Newsletter jun 2017

Page 1

Newsletter JUN 2017


Usufruam do que é vosso! E

m Maio Maio apresentámos a requalificação pedonal da frente-mar e espaço desportivo da Pedra d’Eira. E digo apresentámos e não “inaugurámos”, porque o que conta é mostrar o trabalho à população, é a ela que servimos.

Ficha técnica Edição | Junho 2017 Redação e revisão | Cristina Costa e Silva Design e paginação | Mário Ramos Imagens | Ricardo Félix | Arquivo CMM | Mário Ramos

Este é o resultado desse trabalho feito pelos nossos colaboradores e pelos trabalhadores das empresas que estiveram envolvidos na requalificação. A partir de agora, na freguesia do Caniçal, há mais espaços de lazer e equipamentos desportivos para que as pessoas possam fazer a sua manutenção física gratuitamente, além de ter sido criado um espaço para a prática amadora de desportos de areia.

Reconstruimos o passeio com calçada portuguesa e adaptando-o para poder disciplinar o estacionamento, devolvendo, naturalmente, a zona pedonal aos peões. Ganhou a freguesia do Caniçal. A vila saiu valorizada com esta intervenção, que teve a preocupação de preservar o geosítio ali próximo, de forma a poder mostrar à atual e às futuras gerações o património geológico da freguesia. O Caniçal está mais bonito. É um facto. Conseguimos requalificar e preservar simultaneamente. Agora quero, por isso, pedir aos habitantes que usufruam de um espaço que é vosso.

Ricardo Franco

Newsletter JUN 2017

Editorial


3

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt


Mais de uma tonelada de ração recolhida

A

campanha campanha de recolha do Banco Solidário Animal, que no primeiro fim-de-semana de maio decorreu pela décima vez, conseguiu reunir alimentos, mas também objetos indispensáveis para a causa abraçada pela Câmara Municipal de Machico. Durante dois dias muitos voluntários divididos pelas duas lojas do Continente daquela cidade recolheram areia, coleiras, shampoo e outros utensílios, bem como 377 quilos de ração de gato e 937 quilos de ração para cão. A Câmara Municipal de Machico é a primeira na Região a ter um banco alimentar para os animais, conseguiu com esta iniciativa juntar mais de uma tonelada de comida para a causa, contando com a preciosa ajuda de quem optou por dar um pouco do seu fim de semana em prol dos amigos de quatro patas.

4

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



Dia Nacional do Azulejo O

Solar do Ribeirinho promoveu, na manhã do dia 8, uma atividade comemorativa do Dia Nacional do Azulejo, que se celebra este ano pela primeira vez. Aquele Núcleo Museológico da Câmara Municipal de Machico, pretendeu, com esta iniciativa, promover os azulejos como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, que expressam a história, a cultura e o gosto de cada época. Foi, igualmente, uma forma de valorizar o património azulejar português, ao mesmo tempo que tentou alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Nesta ação estiveram os alunos da EB1/Pe dos Maroços e teve por objetivo divulgar o azulejo tipo maçaroca que se pode observar no Solar do Ribeirinho e na sacristia da Capela de S. Roque. Como curiosidade, registe-se que foi no dia 8 de maio de 1440, que o Infante D.Henrique doou a Tristão Vaz, aquela que seria a Primeira Capitania Hereditária da Expansão Portuguesa.

6

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



Prevenir o “bulying” a brincar nas escolas I

mplementar ações de prevenção do bullying, através de sessões de sensibilização junto dos alunos do 1º ano das escolas do concelho é uma das metas da Câmara Municipal de Machico. Este mês, em diversas escolas do concelho, decorreram ações que incluíam a entrega de um jogo didático, cujo objetivo era a prevenção daquele tipo de maus tratos entre os mais novos, que muitas vezes não são denunciados pelas vítimas. Exemplares do jogo “A Brincar e a Rir, o Bullying Vamos Prevenir” foram deixados nas escolas, numa iniciativa que conta com a colaboração do PsicAF - Serviço de Psicologia e Avaliação Forense.

8

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



Concerto da Banda Militar da Madeira N

o âmbito das comemorações do Dia da Zona Militar da Madeira, a Banda Militar da Madeira (BMM) deu um inesquecível concerto no Fórum Machico, no dia 18 de Maio. O evento teve acesso livre e contou com o apoio da Câmara Municipal de Machico. Durante o evento, quem não perdeu a oportunidade de ir ao Fórum, conseguiu apreciar a atuação dos 31 elementos que emprestaram os seus sons à cidade, numa banda chefiada pelo Sargento-Chefe Paulo Pleno.

10

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



Exposição no Fórum Machico homenageia Museu de Marinha E

12

ste ano o Mercado Quinhentista, que decorre como sempre na cidade de Machico, teve uma iniciativa que não passou despercebida. Foi a exposição alusiva ao “Museu de Marinha”, que esteve patente ao público até o dia 4 de junho, dia em que caiu o pano sobre o importante evento e que este ano foi dedicado à “Construção Naval”. A exposição mostrou objetos navais e teve também a história dos instrumentos de navegação, mostrando a réplica de uma caravela quinhentista, diversas peças de navegação

em madeira e um modelo de um navio apresado na I Guerra Mundial e a que a Marinha Portuguesa deu o nome de “Machico”. Na inauguração, feita pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Franco, esteve presente o Capitão-de- Mar-e- Guerra Sousa Pereira, Comandante da Zona Marítima da Madeira e o vereador Miguel Gouveia, em representação da Câmara Municipal do Funchal, além da comissão organizadora do Mercado Quinhentista.

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt


13

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt




Neon Color Run A

Câmara Municipal de Machico apresentou o evento “Neon Color Run”, no Salão Nobre. Esta prova nasce da união de esforços entre a Associação de Atletismo da Madeira e a Câmara Municipal de Machico e está marcada para sexta-feira, dia 23 de junho, pelas 21h30, na frente-mar da cidade de Machico, onde não vai faltar também muita animação.

16

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt


[MAR]mórias [M

AR]mórias, é o nome da exposição escolhida para assinalar os 27 anos do Museu da Baleia, que se comemorou no passado dia 26 de Maio. A mostra, patente na sala de exposições temporárias, pretende homenagear os antigos baleeiros e na inauguração estiveram o Secretário Regional da Educação, o anfitrião, Ricardo Franco, Presidente da Câmara Municipal de Machico e os antigos baleeiros e familiares. A exposição é o resultado do desafio educativo do ano letivo 2016/17 aceite por 11 instituições participantes, sendo o [MAR]mórias um projeto de continuidade pedagógica, de cariz artístico, que tem como objetivo principal explorar as coleções museológicas para a compreensão das vivências baleeiras como ponte para a educação.


“Da Terra ao Pano” A

abertura da Exposição “Da Terra ao Pano” na Sala de Exposições Temporárias do Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho, foi um momento marcante para os alunos da Escola EB1/PE dos Maroços. O projeto “Da Terra ao Pano” mostra todo o trabalho desenvolvido pelo Pré-Escolar desta escola entre os anos 2014 e 2017, no âmbito do Concurso Nacional da Fundação Ilídio Pinho em parceria com o Ministério da Educação, Ciência e Economia. Esta exposição nasce de um projeto que teve como objetivo geral trabalhar uma temática que no passado fez parte das vivências da população local e contou com a colaboração da comunidade escolar, alunos, professores e encarregados de educação.

18

A mostra estará patente até ao dia 19 de junho. MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



“Nova” frente-mar no Caniçal A

freguesia do Caniçal passou a dispor, desde este mês de Maio, de um novo espaço desportivo, denominado Recinto Desportivo da Pedra D’Eira. Fica junto ao complexo balnear e foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Franco. O recinto oferece a partir de agora um campo de vólei e futebol de praia e ainda uma zona de manutenção física para a população, que pode assim, gratuitamente, fazer algum exercício nas máquinas que ali foram colocadas, tornando ainda mais aprazível a área para a prática desportiva e de lazer. Depois da abertura do Parque Infantil, a autarquia quis avançar com a requalificação da frente-mar que inclui a repavimentação do passeio com calçada português, a criação de estacionamento e a plantação de árvores, valorizando muito a zona baixa da freguesia.

20

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt



Base Jump O

“Base Jump”, um evento radical que de correu em quatro concelhos da Madeira, passou também por Machico. Este evento, que contou com a participação de praticantes nacionais e internacionais, escolheu a Penha d’Águia, na freguesia do Porto da Cruz, para realizar saltos de paraquedas dos “homens-passáros” com fato especial para planar. Contando com o apoio dos diversos municípios onde se realizaram os saltos, a responsabilidade da sua vinda ao concelho foi da Associação Desportiva do Porto da Cruz em pareceria com a Câmara Municipal de Machico e a Junta de Freguesia do Porto da Cruz.

22

MUNICÍPIO DE MACHICO | JUN 2017 | www.cm-machico.pt





A Fada Oriana P

ara encerrar o mês em beleza, a magia das fadas andou pelo auditório do Fórum Machico. A Câmara Municipal de Machico promoveu o Musical Infantil “A Fada Oriana”, protagonizado pela Companhia de Teatro “II Acto”. A Fada Oriana é uma das mais notáveis e marcantes obras da literatura infantil portuguesa, que integra o Plano Nacional de Leitura – PNL. Esta obra foi agora adaptada ao teatro musical pela Companhia de Teatro “II Acto”, numa versão didática e mágica dedicada à infância que nos levou numa viagem até ao misterioso universo das fadas no imaginário de Sophia de Mello Breyner Andresen, e que teve, neste caso, como público-alvo a comunidade escolar do concelho de Machico e integrou o programa comemorativo do Dia da Criança.





www.cm-machico.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.