Page 1

!

Diretora: Patrícia tadeia

08 OUT 2012 • 1

edição nº 205 quinzenal • distribuição gratuita 08 de outubro de 2012

istockphoto

Testa-te

sabes mesmo tudo sobre sexo? O MU falou com especialistas sobre o assunto. Apesar de toda a informação que há por aí, há ainda muitos erros que continuam a ser cometidos. E cabe-te a ti estar informado. Sabe como. P. 8 e 9


Depois de semanas a falar de crise e austeridade à mesa do almoço, à mesa do jantar, eis que de repente se fala de um rapaz que procura uma miúda. Coisa normal nos tempos que correm. Quantas vezes não te puseste a pensar que gostarias de encontrar aquela pessoa com quem sonhas? Aquela miúda gira, alta e loira, ou aquele rapaz moreno de olhos verdes que, normalmente, só existe nos filmes. Só que este rapaz dizia tê-la encontrado, num bairro da cidade, depois de uma manifestação, daquelas para superar a tal crise e a tal austeridade de que tanto se falava. Cruzaram-se. E ele foi atrás dela. À sua procura. Dizia o mesmo rapaz que falaram horas, num banco de jardim. Dizia o mesmo rapaz que eram almas gémeas, feitos um para o outro. E dizia ainda que nesse mesmo dia ela desapareceu, sem deixar rasto. Dizia que não foi atrás. Mas que não a esqueceu. E dizia que não desistira de a encontrar até ao dia em que ela partiria. Dizia ele tudo isto e nós dizemos que acreditámos – uns mais que outros. Aqueles que acreditam no amor, quiseram ver nesta história um romance tornado real. A certeza com que o tal rapaz contava a sua história ainda nos fez acreditar mais. Mas a crença não passava de uma manobra de marketing de uma marca que pouco interessa mencionar. As “vozes” (pelo menos no Facebook) elevaram-se e nasceu uma campanha contra esta história. Quem acreditou manifesta revolta e, quero acreditar que não, mas o tal rapaz que a procurava mas que não a encontrou, deveria ficar em casa um bom tempo. Para que não encontre uma desilusão maior.

pssst...

08 OUT 2012 • 2

“À procura de” alguma coisa

Queres melhorar as tuas notas? Os investigadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, revelaram alguns truques e métodos que aumentam de 29% a 63% as notas dos estudantes. Em causa está um conjunto de estratégias chamado de método “SOAR”. A sigla corresponde a quatro ações nos estudos: selecionar ideias principais do conteúdo, organizar as informações com quadros comparativos e ilustrações, associar ideias para criar conexões significativas e regular o aprendizado através da prática. O estudo foi realizado por Ken Kiewra e Dharmananda Jairam e publicado no Journal of Educational Psychology. “Estas técnicas complementam a maneira como o cérebro processa informações. A aprendizagem é melhor quando as informações importantes são separadas das ideias menos importantes”, dizem. Os investigadores defendem ainda que o uso de computadores durante o estudo faz com que os alunos aprendam melhores formas de processar e usar as informações.

VIDEO POP

Rui Veloso, Ana Moura, Boss AC, Rita Guerra, Olavo Bilac, Rita Pereira entre muitos outros. Todos deram a cara por este videoclip dos HMB feat. MC Ary. Ilustres conhecidos – e desconhecidos – perguntam “De quem é a culpa?”, enquanto se ouve “CDQP”, outro dos temas que fazem parte do álbum da banda de Lisboa. O vídeo começou a circular nas redes sociais, no passado dia 29 de setembro, enquanto nas ruas milhares de portugueses se manifestavam contra as medidas de austeridade. E tu, sabes de quem é a culpa?

vox pop

Vê o video em facebook.com/jornalMU

Os jovens portugueses fazem sexo responsável e usam contraceção?

Os revoltados procuram um culpado, alguém que assuma a desilusão que lhes causaram. Indignados defendem agora que “afinal, o amor não existe”. O tal rapaz tornou-se naquela pessoa que agora se procura. Com certeza não imaginou o que o esperava. Contudo, resta saber se é esse miúdo o culpado de tudo isto. Se é a marca que o contratou. Ou se somos todos nós que procurámos nesta história acreditar que o amor ainda existe. Um amor escondido num qualquer bairro da cidade, num qualquer banco de jardim, ou num qualquer Ricardo ou Diana por aí.

DIANA SANTOS, 23, GESTÃO, ISEG e MESTRADO, GESTÃO DE EVENTOS, ESHT ESTORIL Acho que os jovens portugueses são responsáveis, no que toca ao uso de pelo menos um dos meios contracetivos (pílula ou preservativo). Se não são, acho mesmo que está na altura de ter consciência sobre os perigos e riscos que hoje em dia são tão falados e não há desculpas para os “azares” acontecerem!

mike da gama, 23, Mestrado Eng. Alimentar, Inst. Sup. Agronomia Acho que estão cada vez mais consciencializados para praticar sexo seguro não só porque previne a gravidez, mas principalmente por ser o único método eficiente de prevenir as DST. O uso do preservativo já está, ou se não está devia estar, enraizado na mentalidade dos jovens. Pode ser adquirido gratuitamente em qualquer centro de saúde. Não há desculpas. Usar preservativo até está na moda! Sexo seguro está na moda!

Ana Marta Fonseca, 21, Enfermagem, Univ. Católica A maioria não. O sexo não é olhado como demonstração de amor, mas sim como impulso para satisfazer o desejo físico que os jovens sentem uns pelos outros. É como irracional e no momento é assim que agem. E desde a legalização do aborto a preocupação de gravidezes não desejadas desapareceu. E este era ainda o “único motivo” para a preocupação de usar preservativo.

editorial FICHA

Patrícia Tadeia • Diretora editorial ptadeia@mundouniversitario.pt

Título registado no I.C.S. sob o n.º 123881 | Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA| Empresa Jornalística n.º 223575 | Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais | NIPC 505434229 | Capital Social €156.480,00 | Principais acionistas Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva | Diretora Editorial: Patrícia Tadeia | Redação: Bruno Martins | Revisão: Catarina Poderoso | Projeto Gráfico e Paginação: António Garcia, Rui Gonçalves | Marketing: Diretor de Marketing – Luís Rebola | Publicidade: Diretor Comercial – Ricardo Branco | Coordenadoras Agências – Ana Silveira, Joana Santana; Agências – Adriana Macedo, Margarida Rêgo, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Directos – Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade | PORTO Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vítor Machado; Agências: Ivone Pinheiro Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 Sede Redação: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº 3, 1549-023 Lisboa | Tel: 21 049 4000 | Distribuição: José Magalhães | Distribuição: Gratuita


08 OUT 2012 • 3

pub

pub


08 OUT 2012 • 4

news “HIDRA”: CIDADES COM UMA ENERGIA LIMPA

CRIAR TECNOLOGIAS AMIGAS DO AMBIENTE

PORTAL AJUDA A ENCONTRAR CASA

A Universidade do Minho está envolvida no projeto internacional TRANSBIO, que visa o reaproveitamento de resíduos da indústria de frutas e hortícolas através do desenvolvimento de tecnologias “amigas do ambiente”. O consórcio junta 16 parceiros de 9 países e permitirá a criação de bioprodutos para aplicar nos diversos setores da economia mundial. O TRANSBIO, financiado pela Comissão Europeia, vem assim responder à necessidade de aproveitar da melhor forma os cerca de 200 milhões de toneladas de resíduos de frutas e vegetais produzidos anualmente na Europa. Mais especificamente, pretende desenvolver tecnologias de fermentação, utilizando bactérias, leveduras e fungos, e recorrer à conversão enzimática para obter produtos de valor acrescentado como bioplásticos, ácido succínico e enzimas, que poderão ser utilizadas nos vários setores da indústria mundial.

A Universidade de Coimbra (UC) lançou um portal de divulgação de alojamentos universitários ou particulares disponíveis na cidade para estudantes nacionais e estrangeiros. O objetivo é ligar a oferta à procura, disse fonte da instituição. O portal UC/Alojamento é gerido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e está disponível em português e inglês em apps.uc.pt/accommodation. Aqui encontras um mapa interativo com a localização das casas. A UC pretende que os estudantes estrangeiros, cujo número tem vindo a crescer, possam ultrapassar as dificuldades que encontram na procura prévia de alojamento.

finanças pessoais “Burn Fat, Not Oil” (Queima Gorduras, Não o Petróleo) é o slogan do projeto que venceu o desafio criativo promovido pelo IADE e pela Siemens em torno do tema da Sustentabilidade Urbana. Chama-se “Hidra” e foi concebido por uma equipa internacional com quatro estudantes do Mestrado de Produção Industrial do IADE: o português João Paraíso e os italianos Filippo Fiumani, Marino Cardelli e Alessandro Valenti. O projeto tem como objetivo promover a geração de energia limpa nas cidades através da transformação de energia cinética em energia elétrica ao acionarem um dínamo através de um pedal de bicicleta. O Hidra, que responde a um desafio lançado pela Siemens, esteve em exposição no stand do IADE no GreenFest, no Centro de Congressos do Estoril. A ideia era mostrar os vários aspetos de uma cidade sustentável, promotora da qualidade de vida das pessoas desta empresa.

A Universidade de Coimbra (UC) atribuiu 164 mil euros das suas receitas próprias para apoiar, este ano letivo, estudantes com graves dificuldades económicas. O objetivo é ajudar os alunos no pagamento das propinas e, principalmente, apoiar aqueles que se viram excluídos do acesso a bolsa, avançaram os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). O Fundo de Apoio Social, criado há alguns anos pela Reitoria da UC com receitas das propinas, foi este ano reforçado em cerca de 20 mil euros, comparativamente ao ano letivo passado, dado o aumento das dificuldades económicas entre os estudantes.

Ingressaste no ensino superior e estás longe de casa. Precisas de alojamento? A oferta é imensa, mas dificilmente se consegue obter uma ótima relação qualidade/ preço/localização. A maior parte das universidades dispõe de residências, com boas condições, preço acessível e localização privilegiada. Tens de estar atento aos prazos de candidatura. Consulta o regulamento das residências da tua universidade! Não te esqueças que a maioria impõe determinadas condições de admissão, como ser aluno bolseiro, rendimento do agregado familiar baixo e maior distância entre o domicílio familiar e a universidade. Se não conseguires alojamento numa residência, pede ajuda na tua universidade e/ou junto da associação de estudantes. Geralmente, as universidades e algumas associações académicas, como a de Aveiro, por exemplo, dispõem de serviços de apoio a estudantes deslocados, que estabelecem contacto com proprietários de casas, apartamentos e quartos para arrendar. Mexe-te! Fala com os teus colegas e partilhem o mesmo alojamento. Vais ver que compensa!

perguntas “VAIS RECORRER AO ARRENDAMENTO?” O ideal é viver perto da universidade, em tempo de aulas. Sempre podes deslocar-te a pé e poupar dinheiro em transportes. Sabes que há uma plataforma (UniPlaces.pt) que te pode ajudar a encontrar alojamento perto da tua universidade? E sabias que a lei prevê a existência de contratos de arrendamento com fim transitório (válido até completares o curso)? As regras diferem do arrendamento tradicional, por isso fica atento. Informa-te, lê e relê o contrato! Mas antes de tomares uma decisão, pondera várias hipóteses, fala com diversos proprietários e vê mais do que um alojamento, pois vais, seguramente, encontrar preços bastante diferentes. Por fim, opta por aquele que se ajustar melhor às tuas necessidades! Depois do arranque, na semana passada, em Setúbal, a exposição itinerante de literacia financeira Educação+, da Universidade de Aveiro (UA) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vai estar, a partir de amanhã e até quinta-feira (dia 11), em Montemor-O-Novo. A exposição, que já foi vista por mais de 30 000 jovens, nos últimos dois anos, estará aberta ao público das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na escola secundária local. A par da exposição, que está agora a iniciar nova volta a Portugal pelo terceiro ano consecutivo, terá lugar na quarta-feira (dia 10), às15h00, no mesmo local, uma conferência, “Educação Financeira: é comigo?”, por Sérgio Cruz, do Projeto Matemática Ensino (PmatE), da Universidade de Aveiro.

atividade

UC AJUDA ESTUDANTES

dicas


ÉS ESPECIALISTA EM QUÍMICA? Os cosméticos, o chocolate, o pão, os vitrais ou o fogo de artifício são produtos que resultam de manifestações da química que acontecem todos os dias, diante dos nossos olhos. A química que se esconde por detrás de todas estas reações continua a ser explicada na segunda temporada da iniciativa “A química das coisas”, que arrancou no dia 1 deste mês na Internet. A página oficial do projeto (http://www.aquimicadascoisas.org/) acolhe dois episódios por semana. A iniciativa é do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ), a produção da Science Office e Duvideo e conta com a apresentação de Cláudia Semedo.

série ta nova as que s e d s bre tem pisódio ovos e bruçar-se so monstram n 3 1 e e Os dia e d am a d s mais continu arte do dia a presente no p á fazem química est produtos. e a como dos objetos a r inespe

Nesta segunda temporada da iniciativa vão ser revelados, por exemplo, os segredos químicos das notas de euro, do fogo, dos artigos de desporto, dos instrumentos musicais, das piscinas, da pastilha elástica e até a importância daquela ciência na investigação criminal.

Põe na tua agenda!

LINHA SOS-ESTUDANTE PROCURA VOLUNTÁRIOS

10 DE OUTUBRO

A Linha SOS-Estudante – uma linha de apoio emocional e prevenção do suicídio dirigida a alunos – lançou mais uma fase de recrutamento de voluntários. Este é um projeto da Associação Académica de Coimbra, constituída por estudantes e que funciona de 2ª a 6ª, entre as 20h e a 01h, à exceção das férias escolares, através dos números 808 200 204 e 969 554 545. Até novembro, podes inscrever-te para ajudar este projeto, sendo que se inicia, nessa altura, o período de formação de novos voluntários, que ocorre apenas duas vezes por ano: em março/abril e em outubro/novembro. Para se ser voluntário é necessário ser estudante do ensino superior em Coimbra, ter disponibilidade de cerca de 15 horas mensais em horário noturno (das 20h à 01h) para fazer atendimento telefónico e saber e querer escutar o outro. “Uma vez que se trata de um serviço solidário prestado por estudantes voluntários anónimos, temos uma dificuldade acrescida em angariar voluntários”, informa a linha, que apela à participação. Sabe mais em http://www.facebook.com/sos.estudante.1.

MARKETEER DIGITAL NO IADE A sala 18 do IADE – Creative University recebe, às 19h, mais um seminário com especialistas da área da comunicação. A iniciativa está integrada nos mestrados em Publicidade, Marketing e Comunicação e Imagem e decorre todas as quartas-feiras. Este é mais um exemplo da postura de proximidade com o mercado e da vertente pragmática da formação da instituição. Desta vez o tema é “Marketeer Digital 2.0” e o convidado é Mário Aleixo Croca, Diretor de Marketing Watch Planet. A entrada é livre.

13 DE OUTUBRO COLÓQUIO ROBÓTICA E CIBERNÉTICA

16 DE OUTUBRO CONVERSAS DE FIM DE TARDE NA ETIC A ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação recebe, pelas 19h, mais uma edição de Tech I Talk. Esta é uma sessão de conversas informais com temas variados e que decorre todos os meses na ETIC. O tema para o arranque do Tech I Talk é “Como usar as redes sociais para inovar” e o orador convidado será Armando Alves, Headof Social Media na Fullsix Portugal. O responsável conta com mais de 10 anos de experiência na área de marketing interativo.

A Universidade de Aveiro recebe o Colóquio Robótica e Cibernética que traz oradores de renome nacional e internacional tanto a nível universitário como empresarial. O objetivo é motivar os estudantes portugueses para estas áreas científicas, para que possam no dia do colóquio vivenciar um espírito empreendedor que lhes permitam tornarem-se melhores profissionais e que possam também acreditar nas suas ideias. A organização é do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

08 OUT 2012 • 5

news


GOMAS, PASTÉIS DE NATA E UM CADÁVER ESQUISITO BAIXA-CHIADO PT BLUESTATION

08 OUT 2012 • 6

news news

A BAIXA-CHIADO PT BLUESTATION COMEMORA DOIS ANOS DE PROGRAMAÇÃO E RECEBE ESTE MÊS AS IDEIAS DE FERNANDO ALVIM. NA AGENDA DE OUTUBRO TEREMOS SESSÕES DE STAND UP COMEDY, O FESTIVAL “QUEM É QUEM?” (COM A ATUAÇÃO DE ARTISTAS CONCEITUADOS DISFARÇADOS E PRÉMIOS PARA QUEM ADIVINHAR QUEM SÃO), AULAS DE COZINHA MACROBIÓTICA, MOLECULAR E SUSHI, LEITURA DA MENTE COM JOÃO BLUMEL, UM FILME ANIMADO E UMA FEIRA DE LIVROS RECOLHIDOS PELO PROGRAMADOR. MAS ESTE MÊS, HÁ QUEM PENSE NOS MAIS GULOSOS: HÁ OFERTA DE GOMAS, NA QUINTA-FEIRA, DIA 18, E PASTÉIS DE NATA, NA QUINTA-FEIRA, 25. E UM CONCURSO QUE OFERECE UM PASSE DE METRO VÁLIDO POR UM MÊS.

AS NOSSA S SUGESTÕES : EU SEI QUE TU SABES QUE EU SEI, COM O MIND-READER JOÃO BLUMEL

WE SHOWCOOKING YOU! Aulas de cozinha, 17h às 19h Quinta-feira, dia 11: Cozinha Molecular, com um chef do Cooking.lab Quarta-feira, dia 24: Sushi com um chef da Everything About Sushi

Quarta-feira, dia 17, 20h às 21h João Blumel estuda a mente humana desde que se conhece. Mas o que ele gosta mesmo é de ler o pensamento. E é isso que vai fazer à estação: decifrar o que estamos a pensar. O espetáculo começa às 20h, com um convidado surpresa, e segue para o Teatro Estúdio Mário Viegas, ali ao lado, às 22h.

CICLO AH AH AH!! Às segundas-feiras Stand up comedy, das 17h às 19h

FESTIVAL “QUEM É QUEM?”

PRIMEIRO CONCURSO MUNDIAL “O PASSAGEIRO HERÓI” Todo o mês A ideia é descobrir quem é o “O Passageiro Herói”, o passageiro que qualquer estação gostaria de ter. É só deixar o testemunho que é filmado e enviado ao Alvim para ele os ver, pontuar e escolher o vencedor. O prémio é um passe de metro válido por um mês.

Às sextas-feiras, das 19h às 20h Um artista canta, toca ou representa. Mas não se sabe quem é. Apenas se sabe que é uma figura pública conceituada na área artística. O desafio é o público identificar o artista disfarçado.

news CINEMA PREMIADO NA UALG

“THE TIMES” ELEGE UMINHO

A Universidade do Algarve (UAlg) está a exibir uma mostra de cinema organizada pelo Cine Clube de Faro. Até dia 25 de outubro será possível assistir a filmes galardoados pelas edições anteriores do Prémio Lux do Cinema Europeu. A exibição decorre no grande auditório do Campus das Gambelas da UAlg. No próximo dia 11, é possível ver o filme “Welcome”, de Philippe Lioret. No dia 18 será a vez de “O Estrangeiro”, de Feo Aladag. A mostra de cinema termina no dia 25 com a obra de Robert Guédiguian “As Neves do Kilimanjaro”, filme premiado na edição do Prémio Lux de 2011.

A Universidade do Minho (UMinho) está entre as 400 melhores academias do mundo. A conclusão é de um ranking publicado pelo jornal The Times. Num suplemento, designado por “Times Higher Education” são divulgadas as melhores instituições. No documento é possível ler-se que a UMinho está “fortemente comprometida com a internacionalização” e que tem “uma ampla oferta de cursos graduados, pós-graduados e especializados”. E mais: “possui uma matriz modelo que promove e favorece as abordagens interdisciplinares”, refere-se ainda no suplemento.


08 OUT 2012 • 7

pub


08 OUT 2012 • 8

ZOOM +

Sexo: SERÁ QUE SABES TUDO? TABUS À PARTE, MUITO SE FALA DE SEXUALIDADE NA TUA IDADE. QUISEMOS SABER SE A INFORMAÇÃO QUE RECEBES É COLOCADA EM PRÁTICA CORRETAMENTE. QUISEMOS SABER SE ESTÁS BEM INFORMADO. E QUISEMOS CONFIRMAR QUE ESTA É UMA GERAÇÃO QUE SABE O QUE FAZ. FALÁMOS COM ESPECIALISTAS NO ASSUNTO E DAMOS-TE A CONHECER ALGUNS ESTUDOS RECENTES NESTA ÁREA. ALGUMAS NOTÍCIAS SÃO BOAS E OUTRAS MÁS. QUERES SABER A QUE GRUPO PERTENCES? LÊ COM ATENÇÃO AS LINHAS QUE SE SEGUEM. Patrícia Tadeia


NÚMEROS:

70,4%

revelam que o mais usado é método contracetivo a pílula

83,3%es universitários dos estudant ativos são sexualmente

,9% 14 das raparigas disseram não ter usado preservativo quando tiveram relações sexuais associadas ao álcool

90,3%

referiram ter us tivo na primei ado método contracera relação sexu al

3,2%

já realizaram uma int voluntária da gravidezerrupção

67%

dizem que n parceiros oc unca tiveram asionais

35%

79,2%

ção sexual tiveram a sua primeira rela ive) lus (inc s ano a partir dos 16

Oito em cada dez estudantes universitários são sexualmente ativos e tiveram a primeira experiência sexual a partir dos 16 anos, dois anos antes de entrarem na universidade. Estas são algumas das conclusões do estudo “Saúde sexual e reprodutiva dos estudantes universitários” (SSREEU), apresentado em abril de 2011. A pílula e o preservativo são os métodos contracetivos mais usados pelos universitários, revela o mesmo estudo. E a grande maioria, 93,3%, revelavam saber que o preservativo é a melhor forma de evitar as infeções sexualmente transmissíveis. Mas será que os jovens de hoje estão mesmo mais cientes dos perigos associados a um sexo desprotegido? “É difícil assegurar. Sabemos que vivem num mundo que lhes facilita toda a informação, que os media, as campanhas de prevenção e a educação sexual se focalizam essencialmente

08 OUT 2012 • 9

FONTE: HBSC/SSREU, 2011

ma vez elo menos u já tiveram p xuais associadas ao relações see álcool consumo d

na utilização do preservativo para prevenir as infeções sexualmente transmissíveis. Com isso, a percentagem de utilizadores do preservativo tem vindo a aumentar gradualmente, em especial na faixa etária mais jovem”, explica ao mu uma das especialistas da equipa Aventura Social da Universidade Técnica de Lisboa que realizou o estudo. Marta Reis é licenciada em Psicologia Clínica e Aconselhamento e mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mas este aumento do uso do preservativo, por si só, não é suficiente. “Era conveniente que os nossos jovens universitários compreendessem que estarão mais protegidos com o preservativo e outro método como a pílula, o anel ou o adesivo contracetivo em simultâneo”, acrescenta Lúcia Ramiro, também mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e outra das especialistas responsáveis por este trabalho. O inquérito aponta ainda que entre os alunos, 50,2% não souberam dizer corretamente qual é a função principal da pílula e 50,1% não sabiam o que fazer em caso de esquecimento de toma.

COMPORTAMENTOS DE RISCO A mesma investigação, que é uma extensão do estudo Health Behaviour in School-aged Children da Organização Mundial de Saúde (OMS), revela ainda que a maior parte dos jovens não tem compor-

CAMPANHA REVELA DADOS “PREOCUPANTES” Um estudo recente da Associação para o Planeamento da Família (APF) revela que o preservativo, a pílula e o Dispositivo IntraUterino (DIU) são os métodos contracetivos mais populares entre os universitários. O “Inquérito Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva - Jovens Universitários” resulta de uma campanha realizada no final do ano passado a 2.741 jovens de 15 universidades de todo o País, numa parceria da APF com a Sociedade Portuguesa de Contraceção, a Direção-Geral da Saúde e a farmacêutica MSD. “Há muita inconsistência na educação sexual que anda a ser feita nas escolas”, alertava na altura Duarte Vilar, presidente da APF.

de a tomar; 4,8% admitiu mesmo esquecer-se “muitas vezes”. Segundo a APF, este é um dado preocupante já que “um terço das interrupções voluntárias de gravidez ocorre antes dos 24 anos”.

- De acordo com o estudo, 76% das jovens que usam a pílula admitiram já se ter esquecido

- 49% acredita que a infeção sexualmente transmissível Clamídia é uma infeção urinária.

- A APF acrescenta que “continuam a existir jovens com crenças erradas”: 4,3% pensa que só os homossexuais, prostitutas e toxicodependentes podem ser infetados com VIH/Sida e mais de 35% dizem que se deve fazer uma pausa anual na toma da pílula. - 46% afirmaram desconhecer que o 1º dia de um ciclo corresponde ao 1º dia da menstruação.

3,3%

já tiveram u sexualmentema infeção transmissíve l

% 69 revelam que o método contracetivo mais usado é o preservativo

tamentos de risco. “Os principais erros ou riscos que uma minoria menciona, sobretudo rapazes e jovens mais velhos, é que dificilmente são capazes de recusar ter relações sexuais, mesmo que não tenham preservativo com eles”, aponta Marta Reis. Depois há ainda os que “têm relações sexuais associadas ao consumo do álcool, o que pode trazer consequências indesejadas”, acrescenta. Aliás, o estudo conclui isso mesmo: que cerca de 35% dos jovens afirmou já ter tido relações sexuais depois de ter bebido demais. Principalmente os rapazes. Contudo, Lúcia Ramiro acrescenta: “É importante referir que ter bebido álcool não constitui só por si um comportamento de risco. O que poderá ser entendido como risco é a diminuição na capacidade de decisão e de adoção de comportamentos seguros (como recusar ter relações sexuais, ser capaz de negociar o uso do preservativo, colocá-lo, etc.) que o consumo excessivo potencia.” Destes, que praticaram sexo, depois de terem bebido demais, três em cada dez confessaram que não usaram um método contracetivo em todas as ocasiões. Cinquenta e cinco por cento dizem mesmo que não usaram preservativo. Neste caso, são as raparigas quem mais confessa que não o fez: 14,9% dizem que não usaram preservativo nunca, nessa situação. O mesmo estudo revela ainda que 3,2% dos inquiridos já terá efetuado uma interrupção voluntária da gravidez.

EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS Sobre a realização do teste do VIH, a maioria dos jovens não tem qualquer intenção de o fazer, nem de pedir ao parceiro, lê-se ainda no estudo. Aliás, “no que diz respeito a comportamentos de proteção, nomeadamente o acesso e o uso de preservativos, as conversas sobre sexo seguro e o teste do VIH, são os jovens que não tiveram educação sexual na escola (antes de entrar para a universidade) que apresentam um atitude negativa”, acrescentam as especialistas. Já sobre os sentimentos associados às relações sexuais, as meninas mostram-se mais românticas. Enquanto os homens atribuem uma maior importância ao prazer sexual na relação, elas valorizam os sentimentos e a comunicação num relacionamento amoroso. Como conclusão, as investigadoras afirmam que “a educação sexual nas escolas tem vindo a cumprir o seu papel: os alunos mais novos referem todos ter tido educação sexual na escola e reportam um comportamento sexual mais seguro”. Ainda assim, lê-se no estudo, “urge apostar em Gabinetes de Esclarecimento, nas universidades, constituídos por equipas pluridisciplinares, com recurso às tecnologias mais recentes (principalmente a Internet) e trabalho entre pares”.

O estudo nacional “Saúde sexual e reprodutiva dos estudantes do ensino superior” é uma extensão do estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) da Organização Mundial de Saúde. Foi realizado pela primeira vez em Portugal, através da equipa Aventura Social da Universidade Técnica de Lisboa e foi financiado pela Coordenação Nacional para a Infeção VIH/Sida/Alto Comissariado da Saúde (Ministério da Saúde).

3.278

Amostra: alunos do ano letivo 2009/2010 de 144 institutos/universidades de Portugal Continental.


08 OUT 2012 • 10

música “Escrever canções de amor com 15 anos até soava a ingénuo. Agora já tenho outra experiência.”

THE XX “COEXIST” É O NOVO DISCO DA BANDA INGLESA. DEPOIS DE RELAÇÕES FALHADAS, LÁGRIMAS, SORRISOS, OLIVER SIM DIZ AO MU QUE ESTE NÃO É UM ÁLBUM TÃO INGÉNUO. Bruno Martins

Muito se desejou o regresso dos ingleses The xx. Foi há dois anos que a melancolia, doçura e tranquilidade das canções da banda de Romy Madley Croft, Oliver Sim e Jamie xx conquistou o mundo. A banda surpreendeu por misturar as paisagens rock com a “softrónica” – e foi aqui que conhecemos o génio de Jamie xx, por canções como “VCR”, “Crystalised” ou “Islands”. Mas eram apenas jovens de 18 anos. Foi com essa idade que conquistaram o mundo e triunfaram no importante prémio da música britânica, o Mercury Prize. As expetativas estavam em alta para este segundo disco dos The xx. Mas o grupo não desiludiu. Musicalmente, Jamie xx – que volta a tomar conta dos botões da produção – guia o grupo pelos mesmos caminhos. Mas nota-se outra maturidade na banda. Oliver, em conversa com o mu, também o assume: “Começámos com 15 ou 16 anos… agora já demos a volta ao mundo várias vezes. Escrever canções de amor com 15 anos até soava a ingénuo. Agora já tenho outra experiência.

Já vivi relações, já vi relações de outras pessoas à minha volta, já lidei com expetativas, já me desiludi com expetativas falhadas…” Dois anos passaram. Todos eles cresceram. E a vida traz coisas tristes, situações felizes. Choros e risos. “Coexist” é um trabalho “muito mais pessoal, até quase terapêutico”. Percebemos o que Oliver quer dizer quando o ouvimos cantar em “Missing”, “Fiction” ou na belíssima “Reconsider”. Este maior intimismo nas letras leva também a um maior intimismo nas canções, com as palavras a estarem em primeiro plano. “Sim, é verdade. A Romy toca menos guitarra e toca com menos palheta – o que dá menos intensidade. As vozes são mais puxadas para a frente, sim. Deixámos que isso acontecesse, talvez porque hoje em dia temos muito mais confiança! Por exemplo, esta é a primeira vez que eu canto uma canção sozinho!”

FOTOS: ALEXANDRA WAESPI


08 OUT 2012 • 11

pub


08 OUT 2012 • 12

música

O “REGRESSO AO FUTURO” DOS MIND DA GAP

agenda

KLEPHT 11 de outubro, Hard Rock Cafe, Lisboa, 22h30 Preço: 6 euros A banda de Diogo Dias, Marco Reis e Mário Sousa vai mostrar as suas canções no espaço de referência da Avenida da Liberdade e por uma causa nobre: o Pink October, o mês de alerta para o cancro da mama. As receitas deste concerto vão reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. É uma hipótese de te divertires a ajudar!

DAPUNKSPORTIF 12 de outubro, MusicBox, Lisboa, 00h Preço: 8 euros Já era altura de a banda de Peniche voltar aos discos! Já sentíamos falta da potência sonora de João Guincho, Paulo Franco e companhia. O MusicBox recebe a banda que edita durante este mês o terceiro trabalho de originiais, “Fast Changing World”. O melhor stoner-rock português está de volta!

BANDA PORTUENSE TEM NOVO DISCO, O SÉTIMO DA DISCOGRAFIA DE ORIGINAIS. A CRÍTICA SOCIAL E POLÍTICA VOLTAM A SER TEMA CENTRAL, MAS TAMBÉM NÃO ESTRANHA: “PORTUGAL ESTÁ EM CRISE DESDE 1974!” Bruno Martins OS PONTOS NEGROS não cumprem com o dever deles – fico frustrado”, desabafa. O vocalista acredita que algo pode estar para acontecer. “Cansa. Mas continuo a dizer que a esperança é a última a morrer e a acreditar que alguém vai ter que dar o grito do Ipiranga.” Se não, não fazia a música que faz. Além da experiência de uma das bandas mais respeitadas da cena hip hop em Portugal, “Regresso ao Futuro” conta ainda com a participação de alguns convidados e amigos da banda, que foram “estabelecidos logo à partida”. O caso de Sam The Kid: “Já queríamos que acontecesse há muito tempo e ele também, mas por vários motivos acabava sempre por não acontecer”, conta Ace. Também os Dealema, que já são uma tradição “que valia a pena manter” nos discos dos Mind da Gap, tal como Rey.

Depois da “Essência”, um “Regresso ao Futuro”. Os portuenses Mind Da Gap (Ace, Presto e Serial) voltam aos discos, o sétimo de uma carreira que conta já com quase 20 anos. São um dos grupos de hip hop mais respeitados do País, sobretudo pela mensagem que transmitiram ao longo dos anos: um dedo em riste a apontar ao que está mal naquilo que os rodeia, sem papas na língua. “Regresso ao Futuro” não é exceção. E Ace, vocalista e letrista da “tríade nuclear”, não estranha: “Portugal está em crise desde 1974!”, diz ao mu, ironicamente. “A crise mental reflete-se em todo o lado e confesso que às vezes é frustrante. Se pensar que desde que comecei a fazer música sempre fiz temas dedicados aos políticos e à completa falta de profissionalismo da classe – porque

“MAS CONTINUO A DIZER QUE A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER E A ACREDITAR QUE ALGUÉM VAI TER QUE DAR O GRITO DO IPIRANGA.”

13 de outubro, Ritz Clube, Lisboa, 23h Preço: 8 euros “Tudo Floresce”, “Eu + Eu = Ninguém”, “Conto de Fadas de Sintra a Lisboa”, “Magnífico Material Inútil” e “Rei Bã” são algumas das músicas que vais poder ouvir neste concerto. Este será o concerto de apresentação de “Soba Lobi”, novo álbum da banda.

FILIPE PINTO

PRÓXIMOS CONCERTOS mdg 20 Outubro CINE-TEATRO SÃO MAMEDE Guimarães

13 dezembro 27 Outubro ARRAIAL ACADÉMICO ISCTE Lisboa

TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA 22h, entrada livre

14 dezembro CINE-TEATRO DE ESTARREJA

14 de outubro, FNAC Mar Shopping, Matosinhos, 17h Entrada Grátis Aquele que foi considerado um dos melhores concorrentes de sempre do programa de televisão “Ídolos” tem, finalmente, o seu disco de originais pronto. Filipe Pinto está agora em digressão pelo País a mostrar as canções do seu álbum “Cerne”. Não percas a oportunidade de o ver, de borla, na Fnac de Matosinhos.


música

08 OUT 2012 • 13

SICA Ú M DA À BOLEIA Esta é uma viagem com muita música e um destino secreto. A única coisa que é certa é que acontece a 30 de novembro, e parte de Lisboa. No Red Bull Tour Bus – Secret Stop não há senhas, nem filas de espera, nem motoristas stressados com o trânsito. São quatro as bandas nacionais que vão atuar no tejadilho deste autocarro: Throes + The Shine, The Glockenwise, Memória de Peixe e Youthless. Mas atenção, ainda falta encontrar a quinta banda e por isso a organização lança o desafio. Até 21 de outubro estão abertas as inscrições em www.myspace. com/redbullsecretstop para o concurso “+1 Banda Extra MySpace”. Com o apoio do portal, procura-se um novo valor da música portuguesa, nas sonoridades do indie, pop e rock. Para assistires ao vivo só tens de te inscrever no www.redbull. pt/secretstop a partir de 1 de novembro, para receberes as coordenadas do local, 24 horas antes da festa.

TEJADILHO DESTE O N R TUA A A R PA LHIDO ODES SER O ESCO UNTAMENTE COM P J A R D N A TUA B A I A A V M U A R S DO SE TEN . RET STOP. A VENCE SEC – US B E PEIXE E YOUTHLESS D R U IA R TO Ó EM M , RED BULL ISE NW SHINE, THE GLOCKE OS THROES + THE 0 DE NOVEMBRO. 3 IA D O N TECE N E TUDO ACO

FLASH NEWS JAMESON URBAN ROUTES DE VOLTA Está aí a 6ª edição do festival Jameson Urban Routes. O palco é o Musicbox Lisboa e as datas: 18, 19, 20, 26 e 27 de outubro. Esta é uma festa de música de fusão e urbana, que vai receber artistas como Six Organs of Admittance, Planningtorock, Twin Shadow ou Kode9. Nesta 6ª edição, o festival volta a fazer uma grande aposta em talentos emergentes como Willy Moon, Lapaluz, Rebeka e Ifan Dafydd. A entrada são 10 euros com oferta de uma Jameson. No dia 18 a entrada é livre.

LIVE MUSIC EXPERIENCE REVELA NOVOS TALENTOS O “Live Music Experience” é uma festa para novos talentos. A iniciativa é do Cinema City e da EP Music Experiences. O prémio é a oportunidade de apresentação do trabalho ao vivo e a gravação de um single. As bandas semifinalistas vão atuar ao vivo no Cinema City Alvalade todas as sextas-feiras a partir de 19 de outubro. A final, com três bandas, realiza-se a 21 de dezembro.

INSCREVE A TUA BANDA EM “+1 BANDA EXTRA MYSPACE” As inscrições terminam a 21 de outubro. Durante os dois dias que se seguem, as cinco melhores bandas serão selecionadas por um júri profissional e, a partir de 24 de outubro e até ao último dia do mês, será aberta a votação no site do MySpace, para o público em geral dar a sua opinião! No dia 1 de novembro, será anunciada a banda vencedora.

TAYLOR SWIFT, MUSE E NO DOUBT NOS MTV EMA 2012 Taylor Swift, Muse e No Doubt são os primeiros nomes anunciados para as atuações dos “MTV EMA 2012”. A 19ª edição do evento será transmitida em direto no próximo dia 11 de novembro, pelas 20h00, a partir de Festhalle, em Frankfurt. Taylor Swift será a estreante no palco dos EMA, cujo novo single “We are never ever getting back together” subiu ao top nº1 do iTunes em 32 países em apenas uma semana. De regresso aos EMA, os Muse irão interpretar uma música do novo álbum “The 2nd Law”. A cerimónia será apresentada por Heidi Klum.

OPTIMUS ALIVE NOMEADO O Optimus Alive está nomeado para os Best Overseas Festival, um prémio que é atribuído nos UK Festival Awards. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 3 de dezembro, numa cerimónia que terá lugar em Londres. Para votar naquele que é um dos mais prestigiados festivais em Portugal, vai a http://www.surveymonkey.com/s/ukfa2012.


08 OUT 2012 • 14

“Pulse”

a marcar o ritmo da moda

ARRANCA NO PRÓXIMO DIA 11, QUINTA-FEIRA, MAIS UMA EDIÇÃO DA MODALISBOA COM AS NOVÍSSIMAS COLEÇÕES PRIMAVERA/VERÃO 2013. A PASSERELLE DEVE ESTAR QUASE A POSTOS NO PÁTIO DA GALÉ, TERREIRO DO PAÇO, E OS CRIADORES COM AQUELE NERVOSO MIUDINHO. PELO MENOS ALGUNS DELES. UM DOS EVENTOS MAIS GLAMOROSOS DA CAPITAL ESTÁ QUASE A COMEÇAR E COM MUITAS SURPRESAS. O TEMA DESTE ANO É “PULSE”. COM ELE VÊM DJ INTERNACIONAIS, UMA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA, E GRANDES ESTILISTAS COMO NUNO GAMA, LUÍS BUCHINHO, DINO ALVES OU MIGUEL VIEIRA. SE ÉS FÃ DE NOVAS TENDÊNCIAS E DO QUE ESTÁ NA MODA, NÃO VAIS QUERER PERDER PITADA! Patrícia Tadeia

11. 12. 13. 14 OUTUBRO 2012 VERÃO . SUMMER 2013

Falámos com Manuela Oliveira, do gabinete de imprensa da Associação ModaLisboa. Fica a saber tudo sobre novas oportunidades e novos talentos!

Os novos talentos são uma aposta da ModaLisboa? A ModaLisboa está sempre à procura de novos talentos da moda portuguesa, em cada edição descobrimos e damos oportunidade a novos designers de moda, modelos, fotógrafos, maquilhadores, cabeleireiros, stylists, bloggers de moda, etc...

Que ações têm nesta área neste próximo evento? A LAB é a plataforma por excelência para mostrar o trabalho dos novos designers.

PULSE, porque: - traduz o ritmo frenético de uma indústria em constante mudança; - marca o ritmo da moda nacional; - acelera o batimento cardíaco, numa semana onde as emoções são levadas ao limite; - o coração bate mais forte quando se fala de moda.

MODALISBOA PULSE AO MINUTO

TEMA

ADIDAS COM DJ INTERNACIONAIS The Misshapes são os convidados especiais da adidas Originals para o desfile desta edição da ModaLisboa. O coletivo de DJ internacional, composto por Leigh Lezark e Geordon Nicol, é reconhecido em todo o mundo pela sua forte ligação à moda e ao urban style. O grupo começou com a organização de festas semanais, mas rapidamente começou a realizar trabalhos na indústria da moda, design de música e consultoria de marcas. Em 2007, editaram um style book a que chamaram “Misshapes”.

WORKSTATION: MODA EM IMAGENS A ModaLisboa conta, mais uma vez, com o apoio da Canon, e apresenta a “WORKSTATION”. Esta será uma plataforma de comunicação visual alternativa, em que 8 fotógrafos eternizaram os momentos do evento, com imagens que poderão ser vistas na Sala do Arquivo, nos Paços dos Concelho. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada até domingo, dia 14, entre as 14h00 e as 20h00.

Novas ideias são sempre revigorantes em qualquer área, especialmente naquelas que vivem da criatividade. É muito importante lançar novos talentos no mercado, aumenta a competitividade e a qualidade do trabalho dos designers.

19:00 - RICARDO PRETO 20:00 - WHITE TENT 22:00 - FILIPE FAÍSCA

19:00 - ALEXANDRA MOURA 20:00 - PEDRO PEDRO 21:00 - OS BURGUESES (LAB) 22:00 - LUÍS BUCHINHO

SÁBADO, DIA 13

15:00 - VALENTIM QUARESMA 16:00 - RICARDO ANDREZ (LAB) 17:00 - MMC DESIGN STUDIO (GUEST DESIGNER) 18:00 - RICARDO DOURADO 19:00 - CIA MARÍTIMA 20:00 - LIDIJA KOLOVRAT 21:00 - NUNO BALTAZAR 22:30 - ADIDAS

DOMINGO, DIA 14

Artur Cabral

Inês Dorey

Sim, existem muitos designers promissores nas escolas e nas faculdades de moda.

São-lhes dadas todas as oportunidades que merecem? Os alunos normalmente têm oportunidade de mostrar o seu trabalho num desfile de final de curso. Se forem bons, provavelmente dessa mostra surgirão oportunidades de participarem noutros projetos com mais notoriedade.

5ª FEIRA, DIA 11

6ª FEIRA, DIA 12

13 DE OUTUBRO

Qual a importância de ter ideias mais jovens na área da moda?

Há muitos talentos escondidos nas universidades?

CALENDÁRIO DE DESFILES:

Arlindo Camacho

Miguel Manso

Teresa Queiros

Pedro Sacadura

Paula Matos Gil

15:00 - SAYMYNAME (LAB) 16:00 - VÍTOR (LAB) 17:00 - ALEKSANDAR PROTIC 18:00 - NUNO GAMA 19:00 - MARQUES’ALMEIDA (LAB) 20:00 - DINO ALVES 21:00 - MIGUEL VIEIRA


08 OUT 2012 • 15

WHAT’S NEW PELE PROTEGIDA NO INVERNO

O conforto pode muitas vezes começar pelo estado de hidratação do corpo. Com uma pele muito seca ou por cuidar, todo o bem-estar é afetado. Para se manter 100% confortável durante todo o inverno, Johnson’s conta com uma gama de produtos extra-hidratantes, que permitem manter a pele protegida das agressões externas do tempo frio. Assim, e para que passe o inverno sempre bem com a sua pele, Johnson’s sugere um conjunto de hidratação composto pelo Gel Duche 24H Extra Hidratante, pelo Creme Corporal Hidratante 24H e, para completar, o Creme de Mãos Hidratante 24h Extra Rico.

NOVIDADES E MAIS VITAMINAS A Sunny Delight apresenta uma nova fórmula, com cinco vitaminas – A, B6, C, D e E – e sem a adição de conservantes, aromas ou corantes artificiais. A marca apresenta ainda uma nova imagem, refrescando o logótipo e o ambiente gráfico da marca e utilizando, a partir de agora, embalagens transparentes, que mantêm o formato icónico original. E não te esqueças dos produtos da marca: há oito sabores – Florida, Califórnia, Granizado de Limão, Morango, San Francisco, Ananás, Pêssego e Piña Colada. Sunny Delight está ainda disponível nos formatos 200 ml, 310 ml, 500 ml e Pet 1,5L.

OUTONO COM A LE PETIT MARSEILLAIS A Le Petit Marseillais, marca centenária oriunda da região da Provence, recebe o outono de forma tranquila, deixando o ar fresco e as temperaturas amenas entrarem pelos seus campos. Exemplo disso é o novo Gel Duche Leite de Azeitona. A partir do leite vegetal de azeitona, extraído diretamente da oliveira, liberta um perfume autêntico e típico do Sul de França. O Champô Maçã & Folhas de Oliveira fortalece e devolve o brilho aos cabelos. A Loção Hidratante Pele Seca e Fragilizada nasce a partir dos Óleos de Abelha e Manteiga de Karité, que deixa a pele intensamente nutrida e reparada. E, por último, o Sabonete Baunilha e Flor de Laranjeira conta com perfumes genuínos e naturais, para verdadeiros momentos de prazer.

POR UM ESTILO DESCONTRAÍDO Na nova coleção outono-inverno 2012 a Vans apresenta uma linha de vestuário feminino verdadeiramente única. Com peças cheias de personalidade, esta coleção vai encaixar na perfeição com cada estilo pessoal. Entre as novidades para esta estação chega-nos o modelo Port Light, uma atualização da t-shirt básica. Com costas abertas e uma gola estilo barco, este modelo fica sempre bem com um look descontraído. Outra novidade para as fãs do estilo despreocupado é o modelo The Socials, uma camisola de manga comprida com um corte assimétrico e um design divertido na gola. Esta camisola vai ser a escolha ideal quando quiseres usar algo giro e confortável. Um modelo que se irá tornar num essencial desta estação é o Cherry Dress, perfeito para usar durante o inverno com umas leggins e um casaco e mesmo na próxima primavera com uns ténis e um chapéu.

PONTO QUÊ? PORQUE PRECISAMOS DE SEXO No outro dia, ouvi uma senhora dizer que era capaz de viver a vida toda sem sexo! Olhei-a preocupada e imaginei que lhe deviam ter contado coisas escabrosas sobre o assunto, tal era a repugnância com que falava. O sexo é um comportamento tão normal como comer, dormir ou outra qualquer necessidade fisiológica. Sexo, é algo que nos satisfaz, ou deve satisfazer, é algo que partilhamos com alguém e que devemos ter vontade de repetir. É algo que vamos aprendendo ao longo do tempo e que vamos

CONVERGE: NOVA COLEÇÃO DE MATRIX Matrix, da L’Oreál, apresenta a sua nova coleção de tendências outono-inverno 2012 com dez propostas de visuais femininos e masculinos inspiradores. Dois efeitos contrastantes unem-se para criar novos looks repletos de emoção. As cores convergem de todas as direções. As formas fundem-se. As texturas colidem. A ondulação torna-se lisa e o curto transforma-se em comprido. Os traços clássicos encontram-se com o design futuro. Todos magistralmente misturados nesta nova coleção única, disruptiva, mágica e convergente.

Vânia Beliz, psicóloga clínica e sexóloga, vai falar-te todas as semanas de um assunto que te interessa, e muito. Não percas nem uma edição! Se tiveres dúvidas, ou quiseres ver um assunto tratado nestas crónicas, envia um email para geral@mundouniversitario.pt

saboreando à medida que envelhecemos… sim, porque se imaginam que os pais e avós fecharam a loja, enganam-se. Com o tempo substituímos o banco do carro incómodo pela cama confortável e, mais tarde, havemos de ter necessidade de nos reinventarmos. Apesar do sexo ser algo normal e supostamente gratificante, são inúmeros os tabus e mitos que persistem, fruto de tempos castradores de que ainda observamos consequências. Os preconceitos e dúvidas persistem no tempo e, por mais que façamos um esforço para os enfrentar, é certo que havemos de encontrar dificuldades. Apesar

de vivermos tempos em que a tecnologia parece empurrar-nos para o futuro, no comportamento sexual parece não se desejar a mesma evolução: HOMOSSEXUALIDADE, POLIGAMIA, SWING, SEXO ANAL, MASTURBAÇÃO, são ainda assuntos encarados com pudor e desconhecimento. Ainda não vemos o sexo como algo especial, que promove a união nos casais. Ainda desconhecemos o nosso corpo e o resultado da sua estimulação. E quando achamos que os mitos e preconceitos estão nos nossos pais e avós, ignoramos que o desconhecimento nos jovens é preocupante. O sexo, tal como a alimentação, não obriga a que

se goste de tudo, mas convém que nos sacie. O sexo não vicia, não mata se for feito com responsabilidade e tem muito mais vantagens do que desvantagens. Muitos estudos apontamno como saudável, melhora o nosso humor, e que faz-nos dormir mais descansados, se for com alguém especial todas as potencialidades duplicam. O desconhecimento ou a má informação no sexo é quase como ter ingredientes gourmet e não saber como os juntar na panela. O sexo é bom e recomenda-se porque deve ser tão importante, para sermos felizes, como qualquer outra coisa.


pub

Mundo Universitário - edição 205  

Edição de 8 de Outubro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you