Page 1

22 ABR 2013 • 1

PUB

EDIÇÃO Nº213 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 22 ABRIL 2013 DIRETORA: PATRÍCIA TADEIA

RICARDO ALMEIDA

ROTEIRO DAS QUEIMAS DE NORTE A SUL DO PAÍS JÁ COMEÇARAM AS SEMANAS ACADÉMICAS. E TU, JÁ PREPARASTE O TEU KIT-QUEIMA? NÃO? FICA A SABER DO QUE PRECISAS: BOA DISPOSIÇÃO E VONTADE DE APROVEITAR OS MELHORES ANOS DA TUA VIDA. CONSULTA AQUI O ROTEIRO DAS QUEIMAS E APROVEITA AO MÁXIMO. P. 8 E 9

MUSIC TO YOU KUMPANIA ALGAZARRA EM SHOWCASE NO IST P. 13

SURF & BODYBOARD CIRCUITO UNIVERSITÁRIO EM PENICHE P. 14


Enquanto os conceituados políticos deste País estão fechados em Conselhos de Ministros de 11 horas (com pausa para almoço) – como se não fosse essa a sua obrigação – para decidir delinear as novas medidas de austeridade, andam outros, cá fora, a trabalhar, também eles, 11 horas de seguida, em trabalhos bem mais pesados. Trabalhos que até podem não puxar pela cabeça, mas que puxam pelo corpo. Trabalhos que muitas vezes resultam em acidentes, mas que fazem com que essas pessoas levem para casa, em muitos casos, o Salário Mínimo Nacional. Hoje apetece-me fazer contas. Analisemos esse “famigerado” salário. Poucos devem ser os que com 485 euros conseguem pagar casa, deslocações, contas da água, luz e gás e ainda alimentação – isto porque às vezes faz falta comer, certo? Pois bem, cerca de 300 euros para a casa, se morar nos subúrbios. E já vai sendo difícil encontrar este preço. A este valor acresce o carro (100 a 150 euros mais a gasolina/gasóleo) ou os transportes (passe combinado – um dos mais caros para uma zona próxima de Lisboa ultrapassa os 50 euros). Se esta pessoa morar sozinha e tiver carro, restam-lhe neste momento uns 35 a 85 euros para tudo o resto. Se tiver parceiro, a coisa torna-se mais fácil. Se por outro lado, ainda não o tem, o melhor mesmo é começar a frequentar consultórios, escritórios de advogados, ou restaurantes chiques – nem que seja colar-se à porta - para encontrar um marido rico. Isto, se tiver tempo livre, fora as 8 horas de trabalho, mais as 3 de viagem para o trabalho e do trabalho para casa. E não é que contamos 11 horas? Curioso. PS: Já agora, o Governo realiza amanhã, terça-feira, 23 de abril, um novo Conselho de Ministros extraordinário, para aprovar uma “estratégia de crescimento e de fomento industrial”, anunciou a semana passada o primeiro-ministro. Era isto.

Ouvir uma música nova é bom para o cérebro. Os investigadores do Instituto Neurológico de Montreal, no Canadá, usaram imagens de ressonâncias magnéticas para demonstrar que há áreas do centro do cérebro que se ativam quando ouvimos uma música pela primeira vez. E se, por acaso, gostarmos do que estamos a ouvir, ainda melhor. Por outro lado, e de acordo com o programa experimental Amure, da Universidade de Valência, em Espanha, aprender música tem um efeito positivo no rendimento escolar. O programa está a avaliar os efeitos do ensino da música sobre o desempenho escolar entre crianças de 8 e 10 anos que apresentam baixos níveis académicos.

VIDEO POP

Depois de sete anos sem lançar discos, Gabriel, o Pensador regressou ao estúdio para lançar um novo álbum. “Sem crise” está prestes a chegar a Portugal, no próximo dia 29 de abril, e a tour pelo País também já tem data marcada. Além da presença nas queimas, Gabriel regressa aos concertos em Lisboa no dia 7 de maio no Teatro Tivoli BBVA. Aqui mostramos-te o tema “Solitário Surfista”, o 1.º single do novo trabalho. O samba-rap-rock de e com Jorge Benjor data de 1980. Vê o vídeo em: facebook.com/jornalmu

Envia-nos a tua opinião e sugestões para o CORREIO DO LEITOR: editorial@mundouniversitario.pt

streetSTYLE

by O Alfaiate Lisboeta DE CERTEZA QUE JÁ OUVISTE FALAR NESTE BLOGUE. A PARTIR DE AGORA, MOSTRAMOS-TE PESSOAS COM QUEM TE PODES CRUZAR UM DIA DESTES E QUE, POR UMA RAZÃO OU POR OUTRA, FICARAM ETERNIZADAS NA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

http://oalfaiatelisboeta.blogspot.com

A MINHA FARDA É MAIS GIRA QUE A DELES Será fácil de imaginar que aquele que se entretém a fotografar os outros por aquilo que trazem vestido não será grande entusiasta de ver pessoas vestidas de forma idêntica. Não sou de facto. Mas, como em tudo na vida, há também fardas mais giras que outras. E, no fundo, é o que o sorriso deste miúdo nos parece sugerir. Parece querer dizer-nos que, por mais estranho que nos possa parecer, a farda dele é mais gira que a dos seus colegas.

editorial FICHA

Patrícia Tadeia • Diretora editorial ptadeia@mundouniversitario.pt

Título registado no I.C.S. sob o n.º 123881 | Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA| Empresa Jornalística n.º 223575 | Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais | NIPC 505434229 | Capital Social €156.480,00 | Principais acionistas Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva | Diretora Editorial: Patrícia Tadeia | Revisão: Catarina Poderoso | Design Gráfico e Paginação: António Garcia | Marketing: João Aleixo | Publicidade: Diretor Comercial – Ricardo Branco | Diretora Adjunta – Ana Silveira; Agências – Adriana Macedo, Margarida Rêgo, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos – Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso | Porto: Tiago Medeiros Tel. 225322310 Fax 225322399 | Planeamento: Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494215 Fax 210493134 | Sede Redação: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº 3, 1549-023 Lisboa | Tel. 210494000 | Chefe de distribuição: José Magalhães | Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) | Distribuição: Gratuita

22 ABR 2013 • 3

11 HORAS DE TRABALHO

pssst...

22 ABR 2013 • 2

PUB


22 ABR 2013 • 5

22 ABR 2013 • 4

news

PUB

DESCOBRE O TEU LUGAR NO RANKING

PARA AJUDAR OS ALUNOS A AUMENTAR A SUA COMPETITIVIDADE E O SEU VALOR JUNTO DO MERCADO DE TRABALHO, NASCEU RECENTEMENTE O THESTUDENTRANKING.COM. ESTE É UM RANKING EM QUE OS ALUNOS PODEM REGISTAR AS SUAS COMPETÊNCIAS E REALIZAÇÕES, RECEBENDO PONTOS E UMA CLASSIFICAÇÃO QUE LHES PERMITE COMPARAR-SE COM OUTROS COLEGAS DO PAÍS OU DE QUALQUER PARTE DO MUNDO. Nesta plataforma, os estudantes “poderão avaliar os seus principais pontos fortes, assim como os pontos de melhoria, e encontrar oportunidades para fortalecer o seu perfil perante o mercado de trabalho”, explica ao mu Ricardo Guerreiro, country manager da iniciativa no Brasil e em Portugal. E esse fortalecimento pode passar pela “aprendizagem de uma nova língua, a realização de um estágio relevante para a carreira futura ou apenas trabalhar mais no semestre seguinte”, diz ainda. Cada atitude positiva ajuda os alunos a acumular pontos, que os colocarão cada vez mais acima

no ranking. Mas esta plataforma, que está já disponível em vários países, permite também aos alunos obter um “Social Score” que reflete as recomendações e a notoriedade conquistada junto dos seus colegas ao longo do curso. “Acreditamos que esta é uma forma positiva e saudável de promover a competitividade e que irá motivar os estudantes portugueses e os seus colegas em todo o mundo a prepararem-se melhor para a realidade do mercado de trabalho”, diz ainda o co-fundador do theStudentRanking.com.

570

utilizadores registadedfecohos até à hora desta edição

mini news LISBOA RECEBE MELHORES ALUNOS Lisboa vai acolher, este ano, um programa de verão único, desenvolvido em colaboração com a Kairos Society Portugal. O novo programa de empreendedorismo internacional irá atrair à capital portuguesa os melhores estudantes internacionais nas áreas de gestão, engenharia e design para trabalhar em startups baseadas em Lisboa, estudar nas universidades do País e participar em eventos de organizações líderes no empreendedorismo português. Até agora o programa atraiu mais de 500 pré-candidaturas oriundas de 47 países em cinco continentes.

50

registos por hora

www.theStudentRanking.com

ALUNO PORTUGUÊS COM ESTÁGIO NO VIETNAME Um aluno de doutoramento em Biociências na Universidade de Coimbra, venceu o desafio lançado pela Sociedade Mundial de Aquacultura e vai estagiar no Centro de Investigação no Vietname. João Rito concorreu com uma investigação que “visa testar a inclusão de um subproduto da produção de biodiesel, o glicerol, nas dietas para peixes”. O concurso lançado pela World Aquaculture Society, em parceria com a NOVUS, pedia projetos científicos que visassem simultaneamente a redução de custos e o aumento de produção, mitigando o impacto ambiental em aquacultura, de modo a que esta se torne mais sustentável.

JOVENS DESIGNERS CRIAM IMAGEM DA SANTA CASA A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) associa-se aos “Young Lions 2013” e lança um desafio aos jovens talentos do design nacional: renovar a imagem da Santa Casa. A equipa vencedora desta categoria irá competir no 60.º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a maior celebração mundial no setor da comunicação, que decorre de 16 a 22 de junho, em Cannes. Até 24 de abril, duplas de designers, também freelancers, até aos 28 anos de idade, podem apresentar as suas propostas criativas a concurso. Sabe mais em www.younglions.mop.pt e em www.scml.pt.


NEWCOMERS WEEK

THE BEST MODEL De 26 e 29 de abril, Exponor

A NEWCOMERS WEEK NASCEU A PENSAR NOS JOVENS. DE 26 A 29 DE ABRIL, A EXPONOR, NO PORTO, APOSTA NO TALENTO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS E COMPETIÇÕES DINÂMICAS, COM O OBJETIVO DE AGUÇAR O PENSAMENTO CRÍTICO, DESPERTAR CONSCIÊNCIAS E, ACIMA DE TUDO, FOMENTAR A CRIATIVIDADE DOS JOVENS.

O concurso destina-se a jovens do sexo feminino e masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos e residentes em Portugal Continental, tendo como prémio a assinatura de um contrato de exclusividade, pelo período mínimo de 1 ano, com a BEST MODELS. Inscrição prévia, até dia 25 de abril, no blogue www.newcomersweek.wordpress.com

Após o sucesso da primeira edição, em 2012, a Newcomers Week traça como desafio, para este ano, reforçar a imagem de referência gerada. A edição de 2013 lança novas propostas, em âmbitos como o design, a escrita criativa ou a ilustração. As atividades contemplam assim um concurso internacional de design de moda (Acrobatic); um duelo de guitarras (Come As You Are); um concerto (Esben and the Witch); um evento internacional de dança urbana (Eurobattle); um outlet (Hell Price); torneios de xadrez (Knight’s); uma feira da educação, formação, juventude e emprego (Qualifica); um concurso de escrita criativa (Reescreve-me); um casting de manequins (The Best Model); um concurso de ilustração (Unblank); um concurso de design (Wild Chair), um torneio de basquetebol (3on3 Power Movement).

ACROBACTIC 26 DE ABRIL, EXPONOR Em defesa do tema “Miss You” irão desfilar 19 coleções, cada uma com três coordenados, concebidas por alunos das principais escolas de moda do País. O concurso internacional de design de moda cumpre desde 2004 a missão de lançar novos nomes para o mundo da moda. Ao vencedor é atribuído um prémio monetário que permite a criação de uma coleção.

www.newcomersweek.wordpress.com

s mini new UNIDOS PELO VOLUNTARIADO

SAÚDE NA EUROPA

Os 1.300 estudantes inscritos em programas e organizações de voluntariado nascidos na Universidade do Porto, vão marcar presença na Reitoria para assinalar o Dia do Voluntariado 2013 a 23 e 24 de abril. A iniciativa contará com um conjunto de conferências sobre a relação entre o empreendedorismo, as políticas sociais e o voluntariado. Simultaneamente a estas conferências, decorrerá uma Feira de Voluntariado, um espaço onde várias organizações de voluntariado têm a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos à sociedade e aos estudantes interessados em fazer voluntariado.

Perto de 300 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vão reunir-se, de 22 a 24 de abril, para debaterem a perspetiva transcultural dos sistemas e cuidados de saúde na Europa. Os futuros enfermeiros vão poder discutir a problemática da transculturalidade em saúde, analisar estudos de caso (sobre o nascimento, a terceira idade, a doença mental e os cuidados domiciliários), e conhecer, a partir do testemunho de professores visitantes de outras nacionalidades, as realidades existentes em diferentes sistemas de saúde, concretamente da Bélgica, da Suécia e da Noruega.

finanças pessoais

dicas

perguntas “como e para quem devo reclamar?”

Já alguma vez ficaste insatisfeito com o atendimento no momento da compra ou da reclamação de alguma anomalia relacionada com um bem ou serviço que tenhas adquirido? E reclamaste dessa situação para a entidade competente? Se não o fizeste e te limitaste a deixar de comprar a esse fornecedor ou a dizer mal dele na tua roda de amigos, ficaste com o prejuízo, ficaste com a chatice.. e não resolveste problema algum! Mas, para reclamar, é importante que estejas seguro de que tens razão. Por

isso, é bom que conheças os teus direitos enquanto consumidor. Na Internet encontras vários sites com informação sobre direitos dos consumidores, como o Portal do Consumidor (www.consumidor.pt), da responsabilidade do Governo. Neste portal encontras toda a informação sobre os teus direitos e formas de os exercer. Por isso, informa-te bem e faz valer os teus direitos. Só assim evitas prejuízos e, ao mesmo tempo, ajudas ao desenvolvimento de um comércio mais justo e seguro para todos.

Se estás seguro daquilo que pretendes reclamar, então deves exigir o livro de reclamações que todos os estabelecimentos são obrigados a ter e a facultar aos clientes. Faz a reclamação, descrevendo os factos com rigor e objetividade, em letra bem legível. O comerciante é obrigado a dar-te o duplicado da queixa e a enviar o original para a entidade competente. No Portal do Consumidor encontras a lista de entidades competentes para tratar as reclamações dos diversos ramos de atividade. Também podes fazer a reclamação online, no Portal do Consumidor. Para isso, recolhe todos os dados e documentos relacionados com a situação: endereço do estabelecimento, datas e horas das ocorrências e identificação das pessoas envolvidas. Podes ainda dirigir-te ao Centro Informação e Apoio ao Consumidor do teu município ou a uma associação de consumidores. Como vês, existem muitas formas e entidades que te podem ajudar a defender os teus direitos. Reclamar é um direito que te assiste. Mas tens de fazer a tua parte..

atividade Competições Nacionais de Ciência durante três dias na Universidade de Aveiro Arrancam hoje (22 de abril) e estendem-se pelos próximos dois dias (23 e 24 de abril) as Competições Nacionais de Ciência, provavelmente o maior evento de educação do País e, garantidamente, uma grande festa da ciência. Este ano as provas realizam-se em ambiente underground (num parque de estacionamento subterrâneo situado junto à Reitoria) e, para colorir ainda mais a festa, os prémios serão entregues aos vencedores nos intervalos do concurso de talentos (dança, canto e stand-up comedy) “O PALCO É TEU!”, este ano na sua segunda edição. Durante três dias vão passar pelo campus da Universidade de Aveiro mais de 11.000 alunos e cerca de 1.000 professores dos vários graus de ensino, vindos de todo o País. Junta-te à festa!

22 ABR 2013 • 7

22 ABR 2013 • 6

PUB

news


APROXIMAM-SE OS DIAS POR QUE SEMPRE ESPERASTE. A PALAVRA DE ORDEM É QUEIMA! JÁ ARRANCARAM ALGUMAS DAS SEMANAS ACADÉMICAS. MAS, POR TODO O PAÍS, HÁ MUITO AINDA POR ONDE ESCOLHER. E POR ISSO TRAÇAMOS-TE O ROTEIRO DAS FESTAS UNIVERSITÁRIAS E DIZEMOS-TE QUEM SÃO OS GRANDES CONVIDADOS, ALÉM DE TI, CLARO!

QUEIMA DAS FITAS DO PORTO | ENTRE 4 E 11 DE MAIO | QUEIMÓDROMO A banda norte-americana Gogol Bordello é uma das convidadas nesta festa. Criadores do Gipsy Punk, que é uma mistura da música cigana do leste europeu, com influências folclóricas e punk rock, sobem ao palco da Queima no sábado, dia 11 de maio. Gabriel, o Pensador é outro dos

Anota na tua agenda o que podes ver e quando podes ver.

Domingo, 5 de maio

Gabriel, o Pensador José Cid Os Azeitonas Monumental Serenata Missa da Bênção das Pastas Encontro de Coros da Academia do Porto CruzaMente (vencedora do XI Concurso das Bandas de Garagem da Federação Académica do Porto)

grandes nomes desta festa. Com um álbum novo, a estrear esta semana, a brasileiro volta aos concertos em Portugal no dia 5 de maio. Bloc Party, Quim Barreiros e Xutos & Pontapés são outros dos nomes que confirmaram a presença nesta festa.

Segunda, 6 de maio Bloc Party SuperNada Dia da Beneficência Concerto Promenade

Terça, 7 de maio Quim Barreiros Banda Red Cortejo Académico

Quarta, 8 de maio

Expensive Soul Mónica Ferraz Festival Ibérico de Tunas Académicas

POLO UNIVERSITÁRIO DA AJUDA Organizada pela Associação Académica de Lisboa (AAL), esta é uma festa que já podes marcar na tua agenda. Embora ainda não haja um cartaz final, algumas das estrelas principais já foram anunciadas. E segundo a organização, espera-se que esta seja das melhores edições da Semana Académica de Lisboa. A AAL promete “convívio, muita música nos ouvidos, muitos gritos, choros e sorrisos”. O recinto fica aberto todos os dias até às 06h.

Sexta, 10 de maio Xutos & Pontapés Quinta do Bill Baile de Gala

Sábado, 11 de maio Gogol Bordello Brass Wires Orchestra Rally Paper Chá Dançante

É um dos cartazes mais completos. Organizada pela Associação Académica da Universidade do Algarve vai receber Gabriel, o Pensador, Orelha Negra, Richie Campbell, Frankie Chavez,

Quinta, 2 de maio Serenata de abertura

Sexta, 3 de maio

Quarta, 15 de maio: Quim Barreiros Sexta, 17 de maio: Orelha Negra

A festa já arrancou no dia 20, mas ainda tens uns dias à tua frente. Quim Barreiros sobe ao palco no dia 23, Blasted Mechanism no dia seguinte, e no último dia de Semana Académica é a vez dos Dealema e Mind da Gap.

QUEIMA DAS FITAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO DE 23 A 27 ABRIL | V. N. FAMALICÃO Este evento é organizado pela Associação Académica Lusíada Famalicão e Associação Académica ESSVA. Em 2013, a festa faz-se com Orelha Negra e Expeão (24 abril), MC Mundo Secreto (25 abril), Valete (26 abril), Buraka Som Sistema (27 abril).

SEMANA ACADÉMICA DE BRAGANÇA 23 A 30 ABRIL | PAV. DO NERBA Organizado pela Associação Académica de Bragança recebe este ano os The Gift (24 de abril), Richie Campbell (26 de abril), João Pedro Pais com Jorge Palma (27 de abril) e Valete (30 de abril).

QUEIMA DAS FITAS DE BARCELOS 24 A 27 ABRIL CAMPUS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE Muita animação e versatilidade é o que promete a organização, que destaca, no cartaz, os concertos de João Só e Abandonados (24 de abril), Bezegol e DJ Ride (25 de abril), os eternos Quinta do Bill (26 de abril), entre outros.

Terça, 7 de maio

Contra-Corrente; Os Dias de Raiva; Tara Perdida

Quarta, 8 de maio

Fábio Lagarto; Quim Barreiros

Sábado, 4 de maio

Tunas

Orelha Negra; Blasted Mechanism; Mastiksoul

Quinta, 9 de maio Sexta, 10 de maio

Vencedor do concurso de bandas; Mopho; Íris

Frankie Chavez; HMB; Gabriel, o Pensador; Joana Best e Marta Ruby; Pete tha Zouk

Segunda, 6 de maio

Sábado, 11 de maio

Ivete Mangalho e as Rolinhas; Mónica Sintra

Sábado, 18 de maio: Sean Paul

SEMANA ACADÉMICA DE VISEU ATÉ 25 ABRIL | VISEU

Tara Perdida e Blasted Mechanism ou os algarvios Íris. Com o calor que já se faz sentir, esta é uma boa opção para quem tiver tempo para dar um saltinho até ao sul do País.

Ricardo Sousa; Melomenorítmica; Daniel D e Oscar L; DJ Chus

Domingo, 5 de maio

Quinta, 9 de maio Knife Party Sarau Cultural

SEMANA ACADÉMICA DO ALGARVE 2013 | DE 2 A 11 DE MAIO | FARO

22 ABR 2013 • 9

ÉT EM PO DA QU EIM A!

22 22 ABR ABR 2013 2013 •• 88

ZOOM+

SEMANA ACADÉMICA DE LISBOA 2013 DE 13 A 18 MAIO SALÓDROMO

Macacos do Chinês; Richie Campbell; DJ Ride e DJ Christian F

SEMANA ACADÉMICA DE CASTELO BRANCO DE 26 A 30 ABRIL PAVILHÃO DA NERCAB

QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA DE 3 A 10 MAIO PARQUE DA CANÇÃO

Este ano, a festa em Castelo Branco faz-se com o habitual Enterro e Serenata, mas não só: Quim Barreiros (26 de abril), Richie Campbell (27 de abril), Capitão Fausto (29 de abril) e Tara Perdida (30 de abril).

A Serenata Monumental, o cortejo dos grelados, a Récita das Faculdades, a garraiada, ou a Benção das Pastas fazem parte do cartaz, mas há muita música: Expensive Soul (3 de maio), Linda Martini e Xutos & Pontapés (4 de maio), Quim Barreiros (5 de maio), Capitão Fausto (9 de maio) ou Gogol Bordello (10 de maio).

SEMANA ACADÉMICA DE PORTALEGRE DE 27 ABRIL A 3 MAIO RECINTO AUTO LEIRIA Conhecida pela sua tradição académica, além da Nobre Serenata, da Bênção das Pastas ou do típico Arraial da Cerveja, esta festa recebe nomes como os Azeitonas (30 de abril) ou Quim Barreiros (1 de maio) e Bezegol (2 de maio).

SEMANA ACADÉMICA DE LEIRA DE 27 A 3 MAIO | PORTALEGRE A festa que atrai estudantes de todo o País, tendo em conta a sua dimensão e projeção no que toca aos artistas, este ano recebe os Deolinda e Mastiksoul (30 de abril), Fernando Alvim (1 de maio), Mind da Gap e DJ Ride (2 de maio) e Richie Campbell (3 de maio).

SEMANA ACADÉMICA DE PENICHE DE 29 ABRIL A 4 MAIO RECINTO DOS BOMBEIROS Organizada pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, recebe este ano muitos nomes. Destaque para Mind da Gap (3 maio) e Nubai Soundsystem (4 maio).

SEMANA ACADÉMICA DE SANTARÉM DE 5 A 11 MAIO ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA Organizada pela Federação Académica de Santarém (FAS), durante a festa há a habitual Bênção das Pastas e a cerimónia da Queima das Fitas, no dia 5 de maio. No dia seguinte, realiza-se o Rally das Tascas e as Serenatas, no Largo do Seminário. Chapa Dux, DJ Sistema dos Mundo Secreto (7 de maio), DJ Ride (8 de maio), Iran Costa (9 de maio) e Peste & Sida (11 de maio) são alguns dos convidados.

E AINDA: Semana Académica de Vila Real até 24 de abril Semana Académica de Chaves 24 a 29 de abril Semana Académica de Tomar 29 de abril a 5 de maio Semana Académica Egas Moniz (Monte da Caparica) 10 a 15 de maio


22 ABR 2013 • 11

22 ABR 2013 • 10

PUB

AMOR AO PRIMEIRO “CLICK” JÁ TE ACONTECEU ESTARES NA BIBLIOTECA, NA CANTINA OU MESMO NUMA AULA E HÁ ALGUÉM QUE CHAMA A TUA ATENÇÃO? E NESSE MOMENTO BLOQUEIAS. NÃO SABES O QUE DIZER, OU FAZER. HÁ VEZES ATÉ, EM QUE ACABAS POR PIORAR A SITUAÇÃO E PASSAS UMA VERGONHA. AO MENOS NÃO PASSASTE DESPERCEBIDO(A). POIS É, JÁ TODOS PASSÁMOS POR ISSO. ACREDITA. E A PENSAR NESSES MOMENTOS, NASCEU UMA PLATAFORMA QUE TE VAI PERMITIR DEIXAR UMA MENSAGEM À TAL PESSOA A QUEM NÃO SABES O QUE DIZER. DESCOBRE COMO. PT “Queremos finais felizes e somos por mais amor no Campus!” É assim que Patrícia Neves dos Santos, da equipa internacional da Bibflirt, começa por explicar em que consiste esta plataforma, disponível em www.spotted-university.com. “A ideia surgiu quando um membro da nossa equipa viu uma rapariga que lhe interessou na biblioteca. Na altura não teve oportunidade de lhe falar, e depois disso nunca mais a voltou a encontrar”, conta Patrícia. “Decidiu então procurá-la no Facebook, e depois de mais de duas semanas sem resultados, postou o seu desabafo. E daí surgiu a ideia, de criar uma plataforma para estudantes, para terem uma segunda oportunidade”, revela ainda.

A plataforma nasceu em janeiro de 2013, é internacional e funciona de uma forma muito simples. “Um aluno vê uma pessoa que lhe interessa, mas não tem coragem para lhe falar. Numa situação destas, o mais provável seria não se voltarem a ver, e é precisamente isso que queremos que não aconteça”, explica Patrícia. Assim, o aluno deixa a sua mensagem no site, que depois será publicada não só na plataforma internacional, como no Facebook da Universidade do aluno em questão. “Depois só tem que esperar que a pessoa veja a mensagem e lhe responda.” Contudo, garante Patrícia, “todo o contacto feito através do Spotted é anónimo, e só depois (se ambas as partes assim o quiserem) será direto”.

UM CASO REAL Nik estuda Ciências Politícas e Fiona Gestão de Empresas na Universidade, em Heidelberg. No semestre passado, cruzaram-se na biblioteca. Uma troca de olhares deixou Fiona intrigada e fez com que Nik a tentasse procurar. Foram mais de duas semanas numa busca incessante e nada. Como não a conseguiu encontrar, publicou o seu desabafo no Facebook: “Rapariga com doces olhos castanhos e casaco cinzento que te

www.spotted-university.com

A plataforma está já na Alemanha, França, Espanha e Portugal

cruzaste comigo na biblioteca, por onde andas tu?” E assim surgiu a ideia de criarem a plataforma. Quando o Website ficou online, uma amiga da Fiona viu o post e disse-lhe. Fiona descobriu que era dela que andavam à procura. Combinaram um café, porque ela teve um pressentimento que sabia quem ele era. O café correu bem, e combinaram um segundo encontro. Namoram desde janeiro.


KUMPANIA ALGAZARRA

EM SHOWCASE

Inspirado em bailaricos, manjericos e sobremesas, “Pudim” é o primeiro single do novo álbum dos Kumpania Algazarra. Trata-se de uma sátira ao sistema de educação de massas, retratado numa personagem que é fruto dessa forma de ensino.

Sons invadem a capital Está de volta mais uma edição do Out Jazz. Com o objetivo de dinamizar a cidade de Lisboa, a iniciativa volta a acontecer entre maio e setembro, todas as sextas-feiras e domingos. Com já sete anos de história, é já um marco na capital, e de certeza que já andavas a contar os dias para os teus fins de semana mais animados nos jardins e praças de Lisboa. Espaços verdes, amizade, ótima música e bom ambiente são as palavras-chave para este evento. Em 2013, o Meo Out Jazz arranca com inúmeras novidades. Uma delas é a presença no Parque Tejo, um espaço com cerca de 80 hectares da mais pura natureza e vista em primeiro plano para o rio. Também os já conhecidos Anfiteatro Keil do Amaral (Monsanto), Jardim da Estrela, Jardim

do Parque Eduardo VII e finalmente o Jardim da Tapada das Necessidades irão permanecer na programação. Novamente, este ano, todos os finais de tarde às sextas-feiras recebem, a partir das 18h, os melhores músicos e DJ da atualidade pelas praças e ruas históricas, espaços verdes e miradouros, hotéis e museus ou até mercados municipais. Aos domingos, pelas 17h, ocupam-se jardins da cidade e espaços verdes. Este ano, também, nasce o Out Market, uma parceria da NCS com o Lx Market, e que vai ser um encontro entre vendedores de todo o tipo de coisas. Sabe mais em http://www.ncs.pt/outjazz.php

o MUsic t

AGENDA Sábado, 27 de abril FESTIVAL ALTERNATIVO DA CANÇÃO CASINO DE LISBOA, 21H30 Bilhetes: desde €10 “Vamos provar que é possível fazer melhor do que a versão original, o que, de resto, não é muito difícil”, garantem os promotores. Em palco, estarão 10 concorrentes “em tudo iguais aos bons velhos tempos”, dizem. Os Homens da Luta ganharam a primeira edição, os 3 Marias a segunda e Tiago Leiria a terceira, com o romântico tema “Voltei a Amar”.

ESTUDAS NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO? ENTÃO, ESTÁS COM SORTE. O MU HOJE OFERECE-TE OS KUMPANIA ALGAZARRA, DE MÃO BEIJADA, ÀS 13H. SE, POR ACASO, VIRES POR AÍ PASSAR UMA “CAMBADA” DE MÚSICOS, OU SE, POR ACASO, OUVIRES UMA GRANDE ALGAZARRA, JÁ SABES DE QUE SE TRATA. Os Kumpania Algazarra estão hoje junto ao Pavilhão da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) para fazer a festa. Aliás, com um novo álbum, cujo título é “A festa continua”, outra coisa não seria de esperar. Este é um showcase que o mu te oferece e que é organizado com o apoio da AEIST. Mas as surpresas não ficam por aqui. A banda dará ainda uma entrevista, que o mu publica na próxima edição. Com 9 anos de percurso, após a edição de um EP ao vivo no FMM de Sines, os Kumpania Algazarra

or m , “O Meo a cidade p tes, jovens e adultos u s a m a ç n e e c d s a conhe le id o -se pela c nças e ad Assim, cria curam e apaixonam que é já próprio todos pro ndo um ambiente into, fundador juntos, cria José Filipe Rebelo P do evento”, e produtor

voltam assim aos discos com um novo álbum de originais. Apesar da situação política e social em que o País se encontra, asseguram que a “A Festa Continua”. “É tempo de não baixar a cabeça, criar alternativas e festejar a vida em comunhão”, defendem. Para já, o que te prometemos é toda a energia e vivacidade que caraterizam estas músicas. Agora, basta que os procures à hora marcada. Sabe mais em

https://www.facebook.com/kalgazarra

O rapper, que participou recentemente na segunda mixtape dos Orelha Negra, apresenta os temas do álbum em que está a trabalhar e deve sair em breve. O terceiro disco de estúdio do rapper conta com as participações de Gabriel, o Pensador, Sara Tavares, Sam The Kid, Orlando Santos e Nach.

Domingo, 28 de abril MARISA MONTE COLISEU DOS RECREIOS, LISBOA, 22H Bilhetes: desde €25 No concerto, integrado na digressão “Verdade Uma Ilusão”, Marisa Monte apresenta as canções do seu último disco intitulado “O Que Você Quer Saber de Verdade”. Estes concertos possuem uma forte ligação com as artes plásticas, devido à projeção de obras de artistas contemporâneos brasileiros, como José Damasceno, Luiz Zerbini, José Damasceno e Jonathas de Andrade e à curadoria da conceituada Luísa Duarte.

TÉCNICAS PARA RELAXAR À NOITE...

O ÁLBUM DOS PASSENGER O primeiro álbum de originais dos Passenger chama-se “All the little lights” e chega em maio às lojas. “Let her go” é o primeiro single deste novo álbum e já passa nas rádios em Portugal, depois de ter conquistado toda a Europa, onde é já top dos temas mais rodados no velho continente. O vídeo conta também com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube.

Orlando Santos é o nome confirmado para assegurar a primeira parte do espetáculo de Groundation no Coliseu dos Recreios, dia 23 de maio, onde apresentará “My Soul”. O músico confirmou também a sua presença na 5.ª edição do Sumol Summer Fest. Orlando Santos atua no dia 29 de junho no Ericeira Camping, ao lado de nomes como G.Love ou Alborosie.

ESTÁS NA GUEST, NÃO HÁ DESCULPAS PARA NÃO SAÍRES.

LISBOA,

Quarta-feira, 24 de abril: BBC, Relembrar Terra do Amanhã com Mastiksoul, Thomas Gold e Yves V. 13 a 18 de maio: Salódromo, Semana Académica de Lisboa, com Quim Barreiros, Karetus e outros! 17 de maio: Lux Frágil, mais uma noite com um dos nomes mais reconhecidos: TIGA. Andreia Rocha

para cada grupinho na pista, OK não é preciso ser um mirone declarado. Mas olha para amigas que dançam apenas agarradas umas às outras e gritam quando o “I don’t care” das Icona toca. Ou no rapaz junto à coluna que já está para lá de Gibraltar e dança compulsivamente. Claro que não nos podemos esquecer dos rapazes que se vão aproximando das raparigas com apenas um abanar de pescoço. Tudo é possível na expressão corporal de uma música, dançar só com as mãos para um lado e para o outro, com os dedos numa coreografia perfeita com a batida da música: cima, lado, cima, lado, lado, cima. O descer até ao chão consecutivamente, que só faz pensar OK já vi demasiado e ainda nem tocou o creu! E os casais de namorados?! Esses notam-se a milhas! Pois, tens razão, esses não dançam.

chat “É das melhores coisas, sair só com amigas quando o resto não anda a correr muito bem. Tudo pode acontecer”, Cristiana Ramos, 24

ORLANDO SANTOS NA 1.ª PARTE DE GROUNDATION

guestlist

Joana Perez Sair para descarregar energias é como quem diz ir ali até um qualquer bar ou discoteca, com o maior grupo de amigos ou amigas, sem as caras-metades e com a finalidade de fazer o maior número de coreografias, impensáveis, à frente de estranhos. Dançar numa discoteca cheia dá sempre aquela sensação que estamos seguros, porque ninguém naquele espaço é um Marco de Camillis. Por isso, estamos à vontade! Há pessoas que claramente têm aulas de salão, sevilhanas e também aquelas que fazem zumba! Como sabemos isso?! Pelo facto de dançarem mais que a conta comum e começarem com grandes movimentos quando o tche tche rere começa a tocar ou quando o DJ coloca um mix de Gipsy Kings, que só faz lembrar as festas de casamento! Experimenta, de uma das vezes que saíres, olhar

mini n ews

2, 13h

unto ao ONDE? J da AEIST Pavilhão

by

VALETE CENTRO DE ARTES E ESPETÁCULO SÃO MAMEDE, GUIMARÃES, 23H Bilhetes: desde €10

you!

? dia 2 QUANDO

A NOITE

Quarta-feira, 24 de abril

m o o has z e os alfacinmúsica. u q r e u q z z a Out Ja eio d

22 ABR 2013 • 13

22 ABR 2013 • 12

música MEO OUT JAZZ 2013

música

“Dançar não é o meu forte, mas adoro ver quem o sabe fazer bem!”, Rafael Simões, 25 “Se é para sair, é para fazer de tudo, isto se eu não levar a minha namorada”, Tomás Cunha, 23

PORTO, 23 e 24 de abril: Via Rápida, Noites d’Engenharia com Slimcutz, Put’armada e Quentito’s. 3 de maio: Plano B, com DJ Huxley e Pixel82. 5 a 12 de maio: Queima das Fitas do Porto, com Bloc Party, Quim Barreiros, Expensive Soul, Knife Party, Xutos & Pontapés e muito mais!

wtf?

A DIFICULDADE DE TERMINAR UM TRABALHO FINAL DE GRUPO

check-in Finalmente podes começar a fazer check-in nas esplanadas! O bom tempo está aí e tu podes aproveitar os melhores espaços na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Aproveita um dos Quiosques típicos para uma tarde de conversa ou um início de noite bem passado!


WHAT’S NEW FRESCURA QUE NUTRE A TUA PELE

A pensar na frescura, na suavidade da pele e nos sentidos que ganham vida no verão, Dove apresenta novos produtos que prometem um resultado de frescura, suavidade e fragrância únicos. O novo sabonete e gel de banho Dove Restore resultam de uma combinação única da avançada tecnologia Nutrium Moisture, com fragrância a figo azul e flor de laranjeira. A marca lança ainda um inovador desodorizante com os aromas frescos de romã e limão-verbena. O Go Fresh Revive deixa uma sensação de frescura e limpeza durante todo o dia, além de garantir uma proteção efetiva de 48 horas.

DE PRANCHA NA MÃO 123RF

JÁ CONTA COM SETE EDIÇÕES. TUDO COMEÇOU NO ANO LETIVO DE 2002/2003 COM O PRIMEIRO CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE BODYBOARD & SURF (CUBS) EM PENICHE. APROVEITANDO O POTENCIAL TURÍSTICO DAQUELA REGIÃO E O AMBIENTE ACADÉMICO QUE SE VIVE ALI AO LADO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA, NASCIA ESTA COMPETIÇÃO. A PRÓXIMA EDIÇÃO É JÁ NOS DIAS 4 E 5 DE MAIO. Patrícia Tadeia

A organização do Circuito Universitário de Bodyboard & Surf (CUBS) cabe à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Este é um evento desportivo que se enquadra na unidade curricular de “Logística e Segurança em Eventos” e que é inteiramente preparado pelos estudantes. “A ideia foi juntar a componente universitária à prática real de quem vai organizar um evento. É tudo organizado ao longo de etapas no semestre”, explica ao mu João Costa, um dos docentes que coordena o projeto.

BI

Para já, há inscrições de alunos de todo o País. “Já temos inscrições do Algarve, Minho, Lisboa, Rio Maior, Coimbra”, enumera, acrescentando que o nível dos atletas tem vindo a aumentar, principalmente no surf. “No bodyboard sempre tivemos um nível bastante alto, mas no surf tem vindo a melhorar bastante. Temos atletas como Francisco Canela, Maria Machado, Filipa Prudêncio, João Magoito. É difícil apontar favoritos, mas talvez fossem esses. No bodyboard temos o Daniel Fonseca ou

TERESA ALMEIDA | 20 ANOS | 3.º ANO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, LISBOA PRAIA PREFERIDA: PRAIA DO NORTE, NAZARÉ CAMPEÃ DE BODYBOARD NO CIRCUITO UNIVERSITÁRIO EM 2011/2012

Já participaste em outras edições do Circuito Universitário? Como correu? Sim, já participei em duas edições anteriores do Universitário em Peniche. No primeiro ano fiquei em 2.º e no ano passado ganhei o bodyboard e fiquei em 3.º lugar no surf.

Quais as tuas expetativas para esta edição? Sem dúvida que entro sempre para dar o meu melhor e tentar ganhar! Vamos ver como estão as ondas e esperar que tudo corra pelo melhor.

Supertubos é uma das minhas ondas preferidas e tenho sempre uma grande vontade de competir naquela praia.

Como classificas o nível das atletas universitárias atualmente? Bem, o nível é bom, pois são imensas as atletas do circuito nacional que também entram neste Circuito Universitário, o que vem, sem dúvida, elevar o nível!

22 ABR 2013 • 15

22 ABR 2013 • 14

sport o António Cardoso, por exemplo”, refere ainda. Por isso, a organização deixa o desafio: “Se andas sempre com a tua prancha atrás, se gostas de atingir novas metas e superar os teus objetivos, convidamos-te a participar nesta etapa única onde podes levar para casa vários prémios e histórias para contar”, lê-se no site do evento.

Bodyboard Open e feminino Surf Open e feminino

Sabe mais em

Lagide, Belgas, Molhe Leste e Supertubos

http://www.cubs-ipleiria.com

BI

PROVAS PRAIAS

NEW YORK YANKEES COM NOVA COLEÇÃO Para jovens urbanos que gostam de estar sempre na moda, a New York Yankees, uma marca exclusiva do Grupo Optivisão, apresenta uma nova coleção de óculos de sol cheia de estilo. A coleção de verão de 2013 da marca norte-mericana apresenta várias armações com designs e cores muito divertidos, ideais para a nova estação. No momento de escolher, segue a tendência e opta pelos modelos coloridos! Nada de preto básico! Go Go New York Yankees!

ANTÓNIO RIBEIRO | 22 ANOS | 3.º ANO DE MARKETING E PUBLICIDADE UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA PRAIA PREFERIDA: FOZ DO ARELHO CAMPEÃO NACIONAL UNIVERSITÁRIO 2009/2010

Quais as tuas expetativas para esta edição? Para este ano espero chegar outra vez à final, dar o meu melhor e ficar nos primeiros lugares é o meu objetivo.

Como classificas o nível dos atletas universitários atualmente? Acho que o nível está a subir cada vez mais, temos bons atletas como Edgar Nozes, Pedro Pinto, João Guerra, Pedro Morgado ou Sebastião Caiado.

Aliando qualidade e sabor a preços acessíveis, a Burger King lançou a campanha King Poupança que inclui três deliciosos menus nas variedades vaca e frango, batatas estaladiças e refrigerante, por apenas €3,95. A promoção King Poupança contempla os seguintes menus: Double Cheeseburger BBQ que satisfaz a tua fome com dois hambúrgueres de carne grelhada na chama cobertos com camadas de queijo derretido e molho BBQ; Crispy Chicken com a textura crocante do frango em contraste com a frescura dos vegetais e pão com sementes num sabor irresistível, ou o Whooper JR.

ÉS O CHEF LÁ DE CASA? De certeza que, agora que já não tens a comidinha da mamã todos os dias, não te importavas nada de aprender mais sobre os segredos da cozinha. A pensar nisso, convidámos os chefs da mirepoix, Carlos Pedro e Vasco Costa, a dar-te umas dicas! Aqui vais aprender receitas rápidas e fáceis de confecionar, para que possas convidar os teus amigos lá para casa e fazer um brilharete! BIFE À CAFÉ Ingredientes: 1 bife da alcatra 200g | três colheres de sopa de leite | 1 colher de café de mostarda | 2 colheres de sopa de manteiga | limão | sal grosso | pimenta moída

Preparação:

Já participaste em outras edições do Circuito Universitário? Como correu? Sim, participei na edição do ano passado e correu mais ou menos, fui à final, acabando por ficar na 3.ª posição.

NOVOS MENUS POUPANÇA

CERVEJA COM SUMO DE LIMÃO NATURAL A cerveja Sagres acaba de lançar a Cerveja Sagres Radler, inspirada numa receita da Baviera que combina cerveja Sagres com sumo de limão natural, uma bebida duplamente refrescante, com baixo teor de álcool. Com apenas 2% de volume de álcool, estará disponível numa original garrafa verde com rótulos translúcidos, que permitem transmitir toda a naturalidade e refrescância da bebida. Para a tornar ainda mais fácil de consumir, a garrafa dispõe de uma cápsula “easy open” e deve ser consumida fresca.

1. Numa frigideira, aquecer metade da manteiga. 2. Juntar o bife e deixar alourar rapidamente dos dois lados. 3. Baixar o lume e temperar o bife com sal e pimenta.

4. Juntar manteiga e leite frio, deixar cozer mais ou menos conforme o gosto.

5. Durante a cozedura, agitar a frigideira constantemente para o molho não engrossar. 6. Juntar um fio de sumo de limão e a mostarda. 7. Servir o bife num prato aquecido e acompanhado com batatas fritas.

www.facebook.com/mirepoix.catering sabores.mirepoix@gmail.com


22 ABR 2013 • 16

PUB

Mundo Universitário - edição 213  

Edição de 22 de abril de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you