Page 1

VAI UM FESTIVAL?

JÁ ESCOLHESTE QUE CONCERTOS QUERES MESMO VER NESTE VERÃO? NEM QUE TENHAS DE LIMPAR O QUARTO AO TEU IRMÃO DURANTE UM MÊS PARA QUE ELE CONVENÇA OS TEUS PAIS A DAREM-TE UMA AJUDINHA NO ORÇAMENTO? P. 8 E 9

PUB

13 mai 2013 • 1

123rf

EDIÇÃO Nº214 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 13 MAIO 2013 DIRETORA: PATRÍCIA TADEIA


Foram dois os tiros que ditaram a sentença. Um ajuste de contas, diz-se por aí, que em nada implicava Marlon Correia, o jovem que, no passado dia 4 de maio, foi assassinado no recinto da Queima das Fitas do Porto. Estava no sítio errado à hora errada, também se ouve pelos corredores da faculdade e por todo o País que ficou paralisado com a notícia. Pais terão dito aos filhos que tivessem cuidado nas queimas. Que fossem cedo para casa. Que nunca andassem sozinhos. E que não bebessem. Filhos terão dito aos pais que só acontece aos outros. Que são responsáveis. E que nenhuma bala lhes acertará. Que tudo correrá bem. Quem não conhecia Marlon - como eu - terá pensado durante uns minutos sobre o tema, para continuar a árdua tarefa de viver nos minutos e horas que se seguiram. Mas quer-me parecer que o assunto merecia mais do que um “pobre rapaz” ou “o que lhe estaria destinado...” saído da boca para fora. O assunto merece que reflitamos sobre os perigos e sobre a nossa incapacidade de os controlar, mas de, mesmo assim, continuar a enfrentá-los. Sim, pais, nós continuaremos a ter o cuidado que tínhamos antes, aquele cuidado que tantas vezes descuidamos, mas fiquem descansados pois - por alguma razão que desconhecemos (vulgo karma) - nada nos vai acontecer, até ao dia que esta não for uma certeza. Sim filhos, nós vamos preocupar-nos convosco até ao dia em que nós deixemos de respirar. Até ao dia em que vocês forem pais e perceberem de que falamos.

Parece que carregar uma guitarra ao ombro pode ser significado de atrair mais miúdas. Pelo menos é o que dizem os investigadores da Universidade do Sul da Bretanha. Um estudo recente, realizado por estes cientistas, conclui que as mulheres mais facilmente dão o seu número de telemóvel a um rapaz que traga consigo uma guitarra (31%) do que a um que carregue um saco de desporto (9%). O mesmo rapaz pediu o contacto a trezentas raparigas. Durante as primeiras 100 tentativas, trazia um saco de desporto. Nas seguintes 100, uma guitarra. Nas últimas, não trazia nada. E, pelos vistos, não interessa se toca bem. Basta que carregue a guitarra. Será assim tão simples?

VIDEO POP

“I Appear Missing” é o mais recente vídeo do novo álbum dos norte-americanos Queens of the Stone Age e envolve desenhos animados, sangue e morte num deserto. O disco está nas lojas no início de junho e tem como título “... Like Clockwork”. O novo álbum conta com participações de Dave Grohl dos Foo Fighters, Trent Reznor dos Nine Inch Nails, Alex Turner dos Arctic Monkeys, Elton John e Jake Shears dos Scissor Sisters. De recordar que a banda sobe ao palco do Super Rock a 20 de julho. Vê o vídeo em: facebook.com/jornalmu

Envia-nos a tua opinião e sugestões para o CORREIO DO LEITOR: editorial@mundouniversitario.pt

streetSTYLE

by O Alfaiate Lisboeta DE CERTEZA QUE JÁ OUVISTE FALAR NESTE BLOGUE. A PARTIR DE AGORA, MOSTRAMOS-TE PESSOAS COM QUEM TE PODES CRUZAR UM DIA DESTES E QUE, POR UMA RAZÃO OU POR OUTRA, FICARAM ETERNIZADAS NA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

http://oalfaiatelisboeta.blogspot.com

VOCÊ FALA PORTUGUÊS? Foi o que estas duas paulistanas me disseram quando as abordei (em inglês) e lhes perguntei se podia fazer uma foto. “Português? Sim, falo português como não falo nenhuma outra língua”, respondi sorridente. E foi assim, português lusitano de um lado, português brasileiro do outro, que acabámos falando ou – se preferirem – batendo um papo, em plena Madison Avenue, no coração de Nova Iorque.

editorial FICHA

Patrícia Tadeia • Diretora editorial ptadeia@mundouniversitario.pt

Título registado no I.C.S. sob o n.º 123881 | Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA| Empresa Jornalística n.º 223575 | Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais | NIPC 505434229 | Capital Social €156.480,00 | Principais acionistas Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva | Diretora Editorial: Patrícia Tadeia | Redação: Bruno Martins | Revisão: Catarina Poderoso | Design Gráfico e Paginação: António Garcia | Marketing: João Aleixo | Publicidade: Diretor Comercial – Ricardo Branco | Diretora Adjunta – Ana Silveira; Agências – Adriana Macedo, Margarida Rêgo, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos – Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso | Porto: Tiago Medeiros Tel. 225322310 Fax 225322399 | Planeamento: Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494215 Fax 210493134 | Sede Redação: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº 3, 1549-023 Lisboa | Tel. 210494000 | Chefe de distribuição: José Magalhães | Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) | Distribuição: Gratuita

13 mai 2013 • 3

NO SÍTIO ERRADO À HORA ERRADA

pssst...

13 mai 2013 • 2

PUB


0 0 0 . 40abitantes h

AGORA JÁ EXISTE UMA CIDADE VIRTUAL COM O OBJETIVO DE FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS E QUEM PROCURA EMPREGO. CHAMA-SE THE TALENT CITY E É UMA PLATAFORMA PORTUGUESA DE EMPREGO, EM QUE OS JOVENS PODERÃO TER ACESSO A INFORMAÇÃO ACERCA DO MERCADO DE TRABALHO. Patrícia Tadeia conhecem empresas, encontram oportunidades de estágio, de programas de trainees e outro tipo de funções”, explica. Além disso, na plataforma existem artigos e textos sobre o mercado de trabalho que ajudam os jovens a pensar no assunto. De acordo com a organização, o que distingue a The Talent City dos outros portais é a “relação mais próxima com os jovens, oferecendo um mundo de oportunidades, procurando ajudá-los nos diversos aspetos”.

www.thetalentcity.com COMO DEVES AGIR NUMA ENTREVISTA DE TRABALHO? “Deves escutar ativamente as questões que te são colocadas e respeitar a estrutura da entrevista. Durante a entrevista, é importante falares das experiências além da vida académica: a prática desportiva, o voluntariado, estágios de verão. São uma fonte importante para o recrutador conhecer melhor o candidato.” conselhos de Ângela Marcal, responsável pelo The Talent City

O FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA, QUE DECORREU DE 24 A 28 DE ABRIL, EM LISBOA, MOSTROU OS AVANÇOS DO QUE SE FAZ NAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS PELO PAÍS.

A Universidade do Minho participou no projeto europeu IP JAST, com o objetivo de criar robôs capazes de antecipar ações, tomar iniciativa, colocar perguntas às pessoas com quem interagem e detetar erros. O robô, chamado ARoS, é capaz de compreender o contexto no qual se encontra, antecipar a meta final do humano e não ser enganado por terceiros.

O robô ESTCAR, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ficou em 1.º lugar na prova de Condução Autónoma – Rookie. O robô foi construído no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica de Automação e Manutenção Industrial, fazendo parte do projeto final de dois alunos do curso. O Instituto concorreu ainda com o robô KIKA na prova de Condução Autónoma – Challenge, ficando em 3.º lugar. A equipa FC Portugal 3D, projeto das universidades do Minho, Aveiro e Porto, venceu o RoboCup German Open 2013 na liga de futebol robótico simulado 3D. Este campeonato europeu de futebol robótico ocorreu em Magdeburgo, na Alemanha.

UMA CIDADE DE TALENTOS

O início é simples, primeiro é feito um registo e preenchem-se vários espaços que correspondem ao perfil do candidato. “Existimos para aproximar os jovens das empresas. Na nossa cidade, as empresas dão-se a conhecer por dentro, ajudando os jovens a tomarem melhores decisões de futuro”, explica ao mu Ângela Marcal, responsável pelo projeto. Mas a quem se destina este portal? Segundo Ângela Marcal, a The Talent City “é uma ótima opção para quem está a terminar o curso, licenciatura ou mestrado”. “Na cidade virtual,

MUNDO DA ROBÓTICA

APARELHOS ANTECIPAM AÇÕES

13 mai 2013 • 5

13 mai 2013 • 4

news

news

mini news

182.000

page views mensais

BI

2

anos de atividade

QUERES UM ESTÁGIO DE VERÃO?

CURSO EM DIREITO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

DOS PIORES A FALAR INGLÊS

A Repsol lançou o Programa de Estágios de Verão 2013 destinado a estudantes pré-finalistas e finalistas das licenciaturas de Gestão de Empresas, Economia e Engenharia. Os estágios são realizados no âmbito dos programas curriculares dos cursos que os alunos frequentam e têm a duração aproximada de dois meses, com início no final de junho. Os interessados devem enviar o seu curriculum para pessoas_organizacao@repsol.com até 15 de maio.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP-FDUL) lançaram, no dia 2 de maio, um novo curso de pós-graduação em Direito da Comunicação Social. O curso pretende proporcionar uma formação de elevada qualidade em questões jurídicas no domínio da comunicação social. Do programa constam temas como os direitos e deveres de quem informa e é informado, o estatuto constitucional da comunicação social, o segredo de Justiça, a publicidade ou os novos media.

Realizou-se nos passados dias 10, 11 e 12 de maio, em Lisboa, a 1.ª Edição da Feira de Línguas no Estrangeiro e Multiculturalismo. Depois do sucesso da sua realização em países como Espanha, Itália e Bélgica, o evento chegou a Portugal numa altura em que foram conhecidos os dados do EF English Proficiency Index (EPI). De acordo com o ranking, Portugal regista um dos piores índices no domínio da língua inglesa da Europa, ficando apenas à frente de França, Itália e Rússia.

PUB

JOÃO CRUZ | 23 ANOS MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO ESTAGIOU E TRABALHA NA NESTLÉ

João Cruz é um dos muitos jovens que encontraram emprego através do portal The Talent City. Fica a saber mais sobre esta experiência: - “Um clique no portal da Talent City bastou para me candidatar ao programa de trainees para marketing e vendas da Nestlé. Queria encontrar um primeiro emprego em que tivesse oportunidade de aprender, ser criativo, desenvolver competências.”

mini news

- “Discursar um minuto num palco ou ter ideias inovadoras em grupo são o tipo de desafios propostos numa prova de recrutamento da Talent City. Este tipo de atividades simulam situações reais em empresas e criam nos candidatos uma maior habituação ao mundo do trabalho.” - “Acima de tudo, o ambiente informal ajuda a que os candidatos se esqueçam do nervosismo da avaliação e consigam mostrar mais de si.”

“ANTES QUE TE QUEIMES”

“DEPOIS DO NÃO, PARA”

MORTE NA QUEIMA DO PORTO

O projeto “Antes que te Queimes”, que visa a promoção da diversão sem risco durante as festas académicas e a redução de danos associados aos consumos de substâncias psicoativas, esteve presente na Queima das Fitas de Coimbra. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e mais seis instituições/organismos da cidade. O projeto consiste em ações de sensibilização e formação junto da população juvenil com o objetivo de reduzir os danos relacionados com o abuso do álcool, sexo não protegido e condução de veículos (segurança rodoviária).

O Projeto Unisexo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) esteve presente nas ruas de Coimbra com a campanha “Depois do não, para!” Esta é uma iniciativa de prevenção da violência sexual no ensino superior. Voluntários e técnicos da APAV saíram à rua durante as noites da Queima das Fitas, entre 3 e 9 de maio, para disseminar informação preventiva sobre violência sexual. A APAV tem como objetivo facilitar o recurso das potenciais vítimas de crimes sexuais aos serviços de ajuda, reforçar a empatia da comunidade para com as vítimas de crimes sexuais e prevenir comportamentos de risco.

Um estudante de 24 anos foi morto a tiro durante a Queima das Fitas do Porto, tendo ainda ficado feridos dois seguranças de uma empresa privada, de acordo com uma fonte da PSP do Porto, citada pela agência Lusa. O jovem, que estudava na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi abatido a tiro quando tentou resistir a quatro assaltantes encapuzados e armados na zona das bilheteiras do Queimódromo do Porto. A Polícia Judiciária está a investigar o caso.


JÁ ARRANCOU A ÉPOCA OFICIAL DO “YOGA E EXAMES SEM STRESS”. A INICIATIVA, QUE DECORRE ATÉ JUNHO, CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE AULAS DO YOGA LIVRES E GRATUITAS PARA AJUDAR ALUNOS E PROFESSORES A GERIR MELHOR A ÉPOCA DE EXAMES. No passado dia 4 de maio, decorreu no Estádio Universitário em Lisboa a primeira aula. Nestas aulas são ensinadas “técnicas do yoga que ajudarão os alunos e professores a gerir melhor o stress durante o estudo e durante os exames, permitindo-lhes estudar e trabalhar durante mais tempo e de forma mais lúcida e produtiva”, informa ao mu o departamento jovem da Confederação Portuguesa do Yoga. A iniciativa de âmbito nacional é realizada

desde 2005 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das principais universidades e autarquias portuguesas. As cidades do Porto, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Aveiro, Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Estoril, Oeiras, Palmela, Setúbal, Barreiro, Faro, Olhão, Loulé e Tavira vão também contar com este evento que visa “sensibilizar para a importância do Yoga no desempenho académico e na promoção do bem-estar”.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO YOGA SÁMKHYA: - combate eficazmente o stress; - possibilita recuperações físicas completas em algumas dezenas de minutos; - melhora a lucidez e aumenta a energia disponível; - eleva a autoconfiança; - ensina a exponenciar a atenção e a melhorar a concentração.

LISBOA – terças 18h e sábados 11h PORTO – Palácio de Cristal – 14 de maio (12h30); Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (UP) – 21 de maio (12h); Faculdade de Ciências da UP – 6 de junho (11h) COIMBRA – Áshrama de Coimbra até 18 de maio (11h30)

LEIRIA – Instituto Politécnico de Leiria – 15 de maio

PALMELA - Castelo de Palmela 8 de junho (16h30) SETÚBAL - Jardim do Bonfim 18 de maio (16h30)

BARREIRO – Parque da Cidade do Barreiro 19 de maio (10h) FARO E OLHÃO – Campus da Penha (12h) e Campus Gambelas (14h) - 21 e 28 de maio, 4 de junho

Põe na tua agenda! TEATRO ACADÉMICO É FATAL

ATÉ 25 MA IO

O Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), desenvolvido no âmbito das instituições de Ensino Superior, já conta com 14 edições. Desta vez há duas grandes novidades: a “Mais FATAL”, que dá a oportunidade a cinco grupos não selecionados a participarem no evento, e a “FATAL convida”, categoria que abarca grupos de teatro portugueses e estrangeiros convidados para apresentar as suas encenações. De recordar que, além das peças, podes assistir a workshops ou ainda a uma homenagem a Jorge Listopad, criador do grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa.

CINEMA E MUITOS SABORES

ATÉ 30 MA IO

A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa abre as portas ao público para o festival “Cinema e sabores”. Um dos exemplos é o menu multicultural e multidisciplinar, com surpreendentes receitas que combinam cinema e gastronomia. A organização oferece 6 dias, 6 filmes, 6 tradições culinárias que fará os visitantes viajarem por México, EUA, Macau, Tailândia, França e Peru. O Festival conta com a participação de críticos de cinema e distinguidos chefs. Os almoços têm um custo de 15 euros e os pacotes de degustações custam 4. A visualização do filme é gratuita, mas sujeita a inscrição.

ARTEC APRESENTA: “ESCURO”

ATÉ 8 DE J U

NHO

“Um grupo de amigos de uma faculdade qualquer da Grande Lisboa escreve um guião macabro que consiste no rapto de dois finalistas e uma caloira. Estes serão torturados até à morte, o seu sofrimento filmado e publicado nas redes sociais.” Que te parece esta história? Se quiseres saber como acaba tens de assistir à peça “Escuro” de Marcantonio del Carlo. Estreou no passado dia 10 de maio e está em cena no Bar Novo da Faculdade de Letras da UL, às sextas e sábados, às 22h. Preço: 2 euros. Sabe mais em facebook.com/artecflul ou www.oartec.blogspot.com.

finanças pessoais

dicas Possivelmente até já tiveste nas tuas mãos a nova nota de 5 euros, que entrou em circulação, em toda a Zona Euro, no passado dia 2. Acontece que as notas antigas de 5 euros continuam em circulação, mantendo-se válidas, tal como as novas. A recolha das notas antigas será feita gradualmente pelos bancos, pelo que não tens de te preocupar em as trocar. Por isso, tem cuidado.. Se alguém te falar sobre a recolha das tuas notas antigas, podes estar perante um potencial burlão. Ignora qualquer proposta e, se

puderes, informa as autoridades! A nova nota de 5 euros é a primeira da segunda série de notas de euro que serão lançadas por ordem crescente de valor nos próximos anos. A segunda nota a ser lançada será a de 10 euros! Esta nova série de notas mantém o tamanho e a cor das atuais. É idêntica às notas existentes, mas contém novos e melhorados elementos de segurança, por forma a dificultar a contrafação/falsificação, tornando, assim, as notas ainda mais seguras.

perguntas “Como proceder no caso de nota/moeda falsa ou contrafeita ou sobre a qual existam dúvidas sobre a sua autenticidade?” Se tens dúvidas quanto à autenticidade de uma nota ou moeda e suspeitas que é falsa ou contrafeita, então deverás dirigir-te às autoridades, ao Banco de Portugal ou ao balcão de qualquer banco, e apresentar a nota ou moeda suspeita. Porém, antes deves tomar nota dos dados da(s) pessoa(s) e das circunstâncias em que a recebeste e relatá-los. Estas informações são muito importantes para a intervenção das entidades policiais. As autoridades avaliam a autenticidade da moeda ou nota e, caso se confirmem as suspeitas, procedem à sua retenção e tomam conta do caso. Mas atenção, não tens direito à restituição do valor das notas e moedas retidas, o que significa que perdes o valor correspondente! Por isso, é importante que saibas reconhecer a autenticidade das notas e moedas. Em caso de dúvida, não as aceites. E não deixes de comunicar a ocorrências às autoridades! Fica a saber mais através do link http://www.bportugal.pt/ptPT/NotaseMoedas/novanotade5/Documents/Folheto5euros.pdf

atividade ESPECIALISTAS VÃO DISCUTIR EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SANTARÉM “Educação financeira: desafios e oportunidades” é o tema central da 4.ª Conferência Internacional de Educação Financeira, que vai decorrer nos próximos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Santarém. A organização é, uma vez mais, da Universidade de Aveiro e da sua Escola Aberta de Educação Financeira. Durante dois dias, especialistas nacionais e estrangeiros vão ser chamados a apresentar as suas experiências, a partilhar conhecimentos e a debater os desafios (e as oportunidades) que a atual situação económica e financeira nos coloca, a todos, em matéria de literacia financeira. A conferência vai decorrer no Teatro Municipal Sá da Bandeira e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.

13 mai 2013 • 7

EXAMES SEM STRESS

CALENDÁRIO DE AULAS

13 mai 2013 • 6

PUB

news


O CALOR JÁ APERTA – TEM DIAS – E A VONTADE QUE CHEGUEM OS FESTIVAIS DE VERÃO É MAIS QUE MUITA. JÁ SENTES FALTA DO CALORZINHO HUMANO, DA TERRA, DE CONCERTOS ATRÁS DE CONCERTOS, DE CONHECER GENTE NOVA, CERTO? POIS BEM, O mu TRAÇA-TE O PLANO DE FESTIVAIS PARA ESTE ANO, DEIXA-TE ALGUMAS SUGESTÕES E AINDA DICAS DE COMO CHEGAR AO FIM DO VERÃO AINDA COM FORÇAS. ESTÁS PREPARADO? Patrícia Tadeia

12, 13 E 14 DE JULHO

18 A 20 DE JULHO

18 A 20 DE JULHO

COOL JAZZ FEST

ALIVE

MARÉS VIVAS

SUPER ROCK (SBSR)

Oeiras

Passeio Marítimo de Algés

Praia do Meco

Julho recebe os melhores dos melhores em Oeiras. O cartaz é dos mais bem recheados de sempre e podes descobrir aqui quem vais poder ver!

Depeche Mode, Green Day, Editors, Kings of Leon são só algumas das bandas que vão rechear estes 3 dias de festa e os três palcos do recinto. No total, serão mais de 60 bandas e músicos a fazer a festa, contigo, claro.

Praia do Cabedelo, Vila Nova de Gaia

Sugestões do mu: 24 de julho: Diana Krall 25 de julho, Jardins Marquês de Pombal: Rufus Wainwright Solo

26 de julho, Parque dos Poetas, Estádio: Jamie Cullum

27 de julho, Parque dos Poetas, Estádio: John Legend

www.optimusalive.com

Sugestões do mu: 12 de julho: Green Day; Two Door Cinema Club; Stereophonics; Dead Combo; Edward Sharpe and the Magnetic Zeros; Japandroids; Vampire Weekend

13 de julho: Depeche Mode; Editors; Jurassic 5; 2manydjs; Capitão Fausto; Jamie Lidell

14 de julho: Kings of Leon; Phoenix; Tame Impala; Twin Shadow; The Bloody Beetroots; ALT-J; Of Monsters and Men

a um festival?

2. Que artistas não queres perder?

www.superbocksuperrock.pt

Smashing Pumpkins, Bush, James Morrison, 30 Seconds to Mars, La Roux e Rui Veloso. Queres melhor razão para um saltinho até à praia do Cabedelo, na Foz do Douro?

Queens of the Stone Age parece-te bem? Espera para veres o resto do cartaz! The Killers, Arctic Monkeys e Miguel já te convenceram? Então toma nota dos restantes nomes que podes ver em mais uma edição de música no Meco.

Sugestões do mu:

Sugestões do mu:

18 de julho: The Smashing Pumpkins;

18 julho: Arctic Monkeys; Azealia Banks;

www.maresvivas.pt

Bush; Beware of the Darkness; We Trust

19 de julho: James Morrison; La Roux; David Guetta; Orelha Negra

20 de julho: 30 Seconds to Mars; Rui Veloso; Klaxon; Virgem Suta

Bilhete Diário: €30 | Passe 3 dias: €50

Bilhete diário: €53 | Passe geral: €105

Anarchicks; Toy; Efterklang

19 julho: The Killers; Kaiser Chiefs; Julien Bracht Live; Henriq; Black Rebel Motorcycle Club; Miguel; Samuel Úria

20 julho: Queens Of The Stone Age; Gary Clark Jr.; Ash; Rui Vargas & André Cascais; Mary B; Miss Lava; Asterisco Cardinal Bomba Caveira

Bilhete Diário: €48 | Passe 3 dias: €90

CAROLINA DESLANDES

1. Levo sempre pingos para o

nariz e um analgésico. Depois os ténis que possa sujar. Nada de usar chinelos. No meu primeiro SW levei e fiquei doente com 40 graus de febre. Ah, uma camisola quente e um lenço, por causa do pó.

2.

Dengaz, no Summer Fest, Cee Lo Green e Snoop Lion no Sudoeste, Azelia Banks no SBSR, Kings of Lion no Alive, entre outros.

TOP DE SITUAÇÕES QUE RARAMENTE ACONTECEM NUM FESTIVAL

TOP DE SITUAÇÕES FREQUENTES NUM FESTIVAL

DJ KWAN, MUNDO COMPLEXO

1. Subires ao palco e dares um show inesquecível,

1. Encontrares alguém deitado no chão e apático que vais

1. Boa disposição e vontade

acabar por ajudar.

de estar em pé muitas, mas muitas horas.

2. Um desconhecido passar por ti e oferecer-te um

2. Para elas: um desconhecido pode oferecer-te uma

2. Quero ver Jurassic 5 no Alive!

3. Seres convidado para ir ao backstage. 4. Saíres do recinto do festival sem um único brinde. 5. Alguém recusar uma bebida que estás a pagar.

3. Para eles: uma desconhecida pode apalpar-te. Não

bilhete, porque afinal já não quer ir ao festival.

cerveja e logo de seguida pedir-te o número de telemóvel. deixes que fuja sem lhe pedires o número de telemóvel.

DINO D’ SANTIAGO

4. Podes conseguir apanhar uma baqueta arremessada

1. Beber muita água, usar

do palco.

5. Alguém mais alto que tu pode ficar mesmo à tua frente num dos concertos.

COMO SOBREVIVER A UM FESTIVAL DE VERÃO

1. Não vás de sandálias ou chinelos. OK, é fresquinho, mas podes levar com cada pisadela. Além disso, não é muito higiénico nos WC.

2. Se és do que gosta de ir cedo para os festivais, não penses que está sempre calor. Leva um casaco quente, pelo sim, pelo não.

3. Protetor solar é o melhor amigo dos festivaleiros da tarde, e também dos que ficam até ao sol raiar. 4. Sim, é bom ouvir a música bem alto, mas uns tampões nos ouvidos podem ajudar-te a chegar à idade do teu avô e ainda ouvires os mosquitos a voar.

5. Se és daqueles que gosta de levar o carro até à porta do festival, pensa melhor! Exercita-te e consulta os transportes públicos da zona.

6. Bebe. Sim, bebe seja água, sumo, ou cerveja (esta, moderadamente, claro). Tens de repor energias que vais gastar a saltar.

7. Tens um amigo que bebe sempre em excesso. Toma conta dele, vá. Afinal, “that’s what friends are for”.

repelente, ter boa energia, paz e civismo para com o próximo! E de preferência aproveitar e partilhar esses momentos com a(o) parceira(o) ideal.

2.

John Legend no Cool Jazz! E claro, vocês não podem perder Expensive Soul no dia 10 de agosto no Sudoeste.

MISS LAVA

1.

Um hoodie qualquer para o frio que faz sempre à noite, tabaco, tabaco, tabaco e dinheiro para birra porque as máquinas de multibanco falham sempre. No Milhões de Festa e no Meco é obrigatório calções para dar um mergulho na piscina e no Paredes de Coura capa de chuva ou botas. Se calhar um bote para o Paredes.

2.

No SBSR, Sam Alone and The Gravediggers, The Quartet of Woah!, GARY CLARK JR. (!!!), Queens of the Stone Age. No Paredes, The Kills; No Alive, Tame Imapala e Twin Shadow; No Sudoeste, sem dúvida, Janelle Monáe. E o Snoop em formato reggae deve ser curioso.

DIOGO DIAS, KLEPHT

1. Roupa confortável, para calor,

30 DE MAIO A 1 DE JUNHO

28 E 29 DE JUNHO

27, 28 E 29 DE JUNHO

26 A 27 DE JULHO

7 A 11 DE AGOSTO

13 A 17 DE AGOSTO

PRIMAVERA SOUND

POSITIVE VIBES

SUMMER FEST

SUMMER OPENING

SUDOESTE

PAREDES DE COURA

Parque da Cidade, Porto

Praia do Areinho, Vila Nova de Gaia

Ericeira Camping, Ericeira

Parque de Santa Catarina, Funchal, Madeira

Zambujeira do Mar

Praia do Taboão, Paredes de Coura

mas como de noite também faz frio convém levar um casaco ou dinheiro para comprar a sweat da banda preferida nesse festival. Caso seja um festival com pó, o lenço ajuda sempre. Dinheiro para hidratar com as bebidas servidas nos festivais.

Blur, Nick Cave, Grizzly Bear, My Bloody Valentine, Dead Can Dance e James Blake são os destaques daquela que é a segunda edição do festival.

É mais um festival cheio de boas vibrações. O mu lembra-te quem podes ver. No primeiro dia Anthony B, Expensive Soul, Skaliban, ou Ayo. No segundo dia é a vez de UB40, Richie Campbell, Pow Pow Movement e Dengaz, entre outros.

Alborosie, Mellow Mood, Morgan Heritage e Tarrus Riley são os destaques deste ano. Praia e sol são sempre os segredos do sucesso deste festival além de muito vibe e reggae à mistura. Esta é a 5.ª edição do evento.

Para quem está na ilha, fica este festival 100% português e com vista para o Atlântico. O Madeira Island Summer Opening recebe a Aurea, Richie Campbell, The Black Mamba, David Fonseca e Blasted Mechanism!

Ora bem, aqui vai: Cee Lo Green, Snoop Lion, Janelle Monáe, Richie Campbell, Fatboy Slim, Donavon Frankenreiter, Orelha Negra, Calvin Harris, Expensive Soul. Agora vamos respirar, pois tanto nome de valor até nos cansou.

Este ano com mais variedade de alojamento, para quem não é fã de acampar, o festival recebe os Toy, Bombino, The Kills, Alabama Shakes, Everything Everything, Hot Chip e Unknown Mortal Orchestra.

Não dá para ir a todos, mas os concertos que mais quero ver são Biffy Clyro, ALT J, Queens of the Stone Age, Samuel Úria, Blur, Tame Impala e Steve Aoki. E ainda Bush, We Trust, Virgem Suta e Orelha Negra no Marés Vivas. No Paredes de Coura quero ver Justice e The Knife e no Primavera Sound, Blur, Local Natives, My Bloody Valentine, Daniel Johnston.

www.optimusprimaverasound.com

www.positivevibes.pt

www.sumolsummerfest.com

www.summeropening.pt

13 mai 2013 • 9

1. Quais as tuas dicas para sobreviver

cantando melhor do que o vocalista da banda.

4 A 27 DE JULHO

www.edpcooljazz.com

123RF

13 mai 2013 • 8

ZOOM+ FAZ AS MALAS RUMO À MÚSICA!

AO MINUTO

www.sudoeste2013.com

www.paredesdecoura.com

2.


“GOSTO DE FALAR DE MUDANÇA”

GABRIEL O PENSADOR ESTÁ DE VOLTA AOS DISCOS COM “SEM CRISE”. MAIS PESSOAL, MAIS ÍNTIMO, MAS COM A ACUTILÂNCIA E ANÁLISE SOCIAL QUE NOS HABITUOU DESDE QUE COMEÇOU A FAZER DISCOS, EM 1993. A PASSAGEM POR PORTUGAL, POR VÁRIOS EVENTOS DE QUEIMA DAS FITAS, MOSTROU-NOS QUE GABRIEL CONTINUA A SER UMA REFERÊNCIA DO HIP HOP BRASILEIRO E UM MESTRE DA ORATÓRIA. Bruno Martins O regresso de Gabriel o Pensador a Portugal foi um caso sério: na última semana passou por várias Queimas das Fitas e deixou o público português em polvorosa com as canções do seu mais recente disco, “Sem Crise”. Curioso vir a um país com a intervenção do FMI cantar um disco com este nome: “Esse nome significa que foi um disco feito sem pressa, sem pressões, à minha vontade”, explica o rapper brasileiro de 39 anos ao mu. Na verdade, Gabriel Contino (nome verdadeiro do músico) esteve cerca de sete anos sem gravar um disco de originais, tendo-se dedicado mais a projetos pessoais: mais palestras, conferências, trabalho de apoio a crianças da favela da Rocinha (Rio de Janeiro) e até ao trabalho com novos rappers (projeto “Rimadores Anónimos”). Tudo isto ajudou à inspiração para criar um disco mais

pessoal, mais íntimo: “Também mudei nestes sete anos: houve mudanças pessoais, como um divórcio. Gosto de falar de mudança, sempre falei – tenho um disco chamado ‘Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo’. Por fazer muitas palestras, que são um espaço onde me abro muito nas questões pessoais, virou o trabalho mais para mim. E muitas coisas traduziram-se em música.” Gabriel explica que em “Sem Crise” há canções que nascem, claramente, da observação do seu interior. Desde “Homem Não Presta” (“feita por altura do meu divórcio”), “Linhas Tortas” (começa por falar sobre as próprias palestras e acaba a recordar “a infância, as aulas, a minha família e as saudades do filho”) ou “a própria canção ‘Surfista Solidário’”, que canta com Jorge Ben Jor. “O Gabriel costuma estar muito dentro dos discos, e neste está ainda mais”, diz.

CONVIDADOS “SEM CRISE” Participam no disco Jorge Ben Jor (“Surfista Solidário”), Carlinhos Brown (“Foi Não Foi”), Rogério Flausino (vocalista dos Jota Quest em “Brilho Cego”), Nando Reis (baixista dos Titãs em “Boca com Boca”), ConeCrewDirectoria (“No Ritmo, No Tempo”) e Afro Reggae (“Pimenta e Sal”). No concerto do Tivoli, Gabriel partilhou o palco com o rapper MC Ary.

Na passagem por Portugal, Gabriel reencontrou alguns amigos. E fez outros novos: o projeto “Rimadores Anónimos” também passou pela Queima das Fitas do Porto, onde Gabriel partilhou o palco com um dos maiores “freestylers” do País, DEAU, numa incrível sessão de improviso. Quanto à outra paixão, o surf, fica, pelo menos, a vontade de Gabriel entrar no mar e apanhar umas ondas portuguesas: “Vou levar um fato e pegar uma prancha!”, disse-nos, ao telefone, dias antes da partida. “Voltei a surfar, algo que já não fazia desde fevereiro! Mas é uma coisa que me faz muita falta e tenho de organizar melhor o tempo. Se pegar umas ondas, nem que seja só por um bocadinho em Portugal, já vai dar para matar a saudade do mar.”

OS T R E ONC L C S IMO ORTUGA X Ó R P EM P UNDE M A E – FR AS) O H L U 14 J SEBASTIAN S (FESTA OVAR FIRMAR – O T N AGOS - DIA A CO 8 1 12 a T NIGHT) A ORES Ç A , L (SURF MIGUE FESTIVAL) O Ã S TO – NTEVERDE S O G (MO 17 A

13 mai 2013 • 11

HENRIQUE CASINHAS

MAI 2013 • 10 13 mai

música

Com 9 anos de percurso, após a edição de um EP ao vivo no FMM de Sines, os Kumpania Algazarra voltam assim aos discos com o novo álbum de originais “A Festa Continua”.

MUsic to you!

KUMPANIA ALGAZARRA

“A FESTA CONTINUA MESMO COM A CRISE“ O MU LANÇOU-LHES O DESAFIO. A BANDA ACEITOU SEM HESITAR. OS KUMPANIA ALGAZARRA DERAM UM SALTINHO AO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (IST) NO PASSADO DIA 22 DE ABRIL, PARA UM SHOWCASE MUITO ESPECIAL. A INICIATIVA CONTOU COM O APOIO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES (AEIST). PARA PROVAR QUE “A FESTA CONTINUA” – COMO ALIÁS SE INTITULA O MAIS RECENTE ÁLBUM DA BANDA – O MU FALOU COM O VOCALISTA LUÍS BARROCAS SOBRE TUDO E MAIS ALGUMA COISA. ATÉ PASSOS COELHO VEIO À BAILA (NÃO, NÃO, NÃO BAILOU COM A BANDA). Patrícia Tadeia Como caraterizam este novo álbum? É a nossa caminhada. Mas neste álbum procurámos mais a ligação com o que se passa no dia a dia. O primeiro disco era mais leve, falava sobre a união das pessoas, mais leve a nível de mensagem. Agora falamos mais diretamente das coisas. Sempre levando pelo lado bem-disposto, claro. Porque as notícias que vamos ouvindo já trazem pressão suficiente. Nós tentamos, pela boa disposição, dar novas direções.

“A festa continua”, mesmo com a crise? Sempre. A festa continua sempre dentro de cada um. Basta estar bem-disposto e aceitar o que aí vem. As pessoas aceitam as ordens que lhes incutiram. Não gastei dinheiro nenhum, não me emprestaram dinheiro nenhum. Apenas nos disseram: “Nós gastámos, agora vocês é que pagam.” Apenas tentamos alertar as pessoas que a festa faz sempre parte da vida. As pessoas têm

de celebrar nem que seja o aniversário do filho, ou apenas celebrar por estarem vivas e bem de saúde. Há sempre a necessidade de nos libertarmos um pouco de tudo e festejar.

O primeiro single chama-se “Pudim”. De que fala? De uma personagem criada pela nossa sociedade que às tantas tem de aceitar. Ou fazemos alguma coisa ou aceitamos o que aí vem.

Este álbum resultou de crowdfunding. Como se sentem ao ver que as pessoas acreditam em vocês? Muito acarinhados pelas pessoas que contribuíram. Nos tempos que correm, até as editoras têm medo de investir. Foi bom saber que há pessoas que nos apoiam incondicionalmente, mesmo sem ouvir a música. Já enviámos os CD

para todos os que contribuíram. Não ficam de mãos a abanar. Temos de lhes agradecer. E vamo-lo fazendo nos concertos. Com quem gostavam de colaborar ainda? Gostávamos de fazer um dueto com o Passos Coelho, porque ouvi dizer que ele canta muito bem ópera... Se ele aceitar o convite, claro.

Gostam mais de atuar na rua ou em palco? Há várias opiniões no grupo. Mas pessoalmente prefiro a rua, o contacto é mais direto. Não há aquela distância, não podemos ir lá apertar a mão, dar um beijinho. A rua tem mais essa versatilidade, é mais humana, há uma troca direta, as pessoas dançam e vêm para o pé de nós. Se bem que no palco temos a vantagem de tocar para mais pessoas.

Quinta-feira, 16 de maio THE GLOCKENWISE, GALERIA ZDB, LISBOA (22H)

Sexta-feira, 17 de maio JULIE & THE CARJACKERS, SANTIAGO ALQUIMISTA, LISBOA (22H30)

Os The Glockenwise voltam aos discos a 20 de maio, com o lançamento de “Leeches”. “Time To Go” é o single de apresentação do segundo disco do quarteto de Barcelos. Na equipa de produção do novo álbum está João Vieira, líder dos X-Wife. Podes ouvir as novas músicas neste concerto que contará com a primeira parte d’Os Passos em Volta.

Além de pérolas como “Mr. Williams” e “Wait By The Telephone”, a banda de João Correia e Bruno Pernadas vai incluir no alinhamento alguns temas inéditos e versões. Julie & The Carjackers é um grupo com influências musicais que variam entre música tropical, exótica e jazz. A mistura resulta numa sonoridade intemporal e original. “Parasol”, uma edição da Pataca Discos, marcou a estreia em longa-duração de Julie & The Carjackers e contou com vários convidados.

“Pudim” é o primeiro single do novo álbum. Trata-se de uma sátira ao sistema de educação de massas, retratado numa personagem que é fruto dessa forma de ensino.

ns do s image ook do mu a re fe n Co ceb mu se no Fa a c w o /jornal h m s o .c k eboo em fac

AGEN

DA

Quinta-feira, 23 de maio

JP SIMÕES, DISCOTECA LUX, LISBOA “Roma” é o terceiro álbum a solo de JP Simões e vai do afro-beat ao glam rock, do samba ao jazz, retomando e reinventando a energia e o lirismo dos extintos Belle Chase Hotel e Quinteto Tati. Para os concertos de lançamento do disco, JP Simões apresenta um espetáculo multimédia, totalmente ilustrado ao vivo e em tela pelo artista plástico Luís Lázaro, e traz a sua banda completa, com todos os timbres e cores.


música

KANYE WEST TRAZ NOVIDADES “June Eighteen”, que é como quem diz 18 de junho. Foi assim que Kanye West deixou todos os seus fãs ansiosos por novidades, ao largar esta bomba no Twitter. No dia em que subiu ao palco da Met Ball, a festa com temática punk que decorreu em Nova Iorque e reuniu as maiores celebridades mundiais, Kanye West anunciou que iria apresentar novas músicas. Segundo as várias notas de imprensa sobre

QUERES DAR COR À TUA VIDA?

a famosa gala do Metropolitan Museum, há rumores de que “I Am God”, uma das canções interpretadas por Kanye West, integrará o sucessor de “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”. “O disco deverá ser editado a 18 de junho e deverá contar com as participações de Daft Punk, Skrillex, elementos dos Odd Future, 2 Chainz, John Legend, Chief Keef, King L e do produtor Young Chop”, adiantou ainda a Pitchfork.

MÚSICA, LUZES E MUITA TINTA FLUORESCENTE SÃO OS SEGREDOS DO SUCESSO DESTA FESTA. DOS MESMOS PRODUTORES DE REBEL BINGO, CHEGA A PORTUGAL NO PRÓXIMO DIA 1 DE JUNHO A BATTLE ROYALE. QUE JUNTA MÚSICA ELETRÓNICA, DUBSTEP E MASHUPS COM 20.000 WATTS DE SOM, 15.000 WATTS DE LUZ E 1.500 LITROS DE TINTA! ESTÁS PREPARADO? O mu conta-te mais. É uma festa diferente, sem dúvida. E a organização admite-o. Este é um evento que “vem quebrar as barreiras das festas convencionais e alia jovens, música, efeitos especiais e show de lasers”, garante a New Sheet, produtora da festa e do The Underground Rebel Bingo Club. Tudo começou em março deste ano, durante o Rebel Village Spring Break, em Salou, Espanha. Aí, 1.700 finalistas do ensino secundário experienciaram, em primeira mão, aquilo que promete ser a maior batalha de tinta da Europa. Agora a festa transfere-se para Lisboa, no próximo dia 1 de junho. O palco escolhido é a zona ribeirinha de Lisboa. Esta “Battle Roy-

mini n ews

EDIÇÃO ESPECIAL DOS NATIRUTS A edição especial e exclusiva para Portugal, em formato CD/DVD, de “Natiruts ao vivo no Rio de Janeiro” chega às lojas esta segunda-feira (13 de maio). Também disponível digitalmente, a versão áudio conta com uma nova versão do tema “Sorri Sou Rei” que conta com a participação de Mónica Ferraz. A banda apresenta-se ao vivo em Portugal esta semana no Coliseu do Porto no dia 15 e na Aula Magna a 16 de maio. Sabe mais em www.natiruts.com

ONE DIRECTION NO CINEMA Os One Direction vão invadir as salas de cinema em Portugal com “1D - This is us”. O filme que acompanha a vida do quinteto britânico na estrada vai chegar aos cinemas dia 29 de agosto em versão 3D. “Take me home” é o segundo álbum de originais dos One Direction e já atingiu o galardão de dupla platina, com vendas superiores a 30.000 unidades, segundo a AFP. O quinteto britânico lançou também recentemente o single “One way or the other” para a campanha mundial Comic Relief, que já é top 10 em Portugal. De recordar que a banda atua dia 26 de maio no Pavilhão Atlântico.

BRUNO MARS ESTREIA-SE EM PORTUGAL É a primeira vez que Bruno Mars sobe a um palco português e tudo acontecerá no dia 16 de novembro no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Nomeado para 14 Grammys, Mars é o autor de singles como “When I Was Your Man”, “Locked Out of Heaven”, “Just The Way You Are” ou “Marry You”. Os bilhetes custam entre 32 e 40 euros.

ESTÁS NA GUEST, NÃO HÁ DESCULPAS PARA NÃO SAÍRES.

15 A 18 DE MAIO - Lisboa, Semana Académica de Lisboa, Salódromo, Sean Paul, Joana Perez

Andreia Rocha

À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS E O QUE PARECE... PASSA A SER! va mais abaixo. Os boatos podem ter consequências negativas, porque quando alguém jura a pés juntos que o “Pedro” traiu a “Joana” com a “Maria”, a “Joana” pode já não ter vontade de continuar a namorar com o “Pedro”. E há os boatos com frutos: Se espalharmos que o concerto da banda X está quase a esgotar, a probabilidade de, de repente, serem vendidos mais bilhetes, aumenta! Seja qual for o final confessa lá: adoras uma boa reunião de amigos no dia seguinte, para “discutir” o que aconteceu na noitada.

Buraka Som Sistema, etc

21 A 26 DE MAIO - Oliveira do Hospital, “Queima das Fitas ESTGOH 2013” 27 A 31 DE MAIO - Praia do Pedrógão em Leiria, Encontro Nacional Estudantes de Enfermagem, com HMB, Miguel Araújo, Quinta do Bill, Supernada e Dealema 23 DE MAIO - SARAU ACADÉMICO, AULA MAGNA, 99.º aniversário da AEFFUL

wtf?

UPS... A CRUEL VERDADE!

chat

“Uma rapariga da faculdade decidiu espalhar que eu era muito bom na cama... nesse ano tive imensas namoradas, nunca mais me vou esquecer!” Mário Silva, 24 anos

“No 2.º ano da faculdade começaram a dizer que era gótica. Na verdade, só comecei a vestir-me mais de preto pois percebi que me fazia parecer mais magra!” Sílvia Martins, 22 anos “Há muitos anos, alguém na minha turma inventou que eu tinha nascido no Brasil e que era uma cantora muito conhecida lá. Lembro-me que alguns colegas chegaram a pedir-me autógrafos!” Catarina Pereira, 21 anos

check-in

PARA APLAUDIR NA PRIMEIRA FILA

Vamos ser diferentes, vamos vê-los ao teatro. São atores nacionais que bem conheces, humoristas que adoras. Está aí a nova peça encenada por José Pedro Gomes: “GURU” com interpretação de Rui Unas, Custódia Gallego, Heitor Lourenço e Susana Mendes. Isto tudo no Casino de Lisboa.

NATASHA CABRAL

“Num jantar de amigos, em casa de um deles, bebi um pouco demais... adormeci no sofá e todos espalharam que nos tínhamos enrolado. A única coisa que fiz foi babar o sofá!” Madalena Ramos, 23 anos

Os bilhetes para a festa em Lisboa foram postos à venda na semana passada e foi, desde logo, uma correria! “Preparados para explodir e sujar Lisboa inteira dia 1 de junho, os bilhetes podem ser comprados online, em lojas no centro de Lisboa e através de SOLDIERS, promotores da festa que vendem os bilhetes pelas ruas da cidade”, informa a produtora.

20.000 15.000 1.500

om

s watts de

z

lu watts de nta

litros de ti

TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, Twin’s Foz, Porto Noites Reload

by

€20,

ale – The Biggest Pain Battle in Europe” vai acolher mais de 3.000 participantes que entram vestidos de branco, mas vão sair cheios de cor.

PUB

guestlist

A NOITE

A noite é propícia a boatos! Porque o nível de animação já vai alto, a luz é fraca e não temos bem a certeza se vimos ou se foi ilusão de ótica. Ou pura e simplesmente porque o ser humano é louco por uma boa fofoca. Uma noite sem uma história para contar não é memorável. E estão reunidas as condições para o “diz-que-disse” e rumores: “Eles deram um beijo”, quando só se despediram com dois beijos na bochecha ou, quando ele lhe põe a mão na cintura para dançar, há sempre alguém que “sonha” que a mão esta-

€3

OS PREÇOS VÃO DOS AOS DEPENDENDO DO MOMENTO EM QUE FOREM COMPRADOS

13 mai 2013 • 13

MAI 2013 • 12 13 mai

música


SÓ PARA MULHERES...

3.º GIRLS WAKE CAMP BY GWR

13 mai 2013 • 15

BU FANCY CINDERELLA PODES SER TU

8 E 9 DE JUNHO

Barragem da Caniçada e Barragem do Ermal

BU fancy Cinderella é moderna, misteriosa e intensa. Destina-se às jovens mulheres que vão atrás dos seus sonhos... que nunca desistem! A essência abre com uma nota quente de amêndoas maravilhosamente combinadas com flor de anis e citrinos. No coração as notas são reforçadas com baunilha, pêssego e uma mistura suave de leite morno. Para finalizar e com grande impacto, uma mistura de madeira de sândalo, heliotropium, tudo suavizado com gotas de água fresca.

HUNTER COM SABRINAS E SANDÁLIAS A nova coleção primavera-verão 2013 da HUNTER inspira-se no calor e no litoral britânico para criar uma nova linha de sandálias e sabrinas que têm o verdadeiro ADN da marca de galochas mais icónica do mundo. As sabrinas Romilly são uma das grandes apostas deste verão, com as suas linhas minimalistas e grande variedade de cores

gloss, desde as mais sóbrias, como o Navy e o Smoke, até às mais hipnóticas como o Neon Pink, Flame e Mint. A coleção de sandálias ultrafemininas de grande estilo Limington, de enfiar no dedo, combinam uma silhueta minimalista com um berloque em franja. Igualmente elegantes, as sandálias rasas Highcliff exibem com orgulho a griffe da marca britânica e são um charme graças à simplicidade do seu design clássico.

LUÍS RODRIGUES

ESTAS HISTÓRIAS METEM ÁGUA, MAS NO BOM SENTIDO, POIS NÃO PODIA SER MELHOR. SÃO DOIS FINS DE SEMANA SÓ PARA MULHERES QUE SE DESTACAM EM MODALIDADES COMO BODYBOARD OU WAKEBOARD. OS EVENTOS JÁ ACONTECEM HÁ VÁRIOS ANOS E O MU FALOU COM A ORGANIZAÇÃO DE CADA UMA DAS INICIATIVAS PARA SABER QUE MULHERES SÃO ESTAS. Patrícia Tadeia

WHAT’S NEW LUÍS RODRIGUES

13 mai 2013 • 14

sport

O primeiro encontro aconteceu em agosto de 2011. “Perante um panorama nacional maioritariamente masculino no que toca à prática de desportos radicais, o projeto surge com o intuito de divulgarmos snowboard, wakeboard, skate, surf, longboard, kite, bike trial e de levarmos mais mulheres à prática dos mesmos”, conta ao mu Oriana Bras. No primeiro Girls Wake Camp foi possível “aprender e/ou evo-

luir sem receios, sem medos e com alguns dos melhores professores nacionais”, conta. Desde então, a organização tem tido sempre “lotação esgotada”. “Com este evento queremos dar a possibilidade às mulheres de experimentarem o desporto e evoluírem a um preço mais acessível. E, claro, trazer mais mulheres para o mundo dos desportos radicais”, conclui.

E sobre as PRO? Algumas das raparigas que participam no Wake Camp são também participantes do Campeonato Nacional promovido pela Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate. Temos contado com a presença das campeãs nacionais no Camp. Não se iniciaram aqui, mas participam e dão algumas dicas importantes para as raparigas que estão a começar.

www.girlswhoride.blogspot.com

m uma zoo é por si só

rd “O wakeboa va - barco, água, sol atrati ita modalidade a combinação perfe m u a ic r d le e calo desporto ra nze!” m u r a c ti ra bro para p trabalhar no ra a p r a it aprove Oriana Bras

FRESCURA COM SEPHORA Anseias por uma suave sensação de frescura na pele? A Sephora lançou o “who’s who” dos desmaquilhantes para olhos, para que chegues ao fim do dia com um ar puro e impecável. Outra inovação: a marca dedicou-se ao banho e aos pequenos cuidados diários do corpo. Livra-te da “higiene insípida” e rende-te a uma linha que cuida do corpo desde a passagem pelo banho... Por exemplo, a super geleia desmaquilhante de olhos à prova de água é formulada sem parabenos e sem perfume, sendo adequada aos olhos sensíveis e aos portadores de lentes de contacto. Para o banho, com 50% de creme hidratante e formulado sem parabenos e sem sabão, é muito nutritivo e adequado mesmo para peles sensíveis, podendo até aplicar-se no rosto.

ÉS O CHEF LÁ DE CASA? De certeza que, agora que já não tens a comidinha da mamã todos os dias, não te importavas nada de aprender mais sobre os segredos da cozinha. A pensar nisso, convidámos os chefs da mirepoix, Carlos Pedro e Vasco Costa, a dar-te umas dicas! Aqui vais aprender receitas rápidas e fáceis de confecionar, para que possas convidar os teus amigos lá para casa e fazer um brilharete!

RECEITA DE ESPETADAS DE GAMBAS COM MALAGUETA Ingredientes: 60 g de manteiga | 1 dente de alho esmagado | 2 colheres de chá de açúcar amarelo sumo de meio limão | 2 colheres de sopa de coentros frescos picados | 2 colheres de sopa de folha de manjericão fresco picado | 1 colher de sopa de doce de malagueta

MERRELL COM VESTUÁRIO ATLÉTICO PARA OUTDOOR

BOOGIE CHICKS 25 E 26 DE MAIO Praia de Carcavelos A ideia é juntar mais de 100 meninas bodyboarders nas águas de Carcavelos de todos os níveis e idades. “Promover a prática desportiva no feminino através de uma modalidade em pleno contacto com a natureza” é um dos objetivos do Boogie Chicks. Quem o diz ao mu é Catarina Sousa, que conta vários títulos no seu currículo, nomeadamente o de ex-campeã nacional ou o de campeã da Europa por Seleções no Eurosurf Irlanda, em 2011. “Depois, queremos que aprendam a descer a primeira onda ou a aperfeiçoar algumas manobras, com a ajuda de atletas

experientes, muito convívio e boa disposição à mistura”, diz ainda. Além das aulas de bodyboard para os níveis iniciados e avançados haverá ainda aulas de zumba, aeróbica, ioga, Concurso Tag Team, Campeonato Amador, Open e Master, várias palestras e muito mais. Tudo começou em 2004, e até agora tem sido “um enorme sucesso”, diz, “quer pela oportunidade que tivemos de mostrar a novas raparigas o bodyboard, assim como pelo espírito de união vivido entre todas dentro e fora de água com mais ou menos experiência”. As inscrições são só até dia 20 de maio.

E sobre as PRO? Podemos salientar Marta Fernandes, que participou desde o primeiro evento e alcançou uns anos mais tarde o título de Campeã Europeia e recentemente foi Vice-campeã Nacional. Maria Lourenço, que também começou a fazer bodyboard no 2.º evento, alcançou o título de Campeã Europeia de Juniores.

www.boogiechicks.com

messoa do zochico k é uma p e

ie d “Uma boog inino de qualquer ida s m da n fe o r ro a e h n gé apan e d te s o g e e nível que rancha de bodyboard !” ta p com uma com o espírito surfis ue se identifiq atarina Sousa C

Com a introdução de uma nova linha de vestuário atlético para outdoor, Natural Mobility, a coleção de vestuário da MERRELL para a primavera-verão 2013 continua a apostar forte na mistura entre estilo e performance, seja qual for a atividade praticada. Três linhas são desenhadas com a liberdade de movimentos em mente – Natural Mobility, Trail Mobility e Urban Mobility. “Das caminhadas aos treinos, passando por passeios casuais com amigos, o vestuário da MERRELL é feito para se mover com os seus utilizadores. Observando as necessidades dos fãs da marca, percebemos que as atividades outdoor requerem uma conjugação de versatilidade, performance e estilo. Por isso, a MERRELL combina detalhes intuitivos com materiais ágeis que se movem com o atleta”, defende a marca.

Preparação: Descascar as gambas deixando apenas as caudas. Com uma faca, dar um golpe nas costas das gambas e retirar a veia.

Confeção: Derreter a manteiga numa frigideira. Juntar o alho, o sumo de limão, o açúcar, os coentros, o manjericão e o doce de malagueta. Misturar os ingredientes bem e juntar as gambas Deixar cozinha durante 5 min ou até as gambas ficarem douradas. Espetar as gambas em palitos fortes. Servir quente.

www.facebook.com/mirepoix.catering sabores.mirepoix@gmail.com


13 mai 2013 • 16

PUB

Edição 214  

13 de maio de 2013

Advertisement