Boletim municipal 3.º trimestre 2016

Page 12

31 de agosto

Assinada escritura para novo quartel dos bombeiros

24 de agosto

Vila Cardílio com projeto de valorização

Técnicas da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em parceria com o Município de Torres Novas, estiveram durante o mês de agosto em Vila Cardílio a avaliar o estado de conservação dos mosaicos e a fazer um levantamento topográfico e fotográfico que servirá de base à elaboração de um projeto de valorização daquelas ruínas romanas. O objetivo é desenvolver uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito dos investimentos territoriais integrados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no valor de cerca de 400 mil euros (comparticipados a 85%, ficando o remanescente a cargo da CMTN e da DGPC, em partes iguais), para valorização da ruína e conservação dos espaços existentes, com a reabilitação do espaço de acolhimento, que será enriquecido com conteúdos multimédia e a criação de um percurso de visitação com informação de apoio e sinalética apelativa. A candidatura será submetida até 31 de outubro, prevendo-se que a implementação do projeto seja feita em três anos (2017-2020).

26 de agosto

Avarias na iluminação pública na avenida Andrade Corvo e jardim das Rosas

Por motivos alheios ao município, não foi ainda possível concluir a reparação das avarias na iluminação pública da avenida Andrade Corvo e do jardim das Rosas, estando os trabalhos em curso. A reparação da iluminação pública na avenida Andrade Corvo foi entregue a empresa da especialidade em outubro de 2015 e decorrem, actualmente, os trabalhos. No jardim das Rosas, a iluminação pública não foi ainda completamente reposta devido a um problema técnico de alguma complexidade que obriga a fazer intervenções no subsolo. Estas têm vindo a ser realizadas gradualmente. Estão a ser encetados todos os esforços para a resolução rápida destas situações, solicitando-se a melhor compreensão pelos incómodos causados. 12

Na sequência do protocolo estabelecido entre o Município de Torres Novas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos com vista à ampliação das atuais instalações do quartel dos bombeiros, foi assinado o contrato-promessa de aquisição do terreno, com uma área de 4.264,33 m2, conforme responsabilidade assumida pela autarquia. O preço da aquisição foi de 380 mil euros, tendo sido estabelecido um acordo de pagamento em vinte e quatro prestações mensais, com efeitos retroativos a um de janeiro deste ano. A remodelação e ampliação do quartel dos BVT pressupõe a ligação entre o atual edifício do quartel e o edifício a construir no prédio agora adquirido através de passadiço encerrado ao nível do 1.º piso. As atuais instalações carecem de alargamento de forma a poder alojar o corpo de bombeiros em condições de operacionalidade. 31 de agosto

Poluição: reunião e visita com Secretário de Estado do Ambiente

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, visitou a bacia hidrográfica do rio Almonda, em particular a ribeira da Boa Água, acompanhado por elementos da comissão da Assembleia Municipal de Torres Novas de acompanhamento do rio Almonda, com o fim de avaliar a poluição naquela zona. A visita foi seguida de uma reunião de trabalho. Carlos Martins afirmou que é evidente a existência de um problema ambiental grave e que o nível de poluição registado não é compatível com um país desenvolvido dotado de uma política de Ambiente como a que se defende em Portugal. Nesse sentido, indicou um conjunto de medidas a tomar que foram delineadas durante a sessão de trabalho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.