período, com alta de 10,8% na comparação com 2012, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os destaques do segmento de transportes estão os transportes aquaviário (com alta de 18%) e aéreo (16,8%). Os transportes terrestres

29.462,25, equivalente aos vencimentos dos ministros do STF. Depois da decisão, em outubro as duas Casas iniciaram o corte dos salários. De acordo com Alves, a reunião vai servir para ajustar os procedimentos, inclusive definir se haverá pagamento retroativo dos salários pagos aos cerca de 1.600 servidores

tiveram aumento de 10,7%. Outro segmento que se destacou em 2013 foram os serviços prestados às famílias, que tiveram alta de 10,2%. A principal influência para esse crescimento veio dos serviços de alojamento e alimentação, que cresceram 10,6%. Os demais segmentos analisados pela pesquisa também tiveram crescimento: serviços profissionais, administrativos e complementares (8,1%), serviços de informação e comunicação (6,9%) e outros serviços (5,9%).

da Câmara e do Senado. O presidente da Câmara fez um apelo para que o Supremo julgue o mérito da matéria o mais rápido possível. "É liminar, é decisão judicial, e nosso dever é cumpri-la. Mas, enquanto isso, eu falo também para o ministro Marco Aurélio que a nossa preocupação é que fique a liminar perdurando e o mérito indefinido", argumentou. A decisão do ministro atendeu pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) para estender a todos os servidores uma decisão tomada pelo ministro, no dia 7 de janeiro, que liberou o pagamento para um servidor.

Na comparação do mês de dezembro de 2013 com o mesmo período do ano anterior, o setor de serviços cresceu 8,4%, também com destaque para os serviços de transportes (11,5%) e os prestados às famílias (9,5%). Entre os estados, os maiores crescimentos no ano foram observados em Mato Grosso (20,4%), no Distrito Federal (15,7%), Ceará (13%) e Tocantins (13%). Em dezembro, os destaques foram o Distrito Federal (25,1%), Santa Catarina (12,6%) e Rondônia (12,5%).

09


www.municipiosemfoco.com.br 10 www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

Dimas Oliveira oliveiradimas@bol.com.br

Uma semana demais com três grandes novidades Lançamento mundial do remake de "RoboCop" (RoboCop), dirigido pelo brasileiro José Padilha dos dois "Tropa de Elite", lançamento do cobrado "O Lobo de Wall Street" (The Wolf of Wall Street), de Martin Scorsese, e lançamento de "Caçadores de ObrasPrimas" (The Monuments Men), de e com George Clooney. Uma pena que todos os filmes - à exceção de "O Lobo de Wall Street" serão exibidos com cópias dubladas, esta injunção do mercado. Assim, a mais importante semana - é a nona - do ano até agora, com filmes de qualidade, a partir desta sexta-feira, 21, no Orient Cineplace. Agora, fica-se no aguardo de "A Garotas Que Roubava Livros", "Trapaça", "12 Anos de Escravidão", "Ela". O brasileiro José Padilha é quem dirige "RoboCop", remake de filme de 1987, de Paul Verhoeven, com Peter Weller, "O Policial do Futuro". A ação se passa no ano 2029 e o conglomerado OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. O policial Alex Murphy é ferido no cumprimento do dever e tem a sua vida salva pela tecnologia e retorna às ruas da cidade com novas habilidades. Muito recomendado, "O Lobo de Wall Street" traz Leonardo DiCaprio como um ambicioso corretor de títulos da bolsa norteamericana. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco. Ele passa quase dois anos em uma prisão federal por delitos de manipulação de valores, nos anos 90. Baseado em fatos reais sobre uma das maiores caças ao tesouro da história, "Caçadores de Obras-Primas" conta a jornada de um pelotão na Segunda Guerra Mundial em direção à Alemanha para resgatar pinturas das mãos de nazistas. Uma missão de um grupo de sete diretores de museus, curadores e historiadores para resgatar peças presas em território inimigo e os alemães com ordens de destruir tudo. Continuam o thriller "Operação Sombra - Jack Ryan" (Jack Ryan: Shaddow Rescuit); o filme de ação e aventura "Hércules" (The Legend of Hercules) e a animação "Uma Aventura Lego" (The Lego Movie), os três em terceira semana. PERÍODO DE 21 A 27 DE FEVEREIRO LANÇAMENTO MUNDIAL ROBOCOP(RoboCop), de José Padilha, 2014. Com Joel Kinnaman, Michael Keaton, Gary Oldman, Samuel L. Jackson e Abbie Cornish. Ação. O ano é 2029 e o conglomerado OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Alex Murphy é um marido carinhoso, pai e bom policial, dando o seu melhor para conter a onda de crimes e corrupção em Detroit. Após ser ferido no cumprimento do dever, ele tem a sua vida salva pela tecnologia e retorna às ruas da cidade com novas habilidades, mas com desafios que um homem normal nunca teve de encarar antes.Cópia dublada. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 117 minutos. Horários: 13h30,16 horas, 18h30 e 21 horas. Sala 4 (264lugares). LANÇAMENTOS O LOBO DE WALL STREET (The Wolf of Wall Street), de Martin Scorsese , 2013. Com Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Matthew McConaughley, Jean Dujardin e Joanna Linley. Drama. Um ambicioso corretor de títulos da bolsa norte-americana entra em decadência. Depois, passa quase dois anos em uma prisão federal por delitos de manipulação de valores,nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 16 anos. Duração: 179 minutos. Horários: 17h40 e 21h10. Sala 2(160 lugares). CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS (The Monuments Men), de George Clooney, 2014. Com George Clooney, Matt Damon, Cate Blanchet, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin e Daniel Craig.Drama. A jornada de um pelotão na Segunda Guerra Mundial em direção à Alemanha para resgatar obras-primas da pintura das mãos de nazistas e devolvê-las aos seus donos. Uma corrida contra o tempo para evitar a destruição de 1000 anos de cultura. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 119 minutos. Horários: 16h20 e 21h20. Sala 3 (167 lugares). CONTINUAÇÕES HÉRCULES (The Legend of Hercules), de Renny Harlin, 2014. ComKellan Lutz, Gaia Weiss e Roxana McKee. Ação e aventura. Em 1200 antes de Cristo, na Grécia, o semi-deus Hércules, filho de Zeus, é enganado por um maléfico rei e vendido como escravo. A história também centraliza na relação de amor entre ele e a princesa mortal de Creta. Em terceira semana. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 98 minutos. Horários: 14h20, 16h30, 18h40 e 20h50. Sala 1 (243 lugares). UMA AVENTURA LEGO (The Lego Movie), de Phil Lord e Christopher Miller, 2014. Animação. Conta a história de Emmet, uma minifigura Lego® seguidora de regras e perfeitamente comum, que é erroneamente identificada como a pessoa mais extraordinária e a chave para salvar o mundo. Ele é recrutado para integrar uma sociedade de estranhos e seguir uma jornada para deter um tirano. Em terceira semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 104 minutos. Horários: 13h20 e 15h30. Sala 2. OPERAÇÃO SOMBRA - JACK RYAN, (Jack Ryan: Shadow Recruit), de Kenneth Branagh, 2014. Com Chris Pine, Keira Knightley, Kenneth Branagh e Kevin Costner. Thriller. Jack Ryan usa suas habilidades no mercado financeiro para ajudar um cliente bilionário, em Moscou. O trabalho se transforma em um pesadelo quando o cliente lidera uma ação terrorista para desestabilizar a economia americana. Em terceira semana. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 14 e 19 horas. Sala 3. ENDEREÇO E TELEFONE Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários. (Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

Inovação tecnológica para a convivência com a seca. Esse é o objetivo do Projeto PeixeFácil, apresentado para análise da Bahia Pesca. O sistema será inicialmente implantado na Estação Experimental de Pedra do Cavalo e direcionando às atividades para a região do semiárido baiano, como forma alternativa de estímulo à produção e produtividade diante de condições climáticas desfavoráveis à piscicultura. O próximo passo é estabelecer um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), sob a supervisão do pesquisador Antônio José da Silva Júnior, criador do sistema. Idealizado como um sistema 'caseiro' de piscicultura o Projeto PeixeFácil prevê a otimização de recursos hídricos e a democratização da atividade, uma vez que requer materiais simples e de fácil manutenção e operação.

“O projeto toma proporções ainda melhores quando conseguimos aliar seus objetivos com o plano de trabalho do Governo do Estado, que colocou as alternativas de convivência com a seca como prioridade na Bahia”, comentou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, durante a apresentação do PeixeFácil, ressaltando que a viabilidade econômica, aliada à possibilidade de criação de um sistema de hidroponia vertical, pode atender até quatro famílias.

Uma operação conjunta de fiscalização aos postos de combustíveis na região sul do estado, que envolveu equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O propósito da operação foi identificar possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis, que causem prejuízos ao consumidor e ao Governo do Estado, por meio de sonegação fiscal. As principais cidadesalvos foram Itabuna, Ilhéus, Ubaitaba e Uruçuca em decorrência da grande quantidade de postos de combustíveis em atividade nesses municípios. Já foram identificados pela Fazenda estadual atrasos no pagamento de taxas para o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e desatualizações em sistemas de emissão de cupom fiscal. O resultado geral da operação será divulgado ainda esta semana. Segundo o coordenador de

MINI SISTEMAS “Dessa forma, esperamos nortear novos experimentos vinculados à produção de tilápias em mini sistemas intensivos caseiros de recirculação, incentivando o desenvolvimento de metodologias capazes de garantir e viabilizar a produção de pescados em nível caseiro no âmbito de pequenos piscicultores familiares e microempreendedores”, enfatiza Peixoto. Outro aspecto positivo é não impactar o meio

Fiscalização de Petróleo e Combustíveis (Copec) da Sefaz, Olavo Oliva, a operação tem por objetivo impedir a atuação de empresários desleais que prejudicam a

ambiente e ocupar pouco espaço para a montagem do sistema. “Os efluentes são transformados em biofertilizante agrícola e o manejo simples auxilia na melhoria de produtividade e precocidade das matrizes”, explica o assessor de Projetos Institucionais da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, acrescentando que a resposta zootécnica da tilápia é a melhor opção em se tratando se um sistema de recirculação fechado como o proposto pelo PeixeFácil.

livre concorrência e o consumidor baiano. “Além disso, visa combater a evasão fiscal, salvaguardando a arrecadação de tributos do Estado”.

Quem deseja trabalhar na Copa do Mundo da Fifa 2014 tem mais uma oportunidade. Além das 12 mil vagas já disponibilizadas desde o dia 7 de fevereiro, sendo 1 mil para atuação em bares e lanchonetes na Arena Fonte Nova, foi aberto mais um processo seletivo. As novas vagas são para receptivo e os interessados devem se inscrever até 15 de março. As oportunidades são para profissionais que desempenharão funções de receptivo durante os jogos. São 150 vagas para pessoas com mais de 18 anos de idade, ensino médio completo, boa comunicação, identificação com eventos esportivos e que falem inglês intermediário ou avançado. A contratação será feita pela CSM Brasil e os selecionados serão responsáveis pela orientação, informação e controle do acesso do público durante os jogos. Os aprovados passarão por treinamento e a remuneração será informada durante o processo seletivo. Os interessados devem se cadastrar até o dia 15 de março, através da internet, no https://www.querovestiracamisa.com/hospitalidade.


www.municipiosemfoco.com.br

Feira de Santana-BA, 22 a 28 de fevereiro de 2014

ACESSE:

11

www.superastralfm.com

PROGRAMA RÁDIO CLUBE SUPER ASTRAL FM - 1440Hz

O sucesso é aqui

J. VIEIRA AOS DOMINGOS, DAS 10 ÀS 12 HORAS - FONE: 75 3022-72990

Sandro Penelú sandropenelu@gmail.com

*CULTO COM TODO MUNDO NU - Uma igreja, nos Estados Unidos, realizou um culto em que os fiéis, incluindo o pastor, estavam nus. O pastor afirma que a paz que as pessoas buscam começa em seu interior. Aceitar a si próprio e a seu corpo são, segundo ele, o primeiro passo para a mudança. (Se a moda pegar...)

O prefeito de Poções, Otto Wagner de Magalhães, entregou um caminhão pipa 0 km para a população. O veículo foi adquirido pela Prefeitura de Poções junto ao Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O gestor municipal entregou a chave

O Programa Apis Bonfim, idealizado pela Secretaria de Agricultura do município, foi lançado e apresentado durante o Encontro de Apicultores que aconteceu na Câmara de Vereadores. O programa Apis Bonfim visa viabilizar a cadeia produtiva de mel, para que os derivados do produto deixem de ser feitos de forma artesanal e passem a ser feitos de forma profissional. “Hoje nós temos 48 apicultores cadastrados. Diante da potencialidade da apicultura na região, lançamos este programa para fortalecer o que já existe e captar novos produtores, possibilitando incremento de receita e produtos de qualidade”, frisa o Secretário de Agricultura e também apicultor, Dâmaso Rocha. O encontro contou com a participação de apicultores de Senhor do Bonfim e região. Além da apresentação do programa, os apicultores debater assuntos como linhas de crédito, manejo, transporte, produção, floração, dentro outros temas de importância para a apicultura. Em Senhor do Bonfim será criado o

do veículo para o coordenador de transportes do município, Ranielle Schetinni. Na oportunidade também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores; José Mauro Macedo, o vereador; Joaquim Moreno, o chefe do gabinete civil; Pedro Silvino Caldas, e o diretor de obras; Carlos Nei. Avaliado em R$ 280 Mil, o veículo é

totalmente equipado e adaptado para os serviços rurais. Esse foi o décimo quinto veículo adquirido pela prefeitura em apenas 13 meses de governo. Um recorde que entrou para a história de Poções. Nos próximos dias, a prefeitura também estará adquirindo uma pá-carregadeira, que auxiliará os serviços nas zonas urbana e rural.

*QUANTO MAIS RICO, MAIS FELIZ NO AMOR - Estudos sugerem que quanto maior for o salário mais perto estamos de encontrar o nosso amor. Uma investigação que coincidiu com o Dia dos Namorados concluiu que apenas 4% das pessoas com um salário anual superior a 60 mil euros não foi capaz de encontrar um bom parceiro. No entanto, à medida que os valores vão descendo, a sorte no amor decresce igualmente, atingindo os 17% para aqueles que apenas ganham 11 mil euros por ano. *FECHANDO A BOCA À FORÇA - Uma técnica para perder peso que consiste em costurar uma tela de plástico na língua do paciente tem sido praticada por médicos nos Estados Unidos e em vários países da América Latina. Com o material rígido preso à língua, torna-se doloroso movimentá-la, o que faz com que a pessoa só consiga ingerir líquidos. *DESPERTADOR EM FORMA DE VIBRADOR - Uma empresa criou um vibrador que é ao mesmo tempo um despertador. O objeto tem um temporizador e é colocado dentro da calcinha. O que vai ter de gente que vai demorar de levantar, vai ser uma festa. (Cá, cá, cá, cá) *COM UM FETO NA BARRIGA HÁ QUATRO DÉCADAS – No Brasil, uma idosa, de 84 anos, descobriu que tem um feto morto no seu abdômen há 44 anos. Inicialmente, a mulher foi diagnosticada com um tumor, mas um raio-x veio mostrar que era um bebê. Após algumas semanas, ela sentiu fortes dores e procurou um "curandeiro". O homem passou alguns remédios e a idosa disse que se sentiu melhor. A barriga não cresceu mais, o bebê parou de mexer e ela pensou que tinha abortado. O feto morreu, mas continuou na barriga da mulher. Com o passar do tempo, houve uma organização no próprio organismo, uma adaptação, que permitiu que a idosa passasse 44 anos sem sofrer complicações na saúde por causa do feto morto. *FILHA DE “CASAL” DE LÉSBICAS RECEBE PENSÃO DO “PAI” - Um tribunal do Kansas, nos Estados Unidos, obrigou um homem de 46 anos a pagar uma pensão a uma criança filha de um “casal” de lésbicas a quem doou sêmen. Nem mesmo um documento assinado no ato da doação que livrava o homem de quaisquer obrigações legais relacionadas com a parentalidade lhe valeu no tribunal. A juíza considerou que o homem e o “casal” não cumpriram a lei estadual, que exigia a presença de um médico licenciado durante a inseminação artificial. Essa ausência anula o documento assinado e mantém todos os deveres de rapaz como pai e aí, já viu, haja pensão!

Entreposto de Mel, fruto de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual, através de projeto apresentado pela Secretaria de Agricultura do

Seis agroindústrias para o beneficiamento de frutas foram entregues pelo governador Jaques Wagner, na tarde desta sextafeira (21), em Santa Cruz Cabrália, a pequenos produtores de assentamentos da região. Durante o evento na Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lulão, eles receberam também seis veículos, além de equipamentos e estrutura física adequada para o trabalho. As agroindústrias vão produzir geleias, doces, frutas desidratadas, entre outros produtos. O governador explicou que a Bahia possui 640 mil famílias que dependem da terra para viver. "O importante é conquistar a terra para produzir que é o que estamos fazendo. Em parceria com a Veracel, conseguimos instalar essas seis agroindústrias com maquinário necessário para agregar valor aos produtos feitos pela comunidade". Ainda segundo Wagner, a expectativa é implantar mais 60 agroindústrias na Bahia para crescer e fortalecer a agricultura familiar no estado.

município. Dentro de poucos dias, técnicos do Estado farão vistorias de alguns locais para decidir onde o Entreposto de Mel será construído.

*QUEM DÁ MAIS? - Lembra-se da brasileira que estava leiloando a virgindade? Ela acabou desistindo do ato pela quarta vez. A jovem, de 21 anos, já tentou ganhar dinheiro com a sua virgindade por quatro vezes, mas agora decidiu perder a mesma num reality show que terá vinte homens de todo o mundo a competir, durante 45 dias, para ser o parceiro sexual da jovem brasileira e a ganhar 800 mil euros. O reality show foi idealizado para ser exibido num canal na Internet, mas já existem duas emissora de TV interessadas no projeto. (Fala sério!)



Jornal municípios em foco nº 243