Page 1

Este suplemento faz parte integrante da edição de dezembro de 2015 do Jornal Raiano. Não pode ser vendido separadamente.

#2 IDANHENSES PELO MUNDO Universidade Sénior: gerações em diálogo EDITORIAL O segundo número do boletim Idanhenses pelo Mundo reflete a aposta do Município de Idanha-a-Nova em estratégias que fazem deste concelho um exemplo de vitalidade, empreendedorismo e atratividade. Nestas páginas damos a conhecer um novo e ambicioso projeto: a Universidade Sénior de Idanha-aNova. O investimento na USIN é um investimento nas pessoas. Na população mais idosa, que desta forma encontra novos desafios e novas oportunidades para manter uma vida ativa após a reforma. Mas também nos mais jovens.

Por isso, os cantares, os saberes e os sabores que tantos nos orgulham ocupam nesta Universidade Sénior um lugar central. A exemplo do que antes fizeram os nossos pais e avós, cabe-nos hoje o dever de legar estes tesouros às gerações vindouras. Estamos, portanto, no tempo certo para o regresso dos idanhenses que, chegados à idade da reforma, residem fora do concelho. Em Idanha-a-Nova descobrirão oportunidades para continuar a aprender, para se manterem ativos e para se envolverem em projetos de imensurável valor. É o momento ideal para reforçarem a ligação com a nossa terra e abraçarem a mais genuína cultura de Idanha.

Desde o início quisemos dar à USIN essa vocação intergeracional. Entendemo-la como uma excelente oportunidade para colocar em diálogo as diferentes gerações de idanhenses. É o veículo perfeito para consolidar o esforço de preservação, divulgação e transmissão dos nossos usos, costumes e tradições. Armindo Jacinto

Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

CONTE-NOS A SUA HISTÓRIA. ELA PODE DAR UM LIVRO! Se os portugueses são, desde sempre, conhecidos pela coragem de partir à aventura, os idanhenses são o exemplo perfeito dessa bravura. Razões económicas, entre outras de natureza social, religiosa ou política, levaram à criação de uma vasta diáspora nos cinco continentes. Se vive ou viveu a experiência da emigração e tem histórias que queira partilhar, este é o momento certo. Dê-nos o seu testemunho, conte-nos a sua história, gostaríamos muito de a poder ouvir. Estamos a preparar um livro que reúna relatos da emigração Idanhense. O primeiro passo é contactar-nos ou enviar-nos, desde já, as suas histórias, os seus testemunhos e as suas fotografias para: recomecar@cm-idanhanova.pt Ou contacte-nos através do telefone: (+351) 277 200 570 (Programa Recomeçar)

Idanhenses pelo mundo  
Idanhenses pelo mundo  

Este mês o boletim Idanhenses pelo Mundo é o espelho de um concelho onde não falta vitalidade, cultura e empreendedorismo. E propõe um desaf...

Advertisement