Issuu on Google+

Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro 2011 • Ano 12 • nº 47

Racional.net Uma nova era em nossa empresa.

Nesta edição

PÁG. 2

PÁG. 4

PÁGS. 6 e 7

PÁG. 9

1º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança

Conheça as ações de Sustentabilidade pilotadas na Racional

Seminário de Integração e Festa de Confraternização

Para ter saúde é preciso dar o primeiro passo


Editorial

Racional em Movimento

por Newton Simões - Presidente

É de praxe. Todo final de ano fazemos um balanço das nossas conquistas e nos comprometemos a, durante o novo ano, atingir as metas e cumprir as promessas que ficaram para trás. Esse é um hábito bastante positivo. Temos a sensação de que concluímos com êxito mais uma etapa de nossa vida e nos damos outra chance para atingir nossos objetivos maiores. Mas de nada adianta se, durante o novo ano, não nos empenharmos para concretizá-los. Enganamos a nós mesmos, novamente. Por isso, meu desejo é que todos encarem 2011 com sentimento de realização e projetem muitas coisas boas para 2012, mas com a real determinação de realizá-las. Digo isso porque 2011 foi marcante na nossa história. Completamos 40 anos e fizemos uma opção muito importante: preparar a Racional para crescer de forma consistente e sustentável. Nessa direção, consolidamos nossa estrutura organizacional e demos forma ao nosso novo Modelo de Gestão. E mais. Sedimentamos programas e políticas fundamentais para esse crescimento ser estruturado. Afinal, a perspectiva é muito promissora, na casa de 40%! Uma comparação interessante é pensarmos que preparamos o terreno para a Racional se tornar um campo fértil para esse salto de crescimento. Mas nossa missão não acabou aí. Depois de plantar as sementes, é preciso cuidar, regar e adubar para, no futuro, colhermos os frutos. Em outras palavras, é o momento de conhecer, entender e vivenciar nosso novo Modelo de Gestão. Prezar pela qualidade, pela entrega e por nós mesmos. Ter curiosidade, questionar, propor, buscar nosso desenvolvimento para acompanhar o movimento ascendente a que demos início. Então, aceitem meu convite para partilhar essa colheita. Com muita admiração, me aproprio e adapto uma das frases famosas do livro Grande Sertão: Veredas, do inestimável escritor brasileiro João Guimarães Rosa (1908-1967): o capinar, às vezes, é solitário, mas a boa colheita é sempre coletiva. E com vocês, tenho certeza, ela será a melhor de todas! Obrigado por mais um ano contribuindo para nossa história. A cada um e à família de todos, desejo muita paz, saúde e realizações. Boas festas!

2

Liderança em desenvolvimento Info: renata.moraes@racional.com

Ao longo deste ano, nossos líderes participaram do Programa de Desenvolvimento de Liderança. O objetivo era desenvolver as competências necessárias para colocar em prática cinco atitudes fundamentais que se espera do “Líder Racional”: engaja, desenvolve pessoas, fortalece a visão sistêmica, foca em resultados e inova. O Programa contemplou desde os coordenadores até o presidente e abrangeu ainda oportunidades de autoconhecimento e sessões de coaching individual. Concebido em 2010 com base no que nossa empresa espera de seus profissionais em cargo de liderança, o Programa de Desenvolvimento de Liderança foi implantado em 2011 e tem como principal objetivo a aceleração da formação de líderes comprometidos com os nossos Fundamentos. Acompanhe a seguir o depoimento de quem participou desse primeiro ano do programa. “O Programa de Desenvolvimento de Liderança nos dá ferramentas concretas para a gestão de pessoas, para saber

lidar com diferentes perfis de profissionais. Isso é fundamental para o bom relacionamento com a equipe no dia a dia. Em contrapartida, percebo que os nossos líderes também estão crescendo profissionalmente. E isso é muito positivo para a empresa como um todo.” Denise Rubez, gerente de projetos do Núcleo de Engenharia.

“A Racional está investindo no meu crescimento e, consequentemente, no seu próprio crescimento. E isso é muito importante e nos mantêm motivados. O Programa de Desenvolvimento de Liderança nos dá a oportunidade de desenvolvermos nosso potencial e mudarmos nossa conduta para atingir os objetivos esperados por nós e pela empresa. Percebo que esse um ano de programa contribuiu para a melhoria do relacionamento com a equipe. Nossas reuniões são mais produtivas e hoje tenho certeza que posso contar com a minha equipe.” Rômulo Carvalho da Silva, coordenador de obras do Núcleo de Gestão de Contratos.

Ajudamos a formar os cirurgiões do Brasil Info: ricardo.guatelli@racional.com

Nosso médico do tabalho, Dr. Ricardo Guatelli, assumiu, em novembro de 2007, o então desativado Laboratório de Cirurgia Experimental do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Com o apoio da Racional, mais do que reativar o local, o Dr. Ricardo o tornou um Centro de Treinamento do Núcleo de Cirurgia Experimental ligado ao Centro de Desenvolvimento de Pesquisa e Pós-Graduação ‘Senso Estrictu’ para formação de Mestres e Doutores. “Vários profissionais da empresa não mediram esforços para reunir fornecedores que tocaram uma ampla reforma e entregaram o local em perfeitas condições”, conta. E acrescenta: “Com esta ação, a Racional está contribuindo para a formação da elite dos cirurgiões do Brasil. Isso é motivo de sobra para eu me sentir orgulhoso de pertencer a esta empresa!”

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011


A cada ano, uma SIPAT melhor!

Sucesso do Programa Trainee reflete a força da nossa Marca

Info: maria.aparecida@racional.com

Info: renata.moraes@racional.com | fatima.santos@racional.com

André Samper

De 24 a 28 de outubro foi realizada a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2011. Palestras e campanhas preventivas realizadas no EC e nas obras em andamento em São Paulo, Rio de Janeiro (Shopping Village Mall) e Anápolis, (CAOA-Hyundai), além do Portifólio Imobiliário, abordaram de forma prática temas sobre Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Qualidade de Vida. Segundo Maria Aparecida Pantarolli, coordenadora de SMS, do Núcleo de Desenvolvimento Organizacional, a proposta da SIPAT foi plenamente atendida. “As ações contribuíram para criar uma postura mais atenta em nossas atividades, identificando e corrigindo condições e práticas inseguras ou não saudáveis”, comenta. Segundo Manoel Coutinho, coordenador de obra, do Núcleo de Gestão de Contratos, todos os funcionários tiveram ótimas oportunidades de aprendizagem e atualização de conhecimentos. “As palestras foram excelentes e muito proveitosas. Era nítida a satisfação estampada no rosto dos participantes após cada evento”. E exemplos de empolgação e participação como dos profissionais da obra do Morumbi Corporate, tornaram a Semana ainda mais interessante. Por conta própria, a obra organizou um concurso de frases sobre Segurança do Trabalho. A frase vencedora foi a de Hélio Mendes de Camargo, enjetador, da empresa Geofix: “A segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidente, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidente”.

Fernanda Garcia

Gabriel Garcia

Juliana Silva

Rodrigo Romano

O Programa Trainee da Racional dá sinais claros de que é movido pela inovação. Este ano, além de direcionar a divulgação para as principais universidades do país que oferecem o curso de engenharia civil e receberam nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Racional adotou uma estratégia inovadora ao publicar uma página sobre o Programa na internet, em sites e nas principais redes sociais. Segundo Fátima Santos, analista sênior de Desenvolvimento Humano, o resultado não poderia ser melhor. “Nossa página teve mais de 23 mil visualizações, contribuindo para disseminação da Marca Racional. Iniciamos o processo seletivo com 2 mil inscritos. Deste total, nove candidatos se classificaram após uma série de avaliações. Eles foram entrevistados individualmente pelo vice-presidente e a decisão final sobre os cinco novos trainees coube ao Núcleo Integrador“, explica Fátima. Os novos engenheiros civis que passam a trabalhar efetivamente na empresa em janeiro de 2012 são: André Vicente Gonçalves Samper, Fernanda Alves Garcia, Gabriel Luis Garcia, Juliana Maia Silva e Rodrigo Stucchi Romano. Todos passarão por diversos Núcleos no período de um ano, o que lhes possibilitará conhecer toda a operação, sua complexidade e interdependência. Além disso, terão o acompanhamento de um executivo da empresa como tutor para compartilhar experiências, avaliar os avanços e possibilidade de melhoria de desempenho. “Isso contribui para os trainees adquirirem uma visão integrada do nosso negócio, mas não garante privilégios. Cabe a cada um ser protagonista do desenvolvimento da sua carreira em nossa empresa”, reforça Renata Moraes, gerente sênior do Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade. O Programa Trainee da Racional vem formando profissionais há 25 anos e alguns de seus ex-participantes ocupam hoje funções estratégicas em nossa empresa, inclusive no Grupo Executivo.

Canteiro da Torre Z pode virar referência Info: marcos.vicelli@racional.com

O canteiro da Torre Z é uma demonstração prática de que uma construção não se restringe a concreto, aço e equipamentos e de que nós somos o principal elemento para o fortalecimento da nossa Marca. Segundo o gerente executivo do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios, Marcos Vicelli, até esse momento, essa obra foi a mais bem avaliada na auditoria do Canteiro como Representação da Marca, um dos processos do PRqd. O canteiro da Torre Z recebeu uma pontuação altíssi-

ma na sua primeira auditoria (9,6 sendo que a nota máxima é 10) e pode se tornar referência na nossa empresa. “A nota é resultado do trabalho bem feito da equipe. A montagem do canteiro espelha capricho e planejamento”, comenta Vicelli. “O canteiro foi avaliado e comparado ao estabelecido em manual para garantir que não houvesse subjetividade na auditoria. Em geral, nossos canteiros devem oferecer condições adequadas não só para que o colaborador exerça as suas funções, mas para que ele se sinta bem. Um ambiente organizado, limpo e acolhedor traz mais qualidade de vida para o trabalho, melhorando inclusive a produtividade da equipe”, finaliza Vicelli.

3


Racional em Fique Dentro De Por olho naFOCO Racional Sustentabilidade Conheça as ações pilotadas em nossa empresa Info: renata.moraes@racional.com | nadia.oliveira@racional.com | leni.andrade@racional.com | adriana.hortega@racional.com | marcos.fernandes@racional.com

Reduzir os impactos ambientais gerados por todas as atividades da nossa empresa. Reportar com transparência resultados econômicos, sociais e ambientais gerados por nossas atividades. Contribuir para o desenvolvimento dos trabalhadores e comunidades da rede social Racional. Esses são os objetivos específicos traçados em nosso Plano Estratégico de Sustentabilidade e base para as ações que estão sendo pilotadas na empresa pelos dois Grupos de Trabalho Meio Ambiente e Sociedade. O próximo passo será validar as ações para que elas passem a ser adotadas de forma permanente em nossas localidades. Conheça um pouco mais sobre algumas das ações que já estão em andamento. Energia solar garante água quente nos chuveiros do vestiário da obra do Shopping VillageMall A energia do sol que torna o clima do Rio de Janeiro um dos mais agradáveis do nosso país e atrai multidões para as praias da cidade maravilhosa também está sendo utilizada para aquecer a água dos chuveiros no vestiário da obra do Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. “Antes a obra utilizava geradores de energia movidos a óleo diesel, que emitem fumaça, odores e ruídos. Com a implantação do sistema de aquecimento a energia solar eliminamos todos esses problemas porque estamos lidando agora com uma fonte de energia limpa, muito mais benéfica para o meio ambiente. Além disso, com a implantação desse sistema conseguimos uma redução de 50% no custo geral da obra com energia elétrica. E a equipe continua a contar com banho quente”, explica a engenheira de meio ambiente do Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade, Nádia Oliveira. Inspirados pelos benefícios observados no vestiário da obra, cerca de 15% dos 498 colaboradores que trabalham no local se interessaram em implantar o mesmo sistema em suas residências, multiplicando a ideia da sustentabilidade para suas famílias.

da obra e da administração puderam exercitar juntos um olhar mais artístico que funcional em relação aos materiais normalmente utilizados no dia a dia da construção. O grupo também trabalhou o desenvolvimento de competências importantes como sensibilidade, criatividade, autoestima e integração. “No início o pessoal de obra ficou inibido, mas com o desenrolar da atividade percebemos a importância que todos deram à atividade, ao trabalho conjunto na busca de um objetivo comum. Foi gratificante ver a convivência entre as pessoas e a sinergia que ocorreu no desenvolvimento da atividade”, detalha Marcos Fernandes, gerente de obras, do Núcleo de Gestão de Contratos. A obra ficará em exposição permanente durante todo período de construção da Torre Z. Dois movimentos em uma só direção: estímulo à leitura

Duas Feiras do Livro foram pilotadas no Datacenter da Vivo e no Mooca Plaza Shopping a partir da arrecadação realizada junto às equipes dos próprios canteiros. No Mooca, a ação contou ainda com a participação de uma contadora de histórias, que despertou o interesse dos profissionais pelos títulos à disposição no local. Com essa ação, quase quatrocentos livros chegaram às mãos dos colaboradores dessas obras. “Foi uma excelente oportunidade de oferecer a possibilidade das pessoas terem contato com livros. Em todos os rostos, era visível o interesse. O que mais me sensibilizou nessa ação do Grupo de Trabalho Sociedade foi ver as pessoas folheando os livros, se interessando pela leitura”, revela Leni Andrade, assistente social do Núcleo de Comunicação e Sustentabilidade.

Equipe da Torre Z cria obra de arte coletiva

Montar uma obra de arte coletiva a partir de sucatas coletadas no próprio canteiro de obra. Foi com esse objetivo que a tela com a bandeira do Brasil exposta em nosso Seminário de Integração foi criada pela equipe da Torre Z. Em oficina de arte realizada sob coordenação da ONG Mestres da Obra, os colaboradores

4

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011

Grupo de Corrida e Caminhada: mais um passo para melhoria da nossa qualidade de vida Em continuidade ao Programa de Qualidade de Vida, que contempla ações de Ginástica Laboral, Quick-Shiatsu e Blitz de Postura, uma nova iniciativa está sendo pilotada no EC. Trata-se da Corrida e Caminhada, realizada em parceria com a 5Ways Sports. “Todas as ações são simples, mas representam qualidade de vida e fazem a diferença para cada um de nós. Demandas de qualidade de vida são recorrentes nos nossos Seminários. Algumas ações já são pilotadas, como na obra do Morumbi Corporate para programação de folgas e férias”, explica Adriana Hortega, coordenadora de desenvolvimento humano, do Núcleo de Desenvolvimento Organizacional.


Portfólio Imobiliário Equipe do Centeranel: o segredo é motivação Info: joao.bertoldo@racional.com

Empresas que buscam processos competitivos, mais flexibilidade e eficiência em suas operações encontram no Centeranel Raposo o parque de distribuição logística ideal. Atualmente, sete empresas dos mais variados segmentos são responsáveis pela movimentação diária de 300 caminhões, 400 automóveis, 200 motos, 2.500 funcionários e 700 visitantes no parque logístico. Para lidar com essa diversidade de perfis e necessidades, o Centeranel possui uma equipe de prontidão para atender a cada solicitação dos clientes. “Ao todo, somos nove profissionais da Racional. Entre eles temos um aprendiz e um portador de necessidades especiais, pois entendemos que devemos dar nossa contribuição à sociedade. Procuramos dar um atendimento diferenciado a cada locatário, buscando agregar valor às operações logísticas”, explica o gerente de propriedade do Centeranel Raposo, João Ricardo Bertoldo. “Faz parte da rotina da equipe a gestão de empresas terceirizadas no segmento de facilities, o atendimento aos usuários, a gestão administrativa e condominial das locações, além do relacionamento com órgãos públicos. Também estamos focados na expansão”, explica Bertoldo. O Certeranel Raposo foi concebido segundo os mais atualizados conceitos empregados em parques logísticos aliado a sua localização privilegiada, e tem na Sustentabilidade um dos seus focos principais. Mas o sucesso do empreendimento também conta com outro ingrediente fundamental: a motivação. “Nossa equipe é unida e motivada pelos novos desafios e por fazer parte do desenvolvimento de um novo produto dentro da Racional. Estamos agregando novos conhecimentos e o aprendizado é contínuo. Buscamos com a diversidade de conhecimentos dos componentes da equipe apoio mútuo na criação e padronização de processos”, finaliza Bertoldo.

Nossos clientes no Centeranel: Grupo Pão de Açúcar, C&A, Custódia, New Robótica, FUSP (material didático e literário), Farmed (produtos farmacêuticos) e Água de Cheiro.

Centro Empresarial RioCidadeNova: equipe que sabe conciliar Info: simone.figueiredo@racional.com

O Centro Empresarial RioCidadeNova possui quase 47 mil m² de área locável, compostos por um Centro de Convenções, dois edifícios corporativos – Torres Norte e Sul – estacionamento subterrâneo, um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico (o Solar) e uma grande praça de convivência, conhecida como Boulevard. Por tudo isso, é fácil imaginar o ‘jogo de cintura’ da equipe por trás do funcionamento de todo esse complexo. “Nosso maior desafio é conciliar interesses para garantir a satisfação dos nossos clientes. O aprendizado adquirido na operação do complexo mostrou que a comunicação e a atenção genuína são diferenciais importantes. Além disso, buscamos constantemente nos aprimorar para obter o melhor resultado para os clientes e para a Racional, sempre privilegiando o cuidado com o meio ambiente alinhado com as questões de sustentabilidade tão presentes em nosso dia a dia”, explica a coordenadora de portfólio do Centro Empresarial RioCidadeNova, Simone Figueiredo. A equipe que trabalha no complexo é formada por executivos, engenheiros, arquiteta e técnicos com vasta experiência no setor. São 28 profissionais no Centro de Convenções e 15 no Núcleo de Gestão de Portfólio, trabalhando em horário comercial, em turnos e em plantões para atender demandas de eventos que acontecem diariamente, inclusive em finais de semana e feriados, seja para montagem, desmontagem e realização do evento. Faz parte da rotina da equipe o atendimento a clientes internos, externos e locatários, locação e suporte aos clientes de eventos, manutenção predial do Centro de Convenções, da Torre Sul e da área externa do Centro Empresarial RioCidadeNova, contas a receber e a pagar, fechamento contábil das empresas, administração de pessoal, suporte jurídico e relacionamento com órgãos públicos. Profissionais terceirizados completam a equipe nas questões de segurança patrimonial, limpeza e conservação, paisagismo, manutenção predial e automação, alimentos e bebidas, coleta de resíduos sólido, instaladoras de pontos elétricos e grandes manutenções.

Raio X Centro de Convenções Com uma localização privilegiada, o Centro de Convenções SulAmérica é o único equipamento no Rio de Janeiro que tem o espaço capaz de receber congressos para mais de 3 mil participantes. Tem grande reconhecimento no mercado de eventos. Torre Norte O edifício foi construído sob medida para o cliente (modalidade Built to Suit). É ocupado pela SulAmérica Seguros, com 9 andares, 1 mezanino e heliponto.

Parte dos integrantes das equipes do Centeranel e do CERCN

Torre Sul O edifício é ocupado por diferentes usuários: Algar Tecnologia e Consultoria S.A., Editora O Dia S.A., Construtora Norberto Odebrecht (Consórcio SGP), Johnson Controls Be Do Brasil Ltda, Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental, Mega Matte Café e Lanches e Restaurante Alqui.

5


Seminário de Integração e Festa de Fim de Ano Momento de passar a limpo a empresa e de comemorar Info: renata.moraes@racional.com

O Espaço de Eventos Villa Noah, em São Paulo, recebeu, no dia 03 de dezembro, nosso Seminário de Integração e a nossa Festa de Confraternização deste ano. O Seminário permitiu aos colaboradores conhecerem os temas discutidos na empresa ao longo de 2011. Entre eles, o retorno sobre as ações práticas em relação a temas levantados pelos colaboradores como, qualidade de vida, integração, relação EC e obras, modalidade de contratos e PRqd, além da releitura dos nossos Princípios, que a partir de agora são cinco: Engajamento, Desenvolvimento de pessoas, Visão sistêmica, Inovação e Foco em resultados. Todos conheceram também o nosso Modelo de Gestão revisado e foram apresentados ao desenho da estrutura organizacional da empresa (Racional Participações, Racional Engenharia e Racional Empreendimentos) e aos novos organogramas funcionais.

Diversidade de Temas O evento trouxe ainda muitas informações sobre temas diversos: o papel esperado das equipes de SGO, Comitês de Gestão e Fóruns de Alinhamento, início da realização da RAO, ações de Educação Corporativa e de Sustentabilidade, nossas perspectivas de negócios para 2012 e dados sobre o Portfólio Imobiliário. Tudo devidamente documentado no folder Racional em 4D distribuído ao final do evento e disponível no Racional.net no link para Notícias. Como todas as edições anteriores, o Seminário deste ano também reservou uma surpresa aos presentes: uma encenação teatral mostrando como seria o relacionamento entre Romeu e Julieta nos dias atuais, com o apoio de ferramentas digitais. Essa analogia foi pano de fundo para o lançamento oficial do nosso Portal Corpora-

tivo Racional.net, um ambiente virtual que proporcionará maior integração e facilitará a gestão de processos em nossa empresa (leia mais sobre esse assunto na página ao lado). Depois de tanta informação, vieram momentos de muita emoção com a apresentação de um vídeo com depoimentos de colaboradores que fizeram e fazem a história da Racional, culminando com uma homenagem especial ao nosso presidente, Newton Simões. Em meio à emoção, o Seminário deu lugar à celebração dos resultados conquistados em mais um ano de muito trabalho. E a festa rolou tarde a dentro, movida a muita alegria, descontração e integração. Tem forma melhor de dar boas-vindas ao novo ano?

Depoimentos “O Seminário deste ano foi marcado por muitas emoções, pois celebramos 40 anos de uma trajetória de sucesso. Em clima de união e descontração, passamos aos colaboradores uma síntese das ações em curso em 2011, bem como nossos Fundamentos e o conteúdo estratégico que direcionará a empresa nos próximos anos. Um dos nossos grandes desafios tem sido manter a jovialidade de uma empresa de 40 anos, que reinventa-se e amadurece a todo instante, cuja marca é cada vez mais reconhecida no mercado. Acho que esse é o grande desafio de todas as organizações que, assim como a Racional, pretendem se eternizar orientada para a sua Visão.” Marcos Santoro - Vice-presidente da Racional “Esta foi a primeira vez que participei do Seminário de Integração. Para mim trouxe informações muito importantes. Foi emocionante assistir à apresentação sobre o Portfólio Imobiliário e saber que agora todos percebem o quanto nossos empreendimentos são representativos para a Racional. Foi de arrepiar ver o quanto nosso trabalho representa para a empresa. Ainda mais quando a Érika pediu para nossa equipe se levantar para que todos nos conhecessem. Além do mais, pude conhecer uma série de colegas com os quais só havia conversado por telefone ou e-mail.” Fátima Borges - Assistente administrativa do Centro Empresarial RioCidadeNova “Com certeza este Seminário de Integração foi o melhor que participei nos meus 22 anos e meio de Racional e o que mais integração proporcionou aos presentes. Apesar da quantidade de informações apresentadas, de trazer dados sobre o passado, o presente e o futuro da empresa, esse Seminário foi mais leve, ao mesmo tempo teve uma carga de emoção mais forte. Até quem acabou de entrar na empresa foi contagiado por esse sentimento de pertencer à história da Racional. Foi emocionante assistir aos depoimentos sobre a construção do Shopping Pátio Higienópolis no vídeo sobre os 40 anos da empresa. Tantas lembranças vieram a minha mente naquele momento, pois vivi intensamente essa obra. E o fato do Seminário ter sido casado com a realização da festa de fim de ano para mim é uma fórmula que deu certo e pode ser repetida.”Artur Rodrigues - Gerente administrativo do Núcleo de Administração e Finanças

6

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011


Racional.net Uma nova era em nossa empresa Info: persio.villa@racional.com / giselda.sartorelli@racional.com

Racional.net

Dia 5 de dezembro de 2011 marcou o início de uma nova era em nossa empresa. Foi lançado nosso novo ambiente de trabalho: o Racional.net. Ele ‘nasceu’ totalmente atrelado às dimensões estratégicas da Racional, segundo as quais a gestão do conhecimento deve ser um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na produção, na organização e na acessibilidade de conteúdo. “Há algum tempo sentíamos essa necessidade. Foi assim que surgiu a ideia de estruturar nosso portal corporativo que, de forma fácil e amigável, proporciona acesso a um banco de conhecimento atualizado e aprimorado continuamente, que facilita a troca de informações e experiências e torna mais ágil a tomada de decisão”, explica Pérsio Villa, diretor executivo. Segundo Giselda Sartorelli, gerente do projeto, o Racional.net foi dimensionado de acordo com as expectativas dos próprios colaboradores a partir de uma série de pesquisas internas e entrevis-

tas presenciais. “Foram identificadas quase 1.200 demandas. Dentre elas, 380 comuns aos nossos colaboradores. Com base nessas informações, contratamos uma empresa especializada para projetar nosso portal. Ela entendeu o desejo da Racional e recomendou o projeto mais adequado para atender às principais expectativas da empresa”, explica Giselda.

Infraestrutura e testes Paralelamente ao desenvolvimento do Racional.net, foi preciso fazer a adequação da nossa infraestrutura de TI para viabilizar o funcionamento desse novo canal de comunicação. E nosso Plano Diretor de Telecomunicações e Informática deu conta do recado. Além disso, para garantir a facilidade de busca de informações e identificar eventuais deficiências do portal, profissionais de todas as áreas e hierarquias foram convidados para testar a navegabilidade e avaliar funcionalidades antes do lançamento.

Ondas de implementação “Com base no diagnóstico feito com os colaboradores, descobrimos o nível de maturidade digital na nossa empresa e, seguindo prioridades funcionais e níveis de complexidade de implantação, definimos que as ferramentas do portal serão disponibilizadas para os usuários gradualmente, em ondas de implementação”, explica Giselda. E Pérsio complementa: “Atender às necessidades de trabalho dos colaborares é o foco do Racional.net. No entanto, é preciso considerar que a tecnologia avança, o sistema é dinâmico, a empresa é orgânica e as necessidades dos usuários mudam. Além disso, é preciso entender o comportamento do usuário e conhecer seu nível de satisfação com essa ‘nova mesa de trabalho’ para identificar gaps e oportunidades de melhoria, antes da disponibilização de novas funcionalidades”. Então, é só aguardar pelas novidades que virão.

7


Obras Concluídas

Obra em Andamento

Mais obras concluídas para fechar o ano em grande estilo

VillageMall: projeto reúne sofisticação e descontração

Info: argeo.costa@racional.com | lincoln.heber@racional.com | reginaldo.manfredini@racional.com

Info: rinaldo.donato@racional.com

ParkShoppingSãoCaetano

Foram 18 meses até a inauguração, em 09 de novembro, de mais esta obra que fortalece nossa relação com um cliente de ‘carteirinha’, a Multiplan. O empreendimento com 109 mil m2 está localizado no mais novo bairro da cidade de São Caetano do Sul, o Espaço Cerâmica. Com 218 lojas distribuídas em dois pisos e 1.800 vagas de estacionamento, o shopping atende a uma enorme demanda por espaços de compras, lazer e entretenimento em uma região onde não há nada similar.

Mooca Plaza Shopping

Pronto para suprir a demanda de compras de Natal dos moradores do bairro da Mooca e de regiões próximas na Zona Leste, o shopping foi inaugurado em 29 de novembro. Muitos desafios foram superados para chegar a esse momento. Entre eles, desenvolver fundações que atravessassem as bases de concreto preexistentes no terreno de 141 mil m2, provenientes de uma antiga fábrica da Ford. Tudo sem comprometer o prazo de entrega desse novo centro de compras da cidade de São Paulo com área construída de 68 mil m2.

Datacenter VIVO

A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar um shopping de alto padrão, que privilegia a gastronomia e a cultura, terá lojas de grife e é fruto de uma bem-sucedida parceria da Racional com a Multiplan. “A logística de abastecimento é um dos principais desafios a serem superados nesta obra, uma vez que temos ao fundo uma Área de Preservação Permanente (APP), a Lagoa da Tijuca”, explica Rinaldo Donato, gerente executivo do Núcleo de Gestão de Contratos. Com uma localização privilegiada, no coração da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o VillageMall tem um projeto arquitetônico diferenciado que prevê materiais nobres de acabamento e reúne sofisticação e descontração, privilegiando a criação de ambientes modernos, a utilização das áreas externas e a bela vista do entorno. É aguardar e conferir!

Raio X

Com prazo de execução de vinte meses, incluindo projetos, a recente conclusão desta obra de Missão Crítica fechou com chave de ouro 2011. O maior desafio foi a execução de um edifício com 35 mil m² de área construída e 2.800 m² de área de tecnologia da informação já implantada, além de mais 2.800 m² como previsão para ampliação. A representatividade desta obra para a Racional é muito grande, pois solidifica nossa Marca no segmento de Missão Crítica como empresa referência de mercado.

8

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011

Área construída: 122.646,98 m2 Área do terreno: 36.748,98 m2 Quantidade de vagas no estacionamento: 1.776, incluindo o estacionamento VIP Número de lojas: 102, sendo 38 no térreo, 55 no segundo pavimento e 9 no terceiro pavimento, além de 1 teatro com capacidade para 1.060 pessoas e 4 salas de cinema com capacidade para 90 pessoas cada uma. Tipo de contrato: Preço Máximo Garantido (PMG) Início da obra: outubro de 2010 Entrega: outubro de 2012


Nova Obra

Saúde

Tietê Plaza Shopping e um novo cliente em carteira

“Uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo.”

Info: marcos.vicelli@racional.com

Info: ricardo.guatelli@racional.com

A Racional acaba de ganhar a concorrência para a construção de mais um shopping que vai movimentar a cidade de São Paulo a partir de 2013: o Tietê Plaza Shopping, que terá acesso direto a partir das duas principais vias da Região Oeste da cidade, a Marginal Tietê e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Esse empreendimento marca também a entrada de um novo cliente na carteira da nossa empresa. Esta é a primeira vez que a Racional e a Cyrela Commercial Properties (CCP), construtora que atua no segmento residencial, assinam um contrato. Segundo Marcos Vicelli, gerente executivo do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios, a conquista de um novo cliente que trabalha no mesmo ramo reforça a credibilidade da nossa Marca. “Acredito que a nossa experiência de 40 anos e a credibilidade de quem mais construiu shopping no país foram fatores determinantes para essa decisão”, comenta Vicelli. O prazo é outro desafio dessa nova empreitada. Serão 19 meses de trabalho intenso para construção de 135 mil m2 de um projeto arrojado e moderno, que prevê ampla e agradável praça de alimentação com vista panorâmica para a cidade.

Raio X Área construída: 135 mil m2 Área do terreno: 46 mil m2 Quantidade de vagas no estacionamento: 2.400 cobertas Número de lojas: 214, sendo 8 âncoras e 8 megalojas, além de 7 salas de cinema, uma delas 3D Início da obra: novembro de 2011 Entrega: julho de 2013

Mao Tse-Tung

No episódio conhecido como a “Longa Marcha”, os comunistas chineses acompanharam Mao Tse-Tung fugindo dos exércitos nacionalistas da China e, ao norte do país, começaram a construir a China de hoje... Política à parte, devemos seguir os ensinamentos de Mao! Sim, para começarmos uma atividade esportiva, cujos benefícios todos sabemos, e não vamos nos ater a eles, é preciso dar o primeiro passo. Às vezes nos matriculamos em uma academia, compramos esteiras e bicicletas ergométricas para colocar em frente à TV ou mesmo planejamos a compra de um imóvel que nos ofereça amplas possibilidades esportivas. No final, acabamos não indo em frente. Investimos recursos em roupas, tênis caríssimos, monitores cardíacos e até na contratação de um “personal trainer”, mas acabamos não percorrendo os “dez mil quilômetros”. A realidade de todos nós não permite a criação de um atleta de elite dentro da rotina diária, mas também não deve nos empurrar para o sedentarismo e suas múltiplas faces, a maioria confinada a uma tela de computador ou de televisão. Pense num início ou final de expediente, onde você possa encontrar as pessoas fora do escritório, com roupas leves, caminhando e conversando num local agradável, ouvindo ao longe o barulho das buzinas e enxergando os motoristas resignados andando centímetros entre a primeira e segunda marchas. Pense na chegada em casa com uma dorzinha gostosa na panturrilha, aquela sensação de energia renovada, o melhor padrão de sono, o estímulo para mudar os hábitos alimentares, largar o cigarro e ver o resultado, cada vez melhor, no espelho e no mostrador da balança. Dê o primeiro passo e, quem sabe, se tornará capaz de percorrer os dez mil quilômetros!

9


Fique por Dentro Programas Institucionais

10

Futuros Profissionais Hospital Alemão Oswaldo Cruz - 28/09

Futuros Profissionais Mooca Plaza Shopping - 30/09

Tudo em Família Escritório Central - 05/11

Formatura Mooca Plaza Shopping - 03/11

Formatura ParkShoppingSãoCaetano - 21/10

Tudo em Família Hospital Alemão Oswaldo Cruz - 10/09

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011


Eventos

A Racional marcou presença na quinta edição da ConstruTech, evento realizado pela editora PINI, participando do seminário Condomínios Logísticos e Industriais, realizado no dia 19 de outubro. Érika Matsumoto, gerente executiva do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios, apresentou o case do Centeranel Raposo, abordando os desafios para a implantação de condomínios logísticos.

A Racional patrocinou a Semana de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento ocorreu dos dias 24 a 27 de outubro no Centro de Tecnologia da universidade. Rubens Name, gerente de instalações da Racional, apresentou o tema Edificações de Missão Crítica, mostrando quais são as características que envolvem a construção de datacenters, empreendimentos de infraestrutura necessários para o crescimento do país.

44 atletas da Racional foram patrocinados pela empresa e marcaram presença em mais uma Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, realizada dia 18 de setembro. O percurso totalizou 42 quilômetros. Pernas para que te quero!

A Racional patrocinou, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, a peça “O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”. O espetáculo, que já foi encenado nos principais parques e praças da cidade, traz em seu elenco a atriz e produtora Eloisa Elena. Na trama, dois atores preparam seu espetáculo quando são surpreendidos por três pessoas que carregam uma garrafa e um segredo.

11


Prazer em Conhecer Das quadras para os canteiros Info: marcos.vicelli@racional.com

Quem conhece o gerente executivo sênior do Núcleo de Desenvolvimento de Negócios, Marcos Vicelli, talvez nem imagine que ele representou o nosso país no Campeonato Mundial de Vôlei de 1991, na categoria juvenil, e trouxe a medalha de ouro para o Brasil. “A final foi contra a antiga União Soviética, uma partida bem disputada. Ganhamos por três sets a dois. Foi um momento muito gratificante e emocionante. Eu tinha 17 anos e havia chegado ao topo da minha carreira esportiva”, conta. A trajetória de Vicelli no vôlei começou em Curitiba, no Paraná, quando ele tinha 13 anos de idade e morava a duas quadras de um grande clube da cidade. “Eu sempre fui muito ativo e sempre gostei de vôlei, mas minha família não era sócia desse clube e isso era condição para treinar lá. Mesmo assim, bati na porta do clube e tive a oportunidade de fazer um teste com o professor daquela época, o Marcelo Ribaski. Como eu me saí bem, o professor convenceu a diretoria do clube a me deixar treinar. Foi assim que comecei a praticar vôlei todos os dias e, posteriormente, a representar o clube nos campeonatos”, lembra. Vicelli conta que só começou a pensar em seguir carreira no vôlei aos 15 anos, mas sua família determinou uma condição inegociável: jamais largar os estudos. E foi assim que ele fez. Jogando como meio de rede, Vicelli se destacou pela altura e habilidade e sempre jogou em uma categoria acima da que se enquadraria. “Em onze anos como atleta conquistei quase todos os títulos possíveis. Fui campeão municipal pelo clube Curitiba-

EXPEDIENTE

12

no, campeão estadual pelo Paraná, vice-campeão brasileiro pela Seleção Paranaense e aos 17 anos ingressei na seleção brasileira juvenil e disputei o Campeonato Mundial, em Portugal, em 1991”, afirma. Mas chegar à seleção exigiu disciplina e muito esforço. Vicelli foi cortado da primeira pré-seletiva. “Foi uma frustração enorme. Eu estava perto de realizar um sonho e recebi a notícia de que precisava melhorar meu preparo físico”. De volta ao Paraná, Vicelli acordava às 5h da manhã, corria por uma hora e meia no parque, fazia flexões e abdominais, ia para aula e depois para o clube onde treinava. Terminado o treino fazia sessões de musculação. Seguiu essa rotina de segunda a domingo, durante trinta dias. O resultado não poderia ser melhor: foi classificado e embarcou com a seleção brasileira juvenil rumo a Portugal para disputar o Campeonato Mundial. Aí, fica a pergunta: então por que ele parou? Parou por quê? No ano seguinte Vicelli sofreu uma lesão na coluna acompanhada por duas hérnias de disco, que o levaram à mesa de operações e para longe das quadras. “Durante o tratamento eu comecei a faculdade. Quando pude voltar a treinar novamente percebi que meu rendimento já não era mais o mesmo. Gradativamente fui me concentrando mais nos estudos. Nunca deixei de fazer atividade física porque o esporte faz muito bem para a nossa vida. Mas a partir daí passei a me dedicar à engenharia”, finaliza. Sorte da nossa empresa que há doze anos pode contar com o talento, a garra e a determinação de Vicelli.

O Jornal Conexão é uma publicação da Racional Engenharia Ltda. Avenida Chedid Jafet, 222 - Bloco D - 3º Andar - São Paulo - Tel.: 11 3732-3777 • Coordenação Geral: Renata Ruggiero Moraes • Colaboração: Roberto Cardoso • Redação: Renata Ribeiro MTb: 25.656 • Jornalista Responsável: Patricia Rossett MTb: 25.516 • Diagramação: Mundo s.a Comunicação

Setembro| Outubro | Novembro | Dezembro • 2011


Conexão 47