Issuu on Google+

CentroLivro

Primavera

MARÇO 2012

bibliofolha.info BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ CARDOSO PIRES


A ABRIR... A Minha Saudade Tem o Mar Aprisionado A minha saudade tem o mar aprisionado na sua teia de datas e lugares. É uma matéria vibrátil e nostálgica que não consigo tocar sem receio, porque queima os dedos, porque fere os lábios, porque dilacera os olhos. E não me venham dizer que é inocente, passiva e benigna porque não posso acreditar. A minha saudade tem mulheres agarradas ao pescoço dos que partem, crianças a brincarem nos passeios, amantes ocultando-se nas sebes, soldados execrando guerras. Pode ser uma casa ou uma rede das que não prendem pássaros nem peixes, das que têm malhas largas para deixar passar o vento e a pressa das ondas no corpo da areia. Seria hipócrita se dissesse que esta saudade não me vem à boca com o sabor a fogo das coisas incumpridas. Imagino-a distante e extinta, e contudo cresce em mim como um distúrbio da paixão.

José Jorge Letria


NOTÍCIAS

Como sabemos, 08 de Março é o Dia Internacional da Mulher. Este Dia foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa acção da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Estas mulheres estavam a pedir a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença de maternidade. Isto aconteceu em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A 24 de Março de 2012 celebra‐ se o cinquentenário do Dia do Estudante. Esta data é muito importante para relembrar a história do movimento estudantil em geral, e em especial o período conturbado da década de 60 do século XX e, ainda, para ajudar a reflectir e reconsiderar sobre quais serão os novos desafios que os estudantes terão de atravessar no futuro. Haverá por todo o mundo actividades comemorativas desta data.


AGENDA SEMANALMENTE, de participação gratuita De 2ª a 6ª (14h30 -17h30): Apoio ao estudo e à investigação Às 4ªs e 6ªs (17h): Hora TIC - população em geral Actividades de animação sócio-cultural e de promoção do Livro e da Leitura: 2ªf 10h - Creche Sta. Casa da Misericórdia 11h - Jardim Infância Sta. Casa da Misericórdia 4ªf 10h - Creche Municipal de Vila de Rei 14h - CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) 15h30 - Jardim de Infância de Vila de Rei— Sala 1 6ªf 15h30 - Jardim de Infância de Vila de Rei— Sala 2 Viagens do Bibliobaú Sénior 27/02— Centro de Acolhimento de São João do Peso 12/03— Lar Sta. Casa da Misericórdia Delfim 27/02— Santa Casa da Misericórdia - Creche 12/03— Jardim de Infância Vila de Rei - Sala 1 05/03 a 23/03 - Exposição Carrinhos de Rolamentos 15/03 a 15/05 - Concurso Literário PJM sj 2012 20/03 a 25/03 - Exposição “ Vaivém Oceanário” 26/03 a 30/03 - Ateliers de Primavera


SABIA QUE...

No mesmo ano em que Portugal é o país convidado de honra da feira do livro de Bolonha, o Astrid Lindgren Memorial Award celebra 10 anos. Após a morte de Astrid Lindgren (a criadora da Pipi das Meias Altas e a mais famosa escritora infantil sueca), em 2002, o governo sueco fundou este Prémio com carácter memorial que é atualmente o maior prémio de literatura infantil em termos pecuniários e seguramente um dos mais importantes também. Desde a sua criação, foram distinguidas 11 entidades individuais ou coletivas que nas áreas da escrita, ilustração ou promoção da leitura contribuem para promover o interesse na literatura para crianças e jovens e para reforçar os direitos das crianças em todo o mundo.

Fonte: DGLB


AUTOR DO MÊS Adulto - Ian Fleming Ian Lancaster Fleming (19081964), nascido na aristocracia inglesa, foi o escritor e jornalista que criou a personagem James Bond, mais conhecido como Agente 007. Aquando do início da Segunda Guerra Mundial, começou a trabalhar como correspondente no jornal londrino Times e na agência de notícias Reuters, em lugares “ imprevisíveis” como Berlim e Moscovo. Foi justamente na cidade russa que travou conhecimento com a arte da espionagem. Algum tempo depois, já fascinado pela ideia, ingressou no Serviço Secreto da Marinha Inglesa e, tal como a sua ilustre personagem, chegou ao posto de comandante, experiência que o ajudou a tornar-se rapidamente um dos autores mais empolgantes e prolíficos da história das novelas de espionagem. Fleming criou um ícone dos anos da Guerra Fria; foi uma questão de tempo para que o tema da espionagem e o agente secreto mais sedutor e perigoso chegassem ao cinema. Ian Fleming morreu de ataque cardíaco em Kent, Inglaterra, a 12 de Agosto de 1964.


AUTOR DO MÊS Infanto-juvenil - Maria João Lopo de Carvalho Maria João Mendonça Lopo de Carvalho é uma empresária/ escritora portuguesa. Nasceu em Lisboa, licenciou-se em Linguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1985. Foi professora e em 1989 fundou a Know How, dedicada à adição de livros e ao ensino de inglês para crianças, entre outras atividades para escolas públicas e privadas, em regime extra-curricular. Foi também copy-righter na agência de publicidade McCann Erickson. Em 2008 foi co-fundadora da Know How Angola e da IPSS Know How – Aprende a Brincar, dedicada à ação social. Publicou vários livros infantis – entre eles, O herói sou eu (2007), Que bicho te mordeu (2007) e A minha mãe é a melhor do Mundo (2005). Os seus romances Acidentes de percurso (2001) e Virada do avesso (2000), ambos bestsellers, inscreveram o seu nome na literatura pop, tendo publicado depois Adopta-me (2004), onde aborda a pobreza infantil nos subúrbios de Lisboa.


BONS SABORES Empadão De Peixe Com Cenouras

500gr de peixe a gosto sal e pimenta q.b. 800gr de batatas sumo de limão q.b. 1dl de leite noz-moscada q.b. 2 cenouras grandes

1 cebola 2 dentes de alho 0,5dl de azeite salsa picada q.b. pão ralado q.b. 50gr de queijo ralado

Coza o peixe em água com sal, escorra, deixe amornar, elimine as espinhas e a pele e lasque finamente. Reserve. Coza as batatas com casca em água com sal, escorra, deixe amornar, retire-lhes a pele e passe-as pelo passe-vite. Junte ao puré um pouco de sumo de limão, o leite e noz-moscada e misture tudo muito bem. Descasque as cenouras, rale-as, coza-as apenas durante 3 minutos, escorra-as e junte-as ao puré de batata. Pique a cebola e os dentes de alho, aloure-os no azeite e junte o peixe e salsa picada, mexa e reserve. Disponha metade do puré num pirex polvilhando com o queijo ralado, coloque depois o peixe e de seguida o restante puré. Alise, polvilhe com pão ralado e leve ao forno, a 200º, até que fique douradinho. Retire do forno e sirva.

Bom apetite!


PENSAMENTO... "A sabedoria da vida é sempre mais profunda e mais vasta do que a sabedoria dos homens.”

Máximo Gorky

SORRIA


SERVIÇOS DISPONÍVEIS Acesso gratuito à Internet Actividades culturais Actividades de animação Animação da leitura Catálogo informatizado Consultas presenciais Consulta de revistas e jornais Empréstimo domiciliário Imprensa local Internet sem fios Jogos PS3 Posto de cegos e amblíopes Serviço de digitalização Serviço de reprografia Serviço de Informação à Comunidade Tecnologias da Informação e da Comunicação Turismo Visionamento de filmes Visitas guiadas


PERÍODICOS DE CONSULTA


INFORMAÇÃO

Horário: Segunda a Sexta - 10:00 às 18:30 Sábado - 15:00 às 18:00 Domingos e Feriados - ENCERRADO Rua da Biblioteca T: 274 890 000 E-mail: biblioteca@cm-viladerei.pt

Site: www.biblioteca.cm-viladerei.pt

Posto de Informação: Segunda a Sexta - 10h00 às 18h30 Sábados - 15h00 às 18h00 Domingos E Feriados - Encerrrado


Bibliofolha Março 2012