Page 1

Passeio Pedestre Por Terras e Quintas do Arinto 19 de maio de 2012

A região de Bucelas é afamada pelo seu magnífico vinho branco Arinto, região demarcada caracterizada por extensas encostas cobertas por vinhedos, pontilhadas por quintas produtoras de vinho, que neste passeio terá oportunidade de conhecer. Numa região marcadamente rural vários são os pontos de interesse que marcam a paisagem, desde o património edificado ao património natural.

Iniciamos a caminhada partindo do Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres, localizado no núcleo antigo da povoação de Bucelas, em direção à Quinta do Boição para, uma vez aí chegados, continuar atravessando alguns dos mais bonitos vales de Bucelas até ao Forte do Arpim, um imóvel militar incluído no sistema defensivo Linhas de Torres Vedras, do qual destacamos o seu magnífico paiol.


Deste local é possível visualizar um conjunto de outras obras militares que constituem o nó do Calhandriz e compreender a estratégia militar que presidiu à edificação deste complexo. Após a visita ao Forte do Arpim o percurso atravessa a povoação de Vila de Rei onde poderá observar duas estelas, uma delas, o Termo da cidade de Lisboa e passa pela Quinta produtora de vinho do Chão do Prado. Nesta parte final a vista é magnífica, com serras e vales verdejantes que se estendem para norte, num mosaico colorido. Retornamos por fim a Bucelas, com a sua magnífica igreja matriz que alberga o núcleo de arte sacra, o cipo e inscrições romanas do seu adro, e ainda o largo do coreto, bem como os restaurantes de boas iguarias.

O ponto de encontro dos participantes será pelas 9H00 junto à entrada do Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres, com chegada prevista às 13h00. Percurso com uma extensão de 12km, circular, em meio rural, com dificuldade média. Sugere-se levar uma pequena mochila com água e farnel. Não esquecer as botas porque o terreno pode estar pesado e enlameado. No final do Passeio Pedestre, cerca das 13h00, está prevista uma prova de ARINTO na Enoteca/Caves Velhas.

Cerca das 15h30

está prevista uma visita

às Caves

Velhas/Enopoint, mediante inscrição prévia no local da prova do Arinto.

Coordenadas 9º07’12.71’’W

GPS

(local

de

partida):

38º54’07.13’’N


Como Participar Inscrições: até 17 de maio, junto da Divisão de Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Loures, através do endereço de correio eletrónico ddj@cm-loures.pt, ou pelos telefones 211 151 157 e 211 151 176.

Passeio Pedestre "Por Terras e Quintas do Arinto"  

Passeio Pedestre "Por Terras e Quintas do Arinto"

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you