Page 1


ÍNDICE 2

Humberto da Silva Marques

4

Ana Abrunhosa

6

Pedro Manuel Monteiro Machado

presidente da câmara municipal de óbidos

presidente da ccdr centro

presidente dA ENTIDADE REGIONAL TURISMO DO CENTRO

8 Curadores FOLIO José Eduardo Agualusa Folio Autores Anabela Mota Ribeiro Folia Nuno Artur Silva Folia Teresa Calçada Folio Educa Maria José Vitorino Folio Educa Mafalda Milhões Folio Ilustra colaboração especial Dora Batalim SottoMayor Folio Ilustra coordenação José Pinho Folio Paralelo 15

Manifesto

16

Programação FOLIO 16 20 23 31 35 38 41 44 48 52 59

64

15 outubro [5.ª feira] 16 outubro [6.ª feira] 17 outubro [SÁBADO] 18 outubro [DOMINGO] 19 outubro [2.ª feira] 20 outubro [3.ª feira] 21 outubro [4.ª feira] 22 outubro [5.ª feira] 23 outubro [6.ª feira] 24 outubro [SÁBADO] 25 outubro [DOMINGO]

Ficha Técnica


O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos é um passo enorme na estratégia do desenvolvimento regional sustentável e diferenciador. Pensámos este evento com uma ambição e ousadia tão grandes como a confiança que os decisores do Mais Centro, do Turismo do Centro, da Secretaria de Estado da Cultura e até do Ministério da Cultura Brasileiro depositaram em nós, ao assumir, connosco, esta vontade de criar o melhor festival literário de sempre.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Assumi, desde 2013, este posicionamento estratégico com o arranque da Óbidos Vila Literária: 11 Livrarias e milhões de livros a habitar e re-habilitar o espaço urbano e a economia sustentada numa estratégia criativa, inovadora e diferenciadora para todas as áreas de atividade económica. Mas, não basta ser diferente. É preciso ser autêntico. E é, também, isso que o FOLIO vem acrescentar à estratégia Óbidos Vila Literária. Chamar ao sítio dos livros as pessoas que os preenchem: autores, editores, leitores, artistas, alunos, professores e curiosos.



Este festival não limita a literatura ao espaço do(s) livro(s), mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade. O FOLIO tornará possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a conceção e a possibilidade de multiplicar a cultura e os outros setores de atividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação. A literatura, através do livro, abre a porta a um universo de possibilidades. É a partir desta estratégia que Óbidos, na lombada de milhões de livros e milhares de milhões de histórias, traça o caminho que abre a porta do mundo moderno e da nova economia de criatividade e inovação.


Assim, entre 15 e 25 de outubro, contaremos com 459 dos melhores criadores, 154 sessões literárias, 56 ilustradores, 37 conferências, 36 espetáculos e 14 exposições. O melhor da cultura lusófona e mundial estará em Óbidos, que será, nestes 11 dias, o local em que tudo acontece. O FOLIO Autores, a FOLIA, o FOLIO Educa, o FOLIO Ilustra e o FOLIO Paralelo são as componentes que se transformam e redimensionam o espaço de Óbidos, distribuindo atividades pelo território e demonstrando as infinitas ligações que a literatura permite. Autores, editores, alunos, professores e artistas são chamados a integrar o programa e todos os temas são possíveis: arte, cultura, política, educação ou até o quotidiano. A estratégia está em curso e o FOLIO é um grande passo que impulsionará Óbidos e toda a região.

Humberto da Silva Marques

presidente da câmara municipal de óbidos

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

É pura ficção. É real. E todos estão convidados.




Nas últimas décadas, os padrões do crescimento económico alteraram-se significativamente, reformulados por diferenciados vetores de mudança que incluem a globalização, maiores níveis de complexidade, novas tecnologias, competição crescente, mudanças nas exigências e hábitos dos consumidores, volatilidade dos mercados e alterações nas estruturas políticas e económicas. A necessidade de criação de vantagens competitivas sustentadas e de apresentação de novas propostas de valor acrescentado, ganhou uma importância determinante, e as vantagens competitivas baseadas apenas na tecnologia são efémeras. A relevância do talento, da criatividade, da inovação, da aprendizagem e do trabalho em rede na criação e manutenção dessas vantagens competitivas tornou-se inquestionável.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Os recursos “intangíveis”, como sejam a criatividade e a inovação, por oposição aos tradicionais “terra, trabalho e recursos financeiros”, emergiram como fatores críticos de êxito para as empresas e para os próprios territórios, sugerindo uma alteração significativa na perceção das bases do poder competitivo.



É inquestionável que o desenvolvimento sustentado dos territórios está cada vez mais dependente das escolhas e decisões dos agentes que nele operam. Na realidade, a assunção de um futuro melhor poderá passar: (i) Pela aposta na continuidade dos atuais processos de exploração comercial dos recursos e produtos endógenos; (ii) Ou acrescendo à anterior decisão uma aposta na diversificação da base económica e social destes territórios, através da criatividade e da inovação. Neste último domínio, os fatores de criatividade e de inovação podem contribuir, de forma inequívoca, para a qualificação do que já existe, incentivando os empresários e demais agentes locais (autarquias, por ex.) a incutirem às respetivas atividades esse mesmo cariz diferenciador. Mas este esforço, muito focado no que já existe, pode não ser suficiente.


Ao nível do empreendedorismo, impõe-se, de forma adicional, uma atuação concertada entre a generalidade dos agentes económicos e sociais presentes no território, profundamente orientada para uma Economia Criativa, enquanto conjunto de atividades sustentadas no conhecimento, na criatividade e na inovação, ampliando por esta via as possibilidades de desenvolvimento económico e social à escala local, regional e nacional. Esta “nova economia”, não é mais do que o ciclo que engloba a criação, a produção e a distribuição de novos produtos e serviços que usam a criatividade, o ativo intelectual e o conhecimento como principais recursos produtivos. Se quisermos, são atividades que partem da combinação de criatividade com técnicas e/ou tecnologias, agregando valor ao ativo intelectual e associando o talento a objetivos económicos concretos e também eles novos. Para isto, é necessário que os agentes presentes nestes territórios se juntem em jeito de Comunidade Criativa, criando condições para o “surgimento” e consequente retenção de empreendedores capacitados e inventivos, que inovem nas suas atividades e que visualizem oportunidades de negócio onde, aparentemente, não parecem existir aos olhos de quem já está no território. Este tem sido o percurso de Óbidos, que numa atuação concertada com todos os stakeholders relevantes do seu território, tem aproveitado a capacidade inventiva do território, em prol da competitividade e do aumento de riqueza e bem-estar.

É por tudo isto que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Programa Operacional Regional do centro – Mais Centro se associaram a este festival, que é o corolário de uma estratégia que Óbidos tem vido a seguir consubstanciada num conjunto de investimentos e de iniciativas em que a criatividade, a inovação e a diferenciação são denominadores comuns. Ana Abrunhosa

presidente da ccdr centro

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, é um extraordinário conjunto de eventos numa iniciativa que retrata o espírito empreendedor de Óbidos: - Consegue pensar “outside the box”: (a maioria das pessoas/entidades, por temer o insucesso e ser avessa ao risco, tem dificuldade em considerar novas formas de abordar problemas e perspetivar a realidade. Quem o consegue fazer beneficia de uma enorme vantagem na deteção de novas oportunidades); - Pensa de forma diferente (tem uma perspetiva diferente das coisas; descobre necessidades que os outros não vêm ou que ainda nem existem; descobre soluções); - Gosta de assumir riscos (acredita nos seus palpites/ intuições e segue-os); - Compete consigo próprio e acredita que o sucesso ou o fracasso depende de si. Na sua maioria não desistem e nunca para de lutar pelo sucesso - É exímio na arte de criar e de se reinventar.




O Turismo Cultural é um dos segmentos que tem apresentado um significativo crescimento no mercado do turismo, assumindo-se como uma indústria apelativa para as cidades e regiões, estimulando a atividade cultural e com um impacto positivo na economia local. É, no entanto, uma indústria complexa, com grande concorrência a nível nacional e internacional, integrando um conjunto valiosíssimo e único de experiências que ajudam a compreender o que distingue um determinado destino – o seu estilo de vida, a sua arte, as suas populações. O desafio está em saber transmitir e interpretar essa oferta cultural, da forma mais genuína possível, junto dos visitantes.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Tem-se verificado que o sucesso dos eventos desenvolvidos no âmbito do Turismo Cultural assenta, essencialmente, na arte de envolver as comunidades, reforçando a sua identidade cultural e sentimento de pertença.



Um dos principais vetores em que assenta toda parte da estratégia da Turismo do Centro, definida no seu Plano de Marketing, é o da “Cultura, História e Património”. Este é o vetor orientado para a criação de uma imagem de marca relacionada com a cultura distintiva do Centro de Portugal (subculturas, hospitalidade e relações profundas, festas populares, tradições, artesanato e etnografia, gastronomia típica / produtos endógenos, autenticidade percecionada, entre outros). Está também relacionado com a história e com o património material e imaterial. Tratando-se de uma relação íntima e de intrínseca simbiose, a existente entre Turismo e Cultura, considera a Turismo do Centro de Portugal que esta assume, pelas suas diversas vicissitudes, uma importância basilar na estratégia e promoção turística de qualquer destino, potenciando o seu desenvolvimento económico e financeiro. Por este motivo, projetos como o “Óbidos Vila Literária” e o “Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos”, são basilares na estruturação do produto “Turismo Cultural” na região Centro.


E, estruturar produto, significa acrescentar valor ao já existente no território, aproveitando-se o know-how e o envolvimento das comunidades, o seu património, a cultura local, de modo a que seja possível coloca-lo de forma mais eficiente no mercado. Acresce que, no caso em particular do FOLIO, pela interatividade que resulta do pressuposto da participação dos visitantes nas diversas atividades e experiências artísticas e criativas – nomeadamente, mesas redondas, debates, conferências, esplanadas literárias, exposições, concertos, experiências gastronómicas, partilha de livros e sabores,… - permite a convergência do Turismo Cultural em Turismo Criativo, uma realidade que permite aos turistas descobrir a cultura local e vivenciar um conjunto de experiências únicas e memoráveis. Este tipo de turismo é altamente enriquecedor para o território, dado que permite, entre outras questões, rentabilizar os recursos já existentes (tradições, património imaterial, sector artístico), as infraestruturas e ofertas dos setores turísticos e culturais (equipamentos culturais, oferta hoteleira, empresas provedoras de serviços), otimizar a atividade hoteleira durante todo o ano (combatendo, portanto, a sazonalidade própria do setor), convida a repetir o destino o prolongar a estadia, bem como, atua positivamente sobre a autoestima dos residentes e favorece a coesão entre os sectores cultural e turístico locais.

Pedro Manuel Monteiro Machado

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

presidente dA ENTIDADE REGIONAL TURISMO DO CENTRO




FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

curadores

FOLIO




Literatura - com o FOLIO inventamos um novo verbo – o verbo “literar”. Queremos que Óbidos seja um local de encontro, não apenas em outubro, mas durante todo o ano, de escritores, de alunos, de professores, de editores, de estudiosos, de livreiros, de todos aqueles para quem a palavra e a literatura são a sua profissão, a sua inspiração, a sua vida. Mais de uma centena de autores, nacionais e internacionais marcam presença em Óbidos para debates, mesas-redondas e entrevistas.

José Eduardo Agualusa Curador FOLIO AUTORES

AUTORES

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

É uma grande festa da literatura, do livro e das ideias, muito focado na língua portuguesa e na lusofonia, em particular no Brasil, mas sem esquecer o resto do mundo. A intenção é surpreender os leitores, juntando autores muito conhecidos, e outros ainda não tão divulgados em Portugal, mas de reconhecida qualidade, discutindo temas atuais. Estes debates, tendo início nos palcos, certamente alastrarão depois às ruas e praças de Óbidos durante todos os dias e noites do festival, num convívio entre os autores e os seus leitores. Um encontro com a presença de mais de cinquenta escritores nacionais e internacionais.




© CLARA AZEVEDO

“Folia é um substantivo que quer dizer folgança ruidosa, pândega. No Dicionário Aurélio, especifica-se que no Brasil pode querer dizer “grupo de rapazolas, vestidos de branco, que pedem esmolas para a festa do Espírito Santo ou dos Reis, e cantam ao som de violões, cavaquinho, pandeiro...”. Na Península Ibérica, ecoa uma “dança viva, ao som de pandeiro, adufe e canto”.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Pensei a Folia como uma derivação do festival literário Folio, aberto como um livro ou um instrumento musical, que descai, e contagia um cortejo folgazão. Trabalhei sobre algumas raízes deixadas pelo Nuno Artur Silva, que começou o projeto e no final o assina comigo, acrescentei outras, pensei/pensámos em declinar programas que tivessem que ver com os temas do festival. Os 450 anos do Rio de Janeiro, os 40 anos sobre a Independência de Angola, Moçambique e Cabo Verde, os 100 anos da revista Orpheu, o Ano Internacional da Luz.

10

O programa inclui música, teatro, cinema, exposições, aulas, maratonas de leitura, muitas sessões de conversa fiada. Os artistas celebram o triângulo Portugal-África-Brasil, os autores que admiramos e nos inspiram, têm como mote a pândega. Vão apresentar, quase sempre, uma intervenção original, criada propositadamente para a Folia. Cruzam o seu universo particular com o dos temas do Folio, com a literatura. No que é que isto dá? Em António Zambujo e Mayra Andrade a cantar Caetano Veloso, Cristina Branco com o Trio de Mário Laginha a cantar Chico Buarque. Uma exposição de André Carrilho e Pedro Loureiro com retratos de escritores. O Moreno Veloso e o Tomás Cunha Ferreira a fazer um eixo Rio-Lisboa (como uma célebre padaria da cidade maravilhosa), poesia pelo meio. O Diogo Infante a interpretar a “Ode Marítima” e o plural Fernando Pessoa. O Kalaf e o músico angolano Toty Sa’Med numa viagem pela poesia angolana dos anos 60 e 70 (entre a poesia e as canções revolucionárias). O Abel Barros Batista a ensinar Machado de Assis, o Carlos Mendes de Sousa a ensinar Clarice Lispector. O Gregorio Duvivier, não no registo Porta dos Fundos, mas num espetáculo de stand up poetry.


O programa é extenso e detalhado a seguir. Com estes destaques quisemos apenas dar uma ideia de como vai ser a música. A harmonia, que pode sempre ser enriquecida com nova e diferente instrumentação, é esta. Mas a dança é sua também. Vestido de branco ou não. Em qualquer caso, é indispensável conjugar o verbo “foliar”! “ São 13 espetáculos únicos a pontuar todos os dias do Folio. A Folia do festival. Anabela Mota Ribeiro Curadora FOLIA

Um festival literário é quase um paradoxo, uma contradição nos termos. Literatura e festival não têm nada em comum. Quase. Quase não têm. E é neste quase que acontece um festival literário. Óbidos - vila literária é tudo o que esse quase pode ser. Do Folio à Folia, com livros a cada esquina e cantos a cada canto abrindo a possibilidade de nela, como num castelo imaginário, nos cruzarmos com o mais inesperado escritor ou um dos seus vários fantasmas.

Nuno Artur Silva Curador FOLIA

FOLIA

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Agradeço ao visionário José Pinho que primeiro me falou desta ideia,e à excelente equipa da Câmara Municipal de Óbidos, nomeadamente ao seu presidente Humberto Marques, a oportunidade de poder participar no nascimento desta aventura. Daqui saúdo o meu parceiro José Eduardo Agualusa, curador do Folio, com quem troquei as primeiras ideias sobre o que poderia vir a ser a Folia do Folio. E também todas as parceiras curadoras. E em particular a Anabela Mota Ribeiro, que teve o mérito de melhorar, ampliar e concretizar o esboço que lhe passei. Foi um prazer, claro, ser (co-)curador da folia (outro paradoxo) ainda que tenha tido de me ausentar da organização para outra curadoria de outra folia. Mas, como dizia o outro, teremos sempre Óbidos.

11


Uma ambiciosa programação que mostra que a leitura e a literatura estão sempre envolvidos com todas as outras áreas da vida, da sociedade. Ao longo de dez dias em Óbidos o FOLIO Educa reúne os mais importantes agentes, protagonistas e pensadores relacionados com temas educativos e com a literatura, a leitura e as literacias, tão atuais e urgentes dentro e fora de escolas, bibliotecas, museus, centros de ciência. Durante o FOLIO o programa organiza-se por temas como “Música e Literatura”, “Matemática e Literatura”, “Artes Cénicas e Literatura”, “Filosofia e Literatura”, entre outros. Contando com parcerias nacionais de relevo, tais como a da Rede de Bibliotecas Escolares, e convidados nacionais e internacionais de referência, o FOLIO Educa inclui um Seminário Internacional de dois dias, formação de professores e professores bibliotecários, dezenas de oficinas de mediação de leitura, tertúlias temáticas e workshops improváveis Teresa Calçada e Maria José Vitorino FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Curadoras FOLIO EDUCA

12

EDUCA


Acontece em torno da PIM! - Mostra de Palavras, Ilustração e Movimentos de Leitura. Esta mostra internacional de ilustração conta com a presença dos mais prestigiados criadores portugueses e brasileiros na área da literatura infanto-juvenil, com uma coleção ímpar de ilustrações originais de livros editados. É homenageado o trabalho de Maria Keil que serve como lugar-raiz para uma viagem pela obra de mais de meia centena de ilustradores que nos convidam a ler a cor, a textura, as linhas, as formas, as palavras. Portugal redescobre o Brasil pela ilustração como forma de expressão de técnicas e identidades artísticas.

Com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e da Viarco Portugal, acolhem-se os leitores de todos os tamanhos no espaço da Galeria novaOgiva (Vila de Óbidos) e da Livraria de O Bichinho de Conto (Casais Brancos-Óbidos), celebrando as imagens e os seus autores através de performances, conversas e encontros, teatro, música e livros. Mafalda Milhões Conceção e Curadoria FOLIO ILUSTRA

Dora Batalim SottoMayor Colaboração especial FOLIO ILUSTRA

ILUSTRA

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Destacam-se as presenças dos recém-premiados Afonso Cruz (Prémio Nacional de Ilustração 2014) e do brasileiro Roger Mello (Prémio Hans Christian Andersen 2014), dentro de um coletivo de enorme qualidade, que se quis eclético e transversal na representação da contemporaneidade visual.

13


FOLIO Paralelo é o espaço das iniciativas locais e da programação autónoma das editoras, dos parceiros, e dos apoiantes FOLIO: lançamentos e apresentação de livros ou de sessões de autógrafos, de conversas, de exposições, de mostras Local de encontros improváveis e informais entre autores e leitores é também o dos assuntos da actualidade que não são objecto de programação antecipada. É um espaço de geometrias imprevisíveis, que tanto decorre nos locais onde o FOLIO acontece como em locais inesperados. O FOLIO Paralelo é o espaço da autonomia onde os proponentes criam, promovem, produzem e realizam livremente as suas actividades em espaços, datas e horários que lhes são atribuídos.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Para o 1º FOLIO Paralelo estão agendadas 4 Conversas da Actualidade e 80 sessões literárias com mais de 100 autores e apresentadores.

14

Representações teatrais, artes performativas, música e exposições completam as propostas FOLIO Paralelo que vão decorrer na Tenda dos Editores, nas Livrarias de Óbidos-Vila Literária, em espaços municipais, hotéis e restaurantes, ou em casas particulares. José Pinho Coordenador FOLIO PARALELO

PARALELO


manifesto O Folio não é apenas um festival de literatura. Folio é o primeiro capítulo de um projeto ambicioso.   É nele que se está a escrever a história de uma Vila Literária que se vai transformar num dos lugares obrigatórios para a literatura mundial. O Folio é onde se apresenta Óbidos Vila Literária. É a sua capa e o maior cartaz. Mas Óbidos já era a Vila Literária mesmo quando ainda lá não havia livros. Há três anos eles chegaram. O projeto Folio é a expressão maior de quem faz e fez da literatura e dos livros a sua profissão. O Folio é o projeto – e a marca – mais importantes para uma terra que escolhe a Literatura e os livros como bandeira. Uma terra que pelas suas características e história únicas é ela própria também um best seller. Nesta primeira edição (Out. 15 – 25) o Folio prepara-se para receber mais de 400 criadores e autores, portugueses e estrangeiros. Alguns nomes maiores da literatura mundial. São 11 dias em que o verbo “literar” enche páginas de livros e as ruas de Óbidos com música, teatro, performance, cinema, tertúlias, mesas redondas e exposições. Essa nunca pára. Todos os livros se escolhem no primeiro parágrafo.

O FOLIO É O NOSSO.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Depois do Folio acabar, para voltar no ano seguinte, a Vila Literária continua.

15


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

15 outubro

[5.ª FEIRA]

16


15

out. 11h00 - 12h30

15h00 - 16h30

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Andreia Brites

Andreia Brites

LEITURA E LITERATURA TENDA AUTORES

LEITURA E LITERATURA Tenda autores

15h00-16h00

AULA SOBRE AGUSTINA BESSA-LUÍS

Aula sobre uma das maiores autoras nacionais no dia do seu aniversário Pedro Mexia

Museu Municipal

17h00 – 18h30

Abertura Oficial INAUGURAÇÃO Photocall Caricaturas de escritores André Carrilho © CARLOS TELES

LARGO DA PORTA DA VILA

Elefante Salomão

de José Saramago Estrutura criada pelo grupo TRIGO LIMPO teatro ACERT. A mascote do FOLIO entra pela primeira vez na Vila Literária e abre oficialmente o FOLIO.

Interlúdio Sobre Óbidos

Maestro António Victorino D’Almeida JardiM Óbidos Lounge

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

PORTA DA VILA - RUAS DA VILA DE ÓBIDOS - PRAÇA DE STA. MARIA

17


15

out. 18h00 INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Nós, os de Orpheu

Porque um século depois, continuamos a descobrir Orpheu.

Gravuras de Helena Vieira da Silva

Reprodução de diversas obras e documentos (fotografias, recortes de imprensa, correspondência, manuscritos) da revista que marcou o Modernismo Português. Parceria com Casa Fernando Pessoa e Instituto Camões

Museu Municipal

ESPAÇO CRIATIVO Josefa d’Óbidos

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Fotografias de escritores realizadas para a revista LER entre 2008 e 2015 Pedro Loureiro

Série de fotografias still life sobre o tema da acumulação de diferentes objectos mas principalmente Livros. Elisabetta Scarpini

EXPOSIÇÃO

Vieira da Silva

Uns sem Tempo, Outros Sem Pressa

Galeria L

WUNDERKAMMER

LIVRARIA DO MERCADO

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Óbidos

Artista carioca constrói Óbidos em miniatura, a partir de papelão, desperdício e lixo. Simultaneamente, passam vídeos do trabalho do artista. Sérgio Cezar Telheiro da Praça de Santa Maria

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

“Mal” Branco

Fotografia e instalação (20 anos Ensaio Sobre a Cegueira) João Francisco Vilhena

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Museu Abílio

18

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

A Maior Flor do Mundo DE JOSÉ SARAMAGO ilustração André Letria

ESPAÇO CRIATIVO José Joaquim dos Santos

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

PORTO CARTOON 2015

ÓBIDOS E MUNICÍPIOS DA REGIÃO CIMOESTE

Mostra polinucleada - Região CIMoeste O Museu Nacional da Imprensa, entidade organizadora do PortoCartoon-World Festival, propõe-se fazer uma exposição singular de desenhos de humor internacional sobre o tema da LUZ. Este tema foi o mote para a participação de centenas de cartunistas de todo o mundo, na edição deste ano de 2015, constituindo assim um reforço daquele que é considerado um dos mais importantes certames de humor gráfico do mundo. A LUZ do PortoCartoon será espalhada pelos diferentes concelhos do CIMoeste, com núcleos autónomos mas interligados, de tal modo que só visitando todas as mostras se poderá abranger a diversidade do humor que constitui a globalidade da Exposição PortoCartoon - A LUZ do Humor Mundial.


15

out. 18h30

19h00

ESPAÇO EDITORAS Tenda que reúne todas as editoras na Praça de Santa Maria no centro da Vila - a maior livraria de Portugal durante estes dias. Lançamentos de livros, sessões de autógrafos, sessões de leitura e conversas com escritores. Praça de Santa Maria e livrarias da vila

local de restauração com inspiração literária na Cerca do Castelo FLAGRANTE DELITRO - Sunset Wine espaço de mostra de todos os vinhos da região Oeste

JARDIM DAS OLIVEIRAS - Cerca da Castelo

18h00-19h30 TERTÚLIA

Ler para quê Andreia Brites, Isabel Minhós, F. Pinto do Amaral (autor, professor – Fac. Letras/Univ. Lisboa, Comissário Plano Nacional de Leitura). Modera: José António Calixto (Bibliotecário - Biblioteca Municipal de Setúbal, dirigente da BAD Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) Entrada livre Livraria da Adega

21h00 CINEMA

Vale Abraão

de Manoel de Oliveira

CAPELA DE SÃO MARTINHO

21h30 CONCERTO DE ABERTURA

MIÚCHA E GEORGIANA DE MORAES Grande concerto de homenagem a Vinícius de Moraes. Entrada Livre TENDA CONCERTOS

“E é o que estamos fazendo : invocando a presença de Vinicius com suas canções e poemas para repartir com aqueles que não tiveram o privilégio de sua amizade, “ um punhado” de lembranças e histórias que revelam um pouco da personalidade do ser humano fascinante que habitava o grande artista que todos conhecem.” Miúcha e Georgiana de Moraes

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

INAUGURAÇÃO DAS ESPLANADAS LITERÁRIAS

19


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

16 outubro

[6.ª FEIRA]

20


16

out. 11h00-12h30

15h00

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura e Artes em palco Cristina Taquelim Livraria da Adega

Leitura, Literatura e Artes em palco Luís Mourão

AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS

13h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Ritinha, a Gaivota de Beatriz Soares

Editora: Chiado Editora LIVRARIA DE SANTIAGO

14h30 Sessão de Exploração de livro infantil

AULA SOBRE ANTÓNIO LOBO ANTUNES Por Ana Paula Arnaut Museu Municipal

16h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO E DEBATE

YGGDRASIL, Profecia do Sangue M. Barreto Condado

Editora: Chiado Editora Biblioteca Municipal

16h00

A Arca de Não é - ou o guia dos animais que poderiam ter existido de Miguel Neto (texto) e Julie Staebler (ilustração) Editora: Escritório TENDA EDITORES

15h00-16h30

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

PRÍNCIPE PERFEITO - REI PELICANO, CORUJA E FALCÃO de Carlos Querido Editora: ABYSMO TENDA EDITORES

CONVERSA DE BOLSO

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura e Artes em palco Cristina Taquelim TENDA AUTORES

Economia e Política: que estranhos são os tempos, que não mudam a economia; os eleitos que vieram e os que hão-de vir

Deputados à conversa com autores da Ler Devagar PROMOVIDO POR: Ler Devagar CASA DOS POETAS

17h00 EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Vim, vi e Li

Maria João Coutinho e Simion Cristea Galeria Pelourinho

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

17h00

21


16

out. 17h00

19h30

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Chá de Jasmim com Magia de Susana Chagas

Editora: Chiado Editora TENDA EDITORES

17h00-24h00 SESSÃO DE POESIA: POESIA A DESORAS

Programação VASCO COUTINHO PROMOVIDO POR: Ler Devagar Casa dos Poetas

18h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

DERRADEIRO SUSPIRO REAL de José Navarro de Andrade Editora: ABYSMO TENDA EDITORES

18h00

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Um Jantar de Escritores

de José Viale Moutinho (sujeito a confirmação) Colares Editora THE LITERARY MAN ÓBIDOS HOTEL

19h30 SESSÃO DE POESIA

Lisbon Poets

Editora: LISBON POETS & Co RUAS DA VILA DE ÓBIDOS

20h45 PERFORMANCE

Elefante Salomão Ruas da Vila de Óbidos

© ISABEL PINTO

22h30

A Luz Das Imagens Do Brasil Na Literatura Infantil

com Ângela Lago, Ciça Fittipaldi e Maurício Correa Leite Para mediadores de leitura e profissionais na área da educação. Lotação 20 pessoas. Livraria O BICHINHO DE CONTO (Casais Brancos-ÓBIDOS)

22

© VANESSA FILHO

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

18h00-19h30

TERTÚLIA

Artes de Cena, Valem a Pena Cristina Taquelim (autora, mediadora de leitura, Biblioteca Municipal de Beja, Assoc. Ouvir e Contar), Luís Mourão (professor, autor, encenador), Madalena Victorino (autora, gestora de projetos culturais). Moderação de Maria João Luís (atriz) Entrada Livre Livraria da Adega

CONCERTO

António Zambujo E Mayra Andrade Cantam Caetano Veloso Tenda Concertos BILHETE: 12 EUROS


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

17 outubro

[SÁBADO]

23


17

out.

FOLIO EDUCA

Curadoras: Maria José Vitorino, Teresa Calçada

Seminário Internacional

Educação, Leitura, Literatura ORGANIZADO COM O CENTRO DE FORMAÇÃO CENTRO-OESTE APOIO DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

17 de outubro, sábado

Educação, Leitura, Literatura painéis e conferência TENDA AUTORES

Uma época não é apenas uma questão de tempo, mas essencialmente um sentido do novo no eterno. Almada Negreiros

09h30 – Receção 10h00 – Abertura Maria José Vitorino, Teresa Calçada (Curadoras Folio Educa) Manuela Silva (Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares) Celeste Afonso (Vereadora de Cultura e Educação da Câmara Municipal de Óbidos) 11h00-12h30 – Painel 1.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

A vida precisa de literatura

24

Luisa Marquardt (especialista internacional em leitura e bibliotecas escolares, Diretora Regional para a Europa da IASL International Association of Schoollibrarianship, professora – Universidade Roma Tre, Roma-Itália) Inés Miret (consultora internacional em projetos digitais relacionados com leitura, livro, bibliotecas para OEI, Fundación German Sanchez Ruipérez, e Ministerio de Educación, Madrid-Espanha) Silvia Castrillón (consultora internacional em em temas relacionados com leitura, escrita, políticas culturais, para Unesco, OEA, OEI, ONU e CERLAC, Bogotá-Colômbia) Isabel Alçada (escritora, professora – Univ. Nova de Lisboa, responsável pela criação do Plano Nacional de Leitura, Presidente da Associação Voluntários de Leitura) Modera: Anabela Mota Ribeiro (jornalista freelance) 15h00-16h30 – Painel 2.

Bibliotecas Escolares – Guidelines IFLA 2015

Luisa Marquardt, Isabel Mendinhos, Elsa Conde, Paula Correia (professoras bibliotecárias, coordenadoras interconcelhias da RBE, autoras de um capítulo em Global Action on School Library Guidelines, IFLA Publications nº 167, 2015) Modera: Ana Bela Martins (especialista em leitura, professora, bibliotecária)


17

out.

16h30 – 17h30 – Conferência

“The School Library Rocks! Mês Internacional das Biblotecas Escolares”

Ross Todd (professor – Rutgers University, Diretor do CISSL - Center for International Scholarship in School Libraries, conferencista internacional, New Brunswick, New Jersey-EUA) Apresenta: Maria José Vitorino (curadora Folio Educa) http://www.iasl-online.org/page-1863166 http://rbe.mec.pt/np4/1587.html

18 de outubro, domingo

Educação, Leitura, Literatura Sessões paralelas

Mandei vir os ácidos, as bases e os sais, as drogas usadas em casos que tais António Gedeão

10h00-11h30

Experiência com: Projeto nacional: Todos Juntos Podemos Ler (Manuela Micaelo, professora-Direcção Geral de Educação/DGE ,António Nogueira, professor – RBE). Projetos inclusivos: Agrupamento de Escolas de Mafra (Maria João Filipe, professora bibliotecária); Agrupamento de Escolas de Abelheira, Viana do Castelo (Rui Miguel Carvalho, professoras bibliotecária); Agrupamento de Escolas de Francisco de Arruda, Lisboa (Lurdes Caria, professora bibliotecária) Conduzida por: Filomena Semedo, Regina Campos, Rute Nunes Palavra-chave: Inclusão LIVRARIA DA ADEGA

2. Territórios leitores Experiência com: Projeto Fios de Leitura – Agrupamento de Escolas de Almeida (Isabel Robalo, professora bibliotecária, Pedro Gomes, coordenador interconcelhio da RBE) Conduzida por: Helena Araújo, Lurdes Caria, Pedro Gomes Palavra-chave: Parcerias AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

1. Biblioteca inclusiva

25


17

out.

11h45-13h15

3. Viva a literatura! Experiência com: Projetos: Todos @ ler – Agrupamento de Escolas André Soares, Braga (Regina Campos, coordenadora interconcelhia da RBE); Esculturas com livros – Escola Secundária Diogo de Gouveia/Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja (Maria Emília Polaco, professora bibliotecária); Animação em torno de um autor – Biblioteca Municipal Almeida Garrett e Escolas do Porto (Maria João Castro, Helena Paz dos Reis, coordenadoras interconcelhias da RBE); Há ler e e-ler – Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto (Ana Paula Príncipe Cardoso, professora bibliotecária) Conduzida por: Ana Paula Príncipe, Helena Paz dos Reis, Raquel Ramos, Maria João Castro Palavra-chave: Leitura literária LIVRARIA DA ADEGA

4. Conhecer a cidade onde Newton gostava de ler e sorrir Experiência com: Projetos desenvolvidos em múltiplos concelhos: Conhecer a cidade (Rui Festa, coordenador interconcelhio da RBE), Newton gostava de ler (José Saro, Rui Festa, coordenador interconcelhio da RBE), SOBE Saúde Oral Biblioteca Escolar (Ana Cabral, coordenador interconcelhia da RBE) Conduzida por: Filomena Rúbio, Rui Festa, José Saro, Ana Cabral Palavra-chave: Comunidade ITINERANTE - THE LITERARY MAN ÓBIDOS HOTEL - BIBLIOTECA MUNICIPAL - LIVRARIA DE SANTIAGO

14h30-16h00

5. Leitura & literatura

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Experiência com: Workshop: trabalho em pequenos grupos, moderados por Maria Teresa Meireles (especialista em Literatura Tradicional, IELT-Univ. Nova de Lisboa), João Costa (professor – Centro de Linguística, Univ. Nova de Lisboa), Carlos do Rosário (professor – Instituto Politécnico de Portalegre) Modera: Teresa Calçada Conduzida por: Alda Serras, Carla Correia, Carmo Pato, Julieta Silva Palavra-chave: Literatura

26

LIVRARIA DA ADEGA

6. Ler e escrever no século XXI Experiência com: Painel: Ana Bela Martins, Carlos Pinheiro (professor bibliotecário, coordenador interconcelhio da RBE), Teresa Pombo (professora – Agrupamento de Escolas Charneca de Caparica, projeto Viagens Literárias) Modera: Maria José Vitorino Conduzida por: Alcina Correia, Isabel Ramos, Paixão Pinto Palavras chave: Leitura e escrita AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS


17

out.

16h15-17h45

7. Outros modos de ler na era digital Experiência com: Painel: Paula Lopes (professora – Univ. Autónoma de Lisboa), Bruno Eiras (bibliotecário – Biblioteca Municipal de Oeiras) Modera: Carlos Pinheiro Conduzida por: Carlos Pinheiro, Fernanda Freitas Palavra-chave: Literacia digital, dos media e da informação AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS

8. Bibliotecas de papel, bibliotecas híbridas Experiência com: Workshop: Café Seminário, dinamizado por João Paulo Proença (coordenador interconcelhio da RBE) Conduzida por: João Paulo Proença, Lucília Santos Palavra-chave: Bibliotecas escolares LIVRARIA DA ADEGA

18h00

Sessão de Encerramento Nicolau Borges (Diretor do Centro de Formação Centro-Oeste) Humberto Marques (Presidente da Câmara Municipal de Óbidos) Ministro da Educação* TENDA AUTORES

A programação do Seminário resulta de trabalho colaborativo na formação “Laboratório de Ideias” (Maio-Outubro 2015, formadora Maria José Vitorino), envolvendo as curadoras do FOLIO Educa, professores bibliotecários e coordenadores interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, que também conduzem as sessões temáticas. Bilhetes à venda em www.bol.pt O FOLIO EDUCA

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

*Participantes a confirmar

27


17

out. 14h30

16h00

DEBATE

DE ÓBIDOS

Os Livros da Crise

promovido por UNIPOP Uma discussão cruzada de um conjunto de livros editados (ou marcantes) desde 2008. A divisão, porventura simplificadora, pelos dois painéis procura induzir um debate que percorra discussões no campo da economia política, mas também os diversos episódios insurrecionais que ocorreram neste período ou a alteração dos quadros políticoeleitorais em países como a Grécia ou a Espanha. 14h45-16h45 Painel 1 - Entrada na crise

ENSEMBLE DE JAZZ DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ÓBIDOS PALCO DA POUSADA

16h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

UM CONTO DE FADAS NUM INFERNO DE ESTRELAS - A EUROPA ABERTA de Maria Delfina Gama LIVRARIA DO MERCADO

16h00

17h00-19h00 Painel 2 - Sair da Crise LIVRARIA DA ADEGA

15h00 – 16h00

ENTREGA DE PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 2014 salão nobre paços do concelho

16h00

AULA SOBRE MODERNISMO Por António Feijó Museu Municipal

15h00 -20h00

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

CRISTINA CARVALHO

28

EDITORA: PLANETA TENDA EDITORES

MARATONA DE LEITURA

17h00

Livro do Desassossego

Coordenação Inês Fonseca Santos Com: Ana Lopes Gomes (actriz), António Mega Ferreira (escritor), Clara Caldeira (jornalista e escritora), Filipa Leal (jornalista, escritora e diseur), Inês Veiga de Macedo (actriz), João Paulo Cotrim (editor e escritor), Paulo Condessa (escritor e diseur), Pedro Lamares (actor e diseur), Raquel Marinho (jornalista), Rita Taborda Duarte (escritora), Susana Menezes (diseur), Vasco Gato (poeta e tradutor) LIVRARIA DE SANTIAGO

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Viagem ao Coração dos Pássaros de Possidónio Cachapa Editora: Marcador Tenda Editores


17

out. 17h00

Inauguração

PIM - MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO Com a participação especial de Afonso Cruz, entre outros nomes reconhecidos da ilustração e literatura portuguesa e brasileira. E a presença de todos os parceiros, escritores, ilustradores, editores e outras entidades ligadas ao livro e à leitura. Com buffet/cocktail seguido de sessões de autógrafos e leitura do manifesto da mostra PIM! Galeria NovaOgiva

18h00 CAFÉ LITERÁRIO

O Passado não é inocente. E o presente dos romancistas?

Alice Brito e Cláudia Clemente à conversa em torno dos romances recentes de ambas: O Dia em que Estaline Encontrou Picasso na Biblioteca e A Casa Azul Editora: Planeta JOSEFA D’ÓBIDOS HOTEL

19h00 17h00-24h00 SESSÃO DE POESIA: POESIA A DESORAS

Programação Pedro Mota

18h00 LEITURA

Obra Completa do Padre António Vieira

Leitura de excertos por José Eduardo Franco e Pedro Calafate GALERIA DO PELOURINHO

18h00 CONCERTO

Vocal Band Lx Factory Livraria dE SANTIAGO

CONCERTO

O Telhado Do Mundo

António Jorge Gonçalves, Filipe Raposo e Ondjaki Auditório Casa da Música PREÇO: 12 EUROS

19h00 – 21h30 SESSÃO DE POESIA

Coletivo Poético MalDizentes

com Lídia Bom e Maria do Rosário Pires Ruas DA VILA de Óbidos

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR Casa dos Poetas

29


17

out. 20h00

21h30

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

CONVERSA DE BOLSO

Os Números que Venceram os Nomes de Samuel Pimenta Editora: Marcador Tenda Editores

20h45 PERFORMANCE

Elefante Salomão Ruas DA VILA de Óbidos

21h30

Cultura e o que há-de vir António Pinto Ribeiro e convidados PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR Pousada DO Castelo de Óbidos

22h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO/CD

A Viagem do Elefante

Edição: ACERT em parceria com a Fundação J. Saramago com a presença de Luís Pastor Livraria de SANTiago

SESSÃO DE POESIA

Lisbon Poets

Editora: LISBON POETS & co RUAS DA VILA DE ÓBIDOS

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

22h30

30

CONCERTO

Antigamente é que Era doce Uma viagem pela poesia angolana dos anos 60 e 70 Kalaf e Toty Sa’Med Tenda Concertos PREÇO: 12 EUROS


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

18 outubro

[DOMINGO]

31


18

out. 10h00 às 18h00

15h00 – 16h00

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

VISITA GUIADA E CAFÉ LITERÁRIO

EDUCAÇÃO, LEITURA, LITERATURA SESSÕES PARALELAS

(programa completo do dia nas páginas 25 à 27) 10h00 e 11h00

(duas sessões)

CIDADES, LUGARES, TERRITÓRIOS, VIDA E REABILITAÇÃO URBANA

com Pedro Machado, Humberto Marques, José Pinho, Telmo Faria, Maria Manuel Almeida, João Seixas, João Luís Oliva e Ruy Castro PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR THE LITERARY MAN ÓBIDOS HOTEL

15h00 às 17h00

TEATRO DE MARIONETAS

Brincos De Penas

(Lua Cheia teatro para todos.) Lotação 50 pessoas por sessão. Galeria novaOgiva Sinopse: pé de atleta é um pequeno índio que ao passear tranquilamente em terras da Águia Tonta, se depara com o cair inesperado de seis coloridas penas de ave. De onde terão vindo? O que irá fazer com elas? Será que têm algum significado especial? Muitos tentaram desvendar aquele grande mistério… E tu queres conhecê-lo?

10h30 e 12h30

BrUNCH LITERÁRIO

Um pretexto para literar - encontro de convidados Folio CLUB HOUSE - BOM SUCESSO RESORT

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

12h00

32

ENCONTROS DE LEITURA DE AUTOR/ILUSTRADORES

LÍNGUAS DE PERGUNTADOR

com Ângela Lago, Ciça Fittipaldi e Maurício Correa Leite Três interlocutores a puxar pela cor da língua. Lotação de 30 pessoas. Galeria NovAOgiva

Sinopse: Qual o sabor da memória mais antiga? Um momento de cumplicidades e de segredos para contar, dentro e fora dos livros, fora das rotinas e do tempo, dentro das memórias e do momento. Lançamos a pergunta certa e deixa-mo-nos ir na viagem das histórias que as respostas levam. Nota: Sessão com intervalo, termina com sessão de autógrafos. 15h00 – 16h00

AULA SOBRE O LIVRO DO DESASSOSSEGO

por António Mega Ferreira Museu Municipal

13h30 – 16h00 SESSÃO DE POESIA

Coletivo Poético MalDizentes

com Lídia Bom e Maria do Rosário Pires Ruas DA VILA de Óbidos

AULA DE Literatura Africana

por José Eduardo Agualusa e Mia Couto Museu Municipal


18

out. 15h00 – 16h15

CONCERTO

“EnSUITE” - Orquestra Metropolitana de Lisboa

G. P. Telemann Suíte em Lá Menor, TWV55: a2 S. Azevedo Suíte Concertante J. S. Bach Suíte Orquestral N.º 2, BWV 1067 Flauta e Direção Musical: Nuno Inácio Santuário DO Senhor jesus da Pedra

16h00 CONVERSA FIADA

Vieira da Silva

Marina Ruivo à conversa com Isabel Lopes Gomes MUSEU MUNICIPAL

18h00

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Mulheres de Cinza – Livro 1 de Mia Couto

Editora: Leya Tenda Editores

18h00

Lançamento e apresentação de obras de membros do CLEPUL Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Galeria Pelourinho

18h00

16h00 DE ÓBIDOS

Quarteto de Saxofones SMRO Sociedade Musical e Recreativa Obidense Palco da Pousada do castelo

16h30

APRESENTAÇÃO

Poemas Do Contagotas

Galeria NovaOgiva

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

FLORES

de Afonso Cruz

companhia das letras tenda editores

17h00-24h00 SESSÃO DE POESIA

Programação Manuel Freire PROMOVIDO POR: ler devagar CASA DOS POETAS

Sinopse: A arte do desenho é sempre relevante em Ana Biscaia que, neste livro, ilustra algumas dezenas de poemas muito breves: haikus e composições pouco maiores. Esta espécie de iniciação à poesia exprime a peculiar relação do sujeito com o mundo (meses e estações, animais, plantas, elementos cósmicos...). Atmosfera romântica e onírica e figuração da ternura são traços marcantes de uma obra que se distingue ainda pelo valor do livro enquanto objeto quase artesanal, produto de um coletivo: poeta, ilustradora, designer e tipógrafo.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

com João Pedro Mésseder, Ana Biscaia e Conserv. de Música das Caldas da Rainha Lotação de 50 pessoas.

33


18

out. 18h30

18h30 CAFÉ LITERÁRIO

O VINHO NA NOSSA CULTURA com Vasco Avillez CVR LISBOA LIVRARIA DA ADEGA

DE ÓBIDOS

SeptENsemble Palco da Pousada

19h00

CONCERTO

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Criatura

34

“A recém-nascida Criatura movimenta 11 jovens músicos de carateres e linguagens bastante distintas e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Juntam-se porque sentem que juntos, têm algo a cantar. Edgar Valente assumiu inicialmente a paternidade, ainda admitindo que sem a Mãe plural jamais era possível um reinvento da música tradicional portuguesa com tamanha verdade e solidez. Hoje, nenhum deles diz passar de um “Filhe”, dessa Criatura que nos traz um Portugal visto do espaço, observado no tempo e conectado com a Terra.” Tenda Concertos preço: 12 euros

20h45 PERFORMANCE

Elefante Salomão Ruas DA VILA de Óbidos


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

19 outubro

[2.ª FEIRA]

35


19

out. 11h00-12h30

15h00-16h30

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Livros e Música

com Danuta Wojciechowska (pintora, ilustradora, editora - LUPA design)

LEITURA, Livros e Música

Simão Costa (músico, compositor, pianista) TENDA AUTORES

TENDA AUTORES

11h00 LEITURA/DEBATE PARA GRUPOS ESCOLARES

Africanas

Trabalho com os alunos do quarto ano de escolaridade. Textos: O gato e o escuro de Mia Couto (duas linguagens/duas leituras), responsável - Maria Raquel Álvares. Conchas e Búzios de Manuel Rui Monteiro (Leitura orientada e discussão), responsável - Carla Ferreira. O Lobo e o Chibinho (Leitura e Comentário), responsável - Glória Brito Escolas de Óbidos

15h00 CINEMA

Sophia

de João César Monteiro

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

CAPELA DE SÃO MARTINHO

36

LEITURA, Livros e Música

Margarida Fonseca Santos (escritora, pedagoga, mediadora de leitura) Livraria da Adega

16h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO E DEBATE

A Guardiã - O livro de Jade do Céu de Ana Cristina Pinto

Editora: Bee Dynamic Livraria do Museu Municipal

15h00

16h00

AULA SOBRE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

por Gustavo Rubim MUSEU MUNICIPAL

Noutros Rostos de Filipe Marinheiro Chiado Editora TENDA EDITORES

16h00 CAFÉ LITERÁRIO

TERRA DO FIM DO MUNDO

de José Carlos de Oliveira Exibição de documentário (15 min.)/Conversa LIVRARIA DE SANTIAGO


19

out. 17h00

20h00

POESIA/MÚSICA

Emigrei Chove Música nas Minhas Mãos (2ª Ed.) com Miguel Sá Pessoa Editora: Coisas de Ler LIVRARIA DA ADEGA

17h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

A Tribo da Pontuação -Vida Sentimental dos Sinais de Pontuação de Rui Carreto

Editora: Coisas de Ler LIVRARIA DE SANTIAGO

18h00-19h30 TERTÚLIA

Música do nosso Andamento

Simão Costa, Margarida Fonseca Santos, Susana Ralha (música, pedagoga - Escola dos Gambozinhos). Modera: Manuel Freire (músico)

CONCERTO

Celso e Pedro Viáfora – Amores Absurdos Livraria da Adega

21h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

O beijo de Humphrey Bogart de Fernando José Rodrigues Chiado Editora tenda editores

21h00

Livraria do Mercado

19h00

AS ELEIÇÕES QUE TODOS QUERIAM GANHAR

Marcelo Rebelo de Sousa à conversa com Ferreira Fernandes POUSADA DO CASTELO

20h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Lágrima

de André Pereira Chiado Editora tenda editores

TEATRO

Ode Marítima de Álvaro de Campos por Diogo Infante e João Gil Igreja da Misericórdia PREÇO: 12 EUROS

22h30 ESPETÁCULO POÉTICO-MUSICAL

20 Dizer

com José Rui Martins e Luísa Vieira TRIGO LIMPO teatro ACERT LIVRARIA DA ADEGA

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

CONVERSA DE BOLSO

37


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

20 outubro

[3.ª FEIRA]

38


20 out.

11h00-12h30

17h00

WORKSHOP/SESSÕES PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura, Matemática Margarida Fonseca Santos Tenda Autores

15h00 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

JOAQUIM PESSOA EDIÇÕES ESGOTADAS TENDA EDITORES

CINEMA

Os Mistérios de Lisboa de Raoul Ruiz

CAPELA DE SÃO MARTINHO

15h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

17h00 CAFÉ LITERÁRIO

Avaliar é Preciso

de Anabela Costa Neves e Antonieta Lima Ferreira Editora: Guerra e Paz livraria da adega

O Caçador de Muros

18h00

Chiado Editora LIVRARIA DE SANTIAGO

Orfeu Negro

de Ana Filomena Amaral

CINEMA

15h00-16h30

Leitura, Literatura, Matemática

de Marcel Camus Palma de Ouro do Festival de Cannes, 1959, e Óscar de melhor filme estrangeiro em 1960. Seguem-se comentários de Vania Chaves e Madalena Gonçalves.

Livraria da Adega

18h00-19h30

SESSÕES PARA GRUPOS ESCOLARES

Arsélio Martins (professor, Associação de Professores de Matemática)

CAPELA SÃO MARTINHO

TERTÚLIA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

À SOMBRA DO OKÁ

de Olinda Beja com acompanhamento musical de Filipe Santo EDIÇÕES ESGOTADAS TENDA EDITORES

Matemática para que te quero

Arsélio Martins, Jorge Buescu (professor - Univ. Lisboa), Adérito Araújo (professor - Univ. Coimbra, Sociedade Portuguesa de Matemática), Nuno Camarneiro (escritor, investigador - Univ. Aveiro) Modera: Vasco Trigo (jornalista de Ciência) Livraria da Adega

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

16h00

39


20 out.

19h00

21h00

CONCERTO

Sangue Bom de João Afonso

JARDIM Óbidos Lounge

TEATRO

Yerma

Companhia João Garcia Miguel A partir da reescrita do poema dramático homónimo, datado de 1934, de Federico García Lorca Livraria da Adega

21h30 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Searas ao Vento de Nuno Franco Pires Chiado Editora LTENDA EDITORES

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

22h30

40

ESPETÁCULO POÉTICO-MUSICAL

20 Dizer

com José Rui Martins e Luísa Vieira TRIGO LIMPO teatro ACERT JOSEFA D’ÓBIDOS HOTEL


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

21 outubro

[4.ª FEIRA]

41


21

out. 11h00

16h00 PERFORMANCE

Sobre o Joelho

com Matilde Real, Manuel Queiró, Sara Mealha cdi

16h00

AULA SOBRE Eça de Queirós por Clara Ferreira Alves MUSEU MUNICIPAL

11h00-12h30 WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura, Ciência

Miguel Horta (pintor, escritor, ilustrador, mediador do livro e da leitura - Laredo Associação Cultural) Tenda Autores

15h00 CINEMA

APRESENTAÇÃO De LIVRO

O PRINCÍPIO DA NOITE de Tiago Patrício editora gradiva tenda editores

17h00

Uma abelha na chuva de Fernando Lopes

CAPELA DE SÃO MARTINHO

15h00-16h30 workshop/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura, Ciência Miguel Horta

CONVERSA FIADA

Livraria da Adega

As Caldas de Bordalo

15h00

à conversa com Isabel Castanheira, Miguel Macedo e Edgar Libório

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

VERA CRUZ

42

de João Morgado

editora: clube do autor tenda editores

15h00

CAFÉ LITERÁRIO com Rui Araújo

Editora: Gradiva bar ibn errik rex

EDITORA: ARRANHA-CÉUS LIVRARIA DO MERCADO

17h00 – 19h00 PERFORMANCE

Paulo Mendes Pinto

Cântico dos Cânticos (Bíblia) Descida de Inana aos Infernos (c. 2600 a.C.) da Suméria. Ciclo de Baal (c. 1500 a.C.) de Canaã livraria DE SANTIAGO

17h30 LANÇAMENTO DE LIVRO

40

de Luís Maffei

Editora: Edições Guilhotina TENDA EDITORES


21

out. 18h00-19h30

20h00

TERTÚLIA

CAFÉ LITERÁRIO - palavras soltas

Viva a Ciência

Miguel Horta, Cristina Carvalho (escritora), Carlos Fiolhais (cientista, professor - Univ. Coimbra) Modera: Pedro Pombo (professor - Univ. Aveiro, Centro Ciência Viva)

palavras que falam de nós

à conversa com Tiago R. Santos, João Morgado, Pedro Braga Falcão e Sérgio Luís de Carvalho JOSEFA D’ÓBIDOS HOTEL

21h00

Livraria da Adega

18h30-20h00

CONCERTO

Rachel Kushner e Karla Suarez, à conversa com José Mário Silva

JARDIM Óbidos Lounge

No princípio são poemas. Poemas dos livros, de vários poetas. Poemas que me tocam particularmente, por isto, ou por aquilo. Depois uma melodia vai-se aproximando insidiosamente das palavras. E aí surge o trabalho de acasalar as duas: palavra e melodia. E nasce uma canção. São várias destas que vamos ouvir no dia 21. Apenas com um piano a acompanhar a voz. Manuel Freire

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

O jornalista e crítico literário José Mário Silva conversa com a escritora cubana Karla Suarez e com a norte-americana Rachel Kushner. Kushner é autora de “Os Lança-Chamas” e “Telex de Cuba”, ambos publicados em Portugal pela Relógio d’ Água. “Telex de Cuba” é o primeiro romance a contar a história dos americanos expulsos de Cuba na sequência da revolução. Karla Suarez, cuja obra está publicada em Portugal pela Porto Editora, trabalha neste momento num romance sobre a participação cubana na guerra em Angola. É uma oportunidade para falar não só da obra das duas escritoras mas também sobre o reatar das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba – do passado e do futuro. 19h00 POESIA com música

Os Epígrafes

Ler Devagar livraria do mercado

22h00

CONCERTO

OQUESTRADA

com Marta Miranda (voz), Pablo (contrabacia), Lima (guitarra portuguesa), Marina Henriques (acordeão), Moisés Fernandes (trompete) e Gouveia (viola) Cortesia OQUESTRADA para Ler Devagar/Folio

JARDIM ÓBIDOS LOUNGE

22h30 ESPETÁCULO POÉTICO-MUSICAL

20 Dizer

com José Rui Martins e Luísa Vieira TRIGO LIMPO teatro ACERT THE LITERARY MAN ÓBIDOS HOTEL

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

MESA DE AUTORES - MESA 1

Manuel Freire “Poemas Feitos Canções com Teclas”

43


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

22 outubro

[5.ª FEIRA]

44


22 out.

11h00-12h30

14h30-16h00

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura, Filosofia

Andante - Cristina Paiva e Fernando Ladeira (mediadores de leitura, criadores de espetáculos) Livraria da Adega

11h00-12h30

MESA DE AUTORES - Mesa 3

Patrícia Reis, Tatiana Salem-Levy e Reinaldo Moraes moderação de Filipa Martins Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Como levar a cama para a literatura e a literatura para a cama. As armadilhas do sexo na literatura. 15h00 CINEMA

Yvone Kane MESA DE AUTORES - Mesa 2

Richard Zenith, Harrie Lemmens e João Tordo moderação de Hugo Gonçalves

de Margarida Cardoso CAPELA DE SÃO MARTINHO

15h00

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

APRESENTAÇÃO DE LIVRO E DEBATE

Mulheres, Liderança Política e Media de Carla Martins

Editora: Aletheia tenda dos editores

15h00

AULA SOBRE A CEGUEIRA

Gonçalo M. Tavares A partir da narrativa de Saramago “Ensaio sobre a cegueira”, GMT irá analisar e pensar sobre vários tipos de cegueira, na literatura e nas artes. Museu Abílio

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Uma conversa sobre tradução, e as suas ciladas, algumas dramáticas, outras hilariantes, com dois dos mais importantes tradutores de português para o inglês e o neerlandês, e um escritor português que também é tradutor. Será uma oportunidade para discutir a afirmação das literaturas em língua portuguesa no mundo.

45


22 out.

15h00-16h30

18h00

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

CONVERSA

Vladimir Queiroz, poeta de Salvador da Bahia, em conversa com Virgínia Carmo

Leitura, Literatura, Filosofia Andante Livraria da Adega

Galeria Pelourinho

16h30-18h00

18h00

MESA DE AUTORES - Mesa 4

Gonçalo M. Tavares à conversa com Anabela Mota Ribeiro

A luz das imagens do Brasil na Literatura Infantil

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

De onde vem o vasto mundo que Gonçalo M. Tavares nos dá a ler? Uma conversa sobre o prodigioso universo do mais premiado e traduzido dos escritores portugueses.

com André Neves, Roger Mello e Maurício Correa Leite. Para mediadores de leitura e profissionais na área da educação. Lotação 20 pessoas. Livraria O BICHINHO DE CONTO (Casais Brancos-ÓBIDOS)

18h00-19h30 17h30 CINEMA – FESTinÓBIDOS

Esse Viver Ninguém Me Tira de Caco Ciocler

CAPELA DE SÃO MARTINHO

TERTÚLIA

46

Filosofia, um modo de ler a vida © STEVE STÖER

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

17h50

Andante, Rita Pedro (mediadora de filosofia para crianças, professora - Escola Superior de Educação Maria Ulrich), José Gil (filósofo, professor Univ. Lisboa) Modera: Teresa Calçada (cocuradora FOLIO Educa) Livraria da Adega

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

O TORCICOLOGOLOGISTA, EXCELÊNCIA de Gonçalo M. Tavares editora: leya tenda editores


22 out.

18h30-20h00

20h45 PERFORMANCE

Elefante Salomão Ruas DA VILA de Óbidos

21h30 CINEMA FESTinÓBIDOS MESA DE AUTORES - Mesa 5

Mia Couto e Sidarta Ribeiro uma conversa sobre ciência e literatura moderação de José Eduardo Agualusa Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Juntámos um escritor, que também é biólogo, com um neurocientista interessado em literatura, para uma conversa sobre a forma como a ciência alimenta a ficção e a ficção pode ou não impulsionar a ciência. Falaremos ainda sobre o mecanismo dos sonhos e da memória; sobre o uso de substâncias alucinógenas e criação literária. 20h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

(Entre)Cenas

de Rui Simões Documentário sobre a rodagem de “Os Maias” de João Botelho. Mesa com João Botelho, Rui Simões e João Queirós. Mediação de Maria Coutinho CAPELA DE SÃO MARTINHO

21h30

LANÇAMENTO DE LIVRO

Orfeu de Bicicleta – Um pai no Séc XXI

AS ELEIÇÕES QUE NINGUÉM QUERIA GANHAR

de Francisco Bosco Apresentação de Fernanda Câncio e João Miguel Tavares

EDITORA: ARRANHA-CÉUS TENDA EDITORES

Editora: Tinta da China Tenda Editores

de Ferreira Fernandes

Gisela João

© ESTELLE VALENTE

Tenda Concertos preço: 12 euros

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

22h30 CONCERTO

47


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

23 outubro

[6.ª FEIRA]

48


23

out. 14h30-16h00

11h00

AULA SOBRE Machado de Assis

MESA DE AUTORES - MESA 7

Museu Municipal

Hélia Correia e Eduardo Lourenço

11h00-12h30

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

por Abel Barros Batista

moderada de Pedro Mexia

WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Uma conversa sobre a construção da Europa através da literatura.

Leitura, Literatura, Artes Visuais André Letria e Madalena Marques AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS

15h00 CINEMA 11h00-12h30

Conversa Acabada de João Botelho

CAPELA DE SÃO MARTINHO

15h00-16h30 WORKSHOP/SESSÃO PARA GRUPOS ESCOLARES

Leitura, Literatura, Artes Visuais Francisco José Viegas e Sérgio Rodrigues moderação de Joel Neto

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Literatura e futebol.

André Letria e Madalena Marques AUDITÓRIO ESCOLA JOSEFA D’ÓBIDOS

Leitura, Literatura, Artes Visuais Roger Mello (ilustrador, Prémio Hans C. Andersen 2014, S. Paulo - Brasil) Livraria da Adega

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

MESA DE AUTORES - Mesa 6

49


23

out. 16h30-18h00

MESA DE AUTORES - Mesa 8

José Pacheco Pereira e Ferreira Fernandes, conversam com Ana Sousa Dias sobre crónica e literatura Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Dois dos cronistas mais populares de Portugal conversam sobre a arte da crónica e o seu papel num mundo que lê cada vez menos jornais.

18h00-19h30

TERTÚLIA

A arte de conhecer o mundo

com André Letria, João Lopes (crítico de cinema), Ana Vidigal (pintora) Modera: Valter Vinagre (fotógrafo) Livraria da Adega

18h30-20h00

17h00-24h00 SESSÃO DE POESIA

Programação PAULO SANTOS

MESA DE AUTORES - Mesa 9

18h00

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR Casa dos Poetas

Javier Cercas à conversa com José Riço Direitinho

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Uma conversa sobre a obra densa e complexa de Javier Cercas e, através dela, sobre Espanha e a Europa num momento de crise e de reflexão; sobre criação literária e o lugar do romance histórico na ficção contemporânea.

50

VISITA GUIADA

Exposição Nós, os de Orpheu

18h30

ESPAÇO CRIATIVO JOSEFA D’ÓBIDOS

Lourenço Marques

Sílvia Laureano Costa 18h00

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

ÉTER

de António Cabrita Editora: ABYSMO TENDA EDITORES

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

de Alfredo Pereira Lima

Editora: Aletheia Jardim Óbidos Lounge


23

out. 18h30

20h45

COCKTAIL - FESTinÓBIDOS

PERFORMANCE

Cortesia Casal da Eira Branca - Óbidos

Elefante Salomão

Utopia é 200 autores, em 11 dias, literarem na vila medieval de Óbidos; utopia é o cinema em língua portuguesa do FestinÓbidos, deixar-se enredar nas muralhas medievais; mas utopia, também, será degustar os sabores portugueses, entre um livro e um filme, a Eira Branca dará uma ajuda.

Ruas da vila de Óbidos

21h30

PAÇOS DO CONCELHO

Seguido de CINEMA

O Vendedor de Passados

de Lula Buarque de Hollanda com a presença de José Eduardo Agualusa, autor da obra homónima CAPELA DE SÃO MARTINHO

19h00

ESPETÁCULO

Gregório Duvivier

(Stand Up Poetry) – Exclusivo FOLIO Tenda Autores PREÇO: 12 EUROS

22h30

APRESENTAÇÃO

Caviar É Uma Ova

Primeiro livro de Gregório Duvivier editado em Portugal Editora: Tinta da China Tenda Editores

20h00 DE ÓBIDOS

Alma Nova

Largo da Misericórdia

20h00

CONCERTO

lançamento de livro

drible

de Sérgio Rodrigues

COMPANHIA DAS LETRAS TENDA EDITORES

Moreno Veloso, Tomás Cunha Ferreira, DOMÉNICO LANCELLOTTI E PEDRO SÁ Tenda Concertos preço: 12 EUROS

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Grupo Coral e Instrumental do Concelho de Óbidos

51


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

24 outubro

[SÁBADO]

52


24 out.

10h30 às 12h00

11h00

LEITURA E MÚSICA PARA BÉBES

AULA SOBRE Fernando Pessoa

Conservatório de Música das Caldas da Rainha Lotação 20 pessoas Galeria NOVAOgiva

Sinopse: As palavras têm ritmos, sons, vibrações, organizam-se melodicamente no embalo cantado das histórias, dos 0 aos 36 meses. 11h00-12h30

por Richard Zenith Museu Municipal

12h30 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Arquipélago de Joel Neto

Editora: Marcador Tenda Editores

© ANDRÉA MARQUES

14h30-16h00

Cristina Norton, Carola Saavedra, António Cabrita e Kalaf Epalanga

MESA DE AUTORES - Mesa 11

Tenda Autores PREÇO:5 EUROS

moderação de Marta Lança

moderação de João Paulo Sacadura

Nesta mesa pretendemos discutir literatura e identidade com uma escritora luso-argentina, uma escritora chilena e brasileira, um escritor português radicado em Moçambique, e um angolano que se fez português. Até que ponto um escritor escreve para se integrar?

José LuIZ Tavares, Rafael Marques e Ungulani ba ka KHosa Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Um cabo-verdiano, um angolano e um moçambicano fazem um balanço dos quarenta anos das independências africanas, com foco particular na cultura e na literatura.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

MESA DE AUTORES - Mesa 10

53


24 out.

15h00 - 17h00

15h00

ENCONTROS DE LEITURA DE AUTOR/ILUSTRADORES

CONVERSA FIADA

LÍNGUAS DE PERGUNTADOR

Quatro interlocutores a puxar pela cor da língua para uma lotação de 30 pessoas. André Neves, Margarida Botelho, Mário Rainha, Roger Mello e escritores portugueses.

RODA DE POESIA

com Luana Carvalho, Matilde Campilho, Tomás Cunha Ferreira, Pedro Sá e Doménico Lancellotti Moderação: Pedro Santos Guerreiro

FLAGRANTE DELITRO - SUNSET WINE

Galeria NovaOgiva

Sinopse: Para onde foi o teu maior medo? Um momento de cumplicidades e de segredos para contar, dentro e fora dos livros, fora das rotinas e do tempo, dentro das memórias e do momento. Lançamos a pergunta certa e deixamo-nos ir na viagem das histórias que as respostas levam. Nota: Sessão com intervalo, termina com sessão de autógrafos. 15h00 CINEMA

Mudar de Vida

15h00

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS Deana Barroqueiro Domingos Amaral Carlos Vale Ferraz Tiago Rebelo

de Paulo Rocha

CAPELA DE SÃO MARTINHO

Editora: Leya Tenda Editores

15h00

15h30-16h30

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

54

SR. Y E OUTROS SENHORES hotelaria & restauração no seu melhor de Maria Delfina Gama hotel vila d’óbidos

15h00 CONVERSA DE BOLSO

POLÍTICAS CULTURAIS E SUSTENTABILIDADE DOS LUGARES com Ana Abrunhosa, João B. Serra e João Seixas POUSADA DO CASTELO

PERFORMANCE/LANÇAMENTO DVD

Show Melancómico de Nuno Costa Santos Editora: Escritório LIVRARIA DO MERCADO


24 out.

16h00

17h00

LANÇAMENTO DE LIVRO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

CONVERSA DE BOLSO

de Gabriel Mitha Ribeiro

Pousada DO Castelo

Estrada de Beirute

Luís Garcia Montero à conversa com Nuno Júdice

Editora: Aletheia TENDA EDITORES

17h00-24h00

16h30-18h00

SESSÃO DE POESIA

Programação JOSÉ FANHA MESA DE AUTORES - Mesa 12

Luís Fernando Veríssimo e Ricardo Araújo Pereira moderação de Nuno Artur Silva

PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR Casa dos Poetas

17h30

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Esta mesa junta os dois maiores escritores de humor do mundo de língua portuguesa numa conversa que pode seguir todos os caminhos. CAFÉ LITERÁRIO

Conversa sobre Crónica e Exílio com Nuno Costa Santos e Tiago Salazar

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Editora: Escritório Casa dos Poetas

de Maria João Martins

17h30

Luanda, Invenção de uma Capital Editora: Gato do Bosque LIVRARIA DE SANTIAGO

17h00 TEATRO

Similia Similibus

por Júlio Dinis representado pelo grupo Três Peças de Woody Allen LIVRARIA DA ADEGA

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

As Cozinheiras de Livros de Margarida Botelho

Editora: Editorial Presença TENDA EDITORES

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

17h00

55


24 out.

18h00

18h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

VIAGENS PELAS RECEITAS DE PORTUGAL de Nelson Carvalheiro

restaurante o traçadinho

18h30-20h00 SESSÃO DE POESIA

POETAS DE ORPHEU com João d’Ávila

PROMOVIDOS POR: LER DEVAGAR Casa dos Poetas

18h00 MESA DE AUTORES - Mesa 13

Ruy Castro e Nelson Motta – uma conversa sobre o Rio de Janeiro Moderação de Pedro Rosa Mendes Tenda Autores

A propósito das comemorações dos 450 anos da fundação do Rio de Janeiro juntámos dois escritores que se dedicam, há várias décadas, a escrever sobre a Cidade Maravilhosa. Num momento de enorme agitação política e social no Brasil é uma boa altura para pensar no passado, no presente e no futuro do Rio de Janeiro, na sua relação com Portugal e com a África de língua portuguesa.

PERFORMANCE DE LEITURA

André Da Loba Galeria NovaOgiva

Sinopse: Objetos e imagens que habitualmente vemos adormecidos surgem com vida, acordados pela história e pelo movimento, nas mãos do ilustrador que as ilumina e liberta. Lotação 50 pessoas. 18h00 19h30 FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

CINEMA – FESTinÓBIDOS

56

Acalanto

de Arturo Saboia (23 min.) curta baseada no conto de Mia Couto e documentário - com Parceria Festival de Gramado MÚSICA

Cadernos de Viagens

com Michel (voz e acordeão), Gil Alves (flauta), Jorge A. Silva (piano) & Rogério Pires (guitarra) PROMOVIDOS POR: LER DEVAGAR JARDIM ÓBIDOS LOUNGE

CAPELA DE SÃO MARTINHO

A RAPARIGA QUE IMAGINOU UM CONTO de Sara Allen (14 min.)

CAPELA DE SÃO MARTINHO


24 out.

19h30

20h45 PERFORMANCE

Elefante Salomão Ruas DA VILA de Óbidos

21h00 APRESENTAÇÃO DE LIVRO

LISBON BLUES SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

BESTIAL

de André de Loba

EDITORA: PATO LÓGICO TENDA EDITORES

20h00

de José Luiz Tavares apresentação de António Cabrita EDITORA: ABYSMO LIVRARIA DA ADEGA

21h30 café literário

UM NOVO ESPECTRO ASSOLA A EUROPA... E O MUNDO: UMA IMENSA ACUMULAÇÃO DE NACIONALISMOS Conversa sobre muros, migrações, independentismos e nacionalismos PROMOVIDO POR: LER DEVAGAR CASA DO ARCO

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

O LUTO DE ELIAS GRO

21h30

de João Tordo

20h00

© NUNO FIGUEIRA

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS TENDA EDITORES

TEATRO

António e Maria

APRESENTAÇÃO DE LIVRO/CD

NESTA ESQUINA DO TEMPO com a presença de Luís Pastor jardim óbidos lounge

20h00 CONVERSA DE BOLSO com Almudena Grandes POUSADA DO CASTELO

Auditório Casa da Música preço: 12 euros

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

com Maria Rueff (a partir da obra de António Lobo Antunes)

57


24 out.

© AUGUSTO BRAZIO

© BERNARDO SASSETTI

22h30

CONCERTO

Cristina Branco e Mário Laginha Trio Cantam Chico Buarque Tenda Concertos preço: 12 euros

Agora eu era...Chico Buarque (da música João e Maria)

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Curiosidades e circunstâncias à parte, recebi um destes dias O Presente. Cantar um concerto inteirinho só canções do Chico Buarque. Li mais que uma vez aquele mail. Chico, o génio de olhar marítimo, o maior compositor da MPB? É um privilégio, um encanto!

58

Mãos na massa, juntei o Mário Laginha e o carinho que só conheço nele quando se dedica à música num corpo a corpo que nos envolve e convida a participar da sua alegria, só porque é dos génios que nasce esse ardor! É um namoro com as palavras do Chico Buarque numa história sem tempo criada para o Festival Literário de Óbidos e é mais do que um Fado ou um Samba. É Chico! E fazendo uso das sábias palavras de Clarice Lispector, deixo uma frase que me faz sorrir sempre quando penso nele, na sua música intemporal e me faz corar de emoção: _”Ele não é de modo algum um garoto, mas se existisse no reino animal um bicho pensativo e belo e sempre jovem que se chamasse Garoto, Chico Buarque de Holanda seria da raça montanhesa dos garotos”. Cristina Branco


FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

25 outubro

[DOMINGO]

59


25

out. 10h30-12h30

11h00

BrUNCH LITERÁRIO

Um pretexto para literar - encontro de convidados Folio

Praia d’el Rey - Marriott Golf & beach Resort

11h00-12h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS David Machado Índice Médio de Felicidade (Editora: Dom Quixote) O Tubarão na Banheira (Editora: Editorial Presença) Tenda Editores

14h30-16h00 MESA DE AUTORES - Mesa 14

Valério Romão, Bruno Vieira Amaral e João Paulo Cuenca moderação de Filipa Martins

Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Nesta mesa pretende-se discutir questões ligadas à afirmação dos jovens escritores. Pretende-se discutir também a importância do livro e da leitura nos nossos dias.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

11h00

60

AULA SOBRE Clarice Lispector por Carlos Mendes de Sousa Museu Municipal

11h00 DE ÓBIDOS

Fanfarra dos Bombeiros de Óbidos Ruas DA VILA de Óbidos

MESA DE AUTORES - Mesa 15

José Luís Peixoto e Pedro Rosa Mendes moderação de Luís Maio Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Uma mesa que pretende discutir viagens e literatura, ontem e hoje, em Portugal. Das viagens reais às imaginadas; da ficção alimentada pela viagem, à viagem que resulta da ficção, com três dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea.


25

out. 15h00

16h00

CINEMA

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS António Torrado António Mota Luísa Ducla Soares

José e Pilar

de Miguel Gonçalves Mendes CAPELA DE SÃO MARTINHO

15h00

EDITORA: PORTO EDITORA TENDA EDITORES

16h00

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

DESCOBRI QUE ESTAVA MORTO de João Paulo Cuenca

Editora: leya ESPAÇO CRIATIVO JOSEFA D’óBIDOS

15h00

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Uma noite Caiu uma estrela de David Machado e Paulo Galindro Editora: Alfaguara GALERIA NOVAOGIVA

16h30-18h00

LANÇAMENTO DE LIVRO

Entre Nuvens

de André Neves Em Português do Brasil publicado em Português de Portugal Sinopse: Esta é a história de uma menina com uma escada, um sonho e muitas perguntas: O que haverá lá em cima? Deuses, fadas, anjos ou até mesmo pessoas?! Talvez ninguém saiba…” 16h00 DE ÓBIDOS

Quarteto de Saxofones SMRO (Sociedade Musical e Recreativa Obidense) JARDIM Óbidos Lounge

MESA DE AUTORES - Mesa 16 Manuel Valente (Porto Editora) Zeferino Coelho (Leya) João Paulo Cotrim (Abysmo) e Bárbara Bulhosa (Tinta da China) moderação de José Pinho Tenda Autores PREÇO: 5 EUROS

Esta mesa pretende discutir o negócio da edição em Portugal e no mundo, com particular destaque para o fenómeno da concentração editorial e de como tal concentração está a afetar a produção literária. Pretende-se ainda discutir o papel dos pequenos editores, a afirmação de novos escritores neste cenário.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Galeria NovaOgiva

61


25

out. 17h00-24h00 SESSÃO DE POESIA

Programação JORGE Castro PROMOVIDOS POR: LER DEVAGAR Casa dos Poetas

17h30

ENCONTRO

Um Ponto No Pim!

com David Machado e Paulo Galindro A luz no preto e branco dos livros. Galeria NovaOgiva

18h00 CONCERTO

Real Combo Lisbonense

Homenagem a Carmen Miranda (no âmbito da efeméride da descoberta dos 450 anos do Rio de Janeiro)

62

© RITA CARMO

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Tenda Concertos preço: 12 euros


19h30 PERFORMANCE

Elefante Salomão

© CARLOS TELES

A mascote do Folio sai da Vila e encerra oficialmente o festival.


FICHA TÉCNICA Organização

Município de Óbidos Turismo do Centro de Portugal

Equipa de Coordenação Humberto Marques Celeste Afonso José Pinho

Equipa de Gestão

RICARDO RIBEIRO ALEXANDRE FERREIRA

Curadores/Coordenadores José Eduardo Agualusa Folio Autores

Anabela Mota Ribeiro e Nuno Artur Silva Folia

Maria José Vitorino e Teresa Calçada Folio Educa

Mafalda Milhões (com a colaboração especial de Dora Batalim SottoMayor) Folio Ilustra

José Pinho

Folio Paralelo

Produção

Julita Santos

coordenadora Geral

VF COMUNICAÇÃO

Comunicação

JOSÉ MANUEL DIOGO

Equipa de Eletricistas

Nelson Sousa, Orlando Pinto, João Ferreira

Som e imagem

Mário Ferreira e Luís Ferreira

Criatividade e Grafismo FCB Lisboa Susana Santos

GAB. DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DO MUNICÍPIO DE ÓBIDOS

Assessoria de Imprensa

pedro keul, sofia canelas de castro, rute sousa e margarida barroso VF COMUNICAÇÃO

Social Media e Community Management RUTE GIL E SUELI BENTO VF COMUNICAÇÃO

Gabinete de Comunicação e Imagem do Município de Óbidos David Vieira

Coordenação

Edgar Libório, Nelson Lança, Pedro Pereira, Lino Romão, Luís Ferreira, Ana Vital, João Escada Equipa Gabinete de Comunicação

Posto de Turismo – Informação ao Público

Filomena Gomes, Helena Miranda, Joana Cabaços, Nuno Santos posto.turismo@cm-obidos.pt T. 262 959 231

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

VF COMUNICAÇÃO

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS 2015

Equipa de Produção

64

Ana Calçada, Bertina Pinheiro, Bruno Silva, Catarina Machado, Carla Pinho, Daniel Sousa, Elma Vitorino, Joana Cabaços, Joana Dionísio, Luís Ferreira, Lino Romão, Maria Salvador, PatrÍcia Figueiredo, Paula Ganhão, Paula Ribeiro, Patrícia Santos, Rita Reis, SuZana Nobre

Impressão e Acabamentos Norprint - a casa do livro Zona Industrial Alto da Cruz Rua das Artes Gráficas, 209 4780 – 739 Santo Tirso

Tiragem

5000 exemplares

Depósito Legal

Equipa Técnica - Montagens Vítor Sousa

Encarregado Geral

João Dias, Horácio Ferreira, Sérgio Rodrigues, Carlos Gomes, Nelson Agostinho, Faustino Sousa, João Santos Equipa de Carpintaria/Montagens

Equipa de Transportes / Montagens

António Pimentel, Marco Maria, Daniel Mateus

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste programa/catálogo pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou processo eletrónico, mecânico ou fotográfico, sem autorização prévia e por escrito do editor. O programa pode estar sujeito a alterações de última hora e sem aviso prévio.


Organização:

Co-financiamento:

Parceiros Institucionais:

Transportadora Oficial:

Parceiros de Hospitalidade:

Parceiros Media:

Outros Parceiros:

Impressão by:

Parceiros de Programação:


em atualização permanente

FOLIO 2015 - Catálogo  

FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos 15 a 25 de Outubro 2015

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you