Issuu on Google+

mundo_tattoo.indd 1

02/12/10 00:02


m mundo_tattoo.indd 2

02/12/10 00:02


mundo tattoo Ano 1 Novembro de 2010 Diretor editorial Rodrigo Miguez

Publicidade rodrigomiguez2006@gmail.com

Atendimento ao leitor rodrigomiguez2006@gmail.com

Edições anteriores (21) 9389-9059 rodrigomiguez2006@gmail.com

Projeto gráfico e diagramação Lui Pereira www.alertadesign.com.br

Mundo Tattoo é uma publicação mensal. É expressamente proibída reprodução ou cópia, seja no todo ou em partes, dos textos e fotos publicados nesta edição. © 2010. Todos os direitos reservados. Este é o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).

Editorial O mercado de tatuagem vem ganhando cada dia mais espaço e entendimento da sociedade. Já não se vê mais tanto preconceito com quem tem um desenho estampado no corpo. Isso é bom para os tatuadores, que ganham mais clientes, e para o convívio social, já que essa postura faz com que caiam tabus sobre quem faz uma tatuagem. Essa mudança de conceitos está acontecendo também dentro dos estúdios, com a presença cada vez maior de mulheres na profissão, que ainda hoje é dominada pelo sexo masculino. Nesta edição única da revista Mundo Tattoo, o crescimento das tatuadoras no mercado será explorado a fundo, com depoimentos de quem entende muito do assunto, como Anna Idza e Luisa Fortes, que vêm se destacando a cada ano como grandes nomes da tatuagem no Brasil. Além disso, conversamos com Lúcio, da Banzai Tattoo e Piercing, que nos contou um pouco sobre a sua história profissional e do estúdio que criou e que comanda até hoje. A Banzai conquistou reconhecimento nacional, tendo inclusive um programa de TV exclusivo. Aproveite também para conferir as curiosidades que aconteceram no mundo da tatuagem, como o recorde do tatuador Eric Codo, do Carioca Tattoo, que fez 806 tatuagens sobre o mesmo tema em pouco mais de 22 horas. Nesta edição você irá encontrar, ainda, uma seção de compras para ajudar a dar uma repaginada no visual do seu estúdio, além de um ensaio fotográfico de moda, com a tatuadora Elisa Nobre. Na seção de música, tudo sobre a banda Tipo Uísque. Saiba tudo sobre a onda dos alargadores, na seção Comportamento, e claro, aproveite as muitas fotos de tatuagem, nos estilos Old School, Realismo e Preto e Cinza.

mundo tattoo Orientador

Boa Leitura!

Rodrigo Miguez

Felipe Franceschini

mundo_tattoo.indd 3

02/12/10 00:02


sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario su

mun tat 06

12

Lúcio Tattoo

Tipo Uísque

Entrevista

musica

08

14

Tattoo em Niterói

Mulheres no comando

evento

mundo_tattoo.indd 4

capa

02/12/10 00:03


mario sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario sumario

ndo ttoo 18

23 dicas

moda

22

curiosidade

24

compras

o

mundo_tattoo.indd 5

02/12/10 00:03


bate-papo bate-papo bate-papo bate-papo bate-papo bate-papo bate-papo bate-pap

Foto: Rodrigo Miguez

Por Rodrigo Miguez

6mundo tattoo mundo_tattoo.indd 6

02/12/10 00:03


e-pap

Com 32 anos de tatuagem (sim! Ele começou com 12 anos), Lúcio da Banzai Tattoo e Piercing falou um pouco da sua história, da Banzai e, claro, sobre o universo da tatuagem. Como foi o início da sua carreira? Olha, foi bem difícil. Comecei na época da ditadura, quando a tatuagem era mais marginalizada do que é hoje, e eu morava no subúrbio. Mas foi bom eu ter começado cedo porque fui aprendendo e ganhando clientes. Só fui ter a primeira máquina profissional em 1984, e ela era muito cara, pois só havia um único fornecedor dela.

Como era o mercado de tattoo na época? Nos anos 80 não havia a concorrência que tem hoje. O primeiro estúdio que eu tive foi no Jardim de Alah. Foi o primeiro passo para mostrar a tatuagem de uma maneira mais profissional para as pessoas.

Você sempre foi um cara que teve uma visão de negócio, o que ajudou a colocar a Banzai como referência. Como foi esse processo de investir na imagem do estúdio? Foi no início de 2000. Eu quis mostrar a Banzai como referência de tatuagem, dando a ela uma visão de credibilidade. Foram três anos da minha vida que eu investi muito em propaganda, deixando inclusive de gastar na minha vida pessoal. Eu

apostei nisso porque eu tinha certeza de que eu estava divulgando um trabalho de qualidade, que eu acreditava muito.

O que você acha das convenções? Eu vejo que ainda existe uma falta de maturidade, de quem produz as convenções aqui no Brasil, então, você vê alguns erros que não se vê lá fora, onde os eventos são muito bem organizados. Por isso, eu acho que as convenções no Brasil ainda precisam melhorar muito.

Fale um pouco sobre a participação da Banzai no programa “Rio Ink”. Foi uma experiência muito boa, pois eu encontrei um mundo que eu não conhecia. Era um projeto muito bom, mas que infelizmente esbarrou na burocracia brasileira. Foi bom para mostrar um pouco do que é a tatuagem e com certeza mudou a opinião de pessoas que não gostavam de tattoo.

Após 25 anos, como manter o sucesso da Banzai? Olha, já são mais de 30 anos tatuando e 25 de Banzai. Acho que não tem muito segredo a não ser continuar trabalhando todos os dias.

7

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 7

02/12/10 00:03


evento evento evento evento evento evento evento evento evento evento even

Foto: Marcus Pequeno - Portal Tattoo

Por Rodrigo Miguez

8mundo tattoo mundo_tattoo.indd 8

02/12/10 00:03


even

Foto: Rodrigo Miguez

Moda, música, gastronomia e muita tatuagem. Foi nesse ritmo que se deu a 9ª edição do Tattoo Expo, realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, em Niterói, no Rio de Janeiro.

9

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 9

02/12/10 00:03


evento evento evento evento evento evento evento evento evento evento even

Durante os três dias de evento, que já se firmou no calendário de convenções de tatuagem no Brasil, quase sete mil pessoas circularam pelos estandes de estúdios cariocas e de outros estados brasileiros, admirando cada arte que saía das máquinas que não paravam um minuto. A edição deste ano teve banda tocando no palco, yakisoba pra matar a fome, estandes de camisetas e assessórios. Segundo Edu, tatuador do estúdio Edu Tattoo, de Niterói, e organizador do evento, a edição deste ano deu mais trabalho para ser feita do que a do ano passado, mas ele se sentiu satisfeito com o resultado. "Foi mais dificil de organizar, porque tive trabalho dobrado com o licenciamento do evento na ANVISA, mas valeu a pena, já que saiu do jeito que eu esperava", afirmou Edu, lembrando o fato do evento ter sido autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além das categorias tradicionais, o último dia de evento teve também a competição de Free Hand, onde os tatuadores tiveram que fazer o esboço da tattoo, sem nenhuma referência, no corpo dos futuros tatuados. Tudo isso foi acompanhado de perto pelos visitantes do Tattoo Expo, que se aglomeraram em torno dos tatuadores para ver o belo trabalho que estava sendo realizado. A competição dos melhores desenhos foi difícil e empolgante. O público se aglomerou em frente ao palco para ver os melhores trabalhos eleitos pelos jurados. O vencedor do quesito melhor tatuagem feita no evento foi Pessoa do estúdio Max Tattoo. Outros destaques da noite foram Alan Ramone, do Radha Tattoo, na categoria braço, e Tuninho Silva, do Carioca Tattoo, que faturou o prêmio de melhor tatuagem de realismo.

Foto: Marcus Pequeno - Portal Tattoo

Foto: Marcus Pequeno - Portal Tattoo

Pelos corredores do clube Canto do Rio era possível ver pessoas com vários estilos de tattoo, do New School ao

Preto e Cinza. Muitas inclusive ainda estavam com a pele avermelhada por terem acabado de fazer sua nova tatuagem, principalmente as que iam participar do concurso, que aconteceu no sábado (21) e no domingo (22).

10 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 10

02/12/10 00:03


even Resultado do Concurso Braço 1º Alan Ramone (Radha Tattoo) 2º Hélida (Mega Wartz Tattoo)

Portrait 1º Cabral (Kiko Tattoo) 2º Jr. Bodin (Rei dos Piercings)

Cartoon 1º Wilker Dragon 2º Neneco (Tribalista)

Preto e Cinza 1º Jr. Bodin (Rei dos Piercings) 2º Antonio Saba (Art Factory)

Caricatura 1º Derley (Mega Wartz Tattoo) 2º Adolfo (Mega Wartz Tattoo)

Realismo 1º Tuninho Silva (Carioca Tattoo) 2º Jr. Bodin (Rei dos Piercings)

Colorida 1º Aranha Tattoo 2º Buzuca (Hardcore - MG)

Tribal (Maori) 1º Fabio Alabarce (Edinho Tattoo Studio) 2º Hélida (Mega Wartz Tattoo) 

Costas 1º Wally Tattoo - SP 2º Derley (Mega Wartz Tattoo)

Serie de Desenhos 1º Wally Tattoo - SP

Feminina 1º Anna Idza (Carioca Tattoo) 2º Pessoa (Max Tattoo) Free Hand 1º Adolfo (Mega Wartz Tattoo) 2º Wally Tattoo Melhor do Evento 1º Pessoa (Max Tattoo) 2º Suliée Pepper (Tribalista) New School 1º Celio (Alma de Dragão) 2º Luiza Fortes (Art Factory) Old School  1º Hélida (Mega Wartz Tattoo) 2º Alexandre Tubarão (Studio Tre-z) Oriental 1º Verani (Verani Tattoo - RS) 2º Luiza Fortes (Art Factory)

mundo_tattoo.indd 11

02/12/10 00:03


musica musica musica musica musica musica musica musica musica musica

Por Rodrigo Miguez

Foto: divulgação

Tipo Uísque

Ti 12 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 12

02/12/10 00:03


ica

Com um ano de estrada, a banda Tipo Uísque se destaca no cenário rock carioca e agora começa a ganhar o país no festival MADA As tatuagens e o estilo das meninas da banda carioca Tipo Uísque, já dão o tom do que se espera do grupo formado pelas talentosas Pin (vocal), Joana Cid (baixo), Line (teclados) e Larissa Conforto (bateria).Este ano, elas ganharam a companhia dos guitarristas Gabriel Salazar e Gabriel Ventura. Para se ter uma ideia do talento da banda, três integrantes (Joana, Larissa e Gabriel Salazar) já participaram com destaque das duas edições do programa “Geleia do Rock”, do Multishow. Elas chamaram a atenção das gravadoras e já estão colhendo os frutos.

Além disso, a banda se classificou para tocar na 12ª edição do festival MADA (Música Alimento da Alma), um dos mais conceituados do cenário rock nacional, realizado anualmente em Natal, no Rio Grande do Norte. Para completar o caminho bem sucedido da banda, elas emplacaram a música “Fight It” na trilha sonora do filme brasileiro “A Alegria”, que foi exibido no festival de Cannes deste ano, mas que ainda não tem data para estrear no Brasil.

TipoUísque

TipoUísque

O primeiro EP da banda, “Afague” foi gravado nos estúdios da Som Livre e sairá pelo selo Slap, divisão da gra-

vadora que aposta em bandas novas. Com cinco músicas próprias, todas em inglês, o EP mostra toda a força vocal de Pin, que vai de tons fortes e diretos com o single “Fight It”, até a bela “If you go”.

TipoUísqueTipoUísqueTipoUísqueTipoUísque Confira o som da Tipo Uisque no My Space da banda:

www.myspace.com/tipouisque

TipoUísqueTipoUísqueTipoUísqueTipoUísque 13

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 13

02/12/10 00:03


capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa

Foto: divulgação

Por Rodrigo Miguez

Luiza Fortes da Art Factory

14 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 14

02/12/10 00:03


pa

Mostrando muita competência, o mercado feminino de tattoo cresce a cada ano e coloca as tatuadoras no topo dos melhores profissionais do país Em uma profissão ainda em sua maioria exercida por homens, as tatuadoras estão ocupando cada vez mais espaço nos estúdios de tatuagem pelo Brasil. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas vêm se destacando no mercado, ganhando prêmios e reconhecimento nacional e internacional. O aumento de tatuadoras vem junto com o crescimento do mercado de tatuagem no Brasil todo. A diminuição do preconceito foi fundamental para as pessoas se sentirem mais livres para se expressarem através dos desenhos na pele. Hoje, há tatuadores em todos os cantos do país, desde a Galeria do Rock, em São Paulo, até numa cidadezinha do interior. Este movimento feminino pode ser sentido dando uma olhada nos estúdios, onde, no mínimo, há uma tatuadora ou bodypiercer trabalhando. Estúdios no Rio de Janeiro, como Carioca Tattoo e Art Factory estão muito bem representados pelas talentosas, Anna Idza e Luisa Fortes, respectivamente. Colecionadora de prêmios em diversas convenções de tatuagem, Anna vem ganhando destaque no cenário nacional como uma das principais profissionais do mercado, com gente vindo de outros estados para tatuar com ela. Como um bom trabalho puxa outro,

a carioca tem feito tattoos em atores, artistas e músicos, como as integrantes da banda Agnela. Segundo Anna Idza, a popularização da tatuagem ajudou muito no crescimento de tatuadoras. “Vejo com bons olhos essa quantidade de meninas no mercado e quanto mais popular for a tatuagem, mais as mulheres terão essa opção de viver da arte”, afirmou. Para ela, estar em um ambiente masculino é complicado, mas depois de um tempo eles se acostumam com a ideia. “No início é difícil, mas depois eles percebem que estamos no páreo e que não é brincadeirinha”, disse Anna. Os programas de tatuagem na TV, Miami Ink e LA Ink, mostram o nível de popularidade que chegou esta arte milenar. Para a tatuadora Luisa Fortes, estes programas ajudaram a desmistificar a tatuagem no mundo e principalmente no Brasil, onde fizeram muito sucesso, tendo inclusive um episódio chamado Rio Ink, que acabou não tendo continuidade. A tatuadora acha que o fato de haver mais profissionais do sexo feminino nos estúdios é um incentivo a mais para as meninas se tatuarem. “Muitas mulheres se sentem mais a vontade tatuando com outra mulher”, afirmou Luisa.

15

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 15

02/12/10 00:03


capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa capa

Luiza Fortes

Tattoo Girls: um evento só para elas E para mostrar a força feminina no universo da tatuagem, a tatuadora Mallu Santos organizou, no ano passado, o evento Tattoo Girls, na cidade de Santos, em São Paulo. O objetivo do evento foi enaltecer as mulheres atuantes no ramo, e também, informar sobre os mais diversos assuntos de interesse dos profissionais da tatuagem. Diferentemente de várias convenções pelo Brasil, onde só há os stands dos estúdios com pessoas sendo tatuadas para concorrer a um troféu, o Tattoo Girls promoveu palestras sobre vários tipos de doenças como AIDS e DST´s, e workshops de desenho, tatuagem e bodypiercing. O último dia foi destinado ao habitual concurso de tatuagens, entre outras atrações. O mercado de tatuagem no Brasil ainda tem muito para crescer e para se firmar cada vez mais como grande polo criador de artistas talentosos, e isso também irá acontecer com as mulheres que irão avançar ainda mais em quantidade e em qualidade nos estúdios de tatuagem pelo Brasil.

Anna Idza

16 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 16

02/12/10 00:03


pa Los Angeles Ink O programa Los Angeles Ink é a prova de que quem está mandando nos estúdios são as mulheres. Comandado pela tatuadora Kat Von D, o LA Ink veio ao ar exatamente porque Kat estava se destacando em outro programa, o Miami Ink, quando a emissora a convidou para que ela tivesse um show só dela. Dentro da equipe do programa, estão mais duas mulheres e um homem. Segundo conta em seu livro, “High Voltage: As Tatuagens de Kat Von D”, essa proposta fez o clima ficar ruim no estúdio e ela não teve outro jeito, se não sair e seguir para seu próprio estúdio. Hoje, Kat é conhecida mundialmente pelo seu excelente trabalho, focado principalmente no estilo preto e branco, em especial, retratos.

Anna Idza no trabalho

17

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 17

02/12/10 00:03


ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na mo

18 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 18

02/12/10 00:03


a na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda

Modelo: Elisa Nobre | Fotografia: Nina Franco | Produção: Raíza Souza | Locação: Cia da Tattoo

19

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 19

02/12/10 00:03


ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na

vestido: Wollner Bijous: Sobral

mundo_tattoo.indd 20

02/12/10 00:03


a na

Calça: Agatha Blusa: Violeta Skate Rock Colar: Agatha Chapéu: Acervo

mundo_tattoo.indd 21

02/12/10 00:03


ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na moda ta na

Blusa: Violeta Skate Rock Saia: Wollner Pulseiras e anel: Sobral

22 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 22

02/12/10 00:03


a na

Calça: Agatha Blusa: Violeta Skate Rock Colar: Agatha ChapÊu: Acervo

23

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 23

02/12/10 00:03


curiosidade curiosidade curiosidade curiosidade curiosidade curiosidade curiosida dicas Testar antes de tatuar O site TatMash (tatmash.com) criou um programa que permite fazer uma simulação de como irá ficar uma futura tatuagem. É uma ferramenta legal e gratuita para quem sonha fazer uma tattoo, mas tem medo e dúvida de como ficará o resultado.

Ao acessar o site o usuário deve clicar no botão “Get Started”, em seguida aparecerá uma infinidade de desenhos, divididos em mais de cinqüenta categorias. O próximo passo é selecionar um desenho preferido, fazer o upload da fotografia da parte do corpo onde quer aplicar sua nova tatuagem.

Muitas pessoas têm dúvida sobre o local do corpo onde deseja fazer uma tatuagem, então o test-drive virtual é um auxilio interessante para quem está escolhendo sua tattoo. O site possui diversos tipos de desenhos, com praticamente todos os estilos.

Quanto mais o local do corpo estive reto na fotografia, melhor será aplicada a tatuagem virtual. Vale lembrar que tatuagens coloridas e com muitos detalhes ficam melhores em grandes tamanhos, enquanto tatuagens mais simples podem ser visualizadas, também, em pequenos tamanhos.

---------------------------------------------------------------Tatuador entra para o Livro dos Recordes

em menor escala no meio do peito. Quem se inscreveu, além de ganhar uma nova tattoo de graça, também levou a nova camisa do Vasco pra casa. Para facilitar o trabalho de Eric, ele fez apenas o contorno do desenho. Quem quisesse preenchê-lo depois poderia voltar ao estúdio e pagar R$40.

O desafio fez parte também de uma ação de marketing da Penalty, fornecedora de material do clube carioca, em conjunto com a grife Cavalera, como forma de divulgar e aumentar a venda do uniforme numero 3, lançado no início do ano, que tem a cruz em um tamanho grande e

Eric Codo quebrou o recorde que pertencia ao norte-americano Hollis Cantrell, que fez 801 tatuagens em 24 horas em novembro de 2008. Cantrell desenhou no corpo das pessoas as letras A e Z, com tamanho de 3,1 cm x 7 cm.

Foto: divulgação

O tatuador Eric Codo, do estúdio Carioca Tattoo, entrou para o Livro dos Recordes como o profissional que fez mais tatuagens do mesmo tema em 24 horas. Na verdade foram 806 cruzes templárias, ou cruz de cristo, na pele de torcedores do Vasco, em pouco mais de 22 horas de trabalho.

24 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 24

02/12/10 00:04


sida dicas dicas dicas dicas dicas dicas dicas dicas dic

High Voltage: As Tatuagens de Kat Von D

----

O livro traz um excelente panorama da tatuagem no cenário atual, a partir da perspectiva de uma das mais talentosas e populares tatuadoras, Kat Von D. Além de revelar a trajetória da carreira de Kat, as referências da infância e a rebeldia da adolescência, o livro também traz técnicas, os principais estilos (dos símbolos tradicionais, como rosas e caveiras, até imagens religiosas), os trabalhos mais importantes da artista e também 10 páginas duplas com as tatuagens que ela tem no corpo revelados em detalhes.

Preço: R$ 45,90 www.submarino.com.br

mundo_tattoo.indd 25

02/12/10 00:04


compras compras compras compras compras compras compras compras compras tatt

Adesivo de parede R$ 299,00 www.istickonline.com.br

Adesivo de parede www.istickonline.com.br

Adesivo de parede www.istickonline.com.br

Adesivo notebook R$ 34,90 www.adesivosparanotebook.com.br

26 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 26

02/12/10 00:04


Foto: divulgação

Foto: divulgação

compras tattoo old school tattoo old school tattoo old school tattoo old school tatto

Marcos Ribeiro

Raphael Torres

www.originaltattoostudio.com.br

www.torresestudio.com.br

27

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 27

02/12/10 00:04


Foto: Rodrigo Miguez

tattoo preto e branco tattoo preto e branco tattoo preto e branco tattoo preto e b

Camilo - Edu Tattoo

28 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 28

02/12/10 00:04


Foto: divulgação

preto e branco tattoo preto e branco tattoo preto e branco tattoo preto e branco

Daniel Novaes www.danielnovais.com

29

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 29

02/12/10 00:04


Foto: divulgação

Foto: divulgação

tattoo realismo tattoo realismo tattoo realismo tattoo realismo tattoo realismo t

Ratinho Tattoo (SP) www.ratinhotattoo.com

Carrão - Tattoo Bola (SP) www.fotolog.com.br/tattoobola

30 mundo tattoo mundo_tattoo.indd 30

02/12/10 00:04


Foto: divulgação

alismo tattoo realismo tattoo realismo tattoo realismo tattoo realismo tattoo realis

Ratinho Tattoo (SP) www.ratinhotattoo.com

31

mundo tattoo

mundo_tattoo.indd 31

02/12/10 00:04


mundo_tattoo.indd 32

02/12/10 00:04


Revista Mundo Tattoo