Page 1

01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Destaques Palavra do Ano 2011 Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Loures volta a associar-se à Porto Editora na organização da cerimónia de apresentação da “Palavra do Ano”, que terá lugar a 9 de janeiro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures. A eleição pretende demonstrar a evolução da língua portuguesa através da escolha de O Departamento de Cultura, Desporto e Juventude revelou-se, ao longo do ano transato, um elemento fundamental na relação, do município, com o movimento associativo e com as mais diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente, no que diz respeito à organização de atividades em parceria. Esta é uma das grandes conclusões que já podemos elencar da análise crítica que, como não podia deixar de ser no início de mais um ano, estamos a efetuar ao resultado do trabalho desenvolvido em 2011. É nossa intenção continuar, e até aprofundar, esta dinâmica de interação e complementaridade durante o ano que agora se iniciou. E assim sendo, gostaria de destacar, de entre as inúmeras iniciativas deste mês, a apresentação da “Palavra do Ano 2011” que, pelo segundo ano consecutivo, terá lugar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, na próxima segunda-feira, dia 9. A cerimónia, organizada em conjunto com a Porto Editora, irá revelar o vocábulo eleito pelos cibernautas, como sendo aquele que melhor representa o ano 2011 e a constante evolução da língua portuguesa enquanto idioma vivo e universal. Aproveito ainda esta oportunidade para lhe desejar um Bom Ano de 2012, repleto de atividades culturais e desportivas, relembrando que continuaremos, mensalmente, a enviar-lhe a nossa newsletter com todas as propostas que estamos a preparar para si. Bom Ano…

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

uma palavra que represente o ano de 2011, tendo sido submetidos a sufrágio os seguintes vocábulos: - Austeridade, - Charter, - Desemprego, - Emigração, - Esperança, - Fado, - Subsídio, - Sushi, - Troika; - Voluntariado. Venha descobrir connosco a Palavra do Ano 2011…

Aconteceu • 2 de dezembro – 10 Anos de Castelo de Pirescouxe. • 3 de dezembro – 3ª Gala do Desporto, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. • 3 de dezembro – Música na Capela: concerto de Natal do Grupo Coral da Portela, na Capela do Espírito Santo, da Quinta do Conventinho, em Loures. • 13 de dezembro – Ação de sensibilização sobre os direitos de autor, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures. • 17 de dezembro – Inauguração da exposição do Projeto Integrar pela Arte ’11, no Pavilhão de Macau, em Loures.

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Cultura Exposições Biblioteca Municipal José Saramago • A (ler) Saramago – até 28 de janeiro - mostra documental de

A [LER] SARAMAGO

homenagem ao escritor José Saramago, unanimemente reconhecido como um dos maiores autores de expressão portuguesa. Inaugurada a 30 de novembro, data em que se comemorou o 10º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, pretende dar a conhecer toda a obra literária do escritor,

Mostra Documental da obra de José Saramago (30 de Novembro a 30 de Dezembro de 2011) BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ SARAMAGO . LOURES

desde a primeira publicação, Terra do Pecado, em 1947, até à mais recentemente editada, Claraboia. A exposição integra materiais que fazem parte do Acervo da Biblioteca Municipal José Saramago, nomeadamente, cd’s, filmes, livros de ensaio, crítica literária, biografias, catálogos de exposições, análises de obras do autor e produções de outros autores que Saramago prefaciou e traduziu. Venha apreciar toda a obra do Prémio Nobel da Literatura português.

Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe • Apontamentos sobre o Castelo - exposição permanente onde poderá apreciar fragmentos da história do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia, desde a sua construção até à requalificação, em 2001, por ação da Câmara Municipal de Loures, com vista à instalação de um espaço cultural ao serviço da comunidade, a atual Galeria Municipal. Aproveite! Não deixe de visitar esta mostra, dentro do horário de funcionamento do equipamento, de terça a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Museu de Cerâmica de Sacavém • A Geometria das Cores – até 31 de Março – mostra integrada no 11º aniversário do Museu de Cerâmica de Sacavém, que apresenta uma seleção de desenhos e peças com decoração de inspiração geométrica, onde formas e cores despertam os sentidos através de uma viagem pelo imaginário da Arte.

• Casa-Museu José Pedro – exposição permanente – equipamento cultural situado na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, em Sacavém, que se encontra aberto ao público todas as quartas-feiras, entre as 10h e as 13h, e nos restantes dias da semana mediante marcação prévia, através do e-mail ser_educativo_cerami@cm-loures.pt ou pelo telefone 211 151 085. Aproveite e visite este núcleo museológico dedicado à atividade cerâmica.

Museu Municipal de Loures • De Convento a Conventinho. Biografia de um Espaço – até 31 de Março – exposição que conduz os visitantes ao longo do tempo, mostrando os momentos que caracterizam a ocupação local, desde a sua função religiosa até à passagem para a vida civil, como moradia familiar e, por fim, na sua atual função com o legado maior de receber e ensinar, enquanto Museu Municipal.

• Piqueniques com sabor a Loures – até 31 de janeiro – mostra temática em exibição na sala de exposições bibliográficas, que pode ser visitada no horário de funcionamento do museu.

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Outras Atividades • Cultura a Metade do Preço – até 31 de janeiro, as lojas da Rede de Museus Municipais oferecem um desconto de 50% sobre o preço de tabela, nos artigos que se encontram à venda nestes equipamentos culturais. Não perca esta oportunidade: visite os museus e ofereça lembranças aos seus familiares e amigos!

• Peças do Mês – todos os meses a Divisão de Cultura dá destaque a duas peças do seu espólio, uma por cada Museu, dando-as a conhecer ao público com maior pormenor. Durante o mês em que são alvo de realce, os artefactos estarão expostos no Museu de Cerâmica de Sacavém e no Museu Municipal de Loures/Quinta do Conventinho. - Destaques de Janeiro de 2012

Biblioteca Municipal José Saramago • Abre-te, livro! – projeto de animação com visitas guiadas à Biblioteca, tendo por objetivo a apresentação dos serviços disponíveis e a sensibilização para a leitura através da divulgação de obras e autores. Estas ações, que decorrem de terça a sexta-feira, destinam-se aos estabelecimentos de ensino e grupos organizados, estando sujeitas a marcação prévia através do telefone 211 151 272 ou pelo

• O livro nas nossas mãos - projeto de dinamização da Bebeteca que consiste num programa de animação para creches, jardins-de-infância e particulares. Destinando-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos, estas ações decorrem de terça a sexta-feira e estão sujeitas a marcação prévia através do telefone 211 151 272 ou pelo e-mail bmjsprogramacao@cm-loures.pt.

• Sábados em Cheio – brincar com os livros ou sobre os livros em família é um formato utilizado para criar hábitos de leitura, partilhar experiências divulgar espaços, serviços, equipamentos e documentos. - Programação de janeiro de 2012

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Museu de Cerâmica de Sacavém • Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso – espaço que tem à sua guarda os Arquivos das Fábricas de Loures, que constituem documentação única do património industrial do município, nomeadamente da Fábrica de Loiça de Sacavém e alguns Arquivos Pessoais de Artistas e da Fábrica de Papel da Abelheira. Ponto de referência para quem procura documentação no âmbito da cerâmica industrial, disponibiliza ao público, de forma rigorosa e sistemática, os fundos documentais que constituem parte integrante da Histórias Económica e Social portuguesa. Este serviço, de acesso gratuito, situa-se no Museu de Cerâmica de Sacavém e está disponível ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h.

• Pelas Ruas de Sacavém – até abril de 2012, ao segundo sábado de cada mês, o Município de Loures promove uma caminhada lúdico-cultural pela malha urbana da região, com início marcado para as 10 horas, no Museu de Cerâmica de Sacavém. Estes percursos vão ao encontro da História e das Memórias da cidade, dando a conhecer locais relacionados com a antiga Fábrica de Loiça, um dos grandes símbolos da nossa indústria, e com o património religioso de Sacavém. Alternadamente, e havendo um mínimo de oito participantes, realizar-se-ão percursos subordinados às temáticas “Os Caminhos do Sagrado” ou “A Cidade e a Fábrica”. Os Caminhos do Sagrado - 14 de janeiro Esta atividade destina-se à população em geral e pretende, ao longo de duas horas, ir ao encontro de locais emblemáticos relacionados com o legado religioso edificado da região de Sacavém. Não deixe de participar! Inscreva-se nesta “aventura” gratuita até 13 de janeiro, pelos telefones 211 151 082 / 211 151 085, ou através do correio eletrónico ser_educativo_cerami@cm-loures.pt

Museu Municipal de Loures • Centro de Documentação Anselmo Braamcamp Freire – espaço especializado em História do Concelho de Loures, que tem como objetivo salvaguardar toda a documentação necessária à preservação do património bibliográfico do município, de modo a permitir o estudo aprofundado, nas suas múltiplas vertentes, sensibilizando e disponibilizando o seu acervo a toda a população. A sua origem está intimamente ligada ao Museu Municipal de Loures, que dedica os seus estudos à cultura saloia. Todos os que desejem conhecer a história, literatura, costumes, tradições, memórias, ruas e habitações de Loures, poderão usufruir deste serviço gratuito, na Quinta do Conventinho, de terça a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h.

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

• Uma Noite no Museu – Música na Capela – até abril, a Capela do Espírito Santo, na Quinta do Conventinho, em Loures, acolhe um ciclo de concertos intimistas que irão aquecer as noites no Museu Municipal de Loures e proporcionar experiências únicas aos participantes. Aceite a sugestão e venha desfrutar de uma noite diferente connosco! Os interessados devem efetuar marcação prévia, através do telefone 211 150 673 ou pelo correio eletrónico ser_educativo_conven@cm-loures.pt. - 7 de janeiro: Concerto de Ano Novo, do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa

• Visita Animada ao Conventinho – ao terceiro sábado de cada mês, realiza-se uma viagem pelo tempo, através da visita guiada à exposição “De Convento a Conventinho. Biografia de um espaço”, conduzida por personagens de época. Não perca a próxima atividade no dia 21 de janeiro, a partir das 15 horas. Inscreva-se até à sexta-feira anterior através do telefone 211 150 273.

Desporto • Agenda Desportiva – informação mensal sobre a calendarização dos desportos e jogos realizados nos equipamentos desportivos municipais. - Calendário de janeiro de 2012

Atividades • Corrida das Coletividades do Concelho de Loures – iniciativa com tradição, perfeitamente consolidada no movimento associativo do Concelho de Loures, que tem merecido grande adesão por parte dos praticantes e que, ao longo dos 27 anos da sua realização, contribuiu para melhorar a qualidade organizativa das várias provas que integram o calendário anual. - Calendário das etapas do 28º troféu.

• Desporto Aventura e Cultura – percursos pedestres e de BTT que, ao longo de 2012, permitirão continuar a incentivar a prática desportiva, dando a conhecer, simultaneamente, o património natural e construído do concelho. - 28 de janeiro: 3ª Volta Pedestre ao Concelho de Loures / I etapa Loures – Bucelas

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt


01/2012

newsletter

associativismo • cultura • desporto • juventude

notícias

Juventude Atividades • Integrar pela Arte’11 – até 21 de janeiro - exposição do Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), que pretende divulgar as apreensões artísticas dos participantes, adquiridas através do desenvolvimento de capacidades de observação, reflexão das expressões artísticas, desenvolvimento e descoberta pessoal, promoção de autoestima e confiança, capacidade de partilha e cooperação, formação técnica, prevenção de situações de risco, isolamento e exclusão social. Não falte! Venha apreciar os trabalhos dos artistas que colaboraram em “Integrar pela Arte”.

• Criação de empresas e emprego – sessão informativa que pretende esclarecer e dotar, jovens e adultos desempregados, de ferramentas essenciais à promoção do próprio emprego, através da criação de empresas, como alternativa de reinserção no mercado de trabalho. A ação terá lugar, dia 19 de janeiro, pelas 10h, no Gabinete de Inserção Profissional de Camarate (GIP), sendo que os interessados deverão inscrever-se, até ao dia anterior, pelo telefone 211 151 393.

Agenda DCDJ / Janeiro 2012

Câmara Municipal de Loures | Para qualquer informação contatar agit@cm-loures.pt

Newsletter do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude - Janeiro de 2012  

Janeiro 2012