Issuu on Google+

Segunda-feira, 15 de Novembro de 2010 | Edição especial Volkswagen Polo | Distribuição gratuita | www.mundouniversitario.pt


www.mundouniversitario.pt


www.mundouniversitario.pt


www.mundouniversitario.pt


O Polo foi às universidades a Volkswagen organizou um road-show em oito universidades para apresentar o novo polo aos estudantes.

o Universitár ISCTE – Institut

dade Universi

de Coim

io de Lisboa

br a

Instituto Supe Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

Universidade Lusíada do Porto

Foram com mumais de 3 mil k Alive!, fi itos prémios ms percorrid outros ns-de-seman oferecidos: bil os em test driv aos estubrindes. O roa a ao volante d hetes para o O es e ao novo dantes a opo d-show pelas e um Polo e m ptimus repetir Polo. Uma ex rtunidade de universidades uitos te no futu ro, por periência que starem e dar deu e s isso, fic a atentoe irá com certem nota ! za

o de Engenhar ISEL – Institut

ia de Lisboa

rior de Engenh

aria do Porto


www.mundouniversitario.pt


A Volkswagen no Optimus Alive!10

andas. novas b o dicado com a ajuda d e d n e o g lc a a p w m s a m k r l u a o c . Palco Va teve também, as bandas to prio videoclip Led. A marc o Volkswagen ram o seu pró am t-shirts de No Palc nd Hero e fize da dia ganhar jogo Ba elhores de ca As 10 m

Concurso Facebook - Bilhetes Grátis Antes do festival, a Volkswagen preparou um concurso para premiar os fãs no Facebook. Os concorrentes criaram uma banda e usaram a sua criatividade para tirar uma foto do grupo. As três fotos mais votadas foram premiadas com um bilhete para cada elemento da banda.

Virtual o Palco ões ir e im r ç p anima se irtual inou o Palco V wagen patroc a. Através de ncertos como tle, A Volks stival de músicsível ver os co onzo e DJ Bee fãs. num fe ficas, era pos ncio, Paulo G li à frente dos holográ tas - Jel e Falâ sem mesmo a os artis utros - estives entre o

e!10. Optimus Aliv portas onalizadas as T-shirts pers Polo esteve em grande no su as riu ab o O Volkswagenês dias do festival, o carr s à medida dos fãs Durante os tr ros e ofereceu t-shirts feita aos festivalei de música.


Até onde podes ir ao volante do teu Volkswagen Polo?

Texto: Andreia Arenga

Não há nada melhor do que aproveitar os fins-de-semana de Inverno em que o sol espreita por entre as nuvens para conhecer novas paragens. A dois ou com um grupo de amigos, faz uma lista de tudo o que precisas, arruma a bagageira, aperta o cinto de segurança e prepara-te para carregar no acelerador. O MU Ajuda-te a escolher os melhores spots onde podes ir com o teu Volkswagen Polo!

gerês

aveiro

Aventura no Gerês

Viver a cidade Invicta

Se gostas do contacto com a Natureza, este é o destino ideal para ti. O Parque Natural do Gerês é um dos locais mais bonitos do nosso país e pode proporcionar-te momentos verdadeiramente únicos. Aqui, podes fazer longas caminhadas a pé ou praticar desportos de aventura como escalada, BTT, fazer descidas de Kaiak ou praticar canoagem. Se fores com um grupo de amigos, aluga um bungalow. Há vários em plena Serra do Gerês para que possas desfrutar ao máximo. Quanto te fartares do campo, podes sempre pegar no carro e descobrir as localidades mais próximas.

Se és mais do género citadino, o Porto é uma bela cidade para passares um fim-de-semana ou umas mini-férias. Aproveita o melhor dos dois mundos: a parte histórica e cultural, por um lado; e a diversão nocturna, por outro. Fica alojado na Pousada da Juventude, bem situada, e que te permite conhecer todos os pontos mais interessantes da cidade. Visita a Torre dos Clérigos e a Sé, vê uma exposição no Museu de Serralves ou um concerto na Casa da Música e dá um passeio pelo Parque da Cidade. À noite, explora a zona da Ribeira e também a nova vida nocturna da Cedofeita, onde vais encontar os melhores bares e os espaços mais culturais da cidade.

Passear pelos canais de Aveiro Chamam-lhe ‘A Veneza Portuguesa’ e é conhecida pelos seus deliciosos ovos moles. Sugerimos-te Aveiro, claro. Aqui, podes passear nos tradicionais moliceiros pelo canal que atravessa a cidade. Se preferes andar de bicicleta, aproveita porque a Câmara Municipal disponibiliza bicicletas gratuitamente para quem quiser dar umas voltas pela cidade. A estética de Arte Nova que se encontra um pouco por todo lado nos edifícios da cidade transforma as casas em verdadeiras obras de arte. E porque é uma cidade com uma comunidade universitária considerável, de certeza que não vais ter dificuldades em encontrar sítios onde te divertires. Mercado Negro e Performas são alguns dos spots onde podes beber um copo, conversar e assistir a concertos.

porto

A tranquilidade do alentejo Cinco coisas essenciais para levares na bagageira Saco-cama ou cobertor Essencial para as noites frias e para o caso de não conseguires sítio onde passar a noite. Rebaixa os bancos do teu Polo, enrosca-te no saco-cama e tem uma noite descansada. Lanterna É daquelas coisas que faz sempre falta numa situação de emergência. Imagina que ficas perdido no meio de nenhures ou sem bateria no carro. Uma lanterna pode ajudar a iluminar o teu caminho numa noite escura.

sines

Viagem ao Algarve pitoresco

Uma toalha de mesa Se optares por poupar dinheiro nas refeições, podes comprar salgadinhos, algumas latas de atum e pão, para fazeres um piquenique improvisado. Assim, se tiveres uma toalha de mesa na bagageira, é só estendê-la no chão e... voilá! Um canivete suíço É uma ferramenta imprescindível para quem viaja ou vai acampar. Porque pode ser necessário cortar o pão (se levares farnel), abrir uma garrafa ou até mesmo cortar as unhas. Papel higiénico Esta é daquelas coisas que não convém mesmo deixar em casa. Além de servir para as necessidades mais básicas do ser humano, pode dar muito jeito no caso de teres que mudar um pneu ou verificar o motor do teu Polo nalguma emergência. Assim, já podes limpar as mãos para não sujares o volante.

Já que estás de carro, porque não conhecer um pouco melhor toda a Costa Vicentina? Pega no mapa de Portugal e assinala as zonas do litoral alentejano. Sugerimos que comeces pela Galé, Melides, e que vás descendo por aí abaixo. Segue para o Carvalhal, Sines, Porto Côvo, São Torpes e, como não podia deixar de ser, Zambujeira do Mar. Em qualquer uma destas localidades as praias, que nesta altura estão desertas, são lindíssimas. Pára numa esplanada, toma um refresco, um chá ou um café e desfruta da tranquilidade do mar.

lagos

É uma das regiões mais procuradas pelos portugueses em qualquer altura do ano. Mas há localidades, menos turistícas e mais pitorescas, que podes descobrir. Sugerimos-te um desses locais: Lagos. É uma cidade pequena, mas muito bonita. Não tem tantos turistas como Portimão ou Albufeira, e é uma localidade bastante agradável para passar um fim-de-semana. Durante o dia podes passear de carro pelas praias, que são imensas. Ou então, também podes aventurar-te de barco e descobrir as grutas que as ligam pelo mar. Há sempre animação de rua com malabarismo ou fogo e muito artesanato. A noite de Lagos também é algo a descobrir, com vários pubs ingleses na avenida principal e uma chuva de ‘happy hour’ antes do jantar em quase todos eles.


Fecha as janelas do teu Polo e curte o som

Texto: Bruno Martins

Há muita coisa que podes fazer dentro do teu Volkswagen Polo, e ouvir música é, com certeza, uma das melhores experiências que podes ter. Quer seja só ou acompanhado, parado no estacionamento ou a viajar com um grupo de amigos, eis algumas sugestões sonoras para tirar o pó às tuas colunas.

Lady Gaga, a escandalosa Há alguns meses o mundo acordou em choque com a edição de uma revista ‘Vogue’ vinda do Japão. Na capa estava a sempre ousada Stefani Germanotta, conhecida nos palcos da música pop como Lady Gaga e, mais uma vez, como o criador a trouxe à terra, envergando um original vestido de carne. Carne a tapar carne. É assim, Lady Gaga.

Os reis do Canadá

arcade fire

Os Arcade Fire são outra das bandas que está em voga numa indústria que já não vende o que vendia. Mas a banda canadiana tem o toque de Midas na forma de fazer música. Lançaram recentemente o terceiro álbum, “The Suburbs”, três anos depois do imaculado “Neon Bible” e de uma digressão de quase cem concertos. O grupo de Win Butler e companhia volta a conquistar a crítica com um disco mais maduro, que lhe confere maior subtileza, mas em que os ouvidos mais atentos não deixam de encontrar a magistralidade. A banda esteve para vir tocar a Lisboa este mês, mas ainda não foi desta que os fãs puderam apreciar as novas músicas ao vivo. Resta esperar por novo agendamento.

Vêm aí as listas de fim de ano lady gaga

Ela escandaliza e os seus álbuns vendem. ‘The Fame Monster’ ainda é de 2009, mas continua a sair que nem pãezinhos quentes e no topo das tabelas de vendas de discos a rivalizar com álbuns que acabaram de sair. Germanotta está, neste momento, sentada no trono de rainha da pop. E quando é que o vai deixar? Vale a pena esperar por um novo momento de Madonna?

lcd soundsystem

Cá em Portugal não nos podemos queixar muito de 2010. Mas até agora, quem fez a rondazinha pelos festivais de Verão, terá ficado de papinho cheio. LCD Soundsystem; Vampire Weekend; The National; M.I.A.; Julian Casablancas, contando-os apenas com os dedos de uma mão. Mas tivemos ainda o regresso dos Pearl Jam, dos Alice In Chains, Faith No More, Prince e U2! Quando chegarmos ao fim do ano vamos começar a ver as habituais listas. Os tops de revistas, de rádios e até dos bloggers, que têm o hábito de eleger quem mais brilhou no mundo da música. E há um disco que, apostamos, não vai faltar nas escolhas: ‘This Is Happening’, dos LCD Soundsystem. A James Murphy só falta cantar como Britney Spears: «Oops, I did it again». Efectivamente fez. Sem mexer muito naquilo a que nos habitou, James Murphy sacou mais um disco notável, a mostrar que é, efectivamente, o mestre do dance-punk.

E pelos caminhos de Portugal As perspectivas são boas, a julgar pelas impressões de Pedro Moreira Dias, o radialista da rádio Radar responsável pelo programa ‘Agência Lusa’, dedicado apenas à música que se faz em Portugal. «Tenho uma ligeira impressão do que se pode vir a passar este ano e que vá seguir para 2011. Há discos que são lançados agora e que depois só no início do ano é que começam a ter grande rotação», explica. E dispara de imediato: «Para já, tenho a noção de que há por aí um grande disco de Linda Martini.» “Casa Ocupada’ é o segundo trabalho de longa-duração da banda da linha de Sintra. «Pelo que o Hélio [Morais, baterista] me disse, este será talvez o disco com mais refrões e singles que se possa esperar. Muito rock, também, e é uma aposta forte para ser um dos disco deste ano e também para o ano que vem.»

© Paulo Segadães

PAUS, a grande revelação do ano

linda martini

Mas a banda que mais tem impressionado Pedro Moreira Dias – e confessemos que deixou muita gente de boca aberta com a bateria siamesa – são os PAUS. A nova banda de Joaquim Albergaria, Hélio Morais, João ‘Shela’ e Makoto Yagu lançou, nesta Primavera, o primeiro EP ‘É Uma Água’, pela editora Enchufada. «A primeira vez que ouvi o tema 'Mudo e Surdo' pensei que era uma coisa tão grande como foram os Zeppelin. Aquele baixo fenomenal do Makoto... fiquei muito surpreendido e são para mim a revelação de 2010. Agora, pelo que sei, vão lançar um vinil com mais uma faixa extra e no ano que vem editar o primeiro LP. Espera-se bombástico!»


Corrida aos concertos em alta velocidade

Texto: José Frazão Reis

Os sons do auto-rádio do teu VolksWagen Polo materializam-se e tomam forma em muitos palcos do País. Sugerimos que coloques o cinto de segurança, rodes a chave na ignição e aceleres pelos concertos a acontecer em Portugal. Até ao final do ano, vamos ver o que a estrada nos reserva.

uma partida auspiciosa O mês arrancou com uma triste notícia para os fãs dos Arcade Fire: apesar dos esforços da promotora Everything is New, o espectáculo que teria lugar no Pavilhão Atlântico a 18 de Novembro acabou mesmo por ser cancelado por causa da cimeira da NATO. Mas muito mais concertos há para colmatar a ausência dos canadianos. Após as visitas, na semana passada, de bandas como Vampire Weekend, The Drums e Interpol, temos os The Pains of Being Pure at Heart que se estreiam em Lisboa no palco da discoteca Lux no dia 16, depois de uma passagem pelo festival de Paredes de Coura.

mgmt

Atestar ao som de ritmos quentes A meio da corrida, que tal uma paragem para manutenção e lavagem da viatura? Para pôr o teu carro a brilhar, ninguém melhor que a colombiana Shakira. A diva dos ritmos sul-americanos, cujos talentos passam em muito a fronteira da música, leva a sua sensual dança ao Pavilhão Atlântico no dia 18 de Novembro. Segue-se o trabalho pesado de lubrificar e atestar o carro, e os mecânicos de serviço são os carismáticos Gogol Bordello, banda do irreverente músico cigano, Eugene Hütz. A loucura influenciada pela música dos Balcãs sobe ao palco no dia 24 de Novembro, no Campo Pequeno em Lisboa. Voltamos à estrada com o teu Polo em velocidade de cruzeiro, ao som da cantora compositora britânica Imogen Heap, que nos visita para dois concertos, a 28 de Novembro na Aula Magna, e 29 no Hard Club. Depois carrega-se no acelerador a fundo para dançarmos ao som dos norte-americanos Chromatics que se alinham no asfalto a 30 de Novembro no Teatro Sá da Bandeira no Porto, e a 2 de Dezembro no Lux, Lisboa. Já no próximo mês, curva-se em velocidade moderada com Wovenhand, projecto do songwriter David Eugene Edwards (ex-vocalista dos 16 Horsepower). O termo desta segunda etapa acontece a 5 de Dezembro na Casa da Música e no dia 7 no Santiago Alquimista de Lisboa.

deftones

shakira The Pains of Being Pure at Heart

Prego a fundo com metal para chegar à meta

gogol bordello

30 seconds to mars

A parte final da corrida é para ser feita a grande velocidade, até porque a música assim convida. Em quinta a fundo e ultrapassamos todos os demais concorrentes ao som do metal alternativo da super banda, os Deftones. Com sete álbuns de originais e uma comunidade de fãs em Portugal vastíssima, o retorno do grupo de Sacramento, Califórnia, tem tudo para dar certo. A ultrapassagem acontece no dia 9 de Dezembro no Campo Pequeno. A velocidade é para manter, pois o peso mantém-se na estrada, desta feita ao som dos 30 Seconds to Mars, projecto do actor norte-americano Jared Leto, que protagonizou filmes como ‘Alexandre o Grande’ de Oliver Stone ou mais recentemente ‘Chapter 27’ em que interpreta a infame e perturbada personagem de Mark David Chapman, assassino do lendário músico britânico dos The Beatles, John Lennon. O concerto acontece a 16 de Dezembro no Pavilhão Atlântico. Ainda a prego a fundo, mas deixando toda a concorrência para trás, chegamos aos MGMT, que regressam a Portugal, para nos laurear com um novo álbum: ‘Congratulations’, já que estamos perto da meta e a vitória já nos sorri. A banda de Brooklyn, Nova Iorque, dá-nos os parabéns com o seu noise rock electrónico no dia 18 de Dezembro, no Campo Pequeno.

ficHa TécNicA: Título registado no I.C.S. sob o n.º 124469 | Propriedade: Moving Media Publicações Lda | Empresa n.º 223575 | Matrícula n.º 10138 da C.R.C. de Lisboa | NIPC 507159861 | Conselho de Gerência: António Stilwell Zilhão; Francisco Pinto Barbosa; Gonçalo Sousa Uva | Directora: Laura Alves Redacção: Andreia Arenga | Colaboradores: Bruno Martins, José Frazão Reis | Paginação: Filipa Andrade | Revisão: Catarina Poderoso | Marketing: Vanda Filipe | Publicidade: Margarida Rêgo (Directora Comercial); Mariana Jesus (Account Júnior) | Distribuição: José Magalhães | Sede Redacção: Estrada da Outurela n.º 118 Parque Holanda Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide | Tel: 21 420 13 50 | Tiragem: 40 000 | Distribuição: Gratuita | Impressão: Grafedisport; Morada: Casal Sta. Leopoldina – Queluz de Baixo 2745 Barcarena; ISSN 1646-1649.


www.mundouniversitario.pt


MU - Edição Volkswagen Polo