Newsletter ABR 2017

Page 1

Newsletter ABR 2017


Afundamento de um navio da Marinha no mar de Machico Ficha técnica Edição | Abril 2017 Redação e revisão | Cristina Costa e Silva Design e paginação | Mário Ramos Imagens | Ricardo Félix | Arquivo CMM | Mário Ramos

Newsletter ABR 2017

Editorial


F

oi bom saber que a carta enviada pelo executivo da Câmara Municipal de Machico, já em 2014, ao então Secretário Regional do Ambiente, Manuel António Correia, no âmbito da candidatura do projeto de “criação do recife artificial para a observação da vida marinha, museu subaquático e pólo de atração turística na área do mergulho amador” não ficou esquecida no anterior governo. Porque, afinal, foi dessa mesma carta que nasceu o pedido formalizado em 2014 pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais ao programa comunitário PROMAR-RAM/medida de proteção e desenvolvimento da fauna e flora subaquática, através do Parque Natural da Madeira para o afundamento do navio no mar de Machico.

Há dois anos, o apoio dado por um dos mais experientes mergulhadores da Região, Pedro N. Gomes, para quem o mar de Machico tem as melhores condições para criar um parque subaquático para o mergulho e não se cansa de repetir que a zona sob o Pico do Facho é a menos exposta à erosão e não afeta a navegação. Foi nesse sentido, que reforçámos a 21 de Agosto, ao então Chefe do Estado Maior da Armada, o pedido para o afundamento de um meio da Marinha no mar de Machico. É, por isso, que vemos com satisfação a recente decisão do afundamento de um navio abatido ao efetivo da Marinha no mar entre o Pico do Facho e a Ponta de São Lourenço, anunciada pela Secretária Regional do Ambiente. É sinal de que o esforço de Machico deu frutos e constituirá uma importante mais-valia em termos turísticos para o Concelho. Ricardo Franco

3

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt


Dia da Proteção Civil

F

oi uma forma interativa de assinalar na sede de Concelho o Dia Internacional da Proteção Civil. Na passada quinta-feira, véspera da mostra que assinalou a efeméride no Funchal, o Serviço Municipal de Emergência e Proteção Civil de Machico proporcionou aos alunos de várias escolas e idades uma atividade que tão depressa não sairá da memória dos mais pequenos. É que a Câmara Municipal, através daquele Serviço, organizou uma exposição na Praça do Fórum, com a divulgação das capacidades e valências dos vários agentes de Proteção Civil existentes no município e que têm colaborado com o SMPCM ao longo do ano.

4

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt



Velhos? São os trapos… A

encerrar as festividades de Carnaval, decorreu o já indispensável baile “Velhos são osTrapos” ,que se insere no programa “Machico a Mexer”, na Discoteca La Barca. Houve trupes, disfarces individuais, mas sobretudo muita animação, que conquistou uma vez mais os que não quiseram faltar à festa, que decorreu na habitual “matiné”. O importante foi a diversão que foi oferecida uma vez mais aos nossos “menos jovens”, que ano após ano continuam a ter várias horas de gargalhadas e de boa disposição.

6

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt



Presidente da CMM na inauguração de exposições em Lisboa A

convite da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, o presidente da Câmara Municipal de Machico esteve na inauguração de duas exposições em simultâneo, em Lisboa. As mostras, que emolduraram as paredes da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e que procuraram homenagear a Mulher no seu dia internacional, diziam respeito a dois temas distintos: a primeira, ao projeto UNIDOS, a que esteve ligado o autarca Ricardo Franco há cerca de um ano, quando colaborou na pintura de uma obra em parceria com a artista plástica Luz Henriques e uma outra intitulada MADEIRA, SONHO E REALIDADE. O projeto UNIDOS é uma associação criada por Raquel Lombardi, diagnosticada a 9 de Março de 2015 com Cancro da Mama e pretende ir ao encontro das necessidades das pessoas que enfrentam um tratamento para esse tipo de patologia, promovendo, por outro lado, ações de prevenção deste tipo de tumor. A abertura das exposições de pintura acabou por ser o ponto de partida para eventuais futuras formas de cooperação entre aquela freguesia do coração de Lisboa e Machico.

8

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt


Assinados contratos com as cinco Juntas F

oram assinados, entre a Câmara Municipal de Machico e as cinco juntas de freguesia do concelho, (Machico, Caniçal, Água de Pena, Porto da Cruz e Santo António da Serra), os contratos de delegação de competências e de apoio sociocultural no valor total de 80 mil euros, registando-se um aumento de 20 mil euros, em relação a 2016. Os acordos vigoram até 31 de Dezembro e vão apoiar as juntas de duas formas distintas. A primeira, dos contratos interadministrativos de delegação de competências, passa para as autarquias mais pequenas áreas de intervenção como a limpeza de vias públicas, como as veredas municipais. Recentemente foram também assinados outros cinco contratos de apoio, um por cada freguesia, nas áreas social, recreativa, cultural e desportiva, para que possam desenvolver atividades de diversa natureza nas áreas referidas.


Conversa entre os escritores Sandra Nobre e Valter Hugo Mãe O

Festival Literário da Madeira 2017 estendeu-se ao Fórum Machico e a sala ficou demasiado pequena em pouco tempo para receber os muitos que quiseram assistir a uma conversa diferente. Sandra Nobre e Valter Hugo Mãe receberam os aplausos de público jovem e adulto, provando que a cultura e especialmente o gosto pela leitura não têm idades. Chegando a uma altura em que a cidade do Funchal ficou pequena para acolher tantas conferências, a descentralização, a Câmara Municipal de Machico associou-se desde logo a esse novo passo, permitindo que as iniciativas dentro do festival literário chegassem mais longe e a mais público.

10

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt


11

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt


Obras do Porto da Cruz N

uma conferência levada a efeito no Porto da Cruz, Ricardo Franco esteve naquela freguesia para criticar o facto de o presidente do Governo Regional ter afirmado que Machico está parado. O autarca disse que “a única entidade que está parada em Machico é o Governo Regional”. O autarca lembrou que, na sequência da intempérie de novembro de 2013, “fizemos um relatório, o Governo respondeu prometendo intervir em nove obras, especialmente vias e muralhas de proteção, mas até hoje nem uma avançou. E a população de Machico não aceita esta discriminação, porque são munícipes que pagam impostos e, no mínimo, exigem igualdade de tratamento aos dos outros municípios que o Governo Regional tem apoiado.” Franco deu como exemplo a consolidação da escarpa da ribeira que fica junto à Estrada Regional e do Cemitério Municipal. O Governo está há três anos para intervir naquele espaço e ainda não o fez, quando na realidade é uma situação grave que merecia outra “celeridade”. Curiosamente, no dia seguinte, o Governo Regional suspendeu o Plano Diretor Municipal para permitir que sejam feitas obras no Porto da Cruz.

12

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt


Mais 16 funcionários na Câmara D

epois de um processo longo que obedeceu a várias fases, os funcionários da extinta empresa “Viver Machico” puderam passar, por tempo indeterminado para os quadros da Câmara Municipal. Apesar de já há muito integrarem diversas equipas de trabalho na autarquia, os elementos assinaram, durante este mês, os contratos com o executivo, pondo-se, dessa forma, ponto final a uma caminhada longa e que levou a que a atual equipa autárquica tivesse de internalizar os 16 colaboradores. A assinatura dos contratos de trabalho em funções públicas, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


Bandeiras verdes por todo o lado F

oram dois dias de reconhecimento para três escolas do nosso Concelho. Primeiro, foi o hastear da Bandeira Verde do Projeto Eco-Escolas na Escola Básica do 1º ciclo com Pré- Escolar e Creche de Santo António da Serra e da Escola Básica do 1º Ciclo / PE dos Maroços no Dia Internacional da Árvore. No dia seguinte, foi o Dia Eco-Escolas e o dia de hastear a bandeira verde na Escola Básica EB 2,3 do Caniçal. Claro que nestes momentos tão importantes para a vida do concelho, a Câmara Municipal tem de estar presente para congratular todos os responsáveis pelo sucesso, desde alunos ao corpo docente e não docente. A vereadora com o pelouro da Educação, Lília Fernandes, foi testemunha do sucesso de mais estas três escolas. Nesse dia, a escola do Caniçal apresentou a sua nova “mascote”: um cão que foi acolhido pelo Estabelecimento de Ensino.

14

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt





Hora do Planeta/Marcha da Luz A

Hora do Planeta 2017 aconteceu, como não podia deixar de ser, também na cidade de Machico, das 20h30 às 21h30. Sendo uma iniciativa global ambiental que acontece em dezenas de países, levou pessoas de todas as idades à beira-mar em Machico, a partir de onde fizeram uma marcha entre o cais da cidade e a capela de São Roque e a partir dali regressaram, para desenvolverem atividades na praia de areia, que passaram por dança, teatro, yoga e outras. A Hora do Planeta, que decorre em parceria com a World Wildlife Fund (WWF), pretende incentivar indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem as luzes durante uma hora, para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

18

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt





Apresentação do “Color Trail Solidário – Médicos do Mundo” F

oi apresentado o 1º “Color Trail Solidário – Médicos do Mundo”, um evento com um fim solidário, com a receita angariada a reverter para a organização “Médicos do Mundo”. O evento, promovido pela EB1/PE dos Maroços, em parceria com a Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico e Ludens Clube de Machico releva o papel dos “Médicos do Mundo”. Esta é uma Organização Não-Governamental de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento cujo trabalho assenta no direito de todos os seres humanos terem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia, raça ou possibilidades económicas.

22

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt



Apresentação de catálogo repleto de açúcar T

eve lugar, no dia 28 de março, no Núcleo Museológico Solar do Ribeirinho, a apresentação do tão esperado catálogo da Exposição “O Quotidiano da Época do Açúcar no Território da Antiga Capitania de Machico”. Na apresentação marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, assim como a Vereadora com o Pelouro da Cultura, Lília Fernandes. A obra apresentada surge como um complemento da exposição que está ainda patente no Solar do Ribeirinho, até 20 de Abril, e que tem como temática principal a importância do Açúcar na antiga capitania de Machico.

24

MUNICÍPIO DE MACHICO | ABR 2017 | www.cm-machico.pt



www.cm-machico.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.