Newsletter MAI 2017
Desculpem a desonestidade de quem aqui passou Ficha técnica Edição | Maio 2017 Redação e revisão | Cristina Costa e Silva Design e paginação | Mário Ramos Imagens | Ricardo Félix | Arquivo CMM | Mário Ramos
Newsletter MAI 2017
Editorial
C
omo sabem no passado mês de Abril esta câmara recebeu uma notificação do Instituto do Financiamento da Agricultura e Pescas para devolver mais umas verbas de estradas que “encolheram” nos anos de mandato do PSD. Mas pior do que devolver os mais de 700 mil euros que estamos a devolver desde 2014, é ter de ouvir do ex-presidente da Câmara Municipal de Machico que o importante é deixar obra feita. Aconteceu num debate em que ambos estivemos na RDP. A dada altura, o vereador do PSD disse que não era importante pagar as empresas pelas obras. Eu pergunto: o que é importante é inaugurar, com umas espetadinhas à mistura para distribuir aos comensais ou pagar as mesmas? Porque se for disso que se trata, só o que esta vereação já pagou de calotes da anterior gestão dava pano para mangas.
3
Quero pedir desculpa aos machiquenses pela incapacidade de ser honesto de quem me antecedeu. Dos que fizeram estradas com metros a menos. Dos que, neste momento, continuam a dizer que o importante é deixar obra feita, pagar é secundário. Mas mais do que isso quero lamentar pelos sete caminhos agrícolas que temos preparados para candidatar a fundos europeus e que não poderão ser feitos com a brevidade que desejávamos. Só desejamos mesmo é que as surpresas tenham acabado e que não apareça mais nenhum calote por causa de estradas com metros a menos.
Ricardo Franco
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Solidariedade para iniciar Abril O
mês iniciou-se com a realização do “Color Trail Solidário - Médicos do mundo” promovido pela EB1/PE dos Maroços em parceria com a Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico e Ludens Clube de Machico. Trata-se de uma iniciativa com carater solidário e que teve em vista ajudar a Associação Médicos do Mundo, através do valor das inscrições. A prova teve dois percursos: um para adultos, mais exigente fisicamente e outro para crianças e adultos com menor exigência física. Sem qualquer caracter competitivo, a prova reuniu muitos jovens e adultos que em comum tinham o prazer de andar. Mesmo sem ser uma competição, houve entrega de Prémios na na Praça do Fórum.
4
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Trail com os amigos de quatro patas R
ealizou-se no segundo fim de semana de Abril o primeiro “Dog Trail – Machico2017”. Numa organização da Câmara Municipal de Machico, esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população para o não abandono dos animais de estimação, bem como incentivar à adoção de cães abandonados. Foram muitos os participantes nesta primeira. Alguns com os seus próprios amigos de quatro patas e outros fazendo-se acompanhar dos amiguinhos que estão no abrigo provisório da Câmara Municipal de Machico. A prova, que se iniciou na Matur e terminou no porto de recreio de Machico, teve neste último lugar a entrega de prémios.
6
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
MIUT encantou milhares O
MIUT 2017 voltou a seduzir centenas de participantes e milhares de pessoas espalhadas por toda a ilha para ver passar os atletas das quatro distâncias da prova. A azáfama para levantar os dorsais e material para a prova foi patente nos dias anteriores no Fórum Machico onde esteva a organização da prova, que vai na sua 9.ª edição. O MIUT® - Madeira Island Ultra-Trail®, é uma prova pontuável para o Ultra-Trail® World Tour e para os circuitos nacional e regional da modalidade. Na entrega de prémios, que decorreu na Praça do Forum, não faltaram vencedores, patrocinadores, organizadores e muito público.
8
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Entrega de prémios do Machicurtas D
ecorreu a meados do mês, na Sala de cinema do Fórum Machico, a apresentação e exibição das várias curtas-metragens que participaram no concurso “MachiCurtas”. Organizado pelo Grupo de Teatro de Machico em parceria com a Câmara Municipal de Machico e apoio da Sociedade de Desenvolvimento, o certame reuniu na sala de cinema dezenas de pessoas para a entrega dos prémios. A entrega de prémios contou, naturalmente, com a presença do presidente da autarquia machiquense, Ricardo Franco.
10
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
11
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Vozes de Machico – Gala do Caniçal A
freguesia do Caniçal foi o palco escolhido para a 1ªGala do Concurso Vozes do Concelho 2017. Cerca de dezena e meia de jovens estiveram a testar as suas capacidades e a tentar provar os seus dotes nesta iniciativa da Câmara Municipal de Machico. Inserido no programa de atividades socioculturais do município, e em parceria com a empresa «Amigos da Musica», o projeto sociocultural tem um papel ativo e dinamizador, pois permite uma maior intervenção sociocultural da juventude na vida cultural do concelho.
12
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Música de jovens artistas N
o início de Abril o Centro Cívico do Porto da Cruz foi o cenário escolhido para o Concerto interativo da Orquestra de Sopros e com a participação da EB123/PE do Porto da Cruz, no âmbito da Temporada artística 2017 da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM). Mas este concerto não foi o único. Também no Fórum Machico houve música. Foi, no entanto, através do Ensemble de Acordeões, no âmbito da mesma Temporada Artística 2017 daquele serviço educativo.
14
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Visita à Igreja Matriz de Machico O
secretário regional da Economia, Turismo e Cultura visitou as obras de restauro das Capelas laterais da Igreja Matriz de Machico, uma deslocação a que não faltou o presidente da Câmara Municipal de Machico. Eduardo Jesus justificou que esta era uma intervenção necessária e urgente desde 2003, pelo perigo que representava o desabamento da estrutura. O executivo camarário pôde avaliar, na presença do governante, de que forma está a decorrer a recuperação daquele edifício, que é uma riqueza para a promoção da cidade de Machico.
Mais bandeiras verdes
A
educação ambiental atravessa todas as escolas do nosso concelho. E em algumas já se ergue orgulhosamente a tão ansiada Bandeira Verde. Neste mês de Outubro aconteceram duas cerimónias, nomeadamente na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena. O outro estabelecimento de ensino que hasteou o galardão do projeto “Eco Escolas” foi a Escola Básica 1,2,3 com Pré-Escolar do Porto da Cruz.
16
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Livro de Bernardo Martins foi ponto alto das comemorações do 25 de Abril A
18
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
pesar de não ter sido lançado no dia que assinala a Revolução dos Cravos, a apresentação do Livro “O 25 de Abril em Machico: Centro de Informação Popular 1974-75”, da autoria de Bernardo Martins, encerrou uma semana de atividades na cidade. A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico, contou com a presença de muitas figuras públicas e do anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Machico. Ricardo Franco já estivera, na manhã do dia 25 de Abril, na cerimónia de Hastear das Bandeiras, nos Paços do Concelho. Mas para assinalar a efeméride da revolução, houve também a exposição “Automóveis da Revolução”, no Largo da Praça, que fez as delícias de quem ali passou. A abertura da exposição “25 de Abril em Machico”, no Largo do Município e a entrega de Prémios da Prova – Corrida da Liberdade (Machico – Santa Cruz), antecederam o Espetáculo do Grupo Coral de Machico, que teve lugar no Fórum Machico. Já na noite de 24 de Abril, véspera do feriado, o Grupo Madeirense Fados de Coimbra, atuou na Capela de São Roque.
Trail Running Ultra Madeira A
presentação oficial do evento Trail Running Ultra Madeira. O Museu da Baleia foi o cenário escolhido para a apresentação da primeira edição do trail “Ultra Madeira”. A prova tem início na Ponta do Pargo e termina justamente na freguesia do Caniçal, onde fica situado o museu. A prova, organizada pela AARAM — Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Machico. O percurso terá quatro distâncias a escolher, entre os 85km, com 3600 metros de desnível positivo; 30km 1500 desnível positivo; 17km 400 desnível positivo; 5km 200 desnível positivo). O evento de Trail Running acontece no dia 23 de setembro, com início na Ponta do Pargo e conclusão na freguesia do concelho de Machico.
22
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Protocolos com os clubes
U
m momento muito esperado por todas as associações e clubes desportivos do concelho de Machico. No final de Abril, os representantes das instituições dirigiram-se ao Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o presidente os recebeu para lhes distribuir perto de 70 mil euros. Os clubes e associações, que promovem o concelho nas modalidades desportivas que desenvolvem com a promoção do desporto e ocupação dos tempos livres, recebem neste ano de 2017 entre 430 e 13.550 euros, de acordo com os critérios do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto.
Aquedutos no Solar F
oram muitos os que quiseram ver logo no primeiro dia a exposição fotográfica “Aquedutos de Portugal”, da autoria do museólogo e investigador na área do Património Cultural, Pedro Inácio. O evento, que mostra a construção e a beleza arquitetónica dos emblemáticos canais de água existentes em diversas cidades do nosso país, teve lugar no também emblemático Solar do Ribeirinho.
24
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Festival veio para ficar A
freguesia do Porto da Cruz recebeu no último fim de semana do mês segunda edição de um recente cartaz turístico e etnográfico do concelho. O Festival da Apanha da Cana, organizado pela A.C. Flores de Maio e que decorreu no Complexo na Praia da Alagoa foi de novo um sucesso que levou centenas ao norte do concelho. Paralelamente, aconteceu a 10ª Edição do Festival Infantil “Vozes em Flor”, no Centro Cívico daquela freguesia nortenha, onde se ouviram vozes infantis representativas das diferentes escolas do 1.º ciclo do município. E como a festa não podia ficar por aqui, aconteceu ainda 2.ª edição do Concurso de Ponchas, uma iniciativa que contou com todo o apoio da Câmara Municipal de Machico.
26
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
Dia do Motociclista leva 4 mil a Machico P
erto de 3 mil motos e quatro mil pessoas estiveram juntas na Praça do Fórum Machico, no último dia de Abril, para o almoço de confraternização do Dia do Motociclista. A exemplo do ano anterior, o nosso concelho recebeu as comemorações do Dia Nacional do Motociclista, num evento que terminou com a bênção das motos e homenagem aos motards falecidos. Uma atividade que gerou muito entusiasmo entre os adeptos das duas rodas que compareceram em peso para ver de perto as máquinas. A Câmara Municipal deu todo o apoio para que esta iniciativa trouxesse à emblemática praça os entusiastas que regressaram sãos e salvos ao Funchal, numa dinâmica que permitiu gerar mais valias para restauração e comércio do concelho, com níveis benéficos para a nossa economia local.
28
MUNICÍPIO DE MACHICO | MAI 2017 | www.cm-machico.pt
www.cm-machico.pt