BM abril 2006

Page 21

AMBIENTE CONSUMO DE ÁGUA NO CONCELHO DE BORBA EM 2005

368.520 m3 Consumo Total (Pago)

Doméstico: 307.142 m3 Industrial: 51.482 m3 3 Instituições: 9.057 m

Economizar água A Água é indispensável para a sobrevivência do planeta. Sem água não existe vida, nem animal, nem vegetal. Com o intuito de consciencializar a comunidade escolar e toda a população para a importância da água, bem como para a importância de economizar este recurso que se torna cada vez mais escasso e mais caro, será editado um pequeno guia com medidas de poupança de água ilustradas pelos alunos do concelho de Borba. Como tal, foi promovida pelo Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba uma actividade junto das escolas do concelho, através da qual serão elaborados trabalhos onde serão desenhadas várias medidas de poupança de água. Esta iniciativa conta com a participação de todos os anos escolares, desde o Jardim de Infância até ao 9º. Ano de escolaridade, recebendo cada grupo de trabalho uma medida de poupança de água. Cada grupo reportará à medida em causa, devendo ilustrá-la através de desenho em formato A4. Da ilustração fará parte integrante o texto referente à medida ilustrada. As medidas de economia de água a trabalhar são “Não deixe as torneiras a pingar” - a ilustrar pelos Jardins de Infância, “Lave os dentes com a torneira fechada” - Escolas do 1º. Ciclo, “Regue o Jardim com o regador” - Turmas de 5º. Ano, “Lave o carro com balde e não com mangueira” - Turmas de 6º. Ano, “Tome duche em vez de banho de imersão” - Turmas de 7º. Ano, “Não lave a loiça com água a correr” - Turmas de 8º. Ano, e “Use as máquinas de lavar com a carga máxima” - Turmas de 9º. Ano. Todos os trabalhos deverão ser entregues até dia 21 de Abril. Dentro de cada grupo de trabalho será seleccionada a melhor ilustração de cada um dos sete temas propostos, que serão utilizados para ilustrar o referido guia.

Passeios pela Serra D’Ossa 2006 O CEIA Centro de Interpretação Ambiental da Serra d'Ossa, integrado na Associação de Desenvolvimento Montes Claros, e o Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, com o apoio da Câmara Municipal de Borba e Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, organizam este ano cinco passeios pela Serra d'Ossa. O primeiro passeio realizou-se no dia 01 de Abril, onde os participantes tiveram a oportunidade de “Redescobrir a Serra com a AJDJ Vila Viçosa. No dia 8 de Abril, decorreu o passeio intitulado “Percurso da Primavera”, assinalando o início da estação. No dia 15 de Abril realizou-se o “Passeio de S. Lourenço”, integrado no programa da Feira do Queijo, em Rio de Moinhos. No mês de Maio realizam-se dois passeios, o primeiro no dia 6, no “Trilho das Grutas dos Eremitas” e, integrando o programa da Feira das Ervas Alimentares, em Orada, no dia 14 de Maio, convida-se “À descoberta das plantas alimentares, de tempero e medicinais”. Para desfrutar dos passeios da melhor forma, o CEIA aconselha aos caminhantes um conjunto de medidas a ter em conta, como usarem calçado resistente e confortável, roupas simples e confortáveis, levar chapéu se estiver sol, levar comida simples e diversa, como sandes e fruta, água suficiente, sacos de plástico para trazer o lixo e levar binóculos quem possua, de forma a observar a natureza. Boletim Municipal Borba | ABRIL 2006

>>>>> pág. 21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.